Vous êtes sur la page 1sur 15

Sensao, Percepo e Percepo Social: Alguns apontamentos

Profa. Ms. Cynthia S. Berlim FEEVALE Material utilizado exclusivamente para fins didticos

Tudo que experimentamos chega at ns atravs de nossos orgos sensoriais.

Sensao

um fenmeno psquico elementar que resulta da ao de estmulos sobre os nossos orgos dos sentidos (sensoriais). atravs da ao cooperativa dos sentidos que conseguimos um quadro consistente, til e realista do ambiente fsico que nos cerca.

Percepo

o processo de organizao e interpretao dos dados sensoriais (sensaes) para desenvolver a conscincia do meio ambiente e de ns mesmos.
um processo cognitivo, uma forma de conhecer o mundo.

O que percebemos no depende apenas da natureza do estmulo atual, mas tambm do cenrio ou situao em que ele se encontra - nossas prprias experincias sensoriais anteriores, nossos sentimentos do momento, nossos preconceitos, desejos, necessidades, atitudes e metas."

PERCEPO
Na percepo, acrescentamos aos estmulos elementos da memria, do raciocnio, do juzo e do afeto

Acoplamos s qualidades objetivas dos sentidos outros elementos subjetivos e prprios de cada indivduo.

Sensao X Percepo

Sensao: o ato de recepo de um estmulo atravs de um orgo sensorial (envolve predominantemente elementos neurofisiolgicos). Percepo: o ato de interpretar um estmulo registrado no crebro, atravs de um ou mais mecanismos sensoriais (envolve predominantemente elementos psicolgicos).

Para perceber o mundo ao redor, o sujeito deve se valer de seus sistemas sensoriais.

Percepo Social
RELAES INTERPESSOAIS

Nossos juzos e percepes com relao s caractersticas do outro guiam a forma como iremos interagir /ou no posteriormente. Para que possa haver interaes com os outros acreditamos ser fundamental a preciso da percepo. Neste processo precisamos codificar inmeras informaes do exterior, o que reduz a complexidade dos fenmenos.

Baseado em compilao no publicada de Mariana Boeckel

JUZO AVALIATIVO

AO

Para elaborao destas avaliaes utilizamos pistas informaes do ambiente, observaes do comportamento verbal e no verbal, dados oriundos de nossas vivncias anteriores, entre outras.

Baseado em compilao no publicada de Mariana Boeckel

JUZO AVALIATIVO

AO

Influncia: rgo sensoriais atitudes experincias prvias interesses esteretipos (generalizao de obs individuais para todo o grupo); preconceitos (quando o esteretipo puramente negativo, uma atitude negativa em relao pessoa de um grupo); esquemas sociais (para compreender o mundo social e ns mesmos utilizamos teorias/esquemas sobre as pessoas ou fatos).
Baseado em compilao no publicada de Mariana Boeckel

Formao das impresses


A primeira impresso
O juzo rpido que formamos do outro a partir de poucas informaes. H a tendncia de formular juzos extensos, conseqentemente opinies. Deduo das emoes e das caractersticas de personalidade do outro. Importante na definio das expectativas com relao ao processo de interao.
Parece que o ser humano, no suportando informaes incompletas, faz o fechamento, isto , busca unir dados disponveis num todo coerente e, para isso, coloca as informaes que faltam (Branghirolli et al, 2003). Tendemos a formar uma evidncia completa do outro ainda quando a evidncia seja escassa. A primeira impresso duradoura! Tendemos a manter a mesma impresso, mesmo que tenhamos uma opinio equivocada do outro!

Baseado em compilao no publicada de Mariana Boeckel

Formao das impresses


Exatido dos juzos A maioria das pessoas acredita que faz julgamentos precisos dos outros, incluindo caractersticas de personalidade e estados emocionais. No cotidiano utilizamos o conhecimento do contexto social e fsico de uma emoo para identific-la, assim como para reconhecer nossas emoes. Avaliao da exatido Para se avaliar com fidedignidade a exatido da percepo, seria necessrio compar-la com a real emoo/caracterstica de personalidade da pessoa percebida. Assim, o grau de exatido medido pela concordncia da percepo das pessoas conhecidas com a auto-percepo da pessoa-alvo.

Baseado em compilao no publicada de Mariana Boeckel

O estado de quem percebe As pessoas tendem a projetar seus prprios sentimentos, intenes, valores, expectativas, necessidades... Bem como ter maior sensibilidade determinadas caractersticas devido ao seu estado emocional. Estudo de Fesbach e Singer (1957) os sujeitos que estavam esperando receber choques eltricos percebiam os outros como ameaadores.

Baseado em compilao no publicada de Mariana Boeckel

Teoria implcita de personalidade As pessoas atribuem um determinado trao de personalidade ao se inferir que o comportamento do outro resulta de determinada(s) inteno(s). Ex. ao inferirmos que determinada pessoa foi educada, no raro inferimos que ela querida, simptica, socivel, agradvel. Assim como cada um de ns possui sua teoria implcita de personalidade, existem as compartilhadas por grupos, que iro constituir os esteretipos. Esteretipos Supergeneralizao de uma caractersticas para todo ou grupo de pessoas. Uma generalizao defeituosa que, possivelmente, esteja associada aos valores e crenas vigentes. uma estratgia utilizada para perceber os outros, porm fonte de inmeros erros de percepo social.
Baseado em compilao no publicada de Mariana Boeckel

Efeito das expectativas


Profecia auto-realizadora

Nossas expectativas influem nos resultados. As pessoas identificam e correspondem s expectativas (mesmo negativas).
Rotular uma pessoa, com freqncia, fora-a a viver de acordo com o rtulo. Rotular uma criana de mentirosa, fazla confessar para humilh-la pode parecer a melhor forma de eliminar o comportamento, no entanto esta pode ser a melhor estratgia para manter tal comportamento (Sawrey e Telford, 1976 apud Branghirolli et al, 2003).
Baseado em compilao no publicada de Mariana Boeckel

Profecia auto-realizadora
Presunoso! Lindo dia

No dou oi
O que?? Voc

??
Eu sabia!

Alvo

No cumprimentou, nem eu!

4
Voc prova sua expectativa Comportamento coerente com teoria

3
Alvo reage de maneira anloga
Esquema elaborado por Maria Pia Rangel

Vous aimerez peut-être aussi