Vous êtes sur la page 1sur 10

Introduo

Reaes de substituio nucleoflica ocorrem quando uma espcie rica em eltrons, denominada nuclefilo, ataca outra molcula com deficincia em eltrons, esta tima espcie chamada de eletrfilo. O mecanismo geral para este tipo de reao mostrado abaixo.

Nu: + R-G R-Nu+ + G:As reaes de substituio nucleoflica aliftica e substituio nucleoflica no grupo acila so duas das mais importantes deste tipo de reao. A substituio nucleoflica em carbono saturado uma das classes de reaes orgnicas mais estudadas. A reao consiste no ataque de um nuclefilo em um stio deficiente em eltrons. A natureza do substrato, do nuclefilo (Nu:) e do grupo de sada (G-), alm das condies de reao, so fatores importantes que influenciam o mecanismo destas reaes. De acordo com estas variveis, uma reao de substituio nucleoflica pode ocorrer atravs de dois mecanismos principais: SN1 (substituio nucleoflica unimolecular) e SN2 (substituio nucleoflica bimolecular). No mecanismo SN1, a velocidade da reao independe da concentrao do nuclefilo. A etapa lenta envolve a formao de um carboction e a reao influenciada por fatores eletrnicos. Este mecanismo predomina em substratos capazes de formar um carboction estvel, por exemplo, compostos cujo grupo de sada est ligado a carbono benzlico, allico ou tercirio. favorecido tambm em solventes polares, devido solvatao do carboction intermedirio.

O mecanismo Sn2 segue uma cintica de 2a ordem,isto , tanto o nuclefilo como o substrato participam da etapa lenta da reao. Como, no estado de transio, o nuclefilo e o grupo de sada esto ligados ao tomo de carbono sp3, os fatores estricos so importantes. Este mecanismo , portanto, favorecido em substituies nucleoflicas

que ocorrem em carbono metlico, primrio ou secundrio. Observa-se tambm, no mecanismo SN2, inverso de configurao.

Objetivos
Sintetizar o cloreto de terc-butila e a Acetanilida atravs de reaes de substituio nucleoflica

Material utilizado
1a Parte: Sntese do cloreto de terc-butila Funil de separao de 250 mL Argola metlica Erlenmeyer Balo de destilao de 50 mL Mangueiras de borracha Cabea de destilao Terminal de destilao Condensador Pedras de porcelana Manta Suporte universal Becher

2a Parte: Sntese da Acetanilida Becher Pipeta

Funil de Buchner

Procedimento experimental
1a Parte: Sntese do cloreto de terc-butila Inicialmente adicionou-se a um funil de separao 24,9 mL de HCl 35% (d = 1,17g/mL) e 7,54 mL de uma soluo de 2-metil-2-propanol (d = 0,786 g/mL). O funil foi ento arrolhado e agitado por alguns minutos sendo em seguida invertido. Com o funil ainda invertido abriu-se a torneira para diminuir a presso interna neste. Aps esse procedimento o funil foi colocado em um argola metlica para repousar at que duas fases distintas fossem obtidas. Em seguida, abriu-se a torneira para desprezar a camada aquosa. Adicionou-se ento 20 mL de soluo saturada de carbonato de sdio ao funil. Logo em seguida o funil foi agitado at que cessasse a efervescncia, invertido e a torneira foi aberta novamente para diminuir a presso interna. Aps fechar a torneira o funil foi agitado vigorosamente e em seguida colocado novamente na argola metlica para repousar. A camada aquosa foi mais uma vez desprezada. Posteriormente o produto foi lavado com 10 mL de gua e transferido para um erlenmeyer seco ao qual foi adicionado cloreto de clcio anidro. O lquido no erlenmeyer foi colocado em um balo de fundo redondo para ser destilado. A frao que destilou a 54C foi coletada em um becher imerso em banho de gua e gelo. Uma pequena parte desta frao foi colocada em um tubo de ensaio ao qual foi adicionada soluo de KOH 5%. O tubo de ensaio foi ento aquecido em um bico de Bunsen por poucos minutos. Aps o tubo de ensaio resfriar acidulou-se o contedo do tubo de ensaio com soluo aquosa de HNO3 a 5%. Para finalizar foram adicionadas ao tubo de ensaio duas gotas de soluo aquosa de AgNO3 5%. 2a Parte: Sntese da Acetanilida Inicialmente adicinou-se a um becher 3,28 g de acetato de sdio anidro. Em seguida adicionou-se em uma capela 8,1 mL de cido actico glacial (d = 1,05 g/mL) ao becher. Posteriormente foram adicionados com agitao 7,3 mL de anilina (d = 1,02 g/mL) ao becher. A mistura formada no becher foi agitada por alguns minutos utilizando um basto de vidro. Finalmente adicionou-se ao becher 11,3 mL de anidrido actico (d = 1,08g/mL) e esperou-se a reao terminar. O becher foi ento colocado em um cuba com gua e gelo para resfriar. Aps o resfriamento do becher filtrou-se o produto em um funil de Buchner. O produto final, coletado em papel de filtro, foi colocado em um dessecador. Aps uma semana preparou-se dois tubos de ensaio, um contendo anilina e o outro contendo uma pequena quantidade do produto obtido. Em ambos os tubos de ensaio foi adicionado cido clordrico para fazer a reao de confirmao. Para finalizar o experimento coletou-se uma pequena quantidade do produto para verificar o ponto de fuso em um aparelho de Fisher-Johns.

Resultados
1a Parte: Sntese do cloreto de terc-butila

O mecanismo da reao de sntese do cloreto de terc- butila atravs da reao entre o 2- metil-propanol e HCl mostrado abaixo:

(a)

(b)

(c) Ao termino do procedimento experimental obteve-se o volume de 1,2 mL do produto. Com este volume obtemos o correspondente valor do nmero de mols do cloreto de terc-butila coletado ao final da destilao atravs do seguinte clculo:

Com este valor calculamos o rendimento da reao. Como a formao do cloreto de terc-butila a partir do 2-metil-2propanol ocorre na razo de 1:1 tem-se que: 0,08 mol--------100% 0,0113 mol------ Rendimento

Rendimento = 14,1% No tubo de ensaio destinado ao teste de confirmao observou-se a formao de um precipitado branco.
a

2 Parte: Sntese da Acetanilida O mecanismo da reao de sntese da Acetanilida dado abaixo:


O + NH2 O + O O
C2H4O2 + C2H4NaO2

NH2

O + O-

H O +N O + O-

HN
C2H4O2 + C2H4NaO2

O O + OH

Ao final do experimento a massa de acetanilida formada foi pesada em uma balana analtica. O valor encontrado foi 5,428 g. Com este valor calcula-se o nmero de mols de acetanilida formada da seguinte forma:

Com este valor calcula-se o rendimento da reao. Como a formao da acetanilida a partir da anilina dada por uma relao estequiomtrica de 1 mol de anilina para 1 mol de acetanilida tem-se que: 0,08mol 100% 0,04016 mol Rendimento Rendimento = 50,2 %

No teste de confirmao observou-se que no tubo de ensaio que continha o produto formado nada aconteceu. J no tubo de ensaio contendo anilina ocorreu reao evidenciada pela formao de um composto insolvel. Ao verificar o ponto de fuso do produto no aparelho de Fisher-Johns obteve-se o intervalo de 105C~112C.

Discusso dos resultados


1a Parte: Sntese do cloreto de terc-butil No procedimento experimental so obtidas duas fases no funil de separao, uma aquosa (mais densa) que fica por baixo da fase orgnica (menos densa). Para eliminar o excesso de HCl que por ventura possa ter sobrado no funil de separao adiciona-se o carnbonato de sdio que reage com o cido como mostrado abaixo: 2 HCl + Na2CO3 2 NaCl + H2O + CO2 O CO2 formado nessa reao aumenta a presso dentro do funil e por isso a torneira deve ser aberta para aliviar a presso em seu interior. Para finalizar adicionou-se CaCl2 anidro ao funil para eliminar o excesso de gua no produto formado. O rendimento dessa reao foi considerado baixo e a explicao para este fato de que parte do produto pode ter sido perdida no momento de abrir o funil de separao para separar a fase aquosa da orgnica. Alm disso, pode ter ocorrido perda de produto na destilao ou ainda por ter sido pequeno o tempo de repouso para haver a separao das duas fases no funil de separao e com isso molculas de cloreto de terc-butila que possivelmente estavam presentes na fase aquosa no passaram para a fase orgnica. O precipitado branco formado no teste de confirmao desta reao de AgCl(s), que confirma de fato a presena do cloreto de terc-butila, e formado de acordo com a reao abaixo:

2a Parte: Sntese da Acetanilida A adio de acetato de sdio e cido actico glacial feita para garantir um pH bsico no meio reacional. O pH bsico permitir que o par de eltrons do nitrognio da anilina fique disponvel para reagir com o anidrido actico. Se no fosse feito um tampo bsico o par de eltrons da anilina poderiam reagir com H3O+ presente no meio. O rendimento encontrado pode ser justificado pela possibilidade de ter havido perda de acetanilida aps a filtrao no funil de Buchner e tambm ao passar o material slido do papel de filtro para o vidro de relgio na hora da pesagem. Os valores do intervalo encontrado para o ponto de fuso foram diferentes do valor encontrado na literatura para o ponto de fuso da acetanilida que de 114C. Esta diferena pode ter ocorrido pelo fato do produto conter impurezas ou mesmo por erro na leitura do ponto de fuso por parte dos alunos e ainda por algum problema de regulagem no aparelho de Fisher-Johns. O fato de no ter sido observada nenhuma mudana no tubo de ensaio contendo acetanilida e HCl de fato evidncia de que no ocorre reao. A reao no ocorre, pois o par de eltrons do nitrognio na acetanilida faz ressonncia com o grupo acila e por isso fica menos disponvel para reagir com o anidrido actico se comparado com o par de eltrons do nitrognio na anilina. A ressonncia da acetanilida mencionada e a reao que ocorre com a anilina e HCl so mostradas abaixo:

O HN
+

OHN

NH2 + H Cl

NH3+Cl-

Concluso
As snteses do cloreto de terc-butila e da acetanilida so rpidas e de fcil execuo. Em ambos os casos o rendimento foi menor do que se esperava. No caso do cloreto de terc-butila isto pode ter ocorrido por perda de material ao tentar separar as fases no funil de separao ou ainda por ter sido deixado o funil de separao em repouso por pouco tempo. No caso da acetanilida a perda de material pode ter ocorrido na filtrao com o funil de Buchner ou ainda na pesagem do produto. O ponto de fuso obtido foi ligeiramente diferente do encontrado na literatura e essa discrepncia pode ser justificada por erro na leitura da temperatura, por presena de impurezas no produto formado ou por algum problema de regulagem no Fisher-Johns. Referncias Bibliogrficas [1] http://profjoaoneto.com.br/pratica/sintese_acetanilida.htm

[2] http://pt.wikipedia.org/wiki/Acetanilida

[3] http://pt.wikipedia.org/wiki/Anidrido_ac%C3%A9tico

[4] http://pt.wikipedia.org/wiki/Anilina

[5] http://pt.wikipedia.org/wiki/Acetato_de_s%C3%B3dio [6] SOARES, B. G. S. Qumica Orgnica: Teorias e tcnicas de preparao, purificao e identificao de compostos orgnicos. Rio de Janeiro; Editora Guanabara

[7] http://reocities.com/Vienna/choir/9201/sinteses_organicas.htm

Vous aimerez peut-être aussi