Vous êtes sur la page 1sur 14

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

VI - 044

ISO-14001 - UM MODELO AVANADO DE GESTO AMBIENTAL: A EXPERINCIA DA CETREL


Francisco Alves Pereira Filho (1) Engenheiro Civil pela Escola Politcnica da UFBA (1969) e Engenheiro Ambiental pela Middlesex Polythecnic de Londres (1979). Coordenador do SGA da CETREL S/A pela ISO -14001. Lder de Comunicao e Marketing da CETREL. Autor de diversos trabalhos tcnicos na rea ambiental. Amir Gama Ben Kauss Administrador de Empresas; Especializao em Garantia da Qualidade; Especialista na Implantao da ISO-9.000 e da ISO-14000; Auditor Lder Ambiental. Endereo(1): Km 09 - Via Atlntica - Interligao Estrada do Cco - Plo Petroqumico Camaari - BA - CEP: 42810-000 - Brasil - Tel: (071) 834-6847 - Fax: (071) 834-6899 - email: comunica@cetrel.com.br.

RESUMO A CETREL decidiu implantar o seu Sistema de Gesto Ambiental (SGA) e adotou como modelo a norma internacional ISO-14001 - por representar o melhor modelo e guia disponvel no mercado para a busca efetiva da compatibilizao entre o desenvolvimento industrial e o equilbrio ecolgico. Tratava-se de um grande desafio, dado o porte do Complexo Petroqumico de Camaari, cujas 52 indstrias produzem mais de 150 produtos diferentes, entre petroqumicos de primeira, segunda e terceira geraes, fertilizantes, plsticos, resinas, fibras, celulose e cobre eletroltico. Um parque industrial dessa dimenso gera efluentes lquidos, resduos slidos e emisses atmosfricas da maior complexidade e grande potencial poluidor, caso no controlados. Esse desafio consiste precisamente da implantao de um SGA que proporcione uma sistematizao de Objetivos e Metas Ambientais, procedimentos e responsabilidades, uma Poltica Ambiental adequada realidade atual, de modo a obter uma efetiva melhoria contnua do desempenho ambiental, refletindo de forma significativa no equilbrio ecolgico de toda a rea de influncia das atividades industriais do Plo. O trabalho contempla os seguintes temas: Gesto Ambiental; A Norma ISO-14001; Reviso Ambiental Preparatria; Planejamento do SGA (Aspectos/ Impactos Ambientais, Legislao e Outros Requisitos Ambientais, Objetivos e Metas Ambientais, Programa de Gerenciamento Ambiental); Implementao e Operao do SGA; Verificao e Ao Corretiva; Anlise Crtica do SGA; Melhoria Contnua de Desempenho Ambiental.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

2475

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

VI - 044

PALAVRAS -CHAVE: ISO-14001, SGA, Melhoria Contnua de Desempenho Ambiental. INTRODUO Preservar o meio ambiente, sem que isso signifique renunciar aos benefcios e ao conforto proporcionados pelo mundo industrial. Este o grande desafio da indstria moderna, em todo o mundo. O processo de industrializao no planeta, at o incio da dcada de 70, no tinha entre suas prioridades a preservao do meio ambiente. Ao longo de dcadas, essa postura contribuiu, de forma dramtica, para a gerao de grandes passivos ambientais em vrios pases do mundo, principalmente os mais desenvolvidos. O primeiro grande alerta do perigo que representava para o futuro do planeta a manuteno dessa postura ocorreu na primeira Conferncia Mundial de Meio Ambiente - ECO 72, realizada em Estocolmo, na Sucia. Nessa ocasio, uma srie de estudos, trabalhos e discusses tcnicas, que contaram com a participao das maiores autoridades em meio ambiente no mundo, traaram um diagnstico bastante preocupante e apontaram os primeiros passos na direo do controle da poluio em suas diversas formas. Comeava a a era do Controle da Poluio, com o estabelecimento em alguns pases mais industrializados de estruturas voltadas para o tratamento de efluentes e resduos industriais. Ao mesmo tempo, intensificava-se a conscientizao ambiental em todo o mundo, as pessoas comeavam a tomar conscincia dos perigos a que estavam expostas em virtude do desenvolvimento industrial sem critrios. Comearam a surgir grupos, entidades ambientalistas e organizaes no governamentais, como o Greenpeace, a Wildlife, a WWF, entre outras. A partir da, comeou a se intensificar o conceito de Planejamento Ambiental, envolvendo desde as fases de projeto, implantao e operao de um empreendimento industrial. Tratavase de buscar atacar os problemas ambientais na sua origem, procurando evitar cada vez mais a gerao da poluio na prpria indstria e, conseqentemente, reduzindo os esforos de Controle de Poluio. Em 92, com a segunda Conferncia Mundial do Meio Ambiente - RIO 92, realizada no Rio de Janeiro, sentiu-se a necessidade de ampliar o conceito de Planejamento Ambiental que at ento vigorava para uma filosofia mais abrangente, que contemplava a Gesto Ambiental de forma sistemtica e integrada em cada empreendimento. Comeava a consolidar-se, ento, o conceito de Desenvolvimento Sustentvel. As normas internacionais de certificao ambiental surgiram dentro do contexto dessa realidade internacional marcada, principalmente nas duas ltimas dcadas, pelas presses sobre os negcios e atividades industriais, pelo rpido crescimento no nmero de organizaes voltadas para a defesa do meio ambiente, pela criao de rgos governamentais de controle ambiental, pelo estabelecimento de multas, taxas e outras medidas fiscais para tentar reduzir a poluio, alm de consumidores finais e compradores das indstrias cada vez mais preocupados com os efeitos ambientais dos produtos e dos processos de produo e dando preferncias a produtos ambientalmente garantidos.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

2476

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

VI - 044

A BS 7750 foi a primeira norma ambiental do mundo, publicada na Inglaterra no final de 1992 e totalmente revisada em 94, quando ento ganhou a adeso de vrios pases, pela qualidade do seu contedo. Essa norma inglesa foi a principal base para que a International Organization for Standardization (ISO), com sede em Genebra, na Sua, comeasse a elaborar a ISO 14001, norma internacional para certificao de sistemas de gesto ambiental. A BS 7750 e a ISO 14001 so instrumentos que possibilitam o gerenciamento de uma organizao para avaliar sua performance ambiental, a partir da implementao de um sistema que define responsabilidades, prticas, processos e recursos para implantao e manuteno de um modelo de gesto ambiental avanado.

O PLO PETROQUMICO DE CAMAARI O Plo Petroqumico de Camaari o maior complexo industrial integrado da Amrica Latina, no somente em termos do nmero de indstrias (52) como tambm em funo das quantidades de cargas poluidoras geradas. A indstria petroqumica , naturalmente, um gerador potencial de poluio, exigindo portanto um rigoroso trabalho de proteo ambiental, desde a fase de planejamento at as fases de implantao e operao. No caso do Plo de Camaari, por estar situado entre as bacias hidrogrficas de dois grandes rios da Regio Metropolitana de Salvador, os cuidados com a proteo ambiental tiveram que ser ainda mais priorizados. Dessa forma, o Plo de Camaari foi o primeiro complexo industrial no Brasil a ser concebido e planejado com uma preocupao claro quanto aos aspectos e impactos ambientais decorrentes de suas atividades. A CETREL, que pertence s empresas do Plo, comeou a operar juntamente com o complexo industrial, em 1978, sendo a conseqncia prtica dessa preocupao com a proteo ambiental. A CETREL S.A. - Empresa de Proteo Ambiental, uma companhia privada constituda por 70 por cento de aes pertencentes s indstrias do Plo Petroqumico de Camaari e 30 por cento de propriedade do Governo do Estado da Bahia. A empresa, que representa um investimento global de US$ 250 milhes, atua em todos os campos da engenharia ambiental e opera sete grandes sistemas de tratamento, conforme mostra a tabela 1 a seguir. Apesar dessa preocupao do Plo de Camaari com a proteo ambiental e da alta tecnologia dos equipamentos e sistemas ambientais da CETREL, a Empresa percebeu a necessidade de adotar medidas e procedimentos que levassem a uma Gesto Ambiental moderna, abrangente e proativa, de modo a inserir a CETREL e o Plo no contexto atual da indstria mais avanada do mundo, que vem adotando a filosofia do Desenvolvimento Sustentvel e do Aprimoramento Contnuo do Desempenho Ambiental. Para concretizar essa disposio, a CETREL adotou como modelo as normas internacionais de gesto ambiental BS 7750 e ISO 14001 - por representarem os melhores modelos e guias disponveis no mercado internacional para a busca efetiva da compatibilizao entre o desenvolvimento industrial e o equilbrio ecolgico.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

2477

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

VI - 044

Tabela 1: Sistemas Operados pela CETREL.


ITEM 1 SISTEMAS Coleta, Transporte, Tratamento e Disposio Final de Efluentes Lquidos CAPACIDADES Vazo: 144.000 m3 / dia DBO: 120.000 kg / dia DQO: 360.000 kg / dia EQ. POP.:3 milhes hab. DEMANDA ATUAL 100.000 m3 / dia 74.000 kg / dia 156.000 kg / dia 2 milhes de hab. 2.000 t/a COMPONENTES Malha de Coleta e Transporte do Efluente, Estaes Elevatrias e Central de Tratamento; Silos, Galpes e Ptios;

Estocagem 7.000 t/a Temporria de Resduos Slidos Perigosos - Classe I Processamento e 80.000 t/a Disposio Final de Resduos Slidos Classe II Incinerao de Resduos Lquidos Organoclorados 10.000 t/a

80.000 t/a

Aterros Industriais;

8.000 t/a

Cmaras de Combusto e Pscombusto; Quencher; Sistema de Lavagem dos Gases e Chamin; 8 Estaes Fixas de Monitoramento do Ar. FTIR - Sensor Remoto de Poluentes Atmosfricos 313 Poos de Monitoramento e Extrao Stand-Pipe; Emissrio Terrestre; Torre de Equilbrio e Emissrio Submarino.

Monitoramento do Ar

---------

---------

Gerenciamento da gua Subterrnea Sistema de Disposio Ocenica 3,0 m3/s

---------

---------

2,0 m3/s

PROGRAMA/ESTRATGIA A implantao do SGA da CETREL foi iniciada formalmente em fevereiro de 1995. Para implant-lo, a CETREL estabeleceu um plano de ao a ser cumprido em um ano, que comeou pela criao de um grupo especial de 14 tcnicos das diversas reas da Empresa - o chamado Grupo de Implantao (GI) -, alm de um Comit de Gesto Ambiental, liderado pelo executivo snior da Empresa - o seu Diretor Superintendente - e complementado pelo Diretor Tcnico, os trs Gerentes da Empresa e o coordenador geral do GI.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

2478

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

VI - 044

REVISO AMBIENTAL PREPARATRIA O primeiro passo no processo de implantao de um SGA realizar a chamada Reviso Ambiental Preparatria. No caso especfico da CETREL, esta reviso foi elaborada de acordo com as exigncias das normas ambientais, abrangendo quatro elementos chaves: ? Exigncias Legais e Regulatrias - conjunto de atos legislativos, licenas operacionais, normas, cdigos ambientais, regulamentos ambientais (municipais, estaduais, federais e internacionais). ? Avaliao e Registro dos Aspectos/Impactos Ambientais Significativos - lista completa dos aspectos/impactos ambientais significativos (benficos ou adversos) decorrentes das atividades da CETREL, alinhados individualmente para cada sistema de proteo ambiental e/ou cada atividade desenvolvida pela Empresa. ? Diagnstico do Sistema de Gesto Ambiental - anlise detalhada das prticas de gerenciamento ambiental da Empresa anteriores implantao do SGA. ? Retro-Anlise de Acidentes/Incidentes Ambientais e No-Conformidades - avaliao dos casos passados de acidentes/incidentes ambientais relevantes, em desacordo com as exigncias ambientais legais, regulamentos, polticas e procedimentos.

A Poltica Ambiental da CETREL O segundo passo fundamental no processo de implantao do SGA o estabelecimento de uma poltica ambiental clara e consistente para a Empresa. A Poltica Ambiental da CETREL representa o conjunto de intenes da Organizao na busca do aprimoramento contnuo do seu desempenho ambiental. Realista e moderna, a Poltica Ambiental da CETREL reflete as atividades ambientais passadas, presentes e futuras. Essa Poltica, representa o compromisso de um dilogo permanente com as partes interessadas, informando-as e tranqilizando-as quanto aos aspectos e impactos ambientais decorrentes das atividades da Empresa. A Poltica expressa tambm o comprometimento da alta administrao com o aprimoramento contnuo e com a preveno da poluio, estando documentada e divulgada para todas as partes interessadas (empregados, comunidades, empresas, universidades e pblico em geral).

Avaliao e Registro dos Aspectos/Impactos Ambientais A CETREL fez um levantamento rigoroso de todos os aspectos/ impactos ambientais (benficos e adversos) decorrentes das suas atividades. Ao final desse trabalho, foram identificados 132 aspectos/impactos. Esses aspectos/impactos ambientais foram levantados por cada rea de atividade da CETREL,. que foram divididos em trs categorias, de acordo com o seu potencial poluidor: Categoria III (Crticos) - so os mais prejudiciais ao meio ambiente e representaram 27,5 por cento do total levantado; Categoria II - so aqueles de potencial medianamente poluidor e que totalizaram 6,5 por cento; Categoria I - so os

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

2479

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

VI - 044

aspectos/impactos ambientais que podem ser controlados atravs de Procedimentos e que representam 66% do total.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

2480

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

VI - 044

Registros de Regulamentaes, Cdigos e Normas Todas as atividades de proteo ambiental desenvolvidas pela CETREL esto devidamente licenciadas pelo CRA - Centro de Recursos Ambientais (rgo ambiental do Estado da Bahia). So seis Licenas Operacionais, das quais trs so relativas ao Sistema de Disposio de Resduos Slidos Perigosos, uma refere-se ao Sistema de Efluentes Lquidos, uma referente Unidade de Incinerao e uma abrange as atividades de Monitoramento do Ar e da gua Subterrnea. A CETREL estabeleceu procedimentos criteriosos para levantamento e registro das legislaes (municipais, estaduais, federais e internacionais), conforme exigncia da norma ISO 14001. As questes ligadas atividade de proteo ambiental so bastante dinmicas, surgindo a cada momento novos requisitos e exigncias legais, o que leva a Empresa a buscar se atualizar permanentemente quanto a essas informaes. Todas as leis, decretos, resolues, normas, cdigos, portarias etc., a nvel municipal, estadual, federal e internacional foram devidamente documentados e consolidados num documento denominado Caderno de Legislaes e Regulamentos Ambientais.

Comunicao com as Partes Interessadas A CETREL vem desenvolvendo, desde 1991, uma poltica clara e transparente de comunicao com seus diversos pblicos, utilizando ferramentas adequadas de comunicao interna e comunicao externa. A nvel institucional, a Empresa j desenvolve um Programa de Educao Ambiental voltado para as comunidades vizinhas ao Plo Petroqumico de Camaari.. O principal ponto dessa estratgia tem sido o Programa Fbrica Aberta, que funciona s quartas e sextas-feiras, recebendo delegaes das comunidades, universidades, escolas, empresas, indstrias etc., que se deslocam at a CETREL para conhecerem a Empresa, seus Sistemas de Proteo Ambiental e a Certificao da Empresa pela ISO-14001. Outra estratgia de comunicao que a Empresa desenvolve contempla o Programa de Preservao da Fauna. Deste modo, os principais canais de comunicao que a Empresa utiliza so descritos a seguir: ? Comunicao com o rgo Ambiental e Empresas Usurias - Esse documento disciplina os mecanismos de comunicao com o Centro de Recursos Ambientais (rgo ambiental do Estado da Bahia), bem como a comunicao com as 52 indstrias do Plo, onde so previstas situaes normais e emergenciais. ? Programa de Educao Ambiental - O procedimento estabelece os critrios do Programa de Educao Ambiental para os empregados da Empresa e seus familiares, os estudantes, os tcnicos, as contratadas e as comunidades vizinhas.

? Preservao da Fauna - O Programa de Preservao da Fauna na rea da CETREL, criado h oito anos, desenvolve-se nos 500 hectares de rea verde da Empresa, com o intuito de mostrar uma realidade: a de que possvel compatibilizar a convivncia da fauna com as atividades industriais de um plo petroqumico do porte do complexo de Camaari. Trata-se de um trabalho sistemtico de estudo e acompanhamento da fauna, contemplando o
19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

2481

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

VI - 044

anilhamento de aves residentes e migratrias, estudos de ecotoxicidade em aves da regio, alm de estudos de comportamento animal. Objetivos e Metas Ambientais Dos 132 aspectos/impactos ambientais significativos levantados durante o processo de implantao do SGA da CETREL, 21 deles foram classificados nas Categorias II e III, o que implicou na necessidade imediata de realizar investimentos, alguns de grande porte, no sentido de neutralizar os potenciais de riscos ambientais detectados. Para atacar esses 21 aspectos/impactos mais danosos ao meio ambiente, a CETREL estabeleceu 13 grandes Objetivos/Metas Ambientais, que representaram a aplicao de recursos da ordem de US$ 12 milhes.

Programa de Gesto Ambiental O Programa de Gesto Ambiental - PGA da CETREL assegura a implementao efetiva dos Objetivos e Metas Ambientais. Esse Programa contempla toda a Organizao e inclui os recursos materiais e humanos, alm dos programas de treinamento necessrios para garantir uma boa administrao do SGA. O Programa estabelece, ainda, a definio das responsabilidades ambientais e o desenvolvimento dos procedimentos operacionais e de monitoramento do Sistema. O PGA da CETREL foi desenvolvido em trs nveis - macro, cronograma consolidado e distribuio das tarefas -, tendo vinculao total com o Oramento Programa da Empresa e com o Programa de Acompanhamento de Desempenho dos seus empregados.

Manual de Gesto Ambiental O Manual de Gesto Ambiental da CETREL contempla a organizao de todo seu SGA, tratando-se de um documento descritivo das disposies gerais adotadas pela Empresa para exercer de forma sistemtica a gesto ambiental, discriminando para tanto as responsabilidades, os recursos utilizados, os controles operacionais existentes e a documentao pertinente. O Manual aborda todos os itens da norma ISO 14001 e serve como uma referncia permanente para a operacionalizao e manuteno do SGA, sendo complementado pelos Manuais de Operao, Normas, Procedimentos, Instrues Operacionais e Mtodos de Laboratrio.

Controle Operacional A CETREL dispe de sete grandes sistemas de proteo ambiental, conforme descritos anteriormente, alm de vrios subsistemas que os complementam. A dimenso do trabalho desenvolvido pela CETREL na rea ambiental pode ser medida pelo prprio porte do complexo industrial cujos resduos ela trata - o Plo Petroqumico de Camaari, com suas 52
19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

2482

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

VI - 044

indstrias instaladas. Os efluentes lquidos e os resduos slidos perigosos so tratados pela CETREL, enquanto que as emisses atmosfricas so controladas pela Rede de Monitoramento do Ar, operada pela Empresa. O conjunto de Procedimentos e Instrues Operacionais que compem o SGA da CETREL est dimensionado para permitir uma adequada operao dos seus sistemas, incluindo os seus processos, em face da complexidade e diversidade dos efluentes lquidos, resduos slidos e emisses atmosfricas gerados no Plo Petroqumico. Isso demonstra que os aspectos e impactos ambientais resultantes da operao de um complexo industrial dessa natureza so bastante abrangentes e potencialmente agressivos ao meio ambiente em sua rea de influncia. Os 521 instrumentos do SGA - Procedimentos e Instrues Operacionais - incluem as anlises e avaliaes dos Aspectos/Impactos Ambientais, o que vem permitindo que os operadores dos diversos equipamentos executem seu trabalho com maior segurana e critrio.

Aes de Emergncia A CETREL criou um Plano Geral de Emergncia (PGE) que contempla todos os aspectos e impactos ambientais considerados mais crticos (Categorias II e III). O Plano abrange todos os sistemas, equipamentos, unidades operacionais e instalaes da CETREL e prev aes para prevenir e controlar os Aspectos/Impactos Ambientais que ocorrerem em situaes de emergncia. O PGE inclui ainda uma srie de simulados, envolvendo as reas mais crticas, com os seus calendrios j devidamente estabelecidos para cada exerccio.

Verificao, Medio e Testes A CETREL criou um procedimento especfico para a verificao das no-conformidades (irregularidades significativas) dos itens da Norma ISO 14001 em relao ao SGA da Empresa. A CETREL mantm, ainda, um procedimento especfico, denominado Plano de Calibrao de Instrumentos e Sistemas de Medio Crticos, que define as incertezas mximas de processos e identifica os instrumentos crticos de medio. A Empresa realiza ainda, a cada ms, medies do seu desempenho ambiental, devidamente consolidadas e registradas no Relatrio Mensal de Atividades.

Tratamento de No-Conformidades e Aes Corretivas O tratamento de no-conformidades detectadas no SGA ou relaciona das com o desempenho ambiental inclui aes para registro, investigao da causa, ao preventiva, ao corretiva e registro de alteraes em procedimentos. As ocorrncias so armazenadas em bancos de dados e periodicamente so procedidas suas anlises estatsticas. A eficincia das aes preventivas e corretivas verificada pelos auditores internos quando da realizao das auditorias, ocasio em que eles podem tambm recomendar aes preventivas.
19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

2483

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

VI - 044

Auditorias de Gesto Ambiental As auditorias do SGA da CETREL so utilizadas para verificar, com base em registros e evidncias, se: a) Setores da Empresa vm atuando em concordncia com os documentos normativos; b) Os Procedimentos e Instrues Operacionais so adequados e eficazes, se satisfazem os princpios traados na Poltica Ambiental e se contemplam as avaliaes e anlises dos Aspectos/Impactos Ambientais; c) Atendem a programas corporativos; d) O cumprimento dos Objetivos e Metas Ambientais vem sendo obedecido; e) As auditorias ambientais internas vm sendo realizadas na CETREL e seguem as diretrizes do Procedimento PR-9.2-01, estando baseadas nos seguintes princpios: Independncia dos Auditores; Prvio Planejamento e Notificao das Auditorias.

Anlise Crtica do SGA O Comit de Gesto Ambiental da CETREL responsvel pela avaliao e aprovao dos Objetivos e Metas Ambientais estabelecidos. Os resultados alcanados so avaliados nas reunies do Comit e, no mnimo uma vez por semestre, realizada uma reviso completa do Sistema, para assegurar sua adequao norma ISO 14001 bem como sua efetividade. Tal reviso abrange toda a Organizao, seus sistemas e suas atividades. A primeira reviso foi realizada em agosto de 96, e a segunda em maro/97. Os itens mais importantes examinados nessas revises foram: a) Cumprimento dos Objetivos e Metas Ambientais; b) Verificao da eficcia do Sistema de Auditorias Internas; c) Anlise de Desempenho Ambiental de todos os sistemas/instalaes da Empresa; d) Verificao do controle dos Aspectos/Impactos Ambientais Significativos.

RESULTADOS A CETREL implantou e certificou o seu Sistema de Gerenciamento Ambiental em um prazo recorde de onze meses (fevereiro/95 - janeiro/96), tendo sido a primeira do mundo na rea de tratamento de efluentes e resduos industriais a obter a certificao ambiental - tanto pela norma britnica BS 7750 (em janeiro/96) como pela ISO 14001 (em setembro/96). A certificao ambiental da CETREL, que coloca a Empresa no mesmo patamar tecnolgico de sistemas similares dos pases mais desenvolvidos, se reveste de grande importncia para todo o Plo Petroqumico de Camaari e praticamente equivale certificao do sistema de proteo ambiental desse complexo, todo ele de responsabilidade da CETREL. Quando cada uma das empresas do Plo for buscar a sua certificao ambiental - como j est comeando a acontecer com seis delas -, ter boa parte do caminho andado, pois, embora a maioria delas tenha um sistema de pr-tratamento prprio, o tratamento final dos efluentes e resduos realizado pela CETREL. Do ponto de vista da CETREL, a implantao e certificao do seu SGA, j vem implicando em vrias vantagens e benefcios, como a reduo da utilizao de recursos naturais (energia eltrica, gua, insumos bsicos etc.); minimizao de efluentes e resduos na fonte geradora;
19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

2484

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

VI - 044

demonstrao de um efetivo compromisso com a qualidade ambiental; preveno e controle dos aspectos e impactos ambientais adversos; reduo de custos operacionais entre muitos outros. Esse trabalho pioneiro da CETREL tem sido devidamente reconhecido a nvel nacional, atravs da conquista em 1996, de dois significativos prmios: O prmio Gesto Ambiental Compromisso da Empresa, promovido conjuntamente pelo IBAMA, SEBRAE, Gazeta Mercantil, Instituto Herbert Levy, CNI e UNESCO, e que tinha o objetivo de contemplar o melhor sistema de gesto ambiental do pas; e o Top de Ecologia ADVB/96, considerado um dos mais importantes prmios na rea de meio ambiente do pas. Outro importante resultado obtido pela CETREL diz respeito aos s ucessivos recordes no desempenho operacional, conforme mostra a tabela 2 a seguir. Por outro lado a Empresa vem trabalhando muito alm do que exigem as regulamentaes ambientais, conforme demonstrado nas tabelas 3, 4, 5, 6, 7 e 8 a seguir. As tabelas 9 e 10 mostram, respectivamente, os visitantes do Programa Fbrica Aberta e as premiaes da CETREL em 1996. Tabela 2 - Recordes no Desempenho Operacional - Ano - 1996.
UNIDADE OPERACIONAL SST no Efluente Tratado Estao de Efluentes DQO no Efluente Tratado Estao de Efluentes Eficincia de Remoo de Estao de Efluentes DQO Emisso de NOx na Incinerador de Lquidos Chamin Emisso de HCl na Incinerador de Lquidos Chamin PARMETRO RECORDE 25,0 mg/l 182,0 mg/l 87,7% 7,54 mg/Nm3 10,45 mg/Nm3 LIMITE DO CEPRAM 100,0 mg/l 450,0 mg/l 75,0% 450,0 mg/Nm3 30 mg/Nm3 REGISTRO DO RECORDE Fev/96 Set/96 Nov/96 Set/96 Set/96

Tabela 3 - Trabalhando Melhor do que a Legislao: ETE.


ITEM Efic. DBO (%) Efic. DQO (%) SST (mg/l) N-NH3 (mg/l) DBO (mg/l) DQO (mg/l) cido Fosf rico (t) Cons. Energia VALORES ALCANADOS Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set 98,3 98,7 97,3 95,6 97,4 97,5 97,7 97,7 98,3 85,7 87,2 85,9 82,1 85,3 85,2 86,2 85,3 87,5 40,0 25,0 43,0 44,0 41,0 31,0 33,0 37,0 36,0 18,2 24,3 36,5 35,4 34,3 24,2 22,8 22,6 18,9 14,1 11,4 23,0 31,7 20,3 15,8 15,6 15,5 11,4 248 210 278 300 235 221 8,8 201 9,9 198 188 Out Nov Dez Md. 97,9 98,2 98,1 97,7 86,3 87,7 85,4 51,0 46,0 44,0 17,0 18,9 20,7 19,0 15,1 12,0 232 11,4 210 3,6 214 7,6 85,8 39,3 24,0 17,1 227 13,0 LIMITE DO CRA * 95 75 100 60 50 450 --

18,5 19,7 18,9 19,2 10,8

11,3 16,0

0,74

0,74 0,67 0,65 0,75 0,77 0,73 0,79 0,78

0,68

0,64 0,79

0,72

--

* CRA - Centro de Recursos Ambientais (rgo Ambiental do Governo da Bahia)

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

2485

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

VI - 044

Tabela 4 - Trabalhando Melhor do que a Legislao - Incinerao de Resduos


ITEM HCl Halogneos NOx Padro CRA* 30 10 450 Jan Fev Mar 12,5 0,2 13,0 Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 9,6 2,0 -11,2 3,5 35,3 20,9 8,3 15,2 Mdia Anual 12,8 2,3 15,9

20,0 13,2 1,0 1,0 16,0 15,0

10,8 12,0 13,1 11,8 11,4 10,5 0,5 0,8 0,9 0,7 7,3 1,9 13,2 14,7 15,1 18,9 10,6 7,5

* CRA - Centro de Recursos Ambientais (rgo Ambiental do Governo da Bahia) Tabela 5 - Trabalhando Melhor do que a Legislao: Monitoramento do Ar Dixido de Enxofre (SO2) - Mdias Mensais - Concentraes em ppb.
ESTAO CMARA GRAVAT COBRE STIO LAMARO BALNERIO ESCOLA HOSPITAL AREIAS Jan 2,4 0,3 2,8 1,1 3,7 0,1 2,4 2,0 5,5 Fev 2,8 0,3 2,6 -2,8 0,2 2,3 2,3 5,5 Mar 2,5 0,4 3,6 3,6 3,6 0,2 1,9 2,5 3,5 Abr 6,5 0,3 4,5 6,7 4,9 1,7 2,9 2,3 0,7 Mai 6,7 0,3 5,3 4,3 4,1 2,6 4,2 2,6 0,9 Jun 3,1 0,1 3,5 16,3 7,7 0,9 2,3 1,9 1,2 Jul 2,4 0,2 5,2 15,2 6,6 1,0 3,8 2,6 0,3 Ago 1,6 0,1 5,5 17,6 8,5 6,5 3,0 1,9 0,2 Set 1,6 0,1 4,5 17,2 8,9 0,1 3,0 2,0 1,0 Out 3,8 0,4 1,2 3,8 3,5 0,1 2,5 1,9 2,1 Nov Dez 9,2 0,5 1,7 4,0 2,2 0,3 2,1 1,8 3,6 5,0 0,6 2,3 2,1 2,1 0,2 1,7 2,8 5,8 Mdia Anual 4,0 0,3 3,5 8,5 4,9 1,2 2,7 2,2 2,5

Padro do CONAMA 30,5 ppb (mdia anual) Tabela 6 - Trabalhando Melhor do que a Legislao: Monitoramento do Ar Dixido de Nitrognio (NO2) - Mximas Horrias Mensais - 1996 - Concentraes em ppb.
ESTAO CMARA LAMARO ESCOLA HOSPITAL Jan 19,8 11,2 10,2 18,7 Fev 18,5 10,8 9,5 17,8 Mar 16,8 8,6 7,3 17,4 Abr 13,5 11,0 12,3 14,2 Mai 21,2 7,4 9,3 19,2 Jun 13,2 16,3 9,1 12,4 Jul 20,1 11,7 18,2 27,4 Ago 20,4 10,1 11,3 19,5 Set 8,3 3,2 2,4 3,7 Out 5,5 2,1 1,0 3,5 Nov 7,3 2,9 1,7 3,4 Dez 4,5 1,8 2,2 2,9 Mdia Anual 14,0 8,0 7,8 13,3

Padro do CONAMA (003/90): 53,2 ppb (mdia anual) Tabela 7 - Trabalhando Melhor do que a Legislao: Monitoramento do Ar Monxido de Carbono (CO) - Mximas Horrias Mensais - 1996 - Concentraes em ppb.
ESTAO CMARA HOSPITAL Jan 1,4 1,5 Fev 1,3 1,1 Mar 1,3 1,6 Abr 1,5 1,3 Mai 1,6 1,3 Jun 1,4 1,8 Jul 2,9 1,4 Ago 1,5 0,7 Set 0,3 0,3 Out 0,3 0,2 Nov 0,5 0,3 Dez 0,7 0,3 Mdia Anual 0,1 0,9

Padro do CONAMA (003/90): 35000 ppb (mdia de 1 hora) Tabela 8 - Trabalhando Melhor do que a Legislao: Monitoramento do Ar Oznio (O3) - Mximas Horrias Mensais - 1996 - Concentraes em ppb.
ESTAO LAMARO HOSPITAL Jan 31,3 23,1 Fev 44,1 49,1 Mar 43,6 41,6 Abr 41,1 30,7 Mai 50,5 54,6 Jun 35,4 30,6 Jul 41,0 36,8 Ago 30,0 28,7 Set 26,8 30,8 Out 19,9 21,0 Nov 23,4 21,5 Dez 10,1 14,2 Mdia Anual 33,0 33,7

Padro do CONAMA (003/90): 81,6 ppb (mdia de 1 hora)

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

2486

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

VI - 044

Tabela 9 - Programa Fbrica Aberta - Visitantes no perodo 1991 / 1996.


CATEGORIAS Estudantes (1 a 8 srie) Universitrios Professores Tcnicos em Meio Ambiente Tcnicos do Exterior Representantes das Comunidades Outros Visitantes Totais 1991 81 133 205 192 7 144 16 778 1992 521 198 422 285 37 161 33 1.657 1993 1.102 121 284 149 113 197 11 2.077 1994 982 182 57 47 29 233 36 1.566 1995 768 185 296 260 18 243 13 1.783 1996 609 153 30 170 72 192 376 1.602 TOTAL 4.063 972 1.294 1.103 274 1.270 495 9.463

Tabela 10 - Melhoria Contnua do Desempenho Ambiental: Premiaes da CETREL.


TEM 1 DENOMINAO DO PRMIO Prmio Nacional de Gesto Ambiental ENTIDADE PROMOTORA IBAMA/Gazeta Mercantil ABRANGNCIA Nacional MS/ANO DA PREMIAO Julho/96 CASE/ CATEGORIA Case: Gesto Ambiental: Compromisso da CETREL Case: Gesto Ambiental: Compromisso da Empresa Vdeo Comunicao Externa de

Programa Conservao Energia

de Furnas Eltricas de

Nacional

Julho/96

Prmio Aberje/96

Aberje

Norte-NE

Setembro/96

Prmio Aberje/96

Aberje

Norte-NE

Setembro/96

Campanha de Comunicao Interna (ISO-14001) Jornal Externo: Jornal da CETREL Case: ISO 14001: A Indstria em Busca do Equilbrio Ecolgico Vdeo de Comunicao Externa: Voando com a Arara Azul

Prmio Aberje/96

Aberje

Norte-NE

Setembro/96

Top de Ecologia/96

ADVB

Nacional

Novembro/96

Prmio Brasil

Aberje

Aberje

Nacional

Novembro/96

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

2487

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

VI - 044

O resultado mais importante de todo esse processo, no entanto, no vem em benefcio somente da CETREL ou do Plo Petroqumico de Camaari. O aspecto mais relevante o ganho ambiental que esse processo j trouxe e continuar trazendo para toda a regio e, principalmente, o que ele representa em termos de exemplo, no sentido de estimular cada vez mais essa postura da indstria moderna de produzir sem poluir, de buscar a boa convivncia entre o desenvolvimento industrial e a preservao do meio ambiente. A ISO 14001, hoje, a mais importante ferramenta da indstria, em todo o mundo, na busca do equilbrio ecolgico.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. PEREIRA, F.A.; BEN KAUSS, A.G.; ISO-14001: A Indstria em Busca do Desenvolvimento Sustentvel, abril 1997. 2. NBR ISO 14001 - Sistemas de Gesto Ambiental - Especificao e Diretrizes para Uso, 1996. 3. NBR ISO 14004 - Sistemas de Gesto Ambiental - Diretrizes Gerais sobre Princpios, Sistemas e Tcnicas de Apoio, 1996. 4. THE ENVIRONMENTAL MANAGERS MANUAL - Establishing and Maintaining Successful Environmental Management, 1995.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

2488

Vous aimerez peut-être aussi