Vous êtes sur la page 1sur 2

Desenvolvimento de um analisador Cromatgrafo a gs CG/DCT para determinao da pureza de hidrognio de clula a combustvel.

Felipe Valli, Dr. Jos Oscar William Vega Bustillos Instituto de Pesquisas Energticas e Nucleares IPEN

INTRODUO
Com a atual diminuio das reservas de petrleo e a preocupao com o meio ambiente, a procura de novas fontes de energia se faz necessria. As clulas a combustvel so dispositivos eletroqumicos que convertem energia em eletricidade e calor sem a necessidade de combusto. Uma clula a combustvel composta por um catodo, isto , um eletrodo carregado negativamente, um anodo, isto , um eletrodo carregado positivamente, um eletrlito e uma carga externa1. Os gases hidrognio e oxignio so os combustveis da clula, portanto necessrio que os referidos gases tenham alta pureza, pois impurezas danificam o catalisador da clula. A determinao das impurezas gasosas realizada na qumica analtica por meio de um cromatgrafo a gs2. A produo do hidrognio realizada por vrios mtodos, um desses por meio da reforma do etanol.

gerador de gases construdo no laboratrio (Figura 2).

Figura 1: Diagrama do Cromatografo a gs.

OBJETIVO
O objetivo do trabalho o desenvolvimento de um cromatgrafo a gs (Figura 1) para anlise da pureza do hidrognio proveniente da reforma do etanol. Alm disso, a otimizao da anlise para condies de tempo de resposta e seletividade de compostos, avaliando e quantificando as amostras gasosas provenientes da reforma do etanol. Finalmente, comparao dos resultados em relao a um equipamento comercial. Os principais gases a serem monitorados so: H2, O2, CO, CO2, NH3, aldedos, alcois e hidrocarbonetos. Os padres sero produzidos por meio de um Figura 2: Diagrama do gerador de padres de gases.

METODOLOGIA
A metodologia a ser aplicada neste projeto baseia-se na utilizao dos seguintes itens. Aquisio de amostras padres, a partir do gerador de padres (Figura 2) cujo princpio a liberao de gases em funo temperatura de desgaseificao. Produo do gs problema a ser analisado da sada do reformador de gases, desenvolver

procedimento e aparato capaz de realizar a amostragem de volume definido dos gases de reforma. Introduo da amostra. Criar um processo para introduzir a amostra adquirida em presso, temperatura e volume constantes. Separao na coluna. Definir atravs de pesquisa e testes qual o(s) tipo(s) de coluna (fase estacionria) ideal para a separao dos compostos da amostra, alm de definir temperaturas e fluxo de gs de arraste (fase mvel) ideais. Deteco dos componentes. Atravs da deteco por condutividade trmica dos compostos, registrar os sinais obtidos e elaborar um circuito para a coleta de dados e transformao dos mesmos em informao. Mtodo analtico. Desenvolver uma metodologia analtica para a verificao do grau de pureza do hidrognio obtido atravs da reforma do etanol e do excremento. Anlises comparativas. A partir de um cromatgrafo comercial adquirido pelo IPEN para essas anlises, desenvolver um aparato cromatogrfico e buscar a determinao quantitativa dos componentes das amostras de modos a satisfazer as exigncias tcnicas da anlise3.

hidrognio quanto para hidrocarbonetos do continuidade ao projeto. Esses trabalhos paralelos e a continuidade do projeto contriburam para o aumento do conhecimento sobre cromatografia gasosa e suas tcnicas ampliando o horizonte de suas aplicaes.

Figura 3: Curva de calibrao do Hidrognio gerada pela tcnica da cromatografia a gs.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
[1] JOON, K. Fuel Cells - a 21st Century Power System. Journal of Power Sources, 1998 [2] CIOLA, R. Fundamentos da Cromatografia a Gs. 2 Ed. Editora Edgard Blcher Ltda. So Paulo, 1985. [3] COLLINS, C. H.; BONATO, P. S.; BRAGA, G. L. Introduo a Mtodos Cromatogrficos. 6 Ed. Editora Unicamp, Campinas, 1995

RESULTADOS
Aps vrios problemas tcnicos, como a quebra do detector, quebra das vlvulas agulhas de controle de fluxo e troca do empacotamento da coluna, o CG foi colocado em funcionamento. Paralelamente a isso o CG de comparao foi adquirido e os primeiros cromatogramas de hidrognio foram obtidos podendo assim ser montada a curva de calibrao (Figura 3).

CONCLUSES
Alm da continuidade do projeto inicial, outros estudos importantes na rea de cromatografia foram desenvolvidos nesse perodo como a criao de metodologias de anlise tanto no CG quanto no GC/MS. A manuteno do CG que foi montado no laboratrio de gases e a criao de metodologias no CG novo tanto para

APOIO FINANCEIRO AO PROJETO


CNPq

Vous aimerez peut-être aussi