Vous êtes sur la page 1sur 24

ALIMENTAO NAS ESCOLAS A TEMPO INTEIRO DA R.A.M.

DIRECTRIZES ORIENTADORAS

ESTABELECIMENTOS DE EDUCAO PR-ESCOLAR E 1 CICLO DO ENSINO BSICO ENSINO PBLICO, PARTICULAR E COOPERATIVO

(SISTEMAS DE GESTO PRPRIA E CONCESSIONADA)

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

NDICE

1. INTRODUO 2. OBJECTIVOS 3. DIRECTRIZES ORIENTADORAS 4. APLICAO 5. DESAFIOS ALIMENTARES MESA 6. DIVULGAO DAS EMENTAS IMPORTANTE MOTE PARA EDUCAO ALIMENTAR! 7. VARIEDADE ALIMENTAR A CRIANA DEVE EXPLORAR UM NOVO MUNDO DE SABORES! 8. DESAFIOS NA GESTO DA ALIMENTAO EM CONTEXTO ESCOLAR 9. ALIMENTAO EM DIAS FESTIVOS 10. HIGIENE E SEGURANA ALIMENTAR 11. O REFEITRIO ENQUANTO ESPAO EDUCATIVO 12. A EDUCAO ALIMENTAR NUMA PRTICA PEDAGGICA INTEGRADA 13. A ALIMENTAO NO CONTEXTO DOS PROJECTOS EDUCATIVOS 14. CONSIDERAES 15. CONSTITUIO DAS REFEIES 16. ALIMENTAO EM SITUAES ESPECFICAS 17. ALIMENTAO NAS INTERRUPES LECTIVAS REGRESSO S AULAS SEM GORDURINHAS A MAIS!

2 3 4 4 5 11

12 13 14 15 16 17 17 18 19 21 21

Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

1. INTRODUO A alimentao saudvel assume-se cada vez mais como um pilar essencial no contexto da promoo do bem-estar e sade infantis. Destacando-se no mbito das polticas educativas como um elemento determinante para o adequado crescimento e desenvolvimento da criana, a alimentao equilibrada hoje, reconhecidamente, um factor de dimenso global condicionado pela multiplicidade de determinantes que influenciam as escolhas e hbitos alimentares.

a seleco variada de alimentos constituintes dos mais diversos grupos alimentares seleccionados em pores adequadas e combinados de forma harmoniosa, que, em gnese, determinam o equilbrio alimentar/nutricional. Se, por um lado, a globalizao proporcionou um acesso mais facilitado aos alimentos, por outro, os inadequados hbitos alimentares tm contribudo substancialmente para o aumento da prevalncia de obesidade infantil, diabetes e demais patologias cada vez mais frequentes em idade escolar e pr-escolar.

Pelo exposto, o envolvimento e participao activa de todos os agentes envolvidos no processo de educao alimentar da criana (famlia, escola.) revela-se da maior pertinncia, na certeza de que o ambiente, atitudes e comportamentos iro determinar (de forma significativa) a definio do seu padro alimentar.

Pretende-se, por isso, que este documento possa vir a constituir mais um elemento de responsabilizao das famlias enquanto eixos centrais na definio de valores alimentares e, sobretudo, um importante contributo no papel educativo da escola subjacente s competncias comportamentais, atitudes e transmisso de regras alimentares pelos diversos agentes educativos intervenientes nesta rea.

Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

Neste sentido, a Secretaria Regional de Educao e Cultura, atravs da Direco Regional de Educao, apresenta, seguidamente, um conjunto de directrizes e estratgias orientadoras que constituem a base da poltica alimentar educativa a implementar na Regio Autnoma da Madeira ao nvel das Escolas a Tempo Inteiro (Ensino Pblico, Particular e Cooperativo).

com este esprito de misso que se deseja o contributo de todos, na certeza de que a escola constitui um espao privilegiado para a adopo de hbitos alimentares saudveis os quais devero ser ensinados e praticados na sua mais diversa abrangncia e

complementaridade.

2. OBJECTIVOS O presente documento tem como objectivos centrais: Apresentar as directrizes orientadoras (objectivos, fundamentos, estratgias, funcionamento) que determinam a poltica alimentar educativa regional destinada s Escolas a Tempo Inteiro; Fomentar uma estreita articulao entre tcnicos especialistas (Nutricionistas), agentes educativos e encarregados de educao, assegurando os conhecimentos necessrios que permitam acompanhar e salvaguardar a adequao do processo educativo alimentar no contexto da realidade regional e local; Promover um conjunto de competncias que permitam (a todos os agentes educativos) a implementao/participao/acompanhamento in loco de programas educativos alimentares; Fomentar a participao dos diversos agentes educativos no desenvolvimento de estratgias de educao alimentar direccionadas a este pblico-alvo,

Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

designadamente, atravs do desenvolvimento de materiais pedaggicos destinados promoo da educao alimentar, actividades diversas, etc

3. DIRECTRIZES ORIENTADORAS A Direco Regional de Educao estabeleceu um conjunto de directrizes orientadoras que constituem o suporte para a elaborao e consequente implementao deste documento.

Considerando ainda a existncia de 150 milhes de crianas em idade escolar com excesso de peso das quais 45 milhes so obesas (IOTF), e estudos em Portugal que apontam para cerca de 30% de crianas com excesso de peso, (11% das quais obesas), as directrizes orientadoras consubstanciam-se nos seguintes fundamentos: Contribuir, atravs da alimentao, para o adequado crescimento e desenvolvimento da criana, assim como a manuteno de um bom estado de sade; Assegurar o cumprimento de adequadas estratgias de educao alimentar; Contribuir para o envolvimento activo de todos os agentes educativos que directa ou indirectamente possam participar no processo educativo alimentar (professores, educadores; auxiliares de aces educativa, funcionrios de cozinha, etc)

4. APLICAO Para uma correcta e eficaz aplicao deste documento, o diverso conjunto de fundamentos tericos e estratgias enunciadas devero ser cuidadosamente respeitadas por todos os elementos da comunidade escolar abrangidos pelo exposto.

Para o efeito, da mxima importncia que o pblico a que se destina tenha pleno acesso ao documento atravs da melhor divulgao interna (ao nvel dos Estabelecimentos de Educao e Ensino) e externa (junto da comunidade no educativa).

Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

Pretende-se que este seja um documento simples, conciso, rigoroso mas com carcter flexvel e dinmico. Acima de tudo, dever constituir um instrumento preciso, fivel e devidamente adaptado s necessidades e especificidades do sector alimentar em contexto da realidade educativa regional.

5. DESAFIOS ALIMENTARES MESA 5.1. TEMPO DE ACORDAR EM CASA SABOREIA UM DELICIOSO E RICO PEQUENO-ALMOO!

Com o incio de um novo ano escolar, renovam-se expectativas e sonhos. uma nova etapa na vida da criana. Neste novo ritmo, a rotina escolar imprime novos (ou renovados) hbitos. Entre a preparao da mochila e/ou a azfama de cumprir os horrios escolares, o apetite dorme silenciosamente (at a criana ir para a escola sem pequeno-almoo) ou subitamente acordado, por exemplo, com cereais enriquecidos em vitaminas e acares ou sumos, que to rapidamente adoam a disposio dos mais pequenos e enchem a barriga quanto evitam birras incmodas para incio de um novo dia. A publicidade alimentar um forte alicerce que culmina na juno dos ingredientes perfeitos a uma simbiose que resulta, em regra, num pequeno-almoo incompleto e desequilibrado.

A criana dever tomar sempre o pequeno-almoo! A ausncia de pequeno-almoo est fortemente relacionada com o menor rendimento escolar (dfice de ateno e menor capacidade de reaco perante a resoluo de situaes). O pequeno-almoo quebra o jejum nocturno, evitando que a criana se sinta cansada, com sono e sem energia para um novo dia. Os pais devem, por isso, potenciar a melhor gesto do (pouco) tempo da manh, oferecendo criana combinados diversos e alternados, constitudos por um produto lcteo (leite, iogurte), fruta (em pea, sumo natural, frutos secos ou oleaginosos) e po

preferencialmente de mistura ou cereais integrais.


Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)
5

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

responsabilidade dos encarregados de educao assegurar que a criana chega escola com o respectivo aporte desta refeio que lhe ir proporcionar condies ptimas ao seu desempenho escolar. Na eventualidade de o estabelecimento detectar desvios no cumprimento deste pressuposto (ausncia de pequeno-almoo), dever procurar apurar junto dos encarregados de educao que motivos os justificam actuando no sentido de procurar inverter esta situao.

5.2. AS AULAS E BRINCADEIRAS EXIGEM UM REFORO DE ENERGIA VAMOS AO LANCHE!

O lanche fundamental, assumindo particular importncia no contexto escolar pois permite repor os nveis de energia necessrios manuteno de adequada actividade fsica e intelectual. Esta refeio ligeira , em regra, encarada com entusiasmo pelas crianas (em contraste com o pequeno-almoo), na nsia de que uma ou outra guloseima possa satisfazer o seu apetite. Nada mais errado! Esta refeio dever ser constituda por um produto lcteo (preferencialmente no aucarado), po (sempre que possvel escuro e enriquecido com vegetais) e fruta (fresca ou seca), cuja combinao dever ser definida em funo dos horrios das refeies. As Escolas a Tempo Inteiro da RAM devero disponibilizar, por isso, os seguintes constituintes alimentares ao lanche: Leite (simples - branco, sem adio de acar ou aromas) Iogurte (natural ou de aroma) Sandes (queijo; manteiga; enriquecidas com vegetais) Fruta (em pea)

As combinaes alimentares, frequncias de consumo e capitaes (quantidades) encontram-se descritas, para os estabelecimentos do ensino pblico com sistema de gesto directa, no documento Ementas Escolas a Tempo Inteiro (para mais detalhes consultar em www.madeira-edu.pt/drpre).
Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)
6

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

No caso dos estabelecimentos com contratao externa de refeies, estas orientaes devero se reflectir nos cadernos de encargos que regulamentam a prestao do servio pelas empresas concessionrias.

Salienta-se a importncia de incentivar, gradualmente, o consumo de iogurte natural (alternativa preferencial) e das sandes enriquecidas com vegetais. Para tal, as combinaes propostas para as sandes podero, sempre que se justifique e numa fase inicial, ser flexibilizadas adicionando, por exemplo, um legume com boa aceitao reduzindo a quantidade (sem retirar) daquele legume que a criana oferece resistncia. Em prol do melhor sucesso deste processo de educao alimentar, dever ser salvaguardada idntica constituio das sandes para todas as crianas (atravs da variedade dos seus componentes).

5.3. DO REFEITRIO EXALA UM AROMA IRRESISTVEL O ALMOO EST PRONTO A SERVIR!

Transio entre o turno da manh e turno da tarde: hora da refeio principal. As crianas no so culinariamente exigentes, alimentos simples e sem sabores intensos. Simples, verdade, mas h particularidades a no esquecer Para as crianas a escolha criteriosa: identificam bem os alimentos que gostam, recusando aqueles que lhes oferecem estranheza ou que, simplesmente, no apreciam. Se a textura no ficou no ponto habitual, poder ser razo suficiente para recusarem a refeio. Nem sempre fcil. No entanto, a escola e a famlia devem ser exemplares, nunca substituindo os alimentos em causa por outros menos saudveis.

Sem ceder a caprichos e com muita pacincia, preciso dar tempo criana para aceitar o alimento, dialogando calmamente e pedagogicamente com ela sobre a importncia da alimentao para a sade, levando-a a experimentar o mesmo alimento diversas vezes
Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)
7

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

(diferentes combinaes que resultem em sabores e texturas distintas) o que ir resultar, na maioria dos casos, numa gradual aceitao da alimentao diversificada. O adulto jamais dever obrigar a criana a comer e dever respeitar, sempre, o seu apetite. As recusas alimentares, quando existentes, devem ser acompanhadas por todos (escola e famlia) no sentido de reduzir o impacto alimentar que possa resultar em refeies montonas e pouco variadas com consequentes efeitos no desenvolvimento e crescimento da criana.

A criana no dever ser tutor de deciso sobre as suas escolhas alimentares. Esta responsabilidade dever ser exercida pelos adultos, evitando ceder, deste modo, curta lista de preferncias alimentares das crianas e no comprometendo o papel educador que ao adulto compete. Evitar questes como O que queres comer? um princpio fundamental O adulto dever estimular um ambiente saudvel mesa, privilegiando o dilogo e evitando atitudes repressivas. neste contexto de aprendizagem que o comportamento alimentar da criana evolui positivamente no sentido de uma aceitao cada vez mais abrangente de alimentos.

O almoo disponibilizado nos Estabelecimentos de Educao Pr-Escolar e 1 Ciclo do Ensino Bsico da R.A.M. dever ser constitudo diariamente pela tipologia de refeio completa, ou seja, sopa + prato + fruta + gua. Em situaes pontuais, poder ser facultada a refeio ligeira que dever respeitar a seguinte constituio: sopa (substancial) + po + fruta ou prato + fruta. Este ltimo caso (refeio ligeira) apenas se poder verificar (no caso dos estabelecimentos do ensino pblico) aps autorizao da DRPRE, devendo respeitar as condies (frequncia; durao) expressas por esta entidade.

Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

SOPA

A sopa um importante legado cultural e gastronmico. O seu consumo associa-se a benefcios funcionais com repercusses imediatas e a longo prazo na sade. A sopa favorece a digesto e caracteriza-se pela composio em alimentos ricos nutricionalmente. Pela riqueza nutricional, deve ser promovida nas escolas e ser muito variada nos seus ingredientes e consistncia constituindo-se como um hbito fundamental numa alimentao saudvel. A sopa no tem necessariamente que conter, no mesmo dia, uma infinidade de legumes para aumentar o seu valor nutricional. Este um erro comum que leva muitas crianas e adultos, a preteri-la! Deve ser saborosa e variada ao longo dos dias. A sopa dever ser constituda por: Hortcolas (legumes ou hortalias). Cereais e derivados ex. Trigo, cevadinha e/ou leguminosas secas ex. Feijo, gro, ervilhas, lentilhas, favas e/ou tubrculos ex. Batata, batata-doce. Sempre que se opta por colocar na mesma sopa leguminosas secas, tubrculos e cereais/seus derivados, quantidade de cada dever ser reduzida. Azeite.

PRATO

Dever ser constitudo por: Carnes ex. Frango, peru, coelho, borrego, cabrito, porco, vaca ou pescado ex. Espada, vermelho, pescada, bacalhau, dourada, pargo, abrtea, solha, maruca, garoupa, etc ou ovo. importante eliminar as gorduras visveis da carne. Cereais e seus derivados e/ou leguminosas secas e/ou tubrculos. Os

acompanhamentos no se devero repetir na semana e, sobretudo, em dias seguidos.

Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

Se a refeio, quer seja prato ou sopa, for enriquecida com leguminosas secas, a quantidade de carne dever ser reduzida. Legumes e/ou hortalias. O prato dever ser, obrigatoriamente, enriquecido com produtos hortcolas cozidos e/ou crus, adequados ementa, confeccionados parte ou misturados com os cozinhados, como por exemplo: massa com legumes estufados

com peixe ou carne; farinha de milho cozida com vrios legumes servida com peixe.
Utilizar uma grande variedade de produtos hortcolas (folhas, ramas, razes, talos, legumes) e leguminosas frescas quer no prato quer na sopa. Evitar repetir produtos hortcolas sobretudo em dias seguidos. Os produtos hortcolas

apresentam variadssimas cores o que constitui um atractivo para a sua utilizao na alimentao das crianas e jovens.

SOBREMESA Fruta.

BEBIDA gua.

5.4. A ESCOLA DEVE SER UM EXEMPLO EM CULINRIA SAUDVEL!

No ambiente escolar a adeso das crianas alimentao est fortemente condicionada pelas opes culinrias. So estas que determinam, em grande medida, o sabor, textura e aroma dos alimentos. Torna-se, por isso, da mxima importncia potenciar a melhor utilizao das tcnicas culinrias, maximizando o aproveitamento nutricional dos alimentos e a alternncia de sabor que to fortemente determina a aceitao alimentar.

Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)

10

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

E porque as escolas tm que ser um exemplo pedaggico tambm na alimentao, os fritos devem ser retirados optando, em alternativa, pela preparao no forno que resulta em comida mais saudvel e igualmente saborosa (ex: omeleta no forno ou filete de espada assada no forno)! Em acrscimo, sugere-se a opo preferencial e alternada pelos cozidos, estufados (com tudo em cru), grelhados e assados saudveis, ou seja, no forno sem/ou com pouca gordura, aplicveis em funo dos recursos materiais disponveis.

Para a confeco, o azeite, preferencialmente extra-virgem, a gordura de eleio! A confeco dos alimentos a temperaturas adequadas fundamental, assim como retirar as gorduras visveis. Resta romper com a monotonia e procurar o efeito surpresa atravs de uma apresentao que maravilhe as crianas!

6. DIVULGAO DAS EMENTAS IMPORTANTE MOTE PARA EDUCAO ALIMENTAR!

A adequada divulgao das ementas um importante motivo de interesse que dever despertar o apetite de midos e grados! Assim, o aspecto grfico dever ser trabalhado no sentido de que esta se torne visualmente atractiva para as crianas. A ementa dever estar afixada em local bem visvel, prximo entrada do estabelecimento e refeitrio (em rea acessvel aos encarregados de educao).

Para que os encarregados de educao tenham acesso na ntegra composio de todas as refeies disponibilizadas na escola, importante que as ementas incluam a descrio precisa e integral dos lanches e almoo dirios com meno data em vigor. Os encarregados de educao devero procurar conhecer, com antecedncia, a ementa semanal, de modo a poderem programar as refeies da noite, privilegiando alimentos distintos daqueles disponibilizados criana na escola.

Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)

11

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

A designao das ementas dever ser clara, objectiva e completa. As denominaes criativas e sugestivas adaptadas s crianas ou at mencionadas por elas, podem e devem ser utilizadas como estratgia de educao alimentar no devero, no entanto, constar do documento afixado. Seguem-se algumas sugestes: Creme do Noddy, Frango Pantera

cor-de-rosa, Arroz de lulas arco-ris.

7. VARIEDADE ALIMENTAR A CRIANA DEVE EXPLORAR UM NOVO MUNDO DE SABORES!

O contacto com uma gama diversificada de produtos alimentares estimula, desde logo, o gosto pela variedade e equilbrio nutricional, reflectindo-se como um precioso auxiliar na aprendizagem alimentar. As crianas, mais receptivas diversidade e novidade alimentar do que os adultos, aprendem, deste modo, a no rejeitar os alimentos.

Sendo a variedade na alimentao a principal forma de garantir as necessidades do organismo em nutrimentos e de evitar o excesso de ingesto de eventuais substncias com risco para a sade (por vezes presentes em alguns alimentos), dever-se-, desde logo e no espao escolar, incentivar o consumo de cereais no refinados, farinhas integrais, po pouco refinado e com pouco sal (tipo integral ou de mistura), leguminosas frescas e secas, produtos hortcolas e fruta fresca.

Para o efeito, porque no privilegiar os produtos alimentares da poca, to tpicos nas diferentes estaes do ano?! Permitem diversificar a alimentao, dando-lhe um refrescante sabor e aroma e contribuindo, de forma decisiva, para o melhor equilbrio alimentar/nutricional da criana. De igual modo, a pouca acessibilidade (disponibilidade e preo) de determinados alimentos, sob a forma fresca em certas pocas do ano, no dever constituir impedimento alimentao variada da criana. Nestas situaes, poder-se-

Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)

12

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

privilegiar outros alimentos ou optar pela opo ultracongelados em que, cumpridas as condies de conservao, os alimentos garantem idntico equilbrio nutricional.

8. DESAFIOS NA GESTO DA ALIMENTAO EM CONTEXTO ESCOLAR

A reduo de desperdcios na cantina , ainda hoje, um desafio dirio para a escola e para as entidades responsveis pelo fornecimento da alimentao. Vrios so os factores que condicionam o apetite da criana e que determinam, em ltima anlise, uma equilibrada gesto do fornecimento dirio de refeies escolares.

Nesta aventura logstica, pequenos gestos nos estabelecimentos, como sejam no encher o prato de comida e permitir que as crianas possam ser servidas uma segunda vez (se o desejarem), podem fazer toda a diferena. De forma ldica e, em funo do apetite, as crianas podero ser alertadas para a escolha da quantidade de sopa/prato. Em funo da idade das crianas, a funcionria dever servir quantidades distintas de comida aos diferentes alunos (serve-se mais quantidade aos maiores), evitando, deste modo, grandes desperdcios frequentes em algumas escolas.

De igual modo, extremamente importante no exceder as quantidades recomendveis de carne e peixe. Neste sentido, a quantidade dever ser gradualmente incrementada na transio da Pr-Escolar para o 1 Ciclo do Ensino Bsico. Por outro lado, e numa lgica integral de alimentao saudvel, os estabelecimentos devero, para alm de fornecer refeies de qualidade, complementar em paralelo a funo pedaggica na alimentao.

Deste modo, torna-se crucial que todos os responsveis pelo acompanhamento das refeies sensibilizem os alunos para o consumo dos alimentos que, por vezes, as crianas dispensam, nomeadamente a sopa e os legumes.

Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)

13

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

Para incentivar o consumo destes e de outros alimentos, a escola dever desmistificar a sua averso, promovendo o seu consumo atravs da divulgao de informao sobre os seus benefcios, desenvolvendo, em paralelo, actividades ldicas e didcticas, assim como inovar a apresentao destes constituintes no prato e mesmo na sopa, conjugando diferentes cores e apresentaes atractivas e criativas. A criana no ir por certo resistir!

9. ALIMENTAO EM DIAS FESTIVOS

Em dias de festa, a alimentao pode ser diferente, saborosa e equilibrada, valorizando a fruta e vegetais, por exemplo atravs da disponibilidade de bolos ou sumos de fruta e/ou vegetais, contribuindo para um divertimento saudvel sem comprometimento dos bons padres alimentares. Encarar as ocasies festivas na permissividade da pontual asneira alimentar da criana algo inadequado e que, cada vez mais, merece a ateno dos especialistas na rea.

Por entre doces, guloseimas, refrigerantes, batatas fritas, bolos altamente calricos e outros produtos amplamente ricos em acar, gordura e sal, as festas, que tambm devem ser uma celebrao alimentar saudvel, invertem o sentido daquele que poderia ter sido um momento de cultura de grupo muito motivante para a consolidao de hbitos alimentares saudveis. A reforar as guloseimas habitualmente presentes nestes eventos, l vem o dia em que, tradicionalmente, se entrega, no final da festa e a cada criana, um saquinho de prendas.mais doces!

tempo de inverter esta tendncia Os estabelecimentos de Educao e Ensino da RAM devero, por isso e no mbito da sua poltica alimentar saudvel, adoptar a seguinte listagem de produtos que podero ser servidos em dias festivos e que podem ser

Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)

14

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

preparados/confeccionados nas escolas (de acordo com os recursos materiais e alimentares disponveis) ou, em casa, pelos encarregados de educao. gua simples ou aromatizada com limo e ch de ervas aromticas; Leite: simples e em batidos com fruta fresca e/ou seca; iogurtes; Sumos naturais de fruta/vegetais; sumos 100% e nctares; Flocos de cereais pouco aucarados (tipo corn-flakes, muesly, flocos de aveia); pipocas no aromatizadas; Fruta fresca e salada de fruta; frutos secos diversos; Po pouco refinado em sandes (enriquecidas com vegetais crus ou pouco cozinhados) com manteiga, fiambre, queijos diversos, ovo cozido; Bolos de leite e croissants (no folhados); Tartes com vegetais e/ou fruta; Bolachas, biscoitos pouco doces; Bolos (caseiros) sem creme, nomeadamente bolos como o de iogurte, de fruta, de cenoura, entre outros vegetais/frutos; Pizzas com vegetais e/ou frutos; Geleia (de origem vegetal) e/ou compota (caseira) de fruta

10. HIGIENE E SEGURANA ALIMENTAR

O cumprimento das recomendaes de higiene alimentar e pessoal reveste-se da maior importncia no respeitante ao fornecimento de refeies escolares, com salvaguarda integral dos pressupostos de segurana alimentar.

No caso dos estabelecimentos com servio de confeco contratado, devero ser cumpridos os protocolos internos estabelecidos pela empresa concessionria. No respeitante aos restantes estabelecimentos (sistema de gesto directa via SREC), remeteAlimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)
15

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

se para o teor do documento Higiene e Segurana Alimentar Linhas Orientadoras disponvel em www.madeira-edu.pt/drpre, que dever ser cumprido em funo das condies e recursos de cada estabelecimento.

Salientamos que a direco do estabelecimento dever acompanhar o regular cumprimento destes pressupostos, assegurando, tambm, que o acesso s reas alimentares est restrito aos funcionrios de cozinha e, sempre que necessrio, ao pessoal devidamente autorizado para o efeito (dever possuir fardamento adequado: bata e touca).

11. O REFEITRIO ENQUANTO ESPAO EDUCATIVO

Para alm dos aspectos alimentares e nutricionais, o refeitrio escolar deve ser um verdadeiro centro de aprendizagem da vida em sociedade, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. O convvio e o efeito grupo constituem um excelente mote para que as crianas aprendam a comer de tudo. Se o/a colega come, ele/a tambm vai comer.

O barulho excessivo (que uma constante nos refeitrios), o controlo da ingesto alimentar das crianas e a quantidade de desperdcios so os principais problemas que necessrio resolver.

Sendo o refeitrio um espao pedaggico e os educadores referncias para as crianas, importante que estes estejam presentes durante as refeies, utilizando algumas actividades educativas activas, participativas e divertidas para estimular a aceitao alimentar assim como reduzir o barulho neste espao.

O refeitrio deve ser um local alegre e atractivo, potenciado pela decorao alimentar dos diferentes espaos e utenslios. Com muita criatividade, o refeitrio poder tornar-se num verdadeiro centro de aprendizagem, agradvel para todos os que o frequentam.
Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)
16

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

12. A EDUCAO ALIMENTAR NUMA PRTICA PEDAGGICA INTEGRADA

A responsabilidade na educao alimentar dever ter como base uma lgica integral que envolva a famlia e a escola. Influenciar positivamente a ingesto das refeies fomentando hbitos alimentares saudveis implica uma consonncia entre aquilo que ensinado na sala de aula e a sua aplicao no refeitrio. Falamos de educao alimentar, educao mesa, socializao e convivncia.

As crianas devem comer sentadas mesa, numa postura cmoda centrando a sua ateno na comida. A superviso de um adulto sobre a ingesto alimentar da criana e a sua progresso na educao alimentar fundamental. Conceber um ambiente alimentar positivo do ponto de vista fsico e afectivo to importante como ingerir uma quantidade adequada de nutrientes. Nestas idades estimular a aprendizagem de condutas motoras relacionadas com a mastigao e a deglutio tambm fundamental.

A educao alimentar participativa importante para desenrolar hbitos alimentares saudveis. Neste sentido, devem-se evitar posturas rgidas desencadeantes de conflitos que a criana exteriorizar, por exemplo, sob a forma de anorexia (falta de apetite), dor abdominal ou nuseas.

importante estabelecer um horrio regular para as refeies e, sempre que possvel, disponibilizar s crianas alimentos novos acompanhados de outros j conhecidos, evitando, deste modo, a resistncia a determinados alimentos que as crianas por vezes dispensam.

13. A ALIMENTAO NO CONTEXTO DOS PROJECTOS EDUCATIVOS

A alimentao integrada no contexto da Educao Pr-Escolar e programas curriculares/ actividades de enriquecimento do currculo do 1 Ciclo fundamental. A abordagem dever
Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)
17

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

ser pedagogicamente assertiva para este nvel de educao e ensino, envolvendo as crianas em projectos educativos que contemplem actividades contnuas e participativas, direccionadas, tambm, para os alimentos que oferecem maior resistncia.

As escolas devem fomentar esta rea no contexto do projecto educativo, sendo que a promoo de hbitos alimentares saudveis deve estar interligada com outras atividades que as crianas gostem, tais como a msica, a dana, o teatro e a utilizao de cartazes, panfletos apelativos ou outros materiais que possibilitam a divulgao de alimentos saudveis.

Ouvir a opinio das crianas e envolv-las na elaborao das refeies, materiais diversos e participao em actividades so estratgias que estimulam o consumo de alimentos saudveis. Da roda dos alimentos higiene e segurana alimentares, a alimentao um mundo por descobrir que a criana ir, por certo, adorar conhecer e explorar!

Sendo que a envolvncia da famlia crucial neste processo, devero ser promovidas, no mbito da alimentao saudvel e em estreita articulao com a SREC, aces de sensibilizao dirigidas aos encarregados de educao. Esta vertente permite

incrementar/potenciar os princpios de uma educao alimentar que se pretende seja convergente no contexto familiar e escolar, aproximando, de igual modo, os encarregados de educao das instituies educativos.

14. CONSIDERAES

A rejeio introduo de um novo alimento no dever ser encarada com ansiedade pelo adulto. muito importante introduzir os novos alimentos com outros que a criana gosta muito, quando est com fome, feliz e descansada. O apetite da criana poder ser diferente de um dia para o outro e a rejeio de determinado alimento no indica que no
Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)
18

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

esteja a gostar da refeio. Assim, prefervel no insistir e aguardar alguns dias at tentar novamente.

importante que a criana tenha recordaes agradveis dos momentos em que decorrem as refeies e dos alimentos que as caracterizam. Os intervalos entre refeies devero ser respeitados, sendo da maior relevncia no disponibilizar criana alimentos entre as refeies e evitar longos perodos de jejum (dado que contribuem para um menor desempenho escolar).

O intervalo entre as refeies dever ser de aproximadamente 3 horas distribudas da melhor forma pelas diferentes valncias/turnos (Pr-Escolar; Curricular e ExtraCurricular). Ex.: 10:00h/10:30h Merenda da manh 13:00h/13:30h Almoo 16:00h/16:30h Merenda da tarde

As crianas em idade escolar so, em regra, extremamente activas eliminando lquidos com facilidade. Por essa razo, e independentemente do lanche disponibilizado, a comunidade educativa deve incentivar o consumo de gua durante o horrio escolar.

15. CONSTITUIO DAS REFEIES

Os estabelecimentos do ensino pblico devero seguir as recomendaes expressas pela Direco Regional de Planeamento e Recursos Educativos (DRPRE). Por tal, entende-se o cumprimento da tipologia e constituio das refeies, designadamente no respeitante lista de alimentos autorizados, frequncia de consumo e quantidades.

Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)

19

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

As recomendaes presentes nestas directrizes orientadoras devero ter sempre em considerao as orientaes emanadas da DRPRE, designadamente no que concerne disponibilidade de recursos alimentares e materiais.

No que se refere aos estabelecimentos do ensino particular recomenda-se o cumprimento das seguintes orientaes alimentares:

- Reduzir o consumo de alimentos sem interesse nutricional em cuja composio se destaca o elevado teor de acar (sobretudo adicionados e de absoro rpida), gorduras (sobretudo saturadas e/ou de adio), sdio, corantes, conservantes e/ou edulcorantes. Destacam-se os doces e refrigerantes, margarinas, manteiga, carne vermelha, bolachas, bolos, gelados, chocolates, fritos (rissis, croquetes, folhados, panados), entre outros.

- Substituir o sal por ervas aromticas e retirar alimentos salgados como batatas fritas e produtos pr-confeccionados.

- Os mariscos, bem como alguns peixes (atum, cavala) podem desencadear mais facilmente reaces alrgicas pelo que devero ser introduzidos mais tarde.

- No devero ser utilizados produtos pr-confeccionados tipo rissis, croquetes e outros. Os leos de girassol, soja e mistura podero ser utilizados como temperos.

- Proibir a utilizao de caldos e sopas concentrados, molhos, corantes, bicarbonato de sdio e outros produtos carregados em aditivos. Dever ser privilegiada a utilizao de ervas aromticas na confeco das ementas.

Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)

20

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

- As merendas devero ser variadas, promovendo, principalmente, o queijo em detrimento do fiambre.

16. ALIMENTAO EM SITUAES ESPECFICAS

As condies de fornecimento da alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM pressupe que a ementa disponibilizada seja idntica (tipo, constituio) para todas as crianas, de acordo e em exclusividade com aquilo que a escola fornece. Assim, no se considera aceitvel a disponibilizao de refeies distintas para alm daquelas confeccionadas pela escola.

De igual modo e, para no condicionar o processo de aprendizagem, no devero ser includos outros alimentos na refeio para alm dos fornecidos pela escola. Excepcionamse situaes especficas justificadas por razes clnicas e/ou religiosas, em que, mediante declarao mdica ou do encarregado de educao, a alimentao dever ser adequada ao efeito. Neste caso, e sempre que vivel, o estabelecimento poder adequar as recomendaes indicadas ementa diria ou, em alternativa, o encarregado de educao dever assumir a responsabilidade de trazer, de casa, a refeio para a criana.
17. ALIMENTAO NAS INTERRUPES LECTIVAS REGRESSO S AULAS SEM

GORDURINHAS A MAIS!

No seria possvel concluir as presentes directrizes sem reflectir um pouco sobre aqueles quilinhos a mais que as crianas habitualmente reflectem aps as frias... Maus hbitos alimentares e elevado sedentarismo, resultante de inmeras horas frente da televiso ou do computador, so alguns dos possveis contributos para esta situao. Para que o trabalho da escola se faa acompanhar em casa nestes perodos, seguem-se algumas dicas que importa reforar:
Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)
21

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

- Sempre que possvel, leve a criana para espaos livres e deixe-a correr, saltar e brincar ( tempo de se divertirem) no esquecendo de oferecer sempre muita gua;

- Nas sadas, opte por levar numa lancheira trmica, fruta (inteira ou sob a forma de salada), iogurte e/ou sandes. Para alm de saboroso e nutritivo, retira o apetite para guloseimas;

- Sempre que optar por oferecer um doce criana, opte pelos doces caseiros, base de fruta e/ou vegetais e/ou leite, pobres em gorduras e/ou acares. Evite dar doces e fritos s crianas. Gomas, chupas, chicletes, batatas fritas, etc so produtos base de acar e/ou gordura sem interesse nutricional;

- Em alternativa aos gelados, pode sempre optar por congelar iogurtes, ficam parecidos aos gelados e igualmente saborosos;

- Em casa, estabelea horrios regulares para as refeies, no oferecendo, no intervalo destas, petiscos e guloseimas que iro condicionar o apetite para a refeio seguinte;

- Nas refeies principais inclua, sempre que possvel, sopa de legumes, no prato uma poro de carne, peixe ou ovo e legumes (crus ou cozinhados). Se a criana torcer o nariz aos legumes, poder sempre optar por mistur-los em pedacinhos com o acompanhamento. No esquea as leguminosas (feijo, ervilhas, gro, etc) e complemente a refeio com fruta e gua.

- As actividades promovidas pelas entidades e instituies locais (ex: Cmaras Municipais) so um excelente meio para integrar e promover a actividade fsica das

Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)

22

Secretaria Regional de Educao e Cultura Direco Regional de Educao (R.A.M.)

crianas nestes perodos. Aproveite e participe nas actividades com o seu filho! Afinal, este o melhor exemplo!

FAA DA EDUCAO ALIMENTAR UM EXEMPLO POSITIVO NA ESCOLA E EM CASA!

Alimentao nas Escolas a Tempo Inteiro da RAM Directrizes Orientadoras (2009/2010)

23

Vous aimerez peut-être aussi