Vous êtes sur la page 1sur 13

SELETIVIDADE

SELETIVIDADE

1 - INTRODUO
Dentre os principais requisitos para a proteo atingir as suas finalidades, a seletividade , sem dvida alguma, o item de maior importncia. Pois a presena de uma anormalidade no sistema deve ser isolada e removida, sem que as outras partes do mesmo sejam afetadas. Em outras palavras, seletividade significa isolar, to depressa quanto possvel, a parte do sistema afetada pela falta, e deixar todas as demais energizadas, garantindo a confiabilidade e continuidade no sistema eltrico em questo.

Podem ser implementados vrios meios para assegurar uma boa seletividade na proteo de uma rede eltrica, os mais conhecidos so: Seletividade amperimtrica (atravs de correntes) Seletividade cronomtrica (por tempo) Seletividade atravs de troca de dados, chamada de seletividade lgica Seletividade pelo uso de proteo direcional ou diferencial.

SELETIVIDADE

2 - SELETIVIDADE AMPERIMTRICA
A seletividade amperimtrica baseia-se no fato que a corrente de falta diminui de intensidade medida que o local do curto "se afasta" da fonte de alimentao.

Desta forma, utiliza-se uma proteo amperimtrica em cada ramal de alimentao, com ajuste inferior ao valor mnimo da corrente de curto-circuito causada por uma falta na seo vigiada, e superior ao valor mximo da corrente causada por uma falta a jusante. Ajustado deste modo, cada dispositivo de proteo s atua para faltas localizadas imediatamente a jusante, e no sensvel a faltas a montante. Todavia, na prtica, quando no h reduo notvel na corrente entre duas partes adjacentes, difcil definir os ajustes para dois dispositivos em cascata e, ainda, assegurar uma boa seletividade (o que acontece nas redes de mdia tenso). Porm, para sees de linhas separadas por um transformador, este sistema pode ser usado com grandes vantagens, por ser simples, econmico e rpido (desarme sem demora). Algumas literaturas definem esse tipo de procedimento como sendo uma seletividade por escalonamento das correntes de curto-circuito.

A figura 1 ilustra um exemplo tpico da instalao desses elementos envolvendo os enrolamentos primrio e secundrio de transformadores. Neste caso, para garantir a seletividade, o dispositivo de proteo de sobrecorrente instalado no primrio deve respeitar a seguinte condio: ICCA > Ir ICCB,

SELETIVIDADE

onde: Ir a corrente de ajuste; ICCB, a corrente de curto-circuito no secundrio (ponto B), referida ao primrio do transformador.

Figura 1 - Exemplo de seletividade amperimtrica em transformadores.

3 - SELETIVIDADE CRONOMTRICA
A seletividade cronomtrica consiste em ajustes diferentes nas temporizaes dos dispositivos de proteo distribudos ao longo do sistema eltrico. Quanto mais prximos da fonte supridora, as temporizaes devero ser ajustadas em tempos superiores aos elementos de proteo a jusante, conforme pode ser notado no diagrama unifilar indicado na figura 2.

SELETIVIDADE

Figura 2 - Exemplo de seletividade cronomtrica.

A falta mostrada neste diagrama enxergada por todas as protees (localizadas em A, B, C e D). A temporizao D fecha seus contatos mais rapidamente que aquela instalada em C, que por sua vez, mais rpida que a proteo em B, e assim sucessivamente. Assim que o disjuntor D aberto, e a corrente de falta eliminada, as protees nos pontos A, B e C, que estavam sensibilizadas, voltam a condio original (de vigilncia).

SELETIVIDADE

A diferena dos tempos de atuao t entre duas protees sucessivas o intervalo de seletividade, definido a partir da seguinte inequao:
t tc + tr + 2dt

Onde: tc - tempo de abertura dos disjuntores; dt - tolerncias da temporizao; tr - tempo de retorno posio de espera das protees.

Considerando o desempenho dos disjuntores e dos rels de proteo, normalmente encontrados na prtica, os valores adotados para o t de
aproximadamente 0,4 s.

Esta seletividade apresenta duas vantagens, pois alm de ser um sistema simples, assumi a sua prpria retaguarda (salvaguardando-se a parte isenta de falta da instalao). Porm, quando h um nmero elevado de protees em srie, observa-se que a proteo localizada mais a montante est ajustada com um tempo de atuao elevado. Dependendo do nvel de curto-circuito e do tempo de resposta do rel de proteo, pode-se em alguns casos, danificar os componentes dos sistemas eltricos, tais como: cabos, TCs", etc, devido ao aquecimento adicional a que ficam submetidos.

SELETIVIDADE

3.1 - APLICAO DA SELETIVIDADE CRONOMTRICA


Existem dois tipos de rels cronomtricos temporizados: Os rels de tempo independente Observa-se na figura 3 que se o nvel de curto-circuito for inferior ao seu ajuste, este trabalha na regio de no operao. Por outro lado, para valores superiores a sua faixa de ajuste, o rel atuar sempre com um valor de tempo constante e definido.

Figura 3 - Tempo independente do valor da corrente de curto.

Os rels de tempo dependentes (tempo inverso) Analogamente ao caso anterior, a regio de atuao depender do seu ajuste. No entanto, o tempo de atuao no ser constante, pois conforme mostrado na figura 4, o tempo depender do valor da corrente de curto-circuito.

SELETIVIDADE

Figura 4 - Tempo dependente do valor da corrente de curto.

A ttulo de ilustrao, a figura 5 esclarece um exemplo utilizando a proteo envolvendo tempo independente e inverso.

Figura 5 - Exemplo de aplicao cronomtrica.

SELETIVIDADE

No caso particular desta figura, para assegurar a seletividade cronomtrica entre os dispositivos de proteo, devem ser respeitado os seguintes critrios: Rel de tempo independente: IrA > IrB > IrC,

t A > tB > tC

Figura 6 - Ajustes dos rels do tipo tempo independente.

Rel de tempo dependente ou inverso: IrA > IrB > IrC,

IccA > IccB > IccC

SELETIVIDADE

Figura 7 - Ajustes dos rels do tipo tempo dependente ou inverso.

Os ajustes das temporizaes esto determinados para obter o intervalo de seletividade t para a mxima corrente vista pela proteo a jusante.

As temporizaes para obter a seletividade cronomtrica ativada quando a corrente excede o valor de ajuste dos rels. Por exemplo, na figura 5, o tempo de atuao na proteo do disjuntor A deve ser maior que o de B, que por sua vez, maior que C.

4 - SELETIVIDADE LGICA
Este princpio usado quando se deseja diminuir o tempo de eliminao da falta. A troca de dados lgicos entre os dispositivos de proteo sucessivos elimina a necessidade de intervalos de seletividade.

Com efeito, num sistema radial, so ativadas as protees localizadas a montante do ponto de falta e aquelas localizadas a jusante no so solicitadas. Podem ser localizados o ponto de falta e o disjuntor a ser comandado sem qualquer ambigidade. Cada proteo sensibilizada pela falta envia: Uma ordem lgica de espera para o nvel situado a montante (ordem para aumentar a temporizao prpria do rel a montante); Uma ordem de abertura para o disjuntor associado, a menos que o mesmo receba uma ordem lgica de espera do situado a jusante. Um desarme temporizado provido como retaguarda.

SELETIVIDADE

10

A grande vantagem da seletividade lgica, quando comparado seletividade cronomtrica, que o tempo do desarme no depende da falta na cascata da seletividade.

A figura 8 ilustra um sistema radial, onde os rels atuam baseados no princpio da seletividade lgica.

Figura 8 - Exemplo de aplicao da seletividade lgica.

SELETIVIDADE

11

5 - SELETIVIDADE DIRECIONAL
Numa rede em anel, na qual uma falta fica alimentada de ambas as extremidades, necessrio usar um sistema de proteo sensvel direo do fluxo da corrente de falta, para localiz-la e elimin-la.

A figura 9 apresenta um exemplo de utilizao de protees direcionais.

Figura 9 - Exemplo de aplicao da seletividade direcional.

Os disjuntores D1 e D2 esto equipados com protees direcionais instantneas, enquanto H1 e H2 so dotados de protees de sobrecorrente temporizadas. No

SELETIVIDADE

12

caso de uma falta no ponto (1), s as protees em D1 (direcional), H1 e H2 "enxergam" a falta. A proteo em D2 no se sensibiliza, devido a direo de seu sistema de deteco. Neste caso, D1 abre. A proteo H2 fica de fora e H1 abre. tH1 = tH2, tD1 = tD2, tH = tD + t

6 - SELETIVIDADE ATRAVS DE PROTEO DIFERENCIAL


Estas protees comparam as correntes nas extremidades do trecho de rede a ser vigiada. Qualquer diferena em amplitude e fase entre estas correntes indica a presena de uma falta. Este sistema de proteo reage apenas s faltas dentro da rea monitorada e insensvel a qualquer falta fora desta rea. portanto seletivo por natureza.

Esta proteo usada para detectar correntes de falta com valores inferiores corrente nominal e para desarmar instantaneamente, j que a seletividade est baseada sobre a deteco e no na temporizao.

O equipamento protegido pode ser: um motor, um gerador, um transformador, ou uma conexo (cabo ou linha). A figura 10 ilustra a aplicao da proteo diferencial.

SELETIVIDADE

13

Figura 10 - Aplicao da seletividade diferencial.

Vous aimerez peut-être aussi