Vous êtes sur la page 1sur 7

Livestream

Livestream - Transmisso de Vdeo


Assim como outras ferramentas, como Justin.tv, Ustream.tv, e Stickcam, o Livestream permite fcil transmisso de vdeo, inclusive ao vivo. Ele tambm permite a criao completa de um canal de transmisso, includo grande personalizao, chat e transmisso com mais de uma cmera. Se interessou? Quer criar seu prprio canal interativo? Explore o tutorial aqui, ou escolha um assunto no ndice abaixo, e aprenda passo a passo como como criar e melhor utilizar todas as ferramentas do Livestream.

Cadastro no Livestream
Primeiros passos:
Para comear a criar o seu canal interativo, vamos criar uma conta no Livestream, que permite a transmisso ao vivo de vdeos. Acesse o site www.livestream.com e clique em Sign Up, localizado no canto direito do Menu principal da Home.

Escolha do tipo de conta:


H duas opes de conta. Uma direcionada aos telespectadores, e outra para quem est interessado em transmitir contedo por meio de um canal prprio. Como nosso interesse criar um canal, clicamos na opo Broadcast.

Criando um canal:

Preencha os seguintes campos: y y Channel Name (nome do canal): ser o nome oficial do seu canal Short Name ("nome curto" do canal): ser o nome do endereo do canal; pode ser igual ao nome oficial contanto que seja curto (menos de 40 caracteres). Abaixo aparecer o futuro endereo do seu canal:

Escolha o tipo de canal:


y y Free Channel: Conta gratuita, mas que no tem todas as funcionalidades e apresenta algumas propagandas do site. Pro Channel: Opo paga (350 dlares/ms), que inclu funcionalidades como estatsticas de acesso do canal e maior personalizao, alm de permitir a retirada de qualquer propaganda do site.

Neste tutorial vamos trabalhar com a verso gratuita, mas h a possibilidade de migrar para a verso paga aps a inscrio na conta Free Channel. Portanto clique em Launch Free Channel.

Preencha os seguintes campos: y y y y y y y y y y First Name (primeiro nome) Last Name (sobrenome) Username (nome de usurio) Email Confirm Email (reescreva seu e-mail) Password (senha) Confirm Password (reescreva sua senha) Date of Birth (data de nascimento) Gender (gnero) Spam Protection (cdigo antispam)

Leia os termos de uso e confirme. Finalize o cadastro pessoal clicando sobre Sign Up.

Configurando seu Canal


Agora que seu canal est pronto voc j pode configur-lo. Para isso voc precisa estar logado ao site, o que geralmente acontece automaticamente aps o trmino do cadastro, mas caso isso no ocorra basta ir na Home do site, clicar em Logine digitar seu username e senha. Feito isso abrir a seguinte pgina, onde voc poder ver o menu de cada um de seus canais. Por enquanto s temos um canal, portanto s visualizamos um menu. Para ir para as configuraes de seu canal clique em configure.

nessa pgina que ser feita a configurao principal do seu canal. Onde voc poder acrescentar e/ou editar informaes, adicionar imagens, links, dentre outros. Qualquer opo poder ser modificada depois.

y y y

y y y y y y y y

Short Name: Esse nome foi fornecido no incio de seu cadastro, e no pode ser modificado . Full Name: Nome completo do canal. Logo: Imagem que aparecer no seu canal, ao lado da descrio . aconselhvel que a imagem tenha 300x300 px e no mximo 500KB. Clique em UPLOAD IMAGE e escolha uma imagem de at 500KB em seu computador. Category: Escolha entre as opes uma categoria que condija com seu canal. Rating: Defina qual o nvel de acesso permitido no seu canal. Caso no exista imagens proibidas para menores, selecione a opo General Audience. Time Zone: Se estiver no Brasil, escolha GMT -03:00. Language: Como ainda no h a opo portugus, deixe selecionado English. Country: Escolha o pas de onde ser feita as transmisses. Description: Preencha com informaes do seu canal (qual o objetivo dele, qual o contedo que ser transmitido, etc) Tags: Insira palavras-chave que descrevam seu canal. Essas palavras facilitam que outros usurios encontrem seu canal em ferramentas de busca. Twitter Username e Password: Digite seu username e senha do Twitter, isso possibilitar o acesso a sua conta do Twitter pelo Livestream. Voc pode disponibilizar suas atualizaes diretamente em seu canal clicando em Display Tweets.

y y y y y y

Layout: H duas opes de Layout: Normal e Extenso (Large). Banner: Imagem que aparecer no topo da pgina do canal. Clique sobre UPLOAD IMAGE, e escolha uma imagem do seu computador, com at 500KB. Player Color: Permite escolher uma cor para o fundo do player e uma para o chat. Page text (Profile): Preencha com as informaes bsicas sobre o seu perfil. Events: Permite inserir uma lista de futuras transmisses e eventos. Links: Permite inserir links para websites externos, como blogs, portais, e outros.

Como na sesso Video Settings no h necessidade de edio de dados, pularemos para a prxima: Promotion & Adversiting.

y y

Add Provider: est opo encontra-se desabilitada para usurios do Free Plan (plano gratuito), portanto pularemos para a opo a seguir. Promo: Este espao permite que voc disponibilize uma imagem, de exatamente 300250 px, que ser divulgada pelo site do Livestream. uma boa oportunidade de tornar seu canal mais atrativo para as pessoas que circulam pelo site.

Como as prximas sesses no necessitam de edio nem acrscimos de dados, caso voc j tenha feito todas as alteraes desejadas, clique em Save Changes para salvar suas alteraes. Feito isso aparecer uma mensagem informando que seu canal ser reiniciado e seus "telespectadores" sero desconectados momentaneamente. Clique em "Yes, save changes".

Na pgina Plans possvel visualizar o plano cadastrado, no nosso caso o Free Plan (plano gratuito).

A pgina Billing apenas para usurios do plano Pro Plan, pois referente aos valores a serem cobrados pelos seus usurios .

Nesta pgina possvel editar suas informaes de usurio e modificar sua senha de acesso. Modificando sua senha: Para modificar sua senha clique no boto CHANGE PASSWORD, digite sua atual senha e depois digite duas vezes a senha desejada e clique em SAVE CHANGES, ou para cancelar a mudana de senha clique em CANCEL. Editando seus dados de usurio: Para editar suas informaes clique em EDIT INFO e faa as alteraes desejadas. Para salv-las clique em SAVE CHANGES, ou cancele as alteraes clicando em CANCEL.

Configurando a pgina de seu Canal


Agora que j configuramos nosso canal, vamos configurar a pgina na qual ele ser exibido. Para isso basta voltar para a pgina inicial do Livestream e clicar em My Account, que se encontra no canto superior direito da pgina:

Feito isso voltaremos para a pgina My Channels, onde aparecero nossos canais. Clique em STUDIO, como ilustra a imagem a seguir.

Feito isso seremos encaminhados seguinte pgina, onde iniciaremos nossas configuraes:

sc m sas m preenc ss semelhantes aos que vimos nas configura es de nosso canal, sendo obrigatrios apenas os que estiverem marcados por um astersco. Terminando de preencher os campos clique emNext Step, localizado no canto inferior direito da tela. Visualizaremos a seguinte pgina:

Nesta pgina iremos editar o modo como nosso canal ser visualizado pelo pblico. ica Conforme for editando os campos, para visualizar suas modifica es, clique em cima de uma das 5 ltimas op es do Backgroun Color. Name nome que aparecer como ttulo na vinheta de entrada; Strap nome/frase que aparecer, abaixo do Nome, como subttulo; Cornerbug possibilita a inser o de uma imagem, que aparecer, inicialmente, na vinheta deentrada de seu canal e permanecer durante todo o decorrer das apresenta es no canto superior direito da tela, como mostra a imagem a seguir:

   

Text Color: Permite a mudana de cor dos textos principais do canal (ttulo, subttulo e legenda) Background Color: Escolha a cor da faixa de descrio, o tipo de animao e tipo de movimento. Ticker Speed: Defina a velocidade dos textos que passam abaixo da legenda.

Aps definir essas opes clique em Next Step. Abrir a seguinte pgina:

A opo Add Production Team Member permite adicionar outros usurios como colaboradores na administrao de seu canal. Para isso selecione-a e inclua o nome de usurio (caso o convidado j tenha conta no LiveStream), ou coloque o endereo de e-mail (caso ainda no sejam usurios da ferramenta), e clique sobre Submit. Nesta pgina tambm possvel editar seus dados clicando sobre Edit, localizado do lado direito do ttulo de seu canal. Para finalizar clique sobre Save. Pronto! Seu canal est configurado. Faa o lanamento dele, clicando sobre Next Step e depois em Launch my channel NOW. Agora o canal j est no ar. Clique sobre Next Step: Manage Library para configurar o contedo do seu canal e iniciar uma transmisso ao vivo. Nesta pgina, alm da visualizao de seus canais de vdeo, possvel adicionar usurios para colaborarem com seu canal.

Vous aimerez peut-être aussi