Vous êtes sur la page 1sur 25

9.5.

2008

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

C 115/335

DECLARAES
ANEXADAS ACTA FINAL DA CONFERNCIA INTERGOVERNAMENTAL QUE APROVOU O TRATADO DE LISBOA
assinado em 13 de Dezembro de 2007

9.5.2008

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

C 115/337

A. DECLARAES RELATIVAS A DISPOSIES DOS TRATADOS

1.

Declarao sobre a Carta dos Direitos Fundamentais da Unio Europeia

A Carta dos Direitos Fundamentais da Unio Europeia, que juridicamente vinculativa, confirma os direitos fundamentais garantidos pela Conveno Europeia para a Proteco dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais e resultantes das tradies constitucionais comuns aos Estados-Membros. A Carta no alarga o mbito de aplicao do direito da Unio a domnios que no sejam da competncia da Unio, no cria quaisquer novas competncias ou atribuies para a Unio, nem modifica as competncias e atribuies definidas nos Tratados.

2.

Declarao ad n.o 2 do artigo 6.o do Tratado da Unio Europeia

A Conferncia acorda em que a adeso da Unio Conveno Europeia para a Proteco dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais se dever realizar segundo modalidades que permitam preservar as especificidades do ordenamento jurdico da Unio. Neste contexto, a Conferncia constata a existncia de um dilogo regular entre o Tribunal de Justia da Unio Europeia e o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, dilogo esse que poder ser reforado quando a Unio aderir quela Conveno.

3.

Declarao ad artigo 8.o do Tratado da Unio Europeia

A Unio ter em conta a situao especial dos pases de reduzida dimenso territorial que com ela mantenham relaes especficas de proximidade.

4.

Declarao sobre a composio do Parlamento Europeu

O lugar adicional no Parlamento Europeu ser atribudo Itlia.

5.

Declarao sobre o acordo poltico do Conselho Europeu a respeito do projecto de deciso relativa composio do Parlamento Europeu

O Conselho Europeu dar o seu acordo poltico sobre o projecto revisto de deciso relativa composio do Parlamento Europeu para a legislatura de 2009-2014, com base na proposta do Parlamento Europeu.

C 115/338

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

9.5.2008

6.

Declarao ad n.os 5 e 6 do artigo 15.o, n.os 6 e 7 do artigo 17.o e artigo 18.o do Tratado da Unio Europeia

Na escolha das pessoas chamadas a ocupar as funes de Presidente do Conselho Europeu, de Presidente da Comisso e de Alto Representante da Unio para os Negcios Estrangeiros e a Poltica de Segurana, dever ter-se na devida conta a necessidade de respeitar a diversidade geogrfica e demogrfica da Unio e dos Estados-Membros.

7.

Declarao ad n.o 4 do artigo 16.o do Tratado da Unio Europeia e n.o 2 do artigo 238.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

A Conferncia declara que a deciso relativa aplicao do n.o 4 do artigo 16.o do Tratado da Unio Europeia e do n.o 2 do artigo 238.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia ser adoptada pelo Conselho na data da assinatura do Tratado de Lisboa e entrar em vigor na data de entrada em vigor do referido Tratado. Transcreve-se adiante o projecto de deciso:

Projecto de deciso do Conselho relativa aplicao do n.o 4 do artigo 16.o do Tratado da Unio Europeia e do n.o 2 do artigo 238.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia entre 1 de Novembro de 2014 e 31 de Maro de 2017, por um lado, e a partir de 1 de Abril de 2017, por outro

O CONSELHO DA UNIO EUROPEIA,

Considerando o seguinte:

(1)

Devem ser adoptadas disposies que permitam uma transio suave do sistema de tomada de deciso no Conselho por maioria qualificada tal como definido no n.o 3 do artigo 3.o do Protocolo relativo s disposies transitrias, que continuar a aplicar-se at 31 de Outubro de 2014 para o sistema de votao previsto no n.o 4 do artigo 16.o do Tratado da Unio Europeia e no n.o 2 do artigo 238.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia, que se aplicar a partir de 1 de Novembro de 2014, incluindo, durante um perodo transitrio at 31 de Maro de 2017, as disposies especficas previstas no n. o 2 do artigo 3.o do referido Protocolo.

(2)

Recorda-se que prtica do Conselho envidar os maiores esforos para reforar a legitimidade democrtica dos actos adoptados por maioria qualificada,

9.5.2008

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

C 115/339

DECIDE: Seco 1 Disposies aplicveis entre 1 de Novembro de 2014 e 31 de Maro de 2017 Artigo 1.o Entre 1 de Novembro de 2014 e 31 de Maro de 2017, se um conjunto de membros do Conselho que represente, pelo menos: a) b) Trs quartos da populao; ou Trs quartos do nmero de Estados-Membros,

conforme necessrio para constituir uma minoria de bloqueio em aplicao do primeiro pargrafo do n.o 4 do artigo 16.o do Tratado da Unio Europeia ou do n.o 2 do artigo 238.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia, declarar opor-se a que o Conselho adopte um acto por maioria qualificada, o Conselho debate a questo. Artigo 2.o O Conselho, durante esses debates, faz tudo o que estiver ao seu alcance para, num prazo razovel e sem prejuzo dos prazos obrigatrios fixados pelo direito da Unio, chegar a uma soluo satisfatria que v ao encontro das preocupaes manifestadas pelos membros do Conselho a que se refere o artigo 1.o. Artigo 3.o Para o efeito, o Presidente do Conselho, assistido pela Comisso e no respeito do Regulamento Interno do Conselho, toma todas as iniciativas necessrias para facilitar a obteno de uma base mais ampla de acordo no Conselho. Os membros do Conselho prestam-lhe o seu apoio. Seco 2 Disposies aplicveis a partir de 1 de Abril de 2017 Artigo 4.o A partir de 1 de Abril de 2017, se um conjunto de membros do Conselho que represente, pelo menos: a) b) 55 % da populao; ou 55 % do nmero de Estados-Membros,

C 115/340

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

9.5.2008

conforme necessrio para constituir uma minoria de bloqueio em aplicao do primeiro pargrafo do n.o 4 do artigo 16.o do Tratado da Unio Europeia ou do n.o 2 do artigo 238.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia, declarar opor-se a que o Conselho adopte um acto por maioria qualificada, o Conselho debate a questo.

Artigo 5.o O Conselho, durante esses debates, faz tudo o que estiver ao seu alcance para, num prazo razovel e sem prejuzo dos prazos obrigatrios fixados pelo direito da Unio, chegar a uma soluo satisfatria que v ao encontro das preocupaes manifestadas pelos membros do Conselho a que se refere o artigo 4.o.

Artigo 6.o Para o efeito, o Presidente do Conselho, assistido pela Comisso e no respeito do Regulamento Interno do Conselho, toma todas as iniciativas necessrias para facilitar a obteno de uma base mais ampla de acordo no Conselho. Os membros do Conselho prestam-lhe o seu apoio.

Seco 3 Entrada em vigor

Artigo 7.o A presente deciso entra em vigor na data de entrada em vigor do Tratado de Lisboa.

8. Declarao sobre as medidas prticas a tomar aquando da entrada em vigor do Tratado de Lisboa no que diz respeito Presidncia do Conselho Europeu e do Conselho dos Negcios Estrangeiros Caso o Tratado de Lisboa entre em vigor depois de 1 de Janeiro de 2009, a Conferncia convida as autoridades competentes do Estado-Membro que exercer nesse momento a Presidncia semestral do Conselho, por um lado, e a personalidade que for eleita Presidente do Conselho Europeu e a personalidade que for nomeada Alto Representante da Unio para os Negcios Estrangeiros e a Poltica de Segurana, por outro, a tomarem, em consulta com a Presidncia semestral seguinte, as medidas concretas necessrias para permitir uma transio eficaz dos aspectos materiais e organizacionais do exerccio da Presidncia do Conselho Europeu e do Conselho dos Negcios Estrangeiros.

9.5.2008

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

C 115/341

9.

Declarao ad n.o 9 do artigo 16.o do Tratado da Unio Europeia, sobre a deciso do Conselho Europeu relativa ao exerccio da Presidncia do Conselho

A Conferncia declara que o Conselho dever comear a preparar a deciso que estabelece os procedimentos de aplicao da deciso relativa ao exerccio da Presidncia do Conselho imediatamente aps a assinatura do Tratado de Lisboa, e dever dar-lhe a sua aprovao poltica no prazo de seis meses. Transcreve-se adiante um projecto de deciso do Conselho Europeu, a adoptar na data de entrada em vigor do referido Tratado: Projecto de deciso do Conselho Europeu relativa ao exerccio da Presidncia do Conselho Artigo 1.o 1. A Presidncia do Conselho, com excepo da formao de Negcios Estrangeiros, assegurada por grupos pr-determinados de trs Estados-Membros durante um perodo de 18 meses. Estes grupos so formados com base num sistema de rotao igualitria dos Estados-Membros, tendo em conta a sua diversidade e os equilbrios geogrficos na Unio. 2. Cada membro do grupo preside sucessivamente, durante seis meses, a todas as formaes do Conselho, com excepo da formao de Negcios Estrangeiros. Os outros membros do grupo apoiam a Presidncia no exerccio de todas as suas responsabilidades, com base num programa comum. Os membros da equipa podem acordar entre si outras formas de organizao. Artigo 2.o O Comit de Representantes Permanentes dos Governos dos Estados-Membros presidido por um representante do Estado-Membro que assegura a Presidncia do Conselho dos Assuntos Gerais. A Presidncia do Comit Poltico e de Segurana assegurada por um representante do Alto Representante da Unio para os Negcios Estrangeiros e a Poltica de Segurana. A Presidncia dos rgos preparatrios das diferentes formaes do Conselho, com excepo da formao de Negcios Estrangeiros, exercida pelo membro do grupo que preside respectiva formao, salvo deciso em contrrio adoptada nos termos do artigo 4. o. Artigo 3.o O Conselho dos Assuntos Gerais, em cooperao com a Comisso, assegura a coerncia e a continuidade dos trabalhos das diferentes formaes do Conselho no quadro de uma programao plurianual. Os Estados-Membros que exercem a Presidncia, assistidos pelo Secretariado-Geral do Conselho, tomam todas as disposies necessrias organizao e ao bom andamento dos trabalhos do Conselho.

C 115/342

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

9.5.2008

Artigo 4.o O Conselho adopta uma deciso que estabelea as medidas de aplicao da presente deciso.

10.

Declarao ad artigo 17.o do Tratado da Unio Europeia

A Conferncia considera que a Comisso, quando deixar de incluir nacionais de todos os Estados-Membros, dever prestar especial ateno necessidade de garantir total transparncia nas suas relaes com todos eles. Por conseguinte, a Comisso dever manter estreito contacto com todos os Estados-Membros, contem eles ou no um nacional seu entre os membros da Comisso, e, neste contexto, dever prestar especial ateno necessidade de partilhar informaes e estabelecer consultas com todos os Estados-Membros. A Conferncia considera igualmente que a Comisso dever tomar todas as medidas necessrias para garantir que sejam plenamente tidas em conta as realidades polticas, sociais e econmicas de todos os Estados-Membros, incluindo aqueles que no contem um nacional seu entre os membros da Comisso. Entre outras medidas, dever constar a garantia de que a posio destes Estados-Membros seja tomada em conta mediante a adopo das regras de organizao adequadas.

11.

Declarao ad n.os 6 e 7 do artigo 17.odo Tratado da Unio Europeia

A Conferncia considera que, por fora dos Tratados, o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu so conjuntamente responsveis pelo bom desenrolar do processo conducente eleio do Presidente da Comisso Europeia. Por conseguinte, os representantes do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu procedero, antes da deciso do Conselho Europeu, s consultas necessrias no quadro que se considere mais adequado. Em conformidade com o primeiro pargrafo do n. o 7 do artigo 17.o, essas consultas incidiro sobre o perfil dos candidatos s funes de Presidente da Comisso, tendo em conta as eleies para o Parlamento Europeu. As modalidades das consultas podero ser definidas, em tempo til, de comum acordo entre o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu.

12.

Declarao ad artigo 18.o do Tratado da Unio Europeia

1. A Conferncia declara que sero estabelecidos os contactos adequados com o Parlamento Europeu durante os trabalhos preparatrios que precedero a nomeao do Alto Representante da Unio para os Negcios Estrangeiros e a Poltica de Segurana, que dever ocorrer na data de entrada em vigor do Tratado de Lisboa, de acordo com o artigo 18.o do Tratado da Unio Europeia e com o artigo 5.o do Protocolo relativo s disposies provisrias; o mandato do Alto Representante correr desde aquela data at ao termo do mandato da Comisso em exerccio nesse momento. 2. Alm disso, a Conferncia recorda que o Alto Representante da Unio para os Negcios Estrangeiros e a Poltica de Segurana, cujo mandato se inicia em Novembro de 2009, ao mesmo tempo que o mandato da prxima Comisso, e tem a mesma durao deste, ser nomeado nos termos dos artigos 17.o e 18.o do Tratado da Unio Europeia.

9.5.2008

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

C 115/343

13.

Declarao sobre a poltica externa e de segurana comum

A Conferncia salienta que as disposies do Tratado da Unio Europeia referentes poltica externa e de segurana comum, incluindo a criao do cargo de Alto Representante da Unio para os Negcios Estrangeiros e a Poltica de Segurana e a criao de um servio para a aco externa, no afectam as responsabilidades dos Estados-Membros, tal como presentemente consagradas, para a formulao e conduo das respectivas polticas de negcios estrangeiros, nem as suas representaes em pases terceiros ou em organizaes internacionais. A Conferncia recorda tambm igualmente que as disposies que regem a poltica comum de segurana e defesa no prejudicam o carcter especfico da poltica de segurana e defesa dos Estados-Membros. A Conferncia sublinha que a Unio Europeia e os Estados-Membros continuam vinculados pelas disposies da Carta das Naes Unidas e, especialmente, pela principal responsabilidade que incumbe ao Conselho de Segurana e dos Estados seus membros na manuteno da paz e da segurana internacionais.

14.

Declarao sobre a poltica externa e de segurana comum

Para alm das regras e procedimentos especficos referidos no n.o 1 do artigo 24.o do Tratado da Unio Europeia, a Conferncia salienta que as disposies referentes poltica externa e de segurana comum, designadamente no que diz respeito ao Alto Representante da Unio para os Negcios Estrangeiros e a Poltica de Segurana e ao servio para a aco externa, no afectaro a base jurdica, responsabilidades e competncias actuais de cada Estado-Membro no que diz respeito formulao e conduo da sua poltica externa, aos seus servios diplomticos nacionais, s suas relaes com os pases terceiros e sua participao em organizaes internacionais, nomeadamente na qualidade de membro do Conselho de Segurana das Naes Unidas. A Conferncia regista ainda de que as disposies referentes poltica externa e de segurana comum no atribuem Comisso novas competncias para propor decises nem reforam o papel do Parlamento Europeu. A Conferncia recorda igualmente que as disposies que regem a poltica comum de segurana e defesa no prejudicam o carcter especfico da poltica de segurana e defesa dos Estados-Membros.

15.

Declarao ad artigo 27.o do Tratado da Unio Europeia

A Conferncia declara que, logo que for assinado o Tratado de Lisboa, o Secretrio-Geral do Conselho, Alto Representante para a Poltica Externa e de Segurana Comum, a Comisso e os Estados-Membros devero dar incio aos trabalhos preparatrios relativos ao Servio Europeu para a Aco Externa.

C 115/344

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

9.5.2008

16.

Declarao ad n.o 2 do artigo 55.odo Tratado da Unio Europeia

A Conferncia considera que a possibilidade de traduzir os Tratados para as lnguas a que se refere o n.o 2 do artigo 55.o contribui para atingir o objectivo, enunciado no quarto pargrafo do n.o 3 do artigo 3.o, que prev que a Unio respeite a riqueza da sua diversidade cultural e lingustica. Neste contexto, a Conferncia confirma o empenho da Unio na diversidade cultural da Europa e a particular ateno que a Unio continuar a dedicar a essas e outras lnguas. A Conferncia recomenda que os Estados-Membros que desejem fazer uso da possibilidade a que se refere o n.o 2 do artigo 55.o comuniquem ao Conselho, no prazo de seis meses a contar da data de assinatura do Tratado de Lisboa, a lngua ou lnguas para as quais os Tratados sero traduzidos.

17.

Declarao sobre o primado do direito comunitrio

A Conferncia lembra que, em conformidade com a jurisprudncia constante do Tribunal de Justia da Unio Europeia, os Tratados e o direito adoptado pela Unio com base nos Tratados primam sobre o direito dos Estados-Membros, nas condies estabelecidas pela referida jurisprudncia. Alm disso, a Conferncia decidiu anexar presente Acta Final o parecer do Servio Jurdico do Conselho sobre o primado do direito comunitrio constante do documento 11197/07 (JUR 260): Parecer do Servio Jurdico do Conselho de 22 de Junho de 2007 Decorre da jurisprudncia do Tribunal de Justia que o primado do direito comunitrio um princpio fundamental desse mesmo direito. Segundo o Tribunal, este princpio inerente natureza especfica da Comunidade Europeia. Quando foi proferido o primeiro acrdo desta jurisprudncia constante (acrdo de 15 de Julho de 1964 no processo 6/64, Costa contra ENEL (1), o Tratado no fazia referncia ao primado. Assim continua a ser actualmente. O facto de o princpio do primado no ser inscrito no futuro Tratado em nada prejudica a existncia do princpio nem a actual jurisprudncia do Tribunal de Justia.
(1) Resulta () que ao direito emergente do Tratado, emanado de uma fonte autnoma, em virtude da sua natureza originria especfica, no pode ser oposto em juzo um texto interno, qualquer que seja, sem que perca a sua natureza comunitria e sem que sejam postos em causa os fundamentos jurdicos da prpria Comunidade.

18.

Declarao sobre a delimitao de competncias

A Conferncia salienta que, em conformidade com o sistema de repartio de competncias entre a Unio e os Estados-Membros, previsto no Tratado da Unio Europeia e no Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia, pertencem aos Estados-Membros as competncias no atribudas Unio pelos Tratados.

9.5.2008

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

C 115/345

Quando os Tratados atribuam Unio competncia partilhada com os Estados-Membros em determinado domnio, os Estados-Membros exercem a sua competncia na medida em que a Unio no tenha exercido a sua ou tenha decidido deixar de a exercer. Esta ltima situao ocorre quando as instituies competentes da Unio decidem revogar um acto legislativo, designadamente para melhor garantir o respeito constante dos princpios da subsidiariedade e da proporcionalidade. O Conselho, por iniciativa de um ou mais dos seus membros (representantes dos Estados-Membros) e em conformidade com o artigo 241.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia, pode solicitar Comisso que apresente propostas com vista revogao de actos legislativos. A Conferncia sada o facto de a Comisso declarar que prestar especial ateno a tais pedidos. De igual modo, os representantes dos Governos dos Estados-Membros, reunidos em Conferncia Intergovernamental, de acordo com o processo de reviso ordinrio previsto nos n. os 2 a 5 do artigo 48.o do Tratado da Unio Europeia, podem decidir alterar os Tratados em que se funda a Unio, inclusivamente no sentido de aumentar ou reduzir as competncias atribudas Unio por esses Tratados.

19.

Declarao ad artigo 8.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

A Conferncia acorda em que, nos seus esforos gerais para eliminar as desigualdades entre homens e mulheres, a Unio tem por objectivo, nas suas diversas polticas, lutar contra todas as formas de violncia domstica. Os Estados-Membros devero tomar todas as medidas necessrias para prevenir e punir tais actos criminosos, bem como para apoiar e proteger as vtimas.

20.

Declarao ad artigo 16.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

A Conferncia declara que, quando haja que adoptar, com fundamento no artigo 16. o, regras sobre proteco de dados pessoais que possam ter implicaes directas para a segurana nacional, as especificidades desta questo devero ser devidamente ponderadas. A Conferncia recorda que a legislao actualmente aplicvel (ver, em especial, a Directiva 95/46/CE) prev derrogaes especficas nesta matria.

21. Declarao sobre a proteco de dados pessoais no domnio da cooperao judiciria em matria penal e da cooperao policial A Conferncia reconhece que, atendendo especificidade dos domnios em causa, podero ser necessrias disposies especficas sobre proteco de dados pessoais e sobre a livre circulao desses dados, nos domnios da cooperao judiciria em matria penal e da cooperao policial, com base no artigo 16.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia.

C 115/346

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

9.5.2008

22.

Declarao ad artigos 48.o e 79.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

A Conferncia considera que, no caso de um projecto de acto legislativo fundamentado no n. o 2 do artigo 79.o prejudicar aspectos importantes do sistema de segurana social de um Estado-Membro, designadamente no que diz respeito ao mbito de aplicao, custo ou estrutura financeira, ou afectar o equilbrio financeiro desse sistema, conforme previsto no segundo pargrafo do artigo 48. o, os interesses do Estado-Membro em causa sero tidos devidamente em considerao. 23. Declarao ad segundo pargrafo do artigo 48.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

A Conferncia recorda que, neste caso, o Conselho Europeu se pronuncia por consenso, em conformidade com o n.o 4 do artigo 15.o do Tratado da Unio Europeia. 24. Declarao sobre a personalidade jurdica da Unio Europeia

A Conferncia confirma que o facto de a Unio Europeia ser dotada de personalidade jurdica no a autorizar de forma alguma a legislar ou agir para alm das competncias que lhe so atribudas pelos Estados-Membros nos Tratados. 25. Declarao ad artigos 75.o e 215.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

A Conferncia recorda que o respeito dos direitos e liberdades fundamentais implica, em particular, que seja dada suficiente ateno proteco e observncia do direito de as pessoas ou entidades em questo beneficiarem das garantias estabelecidas na lei. Para o efeito, e a fim de garantir a plena fiscalizao jurisdicional das decises que imponham medidas restritivas a uma pessoa ou entidade, tais decises devem fundar-se em critrios claros e precisos. Tais critrios devero ser adaptados s especificidades de cada medida restritiva. 26. Declarao sobre a no participao de um Estado-Membro numa medida baseada no Ttulo V da Parte III do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia A Conferncia declara que, quando um Estado-Membro decida no participar numa medida baseada no Ttulo V da Parte III do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia, o Conselho proceder a um debate aprofundado sobre as possveis implicaes e efeitos da no participao do Estado-Membro na medida em questo. Alm disso, qualquer Estado-Membro pode convidar a Comisso a analisar a situao com base no artigo 116.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia. O que precede em nada prejudica a faculdade de um Estado-Membro submeter a questo ao Conselho Europeu.

9.5.2008

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

C 115/347

27.

Declarao ad segundo pargrafo do n.o 1 do artigo 85.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

A Conferncia considera que os regulamentos a que se refere o segundo pargrafo do n. o 1 do artigo 85.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia devero ter em conta as regras e prticas nacionais em matria de abertura de investigaes criminais. 28. Declarao ad artigo 98.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

A Conferncia regista que o artigo 98.o deve ser aplicado de acordo com a prtica actual. A expresso as medidas () necessrias para compensar as desvantagens econmicas que a diviso da Alemanha causa na economia de certas regies da Repblica Federal afectadas por essa diviso deve ser interpretada de acordo com a actual jurisprudncia do Tribunal de Justia da Unio Europeia. 29. Declarao ad alnea c) do n.o 2 do artigo 107.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

A Conferncia constata que a alnea c) do n.o 2 do artigo 107.o deve ser interpretada de acordo com a actual jurisprudncia do Tribunal de Justia da Unio Europeia sobre a aplicabilidade das disposies aos auxlios atribudos a certas regies da Repblica Federal da Alemanha afectadas pela antiga diviso da Alemanha. 30. Declarao ad artigo 126.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

Em relao ao artigo 126.o, a Conferncia confirma que o reforo do potencial de crescimento e a manuteno de situaes oramentais slidas so os dois pilares das polticas econmica e oramental da Unio e dos Estados-Membros. O Pacto de Estabilidade e Crescimento um instrumento importante para atingir estes objectivos. A Conferncia reitera o seu empenhamento nas disposies relativas ao Pacto de Estabilidade e Crescimento, que constituem o quadro da coordenao das polticas oramentais dos Estados-Membros. A Conferncia confirma que um sistema regulamentado constitui a melhor garantia de que os compromissos assumidos sero respeitados e de que todos os Estados-Membros sero tratados em p de igualdade. Neste contexto, a Conferncia reitera ainda o seu empenho nos objectivos da Estratgia de Lisboa: criao de empregos, reformas estruturais e coeso social. A Unio tem por objectivo atingir um crescimento econmico equilibrado e alcanar a estabilidade dos preos. Para tal, as polticas econmicas e oramentais devem fixar as prioridades correctas para as reformas econmicas, a inovao, a competitividade e o reforo do investimento e consumo privados nas fases de fraco crescimento econmico o que se deve reflectir nas orientaes das decises

C 115/348

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

9.5.2008

oramentais ao nvel nacional e da Unio, nomeadamente atravs da reestruturao das receitas e das despesas pblicas, sem deixar de respeitar a disciplina oramental, nos termos dos Tratados e do Pacto de Estabilidade e Crescimento. Os desafios oramentais e econmicos que os Estados-Membros enfrentam sublinham a importncia de uma poltica oramental slida ao longo de todo o ciclo econmico. A Conferncia acorda em que os Estados-Membros devem utilizar activamente as fases de retoma econmica para consolidar as finanas pblicas e melhorar as respectivas situaes oramentais. O objectivo obter progressivamente um excedente oramental nos perodos de conjuntura favorvel, criando assim a margem necessria para absorver as fases de retrocesso e contribuindo para a sustentabilidade das finanas pblicas a longo prazo. Os Estados-Membros aguardam com interesse as eventuais propostas da Comisso e os novos contributos dos Estados-Membros em matria de reforo e clarificao da execuo do Pacto de Estabilidade e Crescimento. Os Estados-Membros tomaro todas as medidas necessrias para aumentar o potencial de crescimento das suas economias. Este objectivo poder ser apoiado por uma melhor coordenao das polticas econmicas. A presente declarao no prejudica os futuros debates sobre o Pacto de Estabilidade e Crescimento.

31.

Declarao ad artigo 156.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

A Conferncia confirma que as polticas enunciadas no artigo 156.o so essencialmente da competncia dos Estados-Membros. As medidas de incentivo e de coordenao a tomar ao nvel da Unio nos termos deste artigo so de natureza complementar. Destinam-se, no a harmonizar sistemas nacionais, mas antes a reforar a cooperao entre Estados-Membros. No afectam as garantias e prticas consuetudinrias existentes em cada Estado-Membro em matria de responsabilidade dos parceiros sociais. A presente declarao em nada prejudica as disposies dos Tratados que atribuem competncias Unio, designadamente no domnio social.

32.

Declarao ad alnea c) do n.o 4 do artigo 168.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

A Conferncia declara que as medidas que vierem a ser adoptadas em aplicao da alnea c) do n. o 4 do artigo 168.o devem atender aos desafios comuns de segurana e ter por objectivo estabelecer normas elevadas de qualidade e segurana, quando quaisquer normas nacionais com incidncia no mercado interno impeam que se atinja de outra forma um elevado nvel de proteco da sade humana.

9.5.2008

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

C 115/349

33.

Declarao ad artigo 174.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

A Conferncia considera que a referncia s regies insulares feita no artigo 174. o pode incluir igualmente Estados insulares na sua totalidade, sob reserva do cumprimento das condies necessrias.

34.

Declarao ad artigo 179.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

A Conferncia acorda em que a aco da Unio no domnio da investigao e desenvolvimento tecnolgico ter devidamente em conta as orientaes e opes fundamentais das polticas de investigao dos Estados-Membros.

35.

Declarao ad artigo 194.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

A Conferncia considera que o artigo 194.o no afecta o direito de os Estados-Membros tomarem as disposies necessrias para garantir o seu aprovisionamento energtico nas condies previstas no artigo 347.o.

36.

Declarao ad artigo 218.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia, relativa negociao e celebrao pelos EstadosMembros de acordos internacionais relativos ao espao de liberdade, segurana e justia

A Conferncia confirma que os Estados-Membros tm o direito de negociar e celebrar acordos com pases terceiros ou organizaes internacionais nos domnios abrangidos pelos Captulos 3, 4 e 5 do Ttulo V da Parte III, desde que esses acordos sejam conformes com o direito da Unio.

37.

Declarao ad artigo 222.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

Sem prejuzo das medidas adoptadas pela Unio para cumprir o seu dever de solidariedade para com um Estado-Membro que seja vtima de um ataque terrorista ou de uma catstrofe natural ou de origem humana, nenhuma das disposies do artigo 222.o visa prejudicar o direito de outro Estado-Membro de escolher os meios mais adequados para cumprir o seu prprio dever de solidariedade para com aquele Estado-Membro.

C 115/350

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

9.5.2008

38. Declarao ad artigo 252.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia sobre o nmero de advogados-gerais do Tribunal de Justia A Conferncia declara que, se o Tribunal de Justia solicitar, em conformidade com o primeiro pargrafo do artigo 252.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia, que o nmero de advogados-gerais seja aumentado de oito para onze (mais trs), o Conselho, deliberando por unanimidade, aprovar o referido aumento. Nesse caso, a Conferncia acorda em que, como j acontece com a Alemanha, a Frana, a Itlia, a Espanha e o Reino Unido, a Polnia ter um advogado-geral permanente e deixar de participar no sistema de rotao; por outro lado, o actual sistema de rotao abranger cinco advogados-gerais em vez de trs.

39.

Declarao ad artigo 290.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

A Conferncia regista que a Comisso tenciona continuar a consultar os peritos designados pelos Estados-Membros para a elaborao dos seus projectos de actos delegados no domnio dos servios financeiros, de acordo com a prtica estabelecida.

40.

Declarao ad artigo 329.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

A Conferncia declara que, sempre que formulem um pedido para estabelecer uma cooperao reforada, os Estados-Membros podem indicar se tencionam j nessa fase recorrer s disposies do artigo 333.o, que estabelece o alargamento da votao por maioria qualificada, ou ao processo legislativo ordinrio.

41.

Declarao ad artigo 352.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

A Conferncia declara que a referncia aos objectivos da Unio que feita no n. o 1 do artigo 352.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia diz respeito aos objectivos definidos nos n. os 2 e 3 do artigo 3.o do Tratado da Unio Europeia e aos objectivos enunciados no n.o 5 do artigo 3.o do referido Tratado, relativo aco externa, por fora da Parte V do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia. Fica assim excluda a possibilidade de uma aco baseada no artigo 352. o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia visar unicamente os objectivos definidos no n. o 1 do artigo 3.o do Tratado da Unio Europeia. Neste contexto, a Conferncia regista que, em conformidade com o n.o 1 do artigo 31.o do Tratado da Unio Europeia, no podem ser adoptados actos legislativos no domnio da poltica externa e de segurana comum.

9.5.2008

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

C 115/351

42.

Declarao ad artigo 352.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

A Conferncia salienta, segundo a jurisprudncia constante do Tribunal de Justia da Unio Europeia, que, sendo parte integrante de uma ordem institucional baseada no princpio da atribuio de competncias, o artigo 352.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia no pode constituir fundamento para alargar o mbito de competncias da Unio para alm do quadro geral resultante do conjunto das disposies dos Tratados, nomeadamente das que definem as misses e aces da Unio. Aquele artigo no pode, em caso algum, servir de fundamento adopo de disposies que impliquem em substncia, nas suas consequncias, uma alterao dos Tratados que escape ao processo por estes previsto para esse efeito. 43. Declarao ad n.o 6 do artigo 355.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

As Altas Partes Contratantes acordam em que, em aplicao do n. o 6 do artigo 355.o, o Conselho Europeu adoptar uma deciso que altere o estatuto de Mayotte perante a Unio, por forma a que este territrio passe a ser uma regio ultraperifrica, na acepo do n. o 1 do artigo 355.o e do artigo 349.o, quando as autoridades francesas notificarem o Conselho Europeu e a Comisso de que a evoluo em curso no estatuto interno da ilha o permite.

C 115/352

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

9.5.2008

B. DECLARAES RELATIVAS A PROTOCOLOS ANEXADOS AOS TRATADOS

44.

Declarao ad artigo 5.o do Protocolo relativo ao acervo de Schengen integrado no mbito da Unio Europeia

A Conferncia regista que, quando um Estado-Membro tenha notificado, nos termos do n. o 2 do artigo 5.o do Protocolo relativo ao acervo de Schengen integrado no mbito da Unio Europeia, que no deseja participar numa dada proposta ou iniciativa, a sua notificao pode ser retirada, em qualquer momento, antes da adopo da medida baseada no acervo de Schengen.

45.

Declarao ad n.o 2 do artigo 5.o do Protocolo relativo ao acervo de Schengen integrado no mbito da Unio Europeia

A Conferncia declara que, caso o Reino Unido ou a Irlanda comuniquem ao Conselho a sua inteno de no participar numa medida baseada numa parte do acervo de Schengen em que um ou o outro participe, o Conselho proceder a um debate aprofundado sobre as eventuais implicaes da no participao do Estado-Membro em causa naquela medida. O debate do Conselho dever ser conduzido de acordo com as indicaes dadas pela Comisso a respeito do nexo entre a proposta e o acervo de Schengen.

46.

Declarao ad n.o 3 do artigo 5.o do Protocolo relativo ao acervo de Schengen integrado no mbito da Unio Europeia

A Conferncia recorda que, se o Conselho no tomar qualquer deciso depois de a questo ser objecto de um primeiro debate quanto ao fundo, a Comisso pode apresentar uma proposta alterada com vista a um reexame adicional quanto ao fundo pelo Conselho no prazo de quatro meses.

47.

Declarao ad n.os 3, 4 e 5 do artigo 5.o do Protocolo relativo ao acervo de Schengen integrado no mbito da Unio Europeia

A Conferncia regista que as condies a definir na deciso a que se referem os n. os 3, 4 ou 5 do artigo 5.o do Protocolo relativo ao acervo de Schengen integrado no mbito da Unio Europeia podem determinar que o Estado-Membro em causa suporte as eventuais consequncias financeiras directas que decorram, necessria e inevitavelmente, da cessao da sua participao em todo ou parte do acervo referido em qualquer deciso adoptada pelo Conselho nos termos do artigo 4. o do referido Protocolo.

9.5.2008

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

C 115/353

48.

Declarao sobre o Protocolo relativo posio da Dinamarca

A Conferncia regista que, no que respeita aos actos jurdicos que devam ser adoptados pelo Conselho, deliberando a ttulo individual ou em conjunto com o Parlamento Europeu e que contenham disposies aplicveis Dinamarca, bem como disposies que no lhe sejam aplicveis por terem fundamento jurdico a que aplicvel a Parte I do Protocolo relativo posio da Dinamarca, a Dinamarca declara que no far uso do seu direito de voto para impedir a adopo das disposies que no lhe sejam aplicveis. A Conferncia regista ainda que, com base na declarao ad artigo 222.o, a Dinamarca declara que a sua participao em aces ou actos jurdicos em aplicao do artigo 222.o se realizar em conformidade com as Partes I e II do Protocolo relativo posio da Dinamarca.

49.

Declarao relativa Itlia

A Conferncia toma nota de que o Protocolo relativo Itlia, anexado em 1957 ao Tratado que institui a Comunidade Econmica Europeia, com as alteraes introduzidas aquando da adopo do Tratado da Unio Europeia, rezava o seguinte: AS ALTAS PARTES CONTRATANTES, DESEJANDO resolver certos problemas especficos respeitantes Itlia, ACORDARAM nas disposies seguintes, que vm anexas a este Tratado: OS ESTADOS-MEMBROS DA COMUNIDADE TOMAM NOTA de que o Governo italiano se encontra empenhado na execuo de um programa decenal de expanso econmica que tem por fim sanar os desequilbrios estruturais da economia italiana, designadamente atravs da dotao em equipamento das zonas menos desenvolvidas no Sul e nas ilhas e da criao de novos postos de trabalho com o objectivo de eliminar o desemprego. CHAMAM A ATENO para o facto de este programa do Governo italiano ter sido tomado em considerao e aprovado nos seus princpios e objectivos por organizaes de cooperao internacional de que os Estados-Membros so membros. RECONHECEM que a consecuo dos objectivos do programa italiano corresponde ao seu interesse comum. ACORDAM, com vista a facilitar ao Governo italiano a realizao desta tarefa, em recomendar s instituies da Comunidade que ponham em execuo todos os meios e procedimentos previstos no Tratado, designadamente atravs de uma utilizao adequada dos recursos do Banco Europeu de Investimento e do Fundo Social Europeu.

C 115/354

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

9.5.2008

SO DE OPINIO de que as instituies da Comunidade devem, na aplicao do Tratado, tomar em conta o esforo que a economia italiana ter de suportar nos prximos anos, bem como a convenincia em evitar que se produzam tenses perigosas, designadamente na balana de pagamentos ou no nvel de emprego, que possam comprometer a aplicao deste Tratado em Itlia. RECONHECEM especialmente que, em caso de aplicao dos artigos 109. o-H e 109.o-I, ser necessrio velar por que as medidas exigidas ao Governo italiano no prejudiquem o cumprimento do seu programa de expanso econmica e de melhoria do nvel de vida da populao. 50. Declarao ad artigo 10.odo Protocolo relativo s disposies transitrias

A Conferncia convida o Parlamento Europeu, o Conselho e a Comisso, no mbito das respectivas competncias, a esforarem-se por adoptar, nos casos adequados e se possvel no prazo de cinco anos referido no n.o 3 do artigo 10.o do Protocolo relativo s disposies transitrias, actos jurdicos que alterem ou substituam os actos a que se refere o n.o 1 do artigo 10.o do referido Protocolo.

9.5.2008

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

C 115/355

C.

DECLARAES DOS ESTADOS-MEMBROS

51.

Declarao do Reino da Blgica sobre os Parlamentos nacionais

A Blgica precisa que, por fora do seu direito constitucional, tanto a Cmara de Representantes e o Senado do Parlamento Federal como as assembleias parlamentares das Comunidades e das Regies actuam, em funo das competncias exercidas pela Unio, como componentes do sistema parlamentar nacional ou cmaras do Parlamento nacional.

52. Declarao do Reino da Blgica, da Repblica da Bulgria, da Repblica Federal da Alemanha, da Repblica Helnica, do Reino de Espanha, da Repblica Italiana, da Repblica de Chipre, da Repblica da Litunia, do Gro-Ducado do Luxemburgo, da Repblica da Hungria, da Repblica de Malta, da Repblica da ustria, da Repblica Portuguesa, da Romnia, da Repblica da Eslovnia e da Repblica Eslovaca relativa aos smbolos da Unio Europeia A Blgica, a Bulgria, a Alemanha, a Grcia, a Espanha, a Itlia, Chipre, a Litunia, o Luxemburgo, a Hungria, Malta, a ustria, Portugal, a Romnia, a Eslovnia e a Eslovquia declaram que a bandeira constituda por um crculo de doze estrelas douradas sobre fundo azul, o hino extrado do Hino Alegria da Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, o lema Unida na diversidade, o euro enquanto moeda da Unio Europeia e o Dia da Europa em 9 de Maio continuaro a ser, para eles, os smbolos do vnculo comum dos cidados Unio Europeia e dos laos que os ligam a esta.

53.

Declarao da Repblica Checa sobre a Carta dos Direitos Fundamentais da Unio Europeia

1. A Repblica Checa recorda que as disposies da Carta dos Direitos Fundamentais da Unio Europeia tm por destinatrios as instituies e rgos da Unio Europeia, na observncia do princpio da subsidiariedade e da repartio de competncias entre a Unio Europeia e os Estados-Membros, como se reafirma na declarao (n.o 18) a respeito da delimitao de competncias. A Repblica Checa sublinha que o disposto na referida Carta apenas tem por destinatrios os Estados-Membros quando estes pem em execuo o direito da Unio, e no quando adoptam e pem em execuo disposies de direito nacional independentemente do direito da Unio. 2. A Repblica Checa reala igualmente que a Carta no alarga o mbito de aplicao do direito da Unio nem atribui a esta novas competncias. A Carta no diminui o mbito de aplicao do direito nacional nem restringe nenhuma das actuais competncias das autoridades nacionais neste domnio.

C 115/356

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

9.5.2008

3. A Repblica Checa frisa que, na medida em que a Carta reconhece os direitos e princpios fundamentais que resultam das tradies constitucionais comuns aos Estados-Membros, esses direitos e princpios devem ser interpretados de acordo com tais tradies. 4. A Repblica Checa salienta ainda que nenhuma disposio da Carta deve ser interpretada no sentido de restringir ou lesar os direitos do Homem e as liberdades fundamentais reconhecidos, nos respectivos mbitos de aplicao, pelo direito da Unio e pelas convenes internacionais em que so partes a Unio ou todos os Estados-Membros, nomeadamente a Conveno Europeia para a Proteco dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais, bem como pelas Constituies dos Estados-Membros.

54. Declarao da Repblica Federal da Alemanha, da Irlanda, da Repblica da Hungria, da Repblica da ustria e do Reino da Sucia A Alemanha, a Irlanda, a Hungria, a ustria e a Sucia registam que as disposies essenciais do Tratado que institui a Comunidade Europeia da Energia Atmica no foram substancialmente alteradas desde a sua entrada em vigor e precisam de ser actualizadas, pelo que preconizam a convocao de uma Conferncia dos Representantes dos Governos dos Estados-Membros o mais rapidamente possvel.

55.

Declarao do Reino de Espanha e do Reino Unido da Gr-Bretanha e da Irlanda do Norte

Os Tratados aplicam-se a Gibraltar enquanto territrio europeu por cujas relaes externas responsvel um Estado-Membro. Este facto no implica quaisquer alteraes nas posies respectivas dos Estados-Membros em causa.

56. Declarao da Irlanda ad artigo 3.o do Protocolo relativo posio do Reino Unido e da Irlanda em relao ao espao de liberdade, segurana e justia A Irlanda afirma o seu empenho na Unio enquanto espao de liberdade, segurana e justia que respeita os direitos fundamentais e os diversos ordenamentos e tradies jurdicas dos Estados-Membros e que proporciona aos cidados um elevado nvel de segurana. Assim sendo, a Irlanda declara a firme inteno de exercer o direito que lhe cabe por fora do artigo 3.o do Protocolo relativo posio do Reino Unido e da Irlanda em relao ao espao de liberdade, segurana e justia de dar a mxima participao que se lhe afigure possvel na adopo de medidas tomadas ao abrigo do Ttulo V da Parte III do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia. Em especial, a Irlanda dar a mxima participao possvel no que respeita a medidas do mbito da cooperao policial.

9.5.2008

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

C 115/357

A Irlanda recorda, alm disso, que, nos termos do artigo 8.o do Protocolo, pode notificar por escrito o Conselho de que pretende deixar de ser abrangida pelo disposto no Protocolo. A Irlanda tenciona reanalisar o funcionamento destas disposies num prazo de trs anos a contar da data de entrada em vigor do Tratado de Lisboa.

57.

Declarao da Repblica Italiana relativa composio do Parlamento Europeu

A Itlia constata que, nos termos dos artigos 10.o e 14.o do Tratado da Unio Europeia, o Parlamento Europeu composto por representantes dos cidados da Unio Europeia, cuja representao assegurada de modo degressivamente proporcional. A Itlia constata igualmente que, nos termos do artigo 9.o do Tratado da Unio Europeia e do artigo 20.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia, cidado da Unio qualquer pessoa que tenha a nacionalidade de um Estado-Membro. Consequentemente, a Itlia considera que, sem prejuzo da deciso relativa legislatura de 2009-2014, as decises adoptadas pelo Conselho Europeu, por iniciativa do Parlamento Europeu e com a aprovao deste ltimo, que fixe a composio do Parlamento Europeu, deve respeitar os princpios a que se refere o primeiro pargrafo do n.o 2 do artigo 14.o.

58. Declarao da Repblica da Letnia, da Repblica da Hungria e da Repblica de Malta sobre a ortografia da denominao da moeda nica nos Tratados Sem prejuzo da ortografia unificada da denominao da moeda nica da Unio Europeia referida nos Tratados e ostentada nas notas de banco e moedas, a Letnia, a Hungria e Malta declaram que a ortografia da denominao da moeda nica, incluindo as palavras dela derivadas tal como utilizadas no texto dos Tratados nas lnguas let, hngara e maltesa, no aplicvel s regras em vigor da lngua let, da lngua hngara e da lngua maltesa.

59.

Declarao do Reino dos Pases Baixos ad artigo 312.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

O Reino dos Pases Baixos aprovar uma deciso a que se refere o segundo pargrafo do n. o 2 do artigo 312.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia, desde que uma reviso da deciso a que se refere o terceiro pargrafo do artigo 311.o do referido Tratado proporcione aos Pases Baixos uma soluo satisfatria para a situao de pagamentos lquidos negativos excessivos em que se encontra relativamente ao oramento da Unio.

C 115/358

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

9.5.2008

60.

Declarao do Reino dos Pases Baixos ad artigo 355.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia

O Reino dos Pases Baixos declara que toda e qualquer iniciativa tendo em vista uma deciso referida no n.o 6 do artigo 355.o, no sentido de alterar o estatuto das Antilhas Neerlandesas e/ou de Aruba perante a Unio, apenas ser apresentada com base numa deciso tomada em conformidade com a legislao do Reino dos Pases Baixos relativa a esses territrios.

61.

Declarao da Repblica da Polnia sobre a Carta dos Direitos Fundamentais da Unio Europeia

A Carta no prejudica de modo algum o direito de os Estados-Membros legislarem em matria de moralidade pblica e direito da famlia, bem como de proteco da dignidade humana e respeito pela integridade fsica e moral do ser humano.

62. Declarao da Repblica da Polnia sobre o Protocolo relativo aplicao da Carta dos Direitos Fundamentais da Unio Europeia Polnia e ao Reino Unido A Repblica da Polnia declara que, tendo em conta a tradio do movimento social Solidariedade e o seu contributo significativo para a luta pelos direitos sociais e laborais, respeita inteiramente os direitos sociais e laborais consagrados no direito da Unio, e em especial os que so reafirmados no Ttulo IV da Carta dos Direitos Fundamentais da Unio Europeia.

63.

Declarao do Reino Unido da Gr-Bretanha e da Irlanda do Norte sobre a definio do termo nacionais

No que se refere aos Tratados e ao Tratado que institui a Comunidade Europeia da Energia Atmica, e a qualquer dos actos derivados desses Tratados ou que esses Tratados mantenham em vigor, o Reino Unido reitera a sua declarao de 31 de Dezembro de 1982 sobre a definio do termo nacionais, com a ressalva de que a referncia a Cidados dos Territrios Dependentes Britnicos dever ser entendida como uma referncia a Cidados dos Territrios Ultramarinos Britnicos.

64.

Declarao do Reino Unido da Gr-Bretanha e da Irlanda do Norte sobre o direito de voto nas eleies para o Parlamento Europeu

O Reino Unido regista que o artigo 14.o do Tratado da Unio Europeia e outras disposies dos Tratados no tm por objectivo alterar a base em que assenta o direito de voto nas eleies para o Parlamento Europeu.

9.5.2008

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

C 115/359

65. Declarao do Reino Unido da Gr-Bretanha e da Irlanda do Norte ad artigo 75.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia O Reino Unido apoia inteiramente a tomada de medidas enrgicas no que respeita adopo de sanes financeiras destinadas a prevenir e combater o terrorismo e actividades conexas. O Reino Unido declara, por conseguinte, que tenciona exercer o direito que lhe cabe por fora do artigo 3.o do Protocolo relativo posio do Reino Unido e da Irlanda em relao ao espao de liberdade, segurana e justia de participar na adopo de todas as propostas apresentadas ao abrigo do artigo 75.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia.

Vous aimerez peut-être aussi