Vous êtes sur la page 1sur 50

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

PREZADO CLIENTE
Antes de mais nada queremos agradecer sua escolha por um empreendimento realizado pela nossa empresa, pois isso motivo de orgulho para ns. Este Manual do Proprietrio tem o objetivo de inform-lo e familiariz-lo com seu imvel. Nele voc encontrar informaes importantes para utilizao e conservao de seu novo patrimnio. Mais uma vez agradecemos a confiana depositada em nossa empresa e colocamo-nos sua disposio sempre que julgar necessrio. Esperamos que nossos esforos tenham sido suficientes para propiciar-lhe um produto com qualidade superior. Atenciosamente, CGS ENGENHARIA E CONSTRUES

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

1. INTRODUO ........................................................................................................ 03

2. ALVENARIA ESTRUTURAL ....................................................................................... 09 3. ESQUADRIAS DE MADEIRA ................................................................................... 11 4. ESQUADRIAS DE ALUMNIO ................................................................................. 12 5. VIDROS ................................................................................................................... 15 6. IMPERMEABILIZAES .......................................................................................... 16 7. REVESTIMENTOS DE PAREDES .............................................................................. 18 8. REVESTIMENTOS DE TETOS.................................................................................... 20 9. PISOS INTERNOS .................................................................................................... 22 10. INSTALAES HIDRULICAS .............................................................................. 24 11. LOUAS, METAIS SANITRIOS E TAMPOS ......................................................... 29 12. INSTALAES ELTRICAS E COMPLEMENTARES .............................................. 32 13. PINTURA................................................................................................................ 35 14. PRINCIPAIS FORNECEDORES ............................................................................. 36 15. GARANTIA E ATENDIMENTO ............................................................................... 39 16. ANEXOS TCNICOS ............................................................................................ 50

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

1 - INTRODUO
Generalidades
Todas as edificaes, em certas circunstncias, podem ter problemas causados por fatores internos, externos ou pela natureza. Fatores internos: decorrem das falhas de utilizao ou pelo esgotamento de sua vida til. Fatores externos: decorrem de aes impostas por fatores produzidos por terceiros, no previstos quando da execuo da obra, provocados por aes voluntrias ou involuntrias. Pela natureza: manifesta-se em falhas decorrentes de foras no provocadas diretamente pela ao humana, previsveis ou no. O desempenho de qualquer construo decai ao longo do tempo, havendo a necessidade de manutenes peridicas, para que sejam restabelecidos os padres desejveis de conforto e solidez. Por esta razo, como ocorre com qualquer outro produto, a manuteno do seu imvel, alm da qualidade dos materiais empregados na construo, depende basicamente do uso adequado de seus equipamentos e componentes. Todos os dados colocados neste Manual fizeram parte da construo de seu apartamento. Colocamos as principais definies tcnicas e indicamos, de acordo com os fornecedores, quais as melhores orientaes para os adequados usos e manutenes dos materiais empregados. Neste sentido, muito importante que voc leia com ateno este manual e o conserve sempre mo para eventual uso, quando necessrio. Ao lado dos Direitos, o Condmino passa a ter seus Deveres Correlatos, cujo descumprimento pode configurar negligncia e acarretar a perda de suas prerrogativas de garantia, conforme tabela de garantias no Captulo Garantia e Atendimento.

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

O Condmino deve ler todas as instrues sobre a utilizao do imvel e dos equipamentos, apresentadas pelos fornecedores. A negligncia pode caracterizar m conservao ou uso inadequado da unidade, isentando a Construtora e os demais fornecedores de quaisquer responsabilidades. A vida til dos produtos e servios dependem da maneira como o Condmino os utilizar, sendo seu dever conservar e usar o imvel nos termos recomendados pela Construtora e Fornecedores subcontratados, para auferir a garantia oferecida. A responsabilidade de cada Proprietrio sobre o imvel, relacionada manuteno e as condies de estabilidade, segurana e salubridade, inicia-se no momento em que este recebe as chaves. Aps a entrega das chaves, o Proprietrio responsvel:
l

l l

l l l

Pela conservao de sua unidade, pois a vida til est intimamente ligada a esses cuidados permanentes; Pela conservao, no que lhe couber, das unidades que limitam com a sua ou outras; Pela conservao de todas as partes comuns do Edifcio; Pelo cumprimento da Conveno do Condomnio e dos Regulamentos Internos; Pela segurana patrimonial de todos; Pela aplicao e o fomento das regras de boa vizinhana; Pelo repasse deste manual ao prximo Proprietrio do imvel.

Condomnio: como funciona


Ao receber as chaves do apartamento, o Proprietrio tornou-se Condmino. O instrumento legal que regula os direitos e obrigaes dos Condminos denomina-se Conveno do Condomnio. Por ocasio da 1a Assemblia de Condomnio dever ser aprovado o Regimento Interno, convencionado entre os Condminos, o qual reger a convivncia diria. Existem vrias leis que influenciam na administrao do Condomnio. Alm da Lei 4.591, dezembro de 1964, considerada a lei maior. Deve-se ainda levar em conta o Cdigo Civil e as leis, decretos, posturas e regulamentos municipais e estaduais.
4

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

inegvel a importncia da convivncia harmoniosa entre os moradores do Edifcio, os quais devero permanentemente somar esforos em busca da compreenso e colaborao efetivas. O Condomnio composto de unidades autnomas (apartamentos), que so de uso privativo, e das reas comuns, que so de uso coletivo. Fazem parte das reas comuns: o terreno, os corredores, as escadarias, as reas de circulaes e de lazer, os jardins, a portaria, os elevadores, os equipamentos contra incndios, os reservatrios, as bombas de recalque, as prumadas de gua e esgoto, os condutores de guas pluviais, as tubulaes de telefone, de antena e de energia eltrica, as fachadas e demais equipamentos de uso geral. Constituem despesas de Condomnio: a energia eltrica consumida nas reas comuns e a gua consumida nas reas comuns e privativas; a remunerao de empregados, bem como encargos sociais; as despesas de conservaes e manutenes de reas e equipamentos comuns; demais despesas previstas na Conveno de Condomnio e outras que venham a ser aprovadas. importante a participao dos Condminos nas assemblias, pois a omisso no desobriga a aceitao das decises destas, de acordo com o artigo 24, pargrafo 1o da Lei n. 4.591.

Concessionrias: como solicitar as ligaes


To logo voc receba as chaves de sua unidade, providencie junto s Concessionrias os pedidos de ligaes individuais, conforme as orientaes abaixo, pois elas demandam um certo tempo para serem executadas. Em todos os casos faz-se necessrio informar os dados do Edifcio, o nmero de sua unidade, o telefone para contato e o nome completo do proprietrio, bem como seu CPF e RG. O fornecimento de gua corrente e as disposies sanitrias de esgoto, de uso coletivo do Condomnio, j se encontram em pleno funcionamento.

Energia eltrica
Solicite a ligao AES ELETROPAULO, pelo telefone 0800-7272196 e/ou 0800-7272120. Na primeira conta ser cobrada a taxa referente ligao.
5

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

Telefone
A solicitao ou transferncia da linha telefnica dever ser feita Telefonica atravs do telefone 0800-104104. O atendimento feito eletronicamente, com a solicitao de discagem de nmeros de acordo com a opo para o servio que voc estiver solicitando. Caso tenha dificuldades com o servio automtico, procure uma loja da Telefnica. Obs: Salientamos que aps a Telefnica instalar a linha telefnica at o DG (quadro de telefone) do edifcio, cabe ao proprietrio contratar o servio para fazer a conexo da linha que a Telefnica instalou com o seu apartamento (a enfiao do seu apartamento at o DG j est executada). Este servio dever ser executado por um profissional especializado.

Gs
O Condomnio est conectado rede externa de gs da concessionria Comgs (GS NATURAL). Para a ligao de gs necessrio que o Condmino formalize um pedido atravs do telefone 0800-110197. O prazo para ligao de 24 horas teis.

Modificaes e Reformas
A reforma de um apartamento deve levar em conta as caractersticas gerais da construo. Como partes comuns do edifcio, as fachadas no podem ser alteradas nos formatos, acabamentos e posicionamentos de janelas sem a aprovao do condomnio. A alvenaria estrutural (paredes) e as lajes de concreto (piso) no podem ser alteradas, sob risco de se comprometer a estabilidade do edifcio.

Ainda quanto estrutura, h que se respeitar os limites de carga para os quais se projetaram as lajes. S confie reformas ou obras em seu apartamento a empresas idneas, que tenham efetivo conhecimento tcnico.
6

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

Servios de Mudana e Transportes de Mveis


Preparao da Mudana - (ps entrega das chaves) Por ocasio da mudana para o seu apartamento, aconselhvel que se faa um planejamento, tomando-se algumas preocupaes:
l

Comunique ao administrador ou Sndico a data da mudana, com antecedncia; A mudana dever ocorrer no horrio adequado e respeitando o Regulamento Interno do Condomnio; Determinado o dia e horrio da mudana, solicite ao zelador que reserve espao para o caminho estacionar em frente ao Edifcio e deixe as equipes que trabalham no Condomnio de sobreaviso para qualquer eventualidade; Para programar o transporte de seus mveis importante observar se as dimenses dos mveis e/ou equipamentos so compatveis com as dimenses dos ambientes, do elevador e dos vos das portas de acesso ao imvel; Verifique se o elevador est protegido corretamente, ou seja, com as almofadas apropriadas. Antes de utiliz-lo lembre-se que o elevador um equipamento da rea comum, e caso haja algum dano, o Proprietrio que estiver utilizando ser responsabilizado.

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

COMO

UTILIZAR O MANUAL

Este manual foi elaborado pensando em possveis manutenes no futuro. Por esta razo, nele esto colocadas as caractersticas executivas e os memoriais descritivos, utilizados para cada etapa de trabalho. As divises em captulos obedece s distintas fases de execuo da obra. Para cada um dos captulos temos os seguintes contedos :

Especificaes Tcnicas
Memorial tcnico da execuo dos servios

Materiais Bsicos
Especificao dos materiais utilizados

Ateno
CUIDADO!! - Observaes importantes

Manutenes e Recomendaes
Principais recomendaes e cuidados com as manutenes do dia-a-dia

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

2 - ALVENARIA ESTRUTURAL
Especificaes Tcnicas
como funciona Os pavimentos-tipos da edificao foram executados em alvenaria estrutural, na qual so utilizados blocos de concreto de alta resistncia, armados internamente com barras de ferro (conforme determinao e especificao de um engenheiro calculista). Dessa forma, muitas das paredes se transformam em elementos estruturais o equivalente a vigas e pilares.

Sob hiptese alguma, remova ou modifique as paredes estruturais, nem sequer abra vos (ainda que pequenos) ou permita que terceiros o faam: isso equivaleria a remover um pilar ou uma viga de concreto, o que afetaria a estabilidade de todo o prdio. No sistema de alvenaria estrutural, todas as cargas atuantes, ou seja, o peso prprio da estrutura e tudo mais que a ela se agrega (o peso das lajes, das paredes, das caixas dgua, dos elevadores etc., alm dos mveis, pessoas e quaisquer outros objetos dentro dos apartamentos) so descarregados at a base do edifcio pelas paredes estruturais dos apartamentos, e a descarregados no solo atravs de elementos estruturais em concreto armado e das fundaes. Se algum projeto de modificao do seu apartamento propuser que se remova uma dessas paredes ou se faa alguma abertura nelas, mesmo que pequena, mude o projeto. Nunca aceite sugestes para remover ou fazer modificaes nestas paredes. lajes As lajes foram calculadas para suportar uma sobrecarga adequada ao uso residencial dos apartamentos (150 kg por m 2). Isso permite que voc usufrua normalmente do seu imvel sem se preocupar. Para no correr nenhum risco, esteja atento a certos usos especiais que acumulam coisas muito pesadas numa pequena rea do piso, como bibliotecas, colees de jornais e revistas, aqurios grandes e colees de discos de vinil, por exemplo.

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

A retirada e a modificao das paredes estruturais so rigorosamente proibidas, assim como a sobrecarga das lajes alm do limite de 150 kg por m2.

preservao do seu patrimnio fixar objetos nas paredes Ao pendurar quadros, prateleiras e similares, use parafusos e buchas para blocos vazados modelo FU (de 6, 8 ou 10 mm), de acordo com o local a ser furado. Nunca use martelo e pregos, cuja grande capacidade de penetrao pode danificar o acabamento das paredes. perfurao de tubulaes de gua Antes de furar qualquer parede, mesmo que no sejam as da cozinha ou dos banheiros, preciso certificar-se do percurso dos canos. Para isso, consulte os detalhamentos e esquemas nos Anexos Tcnicos deste manual.

10

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

3 - ESQUADRIAS
l

DE

MADEIRA

Especificaes Tcnicas
Batentes e guarnies so elementos de madeira macia, sendo que os batentes foram chumbados na alvenaria e as guarnies foram fixadas com pregos sem cabea.7 Portas de madeira, pintada. Ferragens das portas - marca Aliana Metalrgica: Fechaduras - porta de entrada: linha Orion - externa, ref. 5511 Z CRA. - portas internas: linha Orion - interna, ref. 5512 CRA. - porta do banheiro: linha Orion - banheiro, ref. 5513 CRA. Dobradias - ref. 81500 P CRA, de 3 x 2 .

l l

Manutenes e Recomendaes
l

No bater as portas, pois isto causa trincas na madeira e danos s fechaduras e aos revestimentos das paredes; Para a limpeza das fechaduras e ferragens, use um pano umedecido com gua, evitando qualquer tipo de produto qumico ou abrasivo; Procurar manter as portas sempre fechadas para evitar que empenem com o tempo e principalmente com o sol; Para evitar emperramentos de dobradias e parafusos, verifique se estes estejam firmes e que nenhum objeto se interponha sob as portas; No molhar constantemente a parte inferior e as folhas das portas para evitar seu apodrecimento; Evite furar ou fixar objetos nas portas; Lubrifique periodicamente as dobradias, com uma pequena quantidade de p de grafite; As portas e ferragens no esto dimensionadas para receber aparelhos de ginstica ou equipamentos que causem esforos adicionais.

l l

11

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

4 - ESQUADRIAS

DE

ALUMNIO

Especificaes Tcnicas
As esquadrias foram fabricadas com perfis de alumnio anodizado cor natural, linha Class, da Atlntica Esquadrias. Os perfis usados nas esquadrias so suficientemente resistentes para suportar a ao do vento e outros esforos ordinrios; no empenam nem apresentam defeitos de superfcie ou diferenas de espessura, atendendo s exigncias estticas do projeto. Foram montados de modo a conferir estabilidade e estanqueidade a cada tipo de esquadria, impedindo a infiltrao de gua. No permita que pessoas no capacitadas tentem fazer qualquer reparo, pois isso poder implicar em estragos maiores, e consequente perda da garantia.

Manutenes e Recomendaes
Para a perfeita conservao dos caixilhos e de sua anodizao, devem ser adotadas as seguintes providncias:
l

As janelas maxim-ar podem ser mantidas abertas, com pequena angulao, em caso de chuvas moderadas. Entretanto, em caso de rajadas de vento, os caixilhos podem ser danificados, portanto fique atento para travar as janelas nessas situaes; No apoiar escadas ou outros objetos na superfcie das esquadrias e evitar impactos sobre as mesmas; As guias (corredias) devem ser limpas periodicamente; Os trincos no devem ser forados. Se necessrio, aplicar suave presso ao manuse-los; Nos cantos de difcil acesso usar pincel de plos macios; Tenha o hbito de limpar periodicamente os caixilhos com gua e sabo neutro, no utilizando esponjas de ao ou qualquer outro material abrasivo;

l l

l l

12

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

No usar produtos derivados de petrleo (vaselina, removedor, thiner etc). O uso de tais produtos reduzem em muito a vida do acabamento superficial do alumnio e por outro lado os derivados de petrleo ressecam os plsticos e borrachas, fazendo com que percam a sua ao vedadora; Para a retirada de p utilizar apenas flanela seca ou pano macio; No deixar respingar sobre os caixilhos, tinta, cal, cidos, cimento ou gesso, e se isto ocorrer, limpar o local imediatamente com pano mido, secando depois com flanela ou pano macio; Nunca remover as borrachas de vedao, pois so elas que garantem a estanqueidade dos caixilhos. Recomenda-se revises peridicas das vedaes externas dos caixilhos, com silicone, a fim de evitar infiltraes; Deve-se periodicamente limpar os braos, fechos e dobradias, o que dar maior durabilidade s peas e facilitar o seu funcionamento; Limpe os drenos com freqncia para evitar entupimentos causados pelo acmulo de sujeira, que traro conseqentes infiltraes; Nunca se deve usar ferramentas cortantes ou pontiagudas, ou materiais speros, no auxlio da limpeza.

l l

Orientao para a instalao das guarnies de piso de alumnio das portas do terrao
l

Deve-se deixar um espao de 5 mm entre o contramarco e o trilho da porta para instalar um arremate; O arremate de piso uma cantoneira com frisos em uma aba. Esses frisos devem ficar para o lado de cima (visveis); A cantoneira deve ser encaixada no vo entre o piso e o trilho da porta e fixada com aproximadamente 4 gotas de silicone espalhada ao longo da cantoneira.

13

MANUAL DO PROPRIETRIO

Residencial Brasil

Instruo para aplicao do arremate de piso

Vo = 5mm Trilho inferior da porta Piso interno Piso externo Contramarco


entre piso interno da sala e o Entre o piso interno da sala e o contramarco deve ser deixado trilho inferior da porta deve ser um vo de aproximadamente de deixado um vo aproximadamente 5 milmetros 05 milmetros (0,5 CM)

O arremate do piso uma cantoneira com frisos, conforme desenho ao lado Aplique silicone neutro no lado interno conforme indicado.

Arremate do piso

Silicone

O ARREMATE DEVER SER ENCAIXADO NO VO DE 5MM ENTRE O CONTRAMARCO E O PISO INTERNO

O ARREMATE DEVER SER ENCAIXADO NO VO DE 5 mm ENTRE O TRILHO INFERIOR E O CONTRAMARCO

Trilho inferior da porta Piso interno Piso interno Piso externo

contramarco
14

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

5 - VIDROS
Materiais Bsicos
LOCAL
sala dormitrios banheiro e cozinha

ESPESSURA
4 mm 3 mm 3 mm

TIPO DE VIDRO
liso incolor liso incolor mini-boreal incolor

Havendo necessidade de troca de vidros, um vidraceiro experiente poder executar o reparo sem grandes dificuldades.

Manutenes e Recomendaes
l

A limpeza dos vidros deve ser feita periodicamente, utilizando-se gua limpa e os produtos normais de mercado, desde que os mesmos no sejam alcalinos e no contenham substncias abrasivas ou corrosivas; Quando os vidros apresentarem manchas ou marcas de gordura ou cola, recomenda-se a utilizao de lcool; Deve-se ter cuidado no momento de limpeza para no danificar as esquadrias de alumnio; Os vidros possuem espessuras compatveis com a resistncia necessria para o seu uso natural. Evite qualquer tipo de batida em sua superfcie ou nos caixilhos que os suportam.

15

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

6 - IMPERMEABILIZAES
Especificaes Tcnicas
A impermeabilizao protege as edificaes contra a penetrao indesejvel de gua tanto nos ambientes quanto na estrutura do edifcio. Em seu apartamento, so impermeabilizados o terrao, a rea de servio e o box do banheiro. As protees so imperceptveis, pois ficam sob os revestimentos finais dos pisos. Convm evitar quebras e perfuraes dos pisos e revestimentos das reas impermeabilizadas.

Materiais Bsicos
LOCAL terrao, rea de servio e banho (somente no box) TIPO DE IMPERMEABILIZAO preparao da rea; aplicao de argamassa polimrica com tela; proteo mecnica simples.

Ao instalar o box no banheiro, no fure o piso, pois assim voc estar danificando a impermeabilizao. Faa a fixao do box nas paredes, e no piso passe um silicone, que ajudar na fixao do box e no permitir que a gua do banho saia do box.

Manutenes e Recomendaes
l

Pela caractersticas tcnicas especficas da impermeabilizao feita em seu apartamento, recomenda-se cuidado especial na substituio de piso nestes locais; Se aparecerem manchas de umidade no teto de seu apartamento, antes de formalizar qualquer reclamao, pea ao Proprietrio da unidade superior que verifique os rejuntamentos dos pisos, ralos e peas sanitrias.

16

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

Ateno
IMPORTANTE: qualquer furo ou dano na impermeabilizao pode
acarretar o comprometimento da mesma e a perda da garantia.

A manuteno das paredes e pisos da cozinha e rea de servio, assim como do banheiro, recomendada utilizando-se apenas pano mido ou umedecido em produtos especficos para este fim, ms em hiptese alguma, faa lavagens gerais, utilizando baldes de gua, este procedimento ocasionar vazamentos e infiltraes no apartamento abaixo, e a deteriorao do forro de gesso, do revestimento de gesso liso e mobilirios.

17

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

7 - REVESTIMENTOS

DE

PAREDES

Especificaes Tcnicas
Por serem naturalmente mais expostos, os revestimentos das paredes so os que mais sofrem com agentes agressivos, e requerem maiores cuidados e manutenes mais freqentes. Os materiais empregados nos revestimentos so: GESSO LISO O material das paredes foi aplicado diretamente sobre a alvenaria. Sobre ele, fizeram-se correes com massa corrida e pintura ltex.
l

CHAPISCO Mistura de cimento, areia e gua, aplicada na consistncia fluida, a base dos revestimentos.
l

MASSA NICA Aplicaram-se argamassas pr-fabricadas, fortemente comprimidas contra as superfcies e constitudas por uma s camada plana.
l

AZULEJOS Os azulejos so constitudos de uma camada espessa de argila selecionada e outra, fina, de esmalte, que lhe recobre uma face e confere impermeabilidade e alta durabilidade.
l

Materiais Bsicos
Sala de estar/jantar, dormitrios e circulao:
l l l

gesso liso; reviso e acertos com massa corrida; pintura com tinta ltex PVA, cor branco.

Cozinha e rea de servio:


l l l l

chapisco; massa nica; azulejo marca Cecrisa, linha Village WH 6133 A, de 20 x 30 cm; rejunte branco marca Quartzolit.

18

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

banho:
l l l l

chapisco; massa nica; azulejo marca Cecrisa, linha Basic Lux White, de 20 x 20 cm; rejunte branco marca Quartzolit.

Fachada/ terrao:
l l l

chapisco; massa nica; pintura texturizada cor Buenos Aires mnimo, ref. 810 AOR, marca Ibratin, com faixa Stuttgart mximo, ref. 509 AOA, marca Ibratin.

Manutenes e Recomendaes
AZULEJOS E CERMICAS
l

Semestralmente deve ser feita a reviso do rejuntamento e para refazer o rejunte utilize materiais apropriados existentes no mercado; Evite o uso de detergentes agressivos, cidos, soda custica e produtos concentrados de amonaco, bem como vassouras ou vassourinhas de piaava. So procedimentos que atacam o esmalte das peas e retiram o seu rejuntamento; A limpeza destes revestimentos deve ser feita, de preferncia a seco, evitando a utilizao de gua para no haver infiltrao; Na limpeza, tomar cuidado com encontros de paredes com tetos de gesso; Ao limpar as paredes revestidas com cermicas com o uso de pano mido, tome cuidado com as tomadas e interruptores. REJUNTAMENTO

No esfregue o rejunte com escovas de ao ou ferramentas pontiagudas, desta forma voc estar removendo o material aplicado e acarretar em posterior infiltrao.
As perfuraes, quando necessrias, devem ser feitas nos rejuntamentos.

19

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

8 - REVESTIMENTOS
l

DE

TETOS

Especificaes Tcnicas
FORRO FALSO DE GESSO O forro de gesso instalado no apartamento so placas de 60 x 60 cm. GESSO LISO Este material foi aplicado diretamente sobre uma camada de nata de cimento com aditivo Bianco, substituindo o reboco. Sobre estes materiais foram aplicados pintura ltex PVA.

Materiais Bsicos
Sala de estar/ jantar, circulao e dormitrios:
l l

gesso liso; pintura com tinta ltex PVA, cor branco.

Banheiro:
l l l

forro falso de gesso; acertos com massa corrida; pintura com tinta ltex PVA, cor branco.

Cozinha e rea de servio:


l l

gesso liso e sanca em forro falso de gesso; pintura com tinta ltex PVA, cor branco.

20

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

Manutenes e Recomendaes
FORRO FALSO DE GESSO
l

Para evitar que se quebrem, no provocar qualquer tipo de impacto direto sobre os mesmos. Do mesmo modo, no se deve fixar ganchos ou suportes para pendurar vasos ou outros tipos de objetos. Pela sua espessura, os forros no possuem resistncia suficiente para suportar esse tipo de peso; Sugerimos que para abrir vos para luminrias, spots, ou fixar pendentes sob o forro, os mesmos sejam executados por um profissional habilitado, para que o vo aberto no ocasione trincas nas juntas das placas ou mesmo no meio dela; Os forros de gesso so pintados com ltex e so sensveis gua, podendo ocorrer manchas no teto devido condensao de gua. Nestes casos recomenda-se uma nova pintura com ltex adicionado de fungicida nos forros de gesso, a cada 12 meses aproximadamente; Recomenda-se que nos banheiros, aps o banho, seja mantida aberta a janela para uma perfeita ventilao, evitando o surgimento de fungos e bolor, prolongando a vida til da pintura; Cuidado com gua no gesso, alm de fungos e bolor, o gesso com presena constante de gua se deteriora; Para remover manchas de bolor e umidade no caso de seu aparecimento, utilize gua sanitria; Para eventuais reparos podero ser chamadas as empresas que executaram os servios; Cabe salientar que estes forros so chamados de falsos, ou seja, rebaixados, para a passagem de tubulaes de esgoto e gua entre o forro e a laje de concreto da estrutura.

21

MANUAL DO PROPRIETRIO

Residencial Brasil

9 - PISOS INTERNOS
Especificaes Tcnicas
Os pisos internos entregues em seu apartamento so: n reas frias: piso cermico. n reas secas: piso preparado para receber carpete.

LAJE NVEL ZERO O piso do seu apartamento um piso tipo laje zero. Nele no existe uma camada de cimentado ou contrapiso, portanto, o mesmo uma pea estrutural (laje), dimensionado e executado de acordo com o projeto de estrutura. No quebre este piso em hiptese alguma, caso contrrio voc estar interferindo nas caractersticas estruturais e acarretar a perda da garantia dos itens que foram alterados.

Materiais Bsicos
Sala de estar/jantar, dormitrios e circulao:
l

laje de concreto (conforme mencionado no quadro acima).

Cozinha, rea de servio e banheiro:


l l

cermica marca Cecrisa, linha Ilha Bela, de 30 x 30 cm; rejunte branco, marca Quartzolit.

Terrao:
l l l

regularizao com cimentado; cermica marca Cecrisa, linha Omaha WH 5531 A, de 30 x 30 cm; rejunte branco, marca Quartzolit.

22

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

Manutenes e Recomendaes
MATERIAIS CERMICOS
l

A limpeza destes revestimentos deve ser feita, de preferncia a seco, evitando a utilizao de gua para no haver infiltrao, e/ou desgaste nos materiais; A conservao mais adequada feita com o uso de pano ou esponja macia, umedecido com sabo neutro. Evite lavagens gerais, vassouras de piaava, que podem destruir o rejuntamento entre as peas, bem como o uso de detergentes agressivos, cidos, soda custica, que retiram o esmalte das peas e atacam os rejuntamentos; Evitar variaes bruscas de temperatura atravs do contraste de gua fria e quente, que podero ocasionar o gretamento ou mesmo a rachadura do elemento cermico; Para perfeita conservao deste tipo de material, verifique semestralmente o seu rejuntamento, para evitar eventuais infiltraes; Evitar o uso de pregos ou parafusos, mesmo nas juntas, pois podero ocasionar infiltraes e vazamentos; Recomendamos o uso de um capacho na entrada do apartamento. Isso evitar que a sujeira seja transportada para dentro diminuindo, desta forma, a frequncia de limpeza.

Ao instalar fogo, geladeira, freezer ou lavadoras de roupas, utilize apoios com roletes ou bases de borracha/plstico para evitar arranhes no piso cermico.

23

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

10 - INSTALAES HIDRULICAS
Especificaes Tcnicas
O edifcio equipado com redes de gua fria, guas pluviais, gs, esgoto e ventilao. Esta, sem dvida uma das partes do apartamento que requer os maiores cuidados de preservao e manuteno. Leia com ateno as recomendaes para sua conservao, informando sobre isso as demais pessoas da famlia ou residentes no imvel. REDE DE GUA FRIA As tubulaes de gua fria e esgoto das pias da cozinha e do banheiro so facilmente detectadas, pois no esto embutidas na parede.

detalhe das tubulaes aparente da pia da cozinha

detalhe das tubulaes aparente da pia do banheiro

No teto da cozinha do seu apartamento existe uma sanca de gesso por onde passam as tubulaes de gua e esgoto do apartamento imediatamente superior.

detalhe das tubulaes no teto da cozinha

24

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

O fornecimento de gua do edifcio feito pela SABESP (Companhia de Saneamento Bsico do Estado de So Paulo). Depois de passar pelo medidor de consumo (hidrmetro), a gua conduzida ao reservatrio inferior. A partir da, bombeada para o reservatrio superior por um conjunto motobomba, comandado automaticamente por chaves-bias de controle de nvel, responsveis pelo acionamento e o desligamento do sistema. REDE DE GUA QUENTE A gua ser aquecida atravs de um aquecedor a gs de passagem (a compra e instalao desse equipamento de responsabilidade do proprietrio), a ser instalado na na rea de servio. Sugesto para compra do aquecedor a gs de passagem capacidade: 10 litros/minuto, com exausto forada gs utilizado no condomnio: gs Natural

REDES DE GUAS PLUVIAIS, ESGOTOS E VENTILAES So guas pluviais, as guas de chuva coletadas dos telhados e lajes, escoadas atravs das calhas, ralos ou grelhas que, pelos condutores (prumadas), so desviadas no subsolo e da para a rede pblica. Os esgotos tm origem no vaso sanitrio, nas pias, no chuveiro, no lavatrio, nos ralos etc.. Os ramais que recebem as guas ou detritos destes aparelhos so conectados a uma prumada principal coletora. As prumadas recolhem as guas residuais de vrios pontos do Edifcio, levando-as por gravidade at os desvios no subsolo, de onde seguem para a rede coletora pblica. As ventilaes das redes de esgoto servem para manter as presses nas tubulaes iguais a presso atmosfrica, para que desta maneira no ocorram contrafluxos ou deteriorao nas tubulaes. A rede composta por prumadas e elementos de conexo as peas principais das prumadas de esgoto.

25

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

REDE DE GS ENCANADO O Condomnio est conectado rede externa de gs. As instalaes foram devidamente aprovadas atravs de Laudo de Vistoria Prvia, feita pelo fiscal da COMGS. A tubulao de gs encanado foi executada em cobre. A prumada alimenta o ponto de fogo na cozinha e o aquecedor na rea de servio. Medio remota de gs: o projeto previu a possibilidade de instalar o sistema de medio remota de gs. Este sistema funciona basicamente com um medidor de gs colocado depois do registro geral e faz a medio do consumo conforme o uso. Este equipamento no ser entregue pela Construtora, apenas a infra-estrutura para sua instalao. O registro geral do gs est localizado embaixo do tanque na rea de servio . IMPORTANTE: a deciso da compra e instalao do sistema e dos equipamentos para a medio remota de gs, fica por conta do Condomnio, devendo ser decidido em Assemblia. Obs.: No existe a possibilidade de um Condmino isoladamente instalar o sistema e o equipamento de medio remota de gs.

detalhe do registro geral do gs, localizado embaixo do tanque

26

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

Manutenes e Recomendaes
REDE DE GUA FRIA
l

Antes de executar qualquer furao nas paredes, consulte os desenhos de hidrulica em anexo, para evitar perfuraes e danos a rede; Para o perfeito funcionamento de registros e torneiras, substituir periodicamente os elementos de vedao, evite apoiar pesos ou utilizar como cabides os registros e torneiras, pois isto poder danific-los; Em caso de emergncia ou quando houver necessidade de realizar algum reparo na rede, deve-se fechar o registro localizado no box do banheiro, esse registro controla pontos de gua fria do banheiro, da cozinha e da rea de servio. Quando o vazamento for sobre o teto rebaixado de gesso, portanto nas tubulaes de esgoto ou gua fria do apartamento imediatamente superior, comunique o fato ao proprietrio do apartamento de onde vem o vazamento, para que o mesmo verifique e promova o reparo, sendo os custos destes reparos de inteira responsabilidade do proprietrio do apartamento superior, ou seja, de onde vem o vazamento. Evite choques com os sifes da pia, pois os mesmos podem vir a deslocar-se, causando vazamentos.

COMO DESENTUPIR A PIA Retirar o corpo inferior do sifo, que esta localizado na parte inferior da cuba, e fazer a limpeza retirando os resduos. Observar se a tubulao de sada contm massa de gorduras cristalizadas ou fios de cabelos obstruindo a passagem de lquidos. Fazer toda a limpeza e recolocar o conjunto do sifo, tendo o cuidado de verificar a vedao das roscas. No utilizar produtos corrosivos base de soda custica e cido, arames ou ferramentas no apropriadas. Consultar um profissional ou empresa especializada em casos graves.

27

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

REDE DE ESGOTO
l

Todos os ralos possuem grelhas de proteo, para evitar que detritos maiores caiam em seu interior, ocasionando entupimentos. Nunca deixe os ralos sem as grelhas de proteo; Se o apartamento ficar muito tempo sem uso, convm jogar gua limpa nos ralos sifonados para evitar o mau cheiro, uma vez que sem o uso, a gua retida no sifo se evapora; Nunca jogue gorduras ou resduos slidos nos ralos de pias e lavatrios, e use sempre a grelha de proteo que acompanha a vlvula americana das cubas de inox da pia de cozinha; Os ralos devem ser limpos periodicamente, sem a utilizao contudo de produtos cidos ou custicos, gua muito quente, hastes ou arames que com certeza iro danific-los. REDE DE GS

l l

No faa qualquer alterao na tubulao de gs; Faa a ligao de seu fogo com tcnico especializado, indicado pelo fabricante do seu fogo; Ateno: O gs invisvel, inflamvel e de altssimo grau de periculosidade; Antes de adquirir ou instalar foges, verifique se os mesmos esto adaptados ao tipo de gs utilizado no Condomnio (gs Natural); Nunca teste ou procure vazamentos em um equipamento a gs utilizando fsforos, objetos que produzam fascas, ou qualquer outro material inflamvel; Nem mesmo acione os interruptores de luz. Feche todas as torneiras de gs, abra bem as portas e janelas e comunique-se imediatamente com o zelador do Edifcio ou com uma empresa especializada. Atualmente existem equipamentos domsticos no mercado especialmente fabricados para detectar possveis vazamentos; No confie a manuteno de seus aparelhos a gs para pessoas no habilitadas pela empresa fabricante.

28

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

11 - LOUAS, METAIS SANITRIOS E TAMPOS


Materiais Bsicos
Banho:
l l l l

tampo: granito Cinza Andorinha. bacia com caixa acoplada: marca Celite, linha Saveiro, cor branco; cuba de embutir: marca Celite, linha oval, 49 x 32,5 cm, cor branco. torneira para lavatrio: marca Celfix, linha Ligth Metal cromada, ref. 1194 - C 40; acabamento de registros: marca Celfix, linha Ligth Metal cromada, ref. C 40.

Cozinha:
l l

tampo: granito Cinza Andorinha com cuba embutida em ao inox. torneira de mesa: marca Celfix, ref. 1167 C-40 CR.

rea de servio
l l

tanque com coluna: marca Celite, ref. 18 litros. torneira para tanque: marca Celfix, ref. 1153 - C 40 CR.

Manutenes e Recomendaes
l

No jogue quaisquer objetos nos vasos sanitrios e ralos que possam causar entupimentos, tais como: absorventes higinicos, folhas de papel, cotonetes, cabelos, fio dental etc.; Nunca jogue gordura ou resduo slido nos ralos das pias e dos lavatrios, jogue-os diretamente no lixo; No deixe de usar a grelha de proteo que acompanha a cuba da pia de cozinha; Nunca suba ou se apie nas louas e bancadas, pois podem se soltar ou quebrar causando ferimentos graves. Cuidados especiais com crianas;

29

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

No apertar em demasia as torneiras da sua unidade, pois pode causar danos s buchas de vedao interna; Ao instalar filtros, torneiras etc., no os atarraxe com excesso de fora, pois pode danificar a sada da tubulao provocando vazamentos; No permitir sobrecarga de louas sobre a bancada; No devem ser retirados elementos de apoio (mo francesa, coluna do tanque etc.), podendo sua falta ocasionar quebra ou queda da pea ou bancada;

l l

mo francesa sob o tampo

Mantenha vedado o ponto de esgotamento de gua da mquina de lavar junto parede, usando acessrios prprios; recomendado o uso de sabo biodegradvel para evitar retorno da espuma da mquina de lavar; Mantenha os registros fechados no caso de ausncia prolongada do imvel; Em caso de falta de uso dos equipamentos hidrulicos por perodo prolongado, deixe correr um pouco de gua para restabelecer o fecho hdrico dos ralos sifonados e sifes, evitando assim o retorno do mau cheiro; A falta de uso prolongado dos mecanismos de descarga pode acarretar danos como ressecamento de alguns componentes e acmulo de sujeira, causando vazamentos ou mau funcionamento. Caso esses problemas sejam detectados no mexer nas peas e acionar a assistncia tcnica do fabricante; Limpe os metais sanitrios, ralos das pias e lavatrios, louas e cubas de ao inox em pias, com gua e sabo neutro e pano macio, nunca com esponja ou palha de ao e produtos abrasivos;

30

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

No utilize na limpeza ou desentupimento, hastes, cidos ou produtos custicos, acetona concentrada e substncias que produzam ou estejam em alta temperatura; Limpe periodicamente os ralos e sifes das louas, tanques, lavatrios e pias do seu imvel, retirando todo e qualquer material causador de entupimento (piaava, panos, fsforos, cabelos etc.) e jogando gua a fim de se manter o fecho hdrico nos ralos sifonados evitando assim o mau cheiro proveniente da rede de esgoto; Limpe periodicamente os aeradores (bicos removveis) das torneiras, pois comum o acmulo de resduos provenientes da prpria tubulao; Substitua periodicamente vedantes (courinhos) das torneiras, misturadores e registros de presso para garantir a vedao e evitar vazamentos; Caso os tubos flexveis (rabichos), que conectam as instalaes hidrulicas s louas forem danificados, causando vazamentos, substitua-os tomando o cuidado de fechar o registro geral de gua antes da troca.

31

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

12 - INSTALAES ELTRICAS COMPLEMENTARES


Especificaes Tcnicas

Quadro de distribuio: cada apartamento possui um quadro de distribuio de onde originam-se todos os circuitos eltricos (de iluminao e tomadas), dimensionados de acordo com uma carga, prdeterminada. No quadro haver a identificao de cada um dos circuitos e seus respectivos disjuntores. Disjuntor geral: localizado no quadro de distribuio, permite a passagem ou interrupo de corrente (energia) para o apartamento, alm de proteger o barramento contra curto-circuitos e sobrecargas. Interruptor diferencial (*DR): um dispositivo que visa a segurana pessoal e patrimonial, pois ele protege tanto contra um choque ou contra uma pequena fuga de corrente. Esse dispositivo funciona da seguinte forma: se voc coloca um secador de cabelos na tomada, e este aparelho est com uma pequena fuga de corrente, ou seja, a energia que vem da tomada no est sendo completamente aproveitada pelo motor, mas est perdendo-se pelo fio e pela carcaa do aparelho, esse dispositivo entra em ao e corta o fornecimento de energia, desligando o disjuntor (que fica localizado no quadro de luz). Portanto no adquira aparelhos eltricos de fornecedores que no possam dar garantia de qualidade ou procedncia, e no admita que pessoas no habilitadas ou funcionrios executem reparos no quadro eltrico de seu apartamento. No remova o dispositivo DR. Disjuntores parciais: a funo principal dos disjuntores proteger o circuito contra excesso de carga ou curto circuito, desligando-se automaticamente quando isto ocorrer.
Interruptor diferencial (DR)

disjuntor geral

disjuntores parciais

quadro de luz

32

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

Tomadas e interruptores: esto localizados de acordo com o projeto executivo de instalaes eltricas. A instalao eltrica dos apartamentos, de um modo geral, prev todas as tomadas com voltagem de 110/127 V, com exceo da tomada para mquina de lavar loua. A quantidade e localizao das tomadas foi prevista, tendo em vista sua utilizao lgica e racional, estando de tal forma dimensionada que dispensa a ligao de 2 (dois) ou mais aparelhos eltricos a uma mesma tomada, impedindo assim sobrecargas que possam prejudicar as instalaes eltricas do apartamento.
l

Os materiais de acabamento utilizados so da marca Iriel, linha Impria, cor branco.

INSTALAES COMPLEMENTARES
l

Telefonia Foi executada a enfiao para a instalao de telefone, at o ponto existente na sala. Caso haja interesse, a passagem da enfiao para os outros pontos do apartamento fica a cargo do proprietrio. A compra e a instalao do aparelho e da linha telefnica de responsabilidade do proprietrio.

Interfone Os equipamentos instalados no edifcio so da marca Maxcom. Este sistema possibilita aos condminos comunicarem-se entre si e com os demais pontos da rea comum.

Pontos para Televiso Foi executada a infra-estrutura (tubulao seca) para passagem do cabeamento do sistema de antena coletiva (sinais abertos de VHFUHF) ou para TV por assinatura.

Luz de Emergncia O edifcio dotado de sistema de luz de emergncia, atravs de unidades autnomas de iluminao, visando ter iluminao mnima no caso de corte de fornecimento de energia pela Eletropaulo, no hall social, escadaria, salo de festa, guarita e subsolo.
33

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

Manutenes e Recomendaes
l l l

Mantenha o quadro de distribuio sempre fechado; Limpe-o sempre com um pano seco; sob nenhuma hiptese lave-o; No permita que pessoas no capacitadas ou curiosos executem reparos no interior do quadro; Caso haja sobrecarga momentnea, em algum dos circuitos, o disjuntor correspondente ir desligar automaticamente; ligue-o novamente e, se o problema persistir est caracterizada a sobrecarga no circuito, ou seja, a corrente solicitada pelo equipamento ligado ao circuito, superior a capacidade do disjuntor; uma verificao simples dividir a carga em WATTS, grandeza representada pela letra W, pela tenso em VOLTS, grandeza representada pela letra V; o resultado deve ser inferior a capacidade do disjuntor que protege o circuito em questo; solicite a assistncia de um profissional habilitado para que verifique qual atitude mais adequada; Evite riscos desnecessrios; ao efetuar a simples troca de lmpadas queimadas, desligue o circuito correspondente; No ligue novos pontos eltricos aos disjuntores j existentes; Solicite periodicamente manuteno preventiva (feita por profissional capacitado); a boa tcnica recomenda que se efetue apertos nos bornes dos disjuntores, indistintamente, ou seja, juno fio/disjuntor, juno cabo de entrada/disjuntor (DR) e juno barramento/disjuntor. Evite a utilizao de benjamins pois eles podem causar sobrecarga nos circuitos; Tenha cuidado na colocao de lustres, apliques e similares pois o corte indevido ou emenda mal executada pode causar interrupo de energia, curto-circuitos; contrate sempre profissionais responsveis e capacitados para faz-lo; No caso de falta de energia certifique-se se a ocorrncia se d em todo apartamento ou em pontos especficos; verifique se todos os disjuntores esto ligados; caso haja algum disjuntor desligado religue-o e veja se o problema persiste; caso afirmativo contrate um tcnico especializado; Se todo o apartamento estiver sem energia, aps verificar todos os disjuntores dos circuitos, recorra ao zelador para que seja verificado o disjuntor geral do apartamento, no centro de medio.
34

l l

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

13 - PINTURA
Especificaes Tcnicas
Tetos e paredes: l Material de acabamento: pintura ltex PVA branco, sobre retoques de massa corrida. Esquadrias de ferro (guarda corpo): l Material de acabamento: esmalte sinttico preto. Portas, batentes e guarnies: l Material de acabamento: esmalte sinttico branco.

Manutenes e Recomendaes
l l l

No esfregue as paredes; Retire manchas com pano branco umedecido com gua; Nas portas pintadas use uma flanela seca, ou quando necessitar de uma limpeza mais profunda, use apenas um pano branco com sabo neutro, no esfregue apenas uma regio da porta, mas limpe ela toda por igual, feito isso retire o produto com um pano branco umedecido em gua limpa, no use produtos base de amonaco ou cidos; Mantenha as janelas dos banheiros abertas para evitar ou retardar o aparecimento de manchas de bolor no teto de gesso, devido ao vapor de gua quente; Com o tempo, a pintura escurece um pouco e fica naturalmente queimada. Nunca faa, portanto, retoques em pontos isolados; quando necessrio pinte toda parede ou cmodo; Para que seu apartamento mantenha uma aparncia sempre nova, recomenda-se uma pintura geral peridica.

35

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

14 - FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIO


Segue a relao dos principais fornecedores e prestadores de servios que atuaram no Condomnio Residencial Brasil.
REALIZAO Construo CGS ENGENHARIA E CONSTRUES Ltda. R. Doutor Fadlo Haidar, 115 - Itaim Bibi Fone: (11) 3045-6800 Incorporao ITAJUB EMP. IMOBILIRIOS Ltda. R. Dr. Eduardo de Souza Aranha, 153 - 11 andar - Itaim Bibi Fone: (11) 3847-9999 Realizao Dilogo Engenharia e Construo Ltda. R. Dr. Eduardo de Souza Aranha, 153 11 andar - Itaim Bibi Fone.: (11) 3847-9999 PROJETOS TCNICOS Projeto de fundao APOIO ASS. E PROJ. DE FUNDAES Ltda. Av. Brig. Faria Lima, 1685 - 5 andar - cj. 55 Fone: (11) 3814-1655 Projeto estrutural NACCACHE ENGENHARIA S/C Ltda. R. Neto de Araujo, 320, 7 andar Fone: (11) 5573-5374 Projeto de Eltrica e Hidrulica NV ENGENHARIA Ltda. Av. Jabaquara, 299 - 3 andar Fone: (11) 5581-4538

Projeto de Arquitetura TITA EMPREITEIRA S/C Ltda. R. Carlito, 446 Fone: (11) 6211-0868 Projeto de paisagismo SILVANA SALLUM PAISAGISMO Alameda dos Jurupis, 452 cj. 72 Fone: (11) 5051-2311 Elaborao do Manual do Proprietrio Proconsult Engenharia Ltda. R. Caio Prado, 267 Fone: (11) 3256-8344 INSTALAES E SERVIOS PRINCIPAIS Instalaes hidrulicas, eltricas e gs HESIL INST. ELTRICA E HIDRULICA Ltda. R. Barata Ribeiro, 190 - 10 andar - cj. 104 Fone: (11) 3129-3717 Impermeabilizaes IMBRAS TNI - IMPERMEABILIZAO Ltda. R. dos Democratas, 905 Fone: (11) 5581-4155 Pintura REFOROS PINTURAS Ltda. R. Jardel Filho, 395 Fone: (11) 6524-7293 Empreiteira de mo de obra civil CONSTRUART CONSTRUES Ltda. R. Tenente Amrico Morete, 82 - cj. 505 Fone: (11) 4426-5324

36

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

Elevadores ELEVADORES ATLAS SCHINDLER S/A Av. do Estado, 6.116 Fone: (11) 6120-5100 Rufos PROJETO CALHAS COM. E SERV. Ltda. R. Eng. Roberto Frade Monte, 86 Fone: (11) 3781-7782 Guarda Corpo dos Terraos METALRGICA PHOENIX IND. E COM. Ltda. Av. Wallace Simonsen, 2107 Fone: (11) 4332-5196 Telefonia e interfonia SERVEL INST. E MANUTENO ELTRICA E ELETRNICA S/C Ltda. R. Gonalves Dias, 22 Fone: (11) 4226-3980 Corrimo Escadaria METALRGICA ROTA Ltda. R. Terezinha, 86 - Vila Bertioga Fone: (11) 6601-1122 Portes Automatizados AUTO PORT COMRCIO E INSTALAO DE EQUIPAMENTOS ELETRNICOS Ltda. Alameda dos Maracatins, 849 Fone: (11) 5055-9355 ESQUADRIAS DE MADEIRA E METLICAS Esquadrias de Alumnio e Vidros ATLNTICA DIVISO DE ESQUADRIAS DE ALUMNIO PADRONIZADAS Ltda. R. Pedro Rpoli, 2370 Fone: (11) 4828-6344 Fechaduras ALIANA METALURGICA Ltda. R. Freire Bastos, 89 Fone: (11) 6951-1500 Portas de Madeira HIPER CARTESCOS MADEREIRA Ltda. R. do Gasmetro, 235 Fone: (11) 3313-5443

Esquadrias de Ferro METALRGICA PHOENIX IND. E COM. Ltda. Av. Wallace Simonsen, 2107 Fone: (11) 4332-5196 EQUIPAMENTOS Equipamentos contra incndio - extintores POLIPEC IND. E COMRCIO Ltda. Av. Silvestre Pires de Freitas, 1480 Fone: (11) 6404-7700 Piscina e equipamentos AQUAVIDA IND. E COM. Ltda R. das Antilhas, 331 - Barueri Fone: (11) 4198-2822 Churrasqueira O ALICERCE Av. Pereira Barreto, 1674 - Sto. Andr Fone: (11) 4425-2725 Luminrias externas e internas VIT ILUMINAO Ltda. R. dos Ecos, 10006 - SP Fone: (11) 5929-2763 Luminrias de emergncia KBR ELETRNICA R. Bento Barbosa, 312 Fone: (11) 5181-5541 Sauna TECNOSAUNAS E LAZER COMERCIAL Ltda. Av. Dom Pedro II, 2402 - Sto. Andr Fone: (11) 4991-4066 REVESTIMENTOS DE PAREDES, PISOS E TETOS Cermicas e azulejos Cecrisa Revestimentos Cermicos S.A Rodovia Luiz Rosso, 9997 Quarta Linha Fone: (11) 4521-8601 Tampos de Granito - Material RVG COMRCIO DE PEDRAS, MRMORES E GRANITOS Ltda. Av. do Rio Bonito, 2032 Fone: (11) 5666-7733

37

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

Revestimento Externo - mo de obra CONSTRUART CONSTRUES Ltda. R. Tenente Amrico Morete, 82 - conj. 505 Fone: (11) 9880-5428 LOUAS e METAIS SANITRIOS Cuba em ao inox RVG COMRCIO DE PEDRAS, MRMORES E GRANITOS Ltda. Av. do Rio Bonito, 2032 Fone: (11) 5666-7733 Metais Sanitrios ROCA BRASIL Ltda. - CELITE Rod. MG 020 - Km 08 - Bicas Fone: (11) 4351-3208 Louas sanitrias ROCA BRASIL Ltda. - CELITE Rod. MG 020 - KM 08 - Bicas Fone: (11) 4351-3208 Carenagem (cozinha) PEX DO BRASIL Ltda. Av. Carlos Ferreira Endres, 454 Fone: (11) 6421-3177 APARELHOS ELTRICOS Interruptores, tomadas de energia e espelhos IRIEL INDSTRIA ELTRICA LTDA Av. Nazrio, 2.100 - Canoas - RS Fone: (51) 478-9000 / 0800-5414151

38

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

15 - GARANTIA E ATENDIMENTO
GARANTIA LEGAL A CGS ENGENHARIA E CONSTRUES responsvel pela construo do imvel segundo as prescries do Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor. Abaixo esto relacionados os seguintes tipos de problemas:
l

Vcios Aparentes: So aqueles de fcil constatao, detectados quando da vistoria para recebimento do imvel. Vcios Ocultos: So aqueles no detectveis no momento de entrega do imvel, e que podem surgir durante a sua utilizao regular. A empresa Construtora, no entanto, s pode ser responsabilizada caso a origem do vcio oculto seja, comprovadamente, anterior entrega do imvel.

Solidez e Segurana: So tens relacionados solidez da edificao, e que possam comprometer a sua segurana, nele includos peas e componentes da estrutura do edifcio, tais como lajes, pilares, vigas, estruturas de fundao, contenes e arrimos.

PRAZOS DE GARANTIA Os prazos de garantia de material e servio dos sistemas esto relacionados a seguir, com validade a partir da data do Auto de Concluso do Imvel.

Ateno
A Construtora no se responsabiliza por danos causados pelo uso inadequado do imvel, pelo prolongado desuso, pelo desgaste natural dos materiais ou por reformas e alteraes feitas no projeto original, mesmo que ainda esteja vigente o prazo de garantia contratualmente estipulado.
39

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

PERDA DA GARANTIA As garantias sero perdidas nos seguintes casos: l Se durante o prazo de vigncia da garantia (vide tabela a seguir) no for observado o que dispe o Manual do Proprietrio e a NBR 5674 Manuteno da Edificao, no que diz respeito manuteno preventiva correta, para imveis habitados ou no;
l

Se, nos termos do art. 393 do Cdigo Civil Brasileiro atualizado 2003, ocorrer qualquer caso fortuito, ou por fora maior, que impossibilite a manuteno da garantia concedida; Se foi executada reforma no imvel ou descaracterizaes dos sistemas, com fornecimento de materiais e servios pelo prprio usurio; Se houver danos por mau uso, ou no respeitando os limites admissveis de sobrecarga nas instalaes e estrutura; Se o Proprietrio no permitir o acesso do profissional destacado pela Construtora/Incorporadora nas dependncias de sua unidade, para proceder vistoria tcnica; Se forem identificadas irregularidades na vistoria tcnica e as devidas providncias sugeridas no forem tomadas por parte do Proprietrio ou Condomnio.

Obs: Demais fatores que podem acarretar a perda da garantia esto descritos nas orientaes de uso e manuteno do imvel para os sistemas especficos.

Ateno
A garantia de aparelhos ou equipamentos instalados pela Construtora em seu imvel ser a mesma dada pelo fabricante. O mesmo ocorre com os materiais empregados. Alguns materiais empregados possuem tambm garantias limitadas. Na tabela a seguir esto especificados os prazos mximos e garantias dos fabricantes.

40

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

Esta tabela foi extrada do Manual do Proprietrio executado pelo Secovi-SP/Sinduscon.


SISTEMA GARANTIA

Equipamentos Industrializados Instalaes de interfone Desempenho do equipamento Problemas com a instalao Antena Coletiva Desempenho do equipamento Problemas com a instalao Elevadores Desempenho do equipamento Problemas com a instalao Moto Bomba/ Filtro (recirculadores de gua) Desempenho do equipamento Problemas com a instalao Desempenho do equipamento Problemas com a instalao Desempenho do equipamento Problemas com a instalao Desempenho do equipamento Problemas com a instalao Regulagem de dobradias e maanetas Porta Corta-Fogo Fabricante (*) 1 ano Fabricante (*) 1 ano Fabricante (*) 1 ano Fabricante (*) 1 ano Fabricante (*) 1 ano Fabricante (*) 1 ano Fabricante (*) 1 ano No ato da entrega

Automao de portes Sistemas de proteo contra descargas atmosfricas Sistema de combate incndio

Desempenho de dobradias e molas Fabricante (*) Problemas com a integridade do material (portas e batentes) 5 anos Fabricante (*) 1 ano

Iluminao de Emergncia

Desempenho do equipamento Problemas com a instalao

41

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

SISTEMA

GARANTIA

Sistemas de Automao Desempenho do equipamento Voz Telefonia Problemas com a infra-estrutura, prumadas, cabos e fios Desempenho do equipamento Vdeo - Televiso Problemas com a infra-estrutura, prumadas, cabos e fios Fabricante (*) 01 ano Fabricante (*) 01 ano

Instalaes Eltricas Tomadas/ Interruptores/ Disjuntores Espelhos danificados ou mal colocados Desempenho do material e isolamento trmico Problemas com a instalao No ato da entrega Fabricante (*) 01 ano

Material

Servios

Instalaes Eltricas Fios, Cabos e Tubulao Material Servio Desempenho do material e isolamento trmico Problemas com a instalao Fabricante (*) 01 ano

Instalaes Hidrulicas Colunas de gua Fria e Tubos de queda de esgoto Material Servio Desempenho do material Danos causados devido a movimentao ou acomodaco da estrutura Instalaes Hidrulicas Coletores Material Servio Desempenho do material Problemas com a instalao Instalaes Hidrulicas Ramais Material Servio Desempenho do material Problemas com as instalaes embutidas e vedao Fabricante (*) 01 ano Fabricante (*) 01 ano Fabricante (*) 05 anos

42

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

SISTEMA

GARANTIA

Instalaes hidrulicas Louas/ Caixa de descarga/ Bancadas Material Servio Quebrados, trincados, riscados, manchadas ou entupidos Desempenho do material Problemas com a instalao No ato da entrega Fabricante (*) 01 ano

Instalaes hidrulicas Metais sanitrios/ Sifes/ Flexveis/ Vlvulas/ Ralos Material Servio Quebrados, trincados, riscados, manchadas ou entupidos Desempenho do material Problemas com a vedao Instalaes de gs Material Servio Desempenho do material Problemas nas vedaes das junes Impermeabilizao Sistema de Impermeabilizao Esquadrias de madeira Lascadas, trincadas, riscadas ou manchadas Empenamento ou descolamento Esquadrias de Ferro Amassadas, riscadas ou manchadas M fixao, oxidao ou mau desempenho do material Esquadrias de alumnio Borrachas, escovas, articulaes, fechos e roldanas Problemas com a instalao ou desempenho do material No ato da entrega 01 ano No ato da entrega 01 ano 05 anos Fabricante (*) 01 ano No ato da entrega 06 meses 01 ano

02 anos No ato da entrega 05 anos

Amassadas, riscadas ou manchadas Perfis de alumnio, fixadores e revestimentos Problemas com a integridade do em painel de alumnio material

43

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

SISTEMA

GARANTIA

Revestimentos de parede/ piso e teto Paredes e Tetos Internos Paredes externas/ fachada Fissuras perceptveis a uma distncia superior a 1 metro Infiltrao decorrente do mau desempenho do revestimento externo da fachada (ex: Fissuras que possam vir a gerar infiltrao) M aderncia do revestimento e dos componentes do sistema Quebrados, trincados, riscados, manchados, ou com tonalidade diferente Azulejo/ Cermica Falhas no caimento ou nivelamento inadequado nos pisos Soltos, gretados ou desgaste excessivo que no por mau uso Quebrados, trincados, riscados ou falhas no polimento (quando especificado) Falhas no caimento ou nivelamento inadequado nos pisos Soltas ou desgaste excessivo que no por mau uso Rejuntamento Falhas ou manchas Falhas na aderncia Superfcies irregulares Piso Cimentado, Piso Acabado em Concreto, Contrapiso Falhas no caimento ou nivelamento inadequado Destacamento Forros Gesso Quebrados, trincados ou manchados No ato da entrega Fissuras por acomodao dos elementos estruturais e de vedao 01 ano 01 ano

03 anos

Argamassa/ gesso liso

05 anos
No ato da entrega

06 meses 02 anos

No ato da entrega

Pedras naturais (Ardsia)

06 meses 02 anos
No ato da entrega

01 ano
No ato da entrega

06 meses 02 anos

44

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

SISTEMA

GARANTIA

Pintura / verniz (interna/ externa) Sujeira ou mau acabamento Empolamento, descascamento, esfarelamento, alterao de cor ou deteriorao de acabamento Vidros Quebrados, trincados ou riscados M fixao Quadras Esportivas piso em grama Alambrados, equipamentos e luminrias vegetao Desempenho do equipamento Problemas com a instalao Piscina desempenho dos equipamentos problemas com a instalao Jardins Vegetao Playground Desempenho dos equipamentos Solidez/ Segurana da Edificao Problemas em peas estruturais (lajes, vigas, pilares, alvenaria estrutural, estruturas de fundao, contenes e arrimos) e em vedaes (paredes de alvenaria) que possam comprometer a solidez e segurana da edificao
Fabricante (*) 06 meses No ato da entrega No ato da entrega

01 ano

01 ano

06 meses Fabricante (*)


01 ano

fabricante (*) 01 ano

05 anos

(*) Prazo especificado pelo Fabricante Entende-se por desempenho de equipamentos e materiais sua capacidade em atender aos requisitos especificados em projetos, sendo o prazo de garantia o constante dos contratos ou manuais especficos de cada material ou equipamento entregues, ou 6 meses (o que for maior). NOTA: No caso de cesso ou transferncia da unidade, os prazos de garantia aqui estipulados permanecero os mesmos.

45

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

VARIAES DE CONSTRUO ADMISSVEIS So consideradas variaes admissveis da construo:


l

Ocorrncia de pequenas deformaes ou fissuras na estrutura e em paredes, decorrentes da acomodao das peas estruturais do edifcio a medida que ele est sendo solicitado por novas cargas, ou ainda pelo efeito de dilatao/contrao provocado por grandes variaes de temperatura. Essas deformaes so previstas, dentro de limites estabelecidos pelas normas da ABNT; Diferenas de textura e cor entre peas de granito e pedra por serem materiais naturais e ainda azulejos e cermicas, estes com menor tolerncia, por serem produtos industrializados.

DEVERES DO CONSUMIDOR
l

Se por um lado, a Construtora tem a obrigao de entregar o imvel sem vcios de construo e, na sua ocorrncia, corrig-los, o consumidor, usurio do imvel, passa a ter deveres correlatos, cujo descumprimento pode configurar negligncia e acarretar a perda de suas prerrogativas.

REFERNCIAS
l

As informaes aqui prestadas tm o objetivo de dar uma orientao geral ao condmino em relao ao assunto, no entrando em pormenores de natureza tcnica e jurdica.

Para maiores esclarecimentos devem ser observadas as seguintes leis: l Cdigo de Processo Civil Brasileiro; l Cdigo de Defesa do Consumidor - 8.078/90; l Condomnio e Incorporao - 4.591/64. RECOMENDAES AO USURIO
l

Leitura das informaes sobre a utilizao do imvel e dos seus equipamentos; Respeito s normas de uso indicadas pela Construtora e pelos fornecedores; Conservao do imvel, dando a devida manuteno preventiva s suas diversas partes, conforme tabela a seguir:
46

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

Manuteno Preventiva
ITEM DESCRIO
Limpeza geral esquadria (zona urbana ou rural) Esquadrias de Alumnio Limpeza geral esquadria (zona martima ou industrial) Reapertar parafusos aparentes dos fechos Regulagem do freio Impermeabilizao Paredes Inspecionar os rejuntamentos dos pisos cermicos, ralos e peas sanitrias Repintar reas privativas Repintar reas comuns Verificar os ralos e sifes das louas, tanques e pia Trocar os vedantes (courinhos) das torneiras , misturadores do lavatrio e registros de presso Limpar os aeradores (bicos removveis) Instalaes Hidrulicas / Louas e Metais Limpar e verificar a regulagem do mecanismo de descarga Verificar gaxeta, anis e estanqueidade dos registros de gaveta e dos registros de esfera Verificar anis dos registros de presso e torneira do lavatrio Verificar os componentes do mecanismo da caixa acoplada Quadro de Reapertar todas as conexes distribuio Desligar e religar os disjuntores diferenciais do de circuitos quadro eltrico Reapertar conexes e verificar estado dos contatos eltricos substituindo as peas que apresentam desgaste

PERIODICIDADE
1 vez ao ano A cada 3 meses 1 vez ao ano 1 vez ao ano 1 vez ao ano A cada 3 anos A cada 3 anos A cada 6 meses 1 vez ao ano A cada 6 meses A cada 6 meses A cada 3 anos 1 vez ao ano A cada 3 anos 1 vez ao ano A cada ms

Instalao Eltrica To m a d a s , Interruptores e Pontos de Luz

A cada 2 anos

OBS.: Recomendamos a contratao de empresa especializada para realizar a manuteno preventiva

47

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

ASSISTNCIA TCNICA Para solicitar Assistncia Tcnica na ocorrncia de defeitos nos sistemas que compe sua unidade habitacional (alvenaria estrutural, impermeabilizao, pisos, azulejos, pintura, instalaes eltricas, hidrulicas e gs, loua, metais, esquadrias metlicas, madeira, ferragens etc.) dentro dos prazos de vigncia de garantia, siga as instrues: 1 - Tire uma cpia e preencha a ficha de Solicitao de Assistncia Tcnica (modelo na prxima pgina) da forma mais completa e esclarecedora possvel. Encaminhe-a pelo fax: 3045-6800 ou e-mail: sac@cgsengenharia.com.br , aos cuidados do Servio de Atendimento ao Cliente. O envio da mesma condio mnima necessria para o atendimento. No sero atendidas as solicitaes verbais tanto pessoais quanto via telefone. 2 - No recebimento do seu pedido, caso no procedente, daremos um posicionamento em relao ao mesmo imediatamente. Se procedente, estaremos agendando uma vistoria em sua unidade. Neste momento importante a sua presena, ou de outra pessoa que possa nos mostrar os eventuais problemas e esclarecer dvidas. 3 - No ato da visita, comprovada a existncia do defeito e definido os reparos a serem executados, faremos uma programao para a execuo dos servios. 4 - Se, ao contrrio, na visita seja constatado que o defeito tenha sido causado pelo uso inadequado ou inexistncia de manuteno preventiva, ser registrada a perda da garantia, ficando o reparo e custo a cargo do morador. 5 - Nossos servios sero executados em horrio comercial e de acordo com o regulamento interno do Condomnio. A ordem de execuo ser de acordo com a sequncia de encaminhamento das solicitaes, exceto em caso de extrema urgncia desde que atestada pela Construtora. 6 - Terminados os reparos, nosso representante solicitar o recebimento formal dos servios, por meio do seu aceite na prpria solicitao ou em impresso apropriado.

48

IMPRESSO EAT - 01/01 Nome do solicitante: Local / Obra: Descrio detalhada das falhas / problemas SOLICITAO DE ASSISTNCIA TCNICA - SAT telefone p/ contato : data :

SAT n

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

____________________________________________ assinatura do solicitante Observaes da Construtora ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ Concluso: IMPROCEDENTE PROCEDENTE N da OS aberta

____________________________________ _________________________________ _____/_____/_____ Responsvel pela Assistncia Tcnica Diretor Tcnico data

Sistema da Qualidade

Aprovado pelo RA em 15/07/02

Elaborado pela Diretoria Tcnica

MANUAL

DO

PROPRIETRIO

Residencial Brasil

16 - ANEXOS TCNICOS
PLANTAS, VISTAS E ESQUEMAS Observe atentamente as reas hachuradas nas vistas e esquemas: elas no devem ser perfuradas, pois so limites de segurana das tubulaes.

Antes de furar! usar limitador de broca e no ultrapassar 2 cm de profundidade.

Lembre-se de que os encanamentos que passam por uma parede hidrulica, mostrada no banheiro, na cozinha etc., tambm esto passando por esta mesma parede na rea seca vizinha. Nas colocaes dos armrios, tomar todos os cuidados possveis.

VISUALIZE OS DESENHOS DO SEU APARTAMENTO:


l l l

Planta de Arquitetura; Esquema da Instalao Eltrica; Plantas e Vistas das Instalaes Hidrulicas.

50

Vous aimerez peut-être aussi