Vous êtes sur la page 1sur 2

Licenciatura em Direito I Ciclo Contratos Pblicos Exame final de 1.

Chamada 22 de Junho de 2010

Na lista que se segue, h dez afirmaes verdadeiras, sendo falsas todas as outras. O seu trabalho consiste exclusivamente em identificar as dez afirmaes que considera verdadeiras e em justificar a sua escolha:

1 A figura do contrato administrativo remonta ao incio do sculo XX, surgindo, nessa poca, como reconhecimento das especialidades do regime jurdica de certos contratos da Administrao Pblica. 2 - A lei autoriza as entidades adjudicantes a escolherem livremente o ajuste directo. 3 A deciso de contratar um acto administrativo que se completa com o anncio ou com o envio do convite. 4 Nem todos os contratos pblicos tm de seguir o regime de formao de contratos disciplinado na Parte II do Cdigo dos Contratos Pblicos. 5 O concurso limitado por prvia qualificao permite que a entidade adjudicante faa exigncias especiais relativamente capacidade tcnica e financeira dos concorrentes. 6 - A entidade adjudicante s pode optar por um procedimento diferente do concurso pblico em situaes muito excepcionais. 7 - O concurso pblico pode comportar, nalguns casos, uma fase de negociao. 8 - O programa do procedimento um regulamento administrativo. 9 - Nos termos da lei, o caderno de encargos um regulamento administrativo. 10 - O adjudicatrio tem o direito de exigir judicialmente a celebrao do contrato.

11 - Em caso de divergncia entre uma clusula do caderno de encargos e uma clusula do contrato, prevalece a segunda. 12 - Contrato pblico e contrato administrativo so conceitos similares, que se referem mesma realidade jurdica. 13 decisiva e abrangente a influncia do Direito da Unio europeia sobre o regime jurdico substantivo do contrato administrativo. 14 luz do Cdigo de Contratos Pblicos, o contrato pelo qual uma entidade pblica concede o direito de utilizao de um bem pblico um contrato administrativo. 15- O facto de um contrato ser abrangido pelo mbito de incidncia da Parte II do Cdigo dos Contratos Pblicos significa que sempre abrangido pelo mbito da incidncia da Parte III do mesmo diploma. 16 Segundo o Cdigo dos Contratos Pblicos, contratos administrativos so todos os contratos celebrados por uma entidade adjudicante. 17 Nos termos do regime actualmente em vigor, em vigor, quando ilegais, os contratos administrativos so anulveis e no nulos. 18 O princpio da invalidade derivada do contrato administrativo no foi acolhido pelo Cdigo dos Contratos Pblicos. 19 Em caso de incumprimento do co-contratante, o contraente pblico pode reagir pelos seus prprios meios, no carecendo de recorrer via judicial para a execuo da cauo, nem para a imposio das sanes previstas no contrato. 20 As declaraes do contraente pblico sobre a interpretao das clusulas contratuais revestem sempre a natureza de acto administrativo.

Cotao: A correcta identificao de cada afirmao verdadeira vale 1 valor; o discurso de justificao ser pontuado, em cada caso, at um valor.

Vous aimerez peut-être aussi