Vous êtes sur la page 1sur 3

Origem do cimento geopolimrico

Histrico
Nos blocos das pirmides, no entanto, as camadas so orientadas aleatoriamente, como ocorre quando pedregulhos de calcrio so aglomerados dentro do concreto. Realmente a composio qumica das pedras das pirmides similar a das estruturas geopolimricas feitas pelo homem atualmente. Estudos de difrao de raios X de amostras removidas dos blocos das pirmides de Cheops, Chefren, Teti e Sneferu indicam que a calcita (CaCO3) a fase cristalina predominante. Entretanto, um material amorfo composto por silicatos e aluminossilicatos complexos e um material criptocristalino (zelita do tipo analcima, Na 2 O.Al 2 O 3. 4SiO 2 .2H 2 O), acompanham a microestrutura. Estes compostos tambm so comumente encontrados em amostras de estruturas antigas existentes na Grcia, Chipre e Itlia, algumas com quase 9.000 anos de idade e em outras estruturas do perodo da Antiguidade. Considera-se que a excelente durabilidade dessas estruturas est relacionada com a existncia de tais compostos. A preservao das pirmides atravs de milhares de anos a prova da extrema durabilidade dos materiais geopolimricos. Um novo cimento polimrico inorgnico base de filossilicatos naturais, de ultra-alta resistncia inicial e curvel temperatura ambiente chamado cimento geopolimrico, foi desenvolvido a partir destes estudos, pela variao das razes molares entre os seus principais xidos reagentes. Essas caractersticas fsico-qumicas garantem propriedades especiais, como: pega rpida, boa trabalhabilidade, coeso e acabamento superficial, que so observadas no estado fresco, associadas ao rpido desenvolvimento de resistncia mecnica e dureza superficial. Outras propriedades de destaque so: resistncia ao ataque qumico, ao calor, a chama e a melhor tenacidade fratura quando reforado por fibras.

A ativao alcalina de aglomerantes hidrulicos base de cimento Portland e escrias de alto-forno vem sendo realizada com sucesso desde a dcada de 40 em vrios pases do mundo. A potencialidade do uso dos lcalis abre novas oportunidades para a obteno de cimentos especiais, com propriedades distintas daquelas apresentadas pelo cimento Portland convencional. Pesquisadores da Ucrnia, Glukhovsky e Kryvenko, tm trabalhado no desenvolvimento de cimentos lcali-ativados desde os anos 50. A partir da dcada de 80, um pesquisador francs, Professor Joseph Davidovits, criou os geopolmeros, aplicando tcnicas similares quelas usadas na sntese de zelitas. Os chamados geopolmeros ou polissialatos, terminologia adotada para abreviatura de poli-silicoaluminatos, foram descritos pela primeira vez em patentes pelo Prof. J. Davidovits em 1981, onde so apresentados vrios exemplos de mistura de reagentes e processos de obteno. Os polissialatos apresentam caractersticas particulares que revelam o seu grande potencial de aplicao como aglomerante, em substituio ao cimento Portland. Segundo o autor, trata-se de uma adaptao moderna dos processos de estabilizao de solos caulinticos ou laterticos com cal (Ca[OH]2), feita pelos antigos Romanos e Egpcios na confeco de peas estruturais. Em sua publicao, intitulada The Pyramids: An Enigma Solved, afirmou que as grandes pirmides do Egito foram erguidas, h 4.500 anos, com blocos moldados com este material. Estudos mineralgicos e qumicos constataram que os blocos no so de pedra calcria natural, e sim de um concreto feito a partir da mistura de pedregulhos de calcrio caulintico oriundos de Giz comNaOH, produzido in situ pela mistura de cal (Ca[OH]2), barrilha (Na2CO3) e gua. Segundo as anlises, as pedras calcrias naturais so compostas por folhas fossilizadas dispostas paralelamente entre si, em camadas sedimentares.

http://www.geopolymer.com.br

Origem do cimento geopolimrico


2

Descrio

Os geopolmeros so polmeros inorgnicos cuja obteno se d pela polimerizao de matrias primas naturais de origem geolgica contendo aluminossilicatos. O termo foi introduzido por Davidovits para representar polmeros minerais resultantes da geoqumica. O processo de polimerizao envolve a reao qumica sob condies altamente alcalinas dos minerais Al-Si, produzindo a ligao polimrica Si-O-Al-O, como descrito abaixo: Mn [- (Si O2)z Al O ]n . wH2O Onde M o elemento alcalino, o smbolo indica a presena de uma ligao, z 1, 2 ou 3 e n o grau de polimerizao. O produto formado pode ser considerado uma rocha sinttica cuja estrutura contm uma rede tridimensional amorfa de tomos de silcio e alumnio. A composio qumica dos materiais do geopolmero similar a das zelitas cristalinas, mas eles revelam uma estrutura atmica amorfa. O processo de polimerizao pode ser assistido por aplicao de calor seguido de secagem. A reao qumica rpida e a cura inicial requer um perodo entre 24 a 48 horas.

cimento geopolimrico. Tambm apresenta comportamento superior em vrias propriedades do cimento Portland, o que faz deste cimento, no apenas um substituto nos concretos e argamassas tradicionais, mas sim um produto de caractersticas muito especiais, para ser utilizado nas condies onde as propriedades do cimento Portland so insuficientes.

Caractersticas

um material considerado de baixo impacto ambiental, contribuindo para o desenvolvimento ecolgico. Alm das altas resistncias iniciais, as principais propriedades do concreto de cimento geopolimrico, que superam os concretos tradicionais, so as resistncias s altas temperaturas, ao choque trmico, corroso qumica e abraso. O cimento geopolimrico no obtido pela fuso de calcrio e argila como o cimento Portland e sim formado pela reao qumica a temperaturas ordinrias de resduos e material virgem contendo quantidades suficientes de componentes reativos de alumina e slica.Os materiais geopolimricos so favorveis ao meio ambiente e necessitam somente de energia moderada para ser produzido. Eles tambm podem ser produzidos usando subprodutos disponveis na indstria como material fonte. No concreto de cimento geopolimrico, a pasta geopolimrica serve para aglutinar os agregados grados e midos e qualquer material no reativo. Possui caractersticas especiais, pois foi desenvolvido com tecnologia inovadora, empregando principalmente argilominerais naturais e sintticos de forma distinta em relao indstria cimenteira tradicional, que tem como principal fonte, matria calcria para gerar o Clnquer Portland. Essa nova tecnologia contribui amplamente para diminuio do impacto ambiental, j que h queda de 80% de emisso de gs carbnico para a atmosfera.

Vantagens

Todo profissional que se deparar pela primeira vez com o concreto de cimento geopolimrico, se surpreender com a performance deste tipo de cimento. Mesmo aqueles que tm acesso aos concretos de cimento Portland de alto desempenho, encontraro no cimento geopolimrico uma ferramenta adequada para os desafios mais arrojados na execuo de determinadas obras, pois, qual cimento possibilita a liberao para uso em apenas 4 horas, de um concreto de at 20 MPa. Esta uma das principais propriedades do

http://www.geopolymer.com.br

Origem do cimento geopolimrico

Outra caracterstica relevante que, apesar de ser base de gua, os produtos de reao no so hidratos clcicos como nos cimentos convencionais. Isto traz como conseqncia a formao de uma matriz amorfa, mas estvel quimicamente. Assim, possui excelente durabilidade, no sofrendo os processos intensos de degradao que so observados nas estruturas realizadas com cimento convencional. Esse cimento tambm no explode sob ao de chamas. No h emisso de vapores e tem elevada resistncia ao calor. um cimento com resistncia flexo e tambm trao superiores aos convencionais, alm de ser, imune, a reaes lcali-agregado. Tem melhor acabamento, que em muitos casos proporcionar reduo significativa de custos com eliminao dessa etapa na produo da pea. O fato de apresentar ultra-alta resistncia inicial pode ser a soluo para trabalhos que exigem rpida liberao para o uso, tais como obras em pistas de aeroportos, vias de trfego intenso e paradas rpidas para manuteno industrial. Produtos pr-formulados, com base em cimento geopolimrico, apresentam resistncias compresso maior que 15 MPa a 20C e 22,5/24 MPa a 23,5/25C em 4 horas aps a sua aplicao. Aos 28 dias, podem ultrapassar 100 MPa. O calor radiante acelera a pega e o endurecimento (a 65C apresenta em 1 hora 6,89 MPa e em 4 horas 41,34 MPa). A resistncia abraso dos concretos de cimento geopolimrico, feitos com agregados densos, o dobro daquela apresentada pelos concretos de cimento Portland. Esta superior resistncia abraso se iguala a dos granitos de melhor qualidade. A principal razo da sua alta resistncia abraso, com o uso deste tipo de agregado, que, alm do alto grau de dureza, este agregado desenvolve afinidade qumica durante a geopolimerizao do cimento, promovendo ligao qumica entre a pasta e o agregado. A qualidade desta ligao (interface pasta-agregado) muito

superior s observadas nas microestruturas dos diversos tipos de concreto de cimento Portland, cuja interface formada por uma zona de transio porosa e rica em hidrxido de clcio, que um material frgil e de baixa resistncia.

http://www.geopolymer.com.br

Vous aimerez peut-être aussi