Vous êtes sur la page 1sur 30

PDF Creator - PDF4Free v2.

http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop

Introduo
O Adobe PHOTOSHOP um importante software para tratamento e construo de imagens. Dispe de diversos recursos e efeitos o PHOTOSHOP leva sua mente a criar e editar figuras excelentes. No PHOTOSHOP alm de editar imagens feitas no CorelDRAW e outros softwares, pode-se tambm editar fotos e construir suas prprias imagens. Os arquivos construdos no PHOTOSHOP ganham a extenso PSD, mas tambm pode-se salvar os seus arquivos no formato TIFF, BMP. E, alm disso, para que voc possa usar as imagens construdas no PHOTOSHOP na Internet, voc pode salvar os arquivos como JPG(JPEG). Quando o PHOTOSHOP iniciado, o programa lhe avisar sobre o produto que ser mostrado e aps o seu carregamento surgir para a voc a tela principal. O mesmo ao iniciar no apresenta nenhuma imagem aberta, deve-se abrir um arquivo de imagem suportado por ele. Quando o arquivo em questo aberto tambm apresentado uma janela com uma imagem. Veja a seguir a rea de trabalho do PHOTOSHOP.

2 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop

Paletas de Trabalho
A interface do PhotoShop contm algumas paletas para auxiliar em nosso trabalho com o programa. Geralmente, ao lado esquerdo da tela se encontra a PALETA DE

FERRAMENTAS.

Ferramentas do Photoshop
Ferramenta Letreiro Retangular (M) Esta ferramenta utilizada para fazer uma seleo de forma quadriltera. Mais utilizada quando se tem que fazer uma seleo de uma parte de uma figura. Por exemplo uma foto de corpo inteiro onde quer selecionar a parte do rosto com o fundo.

3 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop


Ferramenta Letreiro Elptica (M) Esta ferramenta utilizada para fazer uma seleo de uma rea redonda. Mais utilizada para tratamento de imagens, onde se deseja que uma parte central ovalada fique em destaque. Ferramenta Letreiro de Linha nica (M) Esta ferramenta usada para traar uma linha de seleo na sua imagem, onde se mantiver a tecla shift pressionada pode-se duplicar esta linha, sempre na horizontal. Ferramenta Letreiro de Linha nica (M) Esta ferramenta geralmente utilizada juntamente com a ferramenta acima citada, alm de ser utilizada da mesma forma, mas de forma vertical. Ferramenta Mover (V) Esta ferramenta utilizada quando se deseja mover uma layer(camada) de seu arquivo. Ferramenta Lao (L) Esta ferramenta permite a voc fazer uma seleo livre, simplesmente arrastando o mouse com o boto esquerdo selecionado. Ferramenta Lao Poligonal (L) Esta ferramenta permite voc fazer uma seleo livre desde que seja feita com retas, clicando nas extremidades das retas at que seja fechado um polgono. Ferramenta Lao Magntico (L) Esta ferramenta permite que seja feita uma seleo de uma parte da figura onde se tenha uma forma definida sendo que a seleo se basear pelo contraste das cores. Ferramenta Varinha Mgica (W) Esta ferramenta utilizada para que possa-se selecionar uma parte da figura onde a cor definida por aproximao atravs do nvel de tolerncia definido pelo usurio. Ferramenta Corte Demarcado (C) Esta ferramenta utilizada quando se deseja recortar apenas uma parte da imagem descartando-se todo o resto desta mesma. Ferramenta Fatia (K) Esta ferramenta utilizada para, como o prprio nome diz, fatiar sua imagem em quantos pedaos forem necessrios.

4 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop


Ferramenta Seleo de Fatia (K) Esta ferramenta seleciona uma das fatias feitas com a ferramenta acima . Ferramenta Recuperao do Pincel (J) Esta ferramenta pinta com uma amostra ou um padro para corrigir imperfeies em uma imagem. Ferramenta Correo (J) - Esta ferramenta corrige imperfeies em uma rea selecionada da imagem, utilizando uma amostra ou um padro. Ferramenta Substituio de Cor (J) Esta ferramenta substitui uma cor selecionada por uma nova cor. Ferramenta Pincel (B) Esta ferramenta faz tracejados simulando traos de um pincel. Ferramenta Lpis (B) Esta ferramenta faz tracejados simulando traos e um lpis. Ferramenta Carimbo (S) Esta ferramenta reproduz uma determinada parte de uma imagem para outra parte desta mesma imagem. Ferramenta Carimbo de Padro (S) Esta ferramenta reproduz em uma imagem um padro de textura do prprio Photoshop, ou inserido como padro pelo usurio. Ferramenta Pincel do Histrico (Y) Esta ferramenta pinta uma cpia do instantneo ou do estado selecionado na janela da imagem atual. Ferramenta Pincel Histria da Arte (Y) Esta ferramenta pinta com traados estilizados que simulam a aparncia de diferentes estilos de pintura, utilizando um instantneo ou um estado selecionado. Ferramenta Borracha (E) Esta ferramenta apaga a rea selecionada da layer (camada) ativa. Ferramenta Borracha de Plano de Fundo (E) Esta ferramenta apaga as reas selecionadas at o fundo ficar transparente.

5 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop


Ferramenta Borracha Mgica (E) Esta ferramenta apaga, com um nico clique, reas com uma nica cor slida. Ferramenta Degrad (G) Esta ferramenta utilizada para, como o prprio nome diz, fazer-se um degrad de cores ou de formas em sua figura. Ferramenta Lata de Tinta (G) Esta ferramenta utilizada para se pintar uma rea com uma tonalidade de cor que se delimita pela quantidade de tolerncia que se deseja. Por exemplo, pinta-se uma parte que est branca com outra cor. Ferramenta Desfoque (R) Esta ferramenta torna menos distintas as arestas slidas em uma imagem. Ferramenta Nitidez (R) Esta ferramenta torna mais ntidas as arestas suaves em uma imagem. Ferramenta Borrar (R) Esta ferramenta espalha os dados de cores em uma imagem. Ferramenta Subexposio (O) Esta ferramenta utilizada para clarear as reas em uma imagem. Ferramenta Superexposio (O) Esta ferramenta utilizada para escurecer as reas em uma imagem. Ferramenta Esponja (O) Esta ferramenta utilizada para alterar a saturao de cores de uma rea. Ferramenta Seleo de Demarcador (A) Esta ferramenta utilizada para criar selees de segmentos ou formas mostrando pontos de ancoragem e linhas e pontos de direo. Ferramenta Seleo Direta (A) Esta ferramenta usada para criar textos em uma imagem.

6 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop


Ferramenta Texto Horizontal (T) Esta ferramenta utilizada para se adicionar um texto horizontal numa imagem. Ferramenta Texto Vertical (T) Esta ferramenta utilizada para se adicionar um texto vertical numa imagem. Ferramenta Mscara de Texto Horizontal (T) - Esta ferramenta utilizada para se criar uma seleo de um texto horizontal numa imagem. Ferramenta Mscara de Texto Vertical (T) - Esta ferramenta utilizada para se criar uma seleo de um texto vertical numa imagem. Opes da Ferramenta Caneta (P) Estas ferramentas permitem desenhar demarcadores com arestas suaves. Ferramenta Retngulo (U) Esta ferramenta permite que voc desenhe um retngulo, ou quadrado. Ferramenta Retngulo Arredondado (U) Esta ferramenta permite que voc desenhe um retngulo, ou quadrado com as bordas arredondadas. Ferramenta Elipse (U) - Esta ferramenta permite que voc desenhe um crculo, ou formas ovais. Ferramenta Polgono (U) Esta ferramenta permite que voc desenhe um polgono. Ferramenta Linha (U) Esta ferramenta permite que voc traceje linhas horizontais, verticais, ou em diagonais. Ferramenta Forma Personalizada (U) Esta ferramenta cria formas personalizadas selecionadas a partir de uma lista de formas personalizadas. Ferramenta Observaes (N) Esta ferramenta cria comentrios de texto que pode ser anexado a uma imagem. Ferramenta Comentrio de udio (N) - Esta ferramenta cria comentrios de udio que pode ser anexado a uma imagem.

7 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop


Ferramenta Conta-Gotas (I) Esta ferramenta utilizada para fazer amostra de cores e uma imagem. Ferramenta Classificador de Cores (I) - Esta ferramenta utilizada para classificar amostra de cores e uma imagem. Ferramenta Medir (I) Esta ferramenta utilizada para medir distncias, localizaes e ngulos. Ferramenta Mo (H) Esta ferramenta utilizada para mover uma imagem dentro de uma janela. Ferramenta Zoom (Z) Esta ferramenta utilizada para se aplicar um zoom na imagem, tanto para menos quanto para mais, pode-se utilizar tambm os atalhos de teclado, que so, (ctrl, + para mais zoom) (ctrl, para menos zoom).

Camadas do Photoshop
A PALETA DE CAMADAS com certeza, a mais importante do programa. Pois com ela iremos trabalhar a todo instante. Para cada objeto inserido na rea de trabalho, cria-se automaticamente, uma nova camada, para podermos alterar as configuraes ou ate mesmo aplicar efeitos em nosso trabalho, temos que faz-lo atravs das camadas. Aps a edio de cada camada, podemos mescl-las, tornando-s uma nica imagem, atravs do meu CAMADA > ACHATAR CAMADAS. Na paleta de camadas, existem as opes para CRIAR NOVA CAMADA, DELETAR UMA CAMADA. Lembrando que, um objeto inserido na tela de pintura, s poder ser excludo do trabalho excluindo-se a camada que ele pertence.

8 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop

Observe na figura acima, ela possui duas camadas, a camada PLANO DE FUNDO e a camada PHOTOSHOP, essa ultima, observando seu cone, podemos perceber que se trata de uma camada de texto, logo, PHOTOSHOP seria um texto. Pode-se OCULTAR as camadas, clicando ao lado esquerdo onde existe uma pequena imagem de um olho. Quando este olho esta visvel, significa que, a camada tambm est visvel. O desenho de um pincel ao lado da camada, indica que a mesma esta sendo editada, ou seja, a camada que est exibindo este cone ser qual receber as alteraes efetuadas na tela de pintura.

Paleta Histrico.
A paleta HISTRICO exibe todas as aes efetuadas no programa, ou seja, tudo que alterarmos desde o momento em que abrimos ou criamos uma nova imagem, estar descrito nesta paleta. Podendo ento, ser desfeita uma ou mais aes. Observe a figura abaixo

9 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop

Nesta paleta esta descrita as aes que foram realizadas pelo usurio, deste o momento em que o mesmo criou um novo arquivo e/ou imagem.

Criando Nova Imagem


O Photoshop permite a criao de imagens a partir do zero, ou seja, o usurio poder elaborar seu prprio desenho. Essa facilidade voltada para criao de Logotipos, texturas entre outros. Observe abaixo a tela para criao de uma nova imagem.

10 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop


Nessa tela, voc ter as opes de configurao da imagem, dever definir um nome, o tamanho da imagem (que poder ser definido em PIXELS, MILIMETROS ou CENTIMETROS), modo de cores (RGB, CMYK, etc) e o contedo da imagem, ou seja, a cor da nova imagem, defini-se entre BRANCO, COR DE PLANO DE FUNDO (referente a cor de segundo plano) e TRANSPARENTE. As definies de tamanho da imagem, poder ser alterada, tambm, aps sua criao, atravs do menu IMAGEM > TAMANHO DA TELA DE PINTURA.

Trabalhando com as Ferramentas e Camadas


Trabalhando com a imagem01. Utilize as ferramentas para edio de imagens (foto) para trabalhar

com a imagem acima Faa um letreiro para sua imagem final

Salvando uma imagem.


Voc poder salvar as imagens em vrias extenses distintas, tais como JPEG, GIF, BMP, PSD entre outras. A extenso PSD refere-se a arquivos criados pelo PHOTOSHOP, salvando um trabalho com essa extenso, voc ter a possibilidade de alter-lo novamente. As extenses JPEG, GIF e BMP, so extenses destinadas imagens. A mais utilizada para uma imagem a JPEG, ela tem uma boa qualidade de resoluo de cores mesmo sendo compacta. Observe a tela abaixo, referente janela com opes para salvar um trabalho.

11 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop

Efeitos De Camadas
Temos ainda, uma opo para efeitos em camadas, esses efeitos encontram-se abaixo da paleta camada (onde se localiza a opo para excluir ou criar camadas), abrindo-se a caixa de dialogo, encontraremos algumas opo, e as mais utilizadas so:

SOMBRA PROJETADA: Cria se uma sobra externa no objeto, imagem ou texto SOMBRA INTERNA: Cria se uma sombra interna, ou seja, um brilho dentro do objeto, imagem ou texto

12 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop


CHANFRO E ENTALHE: Cria-se efeitos em alto ou baixo relevo sobre o objeto, imagem ou texto. Dica: Crie alguns objetos e descubra os demais efeitos de camadas!

Texto
As ferramentas utilizadas para criao de textos so: Ferramenta Texto Horizontal (T) Esta ferramenta utilizada para se adicionar um texto horizontal numa imagem. Ferramenta Texto Vertical (T) Esta ferramenta utilizada para se adicionar um texto vertical numa imagem. Os textos podem receber os mesmos efeitos de uma imagem, pois, quando se abre a caixa para digitao do texto, o photoshop, automaticamente transforma-o em uma nova camada, podendo ento, trabalhar normalmente sobre ele. Utilizando o menu JANELA > CARACTER, voc ter uma nova janela na tela, onde poder alterar as configuraes do texto, como FONTE, TAMANHO, ALINHAMENTO, COR entre outros. Trabalhando com Efeitos e Textos Utilizando as opes de textos e os efeitos de camada, crie um carto postal com as imagens disponveis.

Filtros
Filtros de acabamento

- Nuvens : O filtro nuvens gera padres de nuvens suaves que usam valores aleatrios que podem variar entre as cores de primeiro e segundo plano e ainda do plano de fundo.

13 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop

- Nuvens por diferena : O filtro nuvens por diferena se utiliza de valores que so gerados aleatoriamente e podem variar as cores de primeiro plano e plano de fundo para que seja produzido um padro de nuvens.

- Fibras : O filtro fibras serve para criar uma aparncia de fibras entrelaadas utilizando-se das cores de primeiro plano e plano de fundo.

- Reflexo de flash : O filtro reflexo de flash utilizado para imitar a refrao causada pela aplicao de uma luz brilhante na lente da cmera.

- Efeitos de iluminao : O filtro efeitos de iluminao permite ao usurio produzir vrios efeitos de iluminao utilizando imagens em formato RGB variando 17 estilos de luz, 3 tipos de luz e 4 conjuntos de propriedades da luz.

Filtros Artsticos

- Afresco : Este filtro serve para pintar uma imagem usando estilos bruscos, usando pinceladas curtas, arredondadas e apressadas.

- Aquarela : O filtro aquarela pinta a imagem em estilo aquarela, simplificando os detalhes em uma imagem com o uso de um pincel mdio embebido em gua e tinta.

14 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop

- Arestas Posterizadas : Este filtro reduz a quantidade de cores de uma imagem de acordo com a opo de posterizao definida e localiza as arestas da imagem, desenhando linhas pretas sobre elas.

- Pastis speros : O filtro pastis speros faz com que sua imagem parea ter sido traada com giz pastel colorido sobre um plano de fundo texturizado.

- Basto de Borrar : O filtro basto de borrar faz com que sua imagem seja suavizada usando traados diagonais curtos para borrar ou manchar as reas mais escuras das imagens.

- Esponja : O filtro esponja cria imagens com reas bastante texturizadas de cores contrastantes, com a aparncia de terem sido pintadas com uma esponja.

- Tinta-Base : O filtro tinta-base pinta a imagem sobre um plano de fundo texturizado e pinta a imagem final sobre ele.

- Lpis de cor : Este filtro utilizado para desenhar uma imagem usando lpis de cor em um plano de fundo slido.

- Recorte de arestas : O filtro recorte de arestas utilizado para representar imagens como se fossem formadas por recortes irregulares de papel colorido.

15 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop

- Pincel a seco : O filtro pincel a seco utilizado para pintar arestas de uma imagem usando a tcnica de pincel a seco (entre leo e aquarela).

- Foto granulada : O filtro foto granulada aplica padres uniformes aos tons fortes e tons mdios das sombras de uma imagem.

- Non : Este filtro utilizado para adicionar vrios tipos de brilho aos objetos em uma imagem e til para colori-la, ainda suavizando sua aparncia.

- Toques de Tinta : O filtro toques de tinta permite escolher entre vrios tamanhos (de 1 a 50) e alguns tipos de pincel para obter um efeito de pintura.

- Esptula : O filtro esptula reduz os detalhes da sua imagem proporcionando um efeito de tela pintada com pouca tinta, revelando a textura sob a tinta.

- Plastificao : O filtro plastificao utilizado para revestir a imagem com um plstico brilhante, acentuando detalhes em sua superfcie.

16 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop

Filtros de Croqui

- Baixo-Relevo : Este filtro transforma uma imagem fazendo com que ela parea entalhada em baixo-relevo e iluminada acentuando as variaes em sua superfcie.

- Giz e Carvo : O filtro Giz e carvo utilizado para redesenhar realces e tons mdios de uma imagem com giz grosso em um plano de fundo cinza em meio tom slido.

- Carvo : Este filtro redesenha uma imagem para criar um efeito posterizado e borrado.

- Cromo : Este filtro faz com que sua imagem fique com um aspecto de cromado polido.

- Crayon Cont : Este filtro utilizado para reproduzir a textura do Crayon Cont em uma imagem. O filtro Crayon Cont usa a cor do primeiro plano para as reas escuras e a cor do plano de fundo para as reas claras

- Bico de Pena : Este filtro muito utilizado para traar pontos de tinta finos e lineares para capturar os detalhes de uma imagem original e sem efeito e que fica mais evidente em imagens digitalizadas.

17 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop

- Matriz de Meio-Tom : O filtro matriz de meio-tom utilizado para simular efeitos de telas de meio tom, ao mesmo tempo em que mantm o intervalo contnuo de tons.

- Papel de Carta : Este filtro cria uma imagem que parece ter sido criada com papel artesanal.

- Fotocpia : Este filtro utilizado para simular o efeito de uma fotocopia.

- Gesso : Este filtro utilizado para moldar uma imagem em gesso com formato 3D.

- Reticulao : O filtro reticulao simula a reduo e a distoro controladas da emulso do filme para criar uma imagem que parece estar concentrada nas reas de sombra e levemente granulada nos realces.

- Estampa : Este filtro melhor visualizado em imagens em branco e preto. O filtro simplifica a imagem para ela parecer estampada com um carimbo de borracha ou madeira.

- Arestas Rasgadas : O filtro arestas rasgadas particularmente muito til para imagens-texto ou objetos de alto contraste. O filtro reconstri a imagem como pedaos de papel desiguais e rasgados e aplica cor imagem usando as cores do primeiro plano e do plano de fundo.

18 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop

- Papel Molhado : O filtro papel molhado usa toques manchados que parecem pintados em papel fibroso e mido, fazendo as cores escorrerem e se mesclarem.

Filtros de Desfoque
Observao: Para aplicar um filtro de Desfoque s arestas de uma camada, cancele a seleo da opo Preservar Transparncia, na paleta Camadas.

Desfoque e Desfoque Maior : So usados para eliminar rudos em locais que ocorrem transies de cores significativas em uma imagem.

Mdia : Este filtro utilizado para localizar a cor mdia de uma determinada imagem ou seleo e preenche-a com a cor para criar uma aparncia suave.

Desfoque Gaussiano : Muito utilizado para desfocar rapidamente uma seleo de acordo com um valor ajustvel.

Desfoque de Lente : Pode-se utiliz-lo para adicionar um desfoque a determinada imagem, dando o efeito de uma profundidade de campo mais estreita, para que alguns objetos da imagem permaneam em foco, enquanto outras reas fiquem desfocadas. Este filtro usa um mapa de profundidade que determinam as posies dos pixels desta imagem.

Desfoque de Movimento : Pode-se utiliz-lo para desfocar uma imagem numa determinada direo (entre -360 a +360 ) e com intensidade especfica (de 1 a 999).

19 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop

Desfoque Radial : Muito utilizado para simular desfoques de uma cmera com zoom ou rotativa para produzir um desfoque suave.

Desfoque Inteligente : Utilizado com a mesma finalidade do desfoque radial, porm com maior preciso.

Filtros de Distoro

Brilho Difuso : Serve para se aplicar acabamentos a uma imagem como se ela fosse vista atravs de um filtro de difuso suave.

Filtro Mesclagem : Este filtro faz uso de uma imagem, chamada de mapa de mesclagem, para determinar como distorcer uma seleo.

Vidro : Este filtro faz com que sua imagem parea ser vista atravs de diferentes tipos de vidro.

Marola : muito utilizado para se adicionar ondulaes espaadas aleatoriamente superfcie da imagem, fazendo com que ela parea estar submersa na gua.

Suco : Este filtro utilizado para que a parte selecionada de sua imagem seja comprimida.

Coordenadas Polares : Utilizada para se converter uma seleo de suas coordenadas retangulares para polares e vice-versa, de acordo com uma opo selecionada.

20 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop

Ondulao : Utiliza-se para criar padres de ondulao em uma seleo, como ondas na superfcie de um lago.

Cisalhamento : Pode-se utiliz-lo para distorcer uma imagem ao longo de uma curva.

Esferizao : Este filtro cria um efeito 3D nos objetos, envolvendo a seleo em uma forma esfrica, distorcendo a imagem e ajustando-a ao tamanho da curva selecionada.

Redemoinho : Este filtro gira uma seleo de maneira mais ntida no centro do que nas arestas, fazendo com que a especificao de um ngulo produza um redemoinho.

Ondas : Este filtro funciona de maneira semelhante ao filtro Ondulao, mas com controles mais complexos.

Zigue-zague : O filtro zigue-zague utilizado para distorcer uma seleo radialmente, dependendo do raio dos pixels da seleo, em formas que vo de um lado outro.

Filtros Estilizar

Difuso : utilizado para misturar os pixels em uma seleo para faz-la parecer menos concentrada, de acordo com a opo selecionada.

Entalhe : Este filtro faz uma rea selecionada parecer elevada ou estampada, convertendo sua cor de preenchimento para cinza e traando as arestas com a cor de preenchimento original.

21 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop

Extruso : Este filtro aplica uma textura 3D a uma seleo ou camada.

Indicao de Arestas : Este filtro identifica as reas da imagem com transies significativas e acentua as arestas.

Arestas Brilhantes : O filtro Arestas Brilhantes identifica as arestas de cor e adiciona a elas um brilho de non.

Solarizao : O filtro solarizao utilizado para mesclar uma imagem negativa e uma imagem positiva - semelhante rpida exposio de um filme fotogrfico luz durante a revelao.

Ladrilhos : Este filtro divide uma imagem em uma srie de ladrilhos, deslocando a seleo de sua posio original.

Traado do Contorno : Muito utilizado para localizar transies das principais reas de brilho e contorna-as delicadamente para cada canal de cor, fazendo com que seja gerado um efeito semelhante s linhas de um mapa de contorno.

Vento : O filtro vento cria pequenas linhas horizontais na imagem para simular um efeito de vento.

Filtros de Pixelizao

Meio-Tom em Cores : Este filtro utilizado para se fazer simulaes de uma tela de meio-tom de forma ampliada para cada canal de imagem.

22 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop

Cristalizar : O filtro cristalizar serve para agrupar os pixels em uma cor slida em forma de polgono.

Facetar : O filtro facetar agrupa os pixels das cores slidas os semelhantes em conjuntos de pixels com cores semelhantes.

Fragmentar : Este filtro serve para criar quatro cpias dos pixels numa seleo, calculando a sua mdia e deslocando-os um em relao ao outro.

Meia-Tinta : O filtro meia-tina utilizado para converter uma imagem simples em padronizada aleatoriamente com arestas em preto e branco, ou cores totalmente saturadas em uma imagem colorida.

Mosaico : Este filtro agrupa pixels de uma imagem em blocos quadrados dando um aspecto de um mosaico.

Pontilhar : O filtro pontilhar usado para decompor as cores de uma imagem em pontos aleatrios, deixando a rea selecionada a figura com um aspecto de pontilhismo.

Filtros de Rudo

Adicionar Rudo : Este filtro utilizado para adicionar pixels de forma aleatria uma imagem, fazendo uma simulao do efeito de tirar fotografias em um filme de alta velocidade.

23 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop

Remover Manchas : O filtro remover manchas utilizado para detectar as arestas de uma imagem desfocando toda a seleo, exceto estas arestas.

Poeira e Rabiscos : Este filtro reduz a quantidade de rudo alterando os pixels diferentes.

Mediana : O filtro mediana reduz o rudo em uma imagem mesclando o brilho de pixels dentro de uma seleo.

Filtros de Textura

Craquel : Este filtro utilizado para se colorir uma imagem numa superfcie de gesso que seja em alto relevo, e produz uma fina rede de fendas que acompanha os contornos de uma imagem.

Granulado : Este filtro adiciona a sua imagem uma textura que simula diferentes tipos de gros (normais, suaves, agrupados, em contaste, ampliados, borrifados, horizontais, manchados, tingidos e verticais)

Ladrilhos do Mosaico : Este filtro desenha sua imagem como se fosse feita por pequenos fragmentos ou ladrilhos, colocando entre eles uma espcie de argamassa.

Bordado : O filtro bordado divide sua imagem em muitos quadrados preenchidos com a cor predominante desta rea da imagem.

24 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop

Vitral : Este filtro pinta, outra vez, sua imagem com clulas adjacentes de uma nica cor contornada pela cor de primeiro plano.

Texturizador : O filtro texturizador aplica uma textura em uma imagem.

Filtros Tornar Ntido

Tornar Ntido e Tornar Mais Ntido : Estes filtros vai gerar focos em uma seleo aumentando a clareza desta imagem

Tornar Arestas Ntidas e Mscara de Nitidez : Este filtro localiza as arestas de uma imagem fazendo com que estas arestas fiquem ntidas.

Filtros de Traados de Pincel

Arestas Acentuadas : Este filtro muito utilizado para se acentuar as arestas de uma imagem.

Traado Angular : O filtro traado angular pinta uma imagem novamente com traados na diagonal.

Hachura : Este filtro preserva as caractersticas e detalhes originais da imagem, adicionando uma textura e tornando mais speras as arestas nas reas mais coloridas da imagem.

Traado Escuro: Este filtro pinta as reas escuras da imagem deixando-as mais prximas ao preto.

25 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop

Rastro de Tinta: Este filtro redesenha a imagem com linhas delicadas e finas preservando os detalhes originais da imagem.

Respingo: Este filtro utilizado para se reproduzir o efeito de um aergrafo.

Traado Borrifado: Este filtro utilizado para se repintar uma imagem utilizando as cores dominantes dela mesma.

Sumi-e: Este filtro pinta uma imagem utilizando um estilo japons, imitando o cenrio de um papel arroz, com um pincel banhado em tinta preta.

Filtros de Vdeo

Desentrelaamento: O filtro Desentrelaamento suaviza as imagens que se deram em movimento e foram capturadas em vdeo.

Cores NTSC : Este filtro utilizado para restringir o gamut das cores fazendo com que eles fiquem num nvel aceitvel.

Extrao de partes de imagem


Uma das tcnicas mais procuradas no photoshop sem dvida a extrao de imagens. Essa tcnica muito utilizada para realizaes de montagens. A opo para extrao encontra-se no meu FILTRO. Aps essa opo abrese a janela EXTRAIR. Utilizando a ferramenta REALADOR DE ARESTAS, que assemelha-se a um pincel, voc dever contornar toda a parte da figura que deseja extrair. Observe a imagem.

26 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop

Aps o contorno, utiliza-se a ferramenta preenche, onde ir definir todo o local a ser extrado. Observe:

Feito isso, podemos visualizar a rea, clicando sobre o boto VISUALIZA. Essa visualizao define-se como uma prvia do trabalho final

27 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop

J na tela de pintura, aps finalizar o processo de extrao, pode-se utilizar a ferramenta BORRACHA para apagar algumas marcas que sobraram do restante da figura.

Trabalhando com Filtros

Passos para o Efeito Matrix

Crie uma imagem de 300x350, com Branco de cor de Fundo

(Background) Aplique um filtro de TEXTURA GRANULADO, e altere seus valores

para : Intensidade 100; Contraste 100; Grain Type = Vertical Mude a cor Principal para um Verde Claro e a cor de fundo para

Preto. Agora v em Filtro> Artistico> Neon e altere as propriedades as seguir: Glow Size = 5; Glow Brightness = 15, em Glow Color selecione um verde um pouco mais escuro que Foreground

28 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop


Nesse momento v em Filtro> Estilizao> Arestas Brilhantes. E

entre com os seguintes valores: Edge Width = 1; Edge Brightness = 15; Smoothness = 1

Extra
Tabela de atalhos para aes no PhotoShop Menu de Arquivo Ao Novo Novo Projeto Abrir Abrir como Fechar Fechar todos Salvar Salvar como Imprimir Sair/Deixar Ajuda Menu de Edio Ao Desfazer Passo atrs no histrico Passo adiante na histrico Recortar Cpia Colar Menu de Imagem Ao Ajustar nvel Ajuste automtico de nvel Ajuste automtico de contraste Ajustar curvas Ajustar balano de cores Ajustar Matriz/Saturao Desfazer saturao Inverter Extrair

Teclas de Atalho Ctrl+N Ctrl+Shift+N Ctrl+O Ctrl+Alt+O Ctrl+W Ctrl+Shift+W Ctrl+S Ctrl+Shift+S Ctrl+P Ctrl+Q F1

Teclas de Atalho Ctrl+Z Ctrl+Alt+Z Ctrl+Shift+Z Ctrl+X Ctrl+C Ctrl+V

Teclas de Atalho Ctrl+L Ctrl+Shift+L Ctrl+Alt+Shift+L Ctrl+M Ctrl+B Ctrl+U Ctrl+Shift+U Ctrl+I Ctrl+Alt+X

29 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Fundao de Apoio Escola Tcnica PhotoShop


Menu de Camada Ao Nova camada Copiar camada Trazer para frente Trazer para trs

Teclas de Atalho Ctrl+Shift+N Ctrl+J Ctrl+Shift+] Ctrl+]

ANOTAES ADICIONAIS DO ALUNO

30 PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Vous aimerez peut-être aussi