Vous êtes sur la page 1sur 42

CURSO TCNICO DE

PRODUTOS DOCOL

DOCOLBSICOS

Registro de Presso DocolBase


um registro destinado a regular a vazo ou interrompe-la por meio de um sistema eciente de vedao. instalado em obras prediais embutido.

Aplicao:
Utilizado para chuveiros, banheiras e duchas higinicas em instalaes embutidas.

Funcionamento:
Ao abrir o registro, o vedante movimentado juntamente com o guia, liberando a passagem dgua.

Caractersticas:
Corpo de bronze fundido com alta resistncia ao atrito, temperatura e presso. Bujo (mecanismo) de lato usinado. Alm da alta resistncia fadiga, tem o mesmo ndice de dilatao do corpo, o que garante o ajuste perfeito das peas e uma excelente vedao. Bitolas ou Testado em 100.00 (cem mil) ciclos. Suporta at 40 m.c.a. e 120C de temperatura. Os vedantes so de borracha nitrlica o que garante lubricao permanente com gua. Possui capa de proteo de raias e gabarito para instalao.

Componentes: Letra
A B C D E F

Componente
Corpo Suporte do vedante Mola Vedante Vedante Adaptador

Material
Lato Lato Ao Inox Borracha Nitrlica Celulose Lato

Benefcios:
Tripla vedao oring ao longo do eixo, proporcionando maior durabilidade contra vazamentos pelo eixo. Possui um guia interno sextavado ligado ao eixo que se movimenta para frente e para traz, abrindo ou fechando o registro. Por ser sextavado no girar, evitando o atrito do vedante contra a sede. Haste no ascendente (movimentos apenas giratrios). Reduz o atrito dos vedantes do eixo e no provoca deslocamentos no acabamento colocado sobre o registro. O vedante encapsulado xado no interior de uma cpsula metlica evitando assim a sua deformao quando apertado contra a sede

Importante:
Por ocasio da instalao, observar o sentido do uxo marcado no corpo do produto.

Desmontagem / Manuteno: 1. Fechar o registro de manuteno (gaveta). 2. Girar o registro de presso (sentido anti-horrio) e vericar se o mesmo est sem gua. 3. Desmontar o acabamento instalado sobre o registro. 4. Com o auxlio da chave de VD, abrir o bujo retirando todo o mecanismo. Este mecanismo completo poder ser substitudo por outro, pois um dos kits disponveis. 5. Retire o anel de presso e empurre o eixo para baixo liberando-o do bujo. 6. Desrosqueie o guia, liberando-o do eixo. 7. Retire o vedante, desrosqueando o parafuso de fenda posicionado abaixo dele. Este vedante poder ser trocado por outro, pois um outro kit disponvel. 8. Segue o processo inverso, observando o detalhe de que o mecanismo dever estar com o guia erguido.

Registro de Gaveta DocolBase


um registro que tem a nalidade de permitir a manuteno em outros equipamentos ligados no mesmo ramal. No deve trabalhar com a sua gaveta em posies intermedirias, com a nalidade de regular a vazo de espao. Pois isto provoca o desgaste prematuro da gaveta. apropriado para a instalao (embutida) na fase inicial da obra, permitindo a colocao de qualquer acabamento Docol posteriormente.

Instalao:
Na entrada dos ramais em banheiros cozinhas e reas de servio.

Caractersticas/Benefcios do Produto:
Fabricado em liga de lato: Resistncia ao atrito, temperatura e presso. Bitolas: , , 1, 11/4 e 11/2. Resistncia a temperatura: 120C. Classe de presso: at 140 mca. Os vedantes so de borracha nitrlica o que garante lubricao permanente com a gua. Possui capa de proteo de raias e gabarito para instalao.

Benefcios:
Dupla vedao no eixo: Durabilidade contra vazamentos. Facilidade de manuteno: Se o problema for no eixo, a manuteno poder ser feita sem a necessidade de fechar outro registro. Possui peas de reposio disponveis em todas as bitolas. Haste no ascendente: O eixo xo, ou seja, no sobe e desce na ocasio de abertura e fechamento do registro. Tal fato reduz o atrito nos orings do eixo e no provoca deslocamentos no acabamento colocado sobre o registro.

Importante:
Instalar o registro sempre com a gaveta fechada para evitar que algum objeto entre na cavidade da gaveta. O registro de gaveta no tem lado para instalao. Tanto na desmontagem como na montagem da gaveta, deix-la erguida (aberta). Abrir toda a gaveta quando estiver em funcionamento.

Desmontagem / Manuteno:
Se o vazamento for pelo eixo (externo): 1. Fechar o registro. 2. Retirar o acabamento colocado sobre o mesmo. 3. Com uma chave de boca, abrir a porca do castelo, soltando-a totalmente. 4. Girar o eixo no sentido de fechar (horrio) at que o eixo seja totalmente expulso. 5. Retirar o eixo. 6. Trocar os vedantes do eixo (kit disponvel). 7. Recolocar 8. Girar no sentido de abrir (anti-horrio), observando os recolhimentos dos vedantes. 9. Apertar a porca do castelo. 10. Abrir o registro totalmente. Para a troca da gaveta: 1. Fechar um registro anterior aquele que necessita da manuteno. 2. Vericar se houve o total fechamento do registro acima mencionado. 3. Retirar o acabamento colocado sobre o registro. 4. Com uma chave de boca adequada, abrir o castelo e retirar todo o mecanismo. 5. Desrosquear a gaveta, liberando-a do eixo. 6. Executar a montagem do registro obedecendo a seqncia inversa da desmontagem.

Registro DocolBase Jet 30


Registro com o sistema de Junta Elstica travante (JET) que utiliza conexes de dimetro 30 mm na entrada. Disponvel na verso presso e gaveta para instalaes de gua fria e quente.

Aplicao:
Instalado em obras prediais embutido na parede, adequado para o chuveiro (registro de presso), ou na entrada dos ramais (registro de gaveta). Podendo serem usados com todos os tipos de tubulao plstica.

Caractersticas:
Bitolas para instalaes de gua fria os adaptadores disponveis so 20 e 25 mm e para gua quente 15 e 22 mm. O registro JET 30 comercializado como gaveta (base e bruto) ou presso (base e bruto). Fabricado em liga de lato: Resistncia ao atrito, temperatura e presso. Resistncia a temperatura: 120C. Classe de presso: at 140 mca. Possui capa de proteo, responsvel pela proteo das roscas e estrias, auxiliando como gabarito de profundidade na parede.

Benefcios:
Um nico JET 30 que pode ser instalado com adaptadores de diferentes bitolas. O sistema JET 30 permite mobilidade do corpo do registro, o que facilita o seu perfeito alinhamento sem a possibilidade de ocorrer vazamentos. Instalao rpida, no necessrio a utilizao de ferramentas e ta veda-rosca, pois o adaptador dotado de um vedante de borracha nitrlica. O JET 30 presso base igual (internamente) ao registro de presso base e , tendo portanto os mesmos benefcios citados anteriormente. Reduo de custos com conexes e mo-de-obra. Em instalaes com gua quente a economia ainda maior, pois os adaptadores eliminam o uso das luvas de transio.

Instalao
Dena a posio, o alinhamento da tubulao e o ponto de instalao do registro. Use um esquadro para cortar o tubo. Separe as peas que compem o conjunto do registro. Conra se as bitolas dos adaptadores so as mesmas do tubo. Coloque as porcas do registro uma em cada lado dos tubos, na posio em que sero rosqueadas no registro. Abra as embalagens dos adaptadores, que j vm lubricados. Limpe e lixe as pontas dos tubos. Lembre-se nunca lixe o registro. Passe o adesivo com pincel nas partes do tubo que voc limpou e nos adaptadores. Encaixe os adaptadores nas extremidades dos tubos e remova o excesso de adesivo com a estopa. Monte o registro. No se esquea de obsevar o sentido do uxo de gua (no caso do registro de presso). Rosqueie as porcas no registro. Faa isso manualmente, sem usar qualquer ferramenta. Para colocar a pea em operao, aguarde 12 horas.

Observaes Importantes na Instalao:


No utilize graxas, leos ou outros lubricantes, que podem comprometer a vedao. Cuidado ao aplicar o adesivo na bolsa soldvel do adaptador, para evitar que o excesso danique ou retire a lubricao do anel de vedao. Em caso de sujeira ou eliminao do lubricante no adaptador, limpe e aplique apenas vaselina.

Manuteno
O mesmo procedimento do registro de presso e do gaveta.

Montagem
O mesmo procedimento do registro de presso e do gaveta.

Misturadores DocolBase

Aplicao:
Utilizado para realizar a mistura da gua quente e fria em chuveiros, banheiras e duchas higinicas.

Misturador para chuveiro com bolsa para soldagem de tubo de cobre dimetro 22 mm. Disponvel tambm com sada .

Misturador para ducha higinica com sada de rosca .

Misturador para banheira com cartucho cermico e sada .

Misturador para chuveiro com cartucho cermico com bolsa para soldagem de tubo de cobre de 22 mm (disponvel tambm com sada de ).

Caractersticas do Produto
Pode ser instalado com o TE misturador voltado para cima (chuveiro) ou para baixo (banheira). Fabricado em liga de bronze e lato. Alta resistncia ao atrito, temperatura e presso. O bujo (mecanismo) de lato usinado alm da alta resistncia fadiga tem o mesmo ndice ou dilatao do corpo, por se tratar de mesma matria-prima, o que garante o ajuste perfeito das peas e uma excelente vedao. Disponvel na verso com cartucho cermica ou com borracha nitrlica. TE misturador dotado de septo que garante o direcionamento da gua para a ducha sem que haja o confronto da gua fria com a quente. alinhado, soldado e testado hidrostaticamente na fbrica. Distncia entre eixos de acordo com normas (200 mm). Bitola e .

O kit reteno no misturador para ducha higinica compatvel com qualquer base de registro presso Docol. Testado em 100.00 (cem mil) no rotativo e 500.00 (quinhentos mil) ciclos no DBC. Suporta at 40 m.c.a. e 120C de temperatura. Os vedantes so de borracha nitrlica o que garante lubricao permanente com gua. Possui capa de proteo de raias e gabarito para instalao. Opes: G X 15 soldvel G X 22 soldvel G X G rosca G X G rosca

Benefcios:
Rapidez na instalao, pois o misturador j comercializado montado. Certeza do perfeito alinhamento dos acabamentos. Segurana, o misturador testado na fbrica. Tripla vedao oring em srie ao longo do eixo.Resistncia e durabilidade contra vazamentos pelo eixo. No misturador com o sistema rotativo, o mesmo possui guia sextavado interno ligado ao eixo evitando o atrito do mesmo contra a sede no momento do fechamento. Vedante encapsulado e travado (misturador com sistema rotativo). No misturador para ducha higinica, acompanha cartucho de vedao com vlvula de reteno (integrado ao produto), que evita o retorno da gua quente para a tubulao de gua fria e vice-versa.

Desmontagem/Manuteno:
Fechar o registro de manuteno (gaveta). Abrir o registro vericando se o mesmo est liberado para manuteno. Desmontar o acabamento instalado sobre o registro. Com o auxlio da chave de VD, abrir o bujo retirando todo o mecanismo. Este mecanismo completo poder ser trocado por outro, pois um dos kits disponveis.

Montagem:
Segue o processo inverso, com um nico detalhe. Ao montar o mecanismo, este dever estar com o guia erguido.

Registro DocolBase Cermico ( DBC )


Desenvolvido para tornar mais prtico e suave acionamento (abrir e fechar) do volante. O cartucho do DBC 1/2 volta prolonga a vida til do produto, alm de proporcionar um maior controle sobre a vazo, facilita o ajuste da temperatura da gua. Ideal para produtos com acabamentos do formato de alavanca.

Aplicao:
Utilizado para chuveiros, banheiras em instalaes embutidas.

Caractersticas:
Haste no ascendente. Os movimentos giratrios de abertura e fechamento do registro reduzem o atrito dos vedantes do eixo e no provoca deslocamentos no acabamento do registro. Corpo de bronze fundido com alta resistncia ao atrito, temperatura e presso. Mecanismo cermico. Opo de abertura no sentido horrio e anti-horrio. Bitolas de e . Possui capa de proteo de raias e gabarito para instalao.

10

Benefcios:
Praticidade com o sistema de volta. Durabilidade proporcionada pela pastilha cermica: 500 mil ciclos. Maior facilidade e preciso na regulagem da vazo. Melhor alinhamento dos acabamentos em formato de alavancas. Pode ser instalado qualquer acabamento Docol. Importante: Por ocasio da instalao, observar o sentido do uxo marcado no corpo do produto.

Desmontagem/Manuteno:
1. Fechar o registro de manuteno (gaveta). 2. Abrir o registro DBC vericando se esta sem gua. 3. Desmontar o acabamento instalado sobre o registro. 4. Com o auxlio da chave de vlvula de descarga VD, abrir o bujo retirando todo o mecanismo. Este mecanismo completo poder ser substitudo por outro. Pois um dos kits disponveis como pea de reposio. 5. Para montagem seguiu o processo inverso, observando o detalhe de que o mecanismo dever estar com o guia recolhido.

11

Registro de Gaveta

Denio:
A sua nalidade a interrupo da passagem de uidos para a execuo de trabalhos na rede. No deve trabalhar com a sua gaveta em posies intermedirias, com a nalidade de regular a vazo. Pois isto provoca o desgaste prematuro da gaveta.

Caractersticas Tcnicas: Classe de Presso Classe de Presso

Modelos
Europa

Bitolas

Modelos
Industrial

Bitolas

, , 1,1.1/4, 1.1/2, 2

At 140mca

2. 1/2, 3 e 4

Vapor at 88mca gua (Q/F), leo e gases no corrosivos at 140mca

ABNT , , 1,1.1/4, 1.1/2, 2

Docolbase , , 1,1.1/4, 1.1/2

At 140mca

At 140mca

Funcionamento:
Atravs da aplicao da fora manual sobre o volante girando-o, abre-se ou fecha-se a gaveta sobre o assento do corpo, pois a gaveta que realiza a abertura de haste no ascendente.

12

Registro Europa:

Aplicao:
Utilizado em instalaes prediais na sada da caixa dgua, motobomba entre outras.

Caractersticas:
Pode ser utilizado com gua quente e gua fria. Prprio para aplicao em tubulaes plsticas (PVC). Sistema de eixo com rosca no ascendente permite o uso do registro de gaveta em locais de pouco espao fsico. Uso em gua quente e fria (at 120C gua). Volante anatmico, de pega fcil. Plstico resistente ao dos raios ultravioleta. Para manuteno de eixo no h necessidade do fechamento do registro. Produto utilizado para irrigao com boa performance s intempries. Peas de reposio disponveis em forma de kits. Haste no ascendente. Bitolas de a 2.

13

Benefcios:
Dupla vedao com anis ORing no eixo permite movimento do eixo livre e guiado alem da garantia da vedao contra fugas de uidos, e com lubricao permanente. Facilidade de manuteno. Quando a mesma for realizado no eixo, poder ser feita com gua na tubulao. Recolhimento total da gaveta quando totalmente aberto oferece livre passagem ao uido, evitando assim perdas de cargas e desgaste na gaveta.

Registro ABNT:

Aplicao:
Utilizado em instalaes prediais e pblicas na sada da caixa dgua, motobomba, irrigao, entre outras.

Caractersticas:
Aplicado em instalaes prediais e pblicas. Fabricao conforme normatizao da ABNT. Volante injetado em liga de alumnio silcio com pintura epxi. Pode ser utilizado com gua quente e gua fria (at 120C gua). Prprio para aplicao em tubulaes plsticas (PVC). Sistema de eixo com rosca no ascendente, permite o uso de registro de gaveta em locais de pouco espao fsico. Volante anatmico, de pega fcil. Para manuteno de eixo no h necessidade do fechamento do registro. Produto utilizado para irrigao com boa performance s intempries. Peas de reposio disponveis em forma de kits. Haste no ascendente. Bitolas de a 2.

14

Registro Industrial:

Aplicao:
Utilizado em tubulaes de vapor, leos, gases no corrosivos ou gua quente/fria.

Caractersticas:
Normatizado conforme norma ABNT. Fluidos grande variedade possvel desde gua quente/fria, vapor (at 260C), leo, gs. Eixo com vedao em PTFE (teon). Excelente estanqueidade. Peas de reposio disponveis em forma de kits. Haste no ascendente. Bitolas de 2 , 3 e 4. Fabricado em bronze.

Benefcios:
Recolhimento total da gaveta quando totalmente aberto oferece livre passagem ao uido, evitando assim perdas de cargas. Suporta presses maiores (140 mca). O volante de alumnio de silcio e pintura epxi possui maior resistncia mecnica e evita corroses. Maior dureza com o corpo de bronze. Suporta maiores temperaturas por possui o vedante de teon no eixo.

15

Instalao dos Registros de Gaveta:


Instalar o registro sempre com a gaveta fechada.

Manuteno:
Caso tenha vazamento pelo eixo, deve-se apertar a porca sextava do eixo. Na remontagem, observar que a gaveta dever estar totalmente recolhida (aberta), para no danicar por esmagamento o assento do registro quando do seu fechamento.

16

Registro de Presso Srie 1400:

Aplicao:
Para controle de vazo do chuveiro em instalaes externas.

Caractersticas:
Pode ser utilizado em gua quente e gua fria. Volante com proteo U.V. Bitolas de e . Disponvel com acabamento do corpo externo cromado (macho/fmea) e lato (macho/fmea ou fmea / fmea). Duas opes de acabamentos cromado e amarelo

Funcionamento:
Ao abrir o registro, a presso de gua empurra o vedante e liberada o uxo dgua promovendo a abertura do mesmo.

17

Registro Globo:

Aplicao:
Usado para regular ou interromper a passagem de uidos como, vapor, leos, gases no corrosivos ou gua quente/fria em instalaes industriais.

Funcionamento:
Ao abrir o registro, o vedante movimentado juntamente com o eixo no sentido axial. Dois tipos:

Cone Caractersticas:
Indicado para leos, gua e ar comprimido e gases no corrosivos. Temperatura mxima de 260C. Volante de alumnio silcio com acabamento em pintura epxi. Corpo em liga de bronze. Vedante do eixo em teon. Sistema de vedao lato com lato em formato de cone. Bitolas de 2.

Benefcios:
Permitem efetivamente regulagem do uxo. Vedante de teon no eixo que suporta altas temperaturas. Volante com boa resistncia mecnica. Facilidade na manuteno.

18

Teon Caractersticas:
Indicado para leos, gua, ar comprimido e gases no corrosivos. Temperatura mxima de 260C. Volante de alumnio silcio com acabamento em pintura epxi. Corpo em liga de bronze. Sistema de vedao com teon no eixo e na sede. Bitolas de 2.

Benefcios:
Permitem efetivamente regulagem do uxo. Vedantes que suportam altas temperaturas. Volante com boa resistncia mecnica. Facilidade na manuteno. Importante: Instalar o Registro de Presso observando o sentido correto do uxo na indicao com uma seta no prprio corpo do produto. Desmontar o castelo. Na montagem, colocar o eixo na posio aberta (totalmente recolhido). No caso de vazamento, substituir o dispositivo de vedao.

19

Registro de Presso de Acionamento Restrito:

Denio:
Registro utilizado para fechar ou regular a gua com volante destacvel (removvel). Como no h acesso por pessoas no autorizadas, evita-se o desperdcio de gua.

Aplicao:
Jardins. Praas pblicas. reas comuns de condomnios. Escolas. Indstrias. Casas de praia e campo. Cavalete predial. Canteiro de obras. Clubes.

Caractersticas:
Um vedante no eixo. Bitolas de e . Fecha ou regula a passagem da gua. Acompanha duas chaves. Vedantes de borracha nitrlica.

Benefcios:
Economia de gua com o acionamento restrito. Evita a retrossinfonagem devido ao vedante utuante.

20

Registro de Gaveta com Acionamento Restrito

Denio:
A sua nalidade a vedao da passagem do uxo, ou a liberao total deste. No deve trabalhar com a sua gaveta em posies intermedirias, com a nalidade de regular a vazo. Volante destacvel (removvel), evitando desperdcio de gua por pessoas no autorizadas.

Aplicao:
Jardins de residncias. Praas pblicas. reas comuns de condomnios. Escolas. Indstrias. Casas de praia e campo. Cavalete predial. Canteiro de obras. Clubes.

Caractersticas:
Um vedante no eixo. Bitolas de e . Fecha a passagem da gua para uma possvel manuteno na rede. Acompanha duas chaves. Vedantes no eixo de borracha nitrlica.

Benefcios:
Economia de gua com o acionamento restrito.

21

Vlvula de Reteno:

Denio:
As vlvulas de reteno e suco liberam a passagem do uido em apenas uma direo e interrompem o uxo no sentido contrrio. Tm funcionamento automtico, na velocidade e presso do uxo.

Aplicao:
Produto utilizado em sistemas de bombeamento em instalaes prediais, industriais e agrcolas.

Funcionamento:
Funcionam automaticamente, apenas com a presso causada com a passagem do uxo.

Argumentao:
O anel oring na vedao das vlvilas de Reteno Vertical e de Suco favorecem estanqueidade em baixas presses. Podem ser instaladas em aplicaes industriais. Vlvula de suco - possui cesto para impedir entrada de slidos.

22

Vlvula de Reteno Vertical


Permite a passagem do uxo num nico sentido ,e instalada somente na vertical. Utilizam-se tambm as Vlvulas de Reteno Vertical para redes hidrulicas de combate a incndios, com a sua posio de trabalho invertido (consultar projeto hidrulico).

B C

D E F

Instalao:
instalada em linhas verticais intermedirias, conectando-se a tubulao de mesmo dimetro a da vlvula, tanto na sua entrada como sua sada, observando-se o sentido correto da passagem do uido, atravs da seta indicativa no corpo.

Bitolas:
a 4.

23

Manuteno:
Retirar o produto da tubulao. Soltar a porca que xa a vlvula. Retirar a vlvula limpeza ou troca de O`ring. Remontagem na ordem inversa.

Especicaes e Aplicaes:
Reteno de uido em reuxo de tubulaes verticais. Presso mxima de trabalho: 14kg/cm2 (140 mca). Temperatura mxima de trabalho: 100oC. Para instalaes hidrulicas prediais e industriais.

Diferenciais Construtivos:
Corpo, suporte do vedante e adaptador em liga de lato Cu Zn - norma DIN 1709. Rosca de tomada conforme norma NM-ISO 7-1:96. Vedao em borracha nitrlica. Resistncia mecnica para rigidez, desgaste e fadiga.

24

Vlvula de Suco

B C

D E F

Instalao:
instalada na posio vertical.Na extremidade de tubulaes de suco em poos, caixas, tanques. Possui rosca somente em uma extremidade, o que facilita a sua instalao. A sede evita a entrada de impurezas no sistema como: pedras e folhas Possui uma vlvula de reteno para evitar que a gua da tubulao desa aps o desligamento da bomba.

Bitolas:
4.

25

Componentes: Letra
A B C D E F

Componente
Corpo Suporte do vedante Mola Vedante Vedante Adaptador

Material
Lato Lato Ao Inox Borracha Nitrlica Celulose Lato

Especicaes e Aplicaes:
Reteno de udo em reuxo de tubulaes verticais; Uso na extremidade da tubulao de suco de bombas centrfugas em poos, cisternas e tanques; Presso mxima de trabalho: 4Kg/cm ( 40 mca); Temperatura mxima de trabalho: 100C; Para instalaes hidrulicas prediais e industriais

Diferenciais Construtivos:
Corpo, suporte do vedante e cesto em liga de lato Cu Zn 40 - Norma DIN 1709. Rosca de tomada conforme norma NM-ISO 7-1:96. Vedao em borracha nitrlica. Resistncia mecnica para rigidez, desgaste e fadiga. Grade de proteo para evitar a entrada de materiais grosseiros.

26

Vlvula de Reteno Horizontal


Semelhante a vlvula reteno vertical, porm para instalaes horizontais.

Instalao:
Deve ser instalada para linhas horizontais intermedirias, normalmente em conexo com um registro de gaveta. necessrio tambm observar o sentido de passagem do uxo, atravs da seta indicativa no prprio corpo do produto e com a porca sextavada voltada para cima.

Bitolas:
4.

Manuteno:
Soltar a porca sextavada para limpeza. No caso de troca da portinhola, soltar o parafuso na lateral da vlvula.

Especicaes e Aplicaes:
Reteno de uido em reuxo de tubulaoes horizontais. Presso mxima de trabalho: 14kg/cm2 (140 mca) para leo, lquidos no corrosivos e gua. Presso mxima de trabalho: 8 kg/cm2 ( 80 mca) para vapor saturado. Temperatura mxima de trabalho: 200C. Para instalaes hidrulicas prediais e industriais.

Diferenciais Construtivos:
Corpo e bujo em bronze conforme norma ASTM B30-4A. Portinhola e Brao da portinhola em liga de lato Cu Zn 40 - norma DIN 1709. Parafuso e Porca em lato ASTM B-16. Vedao metal/metal. Resistncia mecnica para rigidez, desgaste e fadiga. Passagem plena, ocasionando mnima perda de carga. Rosca de tomada conforme norma NM-ISO 7-1:96.

27

Vlvula de Reteno Universal


Utilizado para reteno do uxo de lquidos na vertical ou horizontal.

Bitolas:
2.

Componentes: Letra
A B C D

Componente
Corpo Vlvula Mola Vedante

Material
Lato Plstico (POM) Ao Inox Borracha Nitrlica

Especicaes e Aplicaes:
Reteno de uido em reuxo de tubulaes em indeterminadas posies. Presso mxima de trabalho: 4kg/cm2 (40 mca). Temperatura mxima de trabalho: 45C. Para instalaes hidrulicas prediais.

Diferenciais Construtivos:
Corpo em liga de lato Cu Zn 40 - norma DIN 1709. Rosca de tomada conforme norma NM-ISO 7-1:96. Resistncia mecnica para rigidez, desgaste e fadiga.

28

TE Derivador e luva
Utilizado para duplicar sadas de gua.

Aplicao:
Banheiro(Ducha Higinica e caixa aclopada). Cozinha (Mquina de lavar loua e ltro de gua).

Opes:
TE Derivador cromado. Luva de polegada cromada.

29

Te Curto
Para compor os misturadores de banheira e ducha higinica.

Bitolas:
e .

Te Longo
Permite a montagem do misturador para chuveiro, seguindo padres do mercado nacional.

Opes:
X rosca. X 22 soldvel.

30

Sifo para Lavatrio


Produto utilizado para escoamento da gua utilizada no lavatrio.

Opes:
Chrome / Bitola 1 pol. X 11/2 pol.

Benefcios:
Design moderno. Facilidade na retirada do copo para limpeza. Regulagem de altura e profundidade para facilitar a instalao do sifo no conjunto loua e o tubo de esgoto na parede.

31

Vlvula de Esfera

Denio:
O produto tem como funo interromper a passagem do uxo, sendo a sua caracterstica principal o acionamento de de volta, o que permite maior agilidade na aplicao, alm de reduzir o tempo de abertura e fechamento.

Aplicao:
Clubes Hospitais Residncias Indstrias Canteiro de Obras Piscinas

Caractersticas:
Passagem plena (passagem total do uxo com baixa perda de carga). Altamente resistente presses e intempries e temparaturas de -30C a + 120C. Serve em instalaes de gua quente ou fria, pneumticas e de lquidos industriais. Praticidade e agilidade no mecanismo de 1/4 de volta. Vedao de esfera com excelente estanqueidade e baixo coecinete de atrito. Dispensa lubricao. Direo de uxo duplo sentido. Esfera e corpo em lato cromado, que garante maior resistncia corroso.

32

Observaes:
Apesar da extensa gama de aplicaes a que se destinam as Vlvulas de Esfera Docol, recomeda-se que, em casos especiais relacionados e alguns gases ou lquidos industriais, seja consultado o DocolResponde 0800 474 333. Veja nas opes abaixo as indicaes de classe de Presso Nominal (PN em Kgf/cm2) e bitola.

Caractersticas: Classe de Presso


PN 15 PN 30 PN 20 PN 25 PN 30 PN 40

Bitola
2 1/2 a 4 1/2 a 2 (alavanca vermelha) 1 1/2 e 2 1 1/4 1 1/2 e 3/4

Rosca
ISO 228/1 (paralela) - NBR 8133 (BSP) ISO 228/1 (paralela) - NBR 8133 (BSP) ISO 7/1 Rp (paralela) - NBR 6414 ISO 7/1 Rp (paralela) - NBR 6414 ISO 7/1 Rp (paralela) - NBR 6414 ISO 7/1 Rp (paralela) - NBR 6414

Diagrama Presso X Temperatura:

33

Componentes: Nmero
1 2 3 4 5A 5B 6 7 8 9 10

Nome
Corpo Tampa Esfera Sede Gaxeta Oring Haste Preme-Gaxeta Alavanca Porca Capa

Material
Lato Lato Lato Teon Teon Lato Lato Lato Ao Carbono Ao Carbono PVC ou pintura epxi

Caractersticas:
Corpo em lato. Esfera em lato cromado, garantindo resistncia oxidao. Gaxeta em Teon/ ou vedao de O`ring. Acionamento de de volta. Duplos sentidos de uxo, eliminando erros de instalao. Sede em Teon. Alavanca em alumnio fundido revestido com pintura epxi ou PVC, como proteo contra corroso com cobertura de PVC. Baixa perda de carga. Baixo torque de operao. Dispensa lubricao. Rosca fmea paralela. Bitola de a 4. Instalao residencial: gua e vapor. Instalao industrial: gs, petrleo e produtos qumicos compatveis com os materiais dos componentes. Vedao dupla com anis oring, at a bitola de 2 com tima estanqueidade.

34

Tabela de Resistncia Corroso dos Materiais Utilizados:


1. Excelente 3. Mdio 2. Bom 4. No Recomendvel

Produto
gua do mar gua destilada gua doce gua mineral gua oxigenada lcool etlico Benzina Formoldedo Gs natural Hipoclorito de sdio Metano leo combustvel leo mineral Oxignio Parana Propano Silicato de sdio Soda Custica Suco de frutas Verniz

Lato
3 1 2 2 3 1 1 3 1 4 1 1 1 1 1 1 2 3 4 1

PTFE (Teon)
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Benefcios:
Vedao 100% (sede de Teon). Baixa perda de carga. Praticidade (1/4 de volta). Utilizado em grande variedade de udos. Vrias bitolas.

35

Vlvula de Sada Dgua Universal / Lavatrio.


O produto instalado entre a cuba/bid e o sifo para escoamento dos lquidos.

Aplicao:
utilizada em lavatrios com ou sem ladro.

Caractersticas:
Dois modelos. Vedantes de borracha nitrlica. Parafuso de lato cromado. Pode ser instalado em cubas com ou sem ladro.

Benefcio:
Praticidade na instalao.

36

Torneiras Multiuso

Aplicao:
Tanques Jardins reas de servio Mquinas de lavar roupa Garagens, etc.

Funcionamento:
Ao abrir a torneira, a presso da gua exerce uma fora sobre o vedante, liberando o uxo d`gua.

Caractersticas:
Quatro modelos. Vedantes de borracha nitrlica.

Benefcios:
Acabamento cromado. Bico adaptador e porca . Bitola comum para e . Vedante solto (reteno de uido) evita a retrossifonagem.

37

Modelo 1122

Modelo 1193
Pode ser utilizada em gua quente ou gua fria. Instalada em lavatrio.

Modelo 1158
Instalada na parede. Apropriada para pias de cozinha, cubas ou tanques.

38

Modelo 1130
Instalao na parede. Utilizada para tanques, mquinas de lavar roupa, bem como para jardim.

Modelo 1134
Instalao na parede. Possui duas sadas independentes para o tanque e mquina de lavar.

Instalao das Torneiras:


Podem ser instaladas na parede ou em bancadas (pias de cozinha, cubas ou lavatrios). Para o modelo 1193, a instalao deve ser feita posicionando a torneira na bancada fazendo a ligao com o exvel na parede. Para os modelos 1158 e 1130 rosquear em tubulao de ou , dependendo do dimetro do tubo instalado na parede (tem porca de adaptao prpria).

Manuteno:
Fechar o registro geral. Desmontar capa do bujo e castelo. Na montagem, colocar o eixo na posio aberta (recolhido). No caso de vazamento, trocar o dispositivo de vedao. Utilizar ferramentas adequadas.

39

Acionamento Restrito (A.R.)

Denio:
Possuem vedante utuante, garantindo durabilidade do vedante e evitando a retrossifonagem. Regulagem e fechamento de uxo dgua cujo sistema de vedao se assemelha a um Registro de Presso. Possuem chave de acionamento destacvel, impedindo que as torneiras sejam abertas por pessoas no autorizadas, assegurando com isso economia de gua.

Aplicao: A.R.:
Praas Jardins Indstrias reas comuns de condomnios Escolas Qualquer local onde pessoas no autorizadas possam acionar a torneira causando desperdcios de gua.

Benefcios:
Evitam desperdcio de gua. Acabamento cromado. Vedante no giratrio resulta em menor desgaste. Versatilidade. Praticidade. Bico para mangueira disponvel em plstico. Porca cromada e bico plstico.

40

DOCOL METAIS SANITRIOS LTDA. Avenida Edmundo Doubrawa, 1001 | Zona Industrial Norte | 89219-502 | Joinville-SC DOCOLRESPONDE 0800 474 333 | DOCOLTELEVENDAS 0800 474 900

www.docol.com.br

A Docol est sempre buscando aperfeioamentos tecnolgicos. Por isso, poder alterar seus produtos sempre que julgar necessrio.

MKT 2279200 / maro 08

Vous aimerez peut-être aussi