Vous êtes sur la page 1sur 11

DIREITO PENAL PROVA DO 1 BIMESTRE.

I) INTRODUO AO DIREITO PENAL Direito Penal

Parte do direito pblico que estabelece a es e omisses delitivas, cominando-lhes determinadas sanes (penas ou medidas de segurana). - Tem como objetivo a proteo dos bens jurdicos relevantes para a sociedade, bens interindividuais, criando sanes s condutas que lesam ou que ameacem esses bens. - Ponto de vista objetivo: o conjunto de normas que definem os delitos e as sanes . - Ponto de vista subjetivo: diz respeito legitimidade do Estado de punir as condutas lesivas impondo a sano criminal ao agente ante pratica do delito. - Possui natureza autnoma e constitutiva, mas tambm sancionatria (tutela dos bens jurdicos difusos ou coletivos). - Opera num conceito amplo com os demais ramos do Direito. Contudo, os conceitos advindos deles so examinados de forma autnoma pelo Direito Penal.
Cincia do Direito Penal

- Tem escopo em elaborar um sistema de modo lgico (formal e material) e racion al, com fito interpretar e aplicar o Direito Penal. Constitui-se por um conjunto de conhecimentos (normas e princpios) ordenados metodicamente. - Tambm chamada de dogmtica penal.
Poltica Criminal

- Pauta-se na anlise critica do direito posto no s entido de ajust-lo aos ideais jurdico-penais e de justia. - Baseia-se em consideraes sociolgicas politicas, e de oportunidade , propondo modificaes ao direito penal vigente, a fim de que se adapte ao contexto social atual.
Criminologia

- Cincia emprica, que estuda o fenmeno criminal utilizando -se de mtodo causal-explicativo. - a investigao emprica do delito e da personalidade do agente que o executou . - Estuda as causas do delito e busca alternativas que respondero ao fenmeno criminal.
Relao com os outros ramos do Direito

1) Direito Constitucional: A CF fonte primeira da lei penal . Estabelece princpios e normas que

servem de base ao Direito penal.

Destaca m-se o principio da proteo de bens jurdicos

(principio da lesividade ou da ofensividade onde no h delito sem leso ou sem perigo de leso a um bem jurdico determinado) e da legalidade e da reserva legal (no h crime sem lei previa que o defina). 2) Direito Administrativo: o contedo da infrao administrativa e do delito tem contedo material e idntica estrutura logica, possuindo apenas diferenas quantitativas. 3) Direito Processual Penal: o brao do Direito Penal. a ferramenta pela qual se aplica efetivamente o Direito Penal, constituindo instrumento de execuo para os casos concretos. O Direito Penal enumera condutas punveis e as respectivas sanes; O Direito Processual Penal disciplina o processo, , pois, meio pelo qual os rgos estatais estabelecem se a lei penal foi violada e qual pena deve ser imposta ao agente. 4) Direito Civil e Comercial: mantem relao de interdependncia, complementariedade. No que tange ao Direito Civil, tem relao ao tutelar o direito de posse e propriedade, sancionando o furto e o roupo, por exemplo. Em sede Comercial, verbi gratia, tem objetivo de coibir abusos sobre as garantias do crdito mercantil, e assegurar proteo penal do cheque, da duplicada, cominando penas em caso de abuso.
II) PRINCIPIOS DO DIREITO PENAL

So considerados diretivas cardeais que regulam a matria penal, como pressupostos tcnico jurdicos que configuram a natureza, as caractersticas, os fundamentos, a aplicao e a execuo do Direito Penal. 1) Princpio da legalidade ou da reserva legal : no h crime (infrao pe nal) nem pena ou medida de segurana (sano penal) sem lei previa que o defina. 1.1 - Garantia penal e criminal: lei formal, e to somente ela, fonte criadora de crimes e de penas, de causas agravantes ou medidas de segurana, sendo inconstitucional a utilizao em seu lugar de qualquer outro ato normativo, do costume ou de argumento analgico. 1.2 Garantias jurisdicional e penitenciria ou de execuo : ningum ser processado nem sentenciado seno por autoridade competente. (art 5 , LIII, CF); ningum ser considerado culpado at o transito em julgado da sentena (art. 92, CF), assegurado aos presos a integridade fsica e moral (art. 5 , XLIX, CF); a pena ser cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza d o delito, a idade e o sexo do apenado (art. 5 , XLVIII). 1.3 Princpio da irretroatividade da lei e sua exceo : trata-se de restringir o arbtrio do legislador e do juiz na elaborao ou aplicao retroativa da lei prejudicial. Por conseguinte, a luz do art. 5 XL da CF, a lei no retroagir, salvo quando para beneficiar o ru. 1.4 Principio da taxatividade ou da determinao : No que tange determinao, e xige-se que o legislador descreva da forma mais exata possvel o fato punvel. Pela taxatividade, busca -

se estabelecer as margens penais as quais est vinculado o julgador, para que no haja mera arbitrariedade do juiz, satisfazendo a exigncia de garantia, e assim, evitando-se eventual abuso judicial. 2) Princpio da dignidade da p essoa humana: o Estado democrtico de Direito e social deve consagrar e garantir o primado dos direitos fundamentais, abstendo -se de prticas a eles lesivas, como tambm propiciar condies para que sejam respeitados, inclusiva com a eventual remoo de obstculos sua totalizao. Tal princpio antecede o juzo axiolgico do legislador e vincula de forma absoluta sua atividade normativa mormente no campo penal. Ademais, a forma normativa deste principio erradia por toda a ordem jurdica servindo, no obst ante, de alicerce aos demais princpios penais. 3) Principio da culpabilidade : no h pena sem culpabilidade, a pena no pode ultrapa ssar a medida da culpabilidade, sendo que esta deve ser entendida como fundamento e limite de toda a pena. 4) Princpio da exclusiva proteo de bens jurdicos: o escopo do Direito penal reside na proteo de bens jurdicos relevantes essenciais ao individuo e coletividade. Neste diapaso , a tutela penal legitima somente quando socialmente necessria e imprescindvel para assegurar as condies de vida, o desenvolvimento e a paz social, tendo em conta os ditames superiores da dignidade e da liberdade da pessoa humana. O bem jurdico penal pode ser conceituado com sendo um ente material ou imaterial haurido do contexto social, de titularidade individual ou metaindividual reputado como sendo essencial para a coexistncia e o desenvolvimento do homem. 5) Princpio da interveno mnima : a lei penal somente dever intervir quando for absolutamente necessrio para a sobrevivncia da comunidade, devendo ser aplicada quando for capaz de ter eficcia; 6) Princpio da fragmentariedade : tal principio denota da operao de uma tutela seletiva do bem jurdico, limitada quela tipologia agressiva que se revela dotada de indiscutvel relevncia quanto gravidade e intensidade da ofensa; 7) Principio da pessoalidade da pena : nenhuma pena passara da pessoa do condenado... e decorre apenas de sua ao ou omisso, no sendo admitida nenhuma outra espcie (fato alheio, etc). 8) Principio da individualizao da pena : O julgador deve fixar a pena conforme a cominao legal e determinar a forma de sua execuo. 9) Principio da proporcionalidade : Deve existir sempre uma medida de justo equilbrio entre a gravidade do ilcito aplicado e a pena cominada ou imposta. Noutras palavras, a pena deve estar proporcionada ou adequada intensidade ou magnitude da leso ao bem jurdico . Tal principio vem a ser uma exigncia de justia e no somente preveno. 10) Princpio da adequao social : apesar da conduta se subsumir formalmente ao modelo legal,

no ser considerada tpica se for socialmente adequada ou reconhecida, ou seja, se estiver de acordo com a ordem social da vida historicamente condicionada. (ex. uma leso corporal representada por uma inciso cirrgica) ; 11) Princpio da insignificncia : a irrelevante leso do bem jurdico protegido no justifica a imposio de uma pena, devendo excluir -se a tipicidade da conduta em caso de danos de pouca importncia. Noutros dizeres, as aes ou omisses que afetem infimamente um bem jurdico penal devem ser tidas como atpicas , cabendo lei penal levar em conta aquelas condutas realmente relevantes ao bem jurdico . 12) Princpio do ne bis in indem: constitui limite ao poder punitivo do Estado. Traduz a proibio do ente estatal de punir algum , processar ou julgar duas ou mais vezes pelo mesmo fato. Tal principio serve de base aplicao das normas penais, em especial ao concurso de normas, sem deixar de mencionar o concurso de delitos. 13) Principio da segurana jurdica: dado principio denota a busca da estabilidade das relaes judicias, visando combater/refutar qualquer imprevisibilidade ou incerteza no que diz respeito ao controle formal-legal a que o individuo se encontra submetido.
III) TEORIA DA LEI PENAL Fontes do Direito Penal

1) Costume: de modalidade imediata. Consiste em regras de conduta criadas espontaneamente pela conscincia comum do povo, que a observa de modo constante e uniforme sob a convico de corresponder a uma necessidade jurdica. Possui dois elementos: I) um objetivo, que o uso constante e prolongado, e outro; II) subjetivo, que o convencimento de sua obrigatoriedade ou convico jurdica. 1.1) Costume secundum legem: costume previsto em lei, portanto tem carter cogente; 1.2) Costume praeter legem: costume supletivo, com fito a suprir lacunas na lei; 1.3) Costume contra legem: costume formado em sentido contrrio lei .
P.S.: O costume jamais pode ser tido como fator de produo de norma penal incriminadora ou

desfavorvel ao acusado. 2) Jurisprudncia: norma individual, adaptada aos ditames do caso concreto. a aplicao da lei. Consiste em modalidade mediata que se processa atravs do exerccio da jurisdio, em virtude de uma sucesso harmnica de decises dos tribunais. 3) Doutrina: modalidade mediata, fruto dos estudos de juristas com escopo a analisar e sistematizar as normas jurdicas, elaborando conceitos, interpretando leis, emitindo juzos de valor a respeito do contedo das leis e apontando sugestes de reforma do Direito vigente. Tem natureza peculiar - cognoscitiva e, indiretamente, prescritiva.

Lei e norma penal

A norma penal uma regra proibitiva, abstrata, que se extrai do esprito dos membros da sociedade, isto , do senso de justia do povo. Por sua vez, a lei a regra escrita feita pelo legislador com a finalidade de tornar expresso o comportamento considerado indesejvel e perigoso pela coletividade. o veculo por meio do qual a norma aparece e sua observncia torna-se cogente. A lei por imperativo do principio da reserva legal descritiva e no proibitiva. A norma sim proibitiva. A norma cria o ilcito, a lei cria o delito. - A norma de conduta, sendo imperativa, prescreve, influi no comportamento dos demais para modifica-lo, e no simplesmente descreve uma relao de direitos e deveres. - O contedo dessas normas est em funo de juzos de valor que constituem seu pressuposto logico e sem os quais careceria de sentido. - A lei, em sentido tcnico-jurdico, deve ser entendida como uma fonte do direito positivo, um meio de instrumento, com os caracteres especficos, de produo de normas jurdicas. ela , um modo de revelao ou de exteriorizao d a norma.
Estrutura lgica da norma jurdico -penal

As normas jurdicas so imperativas ou prescritivas, no sentido de que impem um dever-ser a uma conduta alheia. As normas so formadas pela hiptese legal e sua consequncia jurdica, ligadas por um conectivo lgico (o dever-ser). Em suma formada pela: a) hiptese legal, previso ftica ou antecedente (tipo legal), e; b) consequncia jurdica, efeito ou estatuio (sano penal).
Lei penal em branco

A lei penal em branco pode ser conceituada como aquela em que a descrio da conduta punvel se mostra incompleta ou lacunosa, necessitando de outro dispositivo legal para sua integrao ou complementao. > Lei penal em branco prpria : so aquelas em que o complemento se acha contido em outra lei emanada de outra instancia legislativa (de grau inferior); > Lei penal em branco imprpria : so aquelas em que o complemento se acha contido na mesma lei ou em outra emanada da mesma instancia legislativa. - Lei penal incompleta: tambm conhecida como lei penal imperfeita, aquela que se encontra prevista to-somente a hiptese ftica (preceito incriminador), sem que a consequncia jurdica localiza-se em outro dispositivo da prpria lei ou em diferente texto legal.
Interpretao e aplicao da lei penal

I) Interpretao A interpretao uma atividade que busca atribuir significado ao texto normativo (compreenso

da linguagem da norma), apresentando -se ao mesmo tempo como ato cognoscitivo e de criao. Noutras palavras, consiste em captar sua essncia, compreend-la, esclarecendo e fixando seu sentido e alcance. 1) Mtodos de interpretao: 1.1) filolgico (ou literal): busca-se o sentido literal do texto normativo , cabendo ao jurista determinar o resultado prtico que a lei se prope a realizar . 1.2) teleolgico: busca a vontade da lei e no a vontade do legislador. Assim, pois, a lei, uma vez promulgada, destaca-se do legislador e passa a ter existncia autnoma, distinta do rgo que lhe deu origem . 1.3) lgico-sistemtico: v o preceito normativo como integrante de um sistema, ao qual relaciona-se com outras normas concernentes ao mesmo objeto. 1.4) histrico: baseia-se na investigao dos antecedentes histricos que lev aram criao da norma jurdica. 2) Classificao quanto ao autor: 2.1) Interpretao autentica: consiste na explicitao do contedo de um preceito legal por parte do prprio rgo do qual emana. O legislador edita uma nova lei e com o objetivo de aclarar o sentido e o alcance de uma disposio j existente. , por conseguinte, uma interpretao levada a cabo pelo prprio legislador. 2.2) Interpretao judicial: aquela interpretao levada a cabo pelos prprios rgos jurisdicionais com o intudo de aplicar a lei de acordo com a vontade nela esculpida. 2.3) Interpretao doutrinria: consiste na exposio do contedo do Direito pelos juriscientistas. No cogente, mas tem grande valor cientifico, posto que atravs dessa espcie de interpretao que se esboam as principais linhas do sistema jurdico -penal. 3) Classificao quanto ao resultado: 3.1) Declarativa: to somente declara o sentido lingustico (concordncia entre o resultado da interpretao gramatical e o da lgico -sistemtica); 3.2) Restritiva: o legislador se exprime de forma ampliativa, indo alm de seu pensamento, cumprindo ao intrprete restringir o alcance da norma; 3.3) Extensiva: destina-se a corrigir uma frmula legal demasiadamente estreita, cujo significado fica aqum da expresso literal. II) Aplicao 1) Argumento analgico: a transferncia da soluo prevista para um caso a outro no regulado expressamente pelo ordenamento jurdico. Repousa no fato da exigncia de tratamento igual a casos similares, vale dizer, fatos da mesma natureza devem ser tratados da mesma maneira. 1.1) Argumento analgico, norma penal incriminadora e no incriminadora limitaes: as normas incriminadoras, isto , as normas penais que definem o injusto culpvel e estabelecem as suas consequncias jurdicas no so passiveis de aplicao analgica. J as normas no-

incriminadoras h entendimento que as normas eximentes ou escusantes podiam ser extendidas, por analogia, de caso a caso, tendo sempre em conta que na dvida aceita -se a doutrina mais benigna (aplicao in bonam partem). 2) Princpios Gerais do Direito : consiste quele ordenamento imanente s relaes de vida que condiciona toda a atividade legislativa, podendo assumir um carter universal e imutvel ou modificar-se atravs dos tempos para acompanhar a evoluo social. Inspiram, ou devem inspirar, os sistemas jurdicos positivos, aperfeioando-os e conduzindo-os ao reconhecimento dos direitos fundamentais inerentes natureza do homem. 3) Equidade: Adapta a generalidade da norma s peculiaridades dos casos concretos. Consiste na soluo de conflitos pela considerao harmnica das circunstancias concretas, do que pode resultar um ajuste da norma geral especificidade da situao para que a deciso seja justa.
mbito temporal da lei penal

1) Irretroatividade 1.1) prevalncia do princpio constitucional d a irretroatividade; (art. 5, XL, CF) 1.2) vedao absoluta da retroatividade in pejus (lei prejudicial ao ru); 1.3) retroatividade da lei favorvel ( abolitio criminis; lex mitior); 1.4) ultratividade da lei mais benfica ; 1.5) lei intermediria ( lei em vigor depois da pratica do fato e revogada antes de seu julgamento final) admite a retroatividade da lex mitior (lei mais suave) ao passo que no se admite a retroatividade da lex gravitor (lei mais severa). 2) Lei excepcional ou temporria e lei penal em branco 2.1) Lei excepcional: aquela que visa atender situaes excepcionais de anormalidade (estado de stio, calamidade publica...) no fixando prazo de sua vigncia, assim, tendo eficcia enquanto perdurar o fato que a motivou . H regime especfico de ultratividade gravosa, ou seja, a lei posterior no tem condio de revoga -las. No tem a virtualidade de regular novas hipteses, sendo que essa vigncia se fundamenta na soluo de um conflito atual e no do passado. 2.2) Lei penal em branco: admite a retroatividade da lex mitior (lei mais suave) ao passo que no se admite a retroatividade da lex gravitor (lei mais severa). 2.3) Lei penal em branco que visa assegurar o efeito regulador das normas de referencia: aplica-se o critrio de ultratividade. 3) Tempo do Crime Teorias: 3.1) Teoria da ao ou da atividade: considera-se o delito realizado com a ao ou omisso do agente, ou seja, o momento em que se realiza o ilcito. 3.2) Teoria do resultado ou do evento: o momento da pratica do crime aquele em que ocorreu o efeito.

3.3) Teoria mista ou unitria: o tempo do delito considerado tanto o da ao como o do resultado.
OBS: a lei brasileira acolhe a teoria da ao ou da atividade, como se denota no art. 4 do

CP: considera-se praticado o crime no momento da ao ou da omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. Considerando esta adoo, o tempo do crime ser: a) nos crimes permanentes: o tempo de sua durao; b) nos delitos habituais: momento da caracterizao da habitualidade; c) nos crimes continuados: tempo da prtica de cada ao ou omisso; d) nos delitos omissivos: ltimo momento em que o agente poderia realizar a ao obrigada ou impedir o resultado; e) no concurso de pessoas: momento de cada uma das conduta s individualmente considerada.
mbito espacial da lei penal

Refere-se ao conjunto de normas do Direito interno referente aos limites de aplicao da lei penal no espao. Princpios a) princpio da territorialidade : aplica-se a lei penal aos fatos punveis praticados no territrio nacional, independentemente da nacionalidade do agente, do ofendido ou do bem jurdico lesado. b) princpio real, de defesa ou da proteo de interesses : aplica-se a lei penal do Estado titular do bem jurdico lesado, onde quer qu e tenha ocorrido ou delito independentemente da nacionalidade do agente. c) princpio da nacionalidade : aplica-se a lei penal do pas de origem do agente, onde quer que ele se encontre. d) princpio da universalidade ou da justia mundial : aplica-se a lei penal a todos os fatos punveis, sem levar em conta o lugar do delito, a nacionalidade de seu autor ou o bem jurdico atingido. e) princpio da representao, da bandeira ou do pavilho : aplica-se a alei do Estado em que est registrada a embarcao ou aeronave, ou cuja bandeira ostenta, quando o delito ocorre no estrangeiro e a no julgado. Conceito Territrio nacional, em sentido lato, vem a ser o mbito espacial sujeito ao poder soberano de um Estado, que compreende a superfcie terrestre, as aguas territoriais e o espao areo correspondente. * Territrio brasileiro: mar territorial 12 milhas; zona econmica 200 milhas.

Lugar do delito

Teorias: a) Teoria da ao ou da atividade: o lugar do delito aquele em que se realizou a ao ou omisso; b) Teoria do resultado: lugar do delito onde se deu o resultado almejado; c) Teoria da inteno: o local do crime onde devia ocorrer o resultado; d) Teoria do efeito intermdio ou do efeito mais prximo : o lugar do delito onde a energia movimentada pela ao do sujeito alcana a vitima ou o bem jurdico; e) Teoria da ao distancia ou da longa mo : local do delito o do ato executivo; f) Teoria limitada da ubiquidade : lugar do crime pode ser tanto o da ao como do resultado; g) Teoria pura da ubiquidade, mista ou unitria : lugar do delito o da ao, do resultado ou do bem jurdico atingido. CP).
Extraterritorialidade

Esta a teoria adotada pelo nosso ordenamento jurdico (art. 6 do

Quanto a aplicao apresenta -se como: a) extraterritorialidade incondicionada : aplica-se a lei brasileira sem nenhuma condicionante ainda que o agente tenha sido julgado no estrangeiro , com fundamento nos princpios de defesa e da universalidade; b) extraterritorialidade condicionada : aplica-se a lei brasileira quando satisfeitos certos requisitos da personalidade, da bandeira e da defesa; c) extraterritorialidade na lei de tortura : aplica-se a lei brasileira ainda que o crime no tenha sido cometido em territrio nacional, sendo a vitima brasileira ou encontrando-se o agente em local sob jurisdio brasileira.
Imunidade diplomtica

Privilgios outorgados aos agentes diplomticos consistentes em inviolabilidade, imunidade de jurisdio penal e civil e iseno fiscal. No que tange imunida de de jurisdio, implica que o processo e julgamento do agente diplomtico somente ocorrero no Estado que ele representa.
Imunidade parlamentar

a) material: inviolabilidade do parlamentar no exerccio do mandato, por suas opinies, palavras e votos; b) formal: parlamentares (exceto vereadores) no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel, mas podero ser processador por crimes comuns, sendo reservado Casa Legislativa respectiva o direito de sustar o andamento da ao at o final da deciso.

Extradio

a entrega de um delinquente de um Estado a outro, competente para julga -lo ou executar a pena imposta.

Classifica-se em: a) ativa: em relao ao Estado que pede a extradio do delinquente; b) passiva: em relao ao Estado que concede; c) voluntria: com consentimento do extraditado; d) imposta: sem esse consentimento; e) reextradio: o Estado que obteve a extradio requerido por outro para nova extradio;

Princpios: a) legalidade: no se conceder extradio sem lei anterior que definir o delito e a pena; b) especialidade: o extraditado no pode ser julgado por motivo diverso ao da extradio; c) identidade: no haver extradio se o motivo no for tido como delito no Brasil ou no Estado requerente; d) comutao: permite a substituio de pena (privativa de liberdade por pena de morte, etc) e) jurisdicionalidade : no se concedera extradio se o extraditando tiver que responder a tribunal de exceo; f) nos bis in idem: no se conceder extradio se o extraditando j estiver sido julgado (ou estar sendo) pelos fatos que forem objeto do processo de extradio; g) reciprocidade: a extradio poder ser concedida quando o governo requerente se fundamentar em tratado, ou quando prometer ao Brasil a reciprocidade.

Limites extradio: a) nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, por crime comum praticado antes da naturalizao, ou por comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins; b) no ser concedida a extradio por crime polit ico ou de opinio; c) ser adotado o critrio de prevalncia com relao aos delitos polticos relativos; d) proibio de extradio no alcana os crime de genocdio, contra a humanidade, de guerra, tortura ou de terrorismo.
Deportao e Expulso

Deportao: sada obrigatria do estrangeiro nos casos de entrada ou estada irregular (clandestino), permitido o regresso sob certas condies. Expulso: sada obrigatria do estrangeiro que atentar contra a segurana nacional, a ordem politica ou social, a tranquilidade ou moralidade publica e a economia popular ou cujo

procedimento seja nocivo ao pas, vedado o retorno ao territrio nacional .


Tribunal Penal Internacional

Sede: Haia Holanda. Ligada ONU, contudo caracteriza -se como instituio judiciaria de carter independente. Jurisdio: exercida de modo subsidirio, na hiptese de o Estado competente deixar de julgar certos fatos por no poder ou no estar disposto a faz -lo.
Direito Penal Internacional X Direito Internacional Penal

Direito Penal Internacional : o Estado tem titularidade para aplicar as suas leis, aos seus indivduos mesmo que pratiquem delitos fora de seu territrio; Direito Internacional Penal : os Estados abrem mo de suas soberanias legais, para processar e punir qualquer individ uo, de qualquer nacionalidade, de acordo com a prtica de determinados crimes, devidamente convencionados ou celebrados em documentos oficiais (Convenes, Pactos, etc.).
Conflito aparente de normas

a situao em que vrias leis so aparentemente aplicveis a um mesmo fato, mas apenas uma tem real incidncia. Pressupostos: unidade de fato (um fato) e pluralidade de leis (vrias leis).

Critrios para a soluo: 1) Critrio da especialidade : lei especial derroga lei geral; 2) Critrio de subsiariedade: a subsidiariedade funciona, no conflito aparente de tipos penais, como soldado de reserva, na qual a aplicao de uma norma est condicionada no incidncia de uma outra, seja quando a norma subsidiria expressamente assim o defina ( subsidiariedade expressa ou explcita ), seja quando o acontecimento por ela incriminado componente ou agravante especial do fato apenado pela outra norma ( subsidiariedade tcita ou implcita); 3) Critrio de consuno: um crime fase de realizao de outro, ou forma regular de transio para este (delito progressivo - onde h o intudo final de um ato mais grave) ; 4) Critrio de alternatividade : a aplicao de uma norma ao fato afasta a aplicao de outra que tambm o prev como delito; 5) Antefato, ps fato e fato concomitante impunveis: aes anteriores ou supervenientes que a lei toma por necessrias, expressa ou tacitamente ;

Vous aimerez peut-être aussi