Vous êtes sur la page 1sur 2

EDITORIAL / EDITORIAL

PROTOCOLOS DE ATENDIMENTO E ENCAMINHAMENTO EM SADE MENTAL PARA UNIDADES BSICAS DE SADE


GUIDELINES IN MENTAL HEALTH FOR BASIC HEALTH CARE SERVICES
Reinaldo Jos Gianini , Carlos von Krakauer Hbner , David Gonalves Nordon
1 1 2

Ser lanado em abril de 2012, pela editora Atheneu, o livro: Protocolos de Atendimento e Encaminhamento em Sade Mental para Unidades Bsicas de Sade, uma iniciativa da rea de Sade Pblica em associao com a rea de Sade Mental da Faculdade de Cincias Mdicas e da Sade de Sorocaba, da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. Ser o segundo livro da rea de Sade Mental lanado pela nossa faculdade, e o primeiro da rea mdica escrito por alunos. A ideia do livro surgiu a partir da disciplina de Prtica de Ateno Sade. Em 2009, ao ento quarto ano do curso de medicina foi apresentado o desafio de identificar as dificuldades de referncia e contrarreferncia na ateno primria de Sorocaba, dentre as reas de ortopedia, dermatologia, gastroenterologia, oftalmologiaesademental. O grupo de sade mental, com o apoio do Prof. Dr. Reinaldo Jos Gianini, listou como as principais dificuldades: 1) a longa fila de espera para encaminhamento (chegando a dois anos na UBS do Vitria Rgia); 2) um encaminhamento no hierarquizado (pacientes graves no tinham preferncia e eram

muitas vezes encaminhados para o nvel errado de ateno sade); 3) dificuldades no diagnstico (muitos pacientes recebiam diagnsticos simples, que no necessitavam de atendimento especializado, como, por exemplo, transtorno depressivo, ou inespecficos - como transtorno de ansiedade a esclarecer -, quando poderiam ser definidos na prpria ateno primria) e conduta (alguns recebiam subdoses de medicao, ou eram encaminhados ao local ou especialista errados); 4) falta de contrarreferncia do servio especializado para o primrio. Diante disso, o grupo props a elaborao de protocolos que descrevessem os principais transtornos mentais, ditassem seus critrios diagnsticos, diagnsticos diferenciais, tratamento, conduta e fluxo de encaminhamento dentro do servio de sade do nosso municpio. Cada aluno ficou responsvel por um captulo (Quadro 1); todos foram compilados em um manual, que foi depois revisto em conjunto com o professor da sade pblica (Gianini); o professor de psiquiatria (Prof. Dr. Carlos von Krakauer Hbner), que foi nosso co-orientador; e o professor de neurologia(Prof. Dr. Sandro BlasiEsposito).

Quadro 1. Captulos do manual implantado nas UBS

Rev.Fac.Cinc.Md.Sorocaba,v.13,n.2,p.III-IV, 2011
1. Professor do Depto. de Medicina - FCMS/PUC-SP 2. Acadmico do curso de Medicina - FCMS/PUC-SP
Contato: rgianini@pucsp.br

III

Rev. Fac. Cinc. Md. Sorocaba, v. 13, n. 2, p. III - IV, 2011

A primeira verso do nosso manual ficou pronta no fim de 2009 e foi testada no incio de 2010, na UBS do Bairro Vitria Rgia. Algumas pequenas modificaes foram feitas e os protocolos foram implantados definitivamente no local. O professor Gianini ficou responsvel por este processo de implantao, atendendo pacientes de sade mental todas as segundas-feiras tarde, com os alunos do ento quarto ano de medicina. Igualmente, os mdicos do posto foram treinados a usar os protocolos e poderem prosseguir com o seu uso, mesmo quando os alunos no estivessem mais l. Em seis meses de aplicao, os protocolos reduziram a fila de espera de atendimento de dois anos para atendimento imediato, na prxima consulta. Dos aproximadamente 160 pacientes atendidos neste perodo, 90% foram tratados na UBS, 6,66% foram encaminhados ao CAPS (servio secundrio de atendimento em sade mental) e 3,33% foram encaminhados para o servio tercirio (Hospital Regional), devido gravidade do caso, conforme orientado pelo manual. Tais resultados nos renderam o segundo lugar no Prmio Dr. Cidado, promovido pela Associao Paulista de Medicina, em 2010. Antes mesmo que a premiao fosse anunciada, a Editora Atheneu se mostrou interessada pela nossa obra e a aceitou para publicao, como livro adaptado para ser usado pelo sistema pblico de sade em qualquer local do Brasil. No incio de 2011, o protocolo passou a ser aplicado, ainda dentro da Prtica de Ateno Sade - com o atual quarto ano -, na UBS da Vila Sabi; e com o esforo dos seus alunos criadores, atualmente no sexto ano, estamos tentando implantar os protocolos tambm na UBS do Habiteto (Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutrio) e na UBS

Carlos Amorim, no municpio de Piedade e na USB da Vila Mariana (SP). Esperamos que, com a contribuio da nossa Faculdade no sistema pblico de sade de Sorocaba, consigamos a implantao dos protocolos em toda a Ateno Primria do municpio. E com a divulgao da obra pela editora Atheneu, e diante da sua qualidade, seja aplicado, tambm, no servio de Ateno Primria de outras cidades de todo o nosso Pas. Tanto a efetividade da nossa ao e o seu reconhecimento por to renomada instituio quanto a publicao deste livro so motivo de extremo orgulho para a nossa Universidade, e abrem portas para novas aes iniciadas pelos alunos, motivados por esta nova metodologia de ensino, aAprendizagem Baseada em Problemas. Gostaramos de aproveitar a oportunidade para agradecer, tambm, ao Prof. Dr. Sandro Blasi Espsito, responsvel pela reviso dos captulos de neuropsiquiatria, e a todos os que participaram direta ou indiretamente na implantao deste projeto e deste livro, atravs de seus inestimveis esforos na intrincada rede de sade mental de Sorocaba.

Orientadores: Prof. Dr. Reinaldo Jos Gianini e Prof. Dr. Carlos von Krakauer Hbner. Coordenador do grupo: acadmico David Gonalves Nordon. Grupo de acadmicos: Angelo Carneiro Bonadio, Gildo Gardinalli Filho, Juliana Garcia, Luiz Gustavo Martinelli Ribeiro, Nathlia Brio Pedro, Nathlia Gaspar Vallilo, Pamela Casagrande, Paulo Fernando Arruda Joo, Rafael Gobbo, Rafael Marques Franco, Renato Nieves Barreira e Rodrigo Rejtman Guimares.

IV

Vous aimerez peut-être aussi