Vous êtes sur la page 1sur 2

As falcias do laicismo De modo algum se pode esgotar numa lauda um argumento to exigente quanto ao que agora pretendemos sugerir.

Mas, confesso, que quando se leem coisas baseadas na ignorncia dos fatos e dos conceitos, no se pode calar, pelo menos pelos que precisam ouvir um outro lado da histria e que algum tire as mscaras que escondem certas posturas pretensamente progressistas mas que guardam um rano conservadorista dos mais extremos. Refiro-me ao modo como atualmente neste pas vm se tratando argumentos sobre aborto, pesquisas com clulas-tronco embrionrias, etc. como assunto cientfico, questo de sade pblica que no pode receber nenhum tipo de argumento filosfico-religioso. Segundo essa postura a Igreja no poderia intrometer-se em decises de um Estado Laico.
Na base dessa posio, h uma ideologia bem definida, o laicismo considera como uma intromisso indevida no mbito do Estado quaisquer manifestaes pblicas da Igreja (do Papa, das Conferncias episcopais, de um Bispo ou mesmo de catlicos individuais) sobre valores ticos que afetam a sociedade e o bem comum (p.e., projetos de lei sobre famlia, divrcio, aborto, eutansia, uso de clulas-tronco embrionrias, etc.). Porm, paradoxalmente, defendem, como uma exigncia irrenuncivel da democracia pluralista, o direito de outras entidades (que renem um nmero muito menor de adeptos que a Igreja Catlica) de manifestar-se publicamente e at mesmo de fazer presso poltica, propaganda subvencionada por rgos pblicos ou lobby financeiro sobre assuntos ticos, e tambm questes sociais e polticas do mbito do Estado (dos trs poderes). Na prtica, parece ficar evidente que, para os laicistas, numa sociedade democrtica e pluralista todos devem ter voz... menos os catlicos. O que acontece? Parece haver confuso entre laicismo e laicidade. Entende-se por laicidade a distino entre a esfera poltica e a religiosa. Chama-se "Estado laico" aquele que no confessional, isto , que no adotou como era comum em sculos passados uma religio como religio oficial do Estado [o que hoje acontece em diversos pases islmicos]. A Igreja considera essa distino como um "valor adquirido e reconhecido pela Igreja", que "faz parte do patrimnio da civilizao..." Entre o Estado e a Igreja deve existir um mutuo respeito pela autonomia de cada parte. Numa sociedade pluralista, a laicidade um lugar de comunicao entre as diferentes tradies espirituais e a nao. O princpio de laicidade supe, por um lado, a independncia (no dependncia) do Estado em relao a qualquer igreja ou comunidade religiosa e, por outro, o respeito, por parte do Estado, do direito liberdade religiosa, sem outros limites que a ordem pblica. A laicidade, bem entendia, no pode significar, porm, que os catlicos e os membros de outras confisses religiosas devam abster-se de basear-se na "lei moral" em sua atuao social e pblica: por exemplo, na defesa do valor da vida humana desde o seu incio at o seu fim natural, da famlia, da educao, de justia social, etc. importante ter em conta que h uma tica, uma moral natural, uns valores ticos essenciais (valor da vida, valor da palavra dada, valor da honestidade que no cede corrupo, valor da fidelidade aos compromissos, valor da famlia como clula-base da sociedade, etc.) que, como repete Bento XVI, no so negociveis . Tratase de questes ticas fundamentais, conquistadas pela reflexo racional, que constituem tesouros de sabedoria acumulada ao longo da histria sobre temas importantes de "antropologia filosfica".

Portanto, a separao entre Igreja e Estado, a "laicidade" do Estado, no significa que o Estado possa negar Igreja o direito e o dever de contribuir para o bem da sociedade (em assuntos no estritamente "religiosos"), ou que se impea aos catlicos de terem as suas opinies, de defend-las e de cumprir com a sua responsabilidade e o seu direito participao na vida pblica, como qualquer cidado. Um Estado que no respeitasse um espao para a Igreja na sociedade, ou negasse o direito dos catlicos de expressar como qualquer outro cidado as suas opinies e opes polticas pessoais, teria acabado com a democracia, cairia no sectarismo, no totalitarismo ideolgico e prtico. Completamente diferente da laicidade o laicismo, uma ideologia que hoje, em todo o mundo ocidental e cada vez mais no Brasil pretende impor-se como a nica democrtica e admissvel. Tem trnsito livre na grande imprensa e na mdia mais poderosa, que seu porta-voz, que como j foi dito mais de uma vez , o seu "Magistrio laico" e, ao mesmo tempo, o seu "Tribunal da Inquisio laica", tribunal que, por princpio, fustiga, ridiculariza e "excomunga" todos os que no aceitam o mesmo modo de pensar. Um Estado que afirme respeitar as convices dos cidados laicistas, pela mesma razo (se pratica honestamente o pluralismo democrtico) obrigado a respeitar as convices dos cidados cristos. Caso contrrio, imporia como j foi dito um dogma laico e violaria o princpio da igualdade de direitos. Estamos perante a negao do pluralismo, do dilogo e da verdadeira democracia. Mais recentemente, Bento XVI, no n. 83 da Exortao Apostlica Sacramentum Caritatis, de 22/2/2007, reafirma o dever do cristo de dar o testemunho pblico da sua f, e acrescenta as seguintes palavras: Isso o testemunho pblico da f vale para todos os batizados, mas impe-se com particular premncia a quantos, pela posio social ou poltica que ocupam, devem tomar decises sobre valores fundamentais como o respeito e defesa da vida humana desde a concepo at a morte natural, a famlia fundada sobre o Matrimnio entre um homem e uma mulher, a liberdade de educao dos filhos e a promoo do bem comum em todas as suas formas. Esses so valores no negociveis.

Vous aimerez peut-être aussi