Vous êtes sur la page 1sur 3

A CONSTITUIO DE 1911 Em 1911, foi aprovada a primeira Constituio Republicana, o mais curto texto constitucional portugus.

PERODO DE VIGNCIA: 1911 a 28 de Maio de 1926. INFLUNCIAS: Constituies portuguesas de 1822 e 1836, Constituio brasileira de 1891, Programa do PRP (1891) e outras tendncias ideolgicas.
TTULOS: 1. Da forma de governo e do territrio da Nao Portuguesa 2. Dos direitos e garantias individuais 3. Da soberania e dos poderes do Estado 4. Das instituies locais administrativas 5. Da administrao das provncias ultramarinas 6. Disposies gerais 7. Da reviso constitucional

DIREITOS E GARANTIAS Direito liberdade, segurana e propriedade Igualdade social pela abolio dos privilgios de nascimento, dos foros privados, dos ttulos nobilirquicos e das ordens honorficas ORGOS DE SOBERANIA Nos termos da Constituio, a Soberania residia na Nao, sendo o exerccio do poder tripartido:
DISTRIBUIO DOS PODERES POLTICOS SEGUNDO A CONSTITUIO DE 1911

PODER LEGISLATIVO

Congresso da Repblica: Senado e Cmara dos Deputados Governo: Presidente da Repblica e Ministrio Tribunais

PODER EXECUTIVO PODER JUDICIAL

Poder legislativo foi atribudo ao Congresso da Repblica, dividido em duas cmaras, ambas eleitas por sufrgio directo e universal, embora com restries (maiores de 21 anos, que soubessem ler e escreve ou que fossem chefes de famlia): - o Senado, constitudo por senadores maiores de 35 anos e com mandatos de 6 anos; - a Cmara dos Deputados, formada por deputados, maiores de 25 anos, eleitos por 3 anos. Poder executivo foi atribudo ao Governo, constitudo pelos seguintes rgos polticos: o PR e o Ministrio formado pelos ministros nomeados pelo PR e era chefiado por um presidente, espcie de primeiro-ministro, igualmente nomeado pelo PR (que respondia pela poltica global dos seus ministros). Poder judicial foi atribudo aos tribunais.

Definido Repblica como uma nacionalidade exercendo por si mesmo a soberania, intervindo no exerccio normal das suas funes e magistratura (Programa do Partido Republicano Portugus), a Constituio de 1911 deu uma importncia especial ao poder legislativo e ao rgo que o exercia, pois nele residia a representatividade da Nao.
O predomnio do poder legislativo estava presente nas vastas competncias do Congresso: cabia-lhe a legislao em geral; era responsvel por muitas matrias de que dependia o exerccio regular do Governo e da Administrao Pblica; elegia, em sesso conjunta, o Presidente da Repblica, por um perodo de 4 anos (sem possibilidade de reeleio imediata) e podia destitu-lo, cabendo a este funes inicialmente limitadas.

A Constituio de 1911 estabeleceu um sistema poltico parlamentar em que o poder executivo estava dependente do poder legislativo: as cmaras electivas, representantes da Nao, tinham supremacia sobre os rgos de poder executivo, de eleio indirecta ou de nomeao.
O Presidente da Repblica era uma figura quase simblica, com funes muito limitadas alm de representar o Estado e de nomear o Ministrio, apenas lhe competia promulgar as leis aprovadas (sem direito de veto e sem a possibilidade de as revogar); no podia dissolver o Congresso ou sequer adiar ou prorrogar as suas sesses. O Governo era responsvel politicamente perante o Congresso (cada ministro pela gesto da sua pasta poltica), sendo os ministros obrigados a comparecer nas suas sesses e recebendo dele votos de confiana ou de censura.

Esta situao transformou o Congresso no rgo-chave do regime, onde todas as leis, todos os decretos e todos os actos poltico-governativos eram discutidos e votados. Embora democrtica, esta forma de governo era morosa e geradora de impasses, como a prtica veio a provar: esta predominncia do poder legislativo sobre o poder executivo contribuiu para a enorme instabilidade poltica da I Repblica, no deixando aos executivos tempo nem autoridade para concretizarem as suas tarefas durante os 15 anos e meio que durou a 1 repblica, houve: 45 governos, dos
quais os mais breves no chegaram a durar um ms e os mais estveis cerca de 1 ano; 8 eleies presidenciais e 7 presidentes (Bernardino Machado foi eleito duas vezes, em 1915 e em 1925); e 9 eleies legislativas.

OBRA LEGISLATIVA DA 1 REPBLICA PORTUGUESA LAICIZAO DO ESTADO Promulgao da Lei da Separao do Estado e das Igrejas (Abril de 1911), Afonso Costa:
Igualdade e liberdade de todos os cultos, sem primazia para a Igreja Catlica; Casamento definido como um contrato meramente civil, podendo ser dissolvido pelo divrcio; Obrigatoriedade (exclusividade) do Registo Civil; Neutralidade do ensino em matria religiosa ensino laico; Expulso das congregaes religiosas e ordens monsticas; Nacionalizao dos bens da Igreja.

Legislao que ofendeu as convices religiosas da maioria dos Portugueses, fazendo com que o regime perdesse parte do apoio popular e suscitando uma crescente oposio. JUSTIA SOCIAL
Estabelecimento da Lei da Greve (Dezembro de 1910); Instituio da semana de 6 dias de trabalho, com descanso obrigatrio ao domingo para todos os assalariados; Lei Reguladora do Horrio de Trabalho: determinava a jornada de 7 horas para empregados de escritrio e de bancos; de 8 a 10 horas para as fbricas e oficinas; de 10 horas para o comrcio (Janeiro de 1915); Estabelecimento da semana de 48 horas para a maioria dos trabalhadores e lojistas e de 42 horas para os bancrios e funcionrios de escritrio (1919); Obrigatoriedade do seguro social para acidentes de trabalho, doena e velhice (1919). Reorganizao dos Servios de Assistncia Pblica (1911); Criao do Fundo Nacional de Assistncia (1911), destinado a socorrer indigentes e a combater a mendicidade; Criao do Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social (1916) e do Instituto de Segurana Social (1919) investimento nas reas da habitao social, da sade e da assistncia.

FAMLIA:
Obrigatoriedade do casamento por celebrao do contrato civil Legislao sobre os direitos legais dos filhos na legitimidade, na adopo e na ilegitimidade e, ainda, sobre as condies para a legitimao dos filhos ilegtimos, bem como sobre a investigao de paternidade ou maternidade; Concesso de alimentos e socorro s mes com filhos ilegtimos; Proteco da condio feminina: embora a Lei de 1913 no permitisse o voto feminino, estipulou o divrcio e lutou pela igualdade de direitos no que a ele diz respeito e mesmo dentro do casamento; Construo de bairros operrios pelo Estado, como medida de proteco dos agregados familiares mais pobres.

ENSINO e INSTRUO PBLICA: Decreto da liberdade de ensino para todos os nveis e ramos de instruo, levando ao aparecimento de numerosos cursos livres, de universidades livres (1912) e de universidades populares (1913), cujo ensino estava aberto a adultos de todos os nveis de formao e ministrado por especialistas no remunerados; Reforma da Instruo Pblica: - estabeleceu o ensino oficial livre e gratuito e uma escolaridade obrigatria entre os 7 e os 10 anos de idade; instituiu o ensino oficial infantil e a educao de adultos atravs de escolas mveis, temporrias; construo de escolas primrias e aumento do vencimento de professores, cuja formao foi alvo de actualizao (escolas normais); - renovou o ensino tcnico (agronomia e veterinria) e universitrio (Universidades de Lisboa e do Porto) Considerada condio indispensvel da participao poltica, foi uma das bandeiras do republicanismo e foi onde deixou obra mais duradoura taxa de analfabetismo portuguesa (75%) era considerada escandalosa e indigna de um pas europeu

Vous aimerez peut-être aussi