Vous êtes sur la page 1sur 5

N-1592

REV. C

ABR / 97

ENSAIO NO-DESTRUTIVO - TESTE PELO M E POR PONTOS


Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Esta Norma a Revalidao da reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos itens da mesma.

CONTEC
Comisso de Normas Tcnicas

Requisito Mandatrio: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segu-la ("no-conformidade" com esta Norma) deve ter fundamentos tcnicogerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada (no-mandatria): Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter no-impositivo). indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das "no-conformidades" com esta Norma, que possam contribuir para o aprimoramento da mesma, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC - Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

SC - 27
Ensaios No-Destrutivos

Apresentao
As normas tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelos Representantes Locais (representantes das Unidades Industriais, Empreendimentos de Engenharia, Divises Tcnicas e Subsidirias), so aprovadas pelas Subcomisses Autoras SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando os rgos da Companhia e as Subsidirias) e aprovadas pelo Plenrio da CONTEC (formado pelos representantes das Superintendncias dos rgos da Companhia e das suas Subsidirias, usurios das normas). Uma norma tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 (cinco) anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As normas tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N -1. Para informaes completas sobre as normas tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS. PROPRIEDADE DA PETROBRAS

5 pginas

N-1592

REV. C

ABR / 97

PGINA EM BRANCO

N-1592
PREFCIO

REV. C

ABR / 97

Esta Norma PETROBRAS N-1592 REV. C ABR/97 a Revalidao da Norma PETROBRAS N-1592 REV. B MAI/91 no tendo sido alterado o seu contedo.

1 OBJETIVO Esta Norma fixa as condies exigveis na elaborao do procedimento de ensaio nodestrutivo por meio de teste pelo m e teste por pontos.

2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES Os documentos relacionados a seguir so citados no texto e contm prescries vlidas para a presente Norma. PETROBRAS N-1590 - Ensaio No-Destrutivo - Qualificao de Pessoal; PETROBRAS N-1591 - Identificao de Ligas Metlicas e Metais;

3 DEFINIES Para os efeitos desta Norma so adotadas as definies a seguir:

3.1 Teste do m Ensaio que se realiza em materiais metlicos pela aplicao de um m, classificando o material em magntico, levemente magntico e no-magntico.

3.2 Teste por Pontos Ensaio de identificao de materiais metlicos que consiste na aplicao de reagentes qumicos em uma regio de sua superfcie previamente preparada. O reconhecimento do material se baseia nos efeitos de reaes qumicas, bem como nos resultados do teste do m descrito em 3.1. As reaes qumicas podem ser aceleradas eletroliticamente.

4 CONDIES GERAIS

4.1 Procedimento de Inspeo

4.1.1 Devem constar na seqncia indicada os seguintes itens: a) objetivo; b) normas de referncia; 3

N-1592

REV. C

ABR / 97

c) classes de materiais que podem ser identificadas; d) aparelhagem; e) solues qumicas; f) execuo do ensaio: - preparao da superfcie; - separao dos materiais pelo magnetismo; - identificao dos materiais atravs das reaes qumicas; g) mtodo de limpeza da superfcie aps a realizao do teste por pontos; h) sistemtica de registro de resultados; i) formulrio para relatrio de registro de resultados.

4.1.2 O procedimento deve ter o nome da firma emitente, ser numerado e ter indicao da reviso e das normas de referncia.

4.1.3 Caso seja seguida integralmente a norma PETROBRAS N-1591, no necessrio preparar um procedimento. Devem ser atendidos porm os itens h) e i) acima citados.

4.2 Preparao da Superfcie Devem ser definidos os processos e as ferramentas empregadas, devendo estar de acordo com 7.1 da norma PETROBRAS N-1591.

Nota: Aps a realizao do teste, executar a recomposio da proteo original da superfcie, se necessria.

4.3 Registro de Resultados

4.3.1 Os resultados do ensaio devem ser registrados por meio de um sistema de identificao e rastreabilidade que permita correlacionar a regio ou componente ensaiado com o relatrio e vice-versa.

4.3.2 A descrio da sistemtica de registro de resultados pode ser dispensada de constar no procedimento de inspeo, a critrio da PETROBRAS, se o executante (rgo da PETROBRAS ou firma executante) apresentar em seu Sistema da Qualidade uma sistemtica que atenda o item 4.3.1.

4.3.3 As peas avulsas devem ser identificadas individualmente.

4.3.4 Deve ser emitido um relatrio contendo:

N-1592

REV. C

ABR / 97

a) nome do emitente (rgo da PETROBRAS ou firma executante); b) identificao numrica; c) identificao da pea, equipamento ou tubulao; d) nmero e reviso do procedimento; e) registro dos resultados; f) norma de fabricao, de projeto ou de construo e montagem; g) laudo indicando aceitao, rejeio ou recomendao de ensaio complementar; h) data; i) identificao e assinatura do inspetor responsvel.

4.4 Qualificao do Procedimento de Inspeo da Executante

4.4.1 Quando for empregado um mtodo de inspeo diferente do citado na norma PETROBRAS N-1591, o procedimento deve ser qualificado em padres das ligas metlicas e metais previstos para reconhecimento.

4.4.2 O procedimento considerado qualificado quando possibilitar o reconhecimento dos padres das ligas metlicas e metais previstos.

4.5 Reviso e/ou Requalificao do Procedimento de Inspeo

4.5.1 Sempre que qualquer das variveis citadas em 4.1.1 for alterada, deve ser emitida uma reviso do procedimento.

4.5.2 Sempre que qualquer das variveis a), c), d), e) e f), citadas em 4.1.1 for alterada, o procedimento deve ser requalificao (o item d se refere apenas a incluso ou excluso do dispositivo para produzir eletrlise).

4.6 Qualificao do Inspetor Deve ser qualificado de acordo com a norma PETROBRAS N-1590.

____________

Vous aimerez peut-être aussi