Vous êtes sur la page 1sur 38

Clulas de Carga

Prof. Valner Brusamarello

Medio de Fora
Fora Peso Torque Presso Outras
Variveis que dependem direta ou indiretamente da fora

Fundamentao Terica
Robert Hook estabeceu a relao entre tenso e deformao. Quando uma fora submetida a uma mola, a mesma deflexiona segundo a lei de Hook: F = Kx F fora em N, k a constante de rigidez da mola e x o deslocamento em m. De fato, a lei de Hook uma aproximao do que realmente acontece com os corpos deformveis, pois a relao entre a fora e a deflexo aproximadamente linear quando as cargas aplicadas apresentam baixos nveis. A lei de Hook tambm pode ser expressa por: = E onde a tenso mecnica , a deformao percentual (%) e E o modulo de Young ou mdulo de elasticidade expresso nas mesmas unidades que a tenso mecnica.

Fundamentao Terica
Tenso e deformao so as verses normalizadas de fora e deflexo. Tenso fora por unidade de rea e deformao o alongamento por unidade de comprimento inicial. O mdulo de elasticidade uma caracterstica fsica do material e de grande importncia no projeto de clulas de carga. Clulas de carga so transdutores de fora, nos quais uma estrutura mecanicamente rgida possui sensores fixados. Quando aplicada uma carga mecnica, o sistema deforma-se e a informao transmitida ao sensor.

Fundamentao Terica
O conceito de deformao anlogo ao de deslocamento unitrio: = l dl = l0 l

l
o

l0

onde l0 o comprimento inicial e l o comprimento final. Em geral, aplica-se como unidade unitria uma microdeformao () que equivale a uma variao de em um comprimento inicial de um metro. Apesar de adimensional a deformao relativa geralmente relacionada com (microstrain) m m Para deslocamentos pequenos, para a grande maioria dos materiais verifica-se a lei de Hooke, que estabelece a proporcionalidade direta entre tenses e as deformaes.

Fundamentao Terica
A deformao no x ocorre apenas na direo em que a fora aplicada, eixo x, mas tambm ocorre uma reduo (ou aumento) da seco transversal do corpo, eixo y e z. A relao entre a deformao transversal e a longitudinal, para materiais isotrpicos, aqueles que apresentam as mesmas propriedades mecnicas para todas as direes, representada pelo coeficiente de Poisson

x
E

y =

x
E

= x z =

x
E

= x

Fundamentao Terica
Resumindo em poucas palavras, quando um material submetido a uma tenso mecnica, uma compresso uniaxial ou um cisalhamento ocorre uma deformao elstica at um valor de tenso mecnica, compresso ou fora de cisalhamento crticos. A partir deste ponto, comea a ocorrer uma deformao plstica. Durante a deformao elstica, os tomos do material esto deslocados, mas tendem a voltar para a posio de equilbrio quando a carga mecnica removida. Na figura mostrada uma trao, compresso e um cizalhamento.

P = A

l = l0

F A

Balanas e a medio de peso

Atualmente pouco comum encontrar-se em supermercados, em farmcias, ou em aougues as balanas mecnicas. Geralmente so utilizadas balanas eletrnicas. Seu menor custo, simplicidade de operao, mas principalmente a melhor qualidade de medio fez com que estas substitussem as balanas analgicas (mecnicas).

Transdutores de fora
Transdutor de fora piezo-eltrico Uma vez que a tenso eltrica aumenta quase que linearmente com a tenso mecnica aplicada, o PZT pode ser utilizado como sensor de fora. Deve, entretanto, ser observado que as cargas eltricas surgem apenas quando a carga mecnica aplicada. A mesma ser descarregada pela resistncia de entrada do instrumento que utilizado para fazer a medida. Desta forma, no possvel utilizar o PZT na medio de fora ou presso esttica. Um sensor de fora piezo-eltrico quase to rgido quanto uma pea de ao. Esta caracterstica permite que esses sensores sejam inseridos diretamente em partes de estruturas de mquinas.

Transdutores de fora
Transdutor de fora capacitivo Considerando-se um capacitor de A placas paralelas tem-se: C= 0 r d 0 a constante dieltrica do onde ar, r a constante dieltrica relativa do material isolante entre as placas (se houver algum), A a rea das placas condutoras e d a distncia entre as placas. Uma tendncia atual a miniaturizao de componentes. Desta forma, muitos dispositivos sensores esto sendo fabricados diretamente em pastilhas semicondutoras. Esses sensores so conhecidos como MEMS (Micro Electro-Mechanical Systems).

Transdutores de fora
Resistor sensor de fora (FSR- Force sensitive resistor) Um FSR apresenta uma variao de resistncia dependente da fora (ou presso) aplicada. Na verdade o nome correto deveria ser sensor de presso ao invs de sensor de fora, uma vez que o mesmo dependente da rea onde a fora aplicada. O FSR consiste em um polmero que exibe uma diminuio da resistncia com um aumento da fora na superfcie ativa do sensor. Os sensores do tipo FSR so conhecidos pela preciso muito pobre, por erros da ordem de 25% e pela no linearidade da sada

Extensmetro de resistncia eltrica (Strain gages)


A extensometria o mtodo que utiliza o princpio da relao que existe entre tenses e deformaes em corpos submetidos a solicitaes mecnicas, conforme estabelecido por Hook. Em 1856, Kelvin realizou experimentos utilizando fios de cobre e ferro e observou que a resistncia eltrica de ambos mudava quando os materiais sofriam deformao na regio elstica A variao relativa da resistncia sobre a variao relativa da deformao uma constante.

R l

R0 l0

=K

K=

R0

onde K constante (fator do extensmetro ou fator gage), R0 a resistncia inicial do fio metlico,l0 o comprimento inicial, R e l as variaes de resistncia e comprimento respectivamente e a deformao relativa.

Extensmetro de resistncia eltrica (Strain gages)


O fator do extensmetro caracteriza a sensibilidade do sensor, onde o sinal de entrada a variao da deformao e o de sada a variao de resistncia. Em 1931, Carlson, desenvolveu o primeiro extensmetro de fio (unbonded strain gage) Atualmente, os extensmetros de fios metlicos (unbonded metal wire) tornaram-se obsoletos. A Figura mostra um extensmetro tipo folha (o tipo mais utilizado atualmente), o qual deve ser colado na superfcie de uma estrutura onde vai ser aplicada a fora ou ento medidas as tenses mecnicas. O extensmetro de resistncia eltrica utilizado nos mais variados ramos da engenharia desde a II Guerra Mundial.

Extensmetro de resistncia eltrica (Strain gages)


A resistncia eltrica R de um fio com comprimento l , seco A e resistividade : l R=
A

Quando o fio deformado longitudinalmente, cada uma das quantidades que afetam R alteram-se. dR = dl + d 2 dD R l D Como abordado anteriormente, esta relao vlida para a regio de deformao elstica. Considerando-se pequenas variaes, a resistncia R de um fio metlico pode ser considerada: Onde Ro a resistncia quando no aplicada carga

dR R = Ro + dR = Ro 1 + Ro (1 + K . ) = Ro (1 + x ) Ro

Extensmetro de resistncia eltrica (Strain gages)


O extensmetro de resistncia eltrica (tipo folha) formado por dois elementos: a base e a grade Os extensmetros de resistncia eltrica do tipo folha so os sensores mais populares na medio de fora (e grandezas relacionadas) em funo do seu tamanho, alta linearidade e baixa impedncia.

Extensmetros de resistncia eltrica com compensao de temperatura


Os extensmetros de resistncia eltrica so construdos de diferentes metais e ligas tais como constantan (Cu57Ni43), karma (Ni75Cr20FexAly), nicromo (Ni80Cr20) entre outras. Tambm so produzidos em semicondutores, tais como, o silcio e o germnio. Basicamente a escolha do sensor consiste na determinao de uma combinao de parmetros compatveis com o ambiente e com as condies de operao do sensor. Em aplicaes estticas tanto a ponte de Wheatstone como o extensmetro devem ser compensados para anular o efeito da temperatura. Quando a temperatura varia podem ocorrer quatro efeitos:
O fator do extensmetro varia com a temperatura A grade sofre um alongamento ou uma contrao. . A clula alonga ou contrai . A resistncia do extensmetro varia

comum que os fabricantes de extensmetros selecionem ligas no intuito de compensar os efeitos dos parmetros observados. Essa caracterstica conhecida como auto-compensao de temperatura. Strain gages com auto-compensao de temperatura so projetados para apresentar o mnimo de deformao aparente em uma faixa aproximada de -45 a 200C.

Extensmetros de resistncia eltrica com compensao de temperatura

Um estudo cuidadoso deve ser feito antes da escolha de extensmetros para aplicaes especiais

Extensmetro de uso geral


Ilustrao da mdia da distribuio das tenses na regio sob a grade sensora do extensmetro de resistncia eltrica Quando podem ser utilizados, os extensmetros mais longos (regulares) devem ser escolhidos, pois geralmente so mais fceis de manusear e instalar. Sua rea maior, tambm implica em uma dissipao maior de calor. Esta propriedade pode ser bastante importante quando aplicados em plsticos ou outros materiais que so condutores pobres de calor. Como uma regra geral, quando possvel, comprimentos de 3 a 6 so preferveis. Os comprimentos mais usuais e que geralmente encontram-se em estoques de fornecedores encontram-se dentro desta faixa. Extensmetros fora desta faixa tambm custam mais caro.

Extensmetros uniaxiais
Consistem nos strain gages com o formato de grades mais simples As resistncias tpicas so 120 ou 350 . Neste aspecto, quando possvel a escolha, melhor optar por resistncias maiores, pois isto reduz o aquecimento na grade, alm de reduzir o efeito devido a conexes e soldas.

Extensmetros do tipo roseta


Para um estado de tenses biaxiais necessria a utilizao de mais de um elemento. Neste caso, existem os extensmetros do tipo roseta, os quais apresentam mais de uma grade sensora em uma mesma base. Os extensmetros do tipo roseta devem ser escolhidos de acordo com a distribuio das tenses e posicionados de forma que as direes preferenciais de cada grade coincidam com as direes das componentes da tenso mecnica, ou em outros casos quando no se conhece a direo de tenses principais.

Extensmetros do tipo roseta


Na prtica, com tenses superficiais com eixos principais desconhecidos, pode-se utilizar uma roseta com trs elementos e determinar as direes preferenciais. As rosetas podem ser do tipo planar ou empilhadas . Geralmente a primeira uma escolha mais vantajosa em relao segunda. As rosetas empilhadas apresentam uma dificuldade maior na dissipao de calor das grades e isso pode influenciar no desempenho bem como na estabilidade do sensor. Outra desvantagem em relao a aplicaes com pequenas amplitudes de tenses, onde as rosetas planares esto prximas da superfcie submetida ao esforo, enquanto que nas rosetas empilhadas, a transmisso da deformao mais pobre uma vez que a mesma se faz pelas grades individuais

Campo de deformaes e fator de Sensibilidade transversal nos Strain Gages


A sensibilidade de um condutor submetido a uma deformao unidirecional definida como:
SL = dR

Em um extensmetro, o condutor dificilmente ser uniforme sobre toda a grade, dessa forma a sensibilidade depende de outros fatores. De fato, uma boa aproximao pode ser feita ao considerar um strain gage colado em um corpo (como uma barra, por exemplo) e submetido a um esforo de trao ou compresso. Sua variao de resistncia pode ser definida: R
R = K a a + K t t + K cis at

A sensibilidade do extensmetro para a deformao na direo do cisalhamento pequena e pode ser desprezada. Entretanto a sensibilidade deformao transversal significativa e os fabricantes fornecem um fator de sensibilidade transversal para cada sensor S Kt = t Sa

Campo de deformaes e fator de Sensibilidade transversal nos Strain Gages


E assim: R

= Sa ( a + Kt t )

A sensibilidade do extensmetro geralmente expressa em termos de um fator K (como colocado anteriormente): R = K a O fator do extensmetro determinado pelo fabricante medindo uma amostra de sensores de cada lote. Na calibrao, os extensmetros so fixados em uma barra com uma razo de Poisson de -0,285. Uma deformao axial conhecida aplicada, a qual produz uma deformao transversal: = e assim a variao da resistncia pode ser definida: R = Sa a (1 Kt ) e K = Sa (1 Kt ) Observa-se que esta equao indica que mesmo que a deformao medida seja apenas a longitudinal, a mesma sofre influncia transversal pela razo de Poisson. importante deixar claro que a menos que se trate de um campo de tenses uniaxial, (e at nesse caso, com o sensor montado em uma direo diferente da principal), se a sensibilidade transversal ou a deformao transversal no forem nulos, ocorrer um erro se este fator no for considerado.
R
t a

Campo de deformaes e fator de Sensibilidade transversal nos Strain Gages


Erro devido a sensibilidade transversal para vrias relaes de deformao Esquema para medio da deformao de Poisson
Kt

t 100 a

Extensmetros semicondutores
Os strain gages semicondutores foram inventados nos Laboratrios da Bell Telephone Company nos anos 50. No inicio da dcada de 70 os primeiros extensmetros semicondutores foram aplicados na indstria automobilstica. Diferente dos sensores metlicos, os extensmetros semicondutores utilizam o efeito piezo-resistivo do silcio ou germnio. Normalmente necessrio um cuidado muito especial para a colagem por nem sempre apresentar uma base como os extensmetros metlicos As principais vantagens dos extensmetros semicondutores so as altas sensibilidades, os valores de resistncia elevados alm do tamanho reduzido. As comparaes com os extensmetros populares (metlicos tipo folha) so inevitveis e muitas vezes controversas na literatura. Sabe-se que os strain gages semicondutores so bastante sensveis variao de temperatura, apresentando forte tendncia de drift. Outro problema dos semicondutores o desvio de linearidade. Estes problemas, entretanto, podem ser consideravelmente minimizados com eletrnica e processamento adequados. Aplicaes prticas, atuais deste tipo de tecnologia podem ser encontradas em muitos sensores de presso onde o diafragma micro-usinado em silcio e os extensmetros so difundidos neste substrato na forma de ponte

Extensmetros semicondutores
Comparando os extensmetros metlicos tipo folha e os extensmetros semicondutores, pode afirmar que os semicondutores possuem sinal de 25 a 50 vezes maior que os strain gages, alm de possuir um tamanho mais reduzido Com esta regio de trabalho, os extensmetros semicondutores tm uma vida til maior em relao fadiga. Alm disso, a alta sensibilidade permite que menores tenses mecnicas possam ser medidas As vantagens dos extensmetros do tipo folha incluem o baixo custo, a grande oferta e popularidade com a conseqente oferta de recursos no que diz respeito ao processo de projeto das clulas de carga Os processos de difuso encontrados em circuitos integrados so os mesmos utilizados na fabricao de diafragmas para sensores de presso. Nestes dispositivos, o diafragma construdo de silcio ao invs de metal e as impurezas so depositadas para formar strain gages intrnsecos nas posies desejadas. Este tipo de construo pode permitir confeces com um custo mais baixo, uma vez que vrios diafragmas podem ser feitos em uma nica pastilha.

Introduo ao projeto de transdutores de fora


Um Sistema Mecnico (Elemento Mola) converte fora em alongamento mecnico Colando o strain gage sobre o corpo submetido tenso mecnica, ambos estaro submetidos mesma deformao. Desta forma, uma variao de resistncia ocorrer na sada, a qual ligada a um circuito do tipo ponte como ser mostrado

Introduo ao projeto de transdutores de fora


A Figura mostra as etapas distintas de transduo desde o estmulo at a resposta

Processo de colagem dos extensmetros de resistncia eltrica

Processo de colagem dos extensmetros de resistncia eltrica

Processo de colagem dos extensmetros de resistncia eltrica

Projeto da clula de carga


A sensibilidade da clula de carga influenciada diretamente pelo nmero de extensmetros, pela posio dos extensmetros e pela configurao na ponte de Wheatstone
Eo K = E 4 2K
Eo K 103 mV = V E 4 2 K 106

K (1 + ) 103 Eo mV = 6 V E 4 + 2 K (1 ) 10

Projeto da clula de carga


Eo K 103 mV = V E 2

Eo K 103 mV = V E 2 + K 106

K (1 + ) 103 mV Eo = V E 2 + K (1 ) 106

Projeto da clula de carga


3 Eo K (1 + ) 10 mV = V E 2

Eo = K 103 mV V E

Clula de carga do tipo coluna

Transdutor de fora do tipo lmina engastada Ebh


F=
2

6 KlEFonte

Clula de carga do tipo Anel

Transdutor de fora composto por duas vigas bi-engastadas

Medida de Fora e Momento

Arranjos para medir momento ou fora. (a) arranjo para medir fora axial (b) Arranjo para medir momento e (c) Arranjo para medir momento .

Vous aimerez peut-être aussi