Vous êtes sur la page 1sur 36

Este material foi elaborado por Marcel Rizzo com o nico objetivo de aprimorar seus estudos rumo vaga

a de Analista Judicirio do TRT e, futuramente, Procurador do MPT, e, confiante que a solidariedade a melhor forma de estudo para todos, disponibiliza suas anotaes para quem interessar. Portanto, pode haver eventuais erros ou omisses nos comentrios e, em ocorrendo, sinta-se livre para encaminhar um e-mail corrigindo marcelrizzo@gmail.com.

Bons estudos a todos.

TRT17 Tcnico Judicirio - rea Administrativa. 2009 Cargo 12. Caderno de prova TERRA

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
A respeito dos princpios fundamentais que regem a atuao da Repblica Federativa do Brasil, julgue os itens a seguir.
51 De acordo com a Constituio Federal de 1988 (CF), todo o poder emana do

povo, que o exerce exclusivamente por meio de representantes eleitos diretamente. ERRADO. O povo pode exercer a soberania diretamente, por exemplo, nos plebiscitos e referendos.
Art. 1 Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.

52

Constitui princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil em suas

relaes internacionais a concesso de asilo poltico, vedada a extradio. ERRADO. O Brasil tem o asilo poltico como um dos princpios das relaes internacionais, por outro lado, no vedada a extradio, o que se veda a extradio de brasileiros natos, em qualquer hiptese, e do naturalizado, salvo por crime anterior naturalizao ou comprovado envolvimento no trfico de drogas. Extradita-se ainda o estrangeiro, exceto por crimes polticos ou de opinio.
Art. 4 A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: I - independncia nacional; II - prevalncia dos direitos humanos; III - autodeterminao dos povos; IV - no-interveno;

V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - soluo pacfica dos conflitos; VIII - repdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; X - concesso de asilo poltico. Art. 5. LI - nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei; LII - no ser concedida extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio;

53

A Repblica Federativa do Brasil formada pela unio indissolvel dos

estados, dos municpios, do Distrito Federal e dos territrios. ERRADO O que torna errada a questo so os territrios, pois a CF no os inclui quando trata da formao da Repblica Federativa do Brasil.
Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico.

O que as bancas gostam de confundir a definio da formao da Repblica Federativa do Brasil com a da Organizao Poltico-Administrativa. Nota-se que nesta ltima est includa a Unio.
Art. 18. A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta Constituio. 1 - Braslia a Capital Federal. 2 - Os Territrios Federais integram a Unio, e sua criao, transformao em Estado ou reintegrao ao Estado de origem sero reguladas em lei complementar. 3 - Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territrios Federais, mediante aprovao da populao diretamente interessada, atravs de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar. 4 A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios, far-se-o por lei estadual, dentro do perodo determinado por Lei Complementar Federal, e dependero de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos, aps divulgao dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei

Quanto aplicabilidade das normas constitucionais, julgue os seguintes itens.

54

A disposio constitucional que prev o direito dos empregados

participao nos lucros ou resultados da empresa constitui norma de eficcia limitada. CERTO. As normas constitucionais podem ser classificadas em 5 grupos: 1) Normas de Eficcia Plena: So aquelas que no dependem de nenhum ato posterior para terem aplicabilidade, nem lei, nem outro ato normativo, por exemplo, o art. 7, XVI, da CF, que trata do adicional de horas extras. Desde a vigncia da Constituio j obrigatrio o pagamento com no mnimo 50%. 2) Normas de Eficcia Contida: So tambm normas que no dependem de nenhum ato posterior para terem aplicabilidade, entretanto, a Lei Maior permite ao legislador regulament-las, de forma a restringir seu alcance, por exemplo, o art. 5, XIII, que dispe que o exerccio de qualquer trabalho livre, mas que possvel a lei estabelecer limitaes para certas profisses tais como advogados, engenheiros, mdicos, professores. 3) Normas de Eficcia Limitada: Segundo o professor Flavio Martins, so normas que produzem poucos efeitos, e que possuem duas espcies destas normas: 3.1) Normas de Eficcia Limitada de Princpio Programtico (norma programtica): So aquelas que fixam um programa de atuao do Estado, por exemplo, art. 196, 205 e 7, IV da CF. 3.2) Normas de Eficcia Limitada de Princpio Instituidor: Produzem poucos efeitos porque precisam de um complemento. H inconstitucionalidade se o complemento, necessrio ao exerccio do direito, no editado, ensejando o manejo do mandado de injuno ou a ADIN por omisso. OBS: errado dizer que estas normas no produzem efeitos, at porque, mesmo nas que dependem de complemento, h uma eficcia mnima, que impede o legislador de editar lei ou regulamento contrariando o texto Constitucional, ou seja, embora no tenha sido editada lei de greve para os servidores pblicos no pode uma lei proibir-lhes o exerccio, pois a CF o garante. 4) Norma Constitucional de Eficcia Absoluta: no admite reforma constitucional (clusulas ptreas). 5) Norma Constitucional de Eficcia Exaurida: j produziu todos os seus efeitos, tal como o art. 2, do ADCT. Assim, como o dispositivo em comento exige lei para sua regulamentao, uma norma de eficcia limitada.
Art. 7 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XI - participao nos lucros, ou resultados, desvinculada da remunerao, e, excepcionalmente, participao na gesto da empresa, conforme definido em lei;

55

A norma constitucional que estabelece a liberdade quanto ao exerccio de

qualquer trabalho, ofcio ou profisso constitui norma de eficcia plena. ERRADO. Conforme comentado no item acima, trata-se de uma norma de eficcia contida, pois a lei pode restringir seu alcance.

Art. 5 XIII - livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer;

De acordo com os direitos e garantias fundamentais, julgue os itens que se seguem.


56 O Brasil se submeter jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja

criao manifestar adeso. CERTO. A resposta encontra-se no art. 5, 4, da Constituio.


Art. 5. 4 O Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso.

Com relao matria, o Brasil j aderiu ao Tribunal Penal Internacional, por meio do Decreto Presidencial n. 4.388/2002, promulgando o Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional, previamente ratificado pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo n. 112/2002. Atente-se para o fato de que a jurisdio do Tribunal Penal Internacional no se sobrepe brasileira, sendo-lhe complementar. Tal Tribunal, segundo seu estatuto, tem competncia para julgar:
Artigo 5 A competncia do Tribunal restringir-se- aos crimes mais graves, que afetam a comunidade internacional no seu conjunto. Nos termos do presente Estatuto, o Tribunal ter competncia para julgar os seguintes crimes: a) O crime de genocdio; b) Crimes contra a humanidade; c) Crimes de guerra; d) O crime de agresso.

57 CERTO.

No h deportao nem expulso de brasileiro.

O Estatuto do Estrangeiro define a deportao como:


Art. 57. Nos casos de entrada ou estada irregular de estrangeiro, se este no se retirar voluntariamente do territrio nacional no prazo fixado em Regulamento, ser promovida sua deportao. Art. 58. A deportao consistir na sada compulsria do estrangeiro. Pargrafo nico. A deportao far-se- para o pas da nacionalidade ou de procedncia do estrangeiro, ou para outro que consinta em receb-lo.

Segundo o site do Ministrio da Justia, ela de providncia imediata do Departamento de Polcia Federal e consiste na retirada do estrangeiro que desatender notificao prvia de deixar o Pas. J a expulso, segundo o art. 65 do Estatuto do Estrangeiro, :

Art. 65. passvel de expulso o estrangeiro que, de qualquer forma, atentar contra a segurana nacional, a ordem poltica ou social, a tranqilidade ou moralidade pblica e a economia popular, ou cujo procedimento o torne nocivo convenincia e aos interesses nacionais. Pargrafo nico. passvel, tambm, de expulso o estrangeiro que: a) praticar fraude a fim de obter a sua entrada ou permanncia no Brasil; b) havendo entrado no territrio nacional com infrao lei, dele no se retirar no prazo que lhe for determinado para faz-lo, no sendo aconselhvel a deportao; c) entregar-se vadiagem ou mendicncia; ou d) desrespeitar proibio especialmente prevista em lei para estrangeiro.

Assim, nota-se que ambas as medidas somente so aplicadas contra estrangeiros, nunca contra brasileiros. 58 A CF assegura a todos o direito de reunio pacfica em locais abertos ao

pblico, desde que mediante autorizao prvia da autoridade competente e que no se frustre outra reunio prevista para o mesmo local. ERRADO. A reunio de pessoas em local aberto ao pblico independe de autorizao do poder pblico, somente sendo necessria o aviso prvio, como forma de impedir que uma reunio frustre outra marcada anteriormente para o mesmo local.
Art. XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente;

Sobre o tema a FCC, no TRT3 de 2009, considerou em uma alternativa que, uma pessoa isoladamente portando arma no autoriza o Poder Pblico a dissolver a reunio. Seria o caso ento de somente deter o indivduo. 59 A CF veda a interferncia do Estado no funcionamento das associaes e

cooperativas. CERTO. A resposta encontra-se no art. 5, XVIII e XIX, da CF.


Art. 5. XVIII - a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento; XIX - as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado;

Os dois incisos analisados conjuntamente permitem inferir que o que se veda a interferncia nas associaes e cooperativas que funcionem regularmente, entretanto, havendo fraudes ou fins escusos, o Poder Judicirio pode sim atuar contra elas. Caso clssico no Direito do Trabalho desconsiderao das cooperativas de trabalho fraudulentas (coopergato).

No tocante organizao do Estado brasileiro, a CF


60 determinou que compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar

originariamente o presidente da Repblica e os governadores dos estados e do Distrito Federal nos crimes comuns. ERRADO. A competncia para julgar governadores dos estados e do DF, nos crimes comuns, do STJ. Com relao s competncias para julgar, observemos o seguinte esquema: Senado: julga originariamente nos crimes de responsabilidade o Presidente, o VicePresidente, os Ministros do STF, o PGR, o AGU, os membros do CNJ e do CNMP, e ainda os Ministros de Estado e Comandantes das Foras Armadas em crimes de responsabilidade conexos com os do Presidente. STF: julga originariamente nos crimes comuns seus prprios Ministros, o Presidente, o Vice-Presidente, membros do Congresso Nacional e o PGR. STF: julga originariamente nos crimes comuns e de responsabilidade os membros de Tribunais Superiores, os Ministros do TCU, Chefes de Misso Diplomtica Permanente, os Ministros de Estado e Comandantes das Foras Armadas (exceto quanto a estes dois ltimos, nos de responsabilidade conexos com crime do Presidente ou Vice). STJ: julga originariamente nos crimes comuns os Governadores de Estado e do DF. STJ: julga originariamente nos crimes comuns e de responsabilidade Desembargadores do TJ, Membros dos TRE, TRF, TRT, TCE, Tribunais de Contas Municipais e ainda os membros do MPU que atuem perante os Tribunais. TRF: processa e julga originariamente em sua jurisdio nos crimes comuns e de responsabilidade Juzes Federais, inclusive os das varas trabalhista e militar, membros do MPU que atuem em primeiro grau, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral. TJ: processa e julga originariamente os Prefeitos do seu Estado, Juzes Estaduais, Membros do MPE, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral. E os Governadores dos Estados nos crimes de responsabilidade, quem julga? A resposta dada pela lei 1.079/1950:
Art. 77. Apresentada a denncia e julgada objeto de deliberao, se a Assemblia Legislativa por maioria absoluta, decretar a procedncia da acusao, ser o Governador imediatamente suspenso de suas funes. Art. 78. O Governador ser julgado nos crimes de responsabilidade, pela forma que determinar a Constituio do Estado e no poder ser condenado seno a perda do cargo, com inabilitao at cinco anos para o exerccio de qualquer funo pblica, sem prejuzo da ao da justia comum. par. 1 Quando o tribunal de julgamento for de jurisdio mista sero iguais, pelo nmero, os representantes dos rgos que o integrarem, excludo o Presidente, que ser o Presidente do Tribunal de Justia. par. 2 Em qualquer hiptese, s poder ser decretada a condenao pelo voto de dois teros dos membros de que se compuser o tribunal de julgamento. par. 3 Nos Estados, onde as Constituies no determinarem o processo nos crimes de responsabilidade dos Governadores, aplicar-se- o disposto nesta lei, devendo, porm, o julgamento ser proferido por um tribunal composto de cinco membros do Legislativo e de

cinco desembargadores sob a presidncia do Presidente do Tribunal de Justia local, que ter direito de voto no caso de empate. A escolha desse Tribunal ser feita - a dos membros dos membros do legislativo, mediante eleio pela Assemblia; a dos desembargadores, mediante sorteio. par. 4 Esses atos devero ser executados dentro em cinco dias contados da data em que a Assemblia enviar ao Presidente do Tribunal de Justia os autos do processo, depois de decretada a procedncia da acusao. Art. 79. No processo e julgamento do Governador sero subsidirios desta lei naquilo em que lhe forem aplicveis, assim o regimento interno da Assemblia Legislativa e do Tribunal de Justia, como o Cdigo de Processo Penal. Pargrafo nico. Os Secretrios de Estado, nos crimes conexos com os dos governadores, sero sujeitos ao mesmo processo e julgamento.

61

estabeleceu que o Ministrio Pblico instituio permanente, essencial

justia, qual compete representar a Unio, judicial e extrajudicialmente. ERRADO. O MP instituio permanente, essencial justia, mas sua funo no a descrita no problema, pelo contrrio, vedado ao MP a representao judicial ou a consultoria jurdica a rgos pblicos. Vejamos o que determina a Constituio.
Art. 127. O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. 1 - So princpios institucionais do Ministrio Pblico a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. Art. 129. So funes institucionais do Ministrio Pblico: I - promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei; II - zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados nesta Constituio, promovendo as medidas necessrias a sua garantia; III - promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; IV - promover a ao de inconstitucionalidade ou representao para fins de interveno da Unio e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituio; V - defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas; VI - expedir notificaes nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los, na forma da lei complementar respectiva; VII - exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior; VIII - requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais; IX - exercer outras funes que lhe forem conferidas, desde que compatveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas.

A funo descrita no problema da AGU.


Art. 131. A Advocacia-Geral da Unio a instituio que, diretamente ou atravs de rgo vinculado, representa a Unio, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organizao e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurdico do Poder Executivo.

62

atribuiu Unio a competncia privativa para legislar sobre consrcios e

sorteios, razo pela qual inconstitucional a lei ou ato normativo estadual que institua loteria no mbito do estado. CERTO.
Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre: XX - sistemas de consrcios e sorteios;

Neste sentido, julgado do STF sobre o assunto:


(...) - A clusula de competncia inscrita no art. 22, inciso XX, da Constituio da Repblica atribui mximo coeficiente de federalidade ao tema dos "sorteios" (expresso que abrange os jogos de azar, as loterias e similares), em ordem a afastar, nessa especfica matria, a possibilidade constitucional de legtima regulao normativa, ainda que concorrente, por parte dos Estados-membros, do Distrito Federal ou dos Municpios. - No assiste, ao Estado-membro, bem assim ao Distrito Federal, competncia para legislar, por autoridade prpria, sobre qualquer modalidade de loteria ou de servios lotricos. (...) (ADI 3148, Relator(a): Min. CELSO DE MELLO, Tribunal Pleno, julgado em 13/12/2006, DJe-112 DIVULG 2709-2007 PUBLIC 28-09-2007 DJ 28-09-2007 PP-00026 EMENT VOL-02291-02 PP00249 RTJ VOL-00202-03 PP-01048)

63

considerou os cargos, empregos e funes pblicas de acesso exclusivo

dos brasileiros natos e naturalizados. ERRADO. Os cargos pblicos so acessveis aos estrangeiros, atendidas as condies da lei.
Art. 37. I - os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; Art. 207. As universidades gozam de autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial, e obedecero ao princpio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso. 1 facultado s universidades admitir professores, tcnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei. 2 O disposto neste artigo aplica-se s instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica.

64

estabeleceu a possibilidade de o presidente da Repblica delegar, ao

advogado-geral da Unio, sua competncia para dispor, mediante decreto, sobre a organizao e o funcionamento da administrao federal, quando isso no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos. CERTO. No tocante sua competncia privativa o Presidente pode delegar 3 delas, incluindo a tratada no problema.
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: VI - dispor, mediante decreto, sobre:

a) organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos; b) extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos; XII - conceder indulto e comutar penas, com audincia, se necessrio, dos rgos institudos em lei; XXV - prover e extinguir os cargos pblicos federais, na forma da lei; Pargrafo nico. O Presidente da Repblica poder delegar as atribuies mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da Repblica ou ao Advogado-Geral da Unio, que observaro os limites traados nas respectivas delegaes.

Com relao ao inciso XXV, tem-se que somente o provimento pode ser delegado. 65 conferiu ao Tribunal de Contas da Unio a tarefa de julgar as contas dos

administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta da Unio, sem, contudo, atribuir-lhe a competncia para aplicar sanes aos responsveis, nos casos de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, por ser a referida competncia exclusiva do Poder Judicirio, observado o devido processo legal. ERRADO. O TCU, de fato, julga contas e no pessoas, contudo, quando verifica que as pessoas concorreram para a prtica do ilcito, pode aplicar sanes, por expressa determinao constitucional.
Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: II - julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico; VIII - aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio;

Quanto ao poder hierrquico e ao poder disciplinar, julgue os itens a seguir.


66 A remoo de servidor ocupante de cargo efetivo para localidade muito

distante da que originalmente ocupava, com intuito de puni-lo, decorre do exerccio do poder hierrquico. ERRADO. A remoo jamais utilizada para punir um servidor. Ela o deslocamento dele para outro local, que pode ocorrer de trs formas:
Art. 36. Remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. Pargrafo nico. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoo: I - de ofcio, no interesse da Administrao;

II - a pedido, a critrio da Administrao; III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administrao: a) para acompanhar cnjuge ou companheiro, tambm servidor pblico civil ou militar, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, que foi deslocado no interesse da Administrao; b) por motivo de sade do servidor, cnjuge, companheiro ou dependente que viva s suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada comprovao por junta mdica oficial; c) em virtude de processo seletivo promovido, na hiptese em que o nmero de interessados for superior ao nmero de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo rgo ou entidade em que aqueles estejam lotados.

Assim, se utilizada como punio, o ato estar violando o princpio da finalidade, e ser, pois, nulo. O poder hierrquico, em realidade, um poder/dever, pois a Administrao no tem a faculdade de punir, de forma que havendo conhecimento de transgresso ela tem que punir, somente restando a discricionariedade no tocante a espcie de punio que ser aplicada, que, contudo, deve estar prevista em lei. Neste sentido, julgado do STJ:
RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA. SERVIDOR PBLICO. REMOO EX OFFICIO. PRETENSO DE RETORNO. ALEGAO DE DESVIO DE FINALIDADE. PRINCPIO DA LEGALIDADE. RECURSO PROVIDO. 1. O Regime Jurdico dos Servidores Pblicos previu trs situaes que permitem o deslocamento do servidor: (a) no interesse da Administrao Pblica; (b) aps manifestao de vontade do Servidor, a critrio do Poder Pblico; e (c) independentemente do interesse da Administrao em hipteses taxativamente previstas. Na remoo ex officio, o prprio interesse pblico que exige a movimentao do Servidor, dentro do mesmo quadro a que pertence, para outra localidade ou no. 2. O fato de a legislao regente no impor expressamente os motivos propiciatrios ou exigidos para a prtica de um ato administrativo, conferindo-lhe, assim, o carter de discricionrio, no tem o condo de conferir Administrao liberdade para expedi-lo sem qualquer razo ou em face de motivo escuso ou impertinente, sob pena de se estar reconhecendo a existncia de um poder absoluto, incompatvel com o Estado Constitucional. 3. Nos atos discricionrios, a vontade do agente administrativo deve se submeter forma como a lei regulou a matria, de sorte que, se as razes que levaram o agente prtica do ato, forem viciadas de favoritismos e perseguies, o ato h de ser tido como nulo, em face de sua contradio com a mens legis. 4. A relotao, em sentido oposto aos interesses da Servidora (que possui famlia no local de lotao originria), com base apenas em seu alegado desempenho insatisfatrio, sem qualquer relao com a necessidade de servio, no se coaduna com a excepcionalidade da medida extrema, e vai de encontro, ainda, ao princpio da unidade familiar. 5. O instituto de remoo dos Servidores por exclusivo interesse da Administrao no pode, em hiptese alguma, ser utilizado como sano disciplinar, inclusive por no estar capitulado como penalidade no art. 127 da Lei 8.112/90 e significar arbtrio inaceitvel. (...) (RMS 26.965/RS, Rel. Ministro NAPOLEO NUNES MAIA FILHO, QUINTA TURMA, julgado em 16/10/2008, DJe 10/11/2008)

67

A aplicao de penalidade criminal exclui a sano administrativa pelo

mesmo fato objeto de apurao. ERRADO.

O Estatuto dos Servidores determina que as instncias so independentes, somente havendo prevalncia da criminal quando a sentena entender que o servidor no foi o autor do crime, ou que este no existiu.
Lei 8112/90. Art. 121. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. Art. 125. As sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se, sendo independentes entre si. Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria.

Julgue os seguintes itens de acordo com a Lei n. 8.112/1990 e suas posteriores alteraes.
68 As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito podem ser compensadas a

critrio da chefia imediata e, ento, so consideradas como efetivo exerccio. CERTO. H trs situaes que no devem ser confundidas. Quando o servidor falta ao servio sem motivo justificado Perder a remunerao do dia. Quando o servidor chega atrasado Perder parcela proporcional da remunerao diria, salvo se compensar tal atraso at o ms seguinte, na forma que determinar a chefia imediata. Quando o servidor falta ao servio com justificativa. - Justificativa Legal A prpria lei permite ao servidor faltar, no havendo nenhum prejuzo para ele. - Justificativa baseada em caso fortuito ou fora maior A chefia imediata pode determinar a compensao, sendo consideradas como efetivo exerccio.
Art. 44. O servidor perder: I - a remunerao do dia em que faltar ao servio, sem motivo justificado; II - a parcela de remunerao diria, proporcional aos atrasos, ausncias justificadas, ressalvadas as concesses de que trata o art. 97, e sadas antecipadas, salvo na hiptese de compensao de horrio, at o ms subseqente ao da ocorrncia, a ser estabelecida pela chefia imediata. Pargrafo nico. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de fora maior podero ser compensadas a critrio da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exerccio. Art. 97. Sem qualquer prejuzo, poder o servidor ausentar-se do servio: I - por 1 (um) dia, para doao de sangue; II - por 2 (dois) dias, para se alistar como eleitor; III - por 8 (oito) dias consecutivos em razo de : a) casamento; b) falecimento do cnjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmos.

Art. 98. Ser concedido horrio especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horrio escolar e o da repartio, sem prejuzo do exerccio do cargo. 1o Para efeito do disposto neste artigo, ser exigida a compensao de horrio no rgo ou entidade que tiver exerccio, respeitada a durao semanal do trabalho. 2o Tambm ser concedido horrio especial ao servidor portador de deficincia, quando comprovada a necessidade por junta mdica oficial, independentemente de compensao de horrio. 3o As disposies do pargrafo anterior so extensivas ao servidor que tenha cnjuge, filho ou dependente portador de deficincia fsica, exigindo-se, porm, neste caso, compensao de horrio na forma do inciso II do art. 44. 4 Ser igualmente concedido horrio especial, vinculado compensao de horrio a ser efetivada no prazo de at 1 (um) ano, ao servidor que desempenhe atividade prevista nos incisos I e II do caput do art. 76-A desta Lei.
o

69 ERRADO.

O servidor reprovado no estgio probatrio demitido.

Demisso, para a lei 8112/90, punio. O servidor reprovado em estgio probatrio no ser punido, ser simplesmente exonerado, ou reconduzido ao cargo que anteriormente ocupava, se estvel.
Art. 20. Ao entrar em exerccio, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficar sujeito a estgio probatrio por perodo de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptido e capacidade sero objeto de avaliao para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: 2 O servidor no aprovado no estgio probatrio ser exonerado ou, se estvel, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no pargrafo nico do art. 29.
o

70

O Superior Tribunal de Justia entende que o candidato aprovado em

concurso pblico dentro do limite das vagas previstas em edital tem direito nomeao. CERTO. Est a posio moderna dos Tribunais. H no muito tempo entendia-se que a aprovao em concurso era mera expectativa de direito, agora, entretanto, entende-se que os aprovados dentro do limite de vagas tm direito nomeao, uma vez que o concurso foi aberto para prover as vagas, no havendo sentido na no convocao. Neste sentido:
RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA CONCURSO PBLICO APROVAO DENTRO DO NMERO DE VAGAS PREVISTO NO EDITAL DIREITO SUBJETIVO NOMEAO. 1. A jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia no sentido de que o candidato aprovado dentro do nmero de vagas previsto no edital do certame no tem mera expectativa de direito, mas verdadeiro direito subjetivo nomeao para o cargo a que concorreu e foi classificado. 2. Precedentes: AgRg no RMS 30.308/MS, Rel. Min. Felix Fischer, Quinta Turma, DJe 15.3.2010; RMS 30.459/PA, Rel. Min. Laurita Vaz, Quinta Turma, DJe 8.2.2010; RMS 27.508/DF, Rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, Quinta Turma, DJe 18.5.2009. 3. A administrao pratica ato vinculado ao tornar pblica a existncia de cargos vagos e o interesse em prov-los. Portanto, at expirar o lapso de eficcia jurdica do certame, tem o poder-dever de convocar os

candidatos aprovados no limite das vagas que veiculou no edital, respeitada a ordem classificatria (RMS 27.311/AM, Rel. (...) (RMS 31.611/SP, Rel. Ministro HUMBERTO MARTINS, SEGUNDA TURMA, julgado em 04/05/2010, DJe 17/05/2010)

71

O preenchimento dos requisitos para percepo de penso por morte tem

como data de aferio o dia do bito do autor da herana. ANULADA.

Com relao improbidade administrativa, julgue os itens que se seguem.


72 Considere a seguinte situao hipottica. Jos foi secretrio de sade do

municpio Alfa e celebrou contrato com a empresa Gama S.A., na data de 12/3/2004, para manuteno dos equipamentos hospitalares da rede pblica de sade de Alfa. Aps investigao, constatou-se a existncia de esquema de corrupo com a percepo de ilegais vantagens financeiras para assinatura da avena, o que implicou seu afastamento definitivo do cargo em 20/10/2004. Nessa situao hipottica, a ao de improbidade estar prescrita a partir de 19/4/2009. ANULADA. 73 A posse e o exerccio de agente pblico em seu cargo ficam condicionados

apresentao de declarao de bens e valores que componham seu patrimnio, a fim de ser arquivada no setor de pessoal do rgo. CERTO. A apresentao de declarao de bens e valores importante para o Poder Pblico poder saber como foi a evoluo dos bens de determinada pessoa, sendo requisito para a posse, e deve ser prestada anualmente. Tanto a Lei 8112/90 quanto a Lei 8429/92 tratam do tema.
Lei 8429/92 Art. 13. A posse e o exerccio de agente pblico ficam condicionados apresentao de declarao dos bens e valores que compem o seu patrimnio privado, a fim de ser arquivada no servio de pessoal competente. (Regulamento) 1 A declarao compreender imveis, mveis, semoventes, dinheiro, ttulos, aes, e qualquer outra espcie de bens e valores patrimoniais, localizado no Pas ou no exterior, e, quando for o caso, abranger os bens e valores patrimoniais do cnjuge ou companheiro, dos filhos e de outras pessoas que vivam sob a dependncia econmica do declarante, excludos apenas os objetos e utenslios de uso domstico. 2 A declarao de bens ser anualmente atualizada e na data em que o agente pblico deixar o exerccio do mandato, cargo, emprego ou funo. 3 Ser punido com a pena de demisso, a bem do servio pblico, sem prejuzo de outras sanes cabveis, o agente pblico que se recusar a prestar declarao dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa. 4 O declarante, a seu critrio, poder entregar cpia da declarao anual de bens apresentada Delegacia da Receita Federal na conformidade da legislao do Imposto

sobre a Renda e proventos de qualquer natureza, com as necessrias atualizaes, para suprir a exigncia contida no caput e no 2 deste artigo.

Lei 8112/90. Art. 13. A posse dar-se- pela assinatura do respectivo termo, no qual devero constar as atribuies, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que no podero ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofcio previstos em lei. 5 No ato da posse, o servidor apresentar declarao de bens e valores que constituem seu patrimnio e declarao quanto ao exerccio ou no de outro cargo, emprego ou funo pblica.
o

74

O indivduo que for condenado por improbidade administrativa perda de

direitos polticos no pode, enquanto perdurarem os efeitos da deciso judicial, propor ao popular. O Cespe d o gabarito como CERTO, entretanto, aparentemente, para mim, est errada, pois a questo diz perda de direitos polticos, e a Constituio diz suspenso de direitos polticos. De fato, tendo seus direitos polticos suspensos a pessoa no poderia ingressar com Ao Popular, pois esta pressupe o alistamento eleitoral, que atingido pela suspenso dos direitos polticos.
CF: Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: 4 - Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

Lei de Ao Popular: Art. 1 Qualquer cidado ser parte legtima para pleitear a anulao ou a declarao de nulidade de atos lesivos ao patrimnio da Unio, do Distrito Federal, dos Estados, dos Municpios, de entidades autrquicas, de sociedades de economia mista (Constituio, art. 141, 38), de sociedades mtuas de seguro nas quais a Unio represente os segurados ausentes, de empresas pblicas, de servios sociais autnomos, de instituies ou fundaes para cuja criao ou custeio o tesouro pblico haja concorrido ou concorra com mais de cinqenta por cento do patrimnio ou da receita nua, de empresas incorporadas ao patrimnio da Unio, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municpios, e de quaisquer pessoas jurdicas ou entidades subvencionadas pelos cofres pblicos. 3 A prova da cidadania, para ingresso em juzo, ser feita com o ttulo eleitoral, ou com documento que a ele corresponda.

Acerca de licitaes pblicas, julgue os prximos itens.


75 Aps empate em todos os critrios definidos em edital, uma empresa

brasileira ter preferncia em relao a uma empresa sua, na celebrao de contrato administrativo com o municpio de So Paulo.

CERTO. A Lei de Licitaes mudou recentemente a matria tratada, entretanto, da mesma forma ainda estaria correta a assertiva, sendo necessrio somente, ao que me parece, incluir que a empresa sua no produz os bens em territrio nacional, pois nesse caso a preferncia seria da empresa alpina.
Art. 3. 2 Em igualdade de condies, como critrio de desempate, ser assegurada preferncia, sucessivamente, aos bens e servios: I - produzidos no Pas; II - produzidos ou prestados por empresas brasileiras; e III - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no Pas. IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no Pas.
o

Agora a lei favorece o que produzido aqui dentro, ainda que a empresa no seja brasileira, uma vez que gera empregos da mesma forma. 76 A contratao de famoso cantor para se apresentar em praa pblica no

aniversrio de determinada cidade caracteriza um dos casos de dispensa licitao. ERRADO. A questo um clssico em concursos e est errada, porque caso de inexigibilidade de licitao, ou seja, nem se pode fazer licitao. Far-se- uma licitao para saber quem canta melhor, o Tiririca ou a Sandy? Claro que no! O Tiririca muito melhor...
Art. 25. inexigvel a licitao quando houver inviabilidade de competio, em especial: I - para aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca, devendo a comprovao de exclusividade ser feita atravs de atestado fornecido pelo rgo de registro do comrcio do local em que se realizaria a licitao ou a obra ou o servio, pelo Sindicato, Federao ou Confederao Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes; II - para a contratao de servios tcnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notria especializao, vedada a inexigibilidade para servios de publicidade e divulgao; III - para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. 1o Considera-se de notria especializao o profissional ou empresa cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experincias, publicaes, organizao, aparelhamento, equipe tcnica, ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho essencial e indiscutivelmente o mais adequado plena satisfao do objeto do contrato. 2o Na hiptese deste artigo e em qualquer dos casos de dispensa, se comprovado superfaturamento, respondem solidariamente pelo dano causado Fazenda Pblica o fornecedor ou o prestador de servios e o agente pblico responsvel, sem prejuzo de outras sanes legais cabveis.

No que se refere ao direito do trabalho, julgue os itens seguintes.

77

O perodo de gozo de frias pode ser fracionado, mas o fracionamento no

pode ser inferior a 15 dias corridos. ERRADO. Um dos perodos no poder ser inferior a 10 dias, segundo o art. 134, 1, da CLT.
Art. 134 - As frias sero concedidas por ato do empregador, em um s perodo, nos 12 (doze) meses subseqentes data em que o empregado tiver adquirido o direito. 1 - Somente em casos excepcionais sero as frias concedidas em 2 (dois) perodos, um dos quais no poder ser inferior a 10 (dez) dias corridos. 2 - Aos menores de 18 (dezoito) anos e aos maiores de 50 (cinqenta) anos de idade, as frias sero sempre concedidas de uma s vez.

Observa-se que no caso dos servidores pblicos a lei permite o fracionamento em at 3 perodos, quando o servidor requerer, e for conveniente Administrao, na forma do art. 77, 3, da Lei 8112/90.
Art. 77. 3 As frias podero ser parceladas em at trs etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administrao pblica.
o

78

Para que uma empresa possa conceder aos seus empregados frias

coletivas, deve solicitar a autorizao prvia do sindicado dos trabalhadores e da Superintendncia Regional do Trabalho. ANULADA. Apesar de anulada tal questo, entendo que estaria Errada. A CLT fala em comunicar em 15 dias ao sindicato e ao MTE, no requerer autorizao prvia.
Art. 139 - Podero ser concedidas frias coletivas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores da empresa. 1 - As frias podero ser gozadas em 2 (dois) perodos anuais desde que nenhum deles seja inferior a 10 (dez) dias corridos. 2 - Para os fins previstos neste artigo, o empregador comunicar ao rgo local do Ministrio do Trabalho, com a antecedncia mnima de 15 (quinze) dias, as datas de incio e fim das frias, precisando quais os estabelecimentos ou setores abrangidos pela medida. 3 - Em igual prazo, o empregador enviar cpia da aludida comunicao aos sindicatos representativos da respectiva categoria profissional, e providenciar a afixao de aviso nos locais de trabalho.

Aproveito a oportunidade para demonstrar um quadro relativo s comunicaes que a empresa deve fazer, que muitas vezes so confundidas na prova. Motivo da Comunicao
Comunicao de Horas Extras no acordadas, ou seja, quando mesmo sem acordo prvio com o empregado, ele tem que trabalhar alm do horrio normal: - Motivo de Fora Maior

Prazo e rgo Comunicado


Prazo dias. de 10

Fundamento Legal.
Art. 61 - Ocorrendo necessidade imperiosa, poder a durao do trabalho exceder do limite legal ou convencionado, seja para fazer face a motivo de fora maior, seja para atender realizao ou concluso de servios inadiveis ou cuja inexecuo possa acarretar prejuzo manifesto. 1 - O excesso, nos casos deste artigo, poder

Deve ser comunicado o Ministrio do Trabalho e

OU; Concluso de Servios inadiveis ou que a inexecuo possa causar prejuzo manifesto.

Emprego.

ser exigido independentemente de acordo ou contrato coletivo e dever ser comunicado, dentro de 10 (dez) dias, autoridade competente em matria de trabalho, ou, antes desse prazo, justificado no momento da fiscalizao sem prejuzo dessa comunicao. Art. 139 - Podero ser concedidas frias coletivas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores da empresa. 2 - Para os fins previstos neste artigo, o empregador comunicar ao rgo local do Ministrio do Trabalho, com a antecedncia mnima de 15 (quinze) dias, as datas de incio e fim das frias, precisando quais os estabelecimentos ou setores abrangidos pela medida. 3 - Em igual prazo, o empregador enviar cpia da aludida comunicao aos sindicatos representativos da respectiva categoria profissional, e providenciar a afixao de aviso nos locais de trabalho. Art. 133. No ter direito a frias o empregado que, no curso do perodo aquisitivo: III - deixar de trabalhar, com percepo do salrio, por mais de 30 (trinta) dias, em virtude de paralisao parcial ou total dos servios da empresa; e 3 - Para os fins previstos no inciso lIl deste artigo a empresa comunicar ao rgo local do Ministrio do Trabalho, com antecedncia mnima de 15 (quinze) dias, as datas de incio e fim da paralisao total ou parcial dos servios da empresa, e, em igual prazo, comunicar, nos mesmos termos, ao sindicato representativo da categoria profissional, bem como afixar aviso nos respectivos locais de trabalho. Art. 22. A empresa dever comunicar o acidente do trabalho Previdncia Social at o 1 (primeiro) dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, de imediato, autoridade competente, sob pena de multa varivel entre o limite mnimo e o limite mximo do salrio-de-contribuio, sucessivamente aumentada nas reincidncias, aplicada e cobrada pela Previdncia Social. 1 Da comunicao a que se refere este artigo recebero cpia fiel o acidentado ou seus dependentes, bem como o sindicato a que corresponda a sua categoria. 2 Na falta de comunicao por parte da empresa, podem formaliz-la o prprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o mdico que o assistiu ou qualquer autoridade pblica, no prevalecendo nestes casos o prazo previsto neste artigo.

Prazo dias.

de

15

Comunicao Coletivas.

de

Frias

Devem ser comunicados o Ministrio do Trabalho e Emprego E o Sindicato dos Trabalhadores.

Prazo dias.

de

15

Comunicao de paralisao das atividades da empresa.

Devem ser comunicados o Ministrio do Trabalho e Emprego E o Sindicato dos Trabalhadores.

Prazo: at o 1 dia til seguinte ocorrncia, OU de imediato, em caso de morte. Comunicao de Acidente de Trabalho. Ministrio do Trabalho e Emprego E ao Sindicato dos Trabalhadores.

79

As gorjetas pagas por clientes a um garom em um restaurante integram o

seu salrio para todos os efeitos legais. ERRADO. Remunerao = salrio + gorjeta (cobras na fatura ou dadas espontaneamente pelos clientes). Assim, as gorjetas integram a remunerao, no o salrio.
Art. 457 - Compreendem-se na remunerao do empregado, para todos os efeitos legais, alm do salrio devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestao do servio, as gorjetas que receber.

80

A condenao criminal do empregado configura justa causa para sua

dispensa, ainda que exista recurso pendente da condenao. ERRADO. A condenao criminal do empregado somente causa de dispensa por justa causa quando importe a recluso do empregado, impedindo que ele continue a desempenhar suas funes, ou fato que quebre, sobremaneira, a confiana do empregador no empregado. Se houver a suspenso da execuo da pena, o empregado continua a trabalhar normalmente.
Art. 482 - Constituem justa causa para resciso do contrato de trabalho pelo empregador: d) condenao criminal do empregado, passada em julgado, caso no tenha havido suspenso da execuo da pena; RECURSO DE REVISTA. JUSTA CAUSA NO CONFIGURADA. CONDENAO CRIMINAL. CUMPRIMENTO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE ANTERIOR DISPENSA.(...) se se trata de pena privativa de liberdade, resultante de sentena transitada em julgado, que inviabilize o cumprimento do contrato pelo empregado, a lei exime o empregador de qualquer nus quanto continuidade da relao de emprego: resolve-se o contrato por culpa do obreiro, que, afinal, o responsvel pelo nocumprimento contratual. Na hiptese em que o empregado, no momento da dispensa, j teria cumprido pena privativa de liberdade, faz-se necessrio reconhecer que no se tornou invivel, por culpa obreira, o cumprimento da prestao laborativa, o que, por conseqncia lgica, leva inferncia da no-incidncia da justa causa, mantendo-se, portanto, a dispensa com verbas rescisrias. Recurso de revista no conhecido. ( RR 1020100-44.2002.5.05.0900 , Relator Ministro: Mauricio Godinho Delgado, Data de Julgamento: 03/02/2010, 6 Turma, Data de Publicao: 19/02/2010)

Uma hiptese que ainda no vi ser cobrada, mas interessante ter conhecimento o caso da priso provisria. O TST tende a considerar que houve suspenso do contrato, e no a possibilidade de dispensa por justa causa.
(...) O tipo legal delineado no art. 482, -d-, da CLT deve ser lido em conjugao com uma hiptese prxima de suspenso do contrato de trabalho: que a priso meramente provisria no extingue o contrato, embora inviabilize seu adimplemento pelo empregado; em conseqncia, ocorre aqui a suspenso do pacto empregatcio (art. 472, caput, e 1, combinado com art. 483, 1, ab initio, CLT).(...). ( RR - 102010044.2002.5.05.0900 , Relator Ministro: Mauricio Godinho Delgado, Data de Julgamento: 03/02/2010, 6 Turma, Data de Publicao: 19/02/2010)

81

Na despedida por justa causa, o empregado recebe apenas as frias

vencidas, se houver, e o saldo de salrios. CERTO. Quando dispensado por justa causa o empregado perde o direito a todas as verbas indenizatrias, conforme extrai-se da smula 73 do TST, assim, s recebe o que j tem como direito adquirido.
SUM-73 DESPEDIDA. JUSTA CAUSA. A ocorrncia de justa causa, salvo a de abandono de emprego, no decurso do prazo do aviso prvio dado pelo empregador, retira do empregado qualquer direito s verbas rescisrias de natureza indenizatria.

82

Entende-se como resciso indireta a cessao do contrato de trabalho por

iniciativa do empregado, tendo por base alguma ao considerada justa causa praticada pelo empregador. CERTO. A justa causa motivada pelo empregador, tambm chamada de despedida indireta, somente reconhecida em juzo, uma vez que no h como o empregado exigir as devidas indenizaes de outra forma, salvo acordo com o empregador, o que, em geral, no acontece.
Art. 483 - O empregado poder considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenizao quando: a) forem exigidos servios superiores s suas foras, defesos por lei, contrrios aos bons costumes, ou alheios ao contrato; b) for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierrquicos com rigor excessivo; c) correr perigo manifesto de mal considervel; d) no cumprir o empregador as obrigaes do contrato; e) praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua famlia, ato lesivo da honra e boa fama; f) o empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, salvo em caso de legtima defesa, prpria ou de outrem; g) o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por pea ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importncia dos salrios. 1 - O empregado poder suspender a prestao dos servios ou rescindir o contrato, quando tiver de desempenhar obrigaes legais, incompatveis com a continuao do servio. 2 - No caso de morte do empregador constitudo em empresa individual, facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho. 3 - Nas hipteses das letras "d" e "g", poder o empregado pleitear a resciso de seu contrato de trabalho e o pagamento das respectivas indenizaes, permanecendo ou no no servio at final deciso do processo.

83

A concesso do aviso prvio somente cabvel nos contratos a prazo

indeterminado. ERRADO.

O aviso prvio pode ser um instituto aplicvel aos contratos por prazo determinado, basta que estes prevejam uma clusula em que ambas as partes pode podem rescindir os contratos antecipadamente.
Art. 481 - Aos contratos por prazo determinado, que contiverem clusula assecuratria do direito recproco de resciso antes de expirado o termo ajustado, aplicam-se, caso seja exercido tal direito por qualquer das partes, os princpios que regem a resciso dos contratos por prazo indeterminado.

Como um dos princpios que regem a resciso antecipada dos contratos com prazo indeterminado a necessidade de prvio aviso outra parte, ele se aplica no caso do artigo 481 da CLT. 84 CERTO. A CLT no determina de que forma ser dado o Aviso Prvio, de modo que pode ser verbal ou por escrito. O nico inconveniente seria provar o aviso em juzo, mas feito isto ele seria plenamente vlido.
Art. 487 - No havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato dever avisar a outra da sua resoluo com a antecedncia mnima de.

A comunicao do aviso prvio pode ser feita verbalmente.

Neste sentido, AIRR - 2240-44.2003.5.02.0464 Data de Julgamento: 24/06/2009, Relator Ministro: Aloysio Corra da Veiga, 6 Turma, Data de Divulgao: DEJT 31/07/2009. 85 A mulher gestante adquire estabilidade a partir do momento em que

comunicar ao seu empregador o estado gravdico. ERRADO. A ADCT anexa Constituio clara em afirmar que a estabilidade gestante comea desde a confirmao da gravidez e se estende at 5 meses aps o parto.
ADCT. Art. 10. At que seja promulgada a lei complementar a que se refere o art. 7, I, da Constituio: II - fica vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa: b) da empregada gestante, desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto.

A smula do TST vai ao encontro de tal entendimento.


SUM-244 GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISRIA.

I - O desconhecimento do estado gravdico pelo empregador no afasta o direito ao pagamento da indenizao decorrente da estabilidade (art. 10, II, "b" do ADCT). II - A garantia de emprego gestante s autoriza a reintegrao se esta se der durante o perodo de estabilidade. Do contrrio, a garantia restringe-se aos salrios e demais direitos correspondentes ao perodo de estabilidade. III - No h direito da empregada gestante estabilidade provisria na hiptese de admisso mediante contrato de experincia, visto que a extino da relao de emprego, em face do trmino do prazo, no constitui dispensa arbitrria ou sem justa causa.

86

Considera-se menor, para os efeitos da Consolidao das Leis do Trabalho

(CLT), o trabalhador com idade entre 14 e 18 anos. CERTO. Isto corresponde ao art. 402 da CLT.
Art. 402. Considera-se menor para os efeitos desta Consolidao o trabalhador de quatorze at dezoito anos.

87

Havendo culpa recproca na resciso do contrato de trabalho, o 13. salrio

devido pela metade. CERTO. Na verdade, no s o 13 salrio, mas tambm as frias proporcionais, o aviso prvio e a multa do FGTS.
Art. 484 - Havendo culpa recproca no ato que determinou a resciso do contrato de trabalho, o tribunal de trabalho reduzir a indenizao que seria devida em caso de culpa exclusiva do empregador, por metade. SUM-14 CULPA RECPROCA. Reconhecida a culpa recproca na resciso do contrato de trabalho (art. 484 da CLT), o empregado tem direito a 50% (cinqenta por cento) do valor do aviso prvio, do dcimo terceiro salrio e das frias proporcionais.

Lei do FGTS. Art. 18. 2 Quando ocorrer despedida por culpa recproca ou fora maior, reconhecida pela Justia do Trabalho, o percentual de que trata o 1 ser de 20 (vinte) por cento.

88

O servio militar obrigatrio pode ser remunerado com valor abaixo do

salrio mnimo. CERTO. Tal questo era controvertida at pouco tempo, entretanto o STF editou a smula vinculante n6, permitindo tal situao.
SMULA VINCULANTE N 6. NO VIOLA A CONSTITUIO O ESTABELECIMENTO DE REMUNERAO INFERIOR AO SALRIO MNIMO PARA AS PRAAS PRESTADORAS DE SERVIO MILITAR INICIAL.

Com relao a audincias no processo do trabalho, julgue os itens a seguir.


89 Caso no seja bem-sucedida a proposta conciliatria, a audincia destinada

tentativa de conciliao e entrega da defesa deve ocorrer no prazo mnimo de 10 dias aps o recebimento da contraf pelo reclamado. ERRADO. O problema est formulado de forma estranha. No d para ter certeza qual audincia ele quer saber, mas penso que a audincia inicial, uma vez que nesta em que o reclamado apresenta defesa.

O prazo mnimo para a audincia inicial de 5 dias. Este prazo advm da interpretao do art. 841, da CLT.
Art. 841 - Recebida e protocolada a reclamao, o escrivo ou secretrio, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, remeter a segunda via da petio, ou do termo, ao reclamado, notificando-o ao mesmo tempo, para comparecer audincia do julgamento, que ser a primeira desimpedida, depois de 5 (cinco) dias.

No processo do trabalho, a parte ajuza a ao e a Secretaria procede a notificao do reclamado. Como o artigo fala que a fixao da audincia ser a primeira depois de 5 dias, consolidou-se o entendimento que este o prazo mnimo para o agendamento. Nota-se que como o MP e a Fazenda Pblica tm prazo em qudruplo para contestar e em dobro para recorrer, este ser de 20 dias. 90 Aps as razes finais, no procedimento ordinrio, deve ser procedida a

segunda proposta de conciliao. CERTO. No procedimento ordinrio h, obrigatoriamente, duas propostas conciliatrias. Antes da entrega da defesa, e depois das razes finais, sob pena de nulidade. A primeira para a causa acabar sem maiores desgaste ou perda de tempo. A segunda para o caso de uma das partes pensar que h grande risco de perder, uma vez que j foram produzidas as provas, e optar por fechar um acordo.
Art. 846 - Aberta a audincia, o juiz ou presidente propor a conciliao. Art. 850 - Terminada a instruo, podero as partes aduzir razes finais, em prazo no excedente de 10 (dez) minutos para cada uma. Em seguida, o juiz ou presidente renovar a proposta de conciliao, e no se realizando esta, ser proferida a deciso.

91

Quando o reclamante no comparece audincia una, o arquivamento do

processo pode ser determinado pelo juzo. CERTO. Como o Pargrafo nico do art. 844 determina que, ocorrendo motivo relevante, pode o Juiz suspender o julgamento, tem-se como correta a assertiva, uma vez que no obrigatoriamente o magistrado arquivar o feito. Audincia una o termo utilizado pela CLT para se referir ao procedimento sumarssimo, entretanto, isso em nada influi na soluo da questo.
Art. 844 - O no-comparecimento do reclamante audincia importa o arquivamento da reclamao, e o no-comparecimento do reclamado importa revelia, alm de confisso quanto matria de fato. Pargrafo nico - Ocorrendo, entretanto, motivo relevante, poder o presidente suspender o julgamento, designando nova audincia.

A respeito da organizao e da competncia da justia do trabalho, julgue os itens seguintes.

92

A incompetncia em razo da matria de natureza absoluta e, em assim

sendo, deve ser declarada de ofcio pelo juiz, independentemente de provocao das partes do processo. CERTO. Segundo boa definio do professo Renato Montans, a incompetncia de um juiz ocorre quando o advogado distribui a causa de forma errada, ou seja, ela foi endereada para um juiz, mas em verdade era para outro. Competncia est ligada ao limite da jurisdio de um juiz, ou seja, at onde o magistrado tem capacidade para julgar determinada causa. A competncia para o julgamento da causa pode ser absoluta ou relativa. So absolutas: - Material: que na Justia do Trabalho dada pelo art. 114 da CF. - Funcional: aquela ligada hierarquia, ou seja, se quem julga a Vara do Trabalho, ou o TRT ou o TST. So relativas: - Territorial: que na Justia do Trabalho regulada pelo art. 651 da CLT. - Valor da causa: que na justia do trabalho se divide em: Rito Sumrio (causas at 2 salrios mnimos; Rito Sumarssimo (entre 2 e 40 salrios mnimos) e Rito Ordinrio (causas acima de 40 salrios mnimos ou ajuizadas contra Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional). A absoluta pode ser declarada de ofcio e alegada em qualquer grau de jurisdio, entretanto, a OJ 62 da SDI-1 dispe que necessrio prequestionamento na instncia extraordinria (TST), mesmo nestes casos. Por outro lado, para a ao rescisria no necessrio o prequestionamento, conforme OJ 124 da SDI-2.
OJ-SDI1-62 PREQUESTIONAMENTO. PRESSUPOSTO DE RECORRIBILIDADE EM APELO DE NATUREZA EXTRAORDINRIA. NECESSIDADE, AINDA QUE A MATRIA SEJA DE INCOMPETNCIA ABSOLUTA. OJ-SDI2-124 AO RESCISRIA. ART. 485, II, DO CPC. ARGIO DE INCOMPETNCIA ABSOLUTA. PREQUESTIONAMENTO INEXIGVEL. Na hiptese em que a ao rescisria tem como causa de rescindibilidade o inciso II do art. 485 do CPC, a argio de incompetncia absoluta prescinde de prequestionamento.

A relativa s pode ser alegada pela parte e se no oposta em momento oportuno prorroga a competncia do rgo julgador, ou seja, o juiz que era relativamente incompetente deixa de slo, passando a ser apto para julgar a causa.
OJ-SDI2-149 CONFLITO DE COMPETNCIA. INCOMPETNCIA TERRITORIAL. HIPTESE DO ART. 651, 3, DA CLT. IMPOSSIBILIDADE DE DECLARAO DE OFCIO DE INCOMPETNCIA RELATIVA. No cabe declarao de ofcio de incompetncia territorial no caso do uso, pelo trabalhador, da faculdade prevista no art. 651, 3, da CLT. Nessa hiptese, resolve-se o conflito pelo reconhecimento da competncia do juzo do local onde a ao foi proposta.

H ainda a competncia em razo da pessoa, mas de diminuta importncia para o processo do trabalho.

93

Um quinto dos lugares no Tribunal Superior do Trabalho e nos tribunais

regionais do trabalho ser composto de membros do Ministrio Pblico com mais de cinco anos de carreira e de advogados, tambm com mais de cinco anos de carreira, indicados em lista trplice pelos rgos de representao das respectivas classes. ERRADO. Primeiro, os membros do MP e os Advogados devero ter mais de 10 anos de experincia. Segundo, as listas indicadas pelas OAB e pelo Colgio de Procuradores do Trabalho sero sxtuplas, para ento o Tribunal escolher 3 nomes e o Chefe do Executivo escolher um.
CF. Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se- de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exerccio, observado o disposto no art. 94; Art. 94. Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territrios ser composto de membros, do Ministrio Pblico, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notrio saber jurdico e de reputao ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sxtupla pelos rgos de representao das respectivas classes. Pargrafo nico. Recebidas as indicaes, o tribunal formar lista trplice, enviando-a ao Poder Executivo, que, nos vinte dias subseqentes, escolher um de seus integrantes para nomeao.

Lei Complementar 75/1993. Art. 94. So atribuies do Colgio de Procuradores do Trabalho: I - elaborar, mediante voto plurinominal, facultativo e secreto, a lista trplice para a escolha do Procurador-Geral do Trabalho; II - elaborar, mediante voto plurinominal, facultativo e secreto, a lista sxtupla para a composio do Tribunal Superior do Trabalho, sendo elegveis os membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de dez anos na carreira, tendo mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade; III - elaborar, mediante voto plurinominal, facultativo e secreto, a lista sxtupla para os Tribunais Regionais do Trabalho, dentre os Procuradores com mais de dez anos de carreira; IV - eleger, dentre os Subprocuradores-Gerais do Trabalho e mediante voto plurinominal, facultativo e secreto, quatro membros do Conselho Superior do Ministrio Pblico do Trabalho.

94

A justia do trabalho tem competncia para processar e julgar as aes

acerca de representao sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores e entre sindicatos e empregadores. CERTO. Tal competncia est expressa no art. 114, III, da CF.
Art. 114. Compete Justia do Trabalho processar e julgar:

III as aes sobre representao sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores;

Julgue os itens que se seguem, relativos aos servios auxiliares da justia do trabalho.
95 ERRADO. Os distribuidores so designados pelo Presidente do TRT dentre os funcionrios e Varas do Trabalho existentes na localidade, os quais sero diretamente subordinados a ele.
Art. 682 - Competem privativamente aos Presidentes dos Tribunais Regionais, alm das que forem conferidas neste e no ttulo e das decorrentes do seu cargo, as seguintes atribuies: XIII - designar, dentre os funcionrios do Tribunal e das Juntas existentes em uma mesma localidade, o que deve exercer a funo de distribuidor; Art. 715 - Os distribuidores so designados pelo Presidente do Tribunal Regional dentre os funcionrios das Juntas e do Tribunal Regional, existentes na mesma localidade, e ao mesmo Presidente diretamente subordinados.

Os distribuidores so designados pelo titular da vara do trabalho.

96

Os serventurios que, sem motivo justificado, no realizarem os atos dentro

dos prazos fixados sero descontados em seus vencimentos, em tantos dias quantos os do excesso. Apesar de o Cespe ter considerado CERTO tal item, em razo da previso expressa na CLT, entendo que est errado, uma vez que tal norma no pode ter sido recepcionada pela Constituio.
CLT: Art. 712. Pargrafo nico - Os serventurios que, sem motivo justificado, no realizarem os atos, dentro dos prazos fixados, sero descontados em seus vencimentos, em tantos dias quantos os do excesso.

CF: Art. 37. XV - o subsdio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos pblicos so irredutveis, ressalvado o disposto nos incisos XI e XIV deste artigo e nos arts. 39, 4, 150, II, 153, III, e 153, 2, I;

No adianta, porm, brigar com a banca. Se ela considera isso, marquemos isso, pois. 97 No caso de avaliao, o oficial de justia avaliador tem, para cumprimento

do ato, o prazo de cinco dias. Concluda a avaliao no aludido prazo, contados da data da nomeao do avaliador, deve seguir-se a arrematao, que anunciada por edital afixado na sede do juzo ou tribunal e publicado no jornal local, se houver, com a antecedncia de vinte dias. ERRADO.

O prazo para a avaliao ser de 10 dias.


Art. 721 - Incumbe aos Oficiais de Justia e Oficiais de Justia Avaliadores da Justia do Trabalho a realizao dos atos decorrentes da execuo dos julgados das Juntas de Conciliao e Julgamento e dos Tribunais Regionais do Trabalho, que lhes forem cometidos pelos respectivos Presidentes. 3 No caso de avaliao, ter o Oficial de Justia Avaliador, para cumprimento da ato, o prazo previsto no art. 888. Art. 888 - Concluda a avaliao, dentro de dez dias, contados da data da nomeao do avaliador, seguir-se- a arrematao, que ser anunciada por edital afixado na sede do juzo ou tribunal e publicado no jornal local, se houver, com a antecedncia de vinte (20) dias

Quanto ao processo judicirio do trabalho, julgue os itens subsequentes.


98 Nos dissdios individuais ou coletivos submetidos apreciao da justia do

trabalho, so, na medida do possvel, formuladas pelo juzo propostas de conciliao. ERRADO. O princpio da conciliao positivado no texto da CLT, obrigando, no Rito Ordinrio, pelo menos duas propostas de conciliao antes da apresentao da defesa e aps as razes finais. Nos outros procedimentos tambm o juiz deve tentar conciliar as partes a todo momento.
Art. 764 - Os dissdios individuais ou coletivos submetidos apreciao da Justia do Trabalho sero sempre sujeitos conciliao. 1 - Para os efeitos deste artigo, os juzes e Tribunais do Trabalho empregaro sempre os seus bons ofcios e persuaso no sentido de uma soluo conciliatria dos conflitos. Procedimento sumarssimo: Art. 852-E. Aberta a sesso, o juiz esclarecer as partes presentes sobre as vantagens da conciliao e usar os meios adequados de persuaso para a soluo conciliatria do litgio, em qualquer fase da audincia. Dissdio Coletivo. Art. 862 - Na audincia designada, comparecendo ambas as partes ou seus representantes, o Presidente do Tribunal as convidar para se pronunciarem sobre as bases da conciliao. Caso no sejam aceitas as bases propostas, o Presidente submeter aos interessados a soluo que lhe parea capaz de resolver o dissdio.

99

Inexistindo acordo, o juzo conciliatrio converte-se obrigatoriamente em

arbitral e profere deciso na forma prescrita no ttulo Do Processo Judicirio do Trabalho, da CLT. CERTO. Est a redao do art. 764, 2, da CLT.
Art. 764. 2 - No havendo acordo, o juzo conciliatrio converter-se- obrigatoriamente em arbitral, proferindo deciso na forma prescrita neste Ttulo.

100

A fim de evitar o enriquecimento indevido da parte autora, a compensao

ou a reteno pode ser arguida desde que no tenha sido proferida sentena monocrtica. ERRADO. A compensao e a reteno somente podem ser alegadas como matria de defesa, por expressa previso da Consolidao, assim, se no apresentada na contestao, est preclusa a possibilidade alegao.
Art. 767 - A compensao, ou reteno, s poder ser argida como matria de defesa.

A respeito da vigncia e aplicao das normas jurdicas, julgue os itens a seguir.


101 ERRADO. H que se ter em mente 3 conceitos diversos, no processo de elaborao das leis. Promulgao Publicao Momento de Vigncia Com a publicao, ocorre a executoriedade da lei.

Vacatio Legis A promulgao o ato do Chefe do Executivo que autentica a Lei conferindo-lhe existncia e determinando sua execuo. A promulgao requisito para a existncia da norma. Prof. Andr Barros. Assim, a executoriedade decorre da promulgao. Publicao em Dirio Oficial requisito de vigncia da Lei. No necessariamente o momento de vigncia coincide com sua publicao. Prof. Andr Barros. Vacatio Legis o perodo entre a publicao e o momento em que a lei passa a ser exigvel em todo o pas, que em regra de um prazo 45 dias para leis que surtiro efeitos em territrio nacional, e de 3 meses para leis surtiro efeitos em territrios estrangeiros (onde as leis brasileiras tenham validade). 102 Caso o juiz no encontre nenhuma norma aplicvel a determinado caso

concreto, dever proceder integrao normativa. CERTO. O Direito no completo, ou seja, no h uma lei regulando cada fato da vida e a isto se chama lacunas no ordenamento. Quando elas existem, necessrio proceder a integrao normativa de forma a supri-las. Por isso, o juiz no pode deixar de decidir alegando obscuridade na lei, tal como previsto no CPC:
Art. 126. O juiz no se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No julgamento da lide caber-lhe- aplicar as normas legais; no as havendo, recorrer analogia, aos costumes e aos princpios gerais de direito.

O negcio concludo pelo representante em conflito de interesses com o representado anulvel, se tal fato era ou devia ser do conhecimento de quem com aquele tratou. No entanto, a lei estabelece o prazo de 180 dias a contar da concluso do negcio ou da cessao da incapacidade, para pleitear-se a anulao. Acerca desse assunto, julgue o item abaixo.
103 O prazo referido um prazo decadencial, cujo objeto so os direitos

potestativos. CERTO. A questo respondida inteiramente pelo texto do Cdigo Civil, que afirma expressamente ser o prazo decadencial. Uma dica que os prazos contados em dias, em geral, so decadenciais, pois no pode a parte demorar no exerccio do seu direito.
Art. 119. anulvel o negcio concludo pelo representante em conflito de interesses com o representado, se tal fato era ou devia ser do conhecimento de quem com aquele tratou. Pargrafo nico. de cento e oitenta dias, a contar da concluso do negcio ou da cessao da incapacidade, o prazo de decadncia para pleitear-se a anulao prevista neste artigo.

Com relao disciplina do domiclio, julgue o item abaixo.


104 ERRADO. A lei Brasileira admite diversos domiclios, nos termos do art. 71 do CC.
Art. 70. O domiclio da pessoa natural o lugar onde ela estabelece a sua residncia com nimo definitivo. Art. 71. Se, porm, a pessoa natural tiver diversas residncias, onde, alternadamente, viva, considerar-se- domiclio seu qualquer delas.

No Brasil, no se admite a pluralidade de domiclios.

Julgue os itens que se seguem, acerca da personalidade e da capacidade.


105 Considere a seguinte situao hipottica. Carla est no stimo ms de

gestao e, tendo conhecimento de que o beb ser do sexo feminino, escolheu o nome de Isadora para a criana. Nessa situao, Isadora dotada de personalidade, podendo receber em doao um imvel. ERRADO. A personalidade comea com o nascimento com vida, conquanto a lei proteja o nascituro desde a concepo, ao passo que se a criana for um natimorto, no houve aquisio de personalidade. Assim, Isadora no tinha personalidade. A distino relevante, por exemplo, se ela nasceu com vida e logo em seguida morreu, faz parte da sucesso de bens, o que pode alterar a ordem sucessria, mas se no chegou a viver (respirar uma vez, segundo a doutrina), no faz parte daquela ordem.

Art. 2 A personalidade civil da pessoa comea do nascimento com vida; mas a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro.

A Lei Civil determina que possvel a doao ao nascituro, sendo aceita pelos pais, de forma que no tocante doao feita pela prpria me, penso que ser vlida se a criana nascer com vida.
Art. 542. A doao feita ao nascituro valer, sendo aceita pelo seu representante legal.

106

As pessoas jurdicas tm personalidade distinta da dos seus membros. No

entanto, em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial, pode o juiz extinguir a pessoa jurdica e atingir o patrimnio dos scios. ERRADO. O juiz no pode extinguir a pessoa jurdica nesse caso, pode desconsiderar a personalidade jurdica para atingir a pessoa dos scios, conforme dispe o Cdigo.
Art. 50. Em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica.

107

A capacidade a medida da personalidade, sendo que para uns a

capacidade plena e para outros, limitada. CERTO. Todas as pessoas tm personalidade, entretanto, para algumas delas, visando proteg-las, o ordenamento no lhes d capacidade para praticar todos os atos da vida civil, em razo de sua condio fsica ou psicolgica. Assim, pode-se dizer que a capacidade a medida da personalidade, pois aquela vai at onde esta pode se desenvolver autonomamente. Com relao incapacidade, ela pode ser relativa ou absoluta.
Art. 3o So absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil: I - os menores de dezesseis anos; II - os que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o necessrio discernimento para a prtica desses atos; III - os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade. Art. 4o So incapazes, relativamente a certos atos, ou maneira de os exercer: I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos; II - os brios habituais, os viciados em txicos, e os que, por deficincia mental, tenham o discernimento reduzido; III - os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; IV - os prdigos. Pargrafo nico. A capacidade dos ndios ser regulada por legislao especial. Art. 5o A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada prtica de todos os atos da vida civil.

Pargrafo nico. Cessar, para os menores, a incapacidade: I - pela concesso dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento pblico, independentemente de homologao judicial, ou por sentena do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos; II - pelo casamento; III - pelo exerccio de emprego pblico efetivo; IV - pela colao de grau em curso de ensino superior; V - pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existncia de relao de emprego, desde que, em funo deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia prpria.

Quanto nulidade e anulabilidade dos atos jurdicos, julgue os seguintes itens.


108 A simulao, considerada pela doutrina um vcio social, causa de nulidade

do negcio jurdico; no entanto, possvel que subsista o negcio que se dissimulou. CERTO.
Art. 167. nulo o negcio jurdico simulado, mas subsistir o que se dissimulou, se vlido for na substncia e na forma. 1o Haver simulao nos negcios jurdicos quando: I - aparentarem conferir ou transmitir direitos a pessoas diversas daquelas s quais realmente se conferem, ou transmitem; II - contiverem declarao, confisso, condio ou clusula no verdadeira; III - os instrumentos particulares forem antedatados, ou ps-datados. 2o Ressalvam-se os direitos de terceiros de boa-f em face dos contraentes do negcio jurdico simulado.

109

Poder haver anulao do negcio jurdico se o devedor insolvente doar

imvel do seu patrimnio a um irmo seu. CERTO. Quando o insolvente doa seu patrimnio configurada a fraude contra credores, que pode ser anulada pela ao anulatria, tambm chamada ao pauliana.
Art. 158. Os negcios de transmisso gratuita de bens ou remisso de dvida, se os praticar o devedor j insolvente, ou por eles reduzido insolvncia, ainda quando o ignore, podero ser anulados pelos credores quirografrios, como lesivos dos seus direitos. 1o Igual direito assiste aos credores cuja garantia se tornar insuficiente. 2o S os credores que j o eram ao tempo daqueles atos podem pleitear a anulao deles. Art. 159. Sero igualmente anulveis os contratos onerosos do devedor insolvente, quando a insolvncia for notria, ou houver motivo para ser conhecida do outro contratante.

110

A nulidade absoluta, embora envolva evidente interesse social, somente

ser decretada pelo juiz, de ofcio, para favorecer pessoa absolutamente incapaz. ERRADO.

A nulidade absoluta deve ser apreciada pelo juiz independentemente de arguio da parte, em qualquer fase do processo.
CPC: Art. 245. A nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber parte falar nos autos, sob pena de precluso. Pargrafo nico. No se aplica esta disposio s nulidades que o juiz deva decretar de ofcio, nem prevalece a precluso, provando a parte legtimo impedimento.

Luzia ajuizou ao em face de Pedro, requerendo que o juiz fixasse penso alimentcia para o filho dos dois, hoje com cinco anos de idade. Regularmente citado, Pedro apresentou contestao. Com base nessa situao hipottica, julgue o item subsequente.
111 O juiz dever extinguir o processo sem resoluo de mrito por ausncia de

uma das condies da ao. CERTO. Ser parte estar no processo. Entretanto, ser parte legtima quando a parte que est no processo a mesma que figura no plano do direito material. Assim, legitimao ordinria ocorre quando a parte busca direito prprio, em nome prprio. A legitimao extraordinria ocorre quando a parte busca direito alheio em nome prprio, mas isso somente ocorre quando a lei permitir tal situao, do contrrio, a pessoa considerada parte ilegtima. O caso do problema este, a ilegitimidade da me para buscar alimentos, em nome prprio, para o filho. Ela deveria ter ingressado como representante do filho, que absolutamente incapaz.
Art. 267. Extingue-se o processo, sem resoluo de mrito: Vl - quando no concorrer qualquer das condies da ao, como a pssibilidade jurdica, a legitimidade das partes e o interesse processual;

Neste sentido:
Direito de famlia. Ao de reconhecimento e dissoluo de unio estvel, cumulada com partilha de bens. Pedido de alimentos, formulado pela ex-companheira, em nome prprio, em favor dos filhos. Alegao de ilegitimidade. Afastamento. Ilegitimidade superveniente, decorrente da maioridade de um dos filhos atingida no curso do processo. (...) - Na ao em que se pleiteia alimentos em favor de filhos menores, destes a legitimidade ativa, devendo o genitor assisti-los ou represent-los, conforme a idade. A formulao, porm, de pedido de alimentos pela me, em nome prprio, em favor dos filhos, em que pese representar m-tcnica processual, consubstancia mera irregularidade, no justificando o pedido de anulao de todo o processo, se fica claro, pelo teor da inicial, que o valor solicitado se destina manuteno da famlia. Ilegitimidade ativa afastada. - A maioridade do filho menor, atingida no curso do processo, no altera a legitimidade ativa para a ao. (...) (REsp 1046130/MG, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 06/10/2009, DJe 21/10/2009)

A respeito dos atos processuais, julgue os itens que se seguem.


112 Ao contrrio do que ocorre com os prazos estabelecidos pelo juiz, o prazo

estabelecido pela lei contnuo e no se interrompe nos feriados. ERRADO. Quanto a este sentido, a lei no estabelece diferena entre o prazo estabelecido pela lei ou pelo juiz.
Art. 178. O prazo, estabelecido pela lei ou pelo juiz, contnuo, no se interrompendo nos feriados.

113

Em que pese a citao vlida ser essencial para o desenvolvimento regular

do processo, possvel que seja suprida a sua falta ou nulidade. CERTO. Se a citao cumpre seu objetivo, que fazer com que o ru saiba da ao e comparea para se defender, ela vlida. Comparecendo o ru somente para alegar que houve nulidade da citao, e sendo a nulidade reconhecida, a citao considerada feita quando a parte ou o advogado for intimado da deciso.
Art. 214. Para a validade do processo indispensvel a citao inicial do ru. 1o O comparecimento espontneo do ru supre, entretanto, a falta de citao. 2o Comparecendo o ru apenas para argir a nulidade e sendo esta decretada, considerar-se- feita a citao na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso.

114

Caso o escrivo receba a petio inicial de uma ao de indenizao por

perdas e danos, a primeira providncia que ele dever adotar entregar a petio ao juiz para despach-la. ERRADO. A primeira providncia proceder a autuao, ou seja, formar os autos do processo, para este poder seguir sua marcha processual.
Art. 166. Ao receber a petio inicial de qualquer processo, o escrivo a autuar, mencionando o juzo, a natureza do feito, o nmero de seu registro, os nomes das partes e a data do seu incio; e proceder do mesmo modo quanto aos volumes que se forem formando.

Clia ajuizou contra Ronaldo ao de separao judicial com pedido de alimentos. No curso do processo, a autora passou a residir em outra cidade, por necessidade da empresa na qual trabalha. Com base nessa situao hipottica, julgue o prximo item.
115 Considerando tratar-se de competncia relativa, desde que haja

concordncia do ru, ser possvel Clia ter deferido o pedido de deslocamento do processo para a localidade onde atualmente reside.

ERRADO. No processo civil vige o princpio da perpetuao da jurisdio, ou seja, proposta a ao no foro competente ou que se tornou competente em razo da no alegao de incompetncia relativa ser aquele juzo que julgar a causa, no importando as alteraes fticas ou jurdicas posteriores, salvo quando o rgo deixar de existir, ou a competncia for alterada em razo da matria ou da hierarquia. Um caso de exceo ao princpio da perpetuao quando um juzo civil que julgava causas trabalhistas remete todos os processos trabalhistas para a Vara do Trabalho recm criada, mesmo que estejam em fase de execuo.
Art. 87. Determina-se a competncia no momento em que a ao proposta. So irrelevantes as modificaes do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem o rgo judicirio ou alterarem a competncia em razo da matria ou da hierarquia.

Paulo teve seu carro abalroado pelo veculo conduzido por Eduardo. Como no logrou xito em ver seu prejuzo ressarcido por Eduardo, Paulo ajuizou ao de indenizao. Considerando essa situao hipottica, julgue os itens a seguir.
116 A ausncia de indicao do rol de testemunhas na petio inicial implicar

precluso, de forma que no ser possvel a sua juntada posterior. CERTO. Primeiramente tem-se que o rito para julgar acidentes de trnsito o sumrio, nos termos do art. 275, II, d, do CPC. Alm disso, o art. 276 do Cdigo determina que o autor indicar j na inicial o rol de testemunhas, ou seja, se no o fizer estar preclusa a oportunidade.
Art. 275. Observar-se- o procedimento sumrio: II - nas causas, qualquer que seja o valor: d) de ressarcimento por danos causados em acidente de veculo de via terrestre; Art. 276. Na petio inicial, o autor apresentar o rol de testemunhas e, se requerer percia, formular quesitos, podendo indicar assistente tcnico.

117 ERRADO.

Deferida a petio inicial, Eduardo ser citado para oferecer contestao.

No rito sumrio o ru citado para comparecer em audincia, e nela que apresentar a defesa, por isso est errada a assertiva.
Art. 277. O juiz designar a audincia de conciliao a ser realizada no prazo de trinta dias, citando-se o ru com a antecedncia mnima de dez dias e sob advertncia prevista no 2 deste artigo, determinando o comparecimento das partes. Sendo r a Fazenda Pblica, os prazos contar-se-o em dobro. Art. 278. No obtida a conciliao, oferecer o ru, na prpria audincia, resposta escrita ou oral, acompanhada de documentos e rol de testemunhas e, se requerer percia, formular seus quesitos desde logo, podendo indicar assistente tcnico.

A respeito da disciplina do litisconsrcio, julgue o item seguinte.

118

No litisconsrcio unitrio, existem atos que, praticados por apenas um dos

litisconsortes, aproveitaro a todos. CERTO. Apesar de haver protestos por parte da doutrina de m formulao, o CPC considera o litisconsrcio necessrio como unitrio, nos termos do art. 47.
Art. 47. H litisconsrcio necessrio, quando, por disposio de lei ou pela natureza da relao jurdica, o juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todas as partes; caso em que a eficcia da sentena depender da citao de todos os litisconsortes no processo. Pargrafo nico. O juiz ordenar ao autor que promova a citao de todos os litisconsortes necessrios, dentro do prazo que assinar, sob pena de declarar extinto o processo.

Com relao ao tema, com base nos ensinamentos do professor Renato Montans, temos que: EFICCIA SUBJETIVA DA INTERVENO LITISCONSORCIAL: a resposta do ru, a apelao e a confisso de um litisconsorte, ajudam ou prejudicam os demais litisconsortes? Se o litisconsrcio for simples, cada litigante tratado individualmente. Os atos e omisses de um no ajudam nem atrapalham os demais. Se o litisconsrcio for unitrio os atos positivos praticados por um (contestao e recurso) aproveitam aos demais. Mas os atos negativos (confisso) so ineficazes (no atrapalham nem o confitente, uma vez que se isso ocorresse, por via reflexa, atrapalharia os outros litisconsortes). Tais critrios so defendidos especialmente por Marinoni, mas no so aceitos por toda doutrina. Alguns artigos do CPC devem ser lidos da seguinte forma: o Art. 320, I, Aplica-se se o litisconsrcio for unitrio, sendo simples, a contestao de um no ajuda o outro.
Art. 320. A revelia no induz, contudo, o efeito mencionado no artigo antecedente: I - se, havendo pluralidade de rus, algum deles contestar a ao;

o Art. 350 Aplica-se se o litisconsrcio for simples, seno, nem o confitente ser prejudicado.
Art. 350. A confisso judicial faz prova contra o confitente, no prejudicando, todavia, os litisconsortes. Pargrafo nico. Nas aes que versarem sobre bens imveis ou direitos sobre imveis alheios, a confisso de um cnjuge no valer sem a do outro.

o Art. 509 Se for litisconsrcio simples, no se aplica.


Art. 509. O recurso interposto por um dos litisconsortes a todos aproveita, salvo se distintos ou opostos os seus interesses. Pargrafo nico. Havendo solidariedade passiva, o recurso interposto por um devedor aproveitar aos outros, quando as defesas opostas ao credor Ihes forem comuns.

Neste sentido:
(...) 1. O recurso, em regra, produz efeitos to-somente para o litisconsorte que recorre. Apenas na hiptese de litisconsrcio unitrio, ou seja, nas palavras de Jos Carlos Barbosa Moreira, "quando o julgamento haja de ter, forosamente, igual teor para todos

os litisconsortes", mostra-se aplicvel a norma de extenso da deciso, prevista no art. 509, caput, do Cdigo de Processo Civil. (...) (RMS 15.354/SC, Rel. Ministro ARNALDO ESTEVES LIMA, QUINTA TURMA, julgado em 26/04/2005, DJ 01/07/2005 p. 561)

Diogo ajuizou ao contra Teresa, requerendo a sua condenao ao pagamento de R$ 30 mil a ttulo de danos morais e R$ 20 mil a ttulo de danos materiais, em razo de prejuzos sofridos em decorrncia de acidente de carro provocado pela r. Diogo juntou inicial documentos comprobatrios dos danos sofridos e requereu prova testemunhal e o depoimento pessoal de Teresa. Devidamente citada, a r contestou e foi marcada audincia preliminar, na qual no houve acordo entre as partes. Com base nessa situao hipottica, julgue os itens subsequentes.
119 Marcada audincia de instruo e julgamento e dada a natureza do litgio, o

juiz poder determinar o comparecimento de Diogo e Teresa ao incio da audincia para tentar conciliar as partes, ainda que no tenha obtido acordo na audincia preliminar. CERTO. At ser proferida a sentena possvel a conciliao. Mesmo em segunda instncia possvel a conciliao. 120 A audincia de instruo e julgamento poder ser adiada se Diogo e Teresa

assim convencionarem. CERTO. Esta a redao do art. 453 do CPC, aplicvel ao rito sumrio.
Art. 453. A audincia poder ser adiada: I - por conveno das partes, caso em que s ser admissvel uma vez;

_________________________________________________________

Espero que tenha ajudado.

11/08/2010

Marcel A. L. Rizzo.

Bibliografia Utilizada:
LEITE. Carlos Henrique Bezerra. Direito Processual do Trabalho, 7 Ed. So Paulo: LTr, 2009. SARAIVA, Renato. Direito do Trabalho: Srie Concursos Pblicos, 12 Ed. So Paulo: Mtodo, 2010.

SARAIVA, Renato. Processo do Trabalho: Srie Concursos Pblicos, 5 Ed. So Paulo: Mtodo, 2010. SAAD, Eduardo Gabriel. Consolidao das Leis do Trabalho: comentada. 42 ed. So Paulo: LTr, 2009. MEDINA, Jos Miguel Garcia Medina e WAMBIER , Teresa Arruda Alvim. Recursos e Aes Autnomas de Impugnao. So Paulo: RT, 2008 (Processo Civil Moderno v. 2) MEDINA, Jos Miguel Garcia Medina. Execuo. So Paulo: RT, 2008 (Processo Civil Moderno)

Minhas anotaes da aula do Curso Regular do LFG para os TRTs, iniciado em agosto de 2010. Apostila do Vestcon, preparatria para TRT 2010 (das apostilas foi a melhorzinha que j usei, no tem muitos erros, mas cuidado...)

Vous aimerez peut-être aussi