Vous êtes sur la page 1sur 112

FEHIDRO Educao Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hdricos para Professores do Ciclo II da Rede Municipal de Ensino de Descalvado - SP

Objetivo Geral
Qualificar profissionais da Educao tornando-os aptos a contribuir para a melhoria do gerenciamento dos recursos hdricos, da qualidade de vida e para a conservao ambiental, promovendo a circulao da informao sobre a questo ambiental, a reflexo sobre suas origens e a construo de estratgias educativas para a soluo de problemas socioambientais.

Objetivos Especficos
Incitar os profissionais anlise crtica e sistmica das inter-relaes entre o homem, a sociedade, a cultura, a economia e o meio ambiente, em especfico aos recursos hdricos; Capacit-los a desenvolver, implantar e gerenciar projetos pedaggico-educacionais interdisciplinares concernentes aos recursos hdricos, ao meio ambiente em geral e ao desenvolvimento sustentvel em escolas, comunidades, instituies pblicas e organizaes do terceiro setor.

Metas
Capacitar 80 professores de Ciclo II da Rede Municipal de Ensino em Educao Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hdricos; Promover o intercmbio e a troca de experincias entre os professores e alunos nas escolas; Promover debates e palestras em geral; Produzir 16 anteprojetos pedaggicoeducacionais como resultado-final do trabalho dos professores no curso.

Pblico-alvo e perfil do egresso


Professores de Ciclo II da Rede Municipal de Ensino, Estudantes Universitrios e Comunidade em Geral. Espera-se que os professores, aps o trmino desse curso, estejam habilitados a atuar no desenvolvimento, organizao e gesto de projetos pedaggicoeducacionais e socioambientais transdisciplinares, com nfase em recursos hdricos, bem como atuar significativamente como agentes multiplicadores de conhecimento cientfico e prtico nas diversas reas de educao ambiental formal e no-formal de maneira empreendedora, criativa e democrtica.

Contedo Programtico
Mdulo Mdulo Mdulo Mdulo Mdulo Mdulo Mdulo Mdulo Mdulo 1. O Ser Humano e o Meio Ambiente (02/04) 2. Cincias Ambientais (07/05) 3. Evoluo e Orientaes da Educao Ambiental (04/06) 4. Bases Metodolgicas e Pedaggicas da Educao Ambiental - I (02/07) 5. Bases Metodolgicas e Pedaggicas da Educao Ambiental - II (06/08) 6. Gerenciamento de Recursos Hdricos - I (03/09) 7. Gerenciamento de Recursos Hdricos - II (01/10) 10. Visitas temticas (05/11) 11. Seminrio (03/12)

Conferncia Municipal de Meio Ambiente 31/05 Cases de Educao Ambiental 01/06 Cases de Gesto Ambiental Municipal 02/06 Audincia Pblica sobre a Poltica Municipal de Meio Ambiente

Contedo Programtico
Os alunos sero avaliados ao fim de cada mdulo por meio de resenhas e trabalhos temticos. Ao fim do curso, os mesmos formaro grupos de 5 alunos para o desenvolvimento e apresentao de um projeto pedaggico-educacional socioambiental cujo tema ser o gerenciamento dos recursos hdricos municipais. Os mesmos tero a obrigatoriedade de 85% presena nas atividades. Por sua vez, os alunos realizaro avaliaes sobre os professores, o material pedaggico, a coordenao do curso, o atendimento extra-classe e as instalaes fsicas.

Certificado
Uma vez apresentando os trabalhos parciais modulares e individuais, o trabalho de concluso (projeto em grupo) e comprovada sua presena em 75%, o aluno ser contemplado com um Certificado de Capacitao em Educao Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hdricos emitido pela Associao de Engenheiros, Arquitetos e Agrnomos de Descalvado AEAAD e validado pelas Secretarias de Educao e Cultura e Meio Ambiente e Recursos Hdricos.

O SER HUMANO E 0 MEIO-AMBIENTE Cultura, Economia e Desenvolvimento Sustentvel

Sociedade e Meio-Ambiente
A humanidade parte de um vasto universo em evoluo. A Terra, nosso lar, est viva, como uma comunidade de vida nica. As foras da natureza fazem da existncia uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condies essenciais para a evoluo da vida. A capacidade de recuperao da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservao de uma biosfera saudvel com todos seus sistemas ecolgicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos frteis, guas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos uma preocupao de todos as pessoas. A proteo da vitalidade e beleza da Terra um dever sagrado. UNESCO, Carta da Terra, 2000

O ESTADO DO PLANETA
Padres de produo e consumo Crescimento da populao Guerras Devastao ambiental Extino de espcies Concentrao de renda Aumento da pobreza

Anlise sistmica do contexto socioambiental


Modelo de Desenvolvimento EXCLUSO SOCIAL Misria/ Desmatamento Degradao Ambiental CONSUMISMO Opulncia/ Desperdcio

Perda da Qualidade de Vida


Fonte: Dias, Educao Ambiental, 1991

Perda da Qualidade de EXPERINCIA HUMANA

Essa tendncia tem reverso?

Sim, se e somente se, nossos desafios ambientais, econmicos, polticos, sociais e espirituais forem enfrentados e superados conjuntamente visto estarem intimamente interligados.

Caractersticas da Nova Sociedade


Senso de Responsabilidade Universal e Atemporal Unio entre a Sociedade, o Setor Privado e o Estado Democracia Participativa

Princpios da Carta da Terra


1. Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade. 2. Cuidar da comunidade da vida com compreenso, compaixo e amor. 3. Construir sociedades democrticas que sejam justas, sustentveis e pacficas. 4. Garantir a generosidade e a beleza da Terra para as atuais e as futuras geraes.

Princpios da Carta da Terra


5. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecolgicos da Terra, com especial preocupao pela diversidade biolgica e pelos processos naturais que sustentam a vida. 6. Prevenir o dano ao ambiente como o melhor mtodo de proteo ambiental e quando o conhecimento for limitado, tomar o caminho da prudncia.

Princpios da Carta da Terra


7. Adotar padres de produo, consumo e reproduo que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitrio. 8. Avanar o estudo da sustentabilidade ecolgica e promover a troca aberta e uma ampla aplicao do conhecimento adquirido. 9. Erradicar a pobreza como um imperativo tico, social, econmico e ambiental.

Princpios da Carta da Terra


10. Garantir que as comunidades econmicas e instituies em todos os nveis promovam o desenvolvimento humano de forma eqitativa e sustentvel. 11. Afirmar a igualdade e a eqidade de gnero como pr-requisitos para o desenvolvimento sustentvel e assegurar o acesso universal educao, ao cuidado da sade e s oportunidades econmicas.

Princpios da Carta da Terra


12. Defender, sem discriminao, os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural e social, capaz de assegurar a dignidade humana, a sade corporal e o bem-estar espiritual, dando especial ateno aos direitos dos povos indgenas e minorias 13. Fortalecer as instituies democrticas em todos os nveis e proporcionar-lhes transparncia e prestao de contas no exerccio do governo, a participao inclusiva na tomada de decises e no acesso justia.

Princpios da Carta da Terra


14. Integrar na educao formal e aprendizagem ao longo da vida os conhecimentos, valores e habilidade necessrias para um modo de vida sustentvel. 15. Tratar todos os seres vivos com respeito e considerao. 16. Promover uma cultura de tolerncia, no violncia e paz.

MEIO AMBIENTE, ECOLOGIA E AMBIENTALISMO

Meio Ambiente
Etimologicamente, a palavra ambiente surgiu da composio de dois vocbulos latinos: a preposio amb (ao redor, volta) e o verbo ire (ir) que se fundiram em ambire, significando ir volta. Ambiente comeou como particpio presente do verbo ambire, tornou-se adjetivo e depois substantivo significando tudo que vai nossa volta e nos rodeia.

Meio Ambiente
Conjunto dos elementos fsico-qumicos, ecossistemas naturais e sociais em que se insere o Homem, individual e socialmente, num processo de interao que atenda ao desenvolvimento das atividades humanas, preservao dos recursos naturais e das caractersticas essenciais do entorno, dentro de padres que qualidade definidos.

Ecologia
Ramo da cincia que estuda o modo como as espcies interagem com o ambiente fsico ou familiar e com as outras espcies ao seu redor. A ecologia, literalmente significa estudo da casa, visto ser uma juno das palavras gregas oikos (casa) e logos (estudo). Alguns temas de estudo da Ecologia so as cadeias alimentares, o fluxo de energia nos seres vivos, os ciclos biogeoqumicos, sucesses ecolgicas, etc

OS PROBLEMAS AMBIENTAIS
Problemas ambientais globais Problemas ambientais regionais Problemas ambientais locais

O efeito-estufa

O efeito-estufa
Fenmeno natural no qual diversos gases acumulados na atmosfera (em especial o gs carbnico) retm o calor emanado pelo planeta, sob a forma de raios infravermelhos, impedindo sua dissipao para o espao exterior; Aes antrpicas (humanas) esto aumentando a reteno de calor e a temperatura mdia da Terra est se elevando.

O aumento do efeito-estufa
55% por conta de CO2 (gs carbnico) produzido pela queima de combustveis fsseis, desmatamento, pelas queimadas de todo tipo e por destruio do solo; 15% por CH4(gs metano), produzido por plantaes de arroz, criaes de animais e decomposio de lixo orgnico; 24% por CFC e outros gases usados para refrigerao e extintores de incndio; e 6% ao N2O (xido nitroso) derivado de destruio microbiolgica do nitrognio de fertilizantes, queima de biomassa, desmatamento e de emisses de combustveis fsseis e outras fontes. vapor dgua pode contribuir em uma pequena proporo ainda indeterminada

O efeito-estufa
Imprevisibilidade de conseqncias das mudanas climticas; Conveno da ONU sobre Mudanas Climticas; Protocolo de Kioto (comprometimento dos pases desenvolvidos de reduo e controle at 2008-2012 das emisses desses gases em aproximadamente 5% abaixo dos nveis registrados em 1990);

A camada de oznio

A camada de oznio
Entre 20 e 40 quilmetros acima da Terra, numa camada superior da atmosfera se encontra uma tnue e dispersa camada de oznio (O3) envolvendo o planeta; Ao nvel do solo, o oznio um poluente txico, mas na atmosfera ele forma um escudo protetor contra os prejudiciais raios ultravioleta do Sol sem o qual a vida na Terra no seria possvel.

A destruio da camada de oznio


Os raios ultravioleta so transformados em calor inofensivo pelo O3, que rompido em um tomo livre de oxignio e uma molcula de O2, o gs que respiramos. O2 e O se recombinam continuamente formando novas molculas de oznio.

O2
Raios UV

O3 O

O3

Raios inofensivos

A destruio da camada de oznio


Fatores de desgaste: CFC, halons, subprodutos derivados de combusto e de decomposio natural e sinttica (fertilizantes) de compostos nitrogenados no solo por microorganismos; Riscos de cncer e outras doenas, perigo para plantas e animais; Protocolo de Montreal (1987) por banimento dos CFCs; Recuperao da camada entre 2040 e 2050.

O crescimento da populao

O crescimento da populao
O crescimento da populao, tantos nos pases desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento, uma ameaa para o meio ambiente; O aumento dos nmeros de consumidores nas naes industrializadas e ricas um problema srio porque cada pessoa a mais usa uma poro enorme dos limitados recursos da Terra e gera mais poluio; Nos pases subdesenvolvidos, o crescimento da populao causa desflorestamento, poluio e prticas agrcolas insustentveis.

O crescimento da populao
Hoje: 6 bilhes de habitantes 2025: 8,5 bilhes 2100: 11 bilhes
Dos 6 bilhes de habitantes, 4/5 vivem hoje em pases subdesenvolvidos e a taxa de crescimento populacional tambm maior nesses pases (mais de 4 vezes).

O crescimento da populao
E como encontrar meios de alimentar, abrigar, educar e dar empregos, assistncia mdica e bens de consumo ao dobro da populao que vive hoje no planeta no prazo de 100 anos?

A perda da biodiversidade

A perda da biodiversidade
A biodiversidade o conjunto dos seres vivos que habitam uma estreita faixa do planeta e da atmosfera capaz de sustentar a vida; A biodiversidade pode ser especfica (de espcies), gentica, de padres e de paisagens; Em relao s espcies, supe-se que existam entre 10 e 20 milhes, no entanto, at hoje s foram descritos 1,82 milho, em sua grande maioria plantas e insetos.

Tabela de biodiversidade
Plantas Mamferos Aves Rpteis Anfbios Peixes gua doce Borboletas

1 2 3 4 5

Brasil 53.000 Colmbia 47.000 Indonsia 37.000 China 28.000 Mxico 24.000

Brasil 524 Indonsia 515 China 499 Colmbia 456 Mxico 450

Colmbia 1.815 Peru 1.703 Brasil 1.622 Equador 1.559 Indonsia 1.531

Austrlia 755 Mxico 717 Colmbia 520 Indonsia 511 Brasil 468

Colmbia 583 Brasil 517 Equador 402 Mxico 284 China 274

Brasil > 3.000 Colmbia >1.500 Indonsia 1.400 Venezuela 1.250 China 1.010

Peru 3.532 Brasil 3.132 Colmbia 3.100 Bolvia 3.000 Venezuela 2.316

Fonte: Mittermeier et al. 1997

O valor da biodiversidade
Valor econmico: compra, venda e uso de produtos (combustvel, mveis, materiais de construo, utenslios, medicamentos, etc); Valor ecolgico: processos ambientais e servios prestados pelos prprios ecossistemas, como proteo da gua e do solo, controle climtico, degradao de dejetos, controle biolgico de pragas, recreao, ecoturismo, educao e estudo cientfico.

Queda na biodiversidade
Atividades humanas esto levando a uma extino em massa da diversidade biolgica do planeta; As sociedades modernas precisam cada vez mais espao por conta da agricultura, das cidades, ncleos industriais, estradas, marinas, campos de golfe, portos e aeroportos etc; A agricultura intensiva tende cada vez mais a simplificar os ecossistemas que formam os campos naturais; Ao longo da histria, o ser humano usou aproximadamente 7.000 espcies de plantas. Hoje, pouco mais que uma centena de vegetais perfaz nosso consumo.

Poluio do ar

Poluio do ar
Os danos bvios sade, vegetao e propriedades, provocados pela poluio do ar, levaram a esforos, na maioria do pases industrializados, para controlar as fontes de emisso dos poluentes, entre eles partculas de fumaa, dixido de enxofre (SO2) e monxido de carbono (CO); Na maioria das grandes cidades, existe uma faixa cinzenta de ar acima da regio urbana. Esse smog urbano causado por reaes fotoqumicas entre xidos de nitrognio (NOx) e compostos orgnicos volteis (COV), que por sua vez provm de fontes de combusto de veculos, indstrias, usinas de gerao de eletricidade e calefao residencial, por produtos base de solventes, como tintas, colas e adesivos.

Poluio do ar
Quando uma massa de ar fica aprisionada sobre uma regio urbana, pela topografia e/ou por condies climticas estveis, os NOx e os COV se combinam numa mistura qumica cujo principal ingrediente txico o oznio, que irrita os olhos e prejudica os pulmes. Alm disso, o oznio txico para a vegetao causando a plantaes e florestas.

O consumo e os resduos

O consumo e os resduos
O conceito de resduo ou lixo envolve, na verdade, dois pontos: a eficincia no uso de recursos e a disposio de materiais descartados; Nenhum processo que converte matriasprimas em bens e servios totalmente eficiente: alguns materiais e energia com certeza tm de ser perdidos no meio do caminho; O problema do lixo uma grave questo ambiental porque todo lixo dever ser disposto de alguma forma, alm de serem, em sua maioria, nocivos sade humana e natureza;

O consumo e os resduos
Os ndices de consumo de recursos influenciam a produo de lixo: quanto mais recursos usa uma sociedade, mais ela desperdia, embora algumas sociedades sejam consumidoras mais eficientes que outras; Apesar dos temores a respeito da escassez de matrias-primas a longo prazo, muito mais ateno tem sido dada aos impactos para o meio ambiente, que vo de poluio localizada e destruio de ecossistemas at o uso de energia que contribui para o aquecimento global;

Tipos de resduos
Resduos urbanos (domiciliares, comerciais e de servios) Resduos industriais Resduos de servio de sade Resduos de portos, aeroportos, terminais rodovirios e ferrovirios Resduos agrcolas Resduos da construo civil e demolio Resduos radioativos

Tratamento e Destinao Final dos Resduos Slidos Urbanos


reduo dos custos com a disposio final; escassez de reas para destinao dos resduos; valorizao dos componentes dos resduos como forma de conservar os recursos naturais; economia de energia; diminuio da poluio das guas de do ar; inertizao de resduos spticos; gerao de empregos.

Tratamento e Destinao Final dos Resduos Slidos Urbanos


Coleta Normal Coleta seletiva Reciclagem Compostagem Incinerao Disposio Final

Desenvolvimento e Meio Ambiente


Essa relao j nasce da prpria conceituao de meio ambiente e de sua dimenso social e histrica; Mas ser que tem havido realmente desenvolvimento em todas as sociedades da Terra, com toda essa exploso demogrfica, com o incremento industrial e o avano tecnolgico, com a acumulao de riquezas e o chamado progresso?!...

Desenvolvimento e Meio Ambiente


O ser humano veio, ao longo de sua processo de evoluo e por toda a sua histria, num contnuo processo de subjugao da natureza; O trabalho humano e sua aplicao no uso dos recurso naturais foi transformando a Terra, a sociedade e o prprio homem; Com a primeira chispa de fogo tirado das pedra, acenderam-se tambm no esprito rudimentar dos nossos ancestrais a capacidade e a determinao de intervir na ordem criada para adapt-la s suas necessidades;

Desenvolvimento e Meio Ambiente


Nascem ao mesmo tempo o Homo faber e o Homo oeconomicus, o homem que constri e fabrica, o que administra e governa.

Economia e Ecologia
Etimologicamente, oikos + nomia significa organizao, administrao e governo da casa. A cincia econmica busca entender como as sociedades utilizam os seus recursos materiais e humanos para produzir e distribuir bens e servios que atendam s necessidades dos indivduos.

Ambientalismo
o movimento em defesa da preservao e conservao do meio ambiente, protegendo-o das ameaas apresentadas pelo homem.
Conservao: administrao de recursos naturais de forma a minimizar o impacto humano. Preservao: proteo dos ambientes vivos e seus habitantes naturais evitando a interferncia humana.

O movimento ambientalista
ONU
UNESCO UNICEF FAO PNUMA Etc...

Outras grandes Ongs:


Greenpeace Conservao Internacional WWF SOS Mata Atlntica

Cultura, Economia e Ambientalismo


Como todos os seres orgnicos, a espcie humana busca estender-se sempre mais, alm dos seus contornos locais; porm o meio impe restries a essa expanso; O ser humano atende as suas necessidades de ordem fsica (biolgicas, fisiolgicas, etc) com a utilizao dos recursos naturais, seja diretamente ou por processo de transformao. Com o desenvolver-se da espcie, novas necessidades apareceram e mais se exigiu dos recursos naturais, em quantidade e qualidade diferenciadas e para isso foram inventados novos processos;

Cultura, Economia e Ambientalismo


Em certo momento, sentimos o confronto entre a demanda e a oferta, a predao crescente e a capacidade de auto-regenerao natural, entre a ambio dos propsitos humanos e a finitude e limitao do planeta Terra; A exploso demogrfica coloca as relaes da sociedade humana com o meio ambiente em clima de crescente tenso, pois est em jogo a sobrevivncia da espcie. Entretanto, novas necessidades afloram conscincia e ao dia-adia da humanidade, algumas delas suprfluas e provocadas artificialmente;

Cultura, Economia e Ambientalismo


A sociedade humana, ao pressentir quase instintivamente uma situao catica, entra em ansiedade difusa. Em seu prprio seio deflagram-se lutas fraticidas, as preocupaes do ter sufocam as preocupaes humanistas do ser, as sociedades ricas assumem conduta de prepotncia em face das sociedades carentes; O desenvolvimento do homem no se perfaz com o simples crescimento econmico. imprescindvel uma converso da mente, uma nova sociedade;

Cultura, Economia e Ambientalismo


Os aspectos sociais do desenvolvimento esto a clamar por maior ateno da parte dos administradores; os aspectos culturais afirmam-se como complemento (e no simples suplemento) s necessidades bsicas do ser humano; premente um novo modelo de desenvolvimento que leve em conta a capacidade da natureza, j que o meioambiente que prov os recursos ao desenvolvimento.

O que Desenvolvimento?
Desenvolvimento um processo contnuo e progressivo, gerado na comunidade e por ela assumido, que leva as populaes a um crescimento global e harmonizado de todos os setores da sociedade, atravs do aproveitamento dos seus diferentes valores e potencialidades, de modo a produzir e distribuir os bens e servios necessrios satisfao das necessidades individuais e coletivas do ser humano por meio de um aprimoramento tcnico e cultural, e com o menor impacto ambiental possvel.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL
Para o Desenvolvimento ser Sustentvel ele deve integrar a gesto ambiental responsvel, o desenvolvimento econmico e o bem-estar de todas as pessoas no apenas para hoje mas por incontveis geraes que viro. A busca do Desenvolvimento Sustentvel a busca da melhoria da qualidade de vida de todos os cidados da Terra sem aumentar o uso dos recursos naturais alm da capacidade do ambiente fornec-los indefinidamente. Isso requer um entendimento de que a inao tem conseqncias e que ns devemos encontrar caminhos inovadores para mudar as estruturas institucionais e influenciar o comportamento individual.

Sistema Econmico Simples


Mercado de Bens e Servios

Pessoas

Empresas

M.P.

Mercado de Fatores de Produo

Crtica ao Crescimento Econmico

Oferta = Demanda
Limitada Ilimitada

Crescimento Econmico

Desenvolvimento = Humano

Crtica ao Crescimento Econmico


[...] a maioria das sociedades, ricas ou pobres, olha o crescimento como um remdio para os seus mais imediatos e importantes problemas. No mundo rico, a expanso econmica considerada necessria para a oferta de emprego, a mobilidade social e o progresso tecnolgico. No mundo pobre, ela vista como a nica sada para libertar-se da pobreza [...]. At que novas sadas para os legtimos problemas do mundo sejam encontradas, as pessoas agarrarse-o idia de que o crescimento econmico a chave para um futuro melhor e faro o que lhes for possvel para produzir mais crescimento. Meadows et al. Beyond the limits, 1992.

O que Cultura?
Cultura o conjunto acumulado de smbolos, idias e produtos materiais associados a um sistema social, seja ele uma sociedade inteira ou uma famlia. Juntamente com ESTRUTURA SOCIAL, POPULAO e ECOLOGIA, constitui um dos principais elementos de todos os sistemas sociais e conceito fundamental na definio da perspectiva sociolgica. JOHNSON: 1997 apud VILA: 2003

Complexo de conhecimentos, crenas, arte, moral, lei, costumes ou qualquer outra capacidade ou hbitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. TYLOR apud LARAIA: 2002

O que Qualidade de Vida?


Somatria de todos os fatores positivos, ou ao menos de parte significativa dos mesmos, que determinado meio rene para a vida humana em conseqncia da interao Sociedade-Meio Ambiente, e que atinge a vida como fato biolgico, de modo a atender s suas necessidades somticas e psquicas, assegurando ndices adequados ao nvel qualitativo da vida que se leva e do meio que a envolve. Conceito que avalia as condies da existncia do ser humano em relao ao ambiente que o cerca. A qualidade de vida representa algo mais que um nvel de vida particular mais elevado, pois pressupe uma infra-estrutura social pblica capaz de atuar em benefcio do bem comum e manter saudvel o meio ambiente. Leva em considerao as condies gerais de habitao, sade, educao, cultura, lazer, alimentao, etc. da populao como um todo.

O que Solidariedade?
um sentido moral que vincula o indivduo vida, aos interesses e s responsabilidades dum grupo social, duma nao, ou da prpria humanidade.

Relao de responsabilidade entre pessoas unidas por interesses comuns, de maneira que cada elemento se sinta na obrigao moral de apoiar o(s) outro(s).

O que Cidadania?
Conceito que envolve a relao entre direitos e deveres dos indivduos diante do Estado; tambm abrange a garantia do exerccio dos direitos sociais e que o indivduo no seja visto como objeto pelo mercado.

A cidadania expressa um conjunto de direitos que d s pessoas a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem no tem cidadania est marginalizado ou excludo da vida social e da tomada de decises, ficando numa posio de inferioridade dentro de um grupo social. Dallari, 1998.

Educao Ambiental e Mudana Cultural


Rachel Carson em Primavera Silenciosa(1962) alerta a comunidade internacional para as desgraas ambientais que estavam ocorrendo; Temtica ambiental passa a fazer parte das inquietaes polticas internacionais; Conferncia das Naes Unidas sobre o Ambiente Humano, Estocolmo, 1972: necessidade de mudanas profundas no modelo de desenvolvimento, nos hbitos e comportamentos dos indivduos e da sociedade.

Educao Ambiental e Mudana Cultural


Mudana Cultural Educao

Educao Ambiental

Educao Ambiental e Mudana Cultural


Definio de bases conceituais; EA vista como um processo de natureza revolucionria/subversiva; EA promovida por rgos ambientais e no educacionais.

Histrico da Educao Ambiental


Evidncias sobre o lugar do homem na natureza, Thomas Huxley, 1863; O homem e a natureza: ou geografia fsica modificada pela ao do homem, George Perkin Marsh, 1864; Darwin, Bates, Warning visitam o Brasil; Ernst Haeckel cunha o vocbulo ecologia em 1869; Parque Yellowstone, EUA, 1875; Princesa Isabel libera corte de madeira para empresas privadas; Andr Rebouas prope criao dos parques nacionais de Bananal e Sete Quedas, 1891; Reserva Florestal do Acre, 1891.

Histrico da Educao Ambiental


tica da Terra, Aldo Leopoldo, 1949; Lei do ar puro, Inglaterra, 1956; Dcada de 60: modelo de desenvolvimento econmico = poluio atmosfrica, despejos industriais, perda de cobertura vegetal, etc... Primavera Silenciosa, Rachel Carson, 1962; Conferncia em Educao, Univ. Keele, 1965, surge o termo educao ambiental; Educao ambiental deveria se tornar uma parte essencial da educao de todos os cidados e seria vista essencialmente como conservao ou ecologia aplicada;

Histrico da Educao Ambiental


Clube de Roma, 1968, grupo de 30 especialistas com o objetivo de promover a discusso da crise atual e futura da humanidade; Os limites do crescimento, 1972; Conferncia das Naes Unidas sobre o Ambiente Humano, Estocolmo, 1972; Programa Internacional de Educao Ambiental; Controvrsias entre pases ricos e pobres; Criao da Secretaria Especial do Meio Ambiente SEMA, 1973; Educao ambiental muito pouco abordada;

Histrico da Educao Ambiental


Encontro Internacional sobre Educao Ambiental, Belgrado, 1975; EA deveria ser contnua, multidisciplinar, integrada diferenas regionais e voltada para os interesses nacionais; Carta de Belgrado expressava a necessidade do exerccio de uma nova tica global, que proporcionasse a erradicao da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluio e da dominao e explorao humana; No Brasil, tema no despertava interesse e no existia uma poltica educacional definida para o pas; Dissemina-se o ecologismo;

Histrico da Educao Ambiental


Primeira Conferncia Intergovernamental sobre Educao Ambiental, UNESCO e PNUMA, Tbilisi, 1977; Definio de princpios, objetivos, caractersticas, recomendaes e estratgias; Desenvolvimento da EA deveria considerar todos os aspectos da questo ambiental: polticos, sociais, econmicos, cientficos, tecnolgicos, culturais, ecolgicos e ticos;

Histrico da Educao Ambiental


Finalidade da EA: promover a compreenso da existncia e da importncia da interdependncia econmica, poltica, social e ecolgica da sociedade; proporcionar a todas as pessoas a possibilidade de adquirir conhecimentos, o sentido dos valores, o interesse ativo e as atitudes necessrias para proteger e melhorar a qualidade ambiental; induzir novas formas de conduta nos indivduos, nos grupos sociais e na sociedade em seu conjunto, tornando-a apta a agir em busca de alternativas de solues para os seus problemas ambientais, como forma de elevao da sua qualidade de vida.

Histrico da Educao Ambiental


Poltica Nacional do Meio Ambiente, 1981, Lei 6.938; Congresso Internacional sobre Educao e Formao Ambiental, UNESCO e PNUMA, Moscou, 1987: vexame brasileiro!! Constituio brasileira, 1988, artigo 225, par.1, item VI: papel do poder pblico de promover a EA em todos os nveis de ensino e conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; Criao do IBAMA Inst. Bras. do Meio Ambiente e Recursos Renovveis, 1989;

Histrico da Educao Ambiental


Projeto de Informaes sobre Educao Ambiental, MEC e IBAMA, 1991; Rio-92 Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, Rio de Janeiro, 1992; Grupo de Trabalho do MEC, 1993; Prtica demaggica das autoridades traz inoperncia na poltica de EA; Conferncia Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade, UNESCO, Telassnica, 1998; Poltica Nacional de Educao Ambiental, 1999, Lei 9795.

Poltica/Educao Ambiental e Globalizao


Histria do homem se acelerou nos ltimos tempos; Capacidade de suporte da terra e viabilidade biolgica da espcie humana; Estresse ecossistmico; Perda da diversidade cultural; Globalizao: dimenso comunicacional-cultural; Ter vale bem mais do que Ser; Estados de frustrao, estresse e violncia: todos contra todos!! Novo paradigma do Desenvolvimento Sustentvel;

Poltica/Educao Ambiental e Globalizao


EA: promover e estimular a aderncia das pessoas e da sociedade e esse novo paradigma; Reeducao da humanidade: educao ou catstrofe! Novos papis; Governabilidade Global; Complexidade sistmica.

Quais so as relaes entre as questes que o movimento ecolgico levanta e os problemas sociais e polticos mais amplos da nossa poca?

A luta contra a destruio da natureza pode ser separada da luta por uma transformao radical da sociedade e da cultura?

Educao Ambiental e Mudana Social

Sistemas sociais em transio societria para a sustentabilidade Economia Direito Cincia Tecnologia Poltica Religio Educao

Dimenso ambiental na Educao X Dimenso educativa na crise ambiental

Educao Ambiental
substantivo adjetivo

Educao Ambiental fator de Mudana Social?

Dupla Funo da Educao


Funo Moral: socializao humana Funo poltica: transformao social

Dupla Funo da Educao Ambiental


Funo Moral: socializao humana ampliada natureza Funo poltica: contextualizao das prticas sociais na interao com a natureza

Educao Ambiental
Mudana Cultural Funo Moral da Educao: Processo de socializao humana ampliada natureza Auto-restrio comportamental: tica Plano Simblico: Valores Utopia: construo de futuro Natureza como um bem em si com valor intrnseco Cultura como mediadora entre Humano e Natureza Sociedade atomizada: primado do indivduo e homem genrico tica Ambiental Dever moral de proteger a natureza Mudar a viso de mundo Eu no degrado o ambiente Mudana Social Funo Poltica da Educao: Instrumento ideolgico de reproduo social Regras de convvio social: poltica Plano Material: Interesses Ideologia: vivncia do presente Natureza como mercadoria com valor de uso e de troca Trabalho como mediao entre sociedade e natureza Sociedade conflituosa: sujeitos sociais especficos Cidadania Plena ou Ecolgica Direito Legal de ter a natureza protegida Mudar a ao no mundo Ns no deixamos degradarem o ambiente

Mudana Ambiental

Conceitos de Educao Ambiental


Processo de aprendizagem longo e contnuo que procura aclarar conceitos e fomentar valores ticos, de forma a desenvolver atitudes racionais, responsveis, solidrias entre os homens; e visa instrumentalizar os indivduos, dotando-os de competncia para agir consciente e responsavelmente sobre o meio ambiente, atravs da interpretao correta da complexidade que encerra a temtica ambiental e da inter-relao existente entre essa temtica e os fatores polticos, econmicos e sociais. Dalva Regina dos Prazeres Gonalves, 1990.

Processo em que se busca despertar a preocupao individual e coletiva para a questo ambiental, garantindo o acesso informao em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma conscincia crtica e estimulando o enfrentamento das questes ambientais e sociais. Desenvolvese num contexto de complexidade, procurando trabalhar no apenas a mudana cultural, mas tambm a transformao social, assumindo a crise ambiental como uma questo tica e poltica. Patrcia Mousinho, 2003.

Conceitos de Educao Ambiental


EA
desenvolver

Conhecimento, compreenso, habilidades e motivao

Valores, Mentalidades e atitudes

para adquirir

necessrios para lidar com

Questes/problemas ambientais
e encontrar

Solues Sustentveis

Fonte: Dias, Educao Ambiental, 1991

Sustentabilidade
Sculo XX objetivo de crescimento e intensificao das atividades econmicas; Progresso tcnico e evoluo humana; Crescimento econmico e fim da pobreza; Dcada de 70: Crticas infinidade de recursos; Proposies procuravam analisar questes ligadas ao desenvolvimento econmico, preservao do meio ambiente, conservao dos recursos naturais e ao aumento da qualidade de vida da populao;

Sustentabilidade
Objetivos de uma sociedade devem ser: sustentabilidade, equidade e eficincia econmica (objetivos econmicos); manuteno da integridade e da capacidade suporte de ecossistemas, bem como da biodiversidade (objetivos ambientais/ecolgicos); e empowerment da populao, participao na tomada de deciso, mobilidade e coeso social, identidade cultural e desenvolvimento institucional (objetivos sociais). Campbell & Heck, 1997.

Princpios da Sustentabilidade
1. Princpio elementar Os seres humanos so o centro das preocupaes para um desenvolvimento sustentvel, tendo o direito a uma vida saudvel e produtiva em harmonia com o meio ambiente (ONU, 1997).

Princpios da Sustentabilidade
2. Princpio da paz Paz, desenvolvimento e proteo ambiental so interdependentes e indivisveis. Por esse motivo, os Estados devem buscar resolver suas divergncias sempre de forma pacfica, em no sendo isso possvel, quando em guerra, devem respeitar as leis internacionais (ONU, 1997).

Princpios da Sustentabilidade
3. Princpio de Soberania e Relaes Internacionais
Os Estados tm total soberania para explorar os recursos dentro de seu territrio, desde que com a responsabilidade de no causar prejuzos a pases vizinhos. No caso de acidentes que possam ameaar a populao ou ambiente de outras naes, devem alert-los no menor tempo possvel, oferecendo todas as informaes necessrias, para evitar maiores danos. Alm disso, deve-se fazer todo o esforo para evitar a transferncia de atividades ou substncias que possam causar severos prejuzos ambientais ou sejam suspeitas de oferecerem perigo sade humana ou ambiental. Os Estados possuem responsabilidades comuns, mas diferenciadas, na conservao e proteo do meio ambiente, sendo maior parcela desta assumida pelos pases industrializados. Nesse sentido, os pases mais pobres e ambientalmente mais vulnerveis devem receber maior ateno e apoio (ONU, 1997).

Princpios da Sustentabilidade
4. Princpio da Integrao das Dimenses da Sustentabilidade As questes referentes proteo ao meio ambiente e desenvolvimento social devem integrar os processos de planejamento e no podem ser consideradas de forma isolada (ALEMANHA, 1997; ONU, 1997).

Princpios da Sustentabilidade
5. Princpio do Uso dos Recursos Naturais
O uso de recursos naturais renovveis no deve ocorrer a uma taxa superior sua capacidade regenerativa; no caso de recursos no-renovveis, a velocidade de extrao dever estar condicionada ao prazo necessrio para o desenvolvimento de tecnologias substitutivas. Quanto liberao de substncias para o ambiente, os fluxos no devem exceder a capacidade adaptativas dos ecossistemas. Na busca de solues tecnolgicas, quando possvel deve-se escolher aquelas que consumam a menor quantidade de recursos (MEADOWS et al.,1992; ONU, 1996; ALEMANHA, 1997 e 1998).

Princpios da Sustentabilidade
6. Princpio da Solidariedade Intergeracional As atividades desenvolvidas no presente, principalmente relacionadas ao consumo de recursos naturais e uso da capacidade do meio ambiente de receber rejeitos, devem levar em considerao os impactos para as geraes futuras. Deve-se, ainda, procurar realizar aes para corrigir os efeitos negativos sobre o meio ambiente das atividades realizadas pelas geraes passadas (CMMAD, 1991; ONU, 1996 e 1997; WARREN, 1997).

Princpios da Sustentabilidade
7. Princpio da Gerao de Renda Quando houver um contexto de alto desemprego, os governos devem promover mtodos e investimentos intensivos em mo de obra, se forem economicamente eficientes (ONU, 1996).

Princpios da Sustentabilidade
8. Princpio da Cooperao e Participao
Os problemas relacionados sustentabilidade dizem respeito a todos, devendo ser resolvidos atravs de igualdade, solidariedade, companheirismo, dignidade humana e respeito. As solues no devem ser encontradas por meio de uma imposio do Estado sobre indstria e sociedade. Ao contrrio, o processo deve ocorrer de forma participativa, havendo cooperao, diviso de trabalho e consenso. Para que isso ocorra, necessria uma ampla conscientizao da populao e acesso desta informao. A cooperao entre governos, em qualquer esfera, considerada benfica e necessria, sendo assim, deve-se sempre levar em conta a formao de consrcios na busca de solues para problemas comuns. Alm disso, considera-se que o Estado deva atuar como exemplo em suas atividades, sempre desenvolvendo condutas que favoream uma maior sustentabilidade (ONU, 1996 e 1997; ALEMANHA, 1997; SILVA, 2000).

Princpios da Sustentabilidade
9. Princpio da Contextualizao Local Durante a elaborao de suas legislaes, os Estados devem atentar para os padres objetivos e prioridades gerenciais adotados, de forma que estes reflitam o contexto ambiental e de desenvolvimento no qual se localizam. Padres usados por alguns pases podem ser inapropriados e representar custos econmicos e sociais desnecessrios para outros pases, especialmente para aqueles em desenvolvimento (ONU, 1996).

Princpios da Sustentabilidade
10. Princpio da Avaliao de Impactos Sociais e Ambientais A avaliao do impacto ambiental, como um instrumento, deve ser realizada para atividades propostas que possuam impactos significativamente adversos sobre o meio ambiente e sejam submetidas deciso de autoridades competentes nacionais. (ONU, 1996 e 1997).

Princpios da Sustentabilidade
11. Princpio Precautrio Onde houver possibilidade, mesmo que remota, de prejuzos srios ou irreversveis sade dos seres humanos ou do meio ambiente, a ausncia de certeza cientfica no deve ser usada como uma razo para adiar medidas preventivas. Esse princpio aplica-se, inclusive, no caso em que os impactos no esto claramente definidos (CNUMAD, 1996; ONU, 1996 e 1997; ALEMANHA, 1997; BURTON, 1998).

Princpios da Sustentabilidade
12. Princpio Preventivo Os riscos e danos ambientais devem ser evitados o mximo possvel desde o incio, devendo ser estudados e avaliados previamente, de forma a orientar a escolha da soluo adotada (CNUMAD, 1996; ONU, 1996; BURTON, 1998).

Princpios da Sustentabilidade
13. Princpio Compensatrio Devem estar previstas na legislao compensaes a vtimas de poluio e outros danos ambientais (ONU, 1997).

Princpios da Sustentabilidade
14. Princpio do Poluidor Pagador Os custos da remediao ambiental e das medidas compensatrias devem ser arcados pelas partes responsveis, alm de pagarem pelos custos necessrios para prevenir tais prejuzos. Dessa forma, espera-se alocar responsabilidades. O principal objetivo deste princpio internalizar os custos sociais e ambientais que, de outra forma, seriam pagos pela sociedade (CNUMAD, 1996; ONU, 1996 e 1997; ALEMANHA, 1997; BURTON, 1998).

Vous aimerez peut-être aussi