Vous êtes sur la page 1sur 19

Keimelion - reviso de textos

CENTRO UNIVERSITRIO PADRE ANCHIETA CURSO DE ENFERMAGEM

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO


CAPTULO I Das Consideraes Preliminares Art. 1- O presente Regulamento baseia-se e segue os preceitos do Regulamento Geral para Trabalho de Curso do Centro Universitrio Padre Anchieta, e disciplina o processo de elaborao, apresentao e avaliao do Trabalho de Concluso de Curso (TCC), cuja realizao se constitui requisito essencial e obrigatrio para a integralizao do Curso de Graduao em Enfermagem do Centro Universitrio Padre Anchieta. Art. 2- O objetivo do TCC estimular a produo cientfica dos alunos, visando a consolidao dos conhecimentos adquiridos durante o Curso, bem como complementao pessoal e profissional do discente em termos de treinamento prtico e de aperfeioamento tcnico-cultural. Constitui-se, portanto, numa atividade acadmica de sistematizao do conhecimento sobre um objeto de estudo, pertinente profisso ou ao curso, desenvolvida mediante orientao e avaliao docente e que tem por base a articulao terico-prtica.

CAPTULO II Do Trabalho de Concluso de Curso Art. 3- O TCC, cuja obrigatoriedade est determinada no Projeto Pedaggico do Curso de Enfermagem, em funo das normas legais pertinentes, caracteriza-se pela demonstrao de domnio do objeto de estudo sob a forma de artigo cientfico, e dever ser realizado em dupla ou trio de alunos.

1 - O desenvolvimento do TCC em dupla ou trio de alunos visa aprimorar o trabalho em equipe dos
acadmicos, uma das habilidades e competncias requeridas pelo Ministrio da Educao nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao em Enfermagem, e um dos nove Instrumentos Bsicos de Enfermagem preconizados por Wanda de Aguiar Horta, portanto, uma das premissas para a prtica profissional de Enfermagem.

2 - O TCC poder ser desenvolvido individualmente apenas se o estudo for proveniente de projeto
de iniciao cientfica ou situao semelhante, com justificativa encaminhada pelo aluno Coordenao do Curso. Art. 4- O processo de elaborao do TCC compreende etapas sucessivas, a saber: a) escolha de um professor orientador pelo aluno podendo ser os docentes do curso de Enfermagem, os docentes do Centro Universitrio de outras reas; sero aceitos docentes de instituies externas como co-orientadores; b) escolha do tema, pelo aluno, sob orientao docente; c) elaborao do projeto do TCC; d) aprovao do projeto pelo professor orientador, e pelo Comit de tica em Pesquisa (CEP), quando tratar-se de pesquisa envolvendo seres humanos e suas informaes; e) o projeto de pesquisa dever ser encaminhado para aprovao em CEP da prpria Instituio de Ensino Superior ou equivalente, respeitando as exigncias de documentao; f) desenvolvimento do projeto, sob a orientao do professor orientador e superviso dos docentes das disciplinas de Projetos de Pesquisa de Trabalhos de Concluso de Curso, no 7 semestre e Trabalho de Concluso de Curso, no 8 semestre;
Aprovado em 05/02/2011.

http://www.keimelion.com.br

Keimelion - reviso de textos

g) apresentao (defesa) do TCC sob forma de pster e entregue nos moldes de artigo cientfico para avaliao e aprovao pela comisso de avaliao composta pelos professores orientadores e convidados.

nico Neste regulamento consta a relao de professores orientadores e respectivos critrios


para seleo dos mesmos, o perodo para indicao dos professores e as datas de incio e trmino das atividades de orientao. Art. 5- A estrutura formal do TCC deve seguir as normas de apresentao estabelecidas pela revista escolhida por alunos e orientador.

nico - O Projeto de TCC um documento que formaliza a proposta de trabalho a ser


desenvolvida pelo aluno. Dever conter: Tema (linha de pesquisa), Introduo, Objetivos, Material e mtodos, Cronograma e Referncias; e deve ser elaborado pelo aluno em conjunto com seu Orientador. O Projeto do TCC servir como instrumento norteador das atividades do aluno para execuo do TCC. Art. 6- No Curso de Graduao em Enfermagem o projeto do TCC dever ser delineado nas disciplinas de Projetos de Pesquisa de Trabalhos de Concluso de Curso alocada no 7 semestre do curso e sua concluso ser realizada na disciplina de Trabalho de concluso de Curso alocada no 8 semestre. Art. 7- Para as disciplinas supracitadas relacionadas ao TCC haver um docente responsvel pela disciplina, que responde pela organizao desta rea do Curso de Enfermagem. Art. 8- O Orientador o professor responsvel pela orientao e acompanhamento dos alunos no desenvolvimento da pesquisa, e ao final de cada semestre (no dias 20 de maio e 20 de novembro, aproximadamente) dever encaminhar a avaliao de cada aluno (Anexos 3 e 9) ao docente da disciplina de TCC. Art. 9- Na disciplina de Trabalho de Concluso de Curso, no 8 semestre, o aluno dever entregar ao professor da disciplina, no dia letivo estipulado no final do semestre, para a anlise, avaliao e arquivamento: - 1 CD (compact disk) com o TCC gravado em arquivo PDF ou Word (formato .doc), usar capa padronizada para a identificao do CD (Anexo 10), e - 1 cpia impressa do TCC, com capa padronizada (Anexo 11) em encadernao simples (espiral ou canaleta). CAPTULO III Do Acompanhamento e Orientao do TCC Art. 10 - Compete ao Coordenador de Curso: a) tomar as decises administrativas necessrias ao desenvolvimento do processo do TCC; b) fornecer informaes deste regimento aos orientadores e alunos e coorden-los durante o semestre letivo; c) definir os critrios para seleo do professor orientador do TCC; d) divulgar a relao dos professores orientadores bem como as respectivas linhas de pesquisa. e) divulgar o perodo para indicao dos professores e as datas de incio e trmino das atividades de orientao; f) divulgar cronograma com prazos relativos entrega do projeto do TCC ao professor orientador e ao Comit de tica em Pesquisa; g) estipular prazo para que os professores orientadores e professores responsveis da disciplina divulguem o resultado da avaliao do projeto a fim de que sejam encaminhados ao Comit de tica em Pesquisa;
Aprovado em 05/02/2011.

http://www.keimelion.com.br

Keimelion - reviso de textos

h) supervisionar a entrega da avaliao dos TCCs que ser feita pelo prprio professor orientador do trabalho e professor responsvel da disciplina de trabalho de concluso de curso; i) estabelecer os critrios para a avaliao dos projetos de TCC e do TCC propriamente dito. Art. 11 - Compete ao professor Orientador: a) orientar a elaborao e a execuo do projeto definido para o TCC; b) zelar pelo cumprimento do trabalho proposto e dos prazos estabelecidos no cronograma; c) Estabelecer um cronograma de encontro e de tarefas a serem desenvolvidas, com no mnimo um encontro presencial por ms, e demais orientaes feitas por e-mail ou outro meio de comunicao devem ser registrados (Anexo 9); c) avaliar o desempenho e o rendimento do aluno ao longo da execuo do trabalho; registrando-o em impresso prprio (Anexo 3) que sero tambm acompanhados pelo professor responsvel da disciplina; d) ser responsvel pela orientao tcnica, terica e metodolgica do trabalho; e) avaliar os TCCs sob sua orientao atribuindo nota de 0 (zero) a 10 (dez) ao final da orientao para que seja somada nota do mesmo valor que ser atribuda pelo professor da disciplina. Art. 12- Compete ao Professor responsvel da disciplina de Projetos de Trabalhos de Concluso de Curso e Trabalhos de Concluso de Curso: a) orientar o delineamento inicial do projeto do TCC; b) estabelecer os critrios de formatao para a elaborao do projeto do TCC, bem como do artigo; c) divulgar no incio do semestre a lista atualizada de professores orientadores e as respectivas reas de concentrao de pesquisa (Anexo 1); d) auxiliar os alunos na definio de um Orientador para o TCC; e) zelar pelo cumprimento do trabalho proposto e dos prazos estabelecidos no cronograma; f) acompanhar o desempenho e o rendimento do aluno ao longo da execuo do trabalho; g) a nota da disciplina ser data mediante mdia da nota do orientador e do professor da disciplina; h) compete ao professor da disciplina estabelecer datas e critrios de avaliao, embasados neste Regulamento; nico. Cada professor pode orientar no mximo 5 (cinco) projetos / TCC.

CAPTULO IV Do Aluno Art. 13 - Compete ao aluno: a) informar-se sobre o regulamento e as normas do TCC; b) escolher o tema do seu projeto de trabalho, sua definio, delimitao e problematizao; c) procurar um professor orientador de acordo com as reas de concentrao de pesquisa do trabalho proposto; d) elaborar um projeto de pesquisa, com definio dos mtodos e tcnicas a serem utilizados, de acordo com o objetivo e a pesquisa escolhida; e) estabelecer etapas de trabalho expressas na forma de um cronograma; f) encaminhar o projeto ao Comit de tica em Pesquisa (CEP) da Instituio, cumprindo todas as exigncias estabelecidas por esse, quando tratar-se de pesquisa envolvendo seres humanos e suas informaes, sendo obrigatria a entrega de uma cpia da verso final do TCC ao CEP para a aprovao na disciplina; f) desenvolver o projeto, cumprindo as etapas e o cronograma estabelecidos em conjunto com seu orientador; g) verificar e observar os horrios de orientao; h) submeter o TCC finalizado apreciao do professor orientador, conforme as normas previstas para seu curso;

Aprovado em 05/02/2011.

http://www.keimelion.com.br

Keimelion - reviso de textos

i) defender publicamente o trabalho concludo na Sesso de Pster (modelo Anexo 12), em data divulgada pela Coordenao; j) em caso de reprova pelo Avaliador do TCC o aluno poder realizar a correo do trabalho, conforme as recomendaes do Avaliador e entregar a verso corrigida em encadernao espiral a este docente, para nova avaliao e alterao da nota, respeitando os prazos estabelecidos, conforme calendrio escolar do ano letivo; k) se houver impedimentos concluso da pesquisa proposta, como por exemplo, dificuldade na coleta de dados, o aluno poder solicitar formalmente a alterao para pesquisa bibliogrfica, encaminhando comunicado assinado por todos os pesquisadores e orientador ao CEP. l) entregar ao professor responsvel da disciplina o TCC concludo, documentos e avaliaes do orientador, nas datas previamente estabelecidas. CAPTULO V Da Avaliao Art. 14 - A avaliao do stimo semestre composta pela mdia da avaliao do Orientador e da avaliao do Professor da disciplina, conforme Plano de Ensino; e o docente do TCC dever lanar a nota do aluno no sistema de Intranet.

1: As notas tem valor de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, e a mdia final ter arredondamento de 0,5
pontos para ser lanada no sistema de Intranet.

2: O aluno que no obtiver mdia igual ou superior a 5,0 ser reprovado, e dever matricular-se e cursar a disciplina na modalidade dependncia no prximo semestre letivo. 3: A avaliao individual, portanto, a nota de cada um dos dois ou trs alunos do grupo do TCC pode ser diferente.
Art. 15 - A avaliao do oitavo semestre composta da mdia das 3 seguintes notas: - Avaliao do Orientador; - Avaliao do Artigo, pelo Avaliador que ser designado pelo docente da disciplina de TCC e Coordenao; - Apresentao do Pster, que tambm ser apreciada pelo Avaliador;

1: As notas tem valor de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, e a mdia final ter arredondamento de 0,5 pontos para ser lanada no sistema de Intranet 2: O aluno que obtiver mdia igual ou inferior a 4,5 na avaliao do Orientador est reprovado, e
no apresentar seu TCC na Sesso de Pster do semestre letivo. Neste caso, dever matricular-se e cursar a disciplina na modalidade dependncia no prximo semestre letivo, seguindo Regulamento especfico da IES, e conforme estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais, homologada pelo Ministrio da Educao, e a aprovao do TCC compe uma das exigncias para a obteno do Certificado de Concluso de Curso e, a posteriori, do Diploma.

3: O aluno que no obtiver nota igual ou superior a 5,0 na mdia das trs notas descritas neste
artigo ser reprovado, e dever matricular-se e cursar a disciplina na modalidade dependncia no prximo semestre letivo, seguindo Regulamento especfico da IES, e conforme estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais, homologada pelo Ministrio da Educao, e a aprovao do TCC compe uma das exigncias para a obteno do Certificado de Concluso de Curso e, a posteriori, do Diploma.

Aprovado em 05/02/2011.

http://www.keimelion.com.br

Keimelion - reviso de textos

4: A avaliao individual, portanto, a nota de cada um dos dois ou trs alunos do grupo do TCC pode ser diferente.
CAPTULO VI Da Catalogao e Arquivamento do TCC Art. 16 - Os TCCs sero objeto de catalogao e arquivamento pela Coordenao do Curso de Enfermagem do Centro Universitrio Padre Anchieta. CAPTULO VII Das Disposies Gerais Art. 17 - Os casos omissos sero resolvidos pela Coordenao do Curso de Enfermagem, cabendo recurso ao Colegiado do Curso. Art. 18 - Este Regulamento entra em vigor na presente data, revogando-se as disposies em contrrio.

Prof. Ms. Cristiano Jos Mendes Pinto Coordenador do Curso de Enfermagem

Aprovado em 05/02/2011.

http://www.keimelion.com.br

Keimelion - reviso de textos

REFERNCIAS
BRASIL. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Superior. Resoluo CNE / CES N 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduao em Enfermagem. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 9 de novembro de 2001, seo 1, p.37. CENTRO UNIVERSITRIO PADRE ANCHIETA. Trabalho de Concluso de Curso: Regulamento Geral. Disponvel em: http://www.anchieta.br/unianchieta. Acesso em: 03 fev. 2011.

CIANCIARULLO, T. I. Instrumentos bsicos para o cuidar. 2. ed. So Paulo: cone, 2001. 304p.

CONSELHO NACIONAL DE SADE (CNS). Resoluo 196 de 10 de outubro de 1996. Dispes sobre Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos. Disponvel em: http://www.bioetica.ufrgs.br/res19696.htm. Acesso em: 14 jan. 2008

Aprovado em 05/02/2011.

http://www.keimelion.com.br

Keimelion - reviso de textos

Anexo 1 - REAS DE CONCENTRAO DE PESQUISA E DOCENTES ORIENTADORES

Eixo: Cincias Biolgicas


Disciplinas bsicas Anatomia Fisiologia Nutrio Patologia Farmacologia Microbiologia Parasitologia Bioqumica Sade e Meio Ambiente Biologia Molecular e Citogentica Humana Professores

Elaine Francesconi Luciana de Santis Fabio Fagundes Cristiano Sanches Suely Mitoy Marcelo Rodrigues da Cunha Csar A. Fabregas Carvalho Raphael Morales Neto

Eixo: Educao e Humanas


Disciplinas bsicas Professores Caio Mira Vitor Nosow Mariane Pereira Maria Ap. Ribeiro

Didtica aplicada Enfermagem Antropologia Sociologia

Eixo: Formao Bsica


Disciplinas Professores Mary Jaqueline Zamboti Madalena Cruz Galdino Cruz Slvia Nemeth LICENA EM 2011 Illymack Arajo LICENA EM 2011 Cristiano J. M. Pinto Ademir Alves de Melo Regiane Oliveira Claudete da Silva Vitor Nosow Sheila Katia Cozin Nosow

Enfermagem no Contexto Histrico e Social Bases Instrumentais e Tericas de Enfermagem Biotica e Exerccio Profissional de Enfermagem Semiologia em Enfermagem Propedutica e Semiotcnica de Enfermagem Laboratrio de Prticas Assistenciais

Eixo: Ateno Primria


Disciplinas Professores Madalena Cruz Illymack Arajo LICENA EM 2011 Ktia Rocco Eduardo Hoehne Fernanda Dorce Camposilvan Lisiane Cristina Schwantes Marina Motta Almeida Roseli de Lima Silvia M. R. Oyama

Sade Coletiva e Polticas Pblicas de Sade Enfermagem na Ateno Primria Enfermagem em Infectologia Epidemiologia

Aprovado em 05/02/2011.

http://www.keimelion.com.br

Keimelion - reviso de textos

Eixo: Ateno Secundria e Terciria


Disciplinas Professores

Enfermagem na Ateno Sade do Adulto Enfermagem na Ateno Sade do Idoso Enfermagem na Ateno ao Cliente do Bloco Operatrio Enfermagem na A. s Emergncias Intra e Extra Hospitalar Raciocnio Clnico em Enfermagem

Galdino Cruz Slvia Nemeth LICENA EM 2011 Illymack Arajo LICENA EM 2011 Marcos Vieira de Sousa LICENA 2011 Andra Savietto Bruno Vilas Boas Regiane Oliveira Ktia Rocco Ademir Alves de Melo Jandira Gomes Cruz Jos Paulo Muniz Jnior Reginaldo Oliveira Rita de Cassia de A. B. D. de Faria Vitor Nosow Sheila Katia Cozin Nosow Adriana Peixoto Nastaro Antonio Carlos Soares de Souza

Eixo: Mulher, Neonato, Criana e Adolescente


Disciplinas Professores Rosemary Fracolli Mrcia Nobre Rita de Cassia de A. B. D. de Faria Mary Jacqueline Zamboti Suelen Cristina da Silva Josiane de Cinque Frana e Silva Isabella Terasso Bruschi Larissa da Silva Moraes Cristiane Pires Vanessa Rossi Augusto Lisiane Cristina Schwantes Sheila Katia Cozin Nosow Silvia M. R. Oyama Alessandra Camargo Debatin Bentini

Enfermagem na Ateno S. da Criana e do Adolescente Enfermagem na Ateno S. da Mulher e do Neonato

Eixo: Sade Mental


Disciplinas Professores Nildo Costa Bruno Vilas Boas Ana Kelly Tecco Maria Ap. Ribeiro

Psicologia da Sade Enfermagem na Ateno ao Cliente com Distrbios Psiquitricos

Eixo: Gerenciamento
Disciplinas Conceitos Introdutrios de Gesto em Enfermagem Gesto de Enfermagem Recursos materiais, financeiros e fsicos Gesto de Enfermagem Recursos Humanos Marketing e Empreendedorismo em Sade Professores Andra Savietto Bruno Vilas Boas Galdino Cruz Cristiano J. M. Pinto

Aprovado em 05/02/2011.

http://www.keimelion.com.br

Keimelion - reviso de textos

Anexo 2 - Carta de Aceite Docente

Eu, __________________________________________, professor(a) do Curso de Graduao em Enfermagem, firmo o compromisso em orientar o Trabalho de Concluso de Curso dos alunos:

Nome do aluno 1:________________________________________________ RA:__________

Nome do aluno 2: _______________________________________________

RA:__________

Nome do aluno 3: _______________________________________________

RA:__________

Titulao do(a) orientador(a): ______________________

E-mail do(a) Orientador(a):_____________________________________________

Ttulo do trabalho:_______________________________________________________________

_______________________________ Assinatura do aluno 1

_______________________________ Assinatura do aluno 2

_______________________________ Assinatura do aluno 3

_____________________________________ Assinatura do(a) Professor(a) Orientador(a)

_______/_______/_______ Data

Aprovado em 05/02/2011.

http://www.keimelion.com.br

Keimelion - reviso de textos

Anexo 3 - Instrumento de Avaliao Geral - Orientador 7 e 8 Semestres

Nome do aluno 1:_______________________________________________

RA:__________

Nome do aluno 2: _______________________________________________

RA:__________

Nome do aluno 3: _______________________________________________

RA:__________

Orientador(a):_____________________________________________________

Ttulo do trabalho:_______________________________________________________________

Itens avaliados

Aluno 1 (4,0) (2,0) (2,0) (2,0)

Aluno 2

Aluno 3

Freqncia s reunies de orientaes Envolvimento Cumprimento das atividades solicitadas Contedo do trabalho desenvolvido
Mdia

Observaes: _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

_______/_______/_______ Data

___________________________________ Assinatura do(a) Professor(a) Orientador(a)

Aprovado em 05/02/2011.

http://www.keimelion.com.br

10

Keimelion - reviso de textos

Anexo 4 - Instrumento de Avaliao do Artigo - Docente Avaliador 8 Semestre

Nome do aluno 1:_______________________________________________

RA:__________

Nome do aluno 2: _______________________________________________

RA:__________

Nome do aluno 3: _______________________________________________

RA:__________

Orientador(a):_____________________________________________________

Ttulo do trabalho:_______________________________________________________________

Avaliar e atribuir nota para os itens abaixo, se necessrio justificar e apresentar sugestes

Itens avaliados Ttulo Resumo Introduo / Reviso Liter. / Justificativa Objetivo Mtodo Desenvolvimento/ Resultados Concluso Referncias Nota final
(0,5) (0,5) (2,0) (1,0) (2,0) (2,0) (1,0) (1,0)

Pontos

Comentrios

Observaes: _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

_______/_______/_______ Data

__________________________ Nome do(a) Prof(a). Avaliador(a)

_____________________________ Assinatura do(a) Prof(a). Avaliador(a)

Aprovado em 05/02/2011.

http://www.keimelion.com.br

11

Keimelion - reviso de textos

Anexo 5 - Instrumento de Avaliao do Pster 8 Semestre

Nome do aluno 1:_______________________________________________

RA:__________

Nome do aluno 2: _______________________________________________

RA:__________

Nome do aluno 3: _______________________________________________

RA:__________

Orientador(a):_____________________________________________________

Ttulo do trabalho:_______________________________________________________________

Avaliar e atribuir nota para os itens abaixo, se necessrio justificar e apresentar sugestes Itens avaliados Lay out Contedo pster Apresentao Nota final
.

Nota
(2,0) (3,0) (5,0)

Comentrios

Observaes: _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

_______/_______/_______ Data

__________________________ Nome do(a) Prof(a). Avaliador(a)

_____________________________ Assinatura do(a) Prof(a). Avaliador(a)

Aprovado em 05/02/2011.

http://www.keimelion.com.br

12

Keimelion - reviso de textos

Anexo 6 Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)

(Modelo)
[Este o modelo do TCLE que dever ser utilizado e adaptado conforme as necessidades e especificidades de sua pesquisa. Lembre-se de utilizar linguagem acessvel para os sujeitos da pesquisa]

1. Dados de identificao Ttulo do projeto de pesquisa: _________________________________________________________________ Pesquisador(es) responsvel(is): ______________________________________________________________ Instituio a qual pertence(m) o(s) pesquisador(es) responsvel(is): __________________________________ Telefones para contato: (___) ____________ (11) 4527-3444 - ramal 4556 (Pesquisador responsvel) (Comit de tica em Pesquisa)

2. O Sr.(a) est sendo convidado a participar do projeto de pesquisa ____ (ttulo do projeto). O Sr.(a) foi selecionado ____________________________(descrever o mtodo de seleo) e sua participao voluntria, sem custos e remuneraes, podendo desistir a qualquer momento e retirar seu consentimento quando quiser, sem prejuzo de qualquer natureza. Os objetivos deste estudo so ______________________________ e ele importante porque ____________________(justificar). Sua participao nesta pesquisa consistir em _____________________, os riscos relacionados com sua participao so ___________________ e os benefcios so ________________________. As informaes obtidas por meio da pesquisa so confidenciais e sigilosas, ou seja, os dados obtidos na pesquisa no sero divulgados de forma a possibilitar sua identificao. Sua privacidade ser mantida, pois seu nome no constar no questionrio. (Explicitar, se for o caso, as formas de ressarcimento e indenizao). O Sr.(a) receber uma cpia deste Termo com os telefones para tirar suas dvidas sobre o projeto de pesquisa, sobre sua participao ou para quaisquer outros esclarecimentos. _______________________________ Nome e Assinatura do Pesquisador _______________________________ Nome e Assinatura do Pesquisador _______________________________ Nome e Assinatura do Pesquisador 3. Declaro que entendi os objetivos do trabalho e concordo em participar, como voluntrio, da pesquisa acima descrita. Local e data: ____________________________________

_____________________________________________________________ Nome e Assinatura do sujeito da pesquisa ou de seu representante legal


[Informaes ao pesquisador: Conforme Resoluo 196/96, o termo de consentimento livre e esclarecido obedecer aos seguintes requisitos: a) ser elaborado pelo pesquisador responsvel, expressando o cumprimento de cada uma das exigncias acima; b) ser aprovado pelo Comit de tica em Pesquisa que referenda a investigao; c) ser assinado ou identificado por impresso dactiloscpica, por todos e cada um dos sujeitos da pesquisa ou por seus representantes legais; e d) ser elaborado em duas vias, sendo uma retida pelo sujeito da pesquisa ou por seu representante legal e uma arquivada pelo pesquisador.]

Aprovado em 05/02/2011.

http://www.keimelion.com.br

13

Keimelion - reviso de textos

Anexo 7 Modelo de Carta para Autorizao de Realizao de Pesquisa

Ao Coordenador/ Gerente XXXXXXXXXXXXXX Enf/Prof. Dra. ___XXXXXXX

Ref.: Autorizao de Realizao de Pesquisa

Com intuito de contribuir para a melhoria dos servios desta Instituio atravs da descoberta de evidncias tcnico-cientficas, vimos solicitar a autorizao de V.Sa. para a realizao de um estudo intitulado: __________________________________________________________________ A pesquisa tem como objetivo(s) ________________________________________________ Esta pesquisa faz parte do Trabalho de Concluso de Curso de Graduao em Enfermagem do Centro Universitrio Padre Anchieta. Todos os trmites seguiro os pressupostos pautados na legislao vigente. Ficamos a disposio para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

_______________________________ Nome e Assinatura do Pesquisador

_______________________________ Nome e Assinatura do Pesquisador

_______________________________ Nome e Assinatura do Pesquisador

_______________________________ Nome e Assinatura do Orientador

Aprovado em 05/02/2011.

http://www.keimelion.com.br

14

Keimelion - reviso de textos

Anexo 8 - Carta de Solicitao de Alterao para Pesquisa Bibliogrfica

Ao Comit de tica em Pesquisa Centro Universitrio Padre Anchieta

Ns, XXXXXXXXX, aluno(s) do xx semestre do Curso de Graduao em Enfermagem do Centro Universitrio Padre Anchieta, vimos solicitar a autorizao de V.Sa. para a alterao do estudo intitulado:_______________________________________________________________ para pesquisa bibliogrfica em virtude das seguintes razes: _________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Seguem em anexo documentos comprobatrios para a mudana solicitada.

Atenciosamente,

_______________________________ Nome e Assinatura do Pesquisador

_______________________________ Nome e Assinatura do Pesquisador

_______________________________ Nome e Assinatura do Pesquisador

_______________________________ Nome e Assinatura do Orientador

Aprovado em 05/02/2011.

http://www.keimelion.com.br

15

Keimelion - reviso de textos

Anexo 9 Relatrio de Reunio de Orientao do TCC

Orientador(a):_____________________________________________________

Ttulo do trabalho:_______________________________________________________________

Data: _______/_______/_______
Presenas - Nome do(s) aluno(s):

123Descrio das atividades do dia:

Prxima reunio agendada para: Data: _______/_______/_______


Assinatura do Orientador

Hora: ______________
Assinatura dos Alunos

123-

OBS.: Fazer 2 vias a cada Reunio, 1 via para o grupo de alunos e 1 via para o Orientador.

Aprovado em 05/02/2011.

http://www.keimelion.com.br

16

Keimelion - reviso de textos

Anexo 10 - CAPA PARA O CD

Preencha os campos abaixo, recorte e cole na capa de papel ou encaixe plstica da embalagem do CD para identificao e arquivamento na Coordenao do Curso:

CENTRO UNIVERSITRIO PARDRE ANCHIETA CURSO DE ENFERMAGEM TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

NOME DO ALUNO 1 R.A. NOME DO ALUNO 2 R.A. NOME DO ALUNO 3 R.A.

TTULO DO TRABALHO EM NEGRITO

ORIENTADOR:

JUNDIA / ano

Aprovado em 05/02/2011.

http://www.keimelion.com.br

17

Keimelion - reviso de textos

Anexo 11 - PADRO DE CAPA PARA O TCC/ARTIGO IMPRESSO (margens: sup./esq. 3cm; dir./inf. 2cm)

NOME DO ALUNO 1 R.A. DO ALUNO 1 NOME DO ALUNO 2 R.A. DO ALUNO 2 NOME DO ALUNO 3 R.A. DO ALUNO 3

TTULO DO TRABALHO EM NEGRITO LETRA TAMANHO 18

ORIENTADOR: TITULAO E NOME COMPLETO

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Curso de Enfermagem do Centro Universitrio Padre Anchieta para a obteno do Ttulo de Bacharel em Enfermagem.

JUNDIA ANO

Aprovado em 05/02/2011.

http://www.keimelion.com.br

18

Keimelion - reviso de textos

Anexo 12 - BANNER - MODELO PARA A SESSO DE PSTER

TTULO DO TRABALHO
centralizado, letras maiscula, negrito, tamanho fonte 48 (ou maior) esquerda Nomes completos dos acadmicos* e do orientador** em letras tamanho fonte 36

Os subttulos: INTRODUO; MATERIAL e MTODOS; RESULTADOS; DISCUSSO; CONCLUSO e REFERNCIAS com letra tamanho 40 (+/-), em negrito e centralizado

O Corpo do trabalho / texto deve ser redigido com letra tamanho 36 (ou maior), com texto justificado, e pode ser redigido em uma ou duas colunas.

Toda figura, tabela ou quadro deve ser indicada no corpo do texto, numerada e com descrio (ttulo para a tabela/quadro e rodap para figura)

Apresentar de 3 a 5 REFERNCIAS, nas normas da ABNT ou Vancouver, com letra tamanho 26 (ou menor).

No rodap deve constar: Titulao e a filiao institucional dos *autores e **orientador (justificado, letras maisculas e minsculas, tamanho da fonte 26 ou menor)

Aprovado em 05/02/2011.

http://www.keimelion.com.br

19

Vous aimerez peut-être aussi