Vous êtes sur la page 1sur 11

Professor Carlos Victor

e-mail: prof.carlosvictor@gmail.com

GNU Linux Introduo


Histrico
O ncleo do sistema operacional do Linux foi, originalmente, escrito por Linus Torvalds do Departamento de Cincia da Computao da Universidade de Helsinki, Finlndia, com a ajuda de vrios programadores voluntrios atravs da Internet. O sistema operacional Linux est disponvel na forma de cdigo objeto, bem como em cdigo fonte e pode ser livremente distribudo de acordo com os termos da GNU General Public License (www.gnu.org). Alm do ncleo do sistema operacional do linux, a maioria dos programas que rodam no Linux so freeware. Assim como o Windows, o Linux um sistema operacional, programa responsvel pelo funcionamento do computador, que faz a comunicao entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado etc) e software (aplicativos em geral).

Multi-Tarefa e Multi-Usurio
O Linux multi-tarefa e multi-usurio. Multi-tarefa a capacidade que o sistema tem de executar vrias tarefas de uma s vez, dividindo assim o uso da memria. Multi-usurio a capacidade do sistema lidar com vrias pessoas ou usurios, cada um com suas preferncias, cada um com seus arquivos, suas permisses e assim por diante. Universidade Estcio de S Pg. 1/11

Professor Carlos Victor

e-mail: prof.carlosvictor@gmail.com

Como exemplo de multi-tarefa, podemos citar que voc pode consultar um arquivo texto que est no diretrio X, enquanto acessa o disquete e o CD-ROM, tudo ao mesmo tempo. Todos os sistemas atuais so multi-tarefa, ento este conceito no deve ser muito novo para voc. Um exemplo de sistema que no multi-tarefa o DOS (mono-tarefa).

Quanto ao multi-usurio no Linux, h um usurio principal chamado root e este pode acessar, controlar e fazer tudo no sistema. Enquanto os usurios normais s podero acessar seus documentos, ou os que o sistema (root) permitir.

Termos de Licenciamento

Inicialmente, Torvalds lanou o Linux sob uma licena que proibia qualquer uso comercial. Isso foi mudado de imediato para a Licena Pblica Geral GNU. Essa licena permite a distribuio e mesmo a venda de verses possivelmente modificadas do Linux mas requer que todas as cpias sejam lanadas dentro da mesma licena e acompanhadas do cdigo fonte.

Software Livre x Software Proprietrio

Software Livre o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribudo sem restrio. A forma usual de um software ser distribudo livremente sendo acompanhado por uma licena de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilizao do seu cdigo-fonte.

Universidade Estcio de S

Pg. 2/11

Professor Carlos Victor

e-mail: prof.carlosvictor@gmail.com

O software proprietrio um conceito criado por empresas de software com a inteno de proteger o seu produto de qualquer tipo de alterao. Sua licena probe a distribuio ou cpia sem a autorizao do proprietrio.

O que uma Distribuio Linux?

Pelo fato de o Linux ser um software de livre distribuio, muitas pessoas e at mesmo empresas se empenham em organizar o kernel e mais uma srie de aplicativos e manuais para que o sistema fique cada vez mais amigvel.

A esse conjunto de aplicativos mais o kernel d-se o nome de distribuio Linux. Algumas distribuies Linux so maiores que outras, dependendo da quantidade de aplicativos e a finalidade a que se propem. Existem desde distribuies que cabem num disquete de 1.44Mb at distribuies que ocupam vrios Cds.

Algumas distribuies:
Arch Linux CentOS Linux (baseada no RedHat Linux) Conectiva (atual Mandriva Linux) Debian Fedora Core (baseada no RedHat Linux) Gentoo Linux GoboLinux Linspire Mandriva Pg. 3/11

Universidade Estcio de S

Professor Carlos Victor RedHat Linux Rxart Slackware Linux Sorcerer GNU/Linux SuSE TechLinux Ubuntu Linux

e-mail: prof.carlosvictor@gmail.com

Conceitos bsicos do Linux/Unix

Usurios conta de uso geral do sistema. Super usurio (root) conta de administrador do sistema. SHELL programa que faz a interface entre o usurio e o Sistema Operacional. Boot processo de inicializao do sistema. kernel o ncleo do Sistema Operacional.

Sistema de diretrios do linux


/bin /boot /dev /etc /home /lib /proc Arquivos executveis que so usados pelo sistema freqentemente. Neste diretrio ficam os arquivos de boot, como os mapas de boot e as imagens do kernel. Este um diretrio que carrega consigo todos os arquivos-dispositivos. Arquivos de configurao do Linux. Este o diretrio que carrega todas as configuraes dos principais (seno todos) os programas do Linux. Diretrio dos usurios. Cada usurio possui um diretrio aqui dentro. Algumas bibliotecas essenciais para o funcionamento do Linux e tambm os mdulos do kernel. Este um diretrio especial, ele contm informaes que o kernel gera Pg. 4/11

Universidade Estcio de S

Professor Carlos Victor /bin /root /sbin /tmp /usr /var

e-mail: prof.carlosvictor@gmail.com

Arquivos executveis que so usados pelo sistema freqentemente. e algumas configuraes tambm. um diretrio HOME. Aqui o do usurio administrador (root). Executveis que tm funes administrativas, geralmente usados pelo root. Diretrio temporrio. Neste diretrio, vrios utlitrios criam arquivos que s sero usados por um tempo e depois sero descartados. Um dos maiores diretrios, este contm as bibliotecas e arquivos gerais dos vrios programas instalados no sistema. Informaes variveis como arquivos de logs, de travas, informaes, e-mails do sistema, etc.

TIPOS DE ARQUIVOS
Existem alguns tipos de arquivos em sistemas Linux, que se utilizarmos o comando ls -la, ser possvel verificar que cada um deles ser identificado por um determinado caracter de acordo com sua funo ou seu tipo para o sistema. - --> arquivo comum d --> diretrio l --> link simblico b --> dispositivo orientado a bloco (hd, floppy) c --> dispositivo orientado a caracter (modem) s --> socket (comunicao entre processos) p --> pipe (comunicao entre processos) Para o Linux, arquivos e diretrios so a mesma coisa. Na verdade existe um bit setado que diferencia os dois, fazendo com que arquivos contenham dados e diretrios contenham arquivos. Assim, o administrador de redes ou de sistemas Linux, pode identificar cada um deles facilmente, bastando para isso apenas utilizar o comando ls -la, que listar todos os arquivos e diretrios em forma de lista (com as informaes necessrias para identificao do tipo de cada arquivo).

Universidade Estcio de S

Pg. 5/11

Professor Carlos Victor

e-mail: prof.carlosvictor@gmail.com

PERMISSES NO SISTEMA DE ARQUIVOS


A permisso no sistema de arquivos serve para definirmos qual o nvel de acesso os usurios ou grupos tero em determinados arquivos ou diretrios do sistema. Desta forma, ser possvel, por exemplo, configurarmos o sistema de modo que um usurio tenha acesso de leitura a um determinado arquivo, enquanto outro usurio tem acesso de leitura e gravao a este mesmo arquivo. Permisses r --> direito de leitura (read ) w --> direito de gravao (write) x --> direito de execuo (execute) Smbolos u --> usurio dono do arquivo (user) g --> grupo dono do arquivo (group) o --> outros usurios do sistema (others)

ALGUNS COMANDOS DO LINUX


clear: limpa a tela Ex: clear reboot: reinicializa o computador Ex: reboot halt: desliga o computador
Universidade Estcio de S Pg. 6/11

Professor Carlos Victor

e-mail: prof.carlosvictor@gmail.com

Ex: halt logout: termina sesso atual Ex: logout cal : calendrio Ex: cal date: data e hora Ex: date man: manual de ajuda. Ex: man ls info : como o man, porm com links nos textos Ex: info ls help: ajuda do shell atual Ex: help cd : entra ou sai de um diretrio Ex: cd /diretrio cd / : diretrio raiz cd .. : diretrio acima ls : lista arquivos e diretrios -l : mostra propriedades Ex: ls -l
Universidade Estcio de S Pg. 7/11

Professor Carlos Victor

e-mail: prof.carlosvictor@gmail.com

mkdir : cria um diretrio Ex: mkdir curso rmdir : remove um diretrio (atributo : -R para deletar diretrios no vazios) Ex: rmdir curso pwd : mostra o diretrio atual Ex: pwd find : localiza arquivo ou diretrio. Ex: find -name *.doc Vi ou mcedit: editores de texto Ex: vi apostila, mcedit apostila1 rm: apaga um arquivo Ex: rm apostila

MODO TEXTO e MODO GRFICO


No modo texto, o usurio opera no sistema atravs de comandos digitados (parecido com o MS-DOS). No modo grfico, o usurio opera no sistema atravs de uma interface grfica na tela utilizando o mouse. As primeiras verses do Linux no suportavam modo grfico, apenas o modo texto, enquanto o Windows j trabalhava em modo grfico, principal vantagem que a Microsoft tinha na poca.

Universidade Estcio de S

Pg. 8/11

Professor Carlos Victor

e-mail: prof.carlosvictor@gmail.com

O que X Window?
um sistema grfico de janelas que roda em uma grande faixa de computadores, mquinas grficas e diferentes tipos de mquinas e plataformas Unix. Pode tanto ser executado em mquinas locais como remotas atravs de conexo em rede.

A organizao do ambiente grfico X Window


Em geral o ambiente grfico X Window dividido da seguinte forma:

O Servidor X - o programa que controla a exibio dos grficos na tela, mouse e teclado. Ele se comunica com os programas cliente atravs de diversos mtodos de comunicao. O servidor X pode ser executado na mesma mquina que o programa cliente esta sendo executado de forma transparente ou atravs de uma mquina remota na rede.

O gerenciador de Janelas - o programa que controla a aparncia da aplicao. Os gerenciadores de janelas (window managers) so programas que atuam entre o servidor X e a aplicao. Voc pode alternar de um gerenciador para outro sem fechar seus aplicativos. Existem vrios tipos de gerenciadores de janelas disponveis no mercado entre os mais conhecidos posso citar:

KDE: o mais usado e completo, contm vrias ferramentas para uso geral, e tambm sua aparncia, similar do Windows, ideal para iniciantes. GNOME: tambm muito usado(distros como Debian e RedHat o adotam como gerenciador padro), contm muitas ferramentas. Ideal se voc quer uma interface limpa, e que no lembre o Windows. IceWM: mais leve que o KDE e GNOME(para micros antigos), sua principal Universidade Estcio de S Pg. 9/11

Professor Carlos Victor

e-mail: prof.carlosvictor@gmail.com

vantagem sobre muitos seu visual, similar ao Windows. usado por muitos programadores. Fluxbox: leve, com uma interface totalmente diferente dos outros gerenciadores, mas no recomendvel para leigos, beleza e praticidade no so seus pontos fortes. Window Maker: gerenciador brasileiro, desenvolvido por Alfredo Kojima. Chegou ser usado por padro pelo Conectiva 3.0 e 4.0, mas foi substitudo pelo KDE em verses posteriores. Sua interface razoavelmente bonita. Blanes: baseado no IceWM, tem um visual bem similar ao Windows 98. No se encontra instalado na maioria das distros, tendo voc instal-lo manualmente. Obs.: Busque usar o KDE ou o GNOME, por serem os mais simples e completos (e presentes em quase todas as distribuies), ideais para usurios iniciantes. Os demais so recomendados a usurios mais experientes. A escolha do seu gerenciador de janelas pessoal, depende muito do gosto de cada pessoa e dos recursos que deseja utilizar.

A aplicao cliente - o programa sendo executado.

Esta organizao do ambiente grfico X traz grandes vantagens de gerenciamento e recursos no ambiente grfico UNIX, uma vez que tem estes recursos voc pode executar seus programas em computadores remotos, mudar totalmente a aparncia de um programa sem ter que fecha-lo (atravs da mudana do gerenciador de janelas), etc. Quando se usa um computador em modo grfico (diferente do modo texto), geralmente se vem os programas representados por janelas na rea de Trabalho. Para que isto ocorra, preciso que exista um programa que chamamos de Gerenciador de Janelas.

Algumas definies:

Universidade Estcio de S

Pg. 10/11

Professor Carlos Victor

e-mail: prof.carlosvictor@gmail.com

GNOME (acrnimo para GNU Network Object Model Environment) um ambiente grfico desktop gratuito e livre para sistemas UNIX. o ambiente desktop oficial do projeto GNU e includo em muitas distribuies GNU/Linux e BSD. KDE (sigla inglesa para K Desktop Environment) , simultaneamente, um ambiente grfico (que inclui um gerenciador de janelas) e uma plataforma de desenvolvimento livre e de cdigo aberto. IceWM O IceWM foi construdo tendo em mente os objetivos de bom desempenho e flexibilidade. Mesmo sendo minimalista em seu conceito, apresenta muitos dos confortos dos ambientes grficos mais volumosos, tais como suporte a temas, barra de tarefas bastante funcional, incluindo at mesmo applets como um relgio, monitor de bateria e indicador de chegada de e-mail. Outra caracterstica importante do IceWM a presena de reas de trabalho similares s do WindowMaker. As reas de trabalho funcionam como mltiplas telas, sendo que voc abre as suas janelas de aplicao na tela que mais lhe convier, e a cada momento escolhe qual rea deseja visualizar.

Universidade Estcio de S

Pg. 11/11

Vous aimerez peut-être aussi