Vous êtes sur la page 1sur 4

O que empresrio? Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou de servios.

. (art.966 caput). O empresrio a pessoa fsica, individualmente considerada. Exemplo: costureira; eletricista; encanador; comerciante ambulante. Observao: O empresrio dever formalizar sua inscrio na junta comercial. QUEM NO CONSIDERADO EMPRESRIO? Aquele que exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, mesmo se contar com auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. (art. 966 pargrafo nico) A pessoa fsica que atua individualmente, no considerada "empresrio", se refere figura do autnomo. Exemplo: engenheiro, arquiteto, contador, professor. ONDE SE ENQUADRA O ARTESO? O enquadramento da figura do arteso, uma questo que ainda no est claramente definida. Assim, entendemos que o Arteso no Empresrio, portanto, autnomo, pelos motivos a seguir expostos. De acordo com o art. 7, I, do Regulamento do Imposto sobre Produtos Industrializados, produto de artesanato aquele proveniente de trabalho manual realizado por pessoa natural, nas seguintes condies: a) quando o trabalho no conta com auxlio ou participao de terceiros assalariados; b) quando o produto vendido a consumidor, diretamente ou por intermdio de entidade de que o arteso faa parte ou pela qual seja assistido. O PARECER NORMATIVO - CST N. 94/77, referente ao Imposto sobre Produto Industrializado, esclarece, ainda, acerca das atividades de artesanato: "Atividade caracterizada pela manufatura de objetos para as mais variadas finalidades e realizada segundo critrios artsticos ou estticos. um tipo de trabalho que dispensa mquinas e instrumentos complexos, dependendo apenas da destreza manual de um indivduo ou grupo. Em alguns casos, admite-se chamar de artesanais certas obras, mesmo quando h interveno parcial de alguma mquina. Por outro lado, mesmo quando repetido em numerosos exemplares dificilmente se obtm absoluta identidade entre cada produto

artesanal. H sempre uma diferena, s vezes minscula, o que confere caracterstica prpria e inconfundvel a esse tipo de produo. "Atividade de criao da fabricao ou mesmo de manuteno de objetos, efetuada segundo tcnicas de nvel elevado, mas independente-mente de produo industrial em srie". "Os artesanatos variam de uma sociedade a outra conforme a sua finalidade, prestgio, meios e qualidade de execuo. Possuem em comum um nico ponto, que consiste em certo nvel de conhecimento e habilidade. O artesanato uma especializao que se distingue do trabalho domstico ou da produo de objetos de uso exclusivamente familiar. Este carter especializado explica como em muitas sociedades os artesos se organizaram em confrarias ou castas, nas quais as tcnicas se conservavam de pais para filhos de mestre a aprendiz." O PEQUENO EMPRESRIO TEM TRATAMENTO DIFERENCIADO? Sim, a lei estabelece tratamento favorecido, diferenciado e simplificado ao pequeno empresrio, quanto inscrio e aos efeitos da decorrentes (art. 970). Tambm quanto escriturao, a nova lei dispensa o pequeno empresrio, das seguintes exigncias (art. 1.179, 2): a) a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou no, com base na escriturao uniforme de seus livros, em correspondncia com a documentao respectiva; b) a levantar anualmente o balano patrimonial e o de resultado econmico; Entretanto, o novo cdigo civil no estabelece regras claras e precisas de como o pequeno empresrio dever proceder em tais casos, nem to pouco definiu o que pequeno empresrio. E O PRODUTOR RURAL O QUE ? Conceito: Produtor rural a pessoa fsicapessoa naturalque explora a terra visando produo vegetal, criao de animaisproduo animale tambm industrializao artesanal desses produtos primriosproduo agroindustrial. O Produtor Rural, cuja atividade constitua sua principal profisso, pode requerer inscrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ficar equiparado, para todos os efeitos, ao empresrio sujeito a registro, no Registro Pblico de Empresas Mercantis

(art. 971). A lei assegura tratamento favorecido, diferenciado e simplificado ao empresrio rural quanto inscrio e aos efeitos da decorrentes (art. 970). Entretanto, no informa como. O QUE SOCIEDADE SIMPLES? Sociedade Simples a sociedade constituda por pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados, no tendo por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio (art. 981 e 982). So sociedades formadas por pessoas que exercem profisso intelectual (gnero, caractersticas comuns), de natureza cientfica, literria ou artstica (espcies, condio), mesmo se contar com auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa ( nico do art. 966). A sociedade simples considera pessoa jurdica Exemplo: dois mdicos constituem um consultrio mdico. Dois dentistas constituem um consultrio odontolgico. QUAIS AS CARACTERSTICAS DA SOCIEDADE SIMPLES? a) Alm de integralizar o capital social em dinheiro, poder o scio faz-lo em contribuio em servios. b) Os scios respondem, ou no, subsidiariamente pelas obrigaes sociais, conforme previso contratual. c) Capital social, expresso em moeda corrente ou outra espcie de bens, suscetveis de avaliao pecuniria. d) Registro da empresa no Cartrio das Pessoas Jurdicas em at 30 dias da constituio (art. 998). e) Responsabilidade ilimitada dos scios. f) Responsabilidade solidria do scio cedente das cotas para com o cessionrio, at 2 anos aps alterao e averbao de sua sada. g) Os scios respondem na proporo da participao das cotas, salvo se houver clusula de responsabilidade solidria. h) Impossibilidade de excluir scio na participao dos lucros ou perdas. i) O credor de scio de empresa pode, no havendo outros bens, requerer a execuo nos lucros da empresa.

j) Retirada espontnea de scio: aviso prvio de 60 dias, em caso de contrato por prazo indeterminado; ou judicialmente, se o contrato for por prazo determinado. k) A Sociedade Simples poder, se quiser, adotar as regras que lhes so prprias ou, ainda, um dos seguintes tipos societrios: Sociedade em Nome Coletivo, Sociedade em Comandita Simples ou Sociedade Limitada. COMO FICA A ADMINISTRAO NA SOCIEDADE SIMPLES? O scio-gerente deixa de ser o principal personagem responsvel pelos atos da empresa. Em seu lugar, assume a figura do Administrador. O gerente passa a ter uma funo secundria na empresa, isto , passa a ser preposto do Administrador. Agora, o Administrador pode (se quiser) nomear o empregado de sua confiana para exercer a funo de gerente. a) O administrador ser nomeado em contrato ou em instrumento separado, devendo, neste caso, averb-lo no rgo de registro. b) So irrevogveis os poderes do scio investido na administrao em contrato social, salvo justa causa, reconhecida judicialmente (art. 1.019). c) So revogveis, a qualquer tempo, os poderes conferidos a scio por ato separado, ou a quem no seja scio (art. 1.019, nico). d) Responde por perdas e danos o scio que agir contrariamente ao interesse da sociedade ou participar da deliberao que a aprove graas a seu voto. e) Os administradores devem prestar contas detalhadas de sua administrao aos scios, tais como, inventrio anual, balano patrimonial e de resultado econmico.

FONTE: http://www.netlegis.com.br/index.jsp? arquivo=detalhesDestaques.jsp&cod=189

Vous aimerez peut-être aussi