Vous êtes sur la page 1sur 4

Flvia Batista Gaino Fichamento do Livro Mobilirio Residencial brasileiro: Criadores e Criaes

INTRODUO: Este livro pretende contribuir para os estudos do mobilirio brasileiro, exclusivamente no sculo XX, contemplando somente aquele de uso residencial, pois so esses que fornecem uma viso mais ampla e clara do desenvolvimento moveleiro no pas. O presente trabalho aborda o mobilirio em relao a sua industrializao, mercado consumidor, as matrias primas utilizadas nas suas fabricaes, contingncias polticas e econmicas que influenciaram, determinando os modos de produo artesanal, semi ou totalmente industrial, os aspectos estticos e os custos. Para finalizar, apresenta a produo moveleira nacional atravs do trabalho dos pioneiros dessa rea.

1900-1910: O mobilirio da primeira dcada do sculo XX ainda possui caractersticas dos modelos produzidos no sculo XIX que tinham como estilo o Ecletismo originrio da Europa e se caracterizavam pela sobriedade, resultante do uso de madeiras mais escuras, entalhes abundantes e, nos mveis de descanso, madeira vergada. Alm do Ecletismo, o mobilirio brasileiro apresenta uma pequena influncia do Art Nouveau, acrescentando nas peas elementos decorativos curvilneos e florais. A dificuldade das mquinas para reproduzirem as formas rococs e a expanso do estilo, pelo seu carter pessoal, criaram muitas obras de surpreendente mau gosto, denominando-o de estilo macarrnico. Nesta primeira dcada, a produo, a produo moveleira brasileira, portanto, passa por um momento de transio que, se espelhando na Europa, d os primeiros passos para enquadrar-se nas transformaes e inovaes deste novo sculo.

1910-1920: Em decorrncia do crescimento populacional nas capitais brasileiras por causa do mercado de trabalho que as indstrias proporcionavam e do final da Primeira Guerra Mundial que paralisaram as comunicaes martimas com a Europa e criaram condies desfavorveis de mercado em relao s tarifas aduaneiras e de cmbio interrompendo as importaes de produtos, o Brasil passa a produzir seus prprios produtos diversificados, incrementando a indstria nacional, em mbito geral, das atividades extrativistas de matria prima ao beneficiamento desta. Neste cenrio, as indstrias j existentes passam a ampliar seu mercado e a Mveis Taperman criada. O mobilirio criado pela Mveis Taperman tem como base o estilo ecltico, incluindo sobretudo o Art Nouveau, que ainda predominavam a esttica brasileira da arquitetura e artes decorativas. Somente depois do fim da Primeira Guerra Mundial, no final deste perodo, ocorre a introduo de duas novas linguagens: o Art Dco e o Modernismo.

Nesta segunda dcada do sculo XX, o mobilirio brasileiro ainda no sofre grandes transformaes estticas, mas, dois fatos importantes influenciaram os acontecimentos dos anos seguintes: a necessidade de incrementar a indstria moveleira nacional e o movimento cultural nacionalista que iria nortear, na prxima dcada, parte da produo artstica e intelectual brasileira.

1920-1930: Com o acontecimento mais significativo desta dcada que foi a Semana de Arte Moderna de 1922, as artes plsticas, literatura, msica e apenas um pouco da arquitetura. Desta maneira, a contribuio da Semana de 22 no mbito da arquitetura e artes decorativas, que ainda utilizavam o Ecletismo, no foi prtica, efetiva, mas preparou condies para as primeiras propostas modernistas que iriam ocorrer a partir do final desta dcada. No mercado moveleiro, as fbricas at ento existentes, continuam a produzir peas na linguagem ecltica, inclusive o Art Nouveau, comercializadas nas capitais em lojas especializadas cada vez mais numerosas. Surge ento, nesta dcada, a nova esttica do Art Dco, que ter vida curta na produo de mveis porque sua propagao aconteceu somente nos meios intelectuais e elitizados da poca, tendo poucos exemplares produzidos e peas nicas. O movimento do Art Dco, de origem francesa, foi uma reao aos excessos do Art Nouveua, pois retomou o formal e a pureza do clssico em detrimento do floreal. Nos mveis desse estilo utilizava-se curvas leves e discretas e formas geomtricas bsicas de crculos e/ou quadrados compondo volumetrias extremamente delimitadas, prximas a uma esttica cubista, determinando muitas vezes, um mobilirio fechado e pesado. A decorao das peas restringiu-se ao prprio material estrutural e ao contraste entre estes: madeira macia aparente ou folheada em diferentes qualidades formando desenhos geomtricos, o metal cromado tubular ou em chapa. Os estofados eram revestidos principalmente com veludos e couros que, aliados a esta volumetria simples e despojada, contribuam para a sobriedade de grande parte destes exemplares. Ao contrario da arquitetura, em que se constatou uma popularizao da linguagem Art Dco, o mobilirios, por seus preos elevados, teve sua comercializao impossibilitada um publico de classe mdia, nesta dcada j em grande nmero. Esta camada social que ser a grande responsvel pelo novo mercado moveleiro que comea a se expandir na dcada de 20 com a fabricao de equipamentos para teatros, cinemas, igrejas, escolas e escritrios; espaos que necessitavam de um grande nmero de peas e consequentemente significavam uma importante parte do comercio para moveis fabricados em serie. Nesta linha de produo, alem dos moveis em madeira vergada fabricados desde o incio do sculo, surgem as cadeiras armadas sobre arcos vergados a vapor. A indstria pioneira nessa tcnica foi a Jorge Zipperer & Cia, mais tarde Indstrias Reunidas de Madeira Jorge Zipperer, em Santa Catarina, que produziam moveis de madeira macia (principalmente imbuia), em larga escala e baixo custo, desmontveis e vendidas em caixas de uma dzia. O rio Grande do Sul e santa Catarina se tornam nas dcadas seguintes um dos plos moveleiros mais importantes do pas.

A produo de mveis no Brasil nos anos 20 comea a se diferenciar em funo do mercado de mveis institucionais atendidos por uma produo em srie que era executada pelas fbricas com tcnicas construtivas relativamente recentes, como da madeira macia armada em arcos, e fatalmente resultando empeas extremamente funcionais e despojadas de qualquer decorao e pelo mercado de mveis residenciais, dividida em funo de dois tipos de pblico consumidor: a classe mdia que era atendida pelas marcenarias e fbricas que produziam ora mveis eclticos ora mveis mis leves, despojados e prticos adequados as suas moradias e poder aquisitivo e a elite que adquiria os exemplares eclticos e Art Nouveau executados com alguma exclusividade pelas oficinas; a introduo do Art Dco e a adeso a esta linguagem significar para muitos empreendedores endinheirados, uma nova oportunidade de se diferenciar das massas, atravs de um padro esttico diferenciado, e at mesmo unicamente projetado para a elite. No final dos anos 20 Gregori Warchavchik e Mina Klabin, inauguram sua casa, construda dentro dos preceitos modernistas e para a qual o arquiteto russo assim como John Graz, elabora a decorao interior integrada ao espao construdo, utilizando objetos ora na linguagem Art Dco, ora moderna, na linha da Bauhaus e outras correntes de vanguarda europias. A semeste do Modernismo brasileiro est plantada e na prxima dcada ter seu desenvolvimento forjado e trabalhado no sentido de colocar o Brasil ao lado da modernidade europia e norte-americana.

1930-1940: A dcada de 30 considerada, por muitos estudiosos de artes no Brasil, o incio do Modernismo no pas. um momento de propostas estticas inovadoras no campo da arquitetura e artes decorativas, que adotam a linguagem moderna europia de Bauhaus e Le Corbusier. Mesmo assim, essas manifestaes tericas e prticas encontram dificuldades de repercusso entre o pblico de modo geral, restringindo-se a poucos exemplares, as obras arquitetnicas e peas de mobilirio que realmente estariam imbudos desta nova linguagem. Em relao a arquitetura e artes decorativas, nesse estilo o arquiteto utiliza nos interiores elementos da linguagem Art Dco, denominada tambm futurista e participante do Modernismo naquele momento. O mobilirio diverso tendo alguns da linha de Bauhaus, utilizando material industrializado como metal cromado em chapa ou tubo em um desenho despojado e funcional; outros, da linha Art Dco, em muitos exemplares, trabalhados dentro da proposio de Rietveld, de estruturao bsica de planos e linhas, no sentido mesmo de uma composio cubista. interessante notar que os primeiros mveis modernos brasileiros foram propostas executadas para os prprios criadores visando suas residncias, pois o mercado consumidor ainda no estava preparado para aceitar e absorver estas novas idias. Os mveis modernos brasileiros dos anos 30 continuam sendo aqueles mais propriamente na linguagem Art Dco, introduzidos da dcada anterior. Em toda essa produo podemos, no entanto, traar algumas caractersticas comuns entre as duas linguagens, o moderno e o Art Dco: ambas se apropriam de volumes fechados e marcados pela estrutura aparente, os materiais empregados so basicamente os

mesmos, so mveis despojados em decorao, e quando existente, est intrnseca ao prprio material. A esttica e a estrutura nesse momento se diferenciam muito pouco, pois os primeiros mveis modernos, ao contrario dos europeus, continuam sendo fabricados artesanalmente e so feitos predominantemente em madeira. Quando a Segunda Guerra Mundial se inicia, no final desta dcada, a produo europia interrompida e as indstrias no Velho Mundo se vem voltadas apenas para as questes blicas e militares. Com isso muitos artistas, profissionais e intelectuais migram para as Amrica do Sul e do Norte, iniciando uma nova fase para a cultura no s nacional mas mundial nos anos 40, revisando a hegemonia e dominao cultural europia at ento predominante entre os brasileiros.

Vous aimerez peut-être aussi