Vous êtes sur la page 1sur 7

Aprendizagem e Memria

Piaget
Professor: Srgio Rabello Turma: Ps 213 Aluno: Bianca Daniel Ivo Marcos Monica Patrcia

DESENVOLVIMENTO HUMANO DA TEORIA DE PIAGET


INTRODUO

O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma rea do conhecimento da Psicologia cujas proposies nucleares concentram-se no esforo de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando desde o nascimento at o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade.

2 Histria de Piaget (As crianas e suas idias erradas)


2.1 Piaget Bilogo e Epistemogista (estudioso da origem da estrura do conhecimento). 2.2 Nascido em 9 de agosto de 1896 e teve e morreu em 1984 aos 84 anos em Genebra, Sua 2.3 Durante sua vida escreveu mais de 50 livros e monografias, alm de centenas de artigos. 2.4 Piaget se depara com duas tendncias tericas que permeiam a Psicologia em geral o materialismo mecanicista e o idealismo, cujo seus postulados so (Fsico e o Psquico). 2.5 Piaget introduz uma terceira viso, com intuito de tentar integrar duas posies dicotmica, j citada cima que permeiam a psicologia (1 linha interacionista). 2.6 Materialismo Psicologia Objetivista Fsico Privilegia o dado externo, afirmando que o conhecimento provm da experincia. 2.7 Idealismo Psicologia Subjetivista Psquico entende que todo o conhecimento anterior experincia (INATA), reconhecendo, portanto a primazia do sujeito sobre o objeto. 2.8 Piaget formula o conceito de Epignese Quer dizer, o processo evolutivo da filogenia humana tem origem biolgica que ativada pela ao e interao, com organismo como meio ambiente Fsico e Social que o rodeia (Psique Socializada, Relao Interdependente entre: O Sujeito Conhecedor e o Objeto a Conhecer). 2.9 Filogenia (Filognesi) Filo (tribo, raa e gentica), gnese (origem), determinar as relaes ancestrais entre espcie conhecida.

3 Pressupostos Centrais

3.1 Estratgia Inatas Toda criana nasce com certas estratgias para interagir com o ambiente (ver, ouvir, tocar. Sugar e agarrar), o beb explora o mundo ao seu redor de um modo particular. 3.2 Mudanas nas estratgias Estas estratgias primitivas so o ponto de partida para o desenvolvimento do pensamento, (mas as estratgias se modificam gradualmente, em funo da relao da criana com o meio ambiente), ou seja, conforme ele cresce e suas experincias se ampliam, a gama de capacidade e a especificidade das capacidades aumentam nitidamente. 3.3 Explorao voluntria nos primeiros meses e anos, ela comea a explorar e examinar com propsito e direo, tentando novas combinaes, novas experincias (redescoberta da roda), ou seja, cada criana descobre que os objetos so constantes, que eles podem ser agrupados e classificados, que as coisas podem ser somada e subtradas e assim por diante. 3.4 Sequncias Essas redescobertas parecem acontecer numa sequncia especfica. Por ex: no descobre os princpios de soma e subtrao at que tenha entendido que os objetos tenham caracterstica que se conservam. Em qualquer idade a criana tem uma perspectiva de mundo particular, uma lgica especfica para explor-lo e manipul-lo (lgica bsica se modifica a medida que a criana se depara com objetos ou eventos que no podem ser absorvidos no sistema interno que ela construiu, as a mudana lenta e gradual), movimento motor 3.5 O papel do ambiente O ambiente no qual ela percorre essas sequncia, (a criana precisa de alimento para o pensamento, da mesma forma que seu corpo precisa de alimento para crescer). Uma boa dieta ambiental induz progresso mais rpido.

4 Processos de Adaptao (Organizao)


A organizao cognitiva a tendncia de ciar sistemas de conhecimento cada vez mais complexas. 4.1 As pessoas desde o nascimento criam representaes mentais da realidade para ajudar a dar sentido a seu mundo. 4.2 Dentro das representaes encontram-se estruturas chamadas esquemas. 4.3 O que um esquema? So padres organizados de comportamento (arquivos), que uma pessoa usa para pensar e agir em uma situao. Exemplo: Os bebs desenvolvem arquivos diferentes para sugar o seio da me. 4.4 Os esquemas (arquivos) so independentes, ou seja, no se relacionam. 4.5 Depois de algum tempo os esquemas se relacionam formando um esquema (arquivo), nico para duas aes. Exemplo: Agarrar o seio da me e suga-lo.

4.6 Com o passar do tempo com mais informaes (relao com o meio ambiente), seus esquemas tornam-se cada vez mais complexos progredindo sua motricidade e at o seu pensamento abstrato.

5 Processos de Adaptao (Assimilao e Acomodao)


5.1 Assimilao Consiste na tentativa do indivduo em solucionar uma determinada situao a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento especfico da sua existncia, Processo contnuo de interpretao da realidade. (Tomar informao/reter). 5.2 Acomodao Consiste na capacidade de modificao da estrutura mental antiga para dar conta de dominar um novo objeto do conhecimento. (Mudar nossas idias Incluir novo conhecimento, o momento da ao do objeto sobre o sujeito). Observao: Em sntese, toda experincia assimilada a uma estrutura de idias j existentes (esquemas) podendo provocar uma transformao nesses esquemas, ou seja, gerando um processo de acomodao. muito difcil, se no impossvel, imaginar uma situao em que possa ocorre assimilao sem acomodao, pois dificilmente um objeto igual a outro j conhecido, ou uma situao exatamente igual outra.

6 Equilibrao
6.1 O processo de equilibrao pode ser definido como um mecanismo de organizao de estruturas cognitivas em um sistema coerente que visa a levar o indivduo construo de uma forma de adaptao realidade. Observao: Haja visto que o objeto nunca se deixa compreender totalmente. Exemplo: do ciclo de introduo de uma informao

| | |

\Acomodao

Assimilao

|----------------------------------------------- Contato constante com o meio ambiente | Observao: Em sntese, pode-se dizer que, para Piaget, o equilbrio o norte que o organismo almeja, mas que para doxalmente nunca alcana. 6.2 Elementos bsicos ao desenvolvimento humano; a) Os fatores invariantes: Piaget postula que, ao nascer o indivduo recebe como herana uma srie de estruturas biolgicas-sensoriais e neurolgicas que permanecem constantes ao longo da vida. Em vista disso, na linha piagetiana, considera-se que o indivduo carrega consigo duas marcas inatas que so a tendncia natural organizao e a adaptao.

b) Os fatores variantes: So representados pelo conceito de esquema que constitui a unidade bsica de pensamento e ao estrutural do modelo piagetiano. Com isso, a teoria psicogentica deixa mostra que a inteligncia no herdada, mas construda pela interatividade do fsico e social.

7 Estgios do desenvolvimento humano.


7.1 Piaget considera 4 perodos no processo evolutivo da espcie humana, que so eles:
y y y

1 Perodo: Sensrio motor (0 a 2 anos) 2 Perodo: Pr operatrio (2 a 7 anos) 3 Perodo: Operaes concretas (7 a 11 ou 12 anos)

Observao: De uma forma geral, todos os indivduos vivenciam essas 4 fases na mesma sequncia, porm, o incio e o trmino de cada uma delas pode sofrer variaes em funo das caractersticas da estrutura biolgica de cada indivduo e da riqueza ou no, dos estmulos proporcionados pelo meio-ambiente em que estiver inserido. a) Perodo Sensrio-motor (0 a 2 anos) Opera quase que totalmente com esquemas abertos, visveis com aes como olhar tocar, pegar e sugar. O sistema sensrio motor depois de 1 ms dividido em 6 subestgios
y y y y y y

0 1 ms preso quase que totalmente nos reflexos de suco ou a viso. 1 4 meses Aes que a criana aprende a gostar e tenta replic-las, (autoconhecimento corporal). 4 10 meses Aes que a criana aprende a gostar em relao ao meio-ambiente (outros), e busca obter respostas (possui permanncia de objeto de forma parcial). 10 12 meses A criana comea explorar o mundo na altura dele e possui uma estrutura fisiolgica j quase totalmente formada. 12 18 meses A criana amplia a explorao ao meio-ambiente, pois a sua capacidade motora j est mais aprimorada (permanncia de objeto completo) 18 24 A criana comea a fazer combinaes mentais e uso da linguagem (imitao).

b) Estgio pr-operacional (2 7 anos)


y y y y

A criana possui um egocentrismo (entrada no seu eu). A criana possui a capacidade de representar (linguagem, jogo) associar linguagem com a rea motora (associar movimento e linguagem). A criana possui uma incapacidade de perceber que as coisas podem ser desfeitas (falta de reversibilidade). A criana possui um raciocnio transdutivo (primitivo), ou seja, a criana nessa fase relaciona causa e efeito a 2 eventos no relacionados, transformando em um nico -os evento (percepo distorcida).

c) Estgio das operaes concretas (7 12 anos)

y y

A criana passa a raciocinar indutivamente, ou seja, segue do particular para o geral (ex: eu tenho sangue vermelho logo todos os outras pessoas tem). O egocentrismo intelectual e social que caracteriza o estgio anterior d lugar emergncia da capacidade da criana de estabelecer relaes e coordenar po ntos de vistas diferentes e de integr-los de modo lgico e coerente. A criana manifesta a capacidade de interiorizar as aes, ou seja, ela comea a realizar operaes mentalmente e no mais apenas atravs de aes fsicas tpicas da inteligncia sensrio-motor (adio e subtrao).

d) Estgio das operaes formais (12 em diante)


y

y y

Mudana nas operaes concretas para as formais refere-se passagem de uma lgica indutiva para a dedutiva (segue do geral para o particular), ou seja, a criana consegue raciocinar sobre hiptese na medida em que ela capaz de formar esquemas conceituais abstratos e atravs deles executar operaes mentais dentro de princpios da lgica formal. A criana adquiri autonomia (indivduo comea a desenvolver sua moral atravs do relacionamento com outro). A criana ou indivduo ao chegar nesse estgio adquiri sua forma final de equilbrio, ou seja, ele consegue alcanar o padro intelectual que persistir durante a idade adulta. Obs: No quer dizer que ocorra uma estagnao das funes cognitivas, a partir do pice da adolescncia.

8 Consideraes (As consequncias principais do modelo piagetiano para a ao pedaggica).


y

Como j foi mencionado no incio deste trabalho, a teoria psicogentica de Piaget no tinha como objetivo principal propor uma teoria de aprendizagem. A esse respeito, Coll (1992-172) faz a seguinte observao: ao que se sabe, ele {Piaget} nunca participou diretamente nem coordenou uma pesquisa com objetivos pedaggicos. No obstante esse fato, de forma contraditria aos interesses previstos, portanto, o modelo piagetiano, curiosamente, veio a se tornar uma das mais importantes diretrizes no campo da aprendizagem escolar, por exemplo, nos EUA, na Europa e no Brasil, inclusive.

Ponto Negativo De acordo com Coll (Op.Cit.) as tentativas de aplicao da teoria gentica no campo da aprendizagem so numerosas e variadas, no entanto os resultados prticos obtidos com tais aplicaes no podem ser considerados to frutferos.

Ponto Positivo Por outro lado, como contribuies contundentes da teoria psicogentica podem ser citados, por exemplo: a possibilidade de estabelecer objetivos educacionais uma vez que a teoria fornea parmetros importantes sobre o processo de pensamento da criana relacionados ao estgios do desenvolvimento.

9 Consideraes Finais
Tendo como referncia a nossa apresentao podemos dizer que Piaget, conseguiu alcanar em seus estudos a lgica do conhecimento humano. Devemos ressaltar mais uma vez que o sujeito produto do seu meio, ou seja, se a criana no obtiver estmulos suficientes para se desenvolver de forma normal essas etapas (fases) do desenvolvimento humano, no seguiram uma linha cronolgica adequada podendo formar um sujeito incoerente com a sociedade.

10 Referncias Bibliogrficas
Artigo: O Desenvolvimento Humano na Teoria de Piaget (Marcia Regina Terra) Wikipdia a enciclopdia livre.

Vous aimerez peut-être aussi