Vous êtes sur la page 1sur 10

UPE - Campus Petrolina

Universidade de Pernambuco Campus Petrolina Cursos de Enfermagem e Fisioterapia

Roteiro de Aulas Prticas - Fisiologia Humana I

Professor Ricardo Freitas Tcnico. Lauro Gonzaga

Petrolina-PE 2011

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

AULA 01 - MEIO INTERNO E HOMEOSTASIA Mensurao cientfica da Frequncia cardaca (FC)

Clinicamente, tem sido um hbito de muitos profissionais de sade sentirem o pulso de cada paciente (voluntrio). Isto feito para determinar a frequncia cardaca e diagnosticar possveis alteraes na homeostase. Muitas vezes, o contato psico-fsico entre paciente e profissional proporciona maior conforto e confiana para ambos. A freqncia cardaca caracterizada pelo nmero de vezes que o corao se contrai e relaxa, ou seja, o nmero de vezes que o corao bate por minuto. E se subdivide em freqncia cardaca basal (nmero de vezes que o corao bate para manter o organismo com suas funes vitais num estado de viglia) e freqncia cardaca de repouso. Tcnica: Tomar a mo de um colega (paciente) com a palma voltada para cima palpe a artria radial (Figura 1A) com os dedos indicador e mdio, ou pode-se tambm palpar a artria cartida (Figura1B), evitando pressionar ambos os locais com fora. Conte o nmero de batimentos (sstoles), em 15 segundos, comeando a contar com o primeiro batimento (sstole). Multiplique a contagem em 15 segundos por 4 (quatro). O resultado o valor da freqncia cardaca (nmero de sstoles por minuto/SPM). Dispondo de tempo o melhor a fazer a contagem em 1 minuto completo, quando se observa alm do nmero de batimentos (sstoles), o ritmo. Atualmente a difuso do sistema POLAR, e outros, vm facilitando ainda mais o emprego desta opo de trabalho (Figura 2) (Marins e Giannichi, 2003).

Figuras 1A e 1B (mtodo palpatrio)

Figura 2 (frequncmetro)

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

Protocolo de aula: Os objetivos desta aula prtica demonstrar a presena de mecanismos de regulao das funes orgnicas, analisar a interao entre os mecanismos de regulao das funes corporais e capacitar o aluno a mensurar cientificamente a Fc. Assim sero garantidos resultados fidedignos nas coletas de dados em aulas posteriores e em futura prtica clnica. 1) Mensurar: Fc (artria radial e cartida), trs vezes do lado direito e do lado esquerdo do colega e observar a igualdade contra-lateral, nas variaes de tempo (10, 15, 30 e 60 segundos). Observe um intervalo de 1 2 minutos entre cada mensurao. Anotar os valores na tabela abaixo e proceder com os clculos: calcular a mdia e desvio padro dos resultados obtidos, segundo as frmulas abaixo ou pela calculadora cientfica ou software (Excel) e verificar se existe diferena significativa entre os lados direito e esquerdo. Avaliao da reprodutibilidade de medida da PA e FC FC (spm) (10s) FC (spm) (15s) FC (spm) (30s) FC (spm) (60s) Radial Cartida Radial Cartida Radial Cartida Radial Cartida D E D E D E D E D E D E D E D E

Medio

1 2 3 Mdia DP Frmulas para o clculo de: 1 Mdia = soma de todos os valores/nmero de amostras

2 Desvio padro =

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

2) Mensurar: Solicitar que o aluno escolhido realize 10 minutos de exerccio (caminha a 6km/h ou corrida 8km/h) na esteira, mensurar a FC (artria radial), nos seguintes intervalos de tempo (2, 4, 6 e 8 min). Ao trmino do exerccio o voluntrio deve permanecer sentado e o avaliador deve mensurar a Fc 1 min, 3 min e 8 min aps o exerccio. Solicitar que o aluno escolhido realize o exerccio abdominal reto at a exausto de maneira mais rpida possvel, contar o nmero de abdominais realizados e mensurar a Fc (artria radial). Ao trmino do exerccio o voluntrio deve permanecer sentado e o avaliador deve mensurar a Fc 1 min, 3 min e 8 min aps o exerccio. Solicitar que o aluno escolhido permanea em posio esttica de flexo de brao at a exausto e cronometrar o tempo que o voluntrio realizou o exerccio esttico. Aps trmino do exerccio o voluntrio deve permanecer sentado e o avaliador deve mensurar a Fc (artria radial)1 min, 3 min e 8 min aps o exerccio. 3) Discusses: 1- Quais as alteraes detectadas nos experimentos? Existe alguma relao funcional entre os parmetros estudados? Explique 2- Qual a finalidade das alteraes provocadas pelas manobras experimentais?

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

AULA 02 SEMIOLOGIA DA SENSIBILIDADE Exames Sensoriais

Os dficits sensoriais atingem cerca de 60% dos pacientes acometidos por Acidente Vascular Enceflico (AVE). A sensao somtica alterada em 37% dos pacientes com leso no hemisfrio direito e em 25% dos pacientes com leso no hemisfrio esquerdo. As consequncias mais evidentes do dficit somatossensorial so alteraes no reconhecimento ttil e na manipulao dos objetos, perigo de queimaduras ou outros ferimentos no membro sem percepo sensorial, alterao motora do membro afetado, dficits em controlar o nvel da fora da mo durante a preenso e alteraes na marcha. O crtex motor est relacionado ao processamento sensorial durante a execuo de tarefas motoras. Duas das principais funes da sensao cutnea da mo so obter informao sobre o ambiente durante tarefas de explorao e fornecer o feedback para habilidades de preciso durante tarefas de preenso e manipulao. O dficit sensorial no membro inferior pode trazer prejuzos marcha, pois leva diminuio da fase de balano, na velocidade e na simetria do passo11. A funo sensorial reconhecida como precursora da recuperao do movimento e da atividade funcional. Caractersticas dos exames sensoriais: Demorado; Requer a participao do paciente (paciente deve descrever o que sente e onde sente)\; Melhor posio para o exame: deitada; Olhos fechados; Eliminar distraes; Comparar reas homlogas; Pode ser feito rapidamente ou detalhadamente, dependendo do caso; Examinar de distal para proximal

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

A) Avaliar a dor (Algesia) O avaliador deve utilizar uma agulha, de modo a no perfurar o paciente, mas causar dor de forma leve (hiperalgesia / hipoalgesia/ analgesia) (Figura 3).

Figura 3 - Avaliao a dor B) Temperatura: Frio e calor Pode ser utilizado em substituio ao teste da dor, nos casos de intolerncia. O avaliador deve utilizar um copo descartvel com gua gelada ou gua quente, de modo a no provocar leses na pele do paciente (Figura 4).

Figura 4 Avaliao da temperatura. C) Tato (Estesia): Para avaliar o tato, o avaliador deve utilizar um chumao de algodo, pena, pincel macio, etc. Um exame mais apurado feito com os filamentos de Semmes-Weinstein (Figura 5). Exame da discriminao de 2 pontos: o avaliador ajusta os braos do compasso (ou do paqumetro) para que as pontas fiquem com 3 mm; inicie as estimulaes cutneas, aplicando as duas pontas do compasso simultaneamente nas regies indicadas na tabela abaixo. A cada estimulao consulte o voluntrio.

Figura 5 - Filamentos de Semmes-Weinstein


Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

D) Cintico-postural: Percepo dos movimentos e posio das diversas partes do corpo. O avaliador posicionar o(s) membro(s) do voluntrio em diferentes posies (flexo ou extenso) e lhe perguntar sobre as variaes ocorridas, lembrando que o avaliador deve segurar lateralmente s articulaes e manusear o membro testado (Figura 6).

Figura 6 Avaliao cintico-postural

E) Vibrao (PALESTESIA): Para a avaliao da vibrao o avaliador deve utilizar o diapaso nas proeminncias sseas. Percuta o diapaso e repouse o cabo sobre a proeminncia ssea de uma falange distal do dedo. Varie a posio e pergunte ao voluntrio se reconhece a natureza vibratria do estimulo e a posio (Figura 7).

Figura 7 Avaliao cintico-postural F) Presso (BARESTESIA): Estreitamente relacionada com o tato e sentido de posio e tambm ascende pela coluna posterior da medula. Presso sobre msculos, pele, utilizando o dedo ou objeto rombudo. Envolvem as reas primrias para perceber o estmulo e as secundrias para interpret-lo.

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

Estereognosia: o reconhecimento de objetos pelo tato. O avaliador seleciona um objeto e mostre-o aos demais membros do grupo (que devem reconhec-lo em silncio). Anote o nome do objeto, em seguida coloque a pea sobre a palma da mo do voluntrio e pea-lhe que diga o nome do objeto. Anote as respectivas respostas Grafestesia: o reconhecimento de letras e nmeros escritos na pele (dedos, palmas das mos ou dorso dos ps). O avaliador com um lpis de ponta rombuda, escreve nmeros ou letras (orientadas para o voluntrio) sobre a palma da mo do voluntrio. Faa pesquisa em ambas as mos e em outras regies do corpo. Protocolo de aula: Os objetivos desta aula prtica evocar e experimentar vrias sensaes somestsicas para compreender os mecanismos sensoriais de deteco, sensao e percepo, capacitar o aluno a realizar e avaliar a sensibilidade do voluntrio atravs da Avaliao Sensorial de Nottingham (ASN), e verificar sua confiabilidade, concordncia e consistncia interna . Assim sero garantidos resultados fidedignos nas coletas de dados em aulas posteriores e em futura prtica clnica. Procedimentos Experimentais Dividir a turma em grupos de 4 alunos e indicar 1 voluntrio/paciente: trs para coletarem as informaes necessrias e o outro para relatar as experincias sensoriais. Em todas as manobras, o voluntrio dever estar com os olhos bem vendados, mas de maneira confortvel. 1) Mensurar: 1) Preencher os dados cadastrais do voluntrio; 2) Avaliar a Sensao Ttil (Dor, temperatura, tato, proprioceptivo e presso) 3) Avaliar a estereognosia e discriminao de dois pontos. OBS: Verifique se o voluntrio confirma a estimulao sobre a pele e se de forma simtrica em ambos os lados.

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

2) Questionrio de fixao:
1) Qual a classificao morfolgica e fisiolgica dos receptores? 2) Cite os principais receptores encapsulados? 3) Quais os principais tractos de fibra nervosa da medula espinhal que ascendem os receptores? 4) Quais as duas modalidades do exame sensorial e o que cada uma avalia? 5) Cite os cuidados que devem ser tomados para a realizao de um exame sensorial? 6) O que se avalia no exame exteroceptivo?

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

Vous aimerez peut-être aussi