Vous êtes sur la page 1sur 50

Grupos Nilpotentes:

Uma Introduo

C. Polcino Milies

Introduo

Os grupos nilpotentes constituem uma famlia muito importante de grupos e seu estudo nos pareceu particularmente adequado para um curso com o esprito proposto para a primeira Bienal de Matemtica da SBM. Alm de se tratar de um tpico que no usualmente aprofundado nos cursos regulares de graduao ou de ps-graduao, ele tem a vantagem de que possvel exibir belos teoremas de estrutura para os grupos nilpotentes nitos e nitamente gerados. Ainda, como estes grupos esto, de alguma forma, prximos dos grupos abelianos, isto nos d a oportunidade de comparar os resultados, ver o que se mantm e o que se perde de informao sobre estrutura, quando passamos dos grupos abelianos aos nilpotentes. As notas que aqui apresentamos so apenas uma introduo a este assunto fascinante. Mesmo assim, acreditamos ter coberto, da forma mais clara e didtica que nos foi possvel, uma srie de temas nem sempre explcitos nos textos clssicos. H na literatura excelentes livros bsicos sobre teoria de grupos, como os de M. Hall [7], J.J. Rotman [19], W.R. Scott [20] e D.J.S. Robinson [18]. Ns tomamos como base para o desenvolvimento destas notas a seo 1.5 do texto que escrevemos como pr-requisito para assuntos mais avanados, em co-autoria com o Prof. S.K. Sehgal [16] e utilizamos, como referncia complementar, o texto clssico de P. Hall [10]. Como sempre acreditamos que muito importante para o futuro pesquisador compreender os processos que levaram introduo de determinados conceitos ou demonstrao de certos teoremas procuramos, sempre que possvel, incluir notas histricas ao longo do texto. Magnus [3]. Para isso usamos como referncia um artigo de G.A. Miller [15] e o livro de B. Chandler e W.

Captulo 1

Preliminares
Neste captulo vamos lembrar alguns resultados fundamentais da teoria dos grupos que sero mecionados mais adiante. Devido s obvias limitaes de tempo e espao, alguns destes sero enunciados sem demonstrao. Apenas aqueles essenciais para o desenvolvimento do assuto central destas notas sero demonstrados cuidadosamente. Na primeira seo tratamos dos teoremas de Sylow, que so de referncia constante em qualquer curso sobre Teoria dos Grupos e na seo seguinte discutimos brevemente os teoremas de estrutura para grupos abelianos nitamente gerados. Uma das preocupaes constantes na lgebra obter, precisamente, teoremas de estrutura; isto , descrever como determinados objetos de estudo podem ser construdos a partir dos objetos mais simples da mesma categoria. No caso dos grupos abelianos nitamente gerados, isto pode ser feito de uma forma particularmente satisfatria. Incluimos aqui estes resultados para servirem de comparao com teoremas similares que iremos obter para os grupos nilpotentes e que so o principal objetivo do texto.

1.1 Aes, p-grupos e subgrupos de Sylow


O primeiro teorema da teoria abstrata dos grupos devido a Arthur Cayley [2] e estabelece que todo grupo isomorfo a um grupo de permutaes Para demonstrar este teorema, se associa, a cada elemento

1.

de um grupo

O artigo de Cayley referido acima, escrito em 1854 hoje considerado como o primeiro trabalho em teoria abstrata de grupos. Os resultados anteriores, de Lagrange, Galois, Runi e Cauchy foram obtidos no contexto particular dos grupos de permutaes.
1
3

CAPTULO 1.

PRELIMINARES

G,

fa SG denida por fa (g) = ag para todo g G e logo se prova que a aplicao a fa um monomorsmo de G no grupo das permutaes SG = {f : G G | f uma bijeo}.
a permutao Esta idia pode ser formulada de uma forma mais geral.

Denio 1.1.1 Sejam G um grupo e M um conjunto. Diz-se que em M via se existe um homomorsmo : G SM .
uma aao de

age

Na demonstrao do Teorema de Cayley descrita acima, est se utilizando

em si mesmo. Um outro exemplo o seguinte.

Exemplo 1.1.2
{v1 , . . . , vn } uma base de um espaao vetorial V de dimenso nita K . Como todo elemento v V pode-se escrever de modo n nico como uma combinao linear v = i=1 ki vi , ki K, 1 i n, podemos denir uma ao do grupo Sn das permutaes de n elementos em V da seguinte forma. Dado Sn , denimos f : V V por:
Seja sobre um corpo

f
i=1
Como

ki vi

=
i=1

ki v(i) .

que

f aplica a base {v1 , . . . , vn } sobre a base {v(1) , . . . , v(n) }, segue f bijetora, donde f SV , e um clculo simples mostra que a aplicao : Sn SV dada por f um homomorsmo.
Dada uma ao

: G SM

do grupo

num conjunto

M,

e elementos

g G, x M ,
pela aplicao

vamos denotar abreviadamente por gx a imagem de x M (g) SM . Dados dois elementos x, y M diz-se que x G-equivalente a y se existe um elemento g G tal que gx = y. fcil vericar que esta uma relao de equivalncia. As classes de equivalncia de

sob esta relao chamam-se as

rbitas de M
a rbita de

sob a ao de

G. G
o

Assim, dado um elemento conjunto:

x M,

sob a ao de

Orb(x) = {gx | g G}.


O conjunto

Gx = {g G | gx = x}
um subgrupo de

chamado o

estabilizador de x.

1.1.

AES, P-GRUPOS E SUBGRUPOS DE SYLOW

Um elemento

xM

diz-se um

ponto xo sob a ao de G se Orb(x) =

mostra que, para um dado elemento

{x} ou, equivalentemente, se Gx = G. Note que um argumento de contagem x M tem-se que

1.1.3
|Orb(x)| =

|G| = (G : Gx ). |Gx |

G em si mesmo. A a de um grupo G associamos o automorsmo interior induzido por a; que a aplicao a : G G dada por a (x) = axa1 , x G. A rbita de um elemento g G sob esta ao chama-se sua classe de conjugao e seu estabilizador chama-se o centralizador de g em G e
Consideraremos agora uma ao muito importante de cada elemento esto dados por:

C(g) = {x1 gx | x G}, CG (g) = {x G | xg = gx}. G. x, y G denem 1 = ygy 1 ; i.e., se o mesmo conjugado de g em G se e somente se xgx 1 y)g(x1 y)1 = g o que signica que x1 y C (g). Assim, temos que (x G
Note que muito fcil provar que um subgrupo de Observamos tambm que dois elementos diferentes

CG (g)

1.1.4
|C(g)| = |G|/|CG (g)| = (G : CG (g)).

de classes de G.
Seja um recobrimento

O nmero de classes de conjugao de um grupo

chama-se o

nmero

x1 , . . . , xt

um conjunto completo de representantes das classes de

conjugao e seja

ni = |C(xi )| = (G : CG (xi )). Como estas classes formam disjunto de G, temos a seguinte equao das classes: |G| = n1 + n2 + + nt .

1.1.5
Note que um elemento conjugao inteiros a forma.

xi G 1

central se e somente se sua classe de

C(xi )

consiste de um nico elemento, de modo que o nmero de na equao 1.1.5 acima precisamente igual

ni |Z(G)|.

que so iguais a

Assim, tambm podemos escrever a equao 1.1.5 da seguinte

1.1.6
|G| = |Z(G)| +
ni >1

ni .

CAPTULO 1.

PRELIMINARES

G diz-se um p-grupo se sua ordem uma potncia de p e um elemento g G diz-se um p-elemento se o(g) uma potncia de p. Note que, num p-grupo nito, todo elemento um p-elemento. Se a ordem de um elemento no divisvel por p, ento ele diz-se um p -elemento. O seguinte teorema um resultado fundamental sobre p-grupos nitos.
Seja

um inteiro primo. Um grupo nito

Teorema 1.1.7 Seja G um p-grupo nito no trivial. Ento, Z(G) = {1}. Demonstrao.
Z(G) = {1},
Seja

|G| = pn ,

para algum inteiro positivo

n.

Se

ento s existe uma classe de conjugao de

que contm

n1 = 1 e ni = 1, 2 i t. Como a frmula 1.1.4 mostra que cada ni , 2 i t, din visvel por p, a equao das classes mostra que p = 1+n2 + +nt = 1+kp, para algum inteiro k , uma contradio.
um nico elemento. Logo, usando a notao acima, teramos que Damos a seguir algumas aplicaes deste resultado.

Corolrio 1.1.8 Seja p um inteiro primo. Ento, todos os grupos de ordem


p2 so abelianos. G um grupo de ordem p2 . Ento, o Teorema 1.1.7 2 mostra que |Z(G)| igual a p ou a p e portanto (G : Z(G)) igual a p ou igual a 1. Logo, o grupo quociente G/Z(G) cclico. Se xZ(G) um gerador deste grupo, segue facilmente que G = x, Z(G) e, como x comuta com cada elemento de Z(G), temos que G abeliano.
Seja

Demonstrao.

Proposio 1.1.9 Seja

G um p-grupo nito de ordem pn . Ento, existe uma cadeia de subgrupos normais de G 1 = G0 G1 Gt = G,

tal que cada quociente Gi+1 /Gi de ordem p e est contido no centro de G/Gi , 1 i t 1.

Demonstrao.
n=0
Como

Vamos provar nossa armao por induo em

n.

Se

a armao trivialmente verdadeira. Assim, vamos supor agora que

ela vlida para grupos de ordem denotamos

pn1

e seja

um grupo de ordem

pn .

Z(G) = {1} podemos escolher um elemento z Z(G) de ordem p. Se G = G/ z temos que |G| = pn1 , de modo que o teorema vale

1.1.

AES, P-GRUPOS E SUBGRUPOS DE SYLOW

para de

G e,

pela hiptese de induo, existe uma cadeia de subgrupos normais

G 1 = G1 G2 Gt = G, Gi+1 /Gi
tem ordem

tal que

p e est contido no centro de G/Gi , 1 i t1. Gi


de

Todo subgrupo normal subgrupo normal de

da forma

Gi = Gi / z

onde

Gi

um

que contm

Segue do segundo teorema do isomorsmo que:

Gi+1 Gi
donde

Gi+1 / z Gi / z

Gi+1 , Gi

1 = G0 G1 = Z(G) Gt = G,
uma cadeia de subgrupos de

nas condies do enunciado.

|G| = pn m, onde p denota um inteiro primo e um inteiro positivo no divisvel por p. Segue ento do Teorema n de Lagrange que um p-subgrupo de G no pode ter ordem maior do que p . n Assim, um subgrupo de ordem p , se existe, deve ser maximal no conjunto dos p-subgrupos de G.
Seja

G m

um grupo nito de ordem

Denio 1.1.10 Seja G um grupo nito de ordem |G| = pn m onde p | m. Um subgrupo de G de ordem pn chama-se um p-subgrupo de Sylow de G.
Em 1872 o matemtico norueges Ludwig Sylow (1832-1918) provou que sempre existem

p-subgrupos

de ordem mxima num grupo nito [21], tra-

balhando ainda com grupos de permutaes .

Ele prova, nesse contexto,

todos os resultados que damos no teorema a seguir, menos a ltima condio sobre o nmero de subgrupos. Seu teorema foi estendido posteriormente por G. Frobenius [6] aos grupos abstratos, que tambm completou o resultado sobre o nmero destes subgrupos, tal como est enunciado na parte Teorema 1.1.13. A prova que damos a seguir, que hoje a H. Wielant [23]. Precisamos inicialmente de um lema tcnico e de mais uma denio.

standard,

(iii)

do

devida

Lema 1.1.11 Seja a = pn m um inteiro positivo, onde p um inteiro primo n


e p | m. Ento, o coeciente binomial t =
p m pn

no divisvel por p.
2

2 interessante notar que neste mesmo artigo que Sylow demonstrou que o centro de um p-grupo no trivial e o obteve seu corolrio: todo grupo de ordem p abeliano.

CAPTULO 1.

PRELIMINARES

Demonstrao.
t=

De fato, escrevemos

pn m pn

pn m(pn m 1) (pn m pn + 1) . 1 2 (pn 1)pn = (pn mi)/i, onde i tal que 1 i pn .

Considere o nmero racional

j j Note que, se p divide i para algum inteiro positivo j ento j < n e p divide n m i). Reciprocamente, se pj divide (pn m i) ento j < n e pj divide (p i. Ento, tanto o numerador como o denominador do racional (pn m i)/i,

1 i pn envolvem a mesma potncia de p e, portanto, p no divide = (pn m i)/i, 1 i pn . Conseqentemente, tambm no divide t.

Denio 1.1.12 Dado um subgrupo H de um grupo G chama-se normalizador de H em G ao conjunto


NG (H) = {g G | g 1 Hg = H}.
Mostra-se facilmente que te, o maior subgrupo em que

NG (H) um subgrupo de G que , precisamenH normal.

Teorema 1.1.13 (Sylow) Seja

G um grupo nito de ordem |G| = pn m, onde p um inteiro primo que no divide m. Ento:

(i) G sempre contm p-subgrupos de Sylow e todo p-subgrupo de G est contido num p-subgrupo de Sylow de G. (ii) Todos os p-subgrupos de Sylow de G so conjugados em G. (iii) Se np denota o nmero de p-subgrupos de Sylow de G, ento
np 1 (mod p)

e np |m.
que existem, de fato,

Demonstrao.

Vamos

provar

primeiro

p-subgrupos de Sylow em G. Seja M o conjunto de todos os subconjunn tos de G que tm exatamente p elementos. Podemos denir uma ao de G em M por multiplicao esquerda; i.e., dado um elemento g G e um subconjunto X M , a ao de g em X dada por X gX . pn m Como o nmero de elementos de M t = pn , pelo Lema 1.1.11, existe pelo menos uma rbita, que denotamos Orb(X0 ), cujo nmero de elementos n no um mltiplo de p. Ainda, como |Orb(X0 )| = |G|/|GX0 | e |G| = p m, n divide |G |. segue que p X0

1.1.

AES, P-GRUPOS E SUBGRUPOS DE SYLOW

Por outro lado, dado um elemento temos que de

a X0 ,

para cada elemento

g GX0 ,

GX0

em

portanto,

ga X0 , de modo que a aplicao g ga uma funo injetiva X0 . Logo, |GX0 | |X0 | = pn . Isto mostra que |GX0 | = pn e, este subgrupo um p-subgrupo de Sylow de G. |GX0 | = pn
temos imediatamente

Note que uma vez demonstrado que que

|Orb(X0 )| = m. Agora, seja P um subgrupo de G de ordem ps com s n. Fazemos P agir em Orb(X0 ) novamente por multiplicao esquerda e sejam m1 , . . . , mh o nmero de elementos em cada rbita sob esta ao.
Ento

m = m1 + + mh . p | m segue que exisxGX0 denota a nica classe lateral desta rbita, temos que P xGX0 = xGX0 . Conseqente1 = xG x1 e assim, como 1 xG x1 , temos que mente P xGX0 x X0 X0 1 . Como xG x1 tambm um p-subgrupo de Sylow, isto P xGX0 x X0 completa a prova de (i).
Como cada

mi

tambm uma potncia de

te uma rbita que contm um nico elemento.

Se

Se, em particular, tomamos Finalmente, seja Ento, rbita de

s = n, o argumento acima prova tambm (ii). GX0


em

o conjunto de todos os conjugados de

G.

GX0 T

age por conjugao em uma potncia de

e o nmero de elementos numa

GX0 -

p.

Seja

n1 , . . . , n r

o nmero de elementos

em cada classe de conjugao sob esta ao. Ento, a equao das classes, aplicada a este caso, d:

np = |T | = n1 + + nr .
Seja

G1

um elemento de

cuja rbita consiste de um nico elemento.

G1 , GX0 . Logo G1 , GX0 = G1 GX0 que um subgrupo de ordem |G1 GX0 | = |G1 ||GX0 |/|G1 GX0 | e este nmero n uma potncia de p que no pode exceder |GX0 | = p . Como GX0 G1 GX0 segue que GX0 = G1 GX0 e GX0 = G1 . Isto mostra
Isto signica que normal em que s existe uma classe de conjugao que consiste de um nico elemento. Logo, da equao das classes obtemos que

G1

np 1 (mod p),
como queramos demonstrar. Finalmente, notamos que, de acordo com a parte

(ii)

do enunciado, se

um dado

p-subgrupo

de Sylow de

G,

ento o nmero

np

de todos os

10

CAPTULO 1.

PRELIMINARES

p-subgrupos

de Sylow de

igual ao nmero de conjugados de

em

Como dois elementos diferentes se e somente se

x, y G denem e y, mod(NG (P )) temos que np = (G : NG (P )) =

o mesmo conjugado

G. de P

|G| . |NG (P )|
um mltiplo de

Como

P NG (P )

temos que

segue da equao acima que

|NG (P )| np | m.

pn .

Portanto,

Conclumos esta seo com um resultado que ser til mais adiante.

Proposio 1.1.14 Seja P um p-subgrupo de Sylow de um grupo G e seja


H outro subgrupo. Se P H ento H = NG (H).

Demonstrao. Seja x NG (H). Como P H NG (H), temos que xP x1 H . Como P e xP x1 so p-subgrupos de Sylow de H , existe um 1 = hP h1 donde h1 x N (P ) H . Segue elemento h H tal que xP x G que x H e portanto NG (H) = H .
Como conseqncia imediata temos o seguinte.

Corolrio 1.1.15 Seja


NG (NG (P )) = NG (P ).

P um p-subgrupo de Sylow de um grupo G. Ento

EXERCCIOS
1. Prove que vale a recproca do Teorema de Lagrange para que se

um grupo de ordem

para todo inteiro positivo 2. Seja

pn , k n.

ento

contm subgrupos de ordem

p-grupos; i.e., mostre pk ,

um grupo. Prove que se dois elementos pertencem mesma classe de

conjugao ento seus centralizadores so conjugados em 3. Seja

G. H
o nico

H um p-subgrupo de Sylow de um grupo G. p-subgrupo de Sylow de G contido em NG (H). H


em

Prove que

4. Seja

H um subgrupo de um G (G : NG (H)).

grupo

G.

Prove que o nmero de conjugados de

5. Prove que no existem grupos simples de ordem 6. Prove que todo grupo de ordem

28

ou

312.

15

cclico.

1.2.

GRUPOS ABELIANOS

11

1.2 Grupos Abelianos


Nesta seo vamos discutir a estrutura dos grupos abelianos que so gerados por um conjunto nito de elementos. uma prtica freqente utilizar a notao aditiva ao se tratar dos grupos abelianos mas, como no restante destas notas escreveremos sempre os grupos multiplicativamente, vamos manter essa notao tambm aqui. Inicialmente, vamos estudar os grupos abelianos nitos e, para isso, comeamos com algumas observaes de carter geral.

g um elemento de um grupo arbitrrio G de ordem o(g) = mn, (m, n) = 1. Ento, podemos achar inteiros r, s tais que rm + sn = 1. rm+sn = g rm g sn e fcil vericar que o(g rm ) = n e Assim, temos que g = g sn ) = m. Mais ainda, esta descomposio nica. Esta idia pode ser o(g
Seja onde estendida, por induo, a um nmero nito de divisores da ordem de um elemento.

Lema 1.2.1 Seja

g um elemento de ordem o(g) = pn1 pnt num grut 1 po arbitrrio G. Ento, podemos escrever g = g1 gt com o(gi ) = pni , i 1 i t. Ainda, os elementos g1 , . . . , gt esto determinados univocamente e so potncias de g e assim, eles comutam entre si.
Lembramos, da seo anterior, que um elemento cuja ordem uma potncia de um primo

diz-se um

p-elemento

. Por outro lado, se

a ordem do elemento, ento ele chama-se um seguinte.

p -elemento.

no divide

No caso dos grupos abelianos, o lema anterior permite demonstrar o

Ento

Teorema 1.2.2 Seja G um grupo nito abeliano de ordem |G| = pn1 pnt . t 1
G = G(p1 ) G(pt ).

Denio 1.2.3 Um grupo abeliano G diz-se abeliano elementar se existe um inteiro primo p tal que todos os elementos de G diferentes da unidade so de ordem p.
interessante notar que todo

p-grupo

abeliano elementar, que nito,

tem uma estrutura bem determinada.

Lema 1.2.4 Seja

ser escrito como o produto direto de um nmero nito de grupos cclicos de ordem p.

G um p-grupo abeliano elementar nito. Ento G pode

12

CAPTULO 1.

PRELIMINARES

G dene-se o expoente de G como o menor inteiro positivo m = 1, para todo g G, se este nmero existe, e escreve-se que exp(G) = m. Note que G um p-grupo abeliano elementar se e somente se exp(G) = p. Se G um grupo abeliano qualquer, denotamos p por G o subconjunto Gp = {g p | g G}.
Para um grupo arbitrrio

m tal que g

que um subgrupo de Note que, se

G. exp(G) = pm ,
ento

um grupo abeliano e

exp(Gp ) =

pm1 .
Estas observaes so utilizadas para demonstrar o seguinte:

Teorema 1.2.5 Seja G um p-grupo abeliano nito. Ento G pode ser escrito

como o produto direto de p-subgrupos cclicos. Esta decomposio nica no seguinte sentido. Se
G = C1 Ct = D1 Ds

onde Ci , Dj , 1 i t, 1 j s, so p-grupos clicos de ordens pn1 pnt > 1 and pm1 pms > 1 respectivamente, ento t = s e n i = mi , 1 i t.
A partir deste resultado, pode-se provar a seguinte propriedade.

Proposio 1.2.6 Seja

G um grupo nito de ordem n. Ento, para cada divisor d de n, o nmero de subgrupos clicos de G de ordem d igual ao nmero de quocientes cclicos de G da mesma ordem.
A seguir, passaremos a considerar grupos abelianos innitos. Seja

um grupo. Um elemento de

diz-se um

elemento de toro
g, h G
so

se de ordem nita. Num grupo abeliano, se dois elementos de toro, de ordens

o que mostra que o conjunto dos elementos de ordem nita, num grupo abeliano, forma um subgrupo. Note que esta mesma observao

respectivamente, ento segue imediatamente que

(g 1 h)mn = 1,

implica que dado um inteiro primo ordem uma potncia de

p,

o conjunto de elementos de

cuja

tambm um subgrupo de

G.

Denio 1.2.7 Seja G um grupo abeliano. Ento, o subgrupo


T (G) = {g G | o(g) < }

chama-se o subgrupo de toro de G e o subgrupo


G(p) = {g G | o(g) uma potncia de p}

1.2.

GRUPOS ABELIANOS

13

chama-se a componente p-primria de G. Se T (G) = {1}, ento diz-se que G um grupo sem torco. Um grupo abeliano diz-se abeliano livre se um produto direto de grupos cclicos innitos. Se o nmero de fatores diretos nito, ento este nmero chama-se o posto. Em caso contrrio, diz-se que o grupo de posto innito.
fcil ver que grupos abelianos livres so sem toro. Pelo contrrio, grupos sem toro no so necessariamente livres, como pode-se ver considerando o grupo aditivo dos nmeros racionais. Porm, vale o seguinte.

Teorema 1.2.8 Um grupo abeliano G nitamente gerado, sem toro, livre (logo, da forma G C C , onde C denota um grupo cclico innito e o nmero de fatores o posto de G).
Um primeiro passo para descrever a estrutura dos grupos abelianos nitamente gerados separar a parte livre e a parte de toro.

Teorema 1.2.9 Seja G um grupo abeliano nitamente gerado. Ento T (G)


nito, G/T (G) livre, de posto nito e
G T (G) G T (G)

Corolrio 1.2.10 Um subgrupo de um grupo abeliano nitamente gerado


nitamente gerado.
Combinando o teorema acima com os Teoremas 1.2.2 e 1.2.5 podemos dar uma descrio completa destes grupos.

Teorema 1.2.11 Seja G um grupo abeliano nitamente gerado. Ento existem primos p1 , . . . , pt tais que G pode-se escrever como um produto direto
G = C1 (p1 ) Cs1 (p1 ) C1 (pt ) Cst (pt ) C C,

onde Cj (pi ), 1 i si indica um grupo cclico de ordem potncia de pi , 1 i t e C denota um grupo cclico innito. Os inteiros si , 1 i t, as ordens dos subgrupos Cj (pi ) e o nmero de fatores cclicos innitos esto univocamente determinados.

14

CAPTULO 1.

PRELIMINARES

EXERCCIOS
1. Determine, a menos de isomorsmos, todos os grupos abelianos de ordem 2. Sejam

60.

GeH

grupos abelianos nitamente gerados. Prove que

GG

H H

se e somente se 3. Seja

H.
nitamente gerados. Prove que

G, H e K grupos abelianos H K se e somente se G H .


nitos.

GK

4. Prove que vale a recproca do Teorema de Lagrange para grupos abelianos

5. Prove que todo grupo abeliano isomorfo a um grupo quociente de um grupo abeliano livre.

Captulo 2

Solubilidade
2.1 Comutadores
Neste captulo e no seguinte, vamos estudar grupos que, de alguma forma, esto prximos dos grupos abelianos. Para isso, comeamos por introduzir mais alguns conceitos.

Denio 2.1.1 Dados dois elementos x, y de um grupo G, o comutador


de x e y o elemento
(x, y) = x1 y 1 xy G.

Mais geralmente, um comutador de comprimento n 2 dene-se indutivamente por


(x1 , . . . , xn ) = ((x1 , . . . , xn1 ), xn ).

Dados dois subconjuntos H e K de um grupo G, denotaremos por (H, K) o subgrupo de G gerado pelo conjunto:
{(h, k) | h H, k K}.

Em particular, o grupo G = (G, G) chama-se subgrupo comutador ou subgrupo derivado de G.


Indutivamente, podemos denir agora uma sequncia de subgrupos da seguinte forma:

G(0) = G. G(1) = (G(0) , G(0) ) = G . G(n) = (G(n1) , G(n1) ).


15

16

CAPTULO 2.

SOLUBILIDADE

Denio 2.1.2 O subgrupo G(n) denido acima chama-se o n-simo grupo derivado de G e a sequncia
G = G(0) G(1) G(n)

chama-se a sequncia derivada de G.


O conceito de

comutador de dois elementos aparece pela primeira vez em grupo comutador aparece na lite-

1860, ainda no contexto dos grupos de permutaes, na tese de C. Jordan (1838-1922) [12], embora ele no chegasse a levar adiante o desenvolvimento da teoria correspondente. J o conceito de ratura perto do m do sculo XIX; G.A. Miller [14] publicou pela primeira vez as propriedades principais destes grupos, embora estas aparentemente j eram conhecidas de R. Dedekind (1831-1916) que foi quem introduziu o uso do termo

comutador em 1897 [4].

As seguintes propriedades dos comutadores so de demonstrao simples, que deixamos a cargo do leitor.

Lema 2.1.3 Sejam x, y, z e t elementos de um grupo G. Ento


(i) (x, y) = 1 se e somente se xy = yx. (ii) (x, y)1 = (y, x). (iii) (x, y)z = (xz , y z ). (iv) (xy, z) = (x, z)y (y, z) = (x, z)((x, z), y)(y, z). (v) (x, yz) = (x, z)(x, y)z = (x, z)(x, y)((x, y), z). (vi) (x, y)z = z(xz , y z ). (vii) (xy , z) = (x, z)(x,y) (x, y, z). (viii) (xyz , t) = (xy , t)(x
y ,z)

(xy , z, t).

(ix) (x, y, z) = (x, y)1 (x, y)z . (x) Se : G H um homomorsmo de grupos, ento ((x, y)) = ((x), (y)).
(i) do Lema 2.1.3 mostra imediatamente que um grupo G abeliano se e somente se G = {1}. Veremos, a seguir, que o conhecimento de G tambm permite saber quando um quociente abeliano.
Note que a parte

2.1.

COMUTADORES

17

Lema 2.1.4 Seja

H um subgrupo normal de um grupo G. Ento, o grupo quociente G/H abeliano se e smente se G H . x, y G, vamos denotar por x, y as G/H . Note que xy = yx se e somente se (yx)1 (xy) H ; isto , se e somente se (x, y) H para todo x, y G ou, equivalentemente, se e somente se G H .
Dados elementos respectivas classes em A propriedade

Demonstrao.

(iii)

do Lema 2.1.3 permite deduzir facilmente que

um subgrupo normal de e que damos a seguir.

G.

Na verdade, ser possvel provar que

verica

uma condio mais forte, que foi introduzida por G. Frobenius em 1895 [6]

Denio 2.1.5 Um subgrupo H de um grupo G diz-se um subgrupo caracterstico se (H) = H para todo automorsmo : G G. Para indicar
que H um subgrupo caracterstico de G escreveremos H car G.
Como a conjugao por um elemento xo automorsmo de

de

G, x a1 xa,

um

G, segue que todo subgrupo caracterstico , em particular, um subgrupo normal. Note ainda que, se : G G um automorsmo e H um subgrupo caracterstico de G, ento a restrio de a H um automorsmo de H . Desta observao segue facilmente que se K car H e H car G, ento K car G.

Proposio 2.1.6 Seja H um subgrupo de um grupo G. Se H caracterstico em G ento H tambm caracterstico em G. Em particular, G(n) caracterstico em G, para todo inteiro positivo n.
Como H o subgrupo gerado por todos os elementos x, y H , para provar a primeira armao bastar mostrar que para todo automorsmo : G G tem-se que ((x, y)) H . De fato, ((x, y)) = ((x), (y)) e, como H car G, segue imediatamente que ((x, y)) H . da forma

Demonstrao.
(x, y)

com

A segunda armao do enunciado segue agora trivialmente, da anterior.

Conclumos esta seo com um resultado tcnico.

Lema 2.1.7 Sejam x e y elementos de um grupo G e seja Z(G) o centro de G. Se |G/Z(G)| = n ento (x, y)n+1 = (x, y 2 )(xy , y)n1 .

18

CAPTULO 2.

SOLUBILIDADE

n que (x, y)

Demonstrao.
Z(G).

Como estamos assumindo que Logo:

|G/Z(G)| = n,

temos

(x, y)n+1 = x1 y 1 xy(x, y)n = x1 y 1 x(x, y)n y = = x1 y 1 x(x1 y 1 xy)(x, y)n1 y = x1 y 2 xy 2 y 1 (x, y)n1 y = (x, y 2 )(xy , y)n1 .

A importncia dos conceitos de comutadores sucessivos e da srie derivada foi enfatizada por P. Hall em 1933 num trabalho fundamental [8] ao qual voltaremos a nos referir no prximo captulo, embora eles j tivessem sido estudados em conexo com a teoria de grupos solveis, como veremos na seo seguinte. Ele observa que estes so grupos caractersticos e destaca a importncia deste conceito:
Ns fomos guiados pela idia de que a estrutura de um grupo deve ser exibida, tanto quanto possvel, pela interrelao dos seus

caractersticos.

subgrupos

Um subgrupo caracterstico, de acordo a Frobenius,

se transformado em si mesmo por todo automorsmo do grupo; logo os subgrupos caractersticos representam o que poderamos chamar realmente das qualidades

invariantes da estrutura de grupo.

Os termos da srie derivada pertencem, na verdade, famlia ainda mais restrita dos subgrupos

totalmente invariantes

(veja os exerccios 3, 4 e 5

abaixo), que foi introduzida por Levi [17] tambm em 1933.

EXERCCIOS
1. Sejam (i) (ii) (iii)

H, K, L

subgrupos normais de uma grupo

G.

Prove que:

(H, K) K H

um subgrupo normal de

H K

(H, K) = (K, H).


se e somente se

(H, K) K . G
ento

(iv) Se (v) Se

H, K, L H L H
e

so todos normais em

(H, KL) = (H, K)(H, L). K/H Z(G/H) G.


se e

e so ambos normais em

ento

somente se (vi) Se

(K, G) H . G
ento

so normais em

(H, K)

normal em

2.2.

GRUPOS SOLVEIS

19

2. (Lema dos trs subgrupos) Sejam

(H, K, L) = 1
3. Um subgrupo

(L, H, K) = 1.
de um grupo

Prove que tambm

H, K, L subgrupos de um grupo G tais que (K, L, H) = 1.


se

para todo homomorsmo

G diz-se totalmente invariante : G G. Prove que

(H) H

(i) Subgrupos totalmente invariantes so caractersticos e subgrupos caractersticos so normais. (ii) As relaes totalmente invariante e caracterstico so transitivas, mas normal no transitiva, em geral. (iii) Sejam e 4. Sejam

K H
e

H e K subgrupos G ento H G. HK G.

de um grupo

G.

Se

caracterstico em

subgrupos caractersticos (totalmente invariantes) de um grupo e

G.

Prove que

H, K

so subgrupos caractersticos (totalmente

invariantes) de

5. Prove que os subgrupos da srie derivada de um grupo totalmente invariantes de 6. Seja

so subgrupos

G. G H |H| e (G : H) so G (Sugesto: Dado subgrupo Hf (H)).


tal que

um subgrupo normal de um grupo

relativamente primos. Prove que um automorsmo

caracterstico em

de

considere a ordem do

2.2 Grupos solveis


O conceito de grupo solvel um dos mais antigos na teoria de grupos. Foi introduzido por E. Galois quando estudava o problema de resolver equaes algbricas mediante radicais. Ele associava um grupo a cada equao e mostrou que a equao resolvel mediante radicais se e somente se o grupo correspondente solvel, no sentido que denimos abaixo. A denio e as primeiras propriedades dos grupos solveis serviro, em certo sentido, como introduo ao objeto do nosso estudo. Informalmente, pode-se pensar nos grupos solveis como aproximadamente abelianos. Por exemplo, podemos considerar que um grupo perto de ser abeliano se ele contm um subgrupo normal

est

quanto o quociente

G/H

so abelianos (um tal grupo diz-se

metabeliano).

tal que tanto

Generalizando esta idia podemos formular a seguinte.

Denio 2.2.1 Um grupo G diz-se solvel se contm uma cadeia de subgrupos:


{1} = G0 G1 Gn = G

20

CAPTULO 2.

SOLUBILIDADE

tal que cada subgrupo Gi1 normal em Gi e o grupo quociente Gi /Gi1 , 1 i n, abeliano. Uma cadeia de subgrupos de G com esta propriedade chama-se uma srie subnormal abeliana de G e os quocientes respectivos chamam-se os fatores da srie.
Note que, como a normalidade no necessariamente transitiva, os subgrupos

Gi

no precisam ser normais em

G, 1 i n 1.

Exemplo 2.2.2

Todo grupo abeliano solvel. Os grupos

S3

S4 3

so solveis. e

De fato.

para ver que

S3

solvel

basta observar que se consideramos o ciclo cclico de ordem

(G : H) = 2, S3 .

o que implica que

G.
Em

Ainda,

S3 /H

cclico de ordem

= (1 2 3) ento H = H normal em 2; logo; {1} H G uma srie

subnormal abeliana para

S4 consideramos o subgrupo H = {1, (1 2)(3 4), (1 3)(2 4), (1 4)(2 3)}. facil vericar que H A4 , de modo que {1} H A4 S4 uma srie subnormal abeliana para S4 . Sn
e

Um resultado clssico mostra que

An

no so solveis se nito solvel.

n 5.

A Proposio 1.1.9 mostra que todo

p-grupo

Damos, a seguir, uma caracterizao da solubilidade em termos da sequncia derivada.

Teorema 2.2.3 Um grupo Demonstrao.


sitivo

G solvel se e somente se sua srie derivada termina; i.e., se existe um inteiro positivo n tal que G(n) = {1}.
Vamos assumir inicialmente que existe um inteiro poEnto, obviamente,

tal que

G(n) = {1}.

G(0) G(1) G(2) G(n) = {1}


uma srie subnormal abeliana para

G. G
contm uma srie subnormal abe-

Reciprocamente, suponhamos que liana

G0 G1 G2 Gn = {1}.

2.2.

GRUPOS SOLVEIS

21

Gi /Gi1 , 0 i n 1, abeliano, segue do (i) G , 1 i n. Logo, Lema 2.1.4 e de um argumento de induo que G i (n) = {1}. temos em particular que G
Como todo quociente O prximo resultado de demonstrao simples a partir da caracterizao acima e o dexamos a cargo do leitor.

Lema 2.2.4 Subgrupos e grupos quocientes de grupos solveis so solveis.


Vale tambm a recproca deste resultado.

Lema 2.2.5 Seja

H um subgrupo normal de um grupo G. Se ambos H e G/H so solveis, ento G solvel.

n tal G(n) H . Ainda, como H tambm (m) = {1}. Logo G(mn) = {1}, solvel, existe um inteiro positivo m tal que H donde G solvel.
Como solvel, existe um inteiro positivo que

Demonstrao.
(G/H)(n) = 1.

G/H

Isto implica que

Se um grupo solvel nito, ento ele contm uma cadeia subnormal abeliana muito especial.

Proposio 2.2.6 Um grupo solvel nito G contm uma srie subnormal


abeliana cujos fatores so todos cclicos de ordem prima.

Demonstrao.
de

Vamos demonstrar o resultado por induo na ordem Assim, suponhamos que

G.

Se

|G| = 1 no h nada a provar.

e que o resultado vale para todos os grupos solveis de ordem Notamos que, se pois Se

|G| = n > 1 menor que n.

{1} G G solvel,

|G| um nmero primo, ento o resultado segue trivialmente uma srie subnormal abeliana para G.
e no de ordem prima, ento ele contm pelo menos

um subgupo normal

H.

Como tanto

|H|

como

|G/H|

so menores que

segue, da hiptese de induo, que ambos os grupos tm sries subnormais abelianas com fatores cclicos. Denotando

G = G/H ,

sejam

{1} = H0 H1 Hm = H {1} = G0 G1 Gn = G
sries subnormais abelianas, com fatores cclicos, para mente. Existem subgrupos

Gi

de

que contm

tais que

G respectivaGi /H = Gi , e

Gi1 Gi , 1 i n.

Como

Gi Gi /H = Gi1 /H Gi1

Gi , Gi1

22

CAPTULO 2.

SOLUBILIDADE

vemos imediatamente que a srie de subgrupos

{1} = H0 H1 Hm = H = G0 G1 Gn = G
uma srie subnormal abeliana para

G,

com fatores cclicos.

EXERCCIOS
1. Dar uma demonstrao do Lema 2.2.4 diretamente a partir da denio de solubilidade, sem usar a srie derivada. 2. Um gupo diz-se perfeito. 3. Sejam

perfeito se coincide com seu grupo derivado.

Provar que todo

grupo que no solvel contm um subgrupo caracterstico

H = {1}

que

dois subgrupos normais de um grupo

G.

Prove que se ambos

so solveis, ento o subgrupo

HK

tambm o .

4. Prove que todo grupo de ordem 5. Sejam

12

solvel. Prove que todo grupo de ordem

p = q

dois inteiros primos.

pq

solvel. 6. Prove que se um grupo de toro solvel e nitamente gerado, ento ele nito.

Captulo 3

Grupos Nilpotentes
3.1 Introduo
Neste captulo, estudaremos uma classe de grupos que, de certa forma, est entre a classe dos grupos abelianos e a classe dos grupos solveis e mostraremos que possvel obter resultados fortes sobre a sua estrutura. Em 1897 apareceu o primeiro livro inteiramente dedicado teoria abstrata de grupos, o

1 um verdadeiro marco na histria desta teoria . Nele aparece a prova da


existncia da srie central de um

Theory of Groups of Finite Order


p-grupo,

de W. Burnside [1] , que

tal como vimos no Teorema 1.1.9.

Na p.166 Burnside mostra um recproco parcial: ele prova que se um grupo nito admite uma sequncia semelhante achada para um de

p-grupo

(isto ,

se ele nilpotente no sentido da Denio 3.1.1), ento ele produto direto

p-grupos.
Alm de sua importncia histrica por representar o incio do estudo

dos grupos nilpotentes, este teorema teve tambm uma inuncia indireta, porm importante, no desenvolvimento da teoria. Chandler e W. Magnus [3]:
Sabemos, por uma carta de P. Hall, que ele veio a se interessar na teoria dos grupos pela leitura do livro de Burnside sobre a teoria de grupos de ordem nita. Este fato estabelece uma relao entre o trabalho de Burnside sobre grupos de ordem potncia de um primo e o artigo de P. Hall [8] sobre o mesmo tpico. O ttulo do artigo de Hall,

Lemos, no livro de B.

A contribution to the theory of groups of prime power order,

no re-

vela o fato de que tambm representa um marco na histria da teoria

1 Deve-se notar, porm, que no Lehrbuch der Algebra de H. Weber [22] a teoria dos grupos j tratada de um ponto de vista abstrato.
23

24

CAPTULO 3.

GRUPOS NILPOTENTES

combinatria de grupos. Isto deve-se seo sobre `clculo de comutadores' do artigo na qual Hall investiga sistematicamente as relaes complicadas entre a composio associativa de dois elementos do grupo e a composio denida formando o seu comutador. O resultado

a primeira anlise completa dos grupos da srie central inferior (um termo cunhado por Hall) dos grupos livres e sua relao com outros subgrupos totalmente invariantes dos grupos livres

Denio 3.1.1 Um grupo


de subgrupos

G diz-se

nilpotente se ele contm uma srie

{1} = G0 G1 Gn = G

tal que cada subgrupo Gi1 normal em G e cada quociente Gi /Gi1 est contido no centro de G/Gi1 , 1 i n. Uma tal srie de subgrupos de G diz-se uma srie central de G.
Uma vez que as condies na denio de nilpotncia so obviamente mais restritivas que aquelas que aparecem na denio de solubilidade, resulta evidente que todo grupo nilpotente , em particular, solvel. tambm que a Proposio 1.1.9 mostra que os Note

p-grupos

nitos so nilpoten-

tes. Daremos uma demonstrao diferente deste fato na Proposio 3.1.7. Note que a denio acima implica que Se

G1

est contido no centro de

G.

G1 = {1} ento G2

est contido no centro, e assim sucessivamente. Como

a srie central acaba, resulta imediatamente que todo grupo nilpotente tem centro no trivial.

Exemplo 3.1.2

Todo grupo abeliano nilpotente e a Proposio 1.1.9 mostra que, na verdade, todo

p-grupo

nito nilpotente.

Vimos, no Exemplo 2.2, que

S3 solvel.

Como o centro de

S3 trivial,

segue imediatamente que este um exemplo de um grupo solvel que

no nilpotente.

Vamos dar agora duas caracterizaes alternativas da nilpotncia. Como no estudo da solubilidade, exploraremos as conexes entre a nilpotncia e certo tipo de comutadores.

3.1.

INTRODUO

25

Para isso, denimos uma nova srie de subgrupos, indutivamente:

1 (G) = G, 2 (G) = G
mente, nos apoiando no conceito de Denotamos 0 (G) = {1}, i (G) como sendo o nico Z (G/i1 (G)) . O subgrupo

i (G) = (i1 (G), G).

Precisaremos ainda de uma outra srie, que denimos tambm indutiva-

centro de um grupo:

te

subgrupo de

1 (G) = Z(G) e denimos indutivamenG tal que i (G)/i1 (G) =

i (G)

chama-se

i-simo centro de G.

Denio 3.1.3 As sequncias de subgrupos


{1} = 0 (G) 1 (G) n (G)

e
G = 1 (G) 2 (G) n (G)

chamam-se a srie central superior e a srie central inferior de G respectivamente.2


Claramente, estas so sries centrais. A razo pela qual so chamadas de superior e inferior car clara a partir dos prximos resultados.

Lema 3.1.4 Seja


{1} = A0 A1 An

uma srie central de G (i.e., uma cadeia de subgrupos normais tal que Ai /Ai1 Z (G/Ai1 ) para todo i). Ento Ai i (G) para todo i.
i. i = 1. Assumimos ento, como hiptese de induo, que Ai i (G). Dados x Ai+1 e g G, como Ai+1 /Ai Z(G/Ai ) temos que x1 g 1 xg Ai i (G). Logo, da denio de i+1 (G) temos que Ai+1 i+1 (G).
Vamos provar nossa armao usando induo em Note que o resultado trivialmente verdadeiro para

Demonstrao.

Lema 3.1.5 Seja


{1} = A0 A1 An = G

uma srie central de G. Ento i (G) Ani+1 , para todo i.


2 As vezes, estas sries so chamadas de srie central ascendente descendente respectivamente, por razes bvias.

e srie central

26

CAPTULO 3.

GRUPOS NILPOTENTES

i = 1 o resultado obviamente verdadeiro. Suponhamos, por induo, que i (G) Ani+1 . Como Ani+1 /Ani est no centro de G/Ani , temos que (Ani+1 , G) Ani . Logo
Se

Demonstrao.

i+1 (G) = (i (G), G) (Ani+1 , G) Ani ,


como queramos demonstrar.

Destes resultados segue imediatamente a seguinte caracterizao dos grupos nilpotentes.

Teorema 3.1.6 Seja G um grupo. So equivalentes:


(i) G nilpotente. (ii) Existe um inteiro positivo m tal que m (G) = G. (iii) Existe um inteiro positivo n tal que n (G) = {1}.
Tambm deve resultar claro, a partir dos lemas acima, que se grupo nilpotente, ento as sries centrais superior e inferior de mesmo comprimento. Este nmero chama-se a

classe de nilpotncia

G um G tm o
de

G.
A srie central inferior foi introduzida por W.B. Fite [5] em conexo com o estudo de

p-grupos,

em 1906, mas sua importncia para o estudo da nil-

potncia s foi reconhecida por P. Hall, no seu artigo fundamental de 1933 [8].

Damos agora uma prova alternativa da nilpotncia dos

p-grupos

nitos.

Proposio 3.1.7 Todo p-grupo nito nilpotente. Demonstrao.


p-grupos,
segue que Sabemos, do Teorema 1.1.7, que o centro de um

p-

Como todos os quocientes de G so tambm i1 (G) i (G) para todo inteiro positivo i. Como G nito, temos que existe um inteiro n tal que n (G) = G, logo G nilpotente. grupo nito no trivial.

Proposio 3.1.8 Produtos diretos nitos de grupos nilpotentes so tambm nilpotentes.

3.1.

INTRODUO

27

Deixamos a demonstrao deste resultado como exerccio. note que, se todo ndice

(Sugesto: para

G = G1 G n i.)

ento

i (G) = i (G1 ) i (Gn )

Agora estamos em condies de mostrar que o centro de um grupo nilpotente razoavelmente grande: ele intercepta todos os subgrupos normais do grupo.

Proposio 3.1.9 Seja Demonstrao.

H = {1} um subgrupo normal de um grupo nilpotente G. Ento H Z(G) = {1}


Como G = n (G) para algum ndice n, existe um i que o menor inteiro positivo tal que H i (G) = {1}. Ento (H i (G), G) H i1 (G) = {1} logo H i (G) H Z(G). ndice

Corolrio 3.1.10 Um subgrupo normal minimal de um grupo nilpotente


est contido no centro.

Uma famlia de exemplos


Lembramos que um elemento um inteiro positivo

nilpotente
forma

n tal que x

se existe um com

x de um anel R diz-se nilpotente se existe = 0. Um ideal J do anel R diz se um ideal n = 0. O ideal J n inteiro positivo n tal quer J

dene-se como o ideal formado por todas as somas nitas de produtos da

xi J, 1 i n, donde J n = 0 se e somente se todos esses produtos so iguais a 0. O menor inteiro positivo n para o qual J n = 0 chama-se o ndice de nilpotncia de R. x1 x2 . . . xn ,
Dado um ideal bilateral nilpotente

J , de ndice n, num anel R.

Denimos

G = 1 + J = {1 + x | x J}.
Observamos inicialmente que este conjunto fechado em relao multiplicao, pois dados

x, y J

temos que onde

(1 + x)(1 + y) = 1 + x + y + xy,
Ainda, se

x + y + xy J.

xJ

temos que

xn = 0

donde:

(1 + x) 1 x + x2 + (1)n1 xn1 = 1,

28

CAPTULO 3.

GRUPOS NILPOTENTES

o que mostra que

1+x

inversvel, e seu inverso

1 x + x2 + (1)n1 xn1 1 + J.
As observaes acima mostram que

de multiplicao induzida por restrio da multiplicao de

G um grupo em relao operao R.


Para isso

Vamos mostrar que o grupo

assim denido nilpotente.

denimos indutivamente uma cadeia de subgrupos da seguinte forma:

G0 = 1 + J, G1 = 1 + J 2 , . . . Gi1 = 1 + J i ,
Note que

G0 = G

e que

Gn1 = 1.

Vamos mostrar que

1 = Gn1 Gn2 G0 = G
uma srie central para De fato, como ideais

G. Gi

um ideal bilateral, segue facilmente que todos os

Ji

so tambm bilaterais e, conseqentemente, que os subgrupos

so normais em

G , 0 i n 1. i, j
tem-se que

Armamos que para todo par de inteiros positivos

(Gi , Gj ) Gi+j .
De fato, dados

x Ji

y Jj

temos que:

(1 + x, 1 + y) = (1 + x)1 (1 + y)1 (1 + x)(1 + y) = ((1 + y)(1 + x))1 (1 + x)(1 + y) = (1 + y + x + yx)1 (1 + x + y + xy)


Denotamos

y + x + yx = u
e

x + y + xy = v .

Ento

(1 u)1 =

1 + u + + un1

(1 + x, 1 + y) = (1 + u + + un1 )(1 v) = 1 + u + + un1 v uv un1 v = 1 + (u v) + u(u v) + + un2 (u v) = 1 + (1 + u + + un2 )(u v).


Como

1+

J i+j

u v = xy yx temos que u v J i+j = Gi+j , como tnhamos armado.

donde

(1 + x)(1 + y)

3.2.

GRUPOS NILPOTENTES FINITOS

29

Note que, em particular, isto implica que

(Gi1 , G) Gi ,

donde

Gi1 Z Gi

G Gi G.

e segue que a srie de subgrupos dada uma srie central para Temos ento que ou igual a

nilpotente e que sua classe de nilpotncia menor

n 1.

Um caso particularmente importante da situao acima o seguinte. Seja

um anel comutativo, com unidade. Denotamos por

Mn (K)
o

o anel

das matrizes (i)

nn

com coecientes em

e denimos se

matrices triangulares superiores de grau n sobre K .


matrizes

T (n, K) = {A = (aij ) Mn (K) | aij = 0

i > j},

anel das

(ii)

J(n, K) = {A = (aij ) Mn (K) | aij = 0 se i > j}, o conjunto das n n que tm zeros na diagonal principal e em toda posio
o

abaixo dessa diagonal. (iii)

angular superior de grau n sobre K .

U T (n, K) = {A = (aij ) T (n, K) | aii = 1},

grupo linear unitri-

muito fcil vericar que J(n, K) um ideal bilateral nilpotente do anel T (n, K), cuja classe de nilpotncia n e que U T (n, K) = 1 + J(n, K), donde U T (n, K) um grupo nilpotente de classe menor ou igual a n 1. Se denotamos por Ei,j a matriz que tem zeros em todas as posies, menos na posio i, j , onde o coeciente igual a 1, tem-se que:

(1 + E1,2 , 1 + E2,3 , . . . , 1 + En1,n ) = 1 + E1,n = 1,


o que mostra que a classe de nilpotncia de Note que este exemplo mostra que

U T (n, K)

precisamente

n 1.

se arbitrria.

existem grupos de nilpotncia de clas-

Esta famlia de grupos pode ser usada para ilustrar outras

situaes interessantes de grupos nilpotentes. Veja o exerccio 6 da seo 3.3.

3.2 Grupos nilpotentes nitos


Nossa inteno nesta seo mostrar que existe, para os grupos nilpotentes nitos, um teorema de estrutura semelhante quele que vale para grupos

30

CAPTULO 3.

GRUPOS NILPOTENTES

abelianos nitos. Para isso, vamos precisar demonstrar inicialmente uma propriedade importante dos grupos nilpotentes, que vale tambm no caso em que o grupo em questo no necessariamente nito.

Proposio 3.2.1 Seja


Ento H NG (H).

H um subgrupo prprio de um grupo nilpotente.

{1} = 0 (G) H n (G) = G, existe um inteiro positivo i tal que i (G) H e i+1 (G) H . Escolhemos um elemento x i+1 (G)\H e um elemento arbitrrio h H . Como (i+1 (G), G) i (G) 1 = hy H , logo temos que existe um elemento y i (G) H tal que xhx 1 H e portanto x N (H), o que mostra que H N (H). xHx G G
Como

Demonstrao.

Denio 3.2.2 Diz-se que um grupo G tem a propriedade do normalizador se todo subgrupo prprio de G est estritamente contido no seu normalizador.
Lembramos que um subgrupo existe uma cadeia de subgrupos:

de um grupo

diz-se

subnormal

se

H = H0 H1 Hn = G
tal que

Hi1 Hi , 1 i n.

Como consequncia da proposio acima temos o seguinte.

Corolrio 3.2.3 Seja


de G subnormal.

G um grupo nilpotente nito. Ento, todo subgrupo

H um subgrupo de G. Denimos H0 = H e, indutivamente, Hn = NG (Hn1 ). Da proposio anterior segue que se Hn1 = G ento |Hn1 | < |Hn |. Como G nito, deve existir um ndice n tal que Hn = G.
Seja Estamos agora em condies de dar um teorema de caracterizao dos grupos nilpotentes nitos.

Demonstrao.

Teorema 3.2.4 Seja G um grupo nito. Ento, as seguintes condies so


equivalentes.

3.2.

GRUPOS NILPOTENTES FINITOS

31

(i) G nilpotente. (ii) G tem a propriedade do normalizador. (iii) Todo subgrupo de Sylow de G normal em G. (iv) G o produto direto dos seus subgrupos de Sylow. (v) Todo subgrupo de G subnormal. (vi) Todo subgrupo maximal de G normal.

Demonstrao.
(iv) (i).

Vamos provar inicialmente que

(i) (ii) (iii)

O fato de que

(i) (ii)

foi provado na Proposio 3.2.1.

NG (P ).
mostra

(ii) (iii) Seja P um p-subgrupo de Sylow de G e seja H = H = G ento (ii) implica que H NG (H), mas o Corolrio 1.1.15 que H = NG (H), logo deve ser H = G, donde P G.
Se

(iii) (iv)

Se cada subgrupo de Sylow normal, segue imedia-

tamente que o seu produto direto e igual a

(verique!).

(iv) (i)
Proposio 3.1.8.

Como todo

p-grupo

nilpotente, o resultado segue da

Vamos mostrar agora que Novamente, o fato de que Se vale

(i) (v) (vi) (i). (i) (v)


j foi provado na Proposio 3.2.3.

(v)

maximal, segue imediatamente que ele deve ser normal, de

(v) (vi). Finalmente, para provar que (vi) (i) mostraremos que, se vale (vi), ento todo subgrupo de Sylow de G normal o que, como vimos acima, implica na nilpotncia de G. De fato, seja P um subgrupo de Sylow de G. Se NG (P ) um subgrupo prprio de G, ele deve estar contido num subgrupo maximal H de G que, em virtude da hiptese (vi), normal. Isto signica que NG (H) = G, o que contradiz a Proposio 1.1.14.
modo que, claramente, Note que o teorema acima mostra que se ordem

|G| = pn1 . . . pnt , t 1

denotando por

G um grupo nilpotente S(pi ), 1 i n os pi -subgrupos

de de

32

CAPTULO 3.

GRUPOS NILPOTENTES

Sylow correspondentes, temos que

G = S(p1 ) S(pn ).
Observe que este resultado uma generalizao do Teorema 1.2.2.

3.3 Grupos nilpotentes innitos


Nesta seo procuraremos obter resultados sobre a estrutura dos grupos nilpotentes innitos e estudaremos mais particularmente o caso em que os grupos em questo so nitamente gerados. Tentaremos mostrar que existe um certo paralelo entre estes resultados e aqueles que vimos para o caso dos grupos abelianos.

Proposio 3.3.1 Seja G =

a1 , . . . , ar um grupo nitamente gerado. Ento, o subgrupo i (G) o fecho normal do subgrupo de G gerado por todos os comutadores da forma (b1 , . . . , bi ) com bj {a1 , . . . , ar }, 1 j i; isto , o subgrupo gerado por todos os possveis conjugados desses comutadores.

Demonstrao.

Vamos provar o enunciado por induo em

i.

Nossa

armao obviamente verdadeira se como hiptese de induo, que

i = 1,

de modo que vamos assumir,

i (G)

o subgrupo

i (G) = (b1 , . . . , bi )g | bj {a1 , . . . , ar }, 1 j i, g G .


Ento, consideramos

H = (b1 , . . . , bi+1 )g | bj {a1 , . . . , ar }, 1 j i + 1, g G .


Claramente quer elemento

H i+1 (G).

Para provar a incluso contrria, tendo em

vista o Lema 2.1.3, ser suciente mostrar que

(i (G), bi+1 ) H ,

para qual-

bi+1 {a1 , . . . , ar }.

Mais uma vez, levando em considerao

o Lema 2.1.3 e a hiptese de induo, suciente provar que

((b1 , . . . , bi )g , bi+1 ) H
para bj {a1 , . . . , ar }, 1 j i + 1 e g G arbitrrio. (viii) do Lema 2.1.3 implica que suciente provar que Note que a parte

((b1 , . . . , bi )a , bi+1 ) H,
Finalmente, as partes

com

a {a1 , . . . , ar }.

(vii)

(ix)

do mesmo lema mostram que

3.3.

GRUPOS NILPOTENTES INFINITOS

33

((b1 , . . . , bi )a , bi+1 ) = (b1 , . . . , bi , bi+1 )(b1 ,...,bi ,a) (b1 , . . . , bi , a, bi+1 ) = (b1 , . . . , bi , bi+1 )(b1 ,...,bi ,a) (b1 , . . . , bi , a)1 (b1 , . . . , bi , a)bi+1
donde

((b1 , . . . , bi )a , bi+1 ) H

como queramos demonstrar.

Proposio 3.3.2 Seja G = a1 , . . . , ar um grupo nitamente gerado. Ento, para cada ndice i 1, o fator i (G)/i+1 (G) gerado pelo conjunto nito de elementos (b1 , . . . , bi )i+1 (G), onde bj {a1 . . . , ar }.
forma

i (G) so produtos de elementos da bj {a1 , . . . , ar }, 1 j i, g G. Logo, as respectivas classes destes elementos so geradores do quociente i (G)/i+1 (G).
Os elementos de

Demonstrao.
(b1 , . . . , bi )g

com

Como

(b1 , . . . , bi )g = (b1 , . . . , bi )(b1 , . . . , bi )1 g 1 (b1 , . . . , bi )g = (b1 , . . . , bi )(b1 , . . . , bi , g)


e como

(b1 , . . . , bi , g) i+1 (G),


temos que

(b1 , . . . , bi )g i+1 (G) = (b1 , . . . , bi )i+1 (G).


Isto implica o resultado.

Corolrio 3.3.3 Todo subgrupo de um grupo nilpotente nitamente gerado


nitamente gerado.

Demonstrao.
amente gerado

Seja

um subgrupo de um grupo nilpotente nit-

com srie central inferior

G = 1 (G) 2 (G) s (G) = {1}.


Seja

Hi = H i (G), 1 i s.

Ento

H = H1 H2 Hs = {1},
onde

H i (G) Hi = . Hi+1 H i+1 (G)

34

CAPTULO 3.

GRUPOS NILPOTENTES

: Hi /Hi+1 i (G)/i+1 (G) dada por h(H i+1 (G)) hi+1 (G) est bem denida, pois independe do repreNote que a aplicao sentante. Por outro lado, fcil provar que ela injetiva, de modo que isomorfo a um subgrupo de

Hi /Hi+1

i (G)/i+1 (G),

que um grupo abe-

liano nitamente gerado. Logo Corolrio 1.2.10,

Hi /Hi+1

tambm nitamente gerado, pelo

1 i s 1.

Como cada fator da srie

H = H1 H2 Hs = {1},
nitamente gerado, segue que o prprio

nitamente gerado.

Este resultado no verdadeiro em geral. O leitor familiarizado com o conceito de grupo livre encontrar um contra-exemplo no exerccio 11, no nal desta seo.

Lema 3.3.4

(P. Hall [8])

Seja G um grupo nilpotente.

(i) Se a i (G) e b G ento (a, bn ) (a, b)n mod i+2 (G). (ii) Se G gerado por um nmero nito de elementos de ordem nita, ento os fatores i (G)/i+1 (G) so nitos, para todo i 1.
(v) do Lema 2.1.3 que (a, b2 ) = (a, b)(a, b)(a, b, b). Como (a, b, b) = ((a, b), b) e (a, b) i+1 (G) central 2 2 mdulo i+2 (G), temos que (a, b ) (a, b) mod i+2 (G). n n Indutivamente, obtemos tambm que (a, b ) (a, b) mod i+2 (G), o (i)
Segue, da parte que prova o enunciado.

Demonstrao.

(ii) Vamos provar esta armao por induo em i. Suponha G = a1 , . . . , ar , onde cada aj tem ordem nita. Para i = 1 temos que 1 (G)/2 (G) gerado pelas classes aj 2 (G), 1 j r dos geradores de G, que obviamente so de ordem nita. Como 1 (G)/2 (G) abeliano, tambm
que nito. Assim, suponhamos que Seja gerado por elementos da forma

n = o(bi+1 ).

Ento,

i (G)/i+1 (G) nito. O fator i+1 (G)/i+2 (G) (b1 , . . . , bi+1 )i+2 (G) onde bj {a1 , . . . , ar }. da parte (i), temos que

(b1 , . . . , bi+1 )n (b1 , . . . , bn ) 1 (mod i+2 (G)) . i+1


Isto mostra que

i+1 (G)/i+2 (G) um grupo abeliano,

nitamente gera-

do por elementos de ordem nita e, portanto, nito.

Agora estamos em condies de provar que vale, para os grupos nilpotentes, um resultado anlogo ao Teorema 1.2.9 demonstrado para grupos abelianos.

3.3.

GRUPOS NILPOTENTES INFINITOS

35

Teorema 3.3.5 Seja G um grupo nilpotente. Ento, temos que


(i) O conjunto T de elementos de ordem nita de G um subgrupo totalmente invariante. (ii) O quociente G/T sem toro. (iii) Para cada inteiro primo p tal que G contm elementos de ordem p, existe um nico p-subgrupo maximal Tp de T e T o produto direto de todos estes subgrupos.

Demonstrao.
H = x, y

Sejam

x, y

dois elementos de ordem nita em

e seja

. Ento, na srie central inferior

H = 1 (H) 2 (H) n (H) = {1}


todos os fatores so nitos pelo Lema 3.3.4. Logo, mente,

nito e, conseqente-

xy H

um elemento de ordem nita, como queramos demonstrar.

O fato de que clculo imediato.

totalmente invariante e

G/T

sem toro segue de um

Para provar a nossa ltima armao vamos mostrar que o produto de dois

p-elemento, o que implicar que Tp um subgrupo. Assim, sejam a, b G p-elementos. Como vimos acima, a, b nito e, como um subgrupo de G, ele nilpotente. Pelo Teorema 3.2.4 sabemos que a, b o produto direto dos seus subgrupos de Sylow e, como a e b pertencem ambos ao nico p-subgrupo de Sylow de a, b , segue que o seu produto tambm um p-elemento.
novamente um O resto da nossa armao de demonstrao simples, que deixamos como exerccio para o leitor.

p-elementos

A seguir, vamos renar estes resultados para o caso em que

G,

alm

de ser nilpotente, nitamente gerado. Veremos que, nessa hiptese, ser possvel obter bem mais informao sobre a estrutura do grupo. Comeamos com uma observao simples, que uma conseqncia direta de resultados anteriores.

Corolrio 3.3.6 Seja Demonstrao.

G um grupo nilpotente, nitamente gerado. Ento T (G) um grupo nito.


De acordo com o Corolrio 3.3.3,

T (G)

um grupo

nitamente gerado e a parte nestas condies, ele nito.

(ii)

do Lema 3.3.4 mostra diretamente que,

36

CAPTULO 3.

GRUPOS NILPOTENTES

Lema 3.3.7 Seja G um grupo com srie central superior


{1} = 0 (G) 1 (G) n (G) .

Se 1 (G) = (G), o centro de G, sem toro, ento cada fator i+1 (G)/i (G) sem toro.

Demonstrao.
que os fatores

Mais uma vez, faremos induo em

i.

Note que a

armao verdadeira para

1 (G)/0 (G)

por hiptese. Suponhamos ento

1 (G)/0 (G), . . . , i (G)/i1 (G)


so livres de toro.

i+1 (G)/i (G) tambm sem toro. Suponhamos, por absurdo, que existem um elemento x i+1 (G) e um inteiro positivo m m (G). Seja g um elemento arbitrrio de G. Ento (g, x) tais que x i i (G) e, pela parte (iii) do Lema 2.1.3, temos que
Queremos provar que

(g, x)m (g, xm ) 1

mod

i1 (G).

Ento, da hiptese de induo vem que

(g, x) i1 (G), g G,
o que mostra que

x i (G). m = 1 em J provamos que, se x i+1 (G) tal que x i+1 (G)/i (G), ento x = 1, donde i+1 (G)/i (G) sem toro, como armamos.

Corolrio 3.3.8 Se

fatores de sua srie central superior tambm so livres de toro. Mais ainda, se G nitamente gerado ento G admite uma srie central
{1} = G0 G1 Gn = G

G um grupo nilpotente sem toro ento todos os

tal que todos os seus fatores so grupos cclicos innitos.

Demonstrao.
central

A primeira parte da nossa armao segue imediata-

mente do lema acima. Agora, se

nitamente gerado, ento cada fator

i (G)/i1 (G)

nitamente gerado e sem toro; logo, pode ser es-

crito como o produto direto de um nmero nito de grupos cclicos innitos. Segue ento que a srie central superior pode ser renada a uma srie cental ascendente onde cada fator cclico innito.

3.3.

GRUPOS NILPOTENTES INFINITOS

37

Denio 3.3.9 Um grupo


denida em G tal que:

G diz-se

ordenado se existe uma relao

(i) g g para todo elemento g G. (ii) Se g h e h g ento g = h. (iii) Se g h e h k ento g k. (iv) Dados g, h G tem-se que g h ou h g . (v) Dados g, h G tais que g h, para todo a G tem-se que ag ah e ga ha.
As condies ordem, a condio

(i) a (iii) da denio acima dizem que uma relao de (iv) diz que essa ordem total e, nalmente, a condio

(v)

estabelece que a ordem

compatvel, direita e esquerda,


g<h

com a ope-

rao do grupo. Naturalmente, escreveremos mas

para indicar que

gh

g = h.
De

Um exemplo simples de grupo ordenado o grupo cclico innito. fato, seja

y = aj , i j. Se G

G = a . Dados x, y G podemos escrever univocamente x = ai e com i, j nmeros inteiros. Dizemos ento que x y se e somente se
um grupo abeliano livre e nitamente gerado ento, de acordo

com o Teorema 1.2.8, ele da forma Se denotamos por elementos

C C,

onde

denota um

grupo cclico innito e o nmero de fatores diretos igual ao posto de

G.

a1 , . . . an

os geradores destes grupos cclicos, dados dois

x, y G

podemos escrever:

x = at1 atn n 1
Ento, podemos ordenar

y = as1 asn . n 1

y
se

em

G, se i ti < si .

o primeiro ndice para o qual

G lexicogracamente da seguinte forma: dados x = ti = si , ento diz-se que x < y

A prxima proposio exibe mais um exemplo de grupo ordenado.

Proposio 3.3.10 Seja Demonstrao.


central

G um grupo nilpotente, nitamente gerado, sem toro. Ento G pode ser ordenado.
Sabemos, do Corolrio 3.3.8 que

admite uma srie

{1} = G0 G1 Gn = G

38

CAPTULO 3.

GRUPOS NILPOTENTES

tal que todos os seus fatores so grupos cclicos innitos. Como observado

Gi /Gi1 ordenado. g G, como G0 = {1} e Gn = G, deve existir um ndice i tal que g Gi mas g Gi1 . Podemos denir ento uma ordem em G da seguinte forma: dados x = y em G, determinamos primeiro ndices i e j tais que
acima, isto implica que cada um dos fatores Note que, dado um elemento arbitrrio

x Gi \ Gi1
Dizemos ento que

y Gj \ Gji . i = j,
se

x<y

se

i<j

ou, no caso em que

Gi /Gi1 .

facil vericar diretamente que esta uma ordem em

x<y G.

em

Agora, o Corolrio 3.3.6 e a Proposio 3.3.10 permitem obter imediatamente uma verso mais precisa do Teorema 3.3.5 sobre a estrutura de um grupo nilpotente

G,

no caso em que ele nitamente gerado.

Teorema 3.3.11 Seja

G um grupo nilpotente nitamente gerado. Ento T (G) um grupo nito e G/T (G) ordenado.

Finalmente, vamos mostrar que vale um resultado que, de certa forma, dual do anterior; se

nilpotente, nitamente gerado, ento ele contm

um subgrupo caracterstico, sem toro antes vrios lemas tcnicos.

H,

tal que o quociente

G/H

nito

(veja o Teorema 3.3.20). Para isso, mais uma vez precisaremos demonstrar Comeamos exibindo mais uma situao em que subgrupos de grupos nitamente gerados so nitamente gerados.

Proposio 3.3.12 Um subgrupo H de ndice nito de um grupo nitamente gerado G nitamente gerado.

Demonstrao.
H
em

Seja

G = g1 , . . . , g n

, e seja

{1 = h1 , h2 , . . . , hs }

um conjunto completo de representantes de classes laterais esquerda de

i, j , o conjunto gi hj H novamente uma classe lateral esquerda de H em G, portanto existe um ndice j tal que gi hj H = hj H . Note que isto signica que a aplicao j j uma permutao do conjunto {1, . . . , s} e existe um elemento hi,j H tal que gi hj = hj hi,j . Denimos
Para cada par de ndices

G.

K = hi,j | 1 i n, 1 j s .

3.3.

GRUPOS NILPOTENTES INFINITOS

39

Claramente, cada ndice

um subgrupo de

H.

Seja

X = s hj K . j=1

Ento, para

temos que

gi X = s gi hj K = s hj hi,j K = s hj K, j=1 j=1 j=1 hi,j K . Logo X = gi X para cada ndice i, donde X = GX = G. H G = s hj K e, como H disjunto de hj H se j = 1, temos que j=1 H h1 K . Segue imediatamente que H = K , que nitamente gerado.
pois Agora,

Lema 3.3.13 Seja G um grupo nitamente gerado e seja n 1 um inteiro

xo. Ento G contm somente um nmero nito de subgrupos cujo ndice menor o igual a n.

Demonstrao. Seja H um subgrupo de G com (G : H) n e seja {H1 , . . . , Hm } o conjunto de classes laterais direita de H em G. Dado um elemento g H , temos que {H1 g, . . . , Hm g} novamente o conjunto de classes laterais direita de H em G. Denotamos ento Hi g = Hg (i) . A aplicao g g um homomorsmo de grupos de G em Sm e claramente Ker() H . Ento H = 1 (W ) para algum subgrupo W de Sm . Como determinado pelas imagens dos geradores de G, que so em
nmero nito, vemos que existe apenas um nmero nito de aplicaes

: G Sm

e, como

Sm

contm apenas um nmero nito de subgrupos,

segue o resultado.

Denio 3.3.14 Seja X uma classe de grupos. Um grupo G diz-se poli-X


se G contm uma srie subnormal
{1} = G0 G1 Gn = G

tal que cada fator Gi /Gi1 , 1 i n, pertence classe X .


Mostramos na Proposio 2.2.6 que grupos solveis nitos so policclicos (donde isto tambm vale para grupos nilpotentes nitos). Tambm, o Teorema 3.3.5 mostra que se ento

um grupo nilpotente nitamente gerado,

grupo nilpotente nitamente gerado policclico.

G/T (G)

poli-(cclico innito). Segue ento imediatamente que

um

Num dos artigos de uma srie em que investigava grupos solveis noetherianos (i.e., grupos solveis nos quais toda famlia de subgrupos contm um maximal), K.A. Hirsch [11] provou que tais grupos possuem uma srie subnormal em que todos os fatores so cclicos, embora no lhes desse um nome particular. O termo

policclico, mais uma vez, devido a P. Hall [9].

40

CAPTULO 3.

GRUPOS NILPOTENTES

(isto , se G X implica que H X para todo subgrupo H de G), ento a classe dos grupos poli-X tambm fechada para subgrupos.

Lema 3.3.15 Seja X uma classe de grupos. Se X fechada para subgrupos

Demonstrao.

Seja

{1} = G0 G1 Gn = G
uma srie subnormal tal que de

Gi /Gi1 X , 1 i n, e seja H

um subgrupo

G.

Ento

{1} = G0 H
uma srie subnormal para

(G1 H) (Gn H) = H H
e

Gi H Gi1 H
que um subgrupo de que

Gi1 (H Gi ) Gi1
para subgrupos, temos

Gi /Gi1 . Como X fechada (Gi H)/(Gi1 H) X , donde segue a tese.

Vamos precisar do seguinte resultado elementar.

Lema 3.3.16 Sejam


Ento:

H e K subgrupos de ndice nito de um grupo G. (G : H K) (G : H)(G : K).

laterais esquerda de

LH , LK e L os conjuntos de classes H K em G respectivamente. Denimos uma aplicao : L LH LK por x(H K) (xH, xK) e armamos que esta aplicao injetora. De fato, se (xH, xK) = (yH, yK) 1 x H K para algum x, y G, temos que xH = yH e xK = yK donde y e portanto x(H K) = y(H K). A injetividade de implica que |L| |LH ||LK | logo (G : H K) (G : H)(G : K), como armado.
Vamos denotar por

Demonstrao.

H, K

Usando induo segue imediatamente o seguinte resultado.

Lema 3.3.17

(Poincar) A interseo de um nmero nito de subgrupos de ndice nito num grupo G de ndice nito em G.

3.3.

GRUPOS NILPOTENTES INFINITOS

41

O seguinte resultado ser necessrio no decorrer da prova do nosso prximo teorema.

Lema 3.3.18 Seja

N um subgrupo normal de um grupo G tal que G/N nito ou cclico innito. Se N contm um subgrupo caracterstico H , de ndice nito, tal que H poli-(cclico innito), ento G contm um subgrupo normal W que , ele prprio, poli-(cclico innito).

Demonstrao.
K1 = G/H
Se e

Como Se

K2 = N/H .

H car N e N G temos que H G. Sejam G/N fnito, ento o prprio H um subgrupo

nas condies do enunciado.

G/N

cclico innito, ento

K1 K2
donde

G/H N/H

G , N x0
sua classe em

K1 /K2

tambm cclico innito.

Dado um elemento

x0

a classe de

x0

em

x G, K1 /K2 . g

denotaremos por

K1

e por

Como acabamos de provar que este ltimo

grupo cclico innito, segue que existe em particular, temos que

gG

tal que

K1 /K2 = g0

donde,

um elemento de

de ordem innita e que

K1 = K2 , g 0 . Como H

K2 nito. Ainda, como a conjugao por g0 induz um automorsmo de K2 , que deve ser de ordem t nita, segue que existe um inteiro positivo t tal que g0 centraliza K2 . Temos t ento que go um subgrupo central de K1 . t e W = K , g t . Como K Sejam ento W = N, g K1 temos que 2 0 2 W K1 , donde W G. Finalmente, note que W/N g t cclico innito e, como N poli(cclico innito) segue que W tambm o .
de ndice nita em temos que

N,

um subgrupo caracterstico H tal que H = {1} ou poli-(cclico innito) e tal que G/H nito.

Teorema 3.3.19 Seja G um grupo poli-(nito ou cclico). Ento, G contm Demonstrao.

Seja

{1} = G0 G1 Gn = G
uma srie subnormal tal que cada fator mos provar, por induo em caracterstico

Gi /Gi1

nito ou cclico.

Va-

i,

que cada subgrupo

Gi

contm um subgrupo

Hi ,

de ndice nito, que poli-(cclico innito),

1 i n.

42

CAPTULO 3.

GRUPOS NILPOTENTES

O resultado verdadeiro se

i = 1.

De fato, temos que

G1

nito ou

cclico innito. No primeiro caso, tomamos

H = {1} e, no segundo, tomamos Hi


existe em

H = G1 .
Assim, vamos assumir, por induo, que um tal subgrupo

Gi .
que

Do lema anterior, sabemos que existe

Gi+1 ,

de ndice nito e tal

poli-(cclico innito).

Por outro lado, como claro que

Gi+1

nitamente gerado, o Lema 3.3.13 nos diz que existe apenas um nmero nito de subgrupos de Seja

Gi+1

cujo ndice igual a

Hi+1

a interseo de todos estes subgrupos. Ento

(Gi+1 : W ). Hi+1

necessa-

riamente caracterstico e segue do Lema 3.3.17 (de Poincar) que ele de ndice nito. Da prpria denio de Lema 3.3.15 mostra que monstrao. Como consequncia imediata, temos o seguinte.

Hi+1

temos que

Hi+1 W

de modo que o

Hi+1

poli-(cclico innito), o que completa a de-

Teorema 3.3.20 Um grupo nilpotente nitamente gerado G contm um subgrupo caracterstico H que sem toro (na verdade, poli-(cclico innito)) e tal que G/H nito.

EXERCCIOS
1. Seja

de

G um grupo nito nilpotente de ordem n. n, G contm um subgrupo de ordem d.


e, indutivamente,

Prove que, para cada divisor

2. Seja

H NG (H) G

um subgrupo de um grupo nito nilpotente

G.

Denimos

N1 =

Ni = NG (Ni1 ).

Prove que existe um inteiro

positivo 3. Seja de

tal que

N k = G. H (G : H) G
um nmero primo.

um grupo nilpotente. Prove que todo subgrupo maximal prprio

normal e que

4. Mostre que, se um grupo tente.

tal que

G/Z(G)

nilpotente, ento

nilpo-

5. Mostre que um grupo nilpotente nito tem uma srie central cujos fatores so de ordem prima. 6. Seja

K um corpo e U T (n, K) n > 1 sobre K . Mostre que:

o grupo linear unitriangular superior de grau

3.3.

GRUPOS NILPOTENTES INFINITOS

43

(i) Se

um corpo innito, de caracterstica prima

um inteiro

positivo tal que

pt > n,

ento

U T (n, K)

um grupo innito, de toro

e todos seus elementos tem ordem divisor de (ii) Se

pt .

de caracterstica

0,

ento

U T (2, K)

um grupo nilpotente, sem

toro. 7. Seja

G um grupo nilpotente innito que nitamente Z(G) contm em elemento de ordem innita. {1} = G0 G1 Gn = G
uma srie central de um grupo cclicos innitos e seja

gerado.

Prove que

8. Seja

n.

Prove que todo

G tal que todos os seus fatores so grupos ui G um elemento tal que Gi /Gi1 = ui , 1 i elemento g G pode-se escrever de modo nico na forma g = ua1 uan , n 1

onde

a1 , . . . an

so inteiros.

Utilize esta representao para provar que um grupo nilpotente, nitamente gerado, sem toro, ordenado. 9. Seja que

G = a, x | a9 = 1, x1 ax = a7 . Determine Z(G), G , T (G) G nilpotente de classe 2. Mostre que no possvel escrever G T (G) G . T (G)

e prove

10. Prove que o conjunto de elementos de ordem nita do

grupo diedral innito

D = x, y | y 2 = 1, xy = x1
no um subgrupo. 11. Seja

F X

um grupo livre com dois geradores

elementos 12. Seja

{a, ab , ab , . . . , ab , . . .}

b.

Prove que o conjunto de

gera um grupo livre.

uma classe de grupos que fechada para imagens homomorfas. Prove

que a classe dos grupos poli-X tambm fechada para imagens homomorfas. 13. Seja

= {p1 , . . . , pn } um conjunto nito de inteiros primos. Um grupo G -livre se para todo elemento g G e todo primo p temos que g p = 1 implica g = 1. Prove que se o centro de um grupo -livre ento os fatores da srie central superior tambm so -livres.
diz-se

44

CAPTULO 3.

GRUPOS NILPOTENTES

Referncias Bibliogrcas
[1] Burnside, W.,

The theory of groups of nite order, 2nd ed., Cambridge

Univ. Press, Cambridge, 1911. [2] Cayley, A., On the theory of groups as depending on the symbolic equation

n = 1, Phil. Mag.,

7 (1854), 40-47.

[3] Chandler, B. e Magnus, W., York, 1982.

The History of Combinatorial Group Theory: a case study in the History of Ideas, Springer-Verlag, New

[4] Dedekind, R., ber Gruppen, deren smtliche Teiler Normalteiler sind.,

Math. Annalen, 48 (1897), .

[5] Fite, W.B., Groups whose orders are powers of a prime,

Math. Soc., 7 (1906), 61-68.

Trans. Amer.

[6] Frobenius, F.G., ber Endliche Gruppen,

Sitzungsberichte d. K. Press. Akad. d. Wissensch. Berlin, (1895), 81-112. The Theory of Groups, MacMillan, New York, 1959.

[7] Hall, M.

[8] Hall, P., A contribution to the theory of groups of prime power order,

Proc. London Math. Soc.. 36 (1933), 29-95. Soc., 4 (1954), 419-436.

[9] Hall, P., Finiteness conditions for soluble groups,

Proc. London Math.

[10] Hall, P.,

The Edmonton notes on nilpotent groups, Queen Mary College Proc. London Math. Soc., 44

Mathematical Notes, 1969. [11] Hirsch, K.A. On innite soluble groups I, (1938), 53-60. [12] Jordan, C.,

Sur le nombre des valeurs des fonctions, Tese, Paris, 1860.


45

46

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

[13] Jordan, C., 1870.

Trait des substitutions et des quations algbriques, Paris, Quarterly J. of Math., 28 (1896), . The Collected
Vol. 1, No 62, Univ. of Illinois, Ur-

[14] Miller, G.A.,

[15] Miller, G.A., History of the theory of groups to 1900,

works of George Abraham Miller,


bana, 1935, pp. 427-467.

[16] Polcino Milies, C. e Sehgal, S.K.,

An Introduction to Group Rings, Math. Z., 37

Kluwer Acad. Publishers, Dordrecht, 2002. [17] Levi, F., ber die Untergruppen der freien Gruppen, (1933), 90-97. [18] Robinson, D.J.S., New York, 1982. [19] Rotman, J.J.,

A course in the Theory of Groups,

Springer-Verlag,

The Theory of Groups: an introduction,

2nd ed., Allyn

and Bacon, Boston, 1973. [20] Scott, W.R., Group Theory, Prentice-Hall, Englewood Cls, N.J., 1964. [21] Sylow, L., Thormes sur les groupes des substitutions,

5 (1872), 584-594.

Math. Annalen,

[22] Weber, H.,

Lehrbuch der Algebra,

2 vols., Vieweg & Sohn, Braun-

schweig II.14, 1894. [23] Wielant, H., Zum Satz von Sylow.

Math. Z., 60 (1954), 407-408.

ndice Remissivo
ao de um grupo, 4 anel das matrizes triangulares superiores, 29 automorsmo interior, 5 Burnside, W., 23 Cauchy, A., 3 Cayley, A., 3 centralizador, 5 centro i-simo, 25 Chandler, B., 1 classe de conjugao, 5 classe de nilpotncia, 26 componente 15 comutador, 15, 18 Lagrange, J.L., 3, 10 elemento de toro, 12 equao das classes, 5 estabilizador, 4 expoente de um grupo, 12 n-simo grupo derivado, 16 fatores, de uma srie, 20 Frobenius, G., 7 G-equivalente, 4 Galois, E., 3, 19 grupo 47 rbita, 4 nmero de classes, 5 nilpotente, elemento, 27 nilpotente, ideal, 27 normalizador, 8 Magnus, W., 1 Miller, G.A., 1

-livre,

43

(nito ou cclico), 41 abeliano, 11 abeliano elementar, 11 abeliano livre, 13 das permutaes, 4 diedral innito, 43 linear unitriangular superior, 29 nilpotente, 24 noetheriano, 39 ordenado, 37 perfeito, 22 poli-X, 39 policclico, 39 sem torco, 13 solvel, 19, 39 13 Hall, M., 1 Hall, P., 18, 39 Hirsch, K.A., 39

p-primria,

comprimento, de um comutador,

48

NDICE REMISSIVO

ordem compatvel com a operao do grupo, 37 ordem lexicogrca, 37 ordem total, 37 p'-elemento, 6, 11 p-elemento, 6, 11 p-grupo, 6 p-subgrupo de Sylow, 7 Poincar, H., 40 ponto xo, 5 posto, 13 propriedade do normalizador, 30 Robinson, D.J.S., 1 Rotman, J.J., 1 Runi, P., 3 srie subnormal, 20 srie central, 24 srie central inferior, 25, 26 srie central superior, 25 srie derivada, 18 Scott, W.R., 1 Sehgal, S.K., 1 sequncia derivada, 16 subgrupo comutador, 15 caracterstico, 17 de toro, 12 derivado, 15 subnormal, 30 totalmente invariante, 18, 19 Sylow, L., 3, 7, 8, 10 Weber, H., 23 Wielant, H., 7

Vous aimerez peut-être aussi