Vous êtes sur la page 1sur 22

ESTG - Funes do Microsoft Excel

FUNES DO EXCEL
1 - FUNES DE BASES DE DADOS DAVERAGE(database,nome do campo,critrio) - Devolve a mdia dos nmeros do nome do campo, mas apenas dos registos que satisfaam o critrio. DCOUNT(database,nome do campo,critrio) - Contagem das clulas numricas, relativas ao nome do campo que satisfaam o critrio fornecido. DCOUNTA(database,nome do campo,critrio) - Contagem das clulas relativas ao nome do campo, que satisfaam o critrio fornecido. DGET(database,campo,critrio) - Extrai o contedo do campo, de um nico registo da base de dados, que satizfaa o critrio. DMAX(database,nome do campo,critrio) - Devolve o maior dos nmeros do nome do campo, que satisfaa o critrio. DMIN(database,nome do campo,critrio) - Devolve o menor dos nmeros do nome do campo, que satisfaa o critrio. DPRODUCT(database,nome do campo,critrio) - Devolve o produto dos nmeros do nome do campo que satisfaam o critrio. DSTDEV(database,nome do campo,critrio) - Calcula o desvio padro dos nmeros relativos ao nome do campo (com base num total), satisfazendo o critrio fornecido. DSTDEVP(database,nome do campo,critrio) - Calcula o desvio padro dos nmeros relativos ao nome do campo, que satisfaam o critrio fornecido. DSUM(database,nome do campo,critrio) - Devolve o somatrio dos nmerosdo nome do campo que satisfaam o critrio. DVAR(database,nome do campo,critrio) - Varincia da amostra de uma populao, com base num modelo, utilizando nmeros do nome, do campo dos registos, que satisfaam o critrio. DVARP(database,nome do campo,critrio) - Varincia da amostra de uma populao, com base no total da mesma, utilizando nmeros do nome do campo nos registos que satisfaam o critrio.

2 - FUNES DE DATA E HORA DATE(ano,ms,dia) - Indica o nmero srie da data indicada DATEVALUE(string de data) - Indica o nmero srie da data indicada pela string. DAY(nmero srie) - Indica o dia referente ao nmero srie DAYS36O(data incio,data fim) - Devolve o n de dias entre as duas datas. HOUR(nmero srie) - Indica a hora referente ao nmero srie. MINUTE(nmero srie) -Indica os minutos referentes ao nmero srie
Pg. 1

ESTG - Funes do Microsoft Excel

MONTH(nmero srie) - Indica o ms referente ao nmero srie. NOW( ) - Nmero srie que representa a data e hora actual. SECOND(nmero srie) - Indica os segundos referentes ao nmero srie. TIME(Hora,minuto,segundo) - Indica o nmero srie da hora indicada. TIMEVALUE(string de hora) - Indica o nmero srie da hora indicada pela string. TODAY( ) - Nmero srie que representa a data actual. WEEKDAY(nmero srie) - indica o dia da semana referente ao nmero srie, (o dia da semana indicado atravs de um digito de 1 a 7). YEAR(nmero srie) - indica o ano referente ao nmero srie.

3 - FUNES INFORMATIVAS ADRESS(N de linha,n de coluna,[ABS_n],[A1],[nome da folha]) - Utilizada para criar um endereo (referncia) baseado no contedo da clula. AREAS(referncia) - Nmero de superfcies em referncia CELL(tipo,[referncia]) - Informao relativa formatao, localizao ou contedo da clula superior esquerda de referncia. COLUMN([refcrncial) - Nmero da coluna em referncia COLUMNS(matriz) - Nmero da coluna em matriz INDIRECT(texto de refcrncia,valor lgico) - Referncia apresentada pelo valor do texto citado. INFO(tipo_n) - Retorna informao acerca do sistema operativo. ISBLANK(valor) - Verdadeiro se o valor for uma clula em branco. ISERR(valor) - Verdadeiro se o valor for qualquer erro excepto #N/A ISERROR(valor) -Verdadeiro se o valor for qualquer erro. ISLOGICAL(valor) -Verdadeiro se o valor um valor lgico. ISNA(valor) - Verdadeiro se o valor for o erro #N/A. ISNONTEXT(valor) - Vcrdadeiro se o valor no for texto. ISNUMBER(valor) - Verdadeiro se o valor for numrico. ISREF(valor) - Verdadeiro se o valor for uma referncia de outra clula. ISTEXT(valor) - Verdadeiro se valor for texto.
Pg. 2

ESTG - Funes do Microsoft Excel

N(valor) - Converte o valor em valor numrico. NA( ) - Atribui o erro #N/A respectiva clula. OFFSET(referencia,linha,coluna,[altura],[largura]) ROW([referncia]) - Retoma onmero de linhas em referncia. ROWS(matriz) - Nmero de linhas em matriz. T(valor) - Valor convertido em texto. TYPE(valor) - Retorna um valor inteiro correspondente ao tipo data do valor introduzido.

4 - FUNES MATRICIAIS MDETERM(matriz) - Determinante da matriz. MINVERS(matriz) - Matriz inversa da matriz indicada. MMULT(matrizl,matriz2) - Matriz produto de matriz-l por matriz-2. SUMPRODUCT(matriz l,matriz2, ... ) - Devolve uma matriz que o resultado da multiplicao e posterior soma, dos valores homlogos das duas matrizes. TRANSPOSE(matriz) - Transposta da matriz.

5 - FUNES DE PESQUISA CHOOSE(lndice,valorl,[valor2], ... ) - Selecciona um item entre vrios valores. HLOOKUP(valor,tabela,deslocamento) - Pesquisa horizontalmente o valor na tabela, tendo posteriormente um deslocamento vertical. INDEX(matriz nmero de linha,nmero de coluna) - Referncia da matriz determinada pela interseco de linha e coluna. INDEX(ref,nmero de linha,nmero de coluna,nmero da rea) - referncia do parametro ref indicado pela interseco dos valores de linha, coluna e rea. LOOKUP(valor tabela,matriz) - Pesquisa horizontal e verticalmente o valor indicado, na tabela. MATCH(valor,vector de comparao,[tipo]) - Retoma a posio da clula que contem o valor de pesquisa. VLOOKUP(valor,tabela,deslocamento) - Pesquisa verticalmente o valor na tabela, tendo posteriormente um deslocamento horizontal.

6 - FUNES DE TEXTO

Pg. 3

ESTG - Funes do Microsoft Excel

CHAR(nmero) - Caracter ASCII correspondente ao nmero. CLEAN(texto) - Remove todos os caracteres do texto que no podem ser impressos. CODE(texto) - Cdigo ASCII correspondente ao texto. DOLLAR(nmero,[casas decimais]) - Arredonda o nmero e converte-o para texto no formato actual. EXACT(textol,texto2)- Verdadeiro se textol e texto2 forem exactamente iguais, caso contrrio Falso. FIND(texto-a-pesquisar,texto,n de partida) - Pesquisa o parametro indicado (texto-a-pesquisar) no texto global. FIXED(nmero,[casas decimais]) - Arredonda o nmero e converte-o em texto. LEFT(texto,[n de caracteres]) - Extra os primeiros n caracteres de texto. LEN(texto) - N de caracteres do texto. LOWER(texto) - Converte texto em minsculas. MID(texto,pos-partida,n de caracteres)-Extra o n de caracteres a partir da pos-partida no texto. PROPER(texto) - Converte para maisculas a primeira letra de cada palavra do texto. REPLACE(texto-ant,incio,n de caracteres,novo-texto) - Substitui o n de caracteres no texto-ant, por novo-texto. REPT(texto,n vezes) - Repete o texto n vezes. RIGHT(texto,[nde caracteres]) - Extra os ultimos n caracteres do texto. SEARCH([texto],texto a pesquisar,[pos-inicio]) esquisa uma string em texto a pesquisar a partir da pos-inicio. SUBSTITUTE(texto,texto-ant,novo-texto,[n-vezes]) - Substitui em texto o texto-anterior pelo novotexto,o n de vezes especificado. TEXT(valor,formato-texto) - Converte o valor em texto usando o formato-texto. TRIM(texto) - Remove espaos em texto. UPPER(texto) - Converte texto em maisculas. VALUE(texto) - Converte texto num nmero.

7 - FUNES TRIGONOMETRICAS ACOS(nmero) - Retoma o arco cujo coseno x (nmero). ACOSH(nmero) - Retorna o arco cujo coseno hiperblico x (nmero).

Pg. 4

ESTG - Funes do Microsoft Excel

ASIN(nmero) - Retoma o arco cujo seno x (nmero). ASINH(nmero) - Retoma o arco cujo seno hiperblico x (nmero). ATAN(nmero) - Retoma o arco cuja tangente x (nmero). ATAN2(x_nmero,y-nmero) - Retoma o arco tangente das coordenadas x e y. ATANH(nmero) - Retorna o arco cuja tangente hiperblica x (nmero). COS(nmero)-Coseno do nmero. COSH(nmero) - Coseno hiperblico do nmero. SIN(nmero) - Seno do nmero SINH(nmero) - Seno hiperblico do nmero. TAN(nmero) - Tangente do nmero. TANH(nmero) - Tangente hiperblica do nmero.

8 - FUNES DE LGICA AND(lgico1; [lgico2]; ...) - Devolve TRUE se todos os argumentos forem verdadeiros FALSE( ) - Devolve o valor lgico falso IF(teste_lgico; valor_se_verdadeiro; valor_se_falso) - Especifica um teste lgico a ser executado ou seja se teste_lgico for verdadeiro executa valor_se_verdadeiro, seno executa valor_se_falso. NOT(lgico) - Inverte a lgica do argumento OR( lgico1; [lgico2]; ...) - Devolve TRUE se qualquer argumento for verdadeiro TRUE( ) - Devolve o valor lgico verdadeiro

9 - FUNES DE ESTATSTICA AVERAGE(nm1; [nm2]; ...) - Devolve a mdia aritmtica dos argumentos. COUNT(valor1; [valor2]; ...) - Calcula quantos nmeros existem na lista de argumentos ou seja efectua a contagem do n de clulas preenchidas com valores numricos. COUNTA(valor1; [valor2]; ...) - Calcula o nmero de valores no vazios na lista de argumentos. GEOMEAN(nm1; [nm2]; ...) - Devolve a mdia geomtrica de uma matriz ou de um intervalo de dados positivos. MAX(nm1; [nm2]; ...) - Devolve o valor mximo de uma lista de argumentos.

Pg. 5

ESTG - Funes do Microsoft Excel

MIN(nm1; [nm2]; ...) - Devolve o valor mnimo contido numa lista de argumentos. MEDIAN(nm1; [nm2]; ...) - Devolve a mediana dos nmeros indicados. MODE(nm1; [nm2]; ...) - Devolve o valor que ocorre com mais frequncia numa matriz ou intervalo de dados. STDEV(nm1; [nm2]; ...) - Calcula o desvio padro a partir de uma amostra. STDEVP(nm1; [nm2]; ...) - Calcula o desvio padro com base na populao total fornecida como argumentos.

10 - FUNES MATEMTICAS ABS(nm) - Devolve o valor absoluto de um nmero. O valor absoluto de um nmero o prprio nmero sem o respectivo sinal. EXP(nm) - Devolve e elevado potncia de nm. A constante e igual a 2,71828182845904, a base do logaritmo natural. FACT(nm) - Devolve o factorial de um nmero INT(nm) - Devolve a parte inteira de um nmero LN(nm) - Devolve o logaritmo neperiano de um nmero LOG(nm,base) - Devolve o logaritmo de um nmero de uma base especificada LOG10(nm) - Devolve o logaritmo de base 10 de um nmero MOD(nm,divisor) - Devolve o resto da diviso inteira do nmero pelo divisor PI() - Devolve o valor de Pi PRODUCT(nm1, [nm2], ...) - Devolve o produto dos vrios nmeros RAND() - Devolve um nmero aleatrio entre 0 e 1 ROUND(nm, nm_dgitos) - Arredonda um nmero at uma quantidade especificada de dgitos SIGN(nm) - Devolve o sinal de um nmero SQRT(nm) - Devolve a raiz quadrada de um nmero SUM(nm1, [nm2], ...) - Devolve a soma de todos os nmeros na lista de argumentos TRUNC(nm, nm_dgitos) - Trunca um nmero para um inteiro removendo a parte fracional do nmero.

11 - FUNES FINANCEIRAS

Pg. 6

ESTG - Funes do Microsoft Excel

DB(custo; recuperao; vida_til; perodo; ms) - Devolve a depreciao de um activo para um determinado perodo utilizando o mtodo de reduo fixa do saldo. DDB(custo; recuperao; vida_til; perodo, [factor]) - Devolve a depreciao de um activo para um determinado perodo utilizando o mtodo do balano de declnio duplo ou qualquer outro mtodo especificado. FV(taxa; nper; pgto; [va], [tipo]) -Devolve o valor futuro(capitalizado) de um investimento. IPMT(taxa; perodo; nper; va; [vf]; [tipo]) - Devolve o pagamento dos juros de um investimento durante um determinado perodo ou seja a amortizao de capital no perodo indicado. IRR(valores; [estimativa]) - Devolve a taxa de retorno interna de uma srie de cash flows ou seja a taxa interna de rentabilidade de valores. MIRR(valores; taxa_financ; taxa_reinvest) - Devolve a taxa de retorno interna em que os fluxos de caixa positivos e negativos so financiados com taxas diferentes ou seja a taxa de rentabilidade (interna) modificada de valores. NPER(taxa; pgto; va; [vf]; [tipo]) - Devolve o nmero de perodos de um investimento NPV(taxa, valor1; [valor2]; ...) - Devolve o valor lquido actual de um investimento, baseado numa srie de cash flows peridicos e numa taxa de desconto. PMT(taxa; nper; va; [vf]; [tipo]) - Devolve o pagamento peridico de uma anuidade ou investimento. PPMT(taxa; perodo; nper; va; [vf]; [tipo]) -Devolve o pagamento sobre o montante de um investimento num determinado perodo ou seja juros pagos para um investimento num determinado perodo. PV(taxa; nper; pgto; [vf]; [tipo]) - Devolve o valor actual de um investimento RATE(nper; pgto; va; [vf]; [tipo]; [estimativa]) - Devolve a taxa de juros por perodo de uma anuidade ou seja taxa de juro do investimento SLN(custo; recuperao; vida_til) - Devolve a depreciao em linha recta (linear) de um activo (bem) durante um perodo. SYD(custo; recuperao; vida_til) -Devolve a depreciao dos dgitos da soma dos anos de um activo para um perodo especificado ou seja o valor total da depreciao de um bem. VDB(custo; val_residual; vida_til; incio_perodo; final_perodo; factor; sem_mudana) Devolve a depreciao de um activo para um perodo especfico ou parcial utilizando um mtodo de balano decrescente

Pg. 7

ESTG - Funes do Microsoft Excel

APENDICE: A - DESCRIO DAS FUNES FINANCEIRAS: ARGUMENTOS DAS FUNES FINANCEIRAS: Base - o tipo de base de contagem diria a ser usado. 0 ou omitida USA (NASD) 30/360 1 - Real/real 2 - Real/360 3 - Real/365 Cupo - a taxa de cupo anual do ttulo. Frequncia - o nmero de pagamentos do cupo por ano. Para pagamento anual: frequncia = 1; Para pagamento semestral, frequncia = 2; Para pagamento trimestral, frequncia = 4. Lcr - o rendimento anual do ttulo. Nper - o nmero total de perodos de pagamento numa anuidade. Nm_por_ano - o nmero de perodos compostos por ano. Pagamento - o valor de pagamento do ttulo por 100$00 de valor nominal. Pgto - o pagamento feito a cada perodo; no pode alterar durante a vigncia da anuidade. Geralmente, pgto contm o capital e os juros e nenhuma outra tarifa ou taxas. Pr- Liquidao - a data de liquidao do ttulo, expressa como um nmero de srie de data. Taxa - a taxa de juros por perodo. Taxa_nominal - a taxa nominal de juros. Tipo - o nmero 0 ou 1 e indica a data de vencimento dos pagamentos.Se a data de vencimento for: 0 - No final do perodo 1 - No incio do perodo Va - o valor actual ou a soma total correspondente ao valor actual de uma srie de pagamentos futuros. Vencimento - a data de vencimento do ttulo, expressa como um nmero de srie de data. Vf - o valor futuro, ou o saldo, que deseja obter depois do ltimo pagamento. DESCRIO: 1 - DB(custo; recuperao; vida_til; perodo; ms) - Devolve a depreciao de um activo para um determinado perodo utilizando o mtodo de balano de declnio fixo, em que: Custo - o custo inicial do activo. Recuperao - o valor no final da depreciao (s vezes chamado de valor de recuperao do activo). Vida_til - o nmero de perodos durante os quais o activo est a ser depreciado (algumas vezes chamado de vida til do activo). Perodo - o perodo cuja depreciao deseja calcular. A unidade do perodo deve ser a mesma de vida_til. Ms - o nmero de meses do primeiro ano. Se o ms for omitido, presume-se que seja 12. Observaes: O mtodo balano de declnio fixo calcula a depreciao a uma taxa fixa. BD utiliza as seguintes frmulas para calcular a depreciao para um perodo: (custo - depreciao total a partir de perodos anteriores) * taxa, onde: taxa = 1 - ((recuperao / custo) ^ (1 / vida_til)), arredondada para trs casas decimais. A depreciao para o primeiro e ltimo perodos so casos especiais. Para o primeiro perodo, DB utiliza esta frmula:
Pg. 8

ESTG - Funes do Microsoft Excel

custo * taxa * ms / 12 Para o ltimo perodo, BD utiliza esta frmula: ((custo - depreciao total de perodos anteriores) * taxa * (12 - ms)) / 12 Exemplos: Suponha que uma fbrica compra uma mquina nova. A mquina custa 1.000.000$00 e tem uma vida til de seis anos. O valor de recuperao da mquina 100.000$00. Os seguintes exemplos mostram a depreciao durante a vida til da mquina. Os resultados so arredondados para nmeros inteiros. - DB(1000000;100000;6;1;7) = 186.083 Esc. - DB(1000000;100000;6;2;7) = 259.639 Esc. - DB(1000000;100000;6;3;7) = 176.814 Esc. - DB(1000000;100000;6;4;7) = 120.411 Esc. - DB(1000000;100000;6;5;7) = 82.000 Esc. - DB(1000000;100000;6;6;7) = 55.842 Esc. - DB(1000000;100000;6;7;7) = 15.845 Esc. Funes relacionadas: DDB, VDB ,SLN, SYD 2 - DDB(custo; recuperao; vida_til; perodo, [factor]) - Devolve a depreciao de um activo para um determinado perodo utilizando o mtodo do balano de declnio duplo ou qualquer outro mtodo especificado, em que: Custo - o custo inicial do activo. Recuperao - o valor no final da depreciao (s vezes chamado de valor de recuperao do activo). Vida_til - o nmero de perodos durante os quais o activo est a ser depreciado (algumas vezes chamado de vida til do activo). Perodo - o perodo cuja depreciao deseja calcular. A unidade do perodo deve ser a mesma de vida_til. Factor - o ndice de declnio do saldo. Se o factor for omitido, o factor adoptado ser 2 (mtodo do saldo decrescente duplo). Todos os cinco argumentos tm de ser nmeros positivos. Observaes: O mtodo do saldo decrescente duplo calcula a depreciao a uma taxa acelerada. A depreciao maior no primeiro perodo e diminui em perodos sucessivos. DDB utiliza a seguinte frmula para calcular a depreciao para determinado perodo: custo - recuperao(depreciao total de perodos anteriores) * factor / vida_til Mude o factor se no quiser utilizar o mtodo do saldo decrescente duplo. Exemplos: Suponha que uma fbrica compra uma mquina nova. A mquina custa 2.400$00 e tem uma vida til de dez anos. O valor de recuperao da mquina 300$00. Os seguintes exemplos mostram a depreciao durante vrios perodos. Os resultados so arredondados para duas casas decimais: - DDB(2400;300;3650;1) = 1,32 Esc., a depreciao do primeiro dia. O Microsoft Excel considera automaticamente que o factor 2. - DDB(2400;300;120;1;2) = 40 Esc., a depreciao do primeiro ms. - DDB(2400;300;10;1;2) = 480 Esc., a depreciao do primeiro ano. - DDB(2400;300;10;2;1,5) = 306 Esc, a depreciao do segundo ano utilizando um factor de 1,5 em vez do mtodo do saldo decrescente duplo. - DDB(2400;300;10;10) = a 22,12 Esc., a depreciao no dcimo ano. O Microsoft Excel considera automaticamente que o factor 2. Funes relacionadas: VDB,SYD,SLN 3 - FV(taxa; nper; pgto; [va], [tipo]) - Devolve o valor futuro de um investimento de acordo com os pagamentos peridicos e constantes e com uma taxa de juros constante. Para obter uma descrio completa dos argumentos em FV e para obter mais informaes sobre as funes de anuidade, consulte PV.
Pg. 9

ESTG - Funes do Microsoft Excel

Se va for omitido, ser considerado 0. Se tipo for omitido, ser considerado 0. Observaes Certifique-se de que consistente quanto s unidades usadas para especificar taxa e nper. Se fizer pagamentos mensais por um emprstimo de quatro anos com juros anuais de 12 %, use 12%/12 para taxa e 4*12 para nper. Se fizer pagamentos anuais pelo mesmo emprstimo, use 12% para taxa e 4 para nper. Todos os argumentos, pagamentos feitos, como depsitos em poupana, so representados por nmeros negativos; depsitos recebidos, como cheques de dividendos, so representados por nmeros positivos. Exemplos: FV(0,5%; 10; -200; -500; 1) = 2.581,40 Esc. FV(1%; 12; -1000) = 12.682,50 Esc. FV(11%/12; 35; -2000; ; 1) = 82.846,25 Esc. Suponha que deseja economizar dinheiro para um projecto especial que vai ocorrer daqui a um ano. Deposita 1.000$00 numa conta de poupana que rende 6 % de juros ao ano composto mensalmente (juros mensais de 6%/12, ou 0,5%). Tenciona depositar 100$00 no incio de cada ms durante os 12 meses seguintes. Quanto dinheiro ter na sua conta no final de 12 meses? FV(0,5%; 12; -100; -1000; 1) = 2.301,40 Esc. Funes relacionadas: FVSCHEDULE, PV, RATE, NPER, PMT, PPMT, IPMT 4 - IPMT(taxa; perodo; nper; va; [vf]; [tipo]) - Devolve o pagamento de juros para um determinado perodo de investimento, de acordo com pagamentos peridicos e constantes e com uma taxa de juros constante. Para obter uma descrio completa dos argumentos em IPMT e para obter mais informaes sobre funes de anuidade, consulte PV. Perodo - o perodo cujos juros deseja saber e tem de estar entre 1 e nper. Observaes: Certifique-se de que consistente quanto s unidades usadas para especificar taxa e nper. Se fizer pagamentos mensais de um emprstimo de quatro anos com juros de 12% ao ano, use 12%/12 para taxa e 4*12 para nper. Se fizer pagamentos anuais do mesmo emprstimo, utilize 12% para taxa e 4 para nper. Todos os argumentos, saques, tais como depsitos em poupana, sero representados por nmeros negativos; depsitos recebidos, tais como cheques de dividendos, sero representados por nmeros positivos. Exemplos: A frmula seguinte calcula os juros devidos no primeiro ms de um emprstimo de trs anos de 8.000$00 a 10% de juros anuais: IPMT(0,1/12; 1; 36; 8000) = -66,67 Esc. A frmula seguinte calcula os juros devidos no ltimo ano de um emprstimo de trs anos de 8.000$00 a 10 % de juros ao ano, em que os pagamentos so feitos anualmente: IPMT(0,1; 3; 3; 8000) = -292,45 Esc. Funes relacionadas: FV, PPMT, PMT,NPER, PV, RATE 5 - IRR(valores; [estimativa]) - Devolve a taxa de retorno interna de uma srie de cash flows representada pelos nmeros em valores. Estes cash flows no tm de ser iguais, como no caso de uma anuidade. A taxa de retorno interna a taxa de juro recebida para um investimento que consiste em pagamentos (valores negativos) e receitas (valores positivos) que ocorrem em perodos regulares, em que: Valores - uma matriz ou uma referncia a clulas que contm nmeros cuja taxa de retorno interna se deseja calcular. Valores deve conter, pelo menos, um valor positivo e um valor negativo para calcular a taxa de retorno interna. Seno a taxa de retorno interna ser infinita.

Pg. 10

ESTG - Funes do Microsoft Excel

IRR utiliza a ordem de valores para interpretar a ordem de cash flows. Certifique-se de introduzir os valores de pagamentos (cash flows negativos) e receitas (cash flows positivos) na srie desejada. Se uma matriz ou argumento de referncia contiver texto, valores lgicos, ou clulas em branco, estes valores sero ignorados. Estimativa - um nmero que se estima estar prximo do resultado de IRR. O Microsoft Excel utiliza uma tcnica iterativa para calcular IRR. Comeando por estimativa, IRR circula pelo clculo at o resultado ter uma preciso de 0,00001 %. Se IRR no puder localizar um resultado que funcione depois de 20 tentativas, ser devolvido o valor de erro #NUM!. Na maioria dos casos, no necessrio devolver estimativa para o clculo de IRR. Se estimativa for omitida, ser considerada 0,1 (10 %). Se IRR devolver o valor de erro #NUM!, ou se o resultado no ficar prximo do esperado, tente novamente com um valor diferente para estimativa. Exemplos: Suponha que deseja abrir um restaurante. A sua estimativa ter um custo inicial de 70.000$00 e obter a receita lquida que se segue nos cinco primeiros anos subsequentes: 12.000$00, 15.000$00, 18.000$00, 21.000$00 e 26.000$00. B1:B6 contm os seguintes valores: 70.000 Esc., 12.000 Esc., 15.000 Esc., 18.000 Esc., 21.000 Esc. e 26.000 Esc., respectivamente. Para calcular a taxa de retorno interna do investimento depois de quatro anos: IRR(B1:B5) = -2.12% Para calcular a taxa de retorno interna depois de cinco anos: IRR(B1:B6) = 8,66% Para calcular a taxa de retorno interna depois de dois anos, tem de incluir uma estimativa: IRR(B1:B3;-10%) = -44,35% Observaes: IRR est intimamente relacionada com NPV, a funo do valor actual lquido. A taxa de retorno calculada por IRR a taxa de juro correspondente a um valor actual lquido zero. A frmula de macro seguinte demonstra como NPV e IRR esto relacionados: NPV(IRR(B1:B6);B1:B6) = 3,60E-08 (Com a preciso do clculo IRR, o valor 3,60E08 , na realidade, 0.) Funes relacionadas: MIRR, RATE, NPV, XIRR, XNPV 6 -MIRR(valores; taxa_financ; taxa_reinvest) - Devolve a taxa de retorno interna alterada para uma srie de cash flows peridicos. MIRR considera o custo do investimento e os juros recebidos no reinvestimento do capital, em que: Valores - uma matriz ou referncia a clulas que contm nmeros. Estes nmeros representam uma srie de pagamentos (valores negativos) e receitas (valores positivos) que ocorrem em perodos regulares. Valores tem de conter, pelo menos, um valor positivo e um negativo para calcular a taxa de retorno interna alterada. Caso contrrio, MIRR devolver o valor de erro #DIV/0!. Se um argumento de referncia ou matriz contiver texto, valores lgicos, ou clulas vazias, estes valores sero ignorados; no entanto, as clulas com valor nulo sero includas. Taxa_financ - a taxa de juros paga sobre o dinheiro usado nos cash flows. Taxa_reinvest - a taxa de juros recebida nos cash flows ao reinvesti-los. Observaes: MIRR utiliza a ordem de valores para interpretar a ordem de cash flows. Assegure-se de que introduz os valores de pagamento e renda na sequncia desejada e com os sinais correctos (valores positivos para quantias recebidas, valores negativos para quantias pagas). Se n for o nmero de cash flows, taxa f para taxa_financ e taxa r para taxa_reinvest, ento a frmula para MIRR ser: {[-NPV(rtaxa,valores[positivo])*(1+rtaxa)n]/[-NPV(rtaxa,valores[negaitivo])*(1+ftaxa)]} (1/n-1) -1 Exemplos Suponha que um pescador comercial que acaba de completar o quinto ano de operao. Cinco anos atrs, pediu um emprstimo de 120.000$00 a 10 % de juros ao ano para comprar um barco. Rendeu 39.000$00, 30.000$00, 21.000$00, 37.000$00 e 46.000$00. Durante estes anos
Pg. 11

ESTG - Funes do Microsoft Excel

reinvestiu os lucros, ganhando 12% ao ano. Numa folha de clculo, a quantia do emprstimo inserida como -120.000 Esc. em B1, e os seus cinco lucros anuais so inseridos como B2:B6.Para calcular a taxa de retorno alterada do investimento aps cinco anos: MIRR(B1:B6; 10%; 12%) = 12.61% Para calcular a taxa de retorno alterada aps trs anos: MIRR(B1:B4; 10%; 12%) = -4.80% Para calcular a taxa de retorno alterada para cinco anos baseado em taxa_reinvest de 14% MIRR(B1:B6; 10%; 14%) = 13.48% Funes relacionadas: RATE, XIRR, XNPV 7 - NPER(taxa; pgto; va; [vf]; [tipo]) - Devolve o nmero de perodos para investimento de acordo com pagamentos constantes e peridicos e uma taxa de juros constante. Para obter uma descrio completa dos argumentos em NPER e sobre as funes de anuidade, consulte PV. Nper, taxa e pgto referem-se ao mesmo perodo de tempo.Se taxa por ano, ento Nper devolve o n de anos e pgto anual. Exemplos: NPER(12%/12; -100; -1000; 10000; 1) = 60 NPER(1%; -100; -1000; 10000) = 60 NPER(1%; -100; 1000) = 11 Funes relacionadas: IPMT, PMT, PPMT, RATE, FV, PV 8 - NPV(taxa, valor1; [valor2]; ...) - Devolve o valor lquido actual de um investimento, baseado numa srie de cash flows peridicos e numa taxa de desconto. O valor lquido actual de um investimento o valor actual de uma srie de futuros pagamentos (valores negativos) e receitas (valores positivos), em que: taxa - taxa de desconto ao longo de um perodo Valor1; valor2;... - so argumentos entre 1 e 29 que representam os pagamentos e a receita. Valor1; valor2;...tm de ter o mesmo intervalo de tempo entre eles e ocorrer no final de cada perodo. NPV utiliza a ordem de valor1; valor2;... para interpretar a ordem de cash flows. Assegure-se de que fornece os valores de pagamentos e receitas na sequncia correcta. Argumentos que so nmeros, clulas vazias, valores lgicas ou representaes em forma de texto numricos so contados; os argumentos que so valores de erro ou texto que no podem ser convertidos em nmeros so ignorados. Se um argumento for uma matriz ou referncia, apenas os nmeros da matriz ou referncia sero contados. Clulas vazias, valores lgicos, valores de texto ou de erro na matriz ou referncia so ignorados. Observaes: O investimento de NPV comea um perodo antes da data do cash flow de valor1 e termina com o ltimo cash flow da lista. O clculo de NPV baseia-se em cash flows futuros. Se o seu primeiro cash flow ocorrer no incio do primeiro perodo, o primeiro valor tem de ser adicionado ao resultado NPV, e no aos valores de argumentos. Para obter mais informaes, consulte os exemplos para baixo. Se n for o nmero de cash flows na lista de valores, a frmula para NPV ser: NPV = Svalues n /(1 + rate)n NPV assemelha-se funo PV (valor presente). A principal diferena entre VA e VAL que a primeira permite que os cash flows comecem no final ou no incio do perodo. Diferentemente dos valores de cash flow da varivel NPV, os cash flows VA tm de ser constantes durante o perodo de investimento. Para obter informaes sobre anuidades e funes financeiras, consulte NP. NPV tambm est relacionado com a funo IRR (taxa de retorno interna). IRR a taxa para qual NPV igual a zero: NPV(IRR(...); ...)=0. Exemplos: Suponha que est considerando um investimento no qual pagar 10.000$00 daqui a um ano e receber uma receita anual de 3.000$00, 4.200$00 e 6.800$00 nos trs anos subsequentes. Considerando uma taxa de desconto anual de 10%, o valor lquido actual deste investimento :
Pg. 12

ESTG - Funes do Microsoft Excel

NPV(10%; -10000; 3000; 4200; 6800) = 1.188,44 Esc. No exemplo anterior, inclui o custo inicial de 10.000$00 como um dos valores, porque o pagamento ocorre no final do primeiro perodo.Considere um investimento que comece no incio do primeiro perodo. Suponha que est interessado em comprar uma sapataria. O custo do negcio 40.000$00, e espera receber a seguinte receita nos cinco primeiros anos de operao: 8.000$00, 9.200$00, 10.000$00, 12.000$00 e 14.500$00. A taxa de desconto anual 8%. Isto pode representar a taxa de inflao ou a taxa de juros de um investimento concorrente. Se os nmeros de custo e receita da sapataria forem fornecidos de B1 a B6 respectivamente, o valor lquido presente do investimento na sapataria fornecido por: NPV(8%; B2:B6)+B1 = 1.922,06 Esc. No exemplo anterior, no incluiu o custo inicial de 40.000$00 como um dos valores, porque o pagamento ocorre no incio do primeiro perodo. Suponha que o tecto da sapataria cai durante o sexto ano e que tem um prejuzo de 9.000$00 para aquele ano. O valor lquido actual para o investimento na sapataria depois de seis anos dado por: NPV(8%; B2:B6; -9000)+B1 = - 3.749,47 Esc. Funes relacionadas: IRR, FV, PV, XNPV 9- PMT(taxa; nper; va; [vf]; [tipo]) - Devolve o pagamento peridico de uma anuidade de acordo com pagamentos constantes e com uma taxa de juros constante. Para obter uma descrio mais detalhada dos argumentos em PMT, consulte PV. Se vf for omitido, ser considerado 0 (o valor futuro de um emprstimo, por ex:, 0). Observaes: O pagamento devolvido por PMT inclui o principal e os juros e no inclui taxas, pagamentos de segurana ou tarifas, por vezes associados a anuidades. Certifique-se de que consistente quanto s unidades usadas para especificar taxa e nper. Se fizer pagamentos mensais por um emprstimo de quatro anos com juros de 12% ao ano, utilize 12%/12 para taxa e 4*12 para nper. Se fizer pagamentos anuais para o mesmo emprstimo, use 12% para taxa e 4 para nper. Sugesto:Para localizar o total pago no perodo da anuidade, multiplique o valor PMT devolvido por nper. Exemplos: A frmula de macro a seguir devolve o pagamento mensal por um emprstimo de 10.000$00 a uma taxa anual de 8% que deve pagar em 10 meses: PMT(8%/12; 10; 10000) = -1.037,03 Esc. Para o mesmo emprstimo, se os vencimentos forem no incio do perodo, o pagamento ser: PMT(8%/12; 10; 10000; 0; 1) = -1.030,16 Esc. A frmula de macro a seguir devolve a quantia a ser recebida todo o ms se emprestar a algum 5.000$00 a 12% e quiser ser pago em cinco meses: PMT(12%/12; 5; -5000) = 1030,20 Esc. Suponha que quer economizar 50.000 $00 em 18 anos poupando uma quantia constante todos os meses. Se supuser que vai ser capaz de obter 6% de juros nas suas economias, poder usar PMT para determinar quanto ter que poupar cada ms: PMT(6%/12; 18*12; 0; 50000) = -129,08 Esc. Se quiser colocar 129$08 numa poupana a 6% todos os meses durante 18 anos, ter 50.000$00. Funes relacionadas: FV, PPMT, IPMT,NPER, PV, RATE 10 - PPMT(taxa; perodo; nper; va; [vf]; [tipo]) - Devolve o pagamento de capital para determinado perodo de investimento, de acordo com pagamentos constantes e peridicos e uma taxa de juros constante. Para uma descrio mais completa dos argumentos em PPMT, consulte PV. Se vf for omitido, ser considerado 0 (o valor futuro de determinado emprstimo, por exemplo, 0). Observaes:

Pg. 13

ESTG - Funes do Microsoft Excel

Certifique-se de que consistente quanto s unidades usadas para especificar taxa e nper. Se fizer pagamentos mensais por um emprstimo de quatro anos com juros de 12% ao ano, use 12%/12 para taxa e 4*12 para nper. Se fizer pagamentos anuais para o mesmo emprstimo, use 12% para taxa e 4 para nper. Exemplos: A frmula que se segue devolve o pagamento de capital para o primeiro ms por um emprstimo de dois anos de 2.000$00 com juros de 10% ao ano: PPMT(10%/12; 1; 24; 2000) =-75,62 Esc. A funo que se segue devolve o pagamento do principal para o ltimo ano por um emprstimo de 10 anos de 200.000$00 com juros de 8% ao ano: PPMT(8%; 10; 10; 200000) = -27,598.05 Esc. Funes relacionadas: FV, IPMT, NPER, PMT, PV, RATE 11 -PV(taxa; nper; pgto; [vf]; [tipo]) - Devolve o valor actual de um investimento. O valor actual o valor total correspondente ao valor actual de uma srie de pagamentos futuros. Por exemplo, quando pede dinheiro emprestado, o valor do emprstimo o valor actual para quem empresta, onde: Taxa - a taxa de juros por perodo. Por exemplo, se obtiver um emprstimo para um carro com uma taxa de juros de 10% ao ano e fizer pagamentos mensais, a sua taxa de juros mensal ser 10%/12, ou 0,83%. Tem de introduzir 10%/12, ou 0,83%, ou 0,0083, na frmula como taxa. Nper - o nmero total de perodos de pagamento de uma anuidade. Por exemplo, se obtiver um emprstimo de quatro anos e fizer pagamentos mensais, o emprstimo ter 4*12 (ou 48) perodos. Tem de introduzir 48 na frmula para nper. Pgto - o pagamento feito a cada perodo e no pode mudar durante a vigncia da anuidade. Normalmente, pgto inclui o principal e os juros, e no existem outras tarifas ou taxas. Por exemplo, os pagamentos mensais por um emprstimo para o carro de 10.000$00 de quatro anos a 12% so 263$33. Tem de introduzir -263,33 na frmula como pgto. Vf - o valor futuro, ou um saldo de caixa, que deseja obter depois do ltimo pagamento. Se vf for omitido, ser considerado 0 (o valor futuro de determinado emprstimo, por exemplo, 0). Por exemplo, se quiser economizar 50.000$00 para pagar um projecto especial em 18 anos, ento 50.000$00 o valor futuro. Pode ento calcular a taxa de juros e determinar quanto dever economizar em cada ms. Observaes: Certifique-se de que consistente quanto s unidades usadas para especificar taxa e nper. Se fizer pagamentos mensais de um emprstimo de quatro anos com taxa de juros de 12% ao ano, use 12%/12 para taxa e 4*12 para nper. Se fizer pagamentos anuais para o mesmo emprstimo, use 12% para taxa e 4 para nper. As funes que se seguem aplicam-se s anuidades: PPMT PV FV RATE XTIR IPMT XVAL PMT Uma anuidade uma srie de pagamentos constantes em dinheiro feita durante um perodo contnuo. Por exemplo, um emprstimo para comprar um carro ou uma hipoteca so considerados anuidades. Para obter mais informaes, consulte a descrio para cada funo de anuidade. Nas funes de anuidade, os pagamentos feitos, tais como um depsito em contas de poupana, so representados por um nmero negativo; os pagamentos recebidos, tais como cheque de dividendos, so representados por um nmero positivo. Por exemplo, um depsito de 1.000$00 no banco seria representado pelo argumento -1.000 se for o depositante e pelo argumento 1.000 se for o banco. O Microsoft Excel resolve um argumento financeiro em termos dos outros. Se taxa no for 0, ento: va * (1 + taxa)nper + pgto(1 + taxa *tipo)*[((1 + taxa)nper - 1)/taxa] +fv = 0 Se taxa for 0, ento: (pgto * nper) + va + vf = 0 Exemplo:
Pg. 14

ESTG - Funes do Microsoft Excel

Suponha que est a pensar em comprar uma anuidade de seguros que pagar 500$00 no final de cada ms pelos seguintes 20 anos. O custo da anuidade ser 60.000$00 e a quantia paga ter um ganho de 8%. Quer determinar se este seria um bom investimento. Ao utilizar a funo PV, ver que o valor actual da anuidade : PV(0,08/12; 12*20; 500; ; 0) = -59.777,15 Esc. O resultado negativo porque representa o dinheiro a ser pagoum cash flow de sada. O valor actual da anuidade (59.777,15 Esc.) inferior ao que deve pagar (60.000 Esc.). Portanto, chega concluso de que este no seria um bom investimento. Funes relacionadas: FV, IPMT, NPER, PMT, PPMT, RATE 12 -RATE(nper; pgto; va; [vf]; [tipo]; [estimativa]) - Devolve a taxa de juros por perodo de uma anuidade. calculado por iterao e pode ter zero ou mais solues. Se os resultados sucessivos de RATE no convergirem para 0,0000001 depois de 20 iteraes, RATE devolver o valor de erro #NUM!. Consulte VA para obter uma descrio completa dos arqumentos nper, pgto, va, vf e tipo. Se vf for omitido, ser considerado 0 (o valor futuro de um emprstimo, por ex, 0). estimativa - a sua estimativa para a taxa. Se omitir estimativa, este argumento ser considerado 10%. Se RATE no convergir, atribua valores diferentes para estimativa. Em geral, RATE converge se estimativa estiver entre 0 e 1. Observaes: Certifique-se de que consistente quanto s unidades usadas para especificar estimativa e nper. Se fizer pagamentos mensais por um emprstimo de quatro anos com juros de 12% ao ano, utilize 12%/12 para estimativa e 4*12 para nper. Se fizer pagamentos anuais para o mesmo emprstimo, utilize 12% para estimativa e 4 para nper. Exemplo: Para calcular a taxa de um emprstimo de quatro anos de 8.000$00 com pagamentos mensais de 200$00: RATE(48; -200; 8000) = 0,77% Esta a taxa mensal, porque o perodo anual. A taxa anual 0,77%*12, que igual a 9,24%. Funes relacionadas: FV, IPMT, NPER, PMT, PPMT, PV 13 - SLN(custo; recuperao; vida_til) - Devolve a depreciao em linha recta de um activo durante um perodo, em que: Custo - o custo inicial do activo. Recuperao - o valor no final da depreciao (s vezes chamado de valor de recuperao do activo). Vida_til - o nmero de perodos nos quais o activo se deprecia. Exemplo: Suponha que comprou um camio por 30.000$00 que possui uma vida til de 10 anos e um valor de recuperao de 7.500$00. A segurana de depreciao para cada ano : SLN(30000; 7500; 10) igual a 2.250$00. Funes relacionadas: DDB, SYD, VDB 14 -SYD(custo; recuperao; vida_til; per) - Devolve a depreciao dos dgitos da soma dos anos de um activo para um perodo especificado, em que: Custo - o valor inicial do activo. Recuperao - o valor no final da depreciao (s vezes chamado de valor de recuperao do activo). Vida_til - o nmero de perodos sobre o qual o activo est a ser depreciado (algumas vezes denominado vida til do activo). Per - o perodo e deve utilizar as mesmas unidades de vida_til. Observaes: SYD calculado da seguinte maneira: SYD = ( custo - recuperao) perodo[((vida_til + 1) vida_til) / 2]
Pg. 15

ESTG - Funes do Microsoft Excel

Exemplos Se comprou um camio por 30.000$00 com uma vida til de 10 anos e um valor de recuperao de 7.500$00, a segurana de depreciao anual para o primeiro ano : SYD(30000;7500;10;1) = 4.090,91 Esc. A segurana de depreciao anual para o dcimo ano : SYD(30000;7500;10;10) = a 409,09 Esc. Funes relacionadas: DDB, VDB, SLN 15 - VDB (custo; val_residual; vida_til; incio_perodo; final_perodo; factor; sem_mudana) Devolve a depreciao de um activo para o perodo que especificar, incluindo perodos parciais, usando o mtodo de balano decrescente duplo ou algum outro mtodo especificado. VDB o balano decrescente varivel, em que: Custo - o custo inicial do activo. Val_residual - o valor no fim da depreciao (por vezes chamado valor de recuperao do activo). Vida_til - o nmero de perodos em que o activo se deprecia (por vezes chamado vida til do activo). Incio_perodo - o perodo inicial para o qual se deseja calcular a depreciao. Incio_perodo tem de usar as mesmas unidades que vida_til. Final_perodo - o perodo inicial para o qual se deseja calcular a depreciao. Final_perodo tem de usar as mesmas unidades que vida_til. Factor - a taxa em que o balano decresce. Se factor for omitido, ser considerado 2 (mtodo balano decrescente duplo), baseado no custo inicial do activo e no seu val_residual no fim da sua vida. Altere factor se no quiser usar o mtodo de balano decrescente duplo. Para obter uma descrio do mtodo de balano decrescente duplo, consulte DDB. Sem_mudana - o valor lgico que especifica se se deve mudar para depreciao de linha recta quando a depreciao for maior do que o clculo do balano de declnio: - Se sem_mudana for VERDADEIRO, o Microsoft Excel no muda para depreciao de linha recta mesmo quando a depreciao for maior do que o clculo do balano declnio. - Se sem_mudana for FALSO ou omitido, o Microsoft Excel muda para depreciao linear quando a depreciao maior do que o clculo do balano de declnio. Todos os argumentos, excepto sem_mudana, tm de ser nmeros positivos. Exemplos: Suponha que uma fbrica compra uma mquina nova. A mquina custa 2.400$00 e tem uma vida til de 10 anos. O valor de recuperao da mquina 300$00. Os seguintes exemplos mostram a depreciao em vrios perodos. Os resultados so arredondados para duas casas decimais: VDB(2400; 300; 3650; 0; 1) = 1,32 Esc., a depreciao do primeiro dia. O Microsoft Excel supe automaticamente que factor 2. VDB(2400; 300; 120; 0; 1) = 40,00 Esc., a depreciao do primeiro ms. VDB(2400; 300; 10; 0; 1) = 480,00 Esc., a depreciao do primeiro ano. VDB(2400; 300; 120; 6; 18) = 396,31 Esc., a depreciao entre o sexto e o dcimo oitavo ms. VDB(2400; 300; 120; 6; 18; 1,5) = 311.81 Esc., a depreciao entre o sexto e o dcimo oitavo ms usando um factor de 1,5 em vez do mtodo de balano decrescente duplo. Vamos supor que a mquina de 2.400$00 foi comprada no meio do primeiro trimestre do ano fiscal. A frmula macro seguinte determina a depreciao para o primeiro ano fiscal em que possui o activo, considerando que as leis tributrias limitam a depreciao a 150% do balano de declnio: VDB(2400; 300; 10; 0; 0,875; 1,5) = 315,00 Esc. Funes relacionadas: DDB, SLN, SYD

B - DESCRIO DAS FUNES LGICAS: 1 - AND(lgico1; [lgico2]; ...) - Devolve TRUE se todos os argumentos forem verdadeiro; devolve FALSE se um ou mais argumentos forem falso, onde: Lgico1; lgicol2;... - so entre 1 e 30 condies que deseja testar e que podem ser TRUE ou FALSE.
Pg. 16

ESTG - Funes do Microsoft Excel

Os argumentos devem ser valores lgicos, matrizes ou referncias que contm valores lgicos. Se uma matriz ou argumento de referncia contiver texto ou clulas vazias, estes valores sero ignorados. Se o intervalo especificado no contiver valores lgicos, E devolver o valor de erro #VALUE!. Exemplos: AND(TRUE; TRUE) = TRUE AND(TRUE; FALSE) = FALSE AND(2+2=4; 2+3=5) = TRUE Se B1:B3 contiver os valores TRUE, FALSE e TRUE, ento: AND(B1:B3) = FALSE Se B4 contiver um nmero entre 1 e 100, ento: AND(1<B4; B4<100) = TRUE Suponha que deseja mostrar B4 se esta contiver um nmero entre 1 e 100, e que deseja mostrar uma mensagem se ela no contiver. Se B4 contiver 104, ento: IF(AND(1<B4; B4<100); B4; "O valor est fora do intervalo.") = "O valor est fora do intervalo". Se B4 contiver 50, ento: IF(AND(1<B4; B4<100); B4; "O valor est fora do intervalo.") = 50 Funes relacionadas: NOT, OR 2 - FALSE( ) - Devolve o valor lgico FALSE. Observaes: Tambm pode introduzir a palavra FALSE directamente na folha de clculo ou frmula, e o Microsoft Excel interpreta-a como o valor lgico falso. Exemplo: FALSE() = FALSE Funes relacionadas: IF, TRUE 3 - IF(teste_lgico; valor_se_verdadeiro; valor_se_falso) - Devolve um valor se teste_lgico avaliar como verdadeiro, e outro valor, se for avaliado como falso. Utiliza-se IF para conduzir testes condicionais sobre valores e frmulas e para efectuar ramificaes de acordo com o resultado deste teste. O resultado do teste determina o valor devolvido pela funo IF: Teste_lgico - qualquer valor ou expresso que pode ser avaliada como TRUE ou FALSE. Valor_se_verdadeiro - o valor fornecido se teste_lgico for TRUE. Se teste_lgico for TRUE e valor_se_verdadeiro for omitido, TRUE ser fornecido. Valor_se_falso - o valor fornecido se teste_lgico for FALSE. Se teste_lgico for FALSE e valor_se_falso for omitido, FALSE ser fornecido. Observaes: Podem ser imbricadas at sete funes IF como argumentos valor_se_verdadeiro e valor_se_falso para construir testes mais elaborados. Consulte o ltimo exemplo a seguir. Se estiver a utilizar IF numa macro, valor_se_verdadeiro e valor_se_falso tambm podem ser funes GOTO, outras macros ou funes de aco.Por exemplo, a frmula seguinte permitida numa macro: IF(Nmero>10;GOTO(Grande);GOTO(Pequeno)) No exemplo anterior, se Nmero for maior do que 10, ento teste_lgico ser TRUE, a instruo valor_se_verdadeiro avaliada, e a funo de macro GOTO(Grande) ser executada. Se Nmero for menor ou igual a 10, ento teste_lgico FALSE, valor_se_falso ser avaliado, e a funo de macro GOTO(Pequeno) executada. Quando os argumentos valor_se_verdadeiro e valor_se_falso so avaliados, IF devolve o valor que foi devolvido por estas instrues. No exemplo anterior, se o nmero no for maior que 10, TRUE continua a ser fornecido, caso a segunda instruo GOTO tenha sido bem sucedida. Se qualquer um dos argumentos de IF forem matrizes, cada elemento da matriz ser avaliado quando a instruo IF for executada. Se algum dos argumentos valor_se_verdadeiro e valor_se_falso forem funes de execuo de aco, todas as aces so executadas. Por exemplo, a seguinte frmula de macro executa as duas funes ALERTA:
Pg. 17

ESTG - Funes do Microsoft Excel

IF({VERDADEIRO.FALSO};ALERTA("Um";2);ALERTA("Dois";2)) Exemplos: No exemplo a seguir, se o valor ao qual se fez referncia pelo nome Ficheiro for igual a "Grfico", teste_lgico ser TRUE e a funo de macro NOVO(2) ser executada, seno, teste_lgico ser FALSE e NOVO(1) ser executada: IF(Ficheiro="Grfico";NOVO(2),NOVO(1)). Suponha que uma folha de clculo de despesa contenha os seguintes dados em B2:B4 em relao s "Despesas reais" para Janeiro, Fevereiro e Maro: 1500, 500, 500. C2:C4 contm os seguintes dados para "Despesas previstas" para os mesmos perodos: 900, 900, 925. Poderia escrever uma macro para examinar se est acima do oramento num ms especfico, criando texto para uma mensagem com as seguintes frmulas: IF(B2>C2;"Acima do oramento";"OK") = "Acima do oramento" IF(B3>C3;"Acima do oramento";"OK") = "OK" Suponha que deseja efectuar uma ordenao atribuindo letras aos nmeros que so referenciados pelo nome Mdia. Consulte a tabela a seguir. Se a Mdia for Devolve Maior que 89 A De 80 a 89 B De 70 a 79 C De 60 a 69 D Menor que 60 F Poderia utilizar a seguinte funo imbricada IF: IF(Mdia>89;"A";IF(Mdia>79;"B"; IF(Mdia>69;"C";IF(Mdia>59;"D";"F")))) No exemplo anterior, a segunda instruo IF tambm o argumento valor_se_falso para a primeira instruo IF Da mesma maneira, a terceira instruo IF o argumento valor_se_falso para a segunda instruo IF. Por exemplo, se o primeiro teste_lgico (Mdia>89) for TRUE, "A" ser fornecido. Se o primeiro teste_lgico for FALSE, a segunda instruo IF avaliada e assim por diante. Mais exemplos: IF(TRUE, 1, 2) = 1 IF(TRUE, 1, 2) = 1 Funes relacionadas: AND, FALSE, NOT, OR;TRUE 4 - NOT(lgico) - Inverte o valor do argumento. Use NOT quando quiser ter certeza de que um valor no igual a outro valor determinado, onde: Lgico - um valor ou expresso que pode ser avaliado como VERDADEIRO ou FALSO: - Se lgico for FALSE, NOT devolver TRUE - Se lgico for TRUE, NOT devolver FALSE. Exemplos: NOT(FALSE) = TRUE NOT(1+1=2) = FALSE Funes relacionadas: AND; OR 5 - OR(lgico1; [lgico2]; ...) - Devolve TRUE se qualquer argumento for VERDADEIRO; devolver FALSE se todos os argumentos forem FALSO, onde: Lgico1; lgico2;... - so 1 a 30 condies a serem testadas que podem ser TRUE ou FALSE. Os argumentos devem ser valores lgicos ou matrizes ou referncias que contenham valores lgicos. Se uma matriz ou argumento de referncia contiver texto, nmeros ou clulas vazias, estes valores sero ignorados. Se o intervalo especificado no contiver valores lgicos, Or devolver o valor de erro #VALUE!.

Pg. 18

ESTG - Funes do Microsoft Excel

Pode utilizar uma frmula matricial OR para ver se um valor ocorre numa matriz. Para introduzir a frmula OR como uma matriz, prima CTRL+SHIFT (no Microsoft Excel para Windows) ou COMMAND+SHIFT (no Microsoft Excel para Macintosh). Exemplos: OR(TRUE) = TRUE OR(1+1=1;2+2=5) = FALSE Se A1:A3 contiver os valores TRUE, FALSE e TRUE, ento: OR(A1:A3) = TRUE A frmula de macro seguinte verifica o contedo da clula activa. Se a clula contiver o nico carcter "c" ou "s", a frmula OU devolver VERDADEIRO e a macro expande-se para uma rea chamada TerminarActualizar: IF(Or(CL.ACTIVA()="c";CL.ACTIVA()="s");GOTO(TerminarActualizar)). O exemplo anterior mostra como utilizar a forma de folha de clculo da funo IF numa folha de macro. Tambm pode utilizar a forma da folha de macro. Para obter mais informaes, consulte IF. Funes relacionadas: AND, NOT 6 - TRUE( ) - Devolve o valor lgico VERDADEIRO. Observaes: Pode introduzir o valor TRUE directamente nas clulas e frmulas sem usar esta funo. A funo TRUE fornecida primeiramente para compatibilidade com outros programas de folha de clculo. Funes relacionadas: FALSE, IF

C - DESCRIO DAS FUNES ESTATISTICAS: 1 - AVERAGE(nm1; [nm2]; ...) - Devolve a mdia aritmtica dos argumentos, onde: Nm1; nm2;... so entre 1 e 30 argumentos numricos para os quais deseja obter a mdia. Observaes: Os argumentos devem ser nmeros ou nomes, matrizes ou referncias que contenham nmeros. Se uma matriz ou argumento de referncia contiver texto, valores lgicos ou clulas vazias, estes valores sero ignorados; no entanto, clulas com o valor nulo sero includas. Exemplos: Se A1:A5 se chamar Pontos e contiver os nmeros 10, 7, 9, 27 e 2, ento: AVERAGE(A1:A5) = 11 AVERAGE(Pontos) = 11 AVERAGE(A1:A5; 5) = 10 AVERAGE(A1:A5) = SUM(A1:A5)/COUNT(A1:A5) = 11 Se C1:C3 se chamar OutrosPontos e contiver os nmeros 4, 18 e 7, ento: AVERAGE(Pontos; OutrosPontos) = 10,5 2 - COUNT(valor1; [valor2]; ...) - Calcula quantos nmeros existem na lista de argumentos ou seja efectua a contagem do n de clulas preenchidas com valores numricos. Use esta funo para obter o nmero de entradas num campo numrico de um intervalo ou matriz numricos, onde: Valor1; valor2,... - so argumentos entre 1 e 30 que podem conter ou fazer referncia a uma variedade de tipos de dados, mas apenas os nmeros so calculados. Os argumentos que so nmeros, valores nulos ou lgicos, datas ou representaes numricas em forma de texto so calculados; os argumentos que so valores de erro ou texto que no podem ser convertidos em nmeros so ignorados. Se um argumento for uma matriz ou referncia, apenas os nmeros nesta matriz ou referncia sero calculados. As clulas em branco, os valores lgicos, texto ou valores de erro na matriz ou referncia sero ignorados. Exemplos:

Pg. 19

ESTG - Funes do Microsoft Excel

Se A3 contiver "Vendas", A4 contiver "12/8/90", A6 contiver "19", A7 contiver "22.24" e A9 contiver "#DIV/0!", ento: COUNT(A6:A7 )= a 2 COUNT(A4:A7) = 3 COUNT(A2; A6:A9; "Doze"; 5) = 3 COUNT(A1:A9; ; "2") = 5, onde "2" uma representao em forma de texto de um nmero CONTAR(0,1; TRUE; "trs"; 4; ; 6,6666; 700; ; 9; #DIV/0!) = 8 3 - COUNTA(valor1; [valor2]; ...) - Calcula o nmero de valores no vazios na lista de argumentos. Use esta funo para calcular onmero de clulas com dados num intervalo ou matriz, onde: Valor1; valor2;... - so argumentos entre 1 e 30 que representam os valores que deseja contar. Neste caso, um valor qualquer tipo de informaes, incluindo texto vazio (""), mas no incluindo clulas em branco. Se um argumento for uma matriz ou referncia, as clulas vazias dentro da matriz ou referncia sero ignoradas. Exemplos: Se A3 contiver "Vendas", A4 contiver "12/8/90", A6 contiver "19", A7 contiver "22.24" e A9 contiver "#DIV/0!", ento: CONTA (A6:A7) = 2 CONTA (A4:A7) = 3 CONTA (A3; A6:A9) = 4 CONTA (A1:A9) = 5 CONTA (1; ; 1) = 3 CONTA (A4:A7; 10) = 4 4 - GEOMEAN(nm1; [nm2]; ...) - Devolve a mdia geomtrica de uma matriz ou de um intervalo de dados positivos. Por exemplo, pode utilizar GEOMEAN para calcular o crescimento mdio, considerando-se juros compostos com taxas varivies. Nm1;nm2;... - so 1 a 30 argumentos cujas mdias deseja calcular. Tambm pode utilizar uma matriz simples ou uma referncia de uma matriz em vez de argumentos separados por pontos-evrgulas. Observaes: Os argumentos devem ser nmeros, ou nomes, matrizes, ou referncias que contenham nmeros. Se um argumento de matriz ou de referncia contiver textos, valores lgicos, ou clulas em branco, estes valores sero ignorados; no entanto, sero includas as clulas com o valor zero. Se qualquer valor de dados < = 0, GEOMEAN devolver o valor de erro #NUM!. A equao para a mdia geomtrica : MG = sqrt (y1 y2 y 3 ... y n )n Exemplo: GEOMEAN(4;5;8;7;11;4;3) = 5,476987 5 - MAX(nm1; [nm2]; ...) - Devolve o valor mximo de uma lista de argumentos Nm1; nm2;... - so 1 a 30 nmeros cujo valor mximo deseja localizar. Pode especificar argumentos que so nmeros, clulas vazias, valores lgicos ou representaes em forma de texto numrico. Os argumentos que so valores de erro ou texto que no podem ser traduzidos em nmeros causam erros. Se um argumento for uma matriz ou referncia, s sero utilizados os nmeros nesta matriz ou referncia. Sero ignoradas as clulas vazias, valores lgicos, texto ou valores de erro na matriz ou referncia. Se os argumentos no contiverem nmeros, MAX devolver 0. Exemplos: Se A1:A5 contiver os nmeros 10, 7, 9, 27 e 2, ento: MAX(A1:A5) = 27 MAX(A1:A5;30) = 30

Pg. 20

ESTG - Funes do Microsoft Excel

6 - MIN(nm1; [nm2]; ...) - Devolve o valor mnimo contido numa lista de argumentos Nm1; nm2;... - so nmeros de 1 a 30 para os quais deseja localizar o valor mnimo. Pode especificar os argumentos que so nmeros, clulas vazias, valores lgicos ou representaes em texto de nmeros. Os argumentos que so valores de erro ou texto que no podem ser convertidos em nmeros causam erros. Se um argumento for uma matriz ou referncia, apenas os nmeros daquela matriz ou referncia podero ser usados. Clulas vazias, valores lgicos ou valores de erro na matriz ou referncia sero ignorados. Se os argumentos no contiverem nmeros, MIN devolver 0. Exemplos: Se A1:A5 contiver os nmeros 10, 7, 9, 27 e 2, ento: MIN(A1:A5) = 2 MIN(A1:A5; 0) = 0 7 - MEDIAN(nm1; [nm2]; ...) - Devolve a mediana dos nmeros indicados. A mediana o nmero no centro de um conjunto numricos; isto , metade dos nmeros possui valores que so maiores do que a mediana e a outra metade possui valores menores. Nm1; nm2;... - so nmeros entre 1 e 30 a partir dos quais deseja obter a mediana. Os argumentos devem ser nmeros ou nomes, matrizes ou referncias que contenham nmeros. O Microsoft Excel examina todos os nmeros em cada argumento de referncia ou matriz. Se um argumento matricial ou referncia contiver texto, valores lgicos ou clulas vazias, estes valores sero ignorados; no entanto, as clulas com valor nulo sero includas. Observaes: Se houver um nmero igual de nmeros no conjunto, ento MEDIAN calcula a mdia dos dois nmeros do meio. Veja o segundo exemplo que se segue. Exemplos: MEDIAN(1; 2; 3; 4; 5) = 3 MEDIAN(1; 2; 3; 4; 5; 6) = 3,5, a mdia de 3 e 4 8 - MODE(nm1; [nm2]; ...) - Devolve o valor que ocorre com mais frequncia numa matriz ou intervalo de dados. Assim como MEDIAN, MODE uma medida de local. Nm1, nm2,... -so argumentos de 1 a 30 para os quais deseja calcular o modo. Tambm pode usar uma nica matriz ou referncia a uma matriz em vez de argumentos separados por pontos e vrgulas. Observaes: Os argumentos devem ser nmeros ou nomes, matrizes ou referncias que contenham nmeros. Se um argumento de referncia ou matriz contiver texto, valores lgicos, ou clulas vazias, estes valores sero ignorados; no entanto, as clulas com valor nulo sero includas. Se o conjunto de dados no contiver pontos de dados duplicados, MODO devolver o valor de erro #N/A. A moda o valor que ocorre com mais frequncia, a mediana o valor do meio e a mdia o valor mdio. Nenhuma medida nica de tendncia central fornece um quadro completo dos dados. Suponha que os dados esto agrupados em trs reas, metade em torno de um nico valor baixo e a outra metade em torno de dois valores altos. AVERAGE e MEDIAN podem devolver um valor no meio relativamente vazio, enquanto que MODE pode devolver o valor baixo dominante. Exemplo: MODE({5,6, 4, 4, 3, 2, 4}) = 4 9 - STDEV(nm1; [nm2]; ...) - Calcula o desvio padro a partir de uma amostra. O desvio padro uma medida do grau de disperso dos valores em relao ao valor mdio (a mdia). Nm1;nm2;... - so 1 a 30 argumentos numricos correspondentes a uma parte da populao. Tambm pode utilizar uma nica matriz ou referncia a uma matriz em vez de argumentos separados por pontos e vrgulas.
Pg. 21

ESTG - Funes do Microsoft Excel

Observaes: STDEV considera que os seus argumentos representam uma parte da populao. Se os seus dados representarem a populao toda, dever calcular o desvio padro utilizando STDEVP. O desvio padro calculado utilizando o mtodo "no-polarizado" ou n-1. STDEV utiliza a seguinte frmula: 2 2 sqrt{[n x - (x) ] / n(n-1)} Exemplo: Suponha que 10 ferramentas feitas na mesma mquina durante a produo so colectadas como um exemplo aleatrio e medidas em termos de resistncia ruptura. Os valores do exemplo (1345, 1301, 1368, 1322, 1310, 1370, 1318, 1350, 1303, 1299) so guardados em A2:E3, respectivamente. STDEV estima o desvio padro da resistncia ruptura para todas as ferramentas. STDEV(A2:E3) = 27,46 10 - STDEVP(nm1; [nm2]; ...) - Calcula o desvio padro com base na populao total fornecida como argumentos. O desvio padro uma medida do grau de disperso dos valores em relao ao valor mdio (a mdia). Nm1;nm2;... - so 1 a 30 argumentos numricos correspondentes a uma determinada populao. Tambm pode utilizar uma nica matriz ou referncia a uma matriz em vez de argumentos separados por pontos e vrgulas. Observaes: STDEVP considera que os seus argumentos so a populao inteira. Se os dados representarem uma parte da populao, dever calcular o desvio padro utilizando DESVPAD. Para tamanhos grandes de exemplos, STDEV e STDEVP devolvem valores aproximadamente iguais. O desvio padro calculado como se utilizasse o mtodo "polarizado" ou n. STDEVP utiliza a seguinte frmula: 2 2 2 sqrt{[n x - (x) ] / n } Exemplo: Utilizando os mesmos dados do exemplo STDEV e considerando que apenas 10 ferramentas so produzidas durante o processo de produo, STDEVP mede o desvio padro da resistncia ruptura para todas as ferramentas. STDEVP(A2:E3) = 26,05 -----

Pg. 22

Vous aimerez peut-être aussi