Vous êtes sur la page 1sur 12

ESTUDOS

RBEP

Processo de pesquisa e formao de educadores: reflexes a partir do curso de Pedagogia*


Elisabete Cardieri Sanny Silva da Rosa

Resumo
O artigo aborda o papel da pesquisa na formao de professores por meio do relato da introduo dessa atividade como dimenso transversal do currculo no curso de Pedagogia de uma universidade privada de So Paulo. Prticas curriculares de pesquisa que valorizem o rigor cientfico na produo e divulgao de seus resultados devem ser estimuladas na graduao, pois vinculam-se ao perfil de um professor investigativo e atento s questes e impasses da prtica cotidiana. Os resultados preliminares de uma investigao, iniciada em 2007, sobre o processo de pesquisa na graduao apontam o universo de interesse temtico dos alunos e permitem levantar algumas pistas para a discusso do sentido e importncia da pesquisa na formao inicial de professores nos cursos de Pedagogia. Palavras-chave: formao de professores; pesquisa; currculo de Pedagogia.
* Os elementos preliminares da pesquisa foram originalmente apresentados ao Grupo de Trabalho (GT) de Formao de Professores e publicados nos Anais da 31 Reunio Anual da Associao Nacional de PsGraduao e Pesquisa em Educao (Anped) de 2008. Trabalho apresentado no 17 Congresso de Leitura do Brasil (Cole), realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em julho de 2009.

624

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 90, n. 226, p. 624-635, set./dez. 2009.

Processo de pesquisa e formao de educadores: reflexes a partir do curso de Pedagogia

Abstract
Teacher training and research process: reflections on the Pedagogy course This article discusses the researchs role as a transverse theme in the curriculum of Pedagogy of a private University located in So Paulo. Curricular practises on research should be promoted in the undergraduate courses as an attempt to encourage students to apply scientific approaches in their investigation and to the disseminate their research outcomes, mostly because this is one of the main characteristics of an investigative teacher concerned to daily school life issues and deadlocks. The preliminary investigation results on the undergraduate research process, that started in 2007, points out that the students broad range of themes of interest enables us to raise some issues in order to discuss the meaning and the importance of the research in the teachers training courses. Keywords: teacher training; research; curriculum of Pedagogy.

Introduo A formao de professores da educao bsica em nvel superior tem suscitado, nas ltimas dcadas, discusses intensas sobre quais contedos, percursos e processos podem preparar os estudantes de graduao para a atividade docente em suas diferentes especificidades. A direo desse debate, que envolve o currculo dos cursos de licenciatura e de Pedagogia, tem oscilado em funo das diferentes concepes filosficas e polticas acerca do papel do professor no contexto dos desafios da educao bsica na sociedade contempornea. De modo genrico, possvel assinalar que duas grandes tendncias vm se afirmando no interior desse debate e apontando para caminhos distintos: uma, de carter mais pragmtico, baseada na lgica da racionalidade tcnica, defende um currculo que privilegie o domnio de saberes instrumentais o qu e como ensinar necessrios atuao do professor em sala de aula; a outra, em direo oposta, postula a necessidade de uma slida e consistente formao terica que, associada a uma reflexo sobre e a partir da prtica dos educadores, indispensvel para a formao crtica do futuro profissional da educao e do ensino. Paralelamente a essa polmica que a rigor se refere a diferentes concepes sobre a relao teoria e prtica no processo de formao e atuao profissional dos educadores, as noes de professor-reflexivo e professor-pesquisador tm estado presente, de modo recorrente,

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 90, n. 226, p. 624-635, set./dez. 2009.

625

Elisabete Cardieri Sanny Silva da Rosa

nesses diferentes discursos. Porm, apenas de forma aparentemente consensual. Originalmente formuladas com o intuito de destacar o valor social e expressar a complexidade inerente profisso docente, tais noes tm sido utilizadas e evocadas, como alerta Pimenta (2005a, b), de modo banalizado no discurso pedaggico comum, gerando, por sua vez, no apenas equvocos conceituais como distores prticas que, em ltima anlise, redundam na recolocao do professor no lugar de mero executor de um fazer tcnico. no interior dessa discusso que aparece, tambm com diferentes nuances e direes, a questo da pesquisa como uma das dimenses curriculares do processo de formao de professores para a educao bsica em nvel superior. Este trabalho tem como objetivo trazer algumas reflexes sobre o papel da pesquisa no processo de formao de docentes da educao bsica, por meio do relato de uma experincia de introduo dessa atividade no currculo do curso de Pedagogia de uma universidade privada do municpio de So Paulo. Os desdobramentos dessas atividades resultaram na criao de um grupo de pesquisa constitudo por professores e estudantes de graduao interessados em sistematizar e refletir sobre a experincia. Os primeiros resultados desse esforo so aqui apresentados e referem-se ao perodo compreendido entre 2003 e 2006. Uma anlise preliminar da experincia a partir de dados quantitativos sobre as temticas dos trabalhos e tambm sobre a percepo dos estudantes a respeito de seu envolvimento com os processos de investigao permite levantar algumas pistas para discutir o significado e a importncia da pesquisa na formao inicial de professores, bem como sobre as possibilidades e os limites da formao do professor-pesquisador na graduao.

Contexto de uma experincia no curso de Pedagogia: a pesquisa como eixo transversal do currculo A introduo da pesquisa no curso de Pedagogia, objeto deste estudo, ocorreu no cenrio de intensificao dos debates sobre as diretrizes curriculares nacionais para a formao de professores, retomados com intensidade, em nvel nacional, no ano de 2001. Naquele contexto, a equipe docente desencadeou um processo de reflexo que culminaria na elaborao de um novo projeto pedaggico para o curso de Pedagogia daquela instituio, a partir de 2003. O ponto de partida das discusses teve como foco a identidade profissional do pedagogo/professor, visando definir os contedos e atividades curriculares a serem privilegiados na nova proposta. A complexidade do desafio, sobretudo no contexto de uma instituio privada de ensino superior, residia na necessidade de elaborar uma proposta curricular que conciliasse aspectos e fatores no facilmente conciliveis: as novas exigncias emanadas do Ministrio da Educao, as expectativas da instituio, a dos discentes, especialmente quanto sua insero no mercado de trabalho, ao mesmo tempo, procurando preservar o espao de

626

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 90, n. 226, p. 624-635, set./dez. 2009.

Processo de pesquisa e formao de educadores: reflexes a partir do curso de Pedagogia

autonomia da equipe docente na elaborao de um projeto que deveria expressar suas posies e concepes poltico-pedaggicas. A configurao do novo projeto (figura abaixo) buscou o equilbrio na distribuio da carga horria dos diferentes componentes curriculares a partir de trs eixos de ensino, responsveis por 80%, aproximadamente, da carga horria total do curso: o de fundamentos da educao (disciplinas de formao terica); o de formao docente (conhecimentos pedaggicos e metodolgicos da prtica docente); e o de gesto do trabalho pedaggico (conhecimentos relativos s atividades pedaggicas institucionais). O quarto eixo curricular, constitudo por atividades de pesquisa e prticas pedaggicas desenvolvidas ao longo do percurso de formao do futuro pedagogo/ professor (incluindo o estgio supervisionado), foi pensado de modo a articular, transversalmente, os conhecimentos disciplinares.

Para que as atividades de pesquisa tivessem um real espao na formao dos futuros educadores, foram criados trs espaos/tempos na estrutura curricular para esse fim: as disciplinas de Metodologia Cientfica (no 3 semestre) e as de Seminrios de Pesquisa I e II (5 e 6 semestres) responsveis, respectivamente, pela elaborao do projeto de pesquisa e orientao ao desenvolvimento e redao final dos trabalhos de concluso do curso. Como parte das normas acadmicas do curso, os trabalhos precisam obedecer, rigorosamente, os critrios, os procedimentos e as normas tcnicas de trabalhos de pesquisa, sendo apresentados para uma banca constituda por dois professores em sesso pblica de defesa do Trabalho de Concluso de Curso (TCC). A participao dos alunos, desde o incio do curso, nessas atividades obrigatria, sendo contabilizadas como crditos de sua formao. A incorporao da prtica de pesquisa ao currculo de Pedagogia tem sido responsvel pelo amadurecimento didtico e metodolgico do corpo docente, tanto daqueles envolvidos na orientao dos trabalhos de pesquisa como dos que atuam na colaborao indireta, na condio de coorientadores e participantes das bancas examinadoras de TCC. Um

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 90, n. 226, p. 624-635, set./dez. 2009.

627

Elisabete Cardieri Sanny Silva da Rosa

forte indicador desse amadurecimento foi a adoo de padres de exigncia mais rigorosos, por parte dos professores, no tratamento terico e metodolgico dos trabalhos acadmicos dos diferentes componentes curriculares. De outro lado, o estgio curricular supervisionado constitui-se, na percepo dos prprios alunos, como campo privilegiado de observaes, de problematizao, de coleta de dados com vistas ao desenvolvimento de suas pesquisas. Em nossa avaliao, esse ritual acadmico vem transformando a cultura do curso e a perspectiva com que professores e alunos de graduao concebem o processo de sua formao.

Temticas de pesquisa: o universo de preocupaes dos alunos de graduao Instigados por essas impresses, um grupo de professores sentiu a necessidade de converter tais sinais em indicadores concretos, a fim de compreender, com maior profundidade e consistncia, os processos e produtos da atuao da equipe docente diretamente envolvida com a pesquisa na graduao. Elaboramos, assim, um projeto de pesquisa, iniciado em 2007, com o objetivo de acompanhar, de modo sistemtico, o processo de escolha de temas, contedos e referenciais tericos, bem como das opes metodolgicas dos alunos de Pedagogia. Nossa expectativa era a de que o registro da produo discente em um banco de dados, alm de possibilitar a construo da memria da produo cientfica do curso, tambm permitisse converter o esforo pedaggico de formao de nossos alunos como pesquisadores em conhecimentos sobre esse mesmo processo. A primeira etapa do trabalho consistiu em classificar o conjunto da produo discente em reas temticas, relacionadas aos eixos curriculares do curso, posteriormente agrupadas em duas linhas de pesquisa: 1) Polticas pblicas, currculo e prticas pedaggicas; 2) Fundamentos ticos e epistemolgicos da educao. As reas temticas foram definidas com base nos ttulos de trabalhos, resumos e palavras-chave definidas pelos autores/ alunos. De um total de 236 trabalhos catalogados at 2006, 193 (81,3%) esto vinculados linha de pesquisa 1, enquanto 43 (18,7%) se referem a temticas ligadas linha 2. Essa primeira classificao do acervo permite identificar, claramente, que o grande foco de interesse dos alunos est voltado para problemas suscitados no cotidiano das escolas e, sobretudo, para aquelas relacionadas s prticas de sala de aula. Chama a ateno que a grande maioria (79%) dos trabalhos se concentra na rea temtica Currculo e prticas pedaggicas, enquanto apenas 8,3% se referem Gesto do trabalho pedaggico e um nmero menor ainda a outros temas como Formao de professores (6,2%) e Educao no formal (6,2%), temticas relacionadas a algumas alternativas de atuao profissional do pedagogo que mais timidamente comeam a chamar a ateno e suscitar questionamentos dos estudantes (Tabela 1).

628

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 90, n. 226, p. 624-635, set./dez. 2009.

Processo de pesquisa e formao de educadores: reflexes a partir do curso de Pedagogia

Tabela 1 Temticas correspondentes linha de pesquisa I: Polticas pblicas, currculo e prticas pedaggicas

A linha de pesquisa Fundamentos da Educao, que representa apenas 18,7% do total de pesquisas realizadas no perodo, foi subdividida em trs reas temticas: Concepes pedaggicas, tica e educao, e Aprendizagem e desenvolvimento. Os dados da Tabela 2 revelam que, da totalidade de trabalhos concentrados nessa linha, de natureza nitidamente terica, mais da metade (46,6%) aborda questes relacionadas Aprendizagem e desenvolvimento , fato que nos indica que tais preocupaes so complementares quelas relacionadas aos problemas prticos de sala de aula. Essa hiptese pode ser levantada a partir da leitura dos resumos dos trabalhos e da experincia de acompanhamento da origem das preocupaes dos alunos.
Tabela 2 Temticas correspondentes linha de pesquisa II: Fundamentos ticos e epistemolgicos da educao

O mesmo fenmeno parece estar presente nos trabalhos que tiveram como preocupao a discusso de questes relacionadas tica e Educao , em geral advindas das dificuldades identificadas no relacionamento interpessoal no contexto da organizao escolar e familiar das crianas/alunos da educao infantil e fundamental. Os trabalhos agrupados sob essa temtica, em geral, discutem problemas relacionados indisciplina e violncia na escola, formao para os valores e regras de convivncia social, diversidade cultural, entre outros. Por fim, vale ressaltar que apenas dez trabalhos que representam 23,2% dos estudos da linha de Fundamentos da Educao e apenas 5,1% do total analisado nesse perodo discutiram problemas relacionados s Concepes Pedaggicas, com abordagem e reflexes de natureza eminentemente terica. Esse dado refora a hiptese de que o universo de preocupaes dos estudantes

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 90, n. 226, p. 624-635, set./dez. 2009.

629

Elisabete Cardieri Sanny Silva da Rosa

de graduao fortemente marcado pelas urgncias da realidade prtica enfrentada pelos educadores em sala de aula.

Dilogo com os egressos sobre a pesquisa na graduao Aos dados apresentados no item anterior, vale acrescentar algumas consideraes sobre a importncia da pesquisa no processo de formao dos alunos, a partir de seus prprios depoimentos. Sobre esse tema, e sob nossa orientao, Ribeiro (2008) analisou uma amostra de 135 ex-alunos em um universo de 1077 egressos do curso de Pedagogia, formados na instituio entre 2003 e 2007, com o objetivo de conhecer a percepo dos ex-alunos sobre a experincia de realizao do TCC no seu processo de formao profissional. Alguns dados preliminares merecem destaque para se ter uma ideia do perfil dos sujeitos analisados: 47,9% encontravam-se na faixa etria entre 26 e 35 anos; 63% afirmaram que j trabalhavam na rea da educao na poca em que realizaram o TCC; 29,7% declararam j possuir ou estavam realizando curso de psgraduao; apenas 14% dos sujeitos afirmaram no ter interesse em continuar estudando. Dos demais dados coletados, destacamos trs aspectos que expressam a percepo dos alunos egressos sobre: a) realizao da pesquisa e do TCC; b) contribuio da pesquisa para a prtica profissional; e, c) reconhecimento como pesquisadores.

a) Realizao da pesquisa e do TCC


Essa experincia foi avaliada por 71,8% como tendo sido muito interessante e enriquecedora. Os motivos mais destacados foram: a possibilidade de ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre os temas escolhidos, com crescimento pessoal e profissional (30,2%). Merece destaque o sentimento, manifestado por muitos, de que a realizao do TCC ficou associada sua valorizao como estudantes e profissionais da educao, contribuindo de maneira significativa para o processo de sua autonomia intelectual e de formao continuada. Alguns depoimentos (Ribeiro, 2008, p. 43-48) ilustram essas percepes:
Eu acredito que um dos fatos determinantes da minha formao foi o meu TCC. Pois foi uma situao em que tive que, sozinha, reunir vrias informaes, com fundamento cientfico, elaborar hipteses e argumentaes. [Avalio] como uma etapa muito importante na vida do aluno, pois desse ponto em diante a nossa profisso toma novos rumos: o de caminharmos sozinhos em busca de novas conquistas... Embora seja um perodo conturbado, pois coincide com o estgio, o TCC uma experincia importante na vida do estudante. Escolher um assunto de seu interesse, buscar os autores, dissertar sobre o mesmo um grande desafio que nos torna competentes.

630

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 90, n. 226, p. 624-635, set./dez. 2009.

Processo de pesquisa e formao de educadores: reflexes a partir do curso de Pedagogia

Inicialmente, odiei. Porm, quando comecei a elaborar a pesquisa propriamente dita, adorei. Acredito que uma experincia necessria, visto que ser importante se houver continuidade, na ps-graduao, no mestrado.

b) Contribuio do TCC para a prtica profissional atual


A maioria dos egressos (62,5%) respondeu afirmativamente, embora a anlise de contedo das respostas indique que apenas 8,33% associam, explicitamente, essa contribuio s habilidades desenvolvidas como pesquisadores, expressas em depoimentos como estes:
Aprendi a pesquisar e a extrair informaes importantes de qualquer texto; ou [o TCC contribuiu para] ser um professor pensante, fazendo com que eu constantemente avalie meu modo de trabalho. [...] o contato direto com a pesquisa, o exerccio da escrita e a preparao para a apresentao so habilidades diretamente relacionadas atividade profissional do professor. O TCC nos ensina uma grande lio: no h nada que no possamos tratar com propriedade e segurana se estudarmos com dedicao.

Em outras palavras, preciso reconhecer que apesar de no negarem a importncia da pesquisa em seu processo de formao, a grande maioria dos alunos tende a associar a contribuio da experincia do TCC ao uso de seu contedo temtico em sala de aula. Da que grande parte das respostas se assemelhe a este depoimento que associa a prtica apenas sua dimenso pedaggica: Para a prtica no [contribuiu] muito [...] mas importante obter todos esses conhecimentos para voc poder se colocar em uma reunio, fazer uma entrevista, redao, etc.

c) Reconhecimento como pesquisadores


O trabalho de Ribeiro ainda props as seguintes questes: Como pesquisador, com qual categoria voc se identifica mais? Como pesquisadorreflexivo ou como pesquisador-cientfico? e Voc se considera um pesquisador?. Essas indagaes traziam tona e articulavam as noes de professor reflexivo, como profissional prtico reflexivo (Schn, 2000), e de pesquisador acadmico ou cientfico, discutida por Charlot (2006). Entre os alunos que responderam as questes, 88,5% reconheceram-se como pesquisadores, sendo que destes: 62,5% identificaram-se com o pesquisadores reflexivos de sua prpria prtica profissional; enquanto apenas 17,7% reconheceram-se como pesquisadores cientficos. A formao do professor pesquisador: contribuies da graduao Esses dados nos remetem s discusses sobre o papel e a importncia da pesquisa na prtica dos educadores que, desde os anos 90, trazem

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 90, n. 226, p. 624-635, set./dez. 2009.

631

Elisabete Cardieri Sanny Silva da Rosa

reflexes sobre as articulaes entre pesquisa acadmica e saberes docentes (Zeichner, 1998; Pereira, 2002; Pimenta, 2005a, b; Nunes, 2008), entre pesquisas desenvolvidas por educadores e as relaes com a universidade (Ldke, 2001; Ldke, Cruz, 2005; Cunha, Prado, 2007), bem como sobre o estatuto da pesquisa em educao e sobre educao (Charlot, 2006; Demo, 1996, 2005). Nesse contexto, as relaes entre pesquisa e prtica educativa ou atuao docente so discutidas a partir de dois espaos classicamente distintos: as pesquisas acadmicas como produo de saber nas universidades; e a prtica docente vivenciada nas escolas, com suas rotinas, concepes e pr-concepes. Por vezes, a integrao ocorre a partir de investigaes propostas por pesquisadores da universidade ou suscitadas por impasses e indagaes especficas escola (Ldke, 2001; Pimenta, 2005a, b), mesmo assim vinculam-se a projetos dos programas de ps-graduao. Outra vertente discute as pesquisas realizadas pelos professores da educao bsica, a partir de suas questes e interesses. Dois aspectos se destacam aqui: por um lado, Ldke e Cruz (2005) constataram que poucos professores em servio realizam pesquisa; e por outro, Cunha e Prado (2007) apontam o crescente interesse de docentes que encaminharam trabalhos para relatar seus trajetos e pesquisas em Seminrios propostos pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educao Continuada (Gepec) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nas discusses, eles recordam as reflexes de Zeichner (1998), sobre a importncia de superar a dicotomia entre pesquisa acadmica e a realizada na escola, e destacam a necessidade de critrios de legitimidade que validem os procedimentos da pesquisa realizada pelos docentes da educao bsica. Segundo Zeichner (1998, p. 227), clareza de ideias, boa problematizao, reflexo e dilogo com os autores so aspectos que contribuem para a prtica reflexiva do professor e como exerccio de investigao. Assim, preciso ter presente os cuidados necessrios para realizar pesquisa em educao (Charlot, 2006), bem como reconhec-la como produo do conhecimento novo, e isso implica que o pesquisador tenha preparo terico-metodolgico que o qualifique (Cunha, Prado, 2007, p. 275). No contexto dessa discusso, uma questo merece ser acrescida: qual o espao destinado a preparar os professores da educao bsica para o exerccio da pesquisa e a prtica reflexiva? A experincia analisada nos autoriza afirmar que o curso de graduao pode constituir-se como espao para a prtica da pesquisa visando o exerccio de autonomia e autoria no processo de formao inicial de professores, desde que contempladas algumas condies institucionais e pedaggicas. Entre essas, destaca-se a necessidade de contemplar, no currculo, espaos e tempos que permitam o acompanhamento necessrio e adequado dos estudantes no processo de construo de seu percurso como professores-pesquisadores. Por fim, resta-nos fazer algumas consideraes sobre o papel da pesquisa como exerccio didtico e como elemento relevante na construo da autonomia dos futuros educadores. A experincia de conceber o projeto

632

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 90, n. 226, p. 624-635, set./dez. 2009.

Processo de pesquisa e formao de educadores: reflexes a partir do curso de Pedagogia

de pesquisa e de realiz-lo estabelecendo os necessrios elos entre teoria e prtica representa um salto qualitativo ainda no mensurado, mas testemunhado por aqueles que tm participado direta e indiretamente do processo de orientao dos estudantes de graduao. Como afirmamos, a simples existncia da dimenso da pesquisa no cotidiano do curso como realidade vivida (e a ser vivida por todos os alunos) instaura, na vivncia acadmica, um novo sentido: coloc-los frente questo do conhecimento como resultado de um processo de autoria que os retira do confortvel lugar de objetos e os convoca a assumirem as responsabilidades de se fazerem sujeitos. A tenso provocada por essa nova cultura do curso exigiu dos professores envolvidos uma outra e nova postura frente ao ensino que, de modo irreversvel, j no dispensa a produo de novos conhecimentos. O presente trabalho, alis, fruto dessa histria em construo.

Referncias bibliogrficas ANDR, Marli E. D. O papel da pesquisa na articulao entre saber e prtica docente. Trabalho apresentado no VII Encontro Nacional de Didtica e Prtica de Ensino (Endipe), realizado em Goinia, em jul. 1994. CHARLOT, Bernard. Pesquisa educacional entre conhecimentos, polticas e prticas: especificidades e desafios de uma rea de saber. Revista Brasileira de Educao, Rio de Janeiro, v. 11 n. 31, p.7-18, jan./ abr. 2006. CUNHA, Renata B.; PRADO, Guilherme V. T. A produo de conhecimento e saberes do/a professor/a-pesquisador/a. Educar, Curitiba, n. 30, p. 251-264, 2007. DEMO, P. Educar pela pesquisa. So Paulo: Autores Associados, 1996. _______. Metodologia da investigao em educao. Curitiba: Ed. . Ibpex, 2005. DURAND, Marc; SAURY, Jacques; VEYRUNES, Philippe. Relaes fecundas entre pesquisa e formao docente: elementos para um programa. Cadernos de Pesquisa, So Paulo, v. 35, n. 125, p. 37-62, maio/ago. 2005 GERALDI, Corinta M. G., FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete M. A. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor/a-pesquisador/a. Campinas: ALB, Mercado de Letras, 1998. LDKE, Menga. O professor, seu saber e sua pesquisa: Educao & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p. 77-96, abr. 2001.

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 90, n. 226, p. 624-635, set./dez. 2009.

633

Elisabete Cardieri Sanny Silva da Rosa

LDKE, Menga; CRUZ, Giseli Barreto da. Aproximando a universidade da escola bsica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, So Paulo, v. 35, n. 125, p. 81-109, maio/ago. 2005. NUNES, Dbora R. P. Teoria, pesquisa e prtica em Educao: a formao do professor-pesquisador. Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 34, n. 1, p. 97-107, jan./abr. 2008. NUNES, Clia Maria Fernandes. Saberes docentes e formao de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educao & Sociedade, Campinas, SP, v. 22, n. 74, abr. 2001. PEREIRA, Jlio E. D. A pesquisa dos educadores como estratgia para construo de modelos crticos de formao docente. In: PEREIRA, Jlio E. D.; ZEICHNER, Kenneth M. (Orgs.). A pesquisa na formao e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autntica. 2002. PIMENTA, Selma G. Pesquisa-ao crtico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experincias com a formao docente. Educao e Pesquisa. So Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005. _______. Professor reflexivo: historicidade do conceito. In: PIMENTA, Selma G. ; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor-reflexivo no Brasil: gnese e crtica de um conceito. 3. ed. So Paulo: Cortez, 2005. RIBEIRO, Cludia R. O impacto da pesquisa na vida profissional do pedagogo: um estudo de caso na Universidade So Marcos. Trabalho de Concluso do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na Universidade So Marcos, So Paulo, 2008. SCHN, D. Formar professores como profissionais reflexivos In: NVOA, A. Os professores e a sua formao. Lisboa: Dom Quixote, 1992. _______. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboo de uma problemtica do saber docente. Teoria & Educao, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991. ZEICHNER, Kenneth M. Para alm da diviso entre professorpesquisador e pesquisador acadmico. In: GERALDI, Corinta M. G.; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete M. A. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: ALB/Mercado : de Letras, 1998.

634

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 90, n. 226, p. 624-635, set./dez. 2009.

Processo de pesquisa e formao de educadores: reflexes a partir do curso de Pedagogia

Elisabete Cardiere, doutora em Educao (Psicologia da Educao) pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP), professora e pesquisadora da Universidade Municipal de So Caetano do Sul. ecardieri@bol.com.br

Sanny Silva da Rosa, doutora em Educao (Currculo) pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP), pesquisadora da rea de formao e profissionalizao docente e professora do Mestrado em Educao da Universidade Catlica de Santos. ssdarosa@uol.com.br Recebido em 18 de fevereiro de 2009. Aprovado em 24 de setembro de 2009.

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 90, n. 226, p. 624-635, set./dez. 2009.

635

Vous aimerez peut-être aussi