Vous êtes sur la page 1sur 8

Uma anlise sobre a transposio dos quadrinhos para a Internet An analysis about the transposition of comics to the Internet

BELO, Patrcia Graduada, Universidade Federal de Pernambuco ARAGO, Isabella Mestre, Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: hqs, linguagem, webcomics As vantagens de produzir quadrinhos no computador, e public-los na Internet, fazem crescer a produo de webcomics. Nessa nova mdia, os quadrinhos vm adquirindo formatos e caractersticas distintas das HQ' impressas. Averiguamos s como os recursos hipermiditicos esto sendo aplicados nas webcomics e at que ponto eles as distanciam dos quadrinhos originais. Keywords: comics, linguage, webcomics The advantages of producing comics directly in the computer and publishing them on the Internet, makes the webcomics production grow. In this new media, comics have been acquiring distinct formats and characteristics from printed comics. We inquire how the hipermidiacts resources are being applied in webcomics and to point they separates them from originals ones.

Introduo As histrias em quadrinhos, conhecidas tambm como a Nona Arte, vm migrando com fora total para o mundo digital. Com os acessos cada vez mais fceis ao computador, muitos quadrinistas tiveram a oportunidade de produzir livremente suas histrias, sem as limitaes que os quadrinhos impressos possuem, como o custo da impresso e as dificuldades de publicao. Surgiram ento as webcomics ou simplesmente quadrinhos online, que so quadrinhos publicados na Internet. A migrao dos quadrinhos do papel s telas do computador fez surgir novas possibilidades de criao para os quadrinistas em conseqncia dos recursos que os softwares grficos, como o Flash, disponibilizam para seus usurios. Essa passagem para o mundo virtual tem gerado inmeras discusses e polmicas entre os quadrinistas, usurios, fs e crticos de arte em geral. Ainda no tempo de dizer o que est certo e o que est errado na transposio dos quadrinhos para a Internet. Trata-se de duas mdias diferentes: o papel e o computador. O fato que em boa parte dos quadrinhos publicados na Internet, o uso de recursos hipermiditicos tem eliminado algumas das caractersticas essenciais dos quadrinhos. A questo levantada neste artigo como os recursos hipermiditicos vm sendo utilizados nas histrias em quadrinhos e se eles distanciam de alguma forma as webcomics das HQS originais. Definio do Modelo Para a elaborao do modelo de anlise, fez-se necessria uma reorganizao da classificao da linguagem dos quadrinhos impressos, baseada em referncias bibliogrficas de grande importncia para a Nona Arte: Quadrinhos e arte seqencial, de Will Eisner (1999); Desvendando os Quadrinhos, de Scott McCloud (1993); HQTRNICAS: do suporte papel rede Internet, de Edgar Franco (2004) e Como Usar as Histrias em Quadrinhos na Sala de Aula, de Barbosa et al (2004). Neste artigo, organizamos estes estudos sobre a linguagem das histrias em quadrinhos de uma maneira que englobasse um nmero significativo de elementos para melhor atender a nossa pesquisa. A princpio, partimos da idia de que as histrias em quadrinhos so uma mdia que, assim como o cinema e o teatro, precisam de uma narrativa para poder existir. A narrativa, de acordo com o site Lngua Portuguesa, composta por elementos fundamentais como: personagem, enredo, ambiente, tempo e narrador.

Diante da investigao dos estudos sobre linguagem das histrias em quadrinhos dos autores mencionados anteriormente, foi percebido que os quadrinhos, alm de apresentarem todos esses componentes, precisam de mais dois itens para tornarem-se reais e possveis: a percepo visual global e a elipse. A percepo visual global foi-nos apresentada atravs dos estudos de Franco (2004), nos quais ele a classifica como um dos principais elementos que compe a linguagem das histrias em quadrinhos, pois ...a percepo visual as diferencia profundamente de outras narrativas visuais como o cinema e o desenho animado (Franco, 2004, p. 43). O termo elipse, tambm encontrado nas pesquisas de Franco (2004), aparece como outro elemento fundamental da linguagem dos quadrinhos impressos. Segundo o autor, a elipse uma das bases narrativas dos quadrinhos por constituir-se um dos trechos da seqncia que completamos mentalmente. Portanto, para complementar a nossa reorganizao da linguagem dos quadrinhos e facilitar a nossa anlise, consideramos que aqueles componentes todos reunidos resultaro na Narrativa das Histrias em Quadrinhos, cujo diagrama apresenta-se na figura 1. Em seguida veremos as definies dos elementos.

Figura 1: Narrativa das Histrias em Quadrinhos

Personagem | responsvel por levar adiante a narrativa atravs da realizao de um conjunto de aes e incidentes em seqncia. Enredo | A prpria narrativa em si. Ambiente | Espao fsico, social ou psicolgico no qual a aes dos personagens se desenvolvem. Tempo | Componente fortemente ligado ao enredo, pois dependendo do perfil que ele assumir, poder levar o leitor ao passado, ao presente e ao futuro da ao na histria atravs de uma seqncia linear ou retrospectiva, podendo dispor ao leitor opes de recuar e avanar durante a trama. Narrador | Aquele que ir contar a histria. Percepo Visual Global | Termo criado por Franco (2004). o elemento que d ao leitor o total controle sobre a ordem de leitura da histria. Ele tem a opo de comear a ler a histria por onde quiser, alm de ter uma viso superficial do passado, do presente e do futuro, pois sua frente esto os quadrinhos dispostos em ordem seqencial. Elipse | o espao contido entre um quadrinho e outro, que, de maneira sutil, obriga o leitor a deduzir e a imaginar a seqncia de aes que ocorre nesse mesmo espao.

Para ajudar na transposio da mensagem da histria em quadrinhos para o leitor, os autores necessitam de alguns elementos visuais que tornaro possveis as idias invisveis contidas na narrativa como o tempo, o som, a fala, os rudos, as emoes, etc, assim como as idias visveis tais quais o ambiente e os personagens. Diante das pesquisas de Eisner (1999), McCloud (1993), Franco (2004) e Barbosa et al (2004), foi possvel listar e organizar esses recursos narrativos de uma maneira que servisse de base para a nossa anlise. So eles (figura 2): personagem, ambiente, linhas de movimento, metforas visuais, onomatopias, fala, balo e quadrinhos.

Figura 2: Elementos da Narrativa das Histrias em Quadrinhos

Personagens | Podem ser protagonistas, secundrios ou figurantes, ou ainda serem tpicos ou caricaturais. Ambiente | Conjunto de cenrios e planos de fundo inseridos nas cenas onde os personagens iro atuar. Linhas de Movimento | Sero elas que, na maioria dos quadrinhos, representaro o movimento dos personagens e suas trajetrias durante a narrao da histria. Metforas Visuais | Imagens que representam sensaes invisveis, como o amor atravs da representao de coraes, e tambm visveis, como o suor representado atravs de pingos. Onomatopias | Palavras graficamente tratadas que servem para representar todos os sons, que no so fala dos personagens, na narrativa dos quadrinhos. Desse modo, todos os rudos nos quadrinhos so onomatopias. Fala | Discurso narrativo em si. Pode vir diretamente da personagem ou do narrador. Balo | Recurso grfico mais utilizado pelos artistas quando querem tornar visvel o som no ato da fala. Quadrinho | Unidade mnima de representao grfica da histria em quadrinhos cuja funo primordial captar os movimentos e acontecimentos da narrativa decorrente, delimitando o espao no qual a cena estar inserida.

Aps as definies da linguagem dos quadrinhos impressos (narrativa e seus elementos), partiremos para a definio dos recursos hipermiditicos que esto sendo mais utilizados pelos webquadrinistas. Nas pesquisas de Franco (2004) ele classifica esses recursos em: animao, diagramao dinmica, trilha sonora, efeitos sonoros, tela infinita, tridimensionalidade, narrativa multilinear e interatividade. Segue a definio desses termos: Animao | Os softwares grficos, como o Flash, permitem diversas possibilidades de animao de objetos e de personagens que esto sendo muito explorados pelos webquadrinistas. Diagramao Dinmica | Podem ser efeitos de verticalidade e horizontalidade de quadrinhos que podem ser destacados fazendo com que os mesmos apaream de qualquer ngulo da tela. O mesmo pode acontecer com o tempo de leitura de cada quadrinho, ou seja, o webquadrinista pode lanar mo do recurso que controla a velocidade de surgimento ou de sada de um quadrinho da tela. Trilha Sonora | Os softwares possuem uma srie de ferramentas de edio sonora que vm ajudando os programadores e autores a gerarem experincias novas de sincronizao da trilha sonora com comandos e animaes acionadas na tela do computador. Efeitos Sonoros | A maioria dos quadrinhos eletrnicos utiliza recursos sonoros em suas narrativas. Mas, alguns artistas, como McCloud, recusam-se a utilizar efeitos sonoros nas suas webcomics por acharem as onomatopias um cdigo de representao de som muito importante de caracterizao dos quadrinhos e que no deve ser substitudo por sons. Tela Infinita | Termo criado por McCloud (2000). O quadrinhista pode trocar o uso dos botes de avanar a pgina por barras de rolagens verticais e horizontais, ou ainda um tipo de explorao na qual o

usurio iria imergir no interior dos quadrinhos atravs de efeitos de zoom. Podemos conferir a explorao desse recurso no site do prprio Scott McCloud (www.scottmccloud.com). Tridimensionalidade | Os softwres grficos possibilitam a criao de uma biblioteca de personagens em 3D, permitindo que esses sejam introduzidos na histria nas mais diversas posies e ngulos, sem que o artista precise redesenh-los. Narrativa Multilinear | As webcomics podem apresentar narrativas com bifurcaes ao longo dos caminhos e links paralelos que levam o usurio a sites de assuntos co-relacionados aos abordados nas histrias. Interatividade | As webcomics podem oferecer vrios tipos de interao com usurio como a opo de escolher os caminhos da narrativa, ativar animaes e sons, encontrar links escondidos, contribuir com a narrativa etc.

Para a elaborao do nosso modelo, consideramos os recursos animao (tal qual um desenho animado) e diagramao dinmica, como efeitos de animao e o recurso narrativa multilinear como tipo de interatividade. Estes, juntamente com trilha sonora e efeitos sonoros, sero os recursos hipermiditicos para webcomics que formar nosso quadro da anlise descritiva. Outro recurso foi adicionado nossa classificao: a fala, que est inserida na definio de efeitos sonoros por Franco (2004). No nosso modelo de anlise no entrou o recurso tela infinita, pois para o nosso entendimento, quadrinhos com tela infinita apenas aumentam o campo de leitura da histria sem deixar de lado os elementos da narrativa dos quadrinhos impressos. O recurso tridimensionalidade, tambm foi desconsiderado por acreditarmos que ele no muito significativo para a transposio dos quadrinhos para a Internet, uma vez que tridimensionalidade comumente representada atravs de sombras, luz e perspectiva nos quadrinhos impressos. Portanto, os recursos hipermiditicos para quadrinhos na web esto listados na figura 3, abaixo segue as subdivises dos tipos de cada deles.

Figura 3: Recursos para Quadrinhos na Web

Interatividade Tipo A | Apresenta apenas comandos de avanar a narrativa. Tipo B | Apresenta comandos de avanar e retornar a narrativa. Tipo C | Apresenta opes de acionar animaes, efeitos sonoros e trilha sonora, etc. Tipo D | Apresenta opes de contribuir com a narrativa criando uma das pginas ou captulos da webcomic. Tipo E | Apresenta narrativa multilinear, dando opes ao leitor de escolher o rumo que a histria vai tomar. Trilha Sonora Tipo A | Uma nica msica, programada para tocar em loop, ouvida durante toda a narrativa. Tipo B | Cada cena, ou conjunto de cenas, apresenta uma msica especfica. Tipo C | Apresenta opes de msica para ouvir durante toda a narrativa. Tipo D | A msica muda automaticamente de acordo com o enredo.

Efeitos Sonoros Tipo A | O som acionado apenas com o clique do mouse. Tipo B | O som aparece sem onomatopia. Tipo C | O som aparece com onomatopia. Tipo D | Alternncia entre som e onomatopia. Tipo E | O efeito sonoro aparece em loop. Efeitos de Animao Tipo A | Animao em um ou mais quadrinhos. Tipo B | Objeto animado que se sobrepe pgina/cena. Tipo C | Seqncia animada paralela narrativa principal. Tipo D | Diagramao dinmica, quando h aplicao de animao sobre um ou mais quadrinhos da histria. Tipo E | Desenho animado, quando h animaes das cenas por inteiro. Fala Tipo A | Fala do personagem. Quando o balo de fala substitudo por uma dublagem. Tipo B | Fala do narrador. Quando a legenda substituda por uma dublagem. Objetos de Anlise Os objetos sero 10 webcomics que lanam mo de recursos hipermiditicos para dinamizarem suas histrias. So elas:
1. FRMULA 1 (www.iguinho.ig.com.br) 2. MUITOS PIXELS (www.pixels.com.br) 3. SATAN Z (www.quadrinhosonline.com.br) 4. RATOEIRA a ltima histria do rato (www.imagica.com.br/centraldorato) 5. FAHRENHEITH (www.estaminas.com.br/hq) 6. O LIXO E A FRIA (www.imagica.com.br/centraldorato) 7. LYRAS CONDO (www.headachestreet.com) 8. SUPER K (www.ford.com.br/fordkids) 9. GIGANTES EM FRIA (www.brigadaonix.com.br)

10. LINDA DE MORRER (www.cybercomix.com.br) Anlise Para investigar as webcomics, foi feita uma Anlise Descritiva, disposta em quadros (figuras 4 e 5), que registrou a incidncia de elementos da narrativa dos quadrinhos impressos e dos recursos hipermiditicos em cada webcomic. No primeiro quadro (figura 4), a cor rosa indica a presena dos elementos nas webcomics. No segundo quadro (figura 5), esto marcados, com um crculo rosa e uma cor de fundo mais escura, os recursos encontrados. J nos espaos de cor de fundo mais clara, juntamente com o crculo rosa na opo nenhum, est marcada a ausncia do recurso nas webcomics.

Figura 4: Elementos da narrativa dos quadrinhos impressos

Figura 5: Recursos hipermiditicos para webcomics

Discusso Diante dos resultados analticos possvel fazer algumas consideraes comparativas sobre as webcomics. As linhas de movimento foram descartadas por quatro webcomics: FRMULA 1, MUITOS PIXELS, SATAN Z e LYRAS CONDO. As situaes em que o uso das linhas seria vivel foram substitudas por animaes nas outras histrias, que em muito se assemelham aos desenhos animados. Em RATOEIRA e O LIXO E A FRIA, quando o autor queria causar mais impacto s aes, eram aplicados efeitos especiais e de animao em toda a cena, mas sem a descaracterizar como esttica para torn-la uma animao. Na webcomic GIGANTES EM FRIA, as linhas de movimento aparecem com freqncia, embora sejam todas animadas e acompanhadas da animao de personagens e objetos. Em SUPER K, as linhas de movimento s aparecem uma vez numa cena esttica e de maneira muito discreta. Nas demais cenas elas foram substitudas por animaes. Em FAHRENHEITH as linhas aparecem tambm em uma nica cena,

mas no apresenta animao nas demais. Metforas visuais estiveram presentes em cinco webcomics (FRMULA 1, MUITOS PIXELS, RATOEIRA, FAHRENHEITH e SUPER K) de maneira considerada suficiente para o contexto das histrias. Onomatopias estiveram presentes em seis webcomics: MUITOS PIXELS, RATOEIRA, O LIXO E A FRIA, LYRAS CONDO e GIGANTES EM FRIA. Entretanto, as onomatopias s tiveram presena forte em RATOEIRA e O LIXO E A FRIA e mesmo assim, a aplicao poderia ter sido ainda maior em algumas situaes em que so substitudas por efeitos sonoros. Em FRMULA 1 no so encontradas onomatopias, pois foram substitudas por animaes e efeitos sonoros. Em FAHRENHEITH, tambm no h presena de onomatopias, mas tambm no h utilizao de recursos sonoros. A nica histria que apresentou onomatopias em vrias situaes e que no tiveram substituio nem adio de efeitos sonoros e de animao foi LINDA DE MORRER, fazendo com que ela no se distancie muito da linguagem dos quadrinhos impressos. O elemento narrativo balo encontra-se em nove das dez webcomics analisadas. O balo s no se fez presente em uma webcomic, O LIXO E A FRIA, pois foi substitudo pela dublagem. O elemento narrativo quadrinho s no esteve presente em duas webcomics: MUITOS PIXELS e SATAN Z. Esse resultado demonstra que esses dois elementos so considerados fortes e representativos para os webquadrinistas comporem suas histrias e nome-las de quadrinhos. O recurso interatividade esteve presente timidamente em cinco webcomics, pois o mximo de interao possvel com o leitor era o de avanar e retornar a narrativa. Em RATOEIRA e GIGANTES EM FRIA o usurio tem o poder de controlar, em partes, o tempo de leitura dos quadrinhos atravs de um boto avanar. Nas webcomics: MUITOS PIXELS, FAHRENHEITH e O LIXO E A FRIA, o leitor tinha opo de retornar ou avanar a cena, proporcionando-lhe certo controle sobre a histria e tambm o controle sobre o tempo de leitura. Em SUPER K, o leitor s tem a opo de retornar as cenas quando as trs primeiras cenas tiverem sido transmitidas. As webcomics LYRAS CONDO e SATAN Z no apresentam nenhum recurso interativo, sendo as histrias transmitidas tais quais um filme e isso faz do usurio um mero espectador, uma vez que nem pausar as animaes era possvel. A nica histria que apresentou interatividade do tipo c foi FRMULA 1. O recurso de interatividade tipo e foi encontrado apenas em LINDA DE MORRER, tornandoa tambm um tipo de jogo no qual o usurio que escolhe os caminhos que os personagens iro tomar. A trilha sonora esteve presente em seis histrias, e, dentre elas, quatro apresentaram o mesmo recurso: tipo d. Em SATAN Z, RATOEIRA, O LIXO E A FRIA e LYRAS CONDO, a msica vai variando de acordo com o clima da histria. Em SUPER K, h uma msica especfica para cada cena como tambm para conjuntos de trs ou quatro cenas. Em algumas cenas, no h trilha sonora, e sim a utilizao de efeitos sonoros. J em FRMULA 1, a mesma msica utilizada em todas as cenas. Os efeitos sonoros tambm esto sendo muito explorados pelos webquadrinistas. Em quatro histrias (FRMULA 1, SATAN Z, SUPER K e GIGANTES EM FRIA) foram percebidos recursos sonoros em boa parte das cenas e todas elas sem a presena de onomatopia (tipo b). E em trs webcomics (RATOEIRA, O LIXO E A FRIA e LYRAS CONDO), os efeitos sonoros apareceram com e sem onomatopias. Trs histrias que no lanam mo de efeitos sonoros, tambm no fizeram aplicao de trilha sonora: MUITOS PIXELS, FAHRENHEITH e LINDA DE MORRER. Efeitos de animao so muito utilizados nas histrias, exceto em LINDA DE MORRER, que no apresentou nenhum. Nas demais webcmics so encontradas animaes do tipo a, com exceo de FAHRENHEITH. Em seis histrias (RATOEIRA, FAHRENHEITH, O LIXO E A FRIA, LYRAS CONDO, SUPER K e GIGANTES EM FRIA) foram encontrados os efeitos de animao do tipo d. RATOEIRA, O LIXO E A FRIA e SUPER K utilizam recursos de animao para enriquecer a narrativa e no como uma maneira de apresent-la, diferentemente de LYRAS CONDO que a histria contada atravs de animao. As webcomics FRMULA 1, MUITOS PIXELS, SATAN Z, LYRAS CONDO e GIGANTES EM FRIA apresentam cenas que tem suas aes desenroladas atravs da animao dos personagens e dos elementos dos cenrios, assemelhando-se aos desenhos animados.

A elipse s no se encontra na webcomic LYRAS CONDO, por serem suas aes desenroladas atravs de animao contnua. Todas as outras, contendo ou no quadrinhos, no mostram as seqncias completas das cenas, fazendo com que o leitor imagine o que ocorre no espao entre uma cena e outra. A percepo visual global foi possvel em seis histrias: FRMULA 1, RATOEIRA, O LIXO E A FRIA, GIGANTES EM FRIA e LINDA DE MORRER, quando so dispostos no mesmo ambiente virtual dois ou mais quadrinhos sendo possvel visualizar o que passou e o que est passando no momento da leitura. Consideraes finais Nessa transposio de mdias, do papel rede Internet, os quadrinhos vm assumindo formatos e caractersticas peculiares distintas dos quadrinhos impressos. De acordo com as anlises, foi percebido que alguns elementos que compem visualmente a narrativa dos quadrinhos originais esto sendo substitudos, uns mais e outros menos, por recursos de hipermdia. As linhas de movimento foram um dos elementos que mais se perdeu nas webcomics investigadas. A partir do momento em que as aes e movimentaes dos personagens de uma histria so representadas atravs de animao, um dos smbolos visuais mais significativos da narrativa dos quadrinhos deixado de lado, fazendo com que essa histria j no possa mais ser reconhecida como histrias em quadrinhos, e sim como desenho animado. Outro elemento narrativo que vm sendo substitudo aos poucos por recursos hipermiditicos a onomatopia. A maioria das onomatopias encontradas nas webcomics analisadas veio acompanhada de efeitos sonoros. Defendemos a utilizao de recursos sonoros e efeitos de animao s cenas de maneira moderada e que no exclua o elemento narrativo onomatopia. possvel fazer um bom trabalho alternando a utilizao de onomatopias e de recursos de hipermdia, sem que isso o distancie da linguagem dos quadrinhos originais. Dessa forma, os elementos visuais parecem se perder na passagem dos quadrinhos para o mundo da Internet. Essa substituio pode acarretar em uma nova linguagem para os quadrinhos, na qual os elementos, que nos fazem sentir sensaes invisveis, sero representados de maneira mais real, como mostra as animaes e os sons. Esta pesquisa poder interessar, alm do pblico e autores de quadrinhos impressos e webquadrinistas, aos artistas grficos e designers que pretendem trabalhar com a publicao de quadrinhos na Internet. Servir de apoio para a iniciao de trabalhos e pesquisas de campo sobre o que est sendo mais explorado pelos artistas que fazem webcomics ou que desejam explorar mais detalhadamente cada um dos recursos mencionados. Bibliografia BARBOSA, Alexandre. et al. Como Usar as Histrias em Quadrinhos na Sala de Aula. So Paulo: Contexto, 2004. (Coleo Como usar na sala de aula). CHAVES, Eduardo O. C. Computadores: Mquinas de Ensinar ou Ferramentas de Aprender? 1983. Disponvel em: <http://www.chaves.com.br/textself/edtech/emaberto.htm>. Acesso em ago/2006. EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial: a compreenso e a prtica da forma de arte mais popular do mundo. 3.ed. So Paulo: Martins Fontes, 1999. FRANCO, Edgar Silveira. HQTRNICAS: do suporte papel rede Internet. 1.ed. ANNABLUME: Editora, 2004. Grande Enciclopdia Larousse Cultural. Edio Integral. So Paulo: Crculo do Livro, 1987. Lngua Portuguesa. Disponvel em: <http://lportuguesa.malha.net/content/view/30/1/>. Acesso em set/2006. MCCLOUD, Scott. Desvendando os Quadrinhos. So Paulo: M.Books do Brasil, 2005. MCCLOUD, Scott. Reinventando os Quadrinhos. So Paulo: M.Books do Brasil, 2006. Patrcia Belo patricia_belo@yahoo.com.br Isabella Arago isabella.aragao@gmail.com

Vous aimerez peut-être aussi