Vous êtes sur la page 1sur 13

A Escola, a Educao Fsica e as Polticas Pblicas: quais so os projetos para o esporte escolar?

1
Giovani De Lorenzi Pires 2

I. Introduo:
De pronto, vale destacar a importncia desta I Reunio Anual do ProEFE, o Centro de Estudo, Pesquisa e Extenso em Educao Fsica Escolar, da Escola de Educao Fsica da UFMG. Tenho tido a oportunidade de participar de eventos da rea em quase todas as regies do pas nos ltimos anos e observo com preocupao que, talvez com exceo do Encontro Nacional de Educao Fsica Escolar, promovido pela Universidade Federal Fluminense, que resiste bravamente, tm escasseado significativamente aqueles que se dedicam a refletir para qualificar a prtica da Educao Fsica Escolar. Por isso, espero e fao votos que a criao do Centro e a realizao do trabalho de formao continuada, da qual esta Reunio uma etapa, com a participao de tantos professores da rede escolar, seja o prenncio da retomada do olhar, da ateno voltada para a Educao Fsica escolar e para os profissionais que fazem o seu cotidiano pedaggico. Neste sentido, sado a todos os seus organizadores e participantes e agradeo o convite, a acolhida e oportunidade de participao. Alm disso, tenho a satisfao de estar na presena dos autores de dois dos grandes pensadores da Educao Fsica brasileira e que tm, na minha opinio, as melhores elaboraes sobre esporte escolar, ao lado do professor Elenor Kunz, com quem venho tendo o privilgio de trabalhar nos ltimos oito anos. Falo dos textos dos professores Svio Assis, companheiro de mesa redonda, e autor da proposta de reinveno do esporte (ASSIS, 2001), e Tarcsio Mauro Vago, organizador do evento, e a sua anlise madura sobre a produo da cultura escolar de esporte (VAGO, 1996). Eles foram fontes de inspirao para o captulo sobre o trato com o conhecimento esporte na formao do professor de Educao Fsica, que elaborei com a colega Annabel das Neves (PIRES e DAS NEVES, 2002).
1

Este artigo foi construdo a partir da minha participao em mesa redonda realizada no dia 31/11/2002, na I Reunio Anual do ProEFE/EEFFTO/UFMG, cujo ttulo reproduz o tema ento proposto, contemplando ainda reflexes e comentrios provocados por questes formuladas pelos professores participantes. O texto foi produzido para ser includo numa publicao que reuniria vrios trabalhos acadmicos vinculados ao programa de formao continuada do qual a referida reunio fez parte. Por alguma razo, a coletnea no foi publicada, fazendo com que o artigo permanecesse "maldito", categoria na qual, de forma bem-humorada, o professor Silvino Santin classificou alguns textos seus, ento inditos, encomendados para projetos editoriais que acabaram no se efetivando. Para esta publicao, fao apenas algumas observaes necessrias por motivos temporais, inclusive com a incluso de notas como esta. Professor Adjunto do Departamento de Educao Fsica/Centro de Desportos/UFSC. Integrante do Ncleo de Estudos Pedaggicos da Educao Fsica NEPEF/UFSC. giovanipires@cds.ufsc.br

Em vista do tema proposto, pretendo apresentar algumas reflexes que estaro divididas nos seguintes tpicos: a) o percurso e o lugar (ou talvez o no-lugar) da Educao Fsica e do esporte escolar como objeto de polticas pblicas do projeto liberal da sociedade brasileira; b) dois exemplos de como o novo projeto liberal (para fugir do chavo do neoliberalismo) procurou lidar com o esporte no interior da escola na nossa realidade recente; c) a importncia da definio e implementao de polticas pblicas para a rea da Educao Fsica e o esporte escolar no novo governo, popular e democrtico (e aqui expor minhas preocupaes para com o papel reservado ao esporte, nestes primeiros momentos do governo Lula 3).

II. A Educao Fsica e do esporte escolar no projeto liberal


No nenhuma novidade afirmar que a escola, tal como a conhecemos hoje, herana direta do modelo que foi fruto do pensamento liberal, na implantao do que se pode denominar como o projeto moderno de sociedade. A tarefa ento atribuda escola era a de universalizao de um conjunto de conhecimentos universais e das normas de procedimentos sociais, desejveis para a consolidao da hegemonia burguesa e laica. Deste modo, pode-se dizer que o projeto liberal concebeu e implementou polticas pblicas de educao, em que cada campo do conhecimento recebia a incumbncia de transmitir os saberes considerados vlidos para a formao de cidados que atendessem s necessidades da poca. Assim foi tambm para com a Educao Fsica, cujos papis desempenhados no interior da escola tm sido analisado criticamente por vrios pesquisadores. Ainda que no seja exatamente um historiador da Educao Fsica, Bracht (2001) produziu uma sntese bastante interessante para a compreenso destes papis, da qual vou me valer para refletir sobre a presena da Educao Fsica escolar como objeto de polticas pblicas do projeto da burguesia implementado pelo Estado liberal.

Por questo de prazos para a editorao dos textos, a verso original deste artigo foi concluda em fevereiro de 2003. O cenrio poltico promovido pelo novo Governo Federal para a rea do esporte naquele momento proporcionava boas expectativas, embora permanecessem algumas interrogaes que j vinham desde a campanha eleitoral e que so tratadas no ltimo tpico deste texto.

Partindo de uma primeira questo que considera "chave" por que, em determinado momento, considerou-se relevante destinar um espao no currculo das escolas, no currculo do sistema escolar, educao corporal? (p.69) Bracht entende que um marco para tentar respond-la a emergncia de nova ordem social a partir do sculo XVIII sob estrita influncia da Medicina e, como conseqncia, do desenvolvimento do pensamento cientfico. Antes mesmo que se pensasse na Educao Fsica escolar como promoo de um corpo saudvel na perspectiva eugnica do modelo mdico-higienista, a cincia j desenvolvera modelos de padronizao dos movimentos corporais para uma espcie de ginstica postural cientfica, em que a rigidez dos gestos e o auxlio de aparelhos ortopdicos haviam desqualificado as acrobacias e malabarismos circenses e os jogos populares (cf. SOARES, 1998). A tais preocupaes de ordem mdico-cientficas, as polticas pblicas do Estado burgus para a Educao Fsica e a escola associaram tambm objetivos nacionalistas, de vis militarista, visando a formao de corpos (e espritos) engajados e em boas condies para ajudarem na defesa dos interesses da burguesia que se hegemonizava no poder. Este corpo treinvel e apto para o esforo fsico, desenvolvido atravs do projeto da Educao Fsica escolar, foi ainda importante como mo-de-obra produtiva na sociedade em processo de industrializao; tanto assim que tambm o tempo livre dos trabalhadores, conquistado s custas de reivindicaes, greves e mortes, passou a ser controlado, para a reposio das foras fsicas e mentais perdidas pelo trabalho estafante e alienado, tornando-se esta "educao para o lazer saudvel" mais uma das aprendizagens atribudas Educao Fsica escolar. O desenvolvimento e expanso do esporte no decorrer do sculo XX, incorporando ou inibindo outras manifestaes da cultura de movimento, transformou-o na grande sntese que o projeto liberal vinha produzindo para a Educao Fsica escolar. Trazendo novas conseqncias positivas quelas j objetivadas postura, sade, nacionalismo, produtividade , o esporte contribui como poltica pblica para a funcionalizao, sociabilizao e ideologizao, isto , para o aprendizado e adequao s normas e cdigos de funcionamento da sociedade burguesa capitalista (cfe. BRACHT, 1997 e PIRES, 1998). O surgimento do pensamento neoliberal, nos ltimos 20 anos do sculo XX, descortinou outra realidade, vez que o novo eixo poltico-econmico implicou em reduo do tamanho do Estado e correspondente ampliao dos espaos para mercadorizao de aes que eram, at ento, atribuies das suas polticas pblicas. Em sntese, parece que a cincia j nos convenceu quanto dita postura corporal correta, a produtividade no trabalho j no

exige tanta aptido fsica por causa dos avanos tecnolgicos, o tempo livre j no mais pensado para o descanso e recomposio das foras, mas foi transformado em tempo produtivo para o consumo de bens culturais simblicos, bem como a sade, o esporte e a prpria educao, que passaram a ser percebidos como mercadorias e retirados do espao das polticas de ao estatal para integrarem o campo dos interesses do capital privado. Da resulta que o Estado liberal tenha perdido o interesse pela Educao Fsica escolar, promovendo alternativas a ela inclusive fora da escola (j comum em vrios Estados a terceirizao da Educao Fsica, em que prticas em acadmicas so consideradas equivalentes para cumprimento do componente curricular). Parece ter restado a ela, Educao Fsica e esporte escolar, enquanto polticas pblicas, o desenvolvimento de aes compensatrias e de incluso para populaes desfavorecidas e/ou em situao de risco social. A isso, Bracht (2001) classificou como a orfandade da Educao Fsica escolar: sua contribuio histrica para a implementao e consolidao do projeto liberal-burgus esgotou-se! Sua segunda questo-chave se apresenta ento: como possvel encontrar ou construir fundamentos para justificar a Educao Fsica no currculo escolar hoje? (p.69). Os apontamentos para que se possa tentar responder a tal questionamento vou remet-los para o tpico final, optando no seguinte por examinar, a partir de dois exemplos, o projeto de polticas pblicas para o esporte escolar que se instituiu nos ltimos anos em nossa realidade.

III. Polticas Pblicas para o Esporte Escolar em Governos Liberais Recentes4

3.1. O Programa Esporte na Escola5 do Ministrio do Esporte No conjunto de projetos e programas que se sucederam no Ministrio responsvel pelo esporte no governo FHC, quase com a mesma frequncia com que aconteciam as trocas dos prprios ministros da pasta, destacavam-se sempre os relacionados ao mbito do chamado Esporte Educacional. De certo modo, pode-se afirmar que, apesar do evidente desequilbrio entre esta e as outras demandas do ministrio esporte olmpico e para-olmpico, esporte de rendimento, estatuto do esporte, cdigo de defesa do torcedor, etc. a formao de novos
4

Ainda que novos governos tenham assumido nos mbitos federal e estadual, no tive ainda a oportunidade, de verificar o tema do esporte escolar seria efetivamente tratado; por isso so enfocados aqui projetos implementados pelos governos federal e catarinense que acabaram em 01/janeiro/2003. 5 No governo Lula, referido programa foi redimensionado, recebendo o nome de Segundo Tempo.

praticantes (e consumidores?) do esporte no deixou de ser objeto de interveno das polticas do ME. Talvez o mais duradouro e mais bem formatado seja o Programa Esporte na Escola PEE, que a seguir pretendo expor e analisar. A instituio do Programa tem por objetivo "democratizar o acesso prtica e cultura do esporte como instrumento educacional, visando o desenvolvimento integral das crianas, adolescentes e jovens, como meio de formao da cidadania e melhoria da qualidade de vida"(grifos meus).6 Cabe ressaltar o cuidado destacado no objetivo do programa, no sentido de no limitar o acesso ao esporte enquanto mera prtica (ainda que igualmente importante e desejvel). Quando faz referncia cultura do esporte, o texto reconhece que o fenmeno esportivo constitui parcela especfica da cultura contempornea e como tal deve ser apropriada e transformada pela sociedade. Apesar do destaque e do cuidado com a questo da cultura esportiva, ocorre-me apenas que talvez a concepo de cultura, qual o PEE deseja garantir o acesso, possa no ser exatamente um caminho para a formao da cidadania emancipada7. Tal comentrio decorre tanto da forma pela qual o governo FHC conduziu, ao longo de oito anos, as questes relacionadas cidadania (casos SIVAN, PROER, compra de votos para reeleio, privatizao dos setores energticos e de telecomunicaes, etc.), quanto principalmente pelo iderio poltico-filosfico assumido por aquele governo, em que a cultura referenciada era, antes de mais nada, a cultura espetacularizada/de consumo, na qual, por via de consequncia, a condio de cidadania significava ter acesso ao consumo. Ainda na reflexo sobre o objetivo manifesto do PEE, destaco tambm a preocupao com a melhoria da qualidade de vida. Alm de recorrer ao apelo fcil da expresso, que j tivemos a oportunidade de criticar (PIRES, MATIELLO Jr. e GONALVES, 1999), expressa-se aqui uma compreenso utilitarista do esporte, funcionalmente transformado em meio e sustentado numa associao positiva entre este e a sade, tese bastante controversa, haja visto evidncias representadas pelos inmeros casos de doping, leses crnicodegenerativas, mortes precoces e desvios psicolgicos decorrentes da manifestao hegemnica de esporte, orientada para o rendimento e a vitria a qualquer custo. Se tomada
6

Cfe. www.met.gov.br/esportenaescola, acesso em 28/11/2002. Consulta pgina do Ministrio em 15/02/2003 mostra que o programa permanecia exatamente o mesmo do governo anterior. Muito apropriadamente, Pedro Demo qualifica a expresso cidadania, diferenciando a cidadania tutelada ou assistida da cidadania emancipada, sugerindo ser aquela uma concesso do Estado burgus, enquanto esta, a conquista de competncia para fazer-se sujeito, para fazer histria prpria e coletivamente organizada (1995:.1)

como referncia e o conjunto das aes do Ministrio assim o fazem - , como garantir que o esporte educacional poder significar caminho para melhoria da qualidade de vida? Outro aspecto interessante a se destacar a tentativa de desvincular o PEE da Educao Fsica e do esporte como contedo desde componente curricular da escola, ainda que seus propsitos de oportunizar a todos o acesso ao esporte possam ser potencializados pelos do Programa. Este paralelismo est inclusive destacado como uma das trs linhas estratgicas do PEE: incentivar a prtica da Educao Fsica na escola bsica. Se assim , quem so ento os beneficirios do PEE, j que o mbito o mesmo da Educao Fsica e os propsitos, idem? Quais so, efetivamente, as contribuies do Programa para a Educao Fsica escolar? A resposta a estes questionamentos pode estar nas outra duas linhas

estratgicas, que se referem a: i) implantar infra-estrutura esportiva nas escolas e ii) implantar ncleos de esporte na escola. Ambas merecem distintas consideraes. Dotar as escolas de infra-estrutura para a prtica do esporte (e da Educao Fsica?) logicamente muito bem vinda, embora se corra sempre o risco de submeter as boas intenes do Programa a estratgias escusas do trfico de influncia de polticos "fisiologistas", que cabalam votos nas suas comunidades e regies atravs deste expediente por demais conhecido. Quanto a formao de ncleos de esporte na escola, chama favoravelmente a ateno a obrigatoriedade da presena do(s) professor(es) de Educao Fsica da escola, ainda que a participao de voluntrios tambm seja desejvel. Esta possvel colaborao de noprofessores parece vir ao encontro da poltica de parcerias que o Programa estabelece, entre elas com a Rede Globo de Televiso, atravs do seu Amigos da Escola, projeto(?) bastante conhecido entre os professores de Educao Fsica por causa da ambigidade dos seus objetivos e pela intensa campanha publicitria veiculada pela Globo. A este respeito, vale destacar o discurso do Diretor da Globo Esporte8, Marcelo Pinto, no Seminrio Internacional de Esporte, realizado em Florianpolis, em 2002, quando reconheceu que pesquisas encomendadas pela empresa entre adolescentes e jovens revelam a sua opo pelos esportes radicais e o crescente desinteresse em assistir na TV os esportes mais tradicionais (futebol, basquete, atletismo, etc.). Seria exagero suspeitar que entre os propsitos da participao da Rede Globo/Amigos da Escola estaria o de contribuir para a formao de futuros

Brao comercial da Rede Globo, criado para negociar direitos de televisionamento de espetculos esportivos e organizar a produo da Globo nesta rea.

consumidores do "produto" esporte, que mercadorizado pela Globo Esporte e veiculado pela Rede Globo de Televiso e suas inmeras afiliadas? Igualmente interessante a observao das denominadas sete aes bsicas do PEE, em que estratgias pedagogicamente significativas como produo de vdeos didticos, capacitao de professores e dotao de infra-estrutura esportiva (materiais e instalaes) na escola convivem com outras, no mnimo questionveis, como a realizao de concursos temticos e campanhas publicitrias sobre esporte, alm da promoo de eventos esportivos escolares. Aparentemente, to importante quanto desenvolver polticas pblicas que resultem em investimentos no esporte para a escola garantir visibilidade a isso. Os fins justificam os meios? Para concluir, cabe questionar os critrios de seleo para que as escolas sejam admitidas no Programa: se uma das grandes contribuies que o PEE pode oferecer para incentivar o esporte na escola dot-la de infra-estrutura para a sua prtica (quadras polivalentes) e de recursos multimdia para acesso a cultura esportiva (PC, internet, TV, parablica, video-cassete), por que ento a existncia de quadra esportiva, acesso TV Escola e equipamentos de informtica so condies para que as escolas (de ensino fundamental, com no mnimo 500 alunos) possam se candidatar ao Programa?

3.2. O Programa Estadual Esporte Escolar da Secretaria de Educao e Desporto de Santa Catarina PEEE-SC Antes de entrar na anlise do PEEE-SC, vale destacar o cenrio altamente esportivizado e orientado no rendimento que se observa na realidade esportiva do estado de Santa Catarina, alm do fato de que a gesto do esporte feita pela FESPORTE, Fundao Estadual de Esporte, criada em 1993 e vinculada Secretaria de Educao at o incio do atual governo - que a alocou na recm criada Secretaria de Organizao do Lazer, juntamente com a Fundao Catarinense de Cultura e a de Turismo. Entre seus projetos mais importantes esto os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), os Joguinhos Abertos (at 17 anos), o Moleque Bom-de-Bola de futebol masculino e feminino (at 14 anos) e a OLESC, Olimpada Estudantil Catarinense. A estrutura da FESPORTE descentralizada em Coordenadorias Regionais e complementada pelas Fundaes Municipais de Esporte (FME), cuja existncia condio exigida para a participao das cidades nos eventos promovidos pela FESPORTE podem existir Secretarias Municipais de Esporte, mas entraves burocrticos impedem o

repasse de verbas estaduais e/ou privadas, intermediadas pela Fundao Estadual, o que implica a existncia das FMEs. Foi nesse contexto que, em 2002, a ento Secretaria Estadual de Educao e Desporto criou o Programa Estadual Esporte Escolar de Santa Catarina9, vinculado a Diretoria de Ensino Fundamental. Embora estabelecesse relaes institucionais com o PEE federal, o Programa Estadual tem caractersticas prprias. Seus objetivos, bastante ambiciosos para o tamanho do projeto e da verba disponvel em 2002 (R$ 5,00 por aluno/ano!), repete alguns do programa original e inova em outros, como a incluso social e a iniciao esportiva. Merece destaque o fato de que as unidades escolares que desejarem inscrever-se no PEEE-SC precisam inclu-lo no Projeto Poltico Pedaggico da Escola e ter acompanhamento e fiscalizao atravs do Conselho Deliberativo Escolar. Ainda que evite confundir-se ou sobrepor-se Educao Fsica escolar, o Programa admite que pode contribuir para a melhoria desta, tanto por causa das melhorias de infra-estrutura esportiva da escola, oportunizadas pelos repasses financeiros do PEEE10, quanto pelo fato de que ali sero trabalhados os fundamentos bsicos do esporte, que so comuns aos da Educao Fsica escolar. As condies para a participao dos alunos so bastante rigorosas e, at certo ponto, restritivas: ser regularmente matriculado na unidade escolar estadual admitida no Programa, no ser dispensado da prtica da Educao Fsica escolar, no serem federados (os federados podero ser inscritos como monitores no Programa), ter aproveitamento escolar suficiente e frequncia regular: trs faltas consecutivas ou 5 alternadas bastam para desligar o aluno do Programa! Possvel contradio est no fato de que o projeto dedicado "preferencialmente [a alunos] em situao de risco pessoal e social" (art.10), no entanto, "as aulas devem ser desenvolvidas nos dias teis da semana, somente em casos excepcionais sero permitidas aos sbados" (art.15, 3o.). Ora, ser que aos finais de semana estes alunos ficam livres da situao de risco pessoal e social que justifica sua participao no Programa? E mais: se a inteno a incluso social, no seria desejvel que se buscasse a integrao familiar cuja falta pode ser, muitas vezes, a causa mais visvel da situao de risco - atravs do esporte escolar, o que parece mais factvel nos finais de semana? Alm disso, sabe-se que
9

10

Cfe. www.sed.rct-sc.br/diretr-pee, acesso em 28/11/2002. "Os recursos financeiros so destinados aquisio de uniformes, material esportivo, manuteno das instalaes esportivas, jogos, alimentao e transporte escolar para eventos esportivos". PEEE/SC, art. 6o.

adolescentes e jovens em situao de risco tm enormes dificuldades em se submeterem a normas muito rgidas; ento, ser que faz sentido a existncia de tantas restries, punies e "castigos" aos alunos participantes, algumas implicando o seu afastamento definitivo do programa? Baseado no contexto esportivizado do Estado e da prpria Secretaria de Educao, atravs da FESPORTE, assim como nas evidncias e contradies do projeto, parece bastante claro que, apesar do discurso de incluso social e de preveno s situaes sociais de risco, o projeto esporte escolar de Santa Catarina tem, acima de tudo, a pretenso da formao na escola de praticantes/consumidores do esporte fortemente patrocinado pelo Estado, em que a deteco precoce de talentos para este esporte de rendimento, ainda que no explicitamente referida, no est definitivamente afastada do horizonte do PEEE-SC. Observados os dois projetos em anlise, que fica estampado que, no projeto poltico que estava implantado na nossa realidade, tanto federal como estadual, as polticas pblicas relacionadas ao esporte no mbito da escola expressavam a prtica de aes compensatrias, de natureza paternalista, de incluso precria. H aqui claro reconhecimento do prprio Estado de que sabia que suas polticas de internacionalizao e dependncia econmica resultariam em cada vez mais famlias excludas do processo produtivo e, por conseguinte, mais e mais crianas, adolescentes e jovens em situao de risco social. Complementarmente, havia (h?) nas polticas esportivas a reafirmao perversa das promessas de mobilidade social atravs do esporte, o que explica uma certa preocupao manifesta com o possvel despertar de talentos esportivos, fato cada vez menos buscado e viabilizado no mbito escolar e cada vez mais, assumido como atribuio do prprio sistema esportivo, atravs de clubes, escolinhas, etc.

IV. Polticas Pblicas para a Educao Fsica/esporte escolar em um novo projeto social:
Antes de mais nada, faz-se necessrio ressaltar que s tem sentido pensarmos em polticas pblicas para a Educao Fsica e o esporte escolar a partir da perspectiva de um novo tipo de Estado que est se instalando na Repblica do Brasil, com o advento do Governo Lula. Neste sentido, sem aprofundar a discusso sobre polticas pblicas, precisa estar novamente colocado o papel do Estado na vida pblica, atravs de polticas que garantam, entre outras coisas, a presena do Estado:

a) como

organizador/anunciador

de

macro-caminhos

de

ao,

balizados

pela

transparncia e democracia, visando garantir a participao popular desde a sua definio at o acompanhamento da sua implementao; b) como indutor/estimulador do desenvolvimento integrado da sociedade, especialmente naquelas reas em que a iniciativa privada no tem interesse ou, pelo contrrio, a sua presena possa representar a possibilidade de monoplio; c) como equalizador das demandas, no sentido de evitar a permanncia das assimetrias de ordem regional, de gnero, de etnia/raa, de capacidade de organizao, de formas de presso, etc.

O fundamental que, ao lado das aes propositivas do Estado, fique garantida como perspectiva a emancipao dos indivduos e grupos, isto , alm de tentar resolver o problema momentneo e, para isso, sejam utilizadas medidas compensatrias, o projeto de polticas pblicas do Estado do campo popular e democrtico deve buscar, em mdio e longo prazos, uma mudana social mais profunda, para garantir autonomia de organizao e ao aos grupos para que as razes que hoje justificam estas polticas sejam, enfim, superadas por aes da prpria cidadania emancipada. No caso da Educao Fsica e do esporte escolar, tal projeto deve partir do entendimento da escola, como explica Vago (1996), como um campo de produo e difuso de uma determinada cultura a cultura escolar que se constri na tenso permanente com a cultura hegemnica na sociedade, o que implica tambm a produo da cultura escolar de esporte, que ir mediar a insero e as relaes dos alunos na/com a cultura esportiva, no para neg-la ou destru-la, mas na perspectiva de sua transformao. Da mesma forma, preciso compreender, com Assis (2001), que o esporte escolar uma reinveno possvel11 a partir do resgate da ludicidade como princpio pedaggico, sem abrir mo da relao lazer/trabalho, mas reaproximando jogo e esporte de modo que seja possvel, na escola, brincar de esportes (p.199) em vez de esportivizar os jogos e brincadeiras populares, numa perspectiva de reinveno que busque justamente gerar e experimentar um esporte diferente (p.203).

11

Como base de sua fundamentao, o autor utiliza as categorias realidade/possibilidade, par dialtico apontado por Cheptulin (citado por Assis, 2001).

importante tambm perceber a cultura esportiva como um patrimnio cultural da sociedade moderna, que, associado intencionalidade crtico-emancipatria que Kunz (1994) sugere para a Educao Fsica escolar, resulta na compreenso que a buscada incluso pelo esporte significa, na verdade, a garantia do resgate do direito de todos a ter acesso a essa construo social, sendo sua insero procedida na condio tanto de ator quanto e principalmente de autor da sua prpria cultura de movimento/esportiva (Kunz, 1998). Por fim, cabem algumas reflexes (talvez exigentes ou ansiosas demais) a respeito do tema esporte escolar no discurso sobre polticas pblicas do novo governo Lula. De modo a torn-las mais explcitas e garantir a sua condio de dvidas pessoais, vou apresent-las na forma de perguntas (quem sabe a mim mesmo, ou a cada um dos leitores, preocupado com o que pode se constituir este campo, num governo que se espera democrtico e popular). Que importncia tem o tema esporte para o novo Governo Lula se, observado o plano de governo disponibilizado no site durante a campanha eleitoral, s possvel encontrar a palavra uma nica vez? Ter sido por isso que, durante todo o perodo destinado s negociaes entre os partidos aliados para composio da equipe de governo, a pasta do esporte sempre tenha sido apresentada como moeda de troca, nunca sendo considerada uma daquelas prioridades de que o PT no abria mo? A entrega do Ministrio do Esporte para o PC do B, um aliado de longa data mas de dimenses polticas reduzidas (alis, uma medida freqente em vrios dos governos estaduais e municipais do Partido dos Trabalhadores), significa reconhecimento de importncia da rea e do aliado, ou o seu contrrio? A demora e as dificuldades da equipe de transio em dialogar com setores organizados da rea, tanto no partido (Setorial de Esporte e Lazer do PT) quanto no mundo acadmico (Carta do 14 ENAREL), como ainda dos gestores de esporte e lazer dos governos de esquerda, decorreu da ausncia de projeto ou da existncia, j consolidada, de polticas pblicas para o campo? Que significado teve a propalada Comisso de Notveis (ex-atletas, jornalistas, dirigentes e empresrios esportivos) que, num dado momento, era herana maldita do governo FHC, em outro, havia sido solicitada por Lula a dar suas contribuies para o setor?

Ser que a atual subdiviso do Ministrio do Esporte em trs secretarias, que reproduzem as clssicas manifestaes sociais do esporte rendimento, lazer/participao e educacional , permite vislumbrar o desenvolvimento de aes integradas/integradoras que superem essa oposio que se construiu em relao e entre elas, na base do isso bom, isso ruim?

Ainda que possa ter sido apenas um balo de ensaio do Ministrio, que perspectiva superadora poderiam representar as anunciadas "caravanas do esporte", em que atletas consagrados se apresentariam em shows e oficinas sobre esporte em cidades do interior, visando mobilizar e motivar a populao para a prtica esportiva?

Por fim, a permanncia do programas assistencialistas como o Esporte na Escola no elenco de iniciativas e aes pblicas do Ministrio do Esporte, ainda que com ligeiras diferenas, inclusive de denominao "Segundo Tempo" - , significa concordncia do novo Governo com aquele programa, aqui criticado, ou apenas falta de iniciativa para repens-lo criticamente e transform-lo?

Por fim, como deve ser entendida a aparente ambigidade do Ministrio do Esporte, que faz um inflamado discurso favorvel ao esporte como fator de incluso social mas que, como principal ao, financia com verbas pblicas, como nenhum governo havia feito at hoje, o esporte de rendimento, tendo o Comit Olmpico Brasileiro como seu principal parceiro e interlocutor permanente.

Infelizmente, passados dezoito meses de Governo Lula12, as contradies e ambigidades se tornaram ainda mais agudas e quase nada nos autoriza a acreditar que haver ainda uma grande redefinio para melhor, na rea do esporte educacional13.

12

Na sua verso original, este artigo era concludo com a seguinte frase, da qual mantenho a parte final, correspondente minha convico de que o acesso cultura esportiva passa pela Educao Fsica escolar: Espero que, ao ser lanada a publicao coletiva que conter este texto, tais questes j tenham sido resolvidas e o esporte no mbito escolar esteja sendo reorientado no sentido de garantir a sua apropriao crtica e criativa por todos os cidados brasileiros, portadores do inegvel direito de acesso cultura esportiva, cujo caminho passa, sem dvidas, por uma escola e por uma Educao Fsica que se faam emancipatrias.

13

Fao esta observao sem desconhecer a realizao da Conferncia Nacional de Esporte, que democraticamente envolveu um grande nmero de pessoas envolvidas com o esporte e lazer em todo o pas. Seus resultados, todavia, apontam muito mais para um conjunto de princpios bem-intencionados a "Carta de Braslia" do que diretrizes factveis para a elaborao de polticas pblicas em esporte e lazer na perspectiva educacional.

Referncias: ASSIS, Svio. Reinventando o esporte: possibilidades da prtica pedaggica. Campinas: Autores Associados, 2001. BRACHT, Valter. Saber e fazer pedaggicos: acerca da legitimidade da Educao Fsica como componente curricular. In: CAPARRZ, Francisco. Educao Fsica escolar: poltica, investigao e interveno. Vitria: PROTEORIA, 2001. _____. Sociologia crtica do esporte: uma introduo. Vitria: Ed.UFES, 1997. KUNZ, Elenor. Educao Fsica escolar: seu desenvolvimento, problemas e propostas. Santa Maria: Seminrio Brasileiro de Pedagogia do Esporte, Anais..., p.114-119, set./1998. _____. Transformao didtico-pedaggica do esporte. Iju: Ed.UNIJU, 1994. PIRES, Giovani De Lorenzi. Breve introduo ao estudo dos processos de apropriao social do fenmeno esporte. Revista da Educao Fsica/UEM, 9, p. 25-34, dez./1998. PIRES, Giovani; DAS NEVES, Annabel. O trato com o conhecimento esporte na formao em Educao Fsica: possibilidades para sua transformao didtico-metodolgica. In; KUNZ, Elenor. Didtica da Educao Fsica II. Iju: Ed. UNIJU, 2002. PIRES, Giovani; MATIELLO Jr., Edgar; GONALVES, Agnaldo. Alguns olhares sobre aplicaes do conceito de qualidade vida em Educao Fsica/Cincias do Esporte. Revista Brasileira de Cincias do Esporte, 20 (1), p.53-57, set./1999. SOARES, Carmen Lcia. Imagens da educao no corpo. Campinas: Autores Associados, 1998. VAGO, Tarcsio Mauro. O esporte na escola e o esporte da escola: da negao radical para uma relao de tenso permanente um dilogo com Valter Bracht. Movimento, 5, p. 417, set/1996.

Vous aimerez peut-être aussi