Vous êtes sur la page 1sur 2

Confidencial

Procedimento de Limpeza e recuperao de Cabeas Piezoeltrico EPSON


Objetivo.
Este procedimento visa a orientao para efetuar a limpeza e recuperao de cabeas das impressoras jato de tinta EPSON. Sendo que a maior incidncia de falhas de impresso se d por uso indevido de cartuchos no genunos EPSON ou cartuchos retintados existentes no mercado em geral. Siga algumas recomendaes para tirar um melhor rendimento de sua impressora EPSON. O uso de cartuchos no genunos Epson, podem gerar problemas no sistema de impresso. Somente a tinta EPSON garante um perfeito funcionamento e excelente qualidade de impresso. As falhas de impresso podem ser causadas por diversas situaes.: condies ambientais de altas temperaturas e umidade relativa do ar muito baixa. A composio da tinta trs elementos qumicos que garantem um tempo de secagem rpida no papel, proporcionando tempo de impresses mais rpidas e sem borres. Para isto a tinta ter que secar rapidamente. Este mesmo componente de secagem rpida vai estar agindo de forma diferente de acordo com a temperatura ambiente e umidade relativa do ar. Ambientes com ar condicionado podem causar uma falsa sensao de temperatura ideal, mas geralmente a umidade relativa do ar no controlada por certos condicionadores de ar. Uma outra condio muito critica para o equipamento, a falta de uso por um perodo muito longo, podendo ocorrer o ressecamento da superfcie dos injetores de tinta. Superfcie esta que composta por centenas de pequenos orifcios, mais finos que um fio de cabelo, por onde a tinta dever sair e compor a imagem impressa. Ex.: ( Cabea Preta Stylus 600 = 64 injetores ) A cabea de impresso dos modelos EPSON Stylus ficam em uma posio de descanso quando o equipamento est em repouso ou desligado. Est posio sobre a CAP ( Captador de Tinta ) que faz parte da Bomba de Suco ( Pump ). O Captador de tinta tem a funo absorver a tinta durante o processo de limpeza realizado via painel, no processo de troca de cartuchos ou automaticamente ao ligar e com tempos controlados pelo relgio interno da impressora. Quando a cabea est em repouso o captador est molhado de tinta absorvida em ciclos de limpezas anteriores. Est tinta no dever secar ou poder ocorrer o entupimento do CAP e desta forma a impressora no conseguir efetuar limpezas, pois a limpeza da cabea um processo completamente mecnico. A cabea de impresso no acionada eletricamente durante o ciclo de limpeza. Onde geralmente s se nota a falha de uma cabea de impresso aps a troca do cartucho. Pois provavelmente o Pump ou o CAP j se encontravam entupidos e quando foram requisitados se notou a falha.

Evite falhas , Veja o que poder prejudicar a sua impressora


abcdeUso da impressora em ambientes com temperatura elevada acima de 35C Esgotamento do cartucho de tinta ou remoo do cartucho da impressora por perodos muito longos. Uso de cartuchos com o lacre superior violado, removido ou perfurado (etiqueta branca). Causando uma grande entrada de ar no interior do cartucho. Uso de cartuchos no genunos EPSON, falsificados, retintados ou que se dizem compatveis com epson. OBS. A EPSON DO BRASIL, nunca autorizou ou homologou qualquer marca ou modelo de suprimento para uso em seus produtos. Cartuchos vencidos, pois a validade de um cartucho depois de aberto de 6 (seis ) meses e 2 (dois) anos quando lacrado em sua embalagem selada vcuo. As propriedades da tinta se alteram aps um grande perodo de utilizao. Podendo secar na prpria cabea ou causando o entupimento do CAP e PUMP. O uso de tintas no genunas EPSON, podem causar entupimentos nos injetores, no CAP e na mangueira da Bomba. Podem causar vazamentos, fazendo com que a tinta ataque partes mecnicas ou eletrnicas gerando corroses e at curto circuitos na prpria cabea de impresso. Danificando-a definitivamente .

f-

O procedimento para recuperao de uma cabea de impresso ser mais efetivo se for aplicado em um prazo curto aps o entupimento. As falhas de impresso de uma impressora EPSON Stylus podem ser classificadas como: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Falhas por entupimento ou ressecamento de tinta na Cabea de Impresso Falhas por entupimento ou ressecamento de tinta no CAP e na vlvula de ar Falha no CAP ( CAP deslocado de sua posio original ou molas soltas ) Entupimento da mangueira da Bomba ( geralmente causado por desligar a impressora durante o processo de limpeza e a mesma ficar nesta condio por um longo perodo). Defeito eletrnico na placa principal ( Main Board ), devido a queima do fusvel de proteo do driver acionador da cabea ( F1) em funo de coneco errada ou com a impressora ligada. Defeito eletrnico na Cabea de impresso ( piezo-eltricos ), geralmente notado quando no ocorre o bloqueio de passagem de tinta e a cabea no dispara nenhum injetor ou apresenta varias falhas. Defeito eletrnico na placa principal ( Main Board ), queima do driver ou Gate Array que acionam a cabea de impresso. Falhas do Flat Cable ( cabo da Cabea), podem estar rompidos ou descascados devido ao atrito na base mecnica, geralmente aps 30.000 pginas impressas. Cabea em curto devido ao contato de Tinta ou liquido de limpeza(S46) com o circuito impresso. Geralmente por uso indevido do liquido de limpeza, uso de cartucho no original ou manuseio indevido por parte do tcnico no momento da instalao do Flat Cable e coneco do Flat com a impressora ligada.

Confidencial
Teste Inicial Siga os procedimentos abaixo para efetuar com segurana a limpeza e recuperao da cabea.

1.

Verificao de falhas abcdefghijEfetuar testes de injetores utilizando procedimento via painel (Ex.: p/ Sty 600 Ligue a impressora com a tecla de carga de papel pressionada) Identificar as possveis falhas de injetores, cabeas preta e colorida. Verificar as condies de funcionamento da Bomba de Suco ( Pump ) e Captador de Tinta ( Ink Cap ). (Faa um teste manualmente ) Verificar os feltros Absorventes e engrenagens de acionamento da Bomba de Suco. Efetuar um ciclo de limpeza via Software de ajustes ( Ink charge ) Efetuar testes de injetores verificando se houve alguma reduo de falhas Imprimir 3 folhas de testes em modo texto utilizando todas as cores. Efetuar um ciclo de limpeza via Software de ajustes ( Ink charge ) Imprimir 3 folhas de testes em modo texto utilizando todas as cores. Verificar se houve alguma melhora na impresso, faa uma comparao entre a primeira pgina e a ltima impressa. Caso o resultado seja negativo. Siga os passos a seguir.

Recuperao e Limpeza
2. Remoo da cabea para Limpeza com liquido especial EPSON "S46002" aRetirar a cabea de impresso, colocar em um recipiente plstico para diluio da tinta ressecada. Veja a figura abaixo.

No deixar o lquido de limpeza entrar em contato com a placa eletrnica Obs.: Lquido altamente corrosivo. Nvel de Lquido de Limpeza
bcdUtilize o liquido de limpeza "S46002" pronto para o uso , sem a necessidade de diluio em gua destilada. Deixar a cabea por um perodo de 12 horas em contato com o liquido (novo) sem uso. Obs.: Para a limpeza de uma cabea necessrio o uso de 20 ml de " S46002 " Aps as primeiras 12 horas injetar liquido S46002 nos bicos de entrada de tinta em todas as cores ( Cyan, Magenta, Yellow e Black ). Injete o liquido na cabea aplicando uma presso moderada at que perceba a sada de liquido nos injetores. Obs.: Utilize uma seringa de 20 ml, retire a agulha e utilize um pedao de 10 cm de mangueira de uma bomba de suco j danificada. Veja a figura abaixo.

efgh-

i-

Retornar a cabea por mais 12 horas para o liquido de limpeza. Injete novamente o liquido S46002 em todos os bicos de entrada verificando se houve uma reduo de injetores entupidos. Verificar se no houve o contato do liquido de limpeza com a placa de circuito impresso. caso positivo, faa a limpeza para evitar a queima da mesma. ( Utilize lcool isoproplico p/ lavar a placa. ) Instalar a cabea e os cartuchos de tinta novos. Fazer a instalao dos cartuchos seguindo o procedimento de instalao de um cartucho novo. Para que a impressora entre no ciclo de troca zerando os contadores de tinta. Retorne para os teste iniciais no inicio desta instruo

Vous aimerez peut-être aussi