Vous êtes sur la page 1sur 6

ALFABETIZAO EMOCIONAL OS CONTUDOS DA MENTE Os lderes (...) so pessoas que mudam mentes.

O professor que apresenta aos alunos novas maneiras de pensar sobre um assunto conhecido, est envolvido profissionalmente no negcio de mudar mentes. GARDNER (2005, p.15) O autor usa a expresso mudar mentes para situaes em que indivduos ou grupos de indivduos abandonam seu modo costumeiro de pensar sobre questes importantes e (..) passam a v-las de um modo diferente. Dois tipos de mudana mental: 1. uma deciso aparentemente abrupta; 2. uma deciso qual chegamos gradualmente, talvez imperceptivelmente, ao longo do tempo. Gardner (2005, p.18) faz referncia mudana de comportamento e defende que um dos segredos da mudana mental a produo de uma mudana nas representaes mentais do indivduo a maneira especfica pela qual a pessoa percebe, codifica, retm e acessa informaes. Os seres humanos no so necessariamente observadores acurados da sua vida mental (...).GARDNER, (2005, p.19)(...) O comportamentalismo morreu durante a segunda metade do sculo XX. O principal responsvel: o computador. Nasce a cincia cognitiva. Os cognitivistas no hesitaram em falar sobre imagens, idias, operaes mentais e a mente. Princpio de Pareto: (...) Na maioria dos negcios, cerca de 80% dos lucros vm de 20% dos produtos; (...) os melhores profissionais produzem muito mais do que a sua parcela dos lucros; (...) 80% dos problemas na fora de trabalho decorrem, caracteristicamente, de um pequeno nmero de criadores de caso (...).GARDNER (2005, p.21) (...) Podemos atingir nossas especificaes e objetivos bsicos com apenas um quinto do esforo costumeiro; quase todos os esforos restantes so dedicados simplesmente a alcanar a perfeio ou a satisfazer nossos traos obsessivos. GARDNER (2005, p.22) Um dos hbitos mais arraigados no pensamento humano a crena de que devemos funcionar de acordo com um princpio rival 50/50. muito fcil apresentar o princpio de 80/20 ou convencer as pessoas de que isso verdadeiro; mudar a maneira de pensar e passar a operar segundo o princpio algo muito mais difcil. GARDNER (2005, p.23) (...) Apresentar mltiplas verses do mesmo conceito pode ser uma maneira extremamente poderosa de mudar a mente de algum. As representaes mentais tm um contedo e uma forma, ou formato. O contedo a idia bsica que est contida na representao (semntica da mensagem). A forma ou o formato a linguagem, sistema de smbolos ou notaes especficas em que o contedo apresentado. GARDNER (2005, p.25)

O autor identifica sete fatores/alavancas que podem operar em todos os casos de mudana de opinio: 1. Razo (reason) envolve identificar fatores relevantes, pesar cada um separadamente e fazer uma avaliao global. GARDNER (2005, p.27) 2. Pesquisa (research) no precisa ser formal; s precisa permitir a identificao de casos relevantes e um julgamento sobre se eles justificam a mudana de opinio. 3. Ressonncia denota o componente afetivo. A ressonncia geralmente ocorre porque sentimos uma relao com um modificador-de-mentes, achamos a pessoa confivel (reliable) ou a respeitamos. GARDNER (2005, p.28) 4. Redescries representacionais o potencial para expressar a lio desejada em muitos formatos compatveis crucial. GARDNER (2005, p.29) 5. Recursos e recompensas pouco duradouro. 6. Eventos do mundo real (Real world events) evento na sociedade mais ampla que afeta muitos indivduos. 7. Resistncias. As formas da mente. Aps os primeiros anos, a mente raramente muda com rapidez. INTELIGNCIAS MLTIPLAS Assimilamos a informao por meio de nossos olhos, ouvidos, mos, narinas, boca e, em uma linguagem livre, podemos falar em informaes visuais, tteis e degustativas. Gardner (2005, p.40) define inteligncia como um potencial biopsicolgico de processar formas especficas de informao de diferentes maneiras. Os seres humanos valorizam diferentes habilidades e capacidades em diferentes momentos e em variadas circunstncias. (...) Os indivduos no so igualmente inteligentes ou burros em todas as circunstncias; eles possuem diferentes inteligncias que podem ser variadamente apreciadas ou desprezadas em diferentes circunstncias. (...) Quanto mais inteligncias de uma pessoa voc envolver quando estiver defendendo um argumento, mais provvel que consiga mudar a mente dessa pessoa, e mais mentes poder mudar. GARDNER (2005, p.41) ALFABETIZAO EMOCIONAL POR QUE? (...) gostar de si mesmo e a dialogar com franqueza e bom senso sobre seus problemas emocionais. ANTUNES (1999, p.13) (...) monitorar seus sentimentos de ira, ansiedade, tristeza e, ainda, de timidez e medo, compreendendo e aceitando os outros, com sua imensa e maravilhosa bagagem de diversidades comportamentais. (...) descobrir o valor da cooperao, aprender a pensar e ser capaz de aprender a aprender. ANTUNES (1999, p.14)

Estudos levaram a uma viso pluralista da mente e a concepo da viso sobre as competncias intelectuais humanas. Descobre-se um ser humano holstico. ANTUNES (1999, p.17) Alfabetizar emocionalmente produzir experimentos atravs de jogos e estratgias vivenciadas pelo aluno, que aguam suas funes cerebrais e abasteam sua memria de informaes, prontas para serem usadas, caso se pretenda faze-lo. ANTUNES (1999, p.19). (...) educamos seres humanos para agirem apenas como chimpanzs, afirma o autor. De acordo com Antunes (1999, p.20) e Gardner (2005) existem nove classificaes para diferentes inteligncias: Inteligncia lingstica capacidade exibida de forma mais completa por grandes poetas ou escritores extraordinrios. a capacidade de todo ser humano em construir imagens com o uso de palavras. Indivduo que bom em aprender lnguas estrangeiras, ou do hbil escritor, que consegue transmitir idias complexas em uma prosa bem escrita. Inteligncia lgico-matemtica facilidade para aprender e, sobretudo, perceber a projeo dos conceitos, dos smbolos e formas matemticas. Constroem imagens com signos numricos e geomtricos. Crucial para qualquer gerente cuja responsabilidade inclui determinar o que aconteceu, e o que pode acontecer, em vrios cenrios; ou para considerar e decidir sobre investir um dinheiro inesperado, etc. Inteligncia espacial capacidade de criar representaes ou imagens mentais espaciais e operar sobre elas de modos variados. Mente que se concentra nas ilustraes, em oposio ao texto. Capacidade de formar, manobrar e operar um modelo do mundo no espao. (engenheiros, marinheiros, gegrafos, cirurgies). Inteligncia musical presente em qualquer ser humano, mas oculta pelo preconceito de que nem todos podem ter esse dom. Provoca encantamento mesmo por quem no a compreende bem. A facilidade na percepo e na produo da msica tem lugar de destaque em quase todo tipo de apresentao pblica. Em negcios, devemos ficar atentos musicalidade inerente ao planejamento, organizao e comunicao efetivos dentro de uma empresa. Inteligncia corporal-cinestsica capacidade de resolver problemas ou criar produtos usando o corpo todo ou partes do corpo, como as mos e a boca. Presente em atividades francamente intelectuais. Albert Einstein: as entidades psquicas que parecem servir como elementos no pensamento so certos sinais e imagens mais ou menos claras que podem ser voluntariamente reproduzidas e combinadas... os elementos citados so (...) do tipo visual e alguns do tipo muscular. Capacidade de resolver problemas ou elaborar formas de comunicao utilizando o corpo. (atletas e danarinos, cirurgies ou artistas). As habilidades invariavelmente envolvem o uso do corpo.

Inteligncia naturalista como operar o mundo natural, tornando-nos capazes de compreender tipos encontrados na flora e na fauna, conversando com eles e conseguindo resolver seus problemas de adaptao. Envolve as capacidades de fazer discriminaes consequenciais no mundo natural: entre uma planta e outra, entre um animal e outro, entre variedades de nuvens, formaes rochosas, configuraes de mares. As pessoas que se dedicam preparao de alimentos, construo de barragens, proteo do nosso ambiente ou minerao de metais preciosos precisam utilizar suas capacidades naturalistas. (...) A nossa capacidade consumista tambm depende da inteligncia naturalista. Inteligncia pictrica se expressam bem atravs do desenho ou de imagens grficas de maneira geral.

Cada inteligncia evoluiu no decorrer de um longo perodo de tempo para permitir aos indivduos sobreviver e se reproduzir em nichos ecolgicos especficos (...).GARDNER (2005, p.48) Fixar as fronteiras entre as inteligncias constitui um julgamento esttico, mais que cientfico. (...) qualquer pessoa envolvida com algum tipo de produto tangvel est necessariamente usando a inteligncia naturalista. A inteligncia naturalista necessria em qualquer das seguintes atividades: comprar os materiais brutos, extra-los da terra, montar uma campanha publicitria para vendlos ou usa-los no cotidiano para trabalhar, cuidar da casa ou brincar. Embora o nosso mundo tenha sido recentemente inundado por clicks (cliques, em uma meno ao computador), isso no significa que podemos evitar totalmente os bricks (tijolos) ou sticks (gravetos). GARDNER (2005, p.48) As inteligncias pessoais interpessoal (para discriminar uma pessoa de outras) capacidade de compreender outras pessoas e o que as motiva, e intrapessoal (dirigida para dentro de nos). A pessoa intrapessoalmente inteligente possui um bom modelo funcional de si mesma, capaz de identificar sentimentos, objetivos, medos, foras e fraquezas pessoais e pode, nas circunstncias mais felizes, usar esse modelo para tomar decises sensatas em sua vida. capacidade de auto-estima e de formar um modelo coerente e verdico de si mesmo, usando esse modelo para operacionalizar a felicidade. Entre as facetas separveis da inteligncia interpessoal esto a sensibilidade ao temperamento ou personalidade, a capacidade de antecipar as reaes dos outros, as habilidades de liderar ou seguir efetivamente, e a capacidade de mediar. (seis varieadesde liderana, quatro abordagens de negociao e 34 tipos de personalidade que um bom profissional de recursos humanos deve discernir). GARDNER (2005, p.49) (...) O conhecimento de si mesmo pode ser utilizado para criar ambientes de trabalho mais compatveis para si mesmos e para os outros. GARDNER (2005, p.50)

Inteligncia existencial envolve capacidades humanas de formular e examinar as perguntas mais importantes: Quem somos ns? Porque estamos aqui? O que vai nos acontecer? Porque morremos? Qual o sentido disso tudo, afinal de contas? GARDNER (2005, p. 51) (...) Se as pessoas no encontram significado em sua vida profissional, ficam insatisfeitas e talvez ainda pior improdutivas. Os indivduos podem ter sucesso no mesmo papel cultural utilizando diferentes inteligncias. Se algum procurar na escola (ou na empresa) um ambiente onde possa desenvolver a felicidade, dificilmente encontrar uma resposta, e at o porteiro poder sintetizar uma idia generalizada por todos: felicidade besteira. ANTUNES (1999, p.22) Para Goleman (1995) apud ANTUNES (1999, p.26), a Inteligncia Emocional pode ser expressa atravs de cinco pontos essenciais: 1. Autoconhecimento capacidade de identificar seus prprios sentimentos, usando-os para tomar decises e resolver problemas que resultem na satisfao pessoal. 2. Administrao das emoes habilidade de controlar impulsos, de aliviar-se da ansiedade e direcionar a raiva condio correta. Muitas vezes o ato de odiar uma atitude cometida por uma pessoa acaba sendo confundido com dio por essa pessoa. 3. Empatia habilidade de se colocar no lugar do outro, entendendo-o e percebendo seus sentimentos e intenes no verbalizadas. 4. Automotivao a capacidade de preservar e conservar o otimismo sereno, mesmo em condies relativamente adversas. 5. Capacidade de relacionamento pleno habilidade em lidar com as reaes emocionais de outras pessoas e interagir com as mesmas. Quociente emocional pode ser definido como a capacidade que cada ser humano tem para lidar com os conflitos cotidianos, o volume e o controle de suas angstias e ansiedades, compreendendo-se ao compreender seus prprios sentimentos e descobrindo-se nos outros, com quem busca efetivamente com+viver. ANTUNES (1999, p.27) POR QUE UMA ABORDAGEM COGNITIVA? Podemos conceitualizar o que as pessoas esto pensando, como elas esto pensando, e como, quando necessrio, esse pensamento pode ser mudado atividades importantes em uma poca em que o conhecimento tudo. GARDNER (2005, p.52) As representaes mentais (...) so construdas ao longo do tempo dentro da nossa mente/crebro e podem ser reformadas, reformuladas, reconstrudas, transformadas, combinadas, alteradas e destrudas. GARDNER (2005, p.55) O cognitivismo, sinergicamente, une as marcas da mo e as idias da mente. Uma perspectiva cognitiva no garante sucesso nos negcios ou na vida, nem nega limites nos seres humanos. (...) abre a possibilidade de representar limites e

alternativas de diversas maneiras, e de agir a partir dessas representaes. (...) reconhece que podemos imaginar novos cenrios e trabalhar para realiz-los. GARDNER (2005, p.56) A abordagem esttica porque ignora o fato de que somos indivduos que precisam desenvolver a mente desde o comeo e continuar desenvolvendo-a durante toda a vida. GARDNER (2005, p.57)

REFERNCIAS ANTUNES, Celso. Alfabetizao emocional: novas estratgias. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1999. GARDNER, Howard. Mentes que mudam: a arte e a cincia de mudar as nossas idias e a dos outros. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2005.

Vous aimerez peut-être aussi