Vous êtes sur la page 1sur 8

Superbactria KPC O que ? Como tratar?

Preveno e Sintomas
Acessado em 06/06/11 <http://mundohoje.com.br/superbacteria-kpc-o-que-ecomo-tratar-prevencao-e-sintomas.html<> A SuperBactria KPC est tirando o sono dos brasileiros. Alguns casos desta nova bactria j foram identificados em alguns estados do Brasil, como So Paulo, Paran e Distrito Federal, onde j foram confirmados 183 casos. Em So Paulo, j morreram 24 pessoas com a bactria KPC.

O que ?
A Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC), um mecanismo de resistncia de bactrias a um grupo de antibiticos. Ao adquirir uma enzima, a bactria se tornou resistente a um grupo de antibiticos, incluindo os mais potentes contra infeces.

Sintomas e Contagio
Os principais sintomas so pneumonia e infeco urinria. Ela atinge principalmente pessoas hospitalizadas com baixa imunidade, como pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A bactria pode ser transmitida por meio do contato direto, como o toque, ou pelo uso de objetos. A lavagem das mos uma das formas de impedir a disseminao da bactria nos hospitais.

Preveno
Ao entrar no hospital, se acompanhante ou visitante de doentes, lave as mos com gua e sabo e, em seguida, passe lcool. Se tocar no paciente, repita imediatamente o procedimento. Evite contato fsico com outros doentes e, se houver, no se esquea de higienizar as mos. Evite tocar em macas, mesas de cabeceira e equipamentos hospitalares. Havendo contato, lave as mos antes de encostar de novo no doente.

Como Tratar?
Entre os remdios ineficazes esto as carbapenemas, uma das principais opes no combate aos organismos unicelulares. Remdios como as polimixinas e tigeciclinas ainda so eficientes contra esses organismos, mas so usados somente em casos de emergncia como infeces hospitalares. Lembrando, que voc deve procurar um mdico antes de tomar qualquer medicamento. As razes que levam uma bactria a driblar a ao dos remdios no so totalmente conhecidas. O abuso do medicamento pode interferir, mas no o nico fator, diz Ana Cristina Gales, professora de infectologia da Universidade Federal de So Paulo (Unifesp)

Avano da Bactria KPC

A SUPERBACTRIA - PERIGO VISTA

Muitos homens nascem neste mundo para matar, outros para salvar vidas. Com a descoberta da penicilina em 1928, Alexandre Fleming conseguiu salvar mais vidas do que todas as guerras conseguiram destruir. Alexandre Fleming nasceu em 6 de agosto de 1881, em Lochfield, Esccia. Aos 13 anos se mudou para Londres, onde freqentou a escola politcnica. Durante muitos anos trabalhou como Office Boy at decidir tornar-se mdico. Matriculou-se na Escola de Medicina de St.Mary que mais tarde tornou-se parte da Universidade de Londres. Na faculdade teve excelente desempenho, recebendo inmeras honras por seus estudos de fisiologia e medicina. Aps graduar-se tornou-se professor de bacteriologia na Universidade de Londres. Passava a maior parte do tempo no laboratrio. Seu principal objetivo era identificar algumas substncias para combater bactrias sem enfraquecer os mecanismos de auto-defesa do corpo. Em 1921 descobriu que as lgrimas, o muco nasal e as claras de ovos, continham uma substncia semelhante que dissolvia algumas bactrias. Publicou vrios artigos a respeito, mas no lhe deram importncia. Certo dia, em 1928, quando checava algumas culturas de bactrias estafilococos, em seu laboratrio, uma delas chamou sua ateno: ela havia permanecido descoberta acidentalmente por vrios dias e tinha sido contaminada por um esporo de fungo. Quando j ia lavar o prato percebeu que ao redor do fungo, os estafilococos haviam desaparecido completamente. Aprofundou as pesquisas e batizou a nova susbstncia extrada do fungo com o nome de "penicilina". Estava descoberto o remdio milagroso. Como era poca de guerra, a produo inicial da penicilina foi reservada exclusivamente para os militares em combate. Em 1944 a penicilina foi disponibilizada para a populao civil.

Em 1945, juntamente com Florey e Chain, compartilhou o Prmio Nobel de Medicina. O novo antibitico passou a ser produzido em grande escala. Foi exatamente neste momento que entrou em cena a ganncia humana para complicar tudo. O subproduto gerado na produo de penicilina passou a ser utilizado na rao de animais e descobriu-se que os animais tratados com a nova rao cresciam mais rpido e no tinham infeces. Os gananciosos perceberam que ali estava uma nova "mina de ouro". O mundo todo passou a utilizar os novos mtodos de alimentao animal. As conseqncias disso viriam muito mais tarde. Os antibiticos fornecidos aos animais proporcionam ganho de peso, pois alm de controlar abscessos de fgado e outras infeces, evitavam o crescimento de microorganismos no sistema gastrointestinal, reduzindo a competio por nutrientes, entre eles os microorganismos e os hospedeiros. A utilizao de antibiticos como promotores de crescimento em animais de consumo humano levou ao aparecimento de linhagens resistentes a antibiticos na flora intestinal, que tambm contm bactrias patognicas como Salmonela. Por meio das fezes ou pelo consumo de produtos de origem animal -(carne, leite, ovos)-, uma parte das bactrias dissemina-se e coloniza o trato gastrointestinal de seres humanos. As estruturas de alguns promotores de crescimento, como avoparcina, viginiamicina e avilamicina, so semelhantes s estruturas de antibiticos de ltima gerao desenvolvidas para uso humano: vancomicina, pristinamicina e ziracina, respectivamente. Bactrias resistentes a esses antibiticos foram encontradas no trato gastrointestinal de aves e suinos. O uso de avoparcina como promotor de crescimento foi banido na Comunidade Europia porque sua utilizao como aditivo foi associada ao aparecimento de Enterococci resistente vancomicina em animais domsticos. O uso de antibiticos como promotores de crescimento animal comeou j nos anos 40 e teve seu auge na dcada seguinte, prolongando-se aos anos 70, 80 e ainda hoje so utilizados. A Organizao Mundial de Sade considera seu uso um risco crescente para a sade humana. No Brasil, o uso de clortetraciclina, oxitetraciclina, penicilina e sulfonadas sistmicas para alimentao animal foi proibida pela portaria 193 de 12/05/1998. A avoparcina est proibida por tempo indeterminado, pela portaria 818-SVS/MS, de 16/10/1998. Como se no bastassem o consumo de alimentos com alto ndice de antibiticos, os seres huanos passaram a utiliz-los como seus preferidos remdios de automedicao. Ao utilizar antibiticos indiscriminadamente, os seres humanos passaram a matar as bactrias menos resistentes de seu organismo, deixando as mais resistentes e permitindo assim que estas se reproduzissem criando colnias de superbactrias. Quando usados em dose ou tempo menores do que o necessrio, elas matam ou inibem o crescimento de uma parte das bactrias presentes, permitindo que as mais

resistentes se multipliquem. J nos anos 40, Alexandre Fleming alertava para este perigo. Hoje estas superbactrias viajam pelo mundo todo nas mais diversas embarcaes. Em questo de horas elas atravessam os oceanos. Neste momento uma SUPERBACTRIA DE TUBERCULOSE est circulando e matando milhares de pessoas ao redor do mundo. O problema est muito grave nas prises, principalmente da Rssia. A tuberculose trtansmitida fcilmente por via area, principalmente em ambientes fechados. Da a sua grande periculosidade. A mdia no est divulgando convenientemente este problema. No Brasil as primeiras superbactrias foram detectadas em 1996. Elas aparecem, principalmente, nas Unidades de Tratamento Intensivo -UTI-. Nestes locais os pacientes esto enfraquecidos, com baixa defesa no organismo e assim facilitam a sua proliferao. As grandes indstrias de medicamentos no esto trabalhando como deveriam em pesquisas para combater as novas superbactrias que proliferam sem parar. Eles preferem investir em outros medicamentos que prolongam a vida de pessoas mais velhas que so sua principal fonte de lucros. muito bom que haja pesquisa para prolongar a longevidade, mas preciso voltar as atenes tambm para este problema que j d sinal de alerta em todo o mundo. Qualquer medicamento criado hoje ter de cumprir um longo caminho at ser liberado pelo sistema de sade para consumo humano e isto no interessante para quem quer lucro rpido. Pouco adiantar, entretanto, a descoberta de novas drogas se elas continuarem a ser usadas irresponsavelmente como foram os outros antibiticos. Para a indstria farmaceutica o que interessa o lucro e para elas muito bom que os seres humanos continuem se automedicando. O dinheiro que gastariam para uma consulta com um bom mdico vai automaticamente para os impostos do governo e para a caixa dos laboratrios industriais. Isto tudo o que interessa. No Brasil, as pessoas esto to acostumadas com a automedicao que em muitos bairros e cidades existe mais famcias e drogarias do que supermercados. No adianta lei e nem campanhas se no houver educao. A educao o caminho que levar verdadeira conscientizao. Este artigo, por exemplo, poucas pessoas tero acesso e muitas nem tero interese at que o problema bata sua porta. O resultado aparecer nas filas de hospitais e postos de sade. No tenho a menor dvida de que estamos muito prximos de voltar poca dos anos em que as epidemias e pestes devastavam populaes. A sfilis, por exemplo, teria sido to devastadora naquela poca quando a AIDS hoje na frica se no houvesse a penicilina. Novas superbactrias surgiro e com elas doenas incurveis que deixaro a humanidade em pnico e indefesa. Pense nisto e no se automedique mais.

Nicas Romeo Zanchett - artista plstico [LINK=http://veja.abril.com.br/noticia/saude/nova-superbacteria-preocupa-oscientistas]http://veja.abril.com.br/noticia/saude/nova-superbacteria-preocupa-oscientistas[/LINK] [LINK=http://superpopulacao.spaceblog.com.br]http://superpopulacao.spaceblog.com.b r[/LINK] Este no um artigo cientfico. Quero apenas compartilhar meu modesto conhecimento do assunto com meus caros leitores. Acessado em 06/06/11 http://textolivre.com.br/artigos/13705-a-superbacteria-perigo-avista

Nova superbactria preocupa os cientistas Ela resistente a antibiticos, afirmam os pesquisadores em estudo As bactrias NDM-1 so resistentes at ao carbapenem, um grupo de antibiticos utilizado como ltima tentativa em tratamentos de emergncia contra bactrias resistentes a muitos remdios. Turistas que viajaram ao sul da sia com o objetivo de fazer cirurgias estticas levaram para a Gr-Bretanha um novo tipo de bactria mutante, resistente a antibiticos. O alerta foi feito por cientistas que assinam um artigo publicado na revista Lancet nesta quarta-feira. Muitas infeces hospitalares que j combatidas com dificuldade tornaram-se ainda mais resistentes aos medicamentos em consequncia de uma enzima descoberta recentemente e que deixa a bactria muito resistente. A enzima, conhecida como NDM-1, foi identificada pela primeira vez ano passado por Timothy Walsh, da Universidade de Cardiff, em dois tipos de bactria - Klebsiella pneumoniae e Escherichia coli (E.coli) - em um paciente sueco internado em um hospital da ndia. As bactrias NDM-1 so resistentes at ao carbapenem, um grupo de antibiticos utilizado como ltima tentativa em tratamentos de emergncia contra bactrias resistentes a muitos remdios. Os cientistas afirmaram que as bactrias foram levadas Gr-Bretanha por pacientes que viajaram ndia e ao Paquisto. "Se essas infeces continuassem sem o tratamento apropriado, com certeza poderamos esperar algum tipo de mortalidade", declarou Walsh, professor de microbiologia, rdio BBC. "Vai ser muito difcil tratar as infeces nos pacientes com esse tipo de bactria", acrescentou. No estudo, coordenado por Walsh e pela Universidade Karthikeyan Kumarasamy de Madras, os cientistas tentaram determinar a presena da NDM-1 no sul da sia e no Reino Unido. Examinando pacientes com sintomas suspeitos em hospitais, eles detectaram 44 casos - 1,5% dos pesquisados - em Chennai, e 26 (8% dos pesquisados) em Haryana, cidades da ndia. Tambm encontraram a superbactria em Bangladesh e no Paquisto, assim como 37 casos na Gr-Bretanha, alguns em pacientes que haviam retornado recentemente de cirurgias estticas na ndia e Paquisto. "Como a ndia tambm responsvel por cirurgias estticas de outros cidados europeus e americanos, e provvel que a NDM-1 se espalhe pelo mundo", alerta o estudo. (Com agncia France-Presse) http://veja.abril.com.br/noticia/saude/nova-superbacteria-preocupa-os-cientistas

Vous aimerez peut-être aussi