Vous êtes sur la page 1sur 20

ESPELHO, ESPELHO MEU

ESPELHO, ESPELHO MEU


MIRROR, MIRROR ON THE WALL
Lcia Leito*

RESUMO
Apoiado no conceito de identificao (Freud), na teoria dos fatos urbanos (Rossi), alm da idia de tipo na arquitetura (Quatremre de Quincy), o texto a seguir sugere uma reviso na noo de determinismo tal como a difundiram discpulos da arquitetura moderna. Argumenta que a arquitetura menos define do que ratifica exigncias e necessidades culturalmente estabelecidas. Ao perder em autonomia, no entanto, a arquitetura ganha em significado por ser parte privilegiada da Cultura da qual emerge o sujeito. Muito mais que mero palco para as muitas atividades humanas, como tem sido freqentemente considerada, a arquitetura da cidade faz dela espelho singular onde o humano se reconhece em sua humanidade. Palavras-chave: Arquitetura; Espao; Identificao; Psicanlise.

ABSTRACT
Based on the concept of identification (Freud), on the theory of urban facts (Rossi) as well as on the idea of type in architecture (Quatremre de Quincy), the following text proposes a revision of the idea of determinism as it was divulged by disciples of modern architecture. I argue that architecture ratifies rather than defines culturally established demands and necessities. On losing autonomy, however, architecture significantly gains by becoming a privileged part of the culture from which the subject emerges. Much more than a mere stage for the playing of a vast number of human activities, as it has often been frequently considered, architecture transforms the city into a unique mirror where man can recognize himself in his humanity. Key words: Architecture; Space; Identification; Psychoanalysis.

**

Este texto parte integrante da minha tese de doutoramento De Vitrvio a Freud: cidade, arquitetura e subjetividade , Universidade do Porto, Portugal. Arquiteta, Doutora, Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco.

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 11, n. 12, p. 13-32, dez. 2004

13

LCIA LEITO

idia de que o ambiente influencia a vida do indivduo, e vice-versa, recorrente nas cincias sociais. Tampouco original a afirmativa de que a cidade espelha e, conseqentemente, reflete a sociedade que a edificou, numa relao to ntima quanto complexa entre espao edificado e construo social. Diversos autores, sob enfoques tericos tambm distintos, tm expressado essa idia. Mostra-me tua casa e te direi quem s escreveu Mitscherlich (1970, p. 168), argumentando sobre a importncia da forma espacial que a cidade materializa na constituio social daqueles que a habitam. A forma, diz ele, contribui para definir o carter social dos habitantes. Tanto e em tal medida que o mau planejamento do espao implica indivduos socialmente hostis. Assim, continua o autor na obra citada, a maneira como conformamos nosso entorno uma expresso de nossa construo interna (p. 63). Caminhando nessa mesma direo Mumford (1982) adverte que para compreender a plenitude da plis helnica, devemos desviar os olhos das edificaes e encarar mais nitidamente o cidado (p. 184). Assim, referindo-se forma da cidade grega clssica diz ele: Aquele mundo aberto, perpetuamente variado e animado produziu um esprito correspondentemente desembaraado (p. 187; grifo da autora). Edward Hall (1986) assinala a dimenso cultural do espao e, conseqentemente, o fato de que cada sociedade reflete, espacialmente, a sua prpria estrutura social. Nesse sentido, registra a diferena entre as estruturas ambientais do Japo e a dos pases rabes. Diz Hall:
[No Japo] o homem e a natureza parecem, de algum modo, metamorfoseados [...]. Seja qual for o ponto de onde olhamos, o jardim possui uma tal disposio que uma das pedras permanece sempre invisvel: artifcio, sem dvida, revelador

14

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 11, n. 12, p. 13-32, dez. 2004

ESPELHO, ESPELHO MEU

tambm da alma japonesa. [...]. A anlise desses espaos revela o hbito japons de conduzir o indivduo ao lugar preciso onde este se ver em condies de descobrir alguma coisa por si prprio. Em contrapartida, as estruturas rabes em nada visam conduzir quem quer que seja onde quer que seja (p. 174; aspas no original).

Ainda no que se refere relao espao-sociedade, Holanda (1985) aponta diferenas na estruturao do espao produzido pelos Maias Clssicos e pelos Hopi, ambas sociedades pr-colombianas, em tudo coerentes com a organizao social de cada um desses povos.
Os Maias desenvolveram prticas sociais de dimenso predominantemente simblica a um nvel de impressionante sofisticao, mantendo uma elite dedicada em tempo integral a tarefas cerimoniais, artsticas, de investigao em matemtica e a astronomia [...]. Os Hopi constituram uma estrutura rigorosamente igualitria, na qual mesmo aqueles relacionados s mais altas responsabilidades religiosas tambm desempenhavam tarefas na produo material [...]. As duas culturas construram padres espaciais radicalmente distintos um sendo quase o inverso do outro. (Ibidem, p. 127-129)

Isso posto, h que se rever um dos principais eixos de reflexo terica dos que fazem a arquitetura, notadamente a partir do advento da arquitetura moderna: o determinismo da arquitetura. Marcadamente ideolgico em momentos especficos da histria da arquitetura, mais comportamentalista nos dias que correm, o termo determinismo expressa a convico de que a uma dada ao arquitetnica, praticada sob princpios e procedimentos terico-metodolgicos especficos, ter-se-, necessariamente, uma reao, previsvel, determinada, por parte dos usurios do espao. Essa marca ideolgica da idia de determinismo vem tona, de modo mais claro, quando se tem em mente o surgimento do modernismo na arquitetura e o discurso que lhe deu sustentao. A assertiva de Walter Gropius segundo a qual edificar significa conformar os processos de vida (apud LOUREIRO, 1999, p. 46) e a idia de que se mudaria a sociedade a partir do urbanismo princpio que norteou a construo de Braslia exemplificam bem a questo. Para a formao dos arquitetos tratava-se de definir procedimentos projetuais que se pretendiam universais, a serem, conseqentemente, repetidos exausto pelos profissionais da arquitetura. Para a sociedade, o que estava em jogo era a imposio de comportamentos, individuais e coletivos, pelo uso que o espao arquitetonicamente definido estabelecia. O vis comportamentalista do determinismo na arquitetura tem vindo tona de modo mais evidente com o desenvolvimento da psicologia ambiental. Estudos desenvolvidos sob essa linha disciplinar, mostram, efetivamente, a importncia e a real influncia na vida das pessoas das diversas decises projetuais que caracterizam a arquitetura. Na verdade, o que os principais tericos da arquitetura moderna aparentemente no se deram conta, foi da natureza dialtica do determinismo na arquite-

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 11, n. 12, p. 13-32, dez. 2004

15

LCIA LEITO

tura. Principalmente, no perceberam que esse determinismo estaria menos na arquitetura, entendida como um conjunto de regras e procedimentos projetuais fartamente difundidos pelos tratadistas clssicos, do que na natureza social do prprio objeto arquitetnico. Isto , estaria no fato de que a forma material que a arquitetura expressa , ela prpria, conseqncia da organizao social que a produziu. essa circunstncia que a faz a um s tempo determinante da vida social na medida em que define padres de usos espaciais especficos e por ela determinada uma vez que esses padres so social e culturalmente definidos por essa mesma produo social. Em outras palavras, ao dizer quem pode se encontrar com quem (HOLANDA, 1994), o espao da arquitetura em sua expresso plena, na verdade, menos define do que ratifica, exigncias e comportamentos socialmente estabelecidos como desejveis pela organizao social da qual ele o espao provm. Mas essa no , de fato, uma idia nova. Duas categorias fundamentais na teoria da arquitetura, a idia de tipo e a teoria dos fatos urbanos (ROSSI, 1995), h muito apontam nessa direo. A questo saber como e porque isso acontece. exatamente nesse ponto que a escrita freudiana oferece uma contribuio relevante para a compreenso da natureza dessa relao, conforme se pretende mostrar neste texto. Afinal, durante todo o tempo em que construiu sua obra, Freud transitou entre a produo dos fenmenos coletivos da humanidade entre os quais se insere a arquitetura que d forma cidade, ainda que ele no se tenha detido nela e as implicaes desse fato na vida psquica individual.

O CONCEITO DE IDENTIFICAO
O conceito de identificao basilar na teoria psicanaltica graas ao papel que desempenha na constituio do sujeito1 o ponto de partida para a construo do argumento que se desenvolve neste trabalho. Isto , para que melhor se compreenda a natureza da relao que se estabelece entre sujeito e espao. A idia-fora que o conceito traz tona a questo da imprescindibilidade do outro2 na constituio psquica do sujeito. A rigor, luz da psicanlise, no se pode falar em sujeito sem que se considere a relao com o outro, sem que se d a realizao do ato psquico que permite ao indivduo humano sujeitar-se, isto , tornar-se sujeito.
1

Para a psicanlise, sujeito o ser humano, submetido ao desejo que S. Freud descobriu no inconsciente. [Nesse sentido] preciso distingui-lo tanto do sujeito biolgico quanto do sujeito da compreenso (CHEMAMA, 1995, p. 208). Essa idia j havia surgido na filosofia. Hegel discute a questo na sua Fenomenologia do esprito, publicado, no Brasil, em Petrpolis, Rio de Janeiro, pela Editora Vozes, em 1988. A contribuio freudiana nessa questo consiste em mostrar a natureza inconsciente do processo que envolve o ato psquico de identificar-se.

16

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 11, n. 12, p. 13-32, dez. 2004

ESPELHO, ESPELHO MEU

Tornar-se sujeito , pois, conseqncia de um fenmeno singular que se d no aparelho psquico de cada indivduo humano, por meio de um processo contnuo e marcadamente inconsciente. No se nasce sujeito, portanto. pela experincia de existir que o ser humano tem a oportunidade de tornar-se sujeito. E nesse contexto que o processo de identificao se mostra fundamental e o outro, imprescindvel. O ponto de partida, pois, para a compreenso do conceito de identificao que na vida mental do indivduo h sempre o outro, como modelo, objeto, auxiliar ou oponente (FREUD, 1920-21/19733 p. 2.563, grifo na verso consultada).

A IMPRESCINDIBILIDADE DO OUTRO
Marcadamente inconsciente, o processo de identificao tem como elemento propulsor a falta fundante com a qual se depara todo ser humano.4 essa falta, prpria da condio humana, que move o sujeito no sentido de unificarse, de buscar no outro a possibilidade de voltar a ser um. Isto , de restaurar mesmo que miticamente a situao anterior de unicidade uma vez vivenciada no primeiro espao habitado, o espao uterino.5 Na teoria psicanaltica, a experincia de nascer e o desamparo da gerado pela apartao da me, mesmo que vivenciados de modo absolutamente inconsciente, explicariam o desejo de unificar-se, caracterstico do processo de identificao. Essa idia de voltar a ser um, que o processo psquico de identificar-se traz tona, velha conhecida da humanidade. O Antigo Testamento registra que, pelo casamento, o homem e a mulher devem se tornar um,6 donde provavelmen3

A data da publicao dos textos originais de Freud tem importncia fundamental no processo de construo da teoria psicanaltica. Por isso, essas datas esto indicadas neste texto, seguidas da data da verso efetivamente consultada pela autora. A idia de falta est intimamente associada ao conceito freudiano de desejo que no se confunde com necessidade, pois a esta possvel satisfazer uma vez que, em psicanlise, dizer eu desejo o mesmo que dizer algo me falta. Marca da condio humana, indestrutvel porque inconsciente, esse desejo que, de acordo com a teoria, faz o ser humano refm de si mesmo, ou melhor, da sua condio de desejante. a persistncia dessa falta, qual a conquista do objeto desejado s assinala, que explica porque a experincia de conseguir algo ansiosamente desejado pode vir acompanhada de uma certa frustrao expressa na idia popular de que o melhor da festa esperar por ela. A questo que o desejo realizado trar tona a falta fundante do humano e, com ela, a busca de um novo objeto de desejo, sempre e necessariamente. So recentes as experincias realizadas com fetos humanos capazes de comprovar a vivncia dos atributos prprios da casa quando a vida ainda est se dando no ventre materno. Essas experincias mostram que: Muito antes de nascer o feto pode perceber a luz e o som, capaz de engolir, ter paladar, escolher uma posio predileta, registrar sensaes e mensagens sensoriais. Que ele, dorme, sonha, acorda, boceja, esfrega os olhos, espreguia-se, faz caretas, pisca, d passos, ouve, reconhece a voz de sua me, brinca com o seu cordo umbilical [...] chupa o dedo, o dedo do p, reage com irritao quando se sente molestado, e apresenta rudimentos de aprendizado. Sabemos tambm hoje que o feto tem emoes: experimenta prazer e desprazer, dor, tristeza, angstia ou bem-estar (WILHEIM, 1996, p. 4; grifos da autora). Deixar o varo o seu pai e a sua me, e apegar-se- sua mulher e sero ambos uma s carne (Gnesis 2:24).

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 11, n. 12, p. 13-32, dez. 2004

17

LCIA LEITO

Figuras 1 e 2: O Ado de Rodin esquerda e a Criao de Ado, segundo Michelangelo. A idia do desamparo humano em manifestaes artsticas distintas (http://shop.store.yahoo.com/dallamuseumofart/adambyrodin.html. Acesso 29/3/2004. http://users.pandora.be/worldhistory/milesstones_frame_html?pages/creation_adam_michelangelo. htm. Acesso 29/3/2004).

te deriva a iluso romntica popularmente difundida de se buscar e encontrar a alma gmea. Plato, em O banquete, referindo-se ao amor, assinala a dor provocada pela apartao em dois do que antes era um. A separao, indica o texto citado, enfraquece o que aponta para o sentimento de desamparo de que fala a psicanlise e teria sido imposta por Zeus, como castigo, raa humana pela sua excessiva presuno frente divindade.
Por conseguinte, desde que a nossa natureza se mutilou em duas, ansiava cada um por sua prpria metade e a ela se unia, [...] no ardor de se confundirem, morriam de fome e de inrcia em geral, por nada quererem fazer longe um do outro. [...] Cada um de ns portanto uma tssera complementar de um homem, [...] e procura ento cada um o seu prprio complemento (PLATO, 1983, p. 23-24; grifo da autora).

esse, pois, o primeiro registro importante da imprescindibilidade do outro na constituio psquica do sujeito. Sem o outro, que lhe permite a iluso de resgatar a experincia de unicidade uma vez perdida, o ser humano no capaz de tornar-se sujeito. O conceito-chave, na teoria psicanaltica, para que se compreenda a importncia do outro na constituio do sujeito, o Complexo de dipo,7 a partir do qual Freud aponta o papel fundamental da figura paterna o primeiro outro com o qual se depara o beb no desenvolvimento psquico do sujeito. Em busca de maior clareza, convm separar, neste texto e apenas como um esforo didtico, o processo de evoluo psquica do indivduo-beb em dois mo7

O complexo de dipo se define como o conjunto organizado de desejos amorosos e hostis que a criana experimenta relativamente aos pais [...]. Segundo Freud, o Complexo de dipo vivido no perodo mximo entre os trs e cinco anos [...]. O complexo de dipo desempenha um papel fundamental na estruturao da personalidade e na orientao do desejo humano. A antropologia freudiana procura reencontrar a estrutura triangular do complexo de dipo, afirmando a sua universalidade nas culturas mais diversas, e no apenas naquelas em que predomina a famlia conjugal (LAPLANCHE & PONTALIS, 1970, p. 116).

18

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 11, n. 12, p. 13-32, dez. 2004

ESPELHO, ESPELHO MEU

mentos principais: o primeiro no qual a criana ainda no se distingue da me durante os primeiros meses de vida o beb imagina que ele e sua me so uma s pessoa do momento seguinte no qual essa distino comea a evidenciar-se. Sem essa relao com esse primeiro outro, o beb humano permaneceria em sua iluso de unicidade em relao sua me e no teria como ultrapassar uma existncia puramente biolgica em muito semelhante a de outros animais mamferos , para inserir-se no mundo simblico que caracteriza o humano, regido pelo pensamento, pela linguagem, pela cultura enfim. Assim, ao se apresentar como um primeiro obstculo na busca de realizao do seu desejo desmedido e irrealizvel de (re)unificao, o pai separa o infans do seu complemento, a me [ao dizer-lhe, simbolicamente] no s o complemento [...] de tua me e a ela no poders ser (re)incorporado (SIQUEIRA, 1988, p. 90), dando-lhe a oportunidade de constituir-se como sujeito. O papel central desse primeiro outro decorre do fato de que a partir dessa primeira experincia psquica quanto existncia de um limite realizao do seu desejo circunstncia da qual implica uma impossibilidade, imposta ao sujeito por um outro que lhe anterior e exterior que se instaura, no beb humano, a capacidade de simbolizar. Isto , inaugura-se a habilidade mental que torna a raa humana radicalmente diferente de outras espcies animais. a figura paterna, o terceiro, ou o no-me, como querem alguns tericos, ou seja, um outro exterior relao me-filho, o agente desse no estruturador da psique humana no s complemento da tua me, no s dono do desejo dela, no podes tudo o que desejas etc. sem o qual no h possibilidade de vida psquica saudvel,8 quer individual quer socialmente. Assim, exterior simbiose que se estabelece na relao me-filho durante os primeiros momentos da vida desse filho, o outro o elemento que d ao beb humano a oportunidade de tornar-se sujeito.

O OUTRO COMO MODELO E ESPELHO


Ao estabelecer limites, nesse processo de constituio psquica do sujeito, a figura paterna propiciadora dessa primeira relao com um terceiro se oferece como modelo para esse sujeito. O menino mostrar interesse especial pelo pai, gostaria de crescer como ele, ser como ele e tomar seu lugar em tudo (FREUD, 1920-21/1973, p. 2.585; grifo da autora).

Na prtica psicanaltica os eventos psquicos vivenciados no Complexo de dipo constituem-se no eixo bsico do trabalho analtico. Para os analistas a adequada vivncia desse processo psquico fundamental que possibilitar o surgimento de vida psquica saudvel ou, caso contrrio, de patologias importantes.

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 11, n. 12, p. 13-32, dez. 2004

19

LCIA LEITO

esse o segundo tempo importante do desenvolvimento infantil, caracterizado pelo ato psquico que instaura no beb, por meio de um mecanismo psquico e inconsciente, a capacidade de simbolizar, de saber que h um outro ocupando um lugar que lhe interessa conquistar. nesse momento, ainda, que o pai se torna objeto privilegiado de identificao na medida em que a criana, ao tomar a figura paterna como modelo, passa a desejar ocupar-lhe o lugar de voz, de estabelecer limites, de afirmao do prprio desejo, de detentor do poder, portanto. Tomar o outro como modelo, no entanto, no significa uma atitude de pura imitao como poderia parecer primeira vista. Afinal, j nesse momento inicial da vida psquica, o que interessa ao sujeito ser e no parecer , razo pela qual a idia de imitao no prpria ao conceito de identificao. Assim, se durante o processo de identificar-se, a criana deseja ser como o pai, ela o faz exatamente porque deseja tornar-se sujeito como o pai o e no o sujeito que o pai : responsvel por sua histria, agente do prprio desejo. esse o sentido do outro como modelo: no algo que se imita, mas, sim, algo que, ao se mostrar como modelo, diz ao sujeito que ele pode ser. Mas o outro no desempenha apenas o papel de modelo. Ao faz-lo, tambm se oferece como espelho, mostrando ao sujeito quem ele e possibilitando, desse modo, que o sujeito reconhea a si mesmo como tal. esse o sentido do tu que precede o eu que a filosofia j anunciava antes de Freud. Assim, sou o que me dizem que sou. Como num espelho, cada ser humano constri sua imagem psquica como o outro o faz v-la. Incapaz de ver a si mesmo, uma vez que ao homem no dado ver o prprio rosto a afirmativa tem como referncia o filme Lisbon story, de Win Wenders , apenas mirando-se no outro enquanto espelho simblico que o ser humano se reconhece como tal. Assim, ao dizer tu no s o complemento de tua me, o pai, primeiro outro, tem tambm um papel positivo, ao afirmar real ou metaforicamente ao sujeito que se constitui: Tu s Fulano, filho de Sicrano, nasceste cristo ou muulmano, herdars a terra ou ganhars o po com o suor do teu rosto. nesse sentido que o outro se oferece como objeto de identificao, permitindo a quem se identifica reconhecer a si mesmo como sujeito. A idia fundamental do conceito de identificao , pois, a noo da imprescindibilidade do outro na constituio psquica do indivduo humano.

O OUTRO COMO ALGO A INCORPORAR


Mais um ponto importante do conceito de identificao que o ato psquico de identificar-se pressupe a apropriao de um trao do outro. Uma vez apropriado esse trao se torna algo comum entre quem se identifica e o outro,

20

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 11, n. 12, p. 13-32, dez. 2004

ESPELHO, ESPELHO MEU

aquele ou aquilo conforme se ver adiante com o que o sujeito se identifica. Nesse ponto convm lembrar, uma vez mais, a natureza inconsciente da identificao, o que a faz diferenciar-se da idia de imitao. Quem imita, copia algum, tem como objetivo ser como o outro e o faz conscientemente. Quem se identifica apropria-se, de modo absolutamente inconsciente, de um trao do outro e o faz movido pelo desejo de tornar-se sujeito tanto quanto o outro o e no o sujeito que o outro , conforme se anotou aqui anteriormente. Assim, tanto do ponto de vista individual no tringulo edipiano quanto do social na horda primitiva interessa ao sujeito ser o pai e no apenas parecer-se com ele. Afinal, em sua fantasia inconsciente, ele, o pai, o grande obstculo para a realizao do desejo desmedido que o mobiliza. O menino [escreveu FREUD, 1920-21/1973, p. 2.585] descobre que o pai se coloca em seu caminho em relao me. Assim, ser como o pai no eliminaria o obstculo, apenas permitiria rivalizar com ele. Seria preciso mais: seria preciso elimin-lo e, ainda, seria necessrio devor-lo incorpor-lo em linguagem psicanaltica ainda que metaforicamente. nesse sentido que Freud, tratando do mito do pai primevo, em Totem e tabu (1912-3/1973), assinala que o assassinato no teria sido suficiente para que os filhos se apropriassem do poder do chefe da horda primitiva. Destarte, aps a morte do pai os filhos o devoraram, durante aquela que teria sido a primeira festa totmica da humanidade. Essa idia de incorporao de algo como condio para dar a algum a possibilidade de ser, j havia aparecido nos primrdios da humanidade. No Jardim do den, a ingesto do fruto proibido faria de Ado um ser semelhante a Deus tornando, assim, o filho igual ao Pai.9 Ainda no Velho Testamento, a cerimnia da Pscoa era marcada pelo ato de matar e devorar o cordeiro pascal como condio para que Israel pudesse ser, existir como nao. esse o sentido da identificao de que trata Freud. Identificar-se implica incorporar um trao do objeto de identificao, tornando-o doravante parte de si mesmo. Assim, para constituir-se, o sujeito apropria-se, inconscientemente, reafirme-se, de traos, de caractersticas psquicas, de marcas de um outro, tornando-as suas. Ainda como esforo didtico, visando uma melhor compreenso conceitual, pode-se fazer uma analogia entre a constituio fsica de uma pessoa, decorrente da juno de caractersticas genticas oriundas das diversas pessoas que compem a rvore genealgica, e o processo de identificar-se, decursivo da apropriao de traos e marcas psquicas adquiridas na relao com o outro. Assim, do mesmo modo que o olho verde herdado da av, o cabelo castanho do pai, etc. constituem o indivduo A, biolgica e geneticamente falando, fazendo de A uma
9

Literalmente dizem as Escrituras Sagradas: Ento disse a serpente mulher: [...]. Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abriro os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal (Gnesis 3: 4-5).

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 11, n. 12, p. 13-32, dez. 2004

21

LCIA LEITO

pessoa autnoma e diferenciada dos seus parentes, mesmo tendo incorporado traos genticos de muitos deles, a constituio psquica realizada no processo de identificar-se faz com que A tenha algo em comum, incorporado inconscientemente em conseqncia da sua relao com o outro. O outro, no entanto, no se limita ao semelhante e isso que torna pertinente considerar, neste trabalho, o conceito psicanaltico de identificao , mas se expressa tambm nos fenmenos sociais entre os quais se insere a cidade em sua expresso arquitetnica.

O OUTRO NO SE LIMITA AO SEMELHANTE


Embora a identificao se d no aparelho psquico de um mesmo indivduo num processo singularssimo de comunho intrapsquica, a idia de que quem se identifica o faz com o que lhe exterior constitui-se na premissa bsica quando se trata de compreender a imprescindibilidade do outro na constituio do sujeito. Esse algo exterior ao sujeito, esse objeto de identificao em linguagem psicanaltica, no entanto, no se limita ao semelhante nem se confunde com ele, uma vez que o vocbulo objeto, neste contexto, no tem o sentido de coisa materializada, palpvel. Nasio (1991), chama a ateno para o sentido dessa palavra na teoria psicanaltica:
Muitos mal-entendidos nos escritos psicanalticos, inclusive nos de Freud, provm do fato de confundirmos, com grande freqncia, o eu com a pessoa que somos e o objeto com a pessoa do outro. [... No entanto], a palavra objeto no designa a pessoa exterior do outro, ou aquilo em sua pessoa que me dado perceber conscientemente, mas a representao psquica inconsciente desse outro (p. 102; grifos da autora). [Na verdade, continua Nasio] o outro, chamado externo, pode corresponder a uma evocao muito remota de algum que talvez nem sequer tenha existido: um personagem mitolgico, uma figura do romance familiar, etc., [...] percebido[s] fora de minha conscincia e registrado minha revelia no inconsciente. (Ibidem, p. 103; grifos da autora).

Entender o outro desse modo, ou seja, como algo necessariamente exterior e anterior ao sujeito, mas que no se limita ao semelhante, permite que se compreenda a cidade em sua expresso arquitetnica, como o Outro,10 como sendo, ela prpria, objeto de identificao.

10

O vocbulo Outro, grafado com O maisculo, indica uma diferena conceitual proposta por Jacques Lacan entre o outro, o semelhante, este grafado com o minsculo, e o Outro definido por CHEMAMA (1995, p. 156) como aquilo que [embora] anterior e exterior ao sujeito, no obstante o determina constitudo pela Cultura, pelo conjunto de valores e realizaes que expressam a prpria condio humana.

22

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 11, n. 12, p. 13-32, dez. 2004

ESPELHO, ESPELHO MEU

A expresso minha cidade na minha Jerusalm inverno inverno, diz Hana, personagem de Ams OZ (2002) e o sentimento que costumeiramente a acompanha, fartamente registrado na literatura, alis, constituem uma indicao da natureza subjetiva dessa relao de identificao entre o sujeito humano e o espao edificado. Referir-se cidade, espao coletivo por definio, especialmente cidade natal, como se fosse extenso da casa, ou de si mesmo a cidade sou eu, cantou o poeta (ANDRADE, 1989), sugere que marcas identitrias, prprias da vida inconsciente, esto vivamente presentes na relao que o sujeito estabelece com o espao que edifica. Na escrita freudiana, dois textos, Psicologia das massas e anlise do eu (1920-1/1973) e O mal estar na cultura (1929-30/1973) so especialmente importantes para que se apreenda a natureza dessa relao. Com nfase nos mecanismos psquicos que constituem no apenas o sujeito, mas tambm os diversos fenmenos culturais presentes no processo civilizatrio, ambos indicam que o outro de que trata o conceito de identificao no se limita ao semelhante. No primeiro, o meio ambiente aparece como sendo elemento de identificao, imprescindvel, portanto, tambm para a vida que tem lugar no aparelho psquico. No segundo, a lei, fundamental na construo do social, emerge do texto como agente da identificao. Em ambos, a idia de que a Cultura, e no apenas o semelhante em sua individualidade, se oferece como objeto de identificao, como o Outro do sujeito, portanto. Se verdade que o meio ambiente de que fala Freud no redutvel cidade como arquitetura, tambm verdadeiro que no prescinde dela. O meio ambiente, nesse sentido, deve ser entendido como produto cultural, fruto da vida social no qual se insere de modo especfico e singular o espao edificado. Assim, tanto quanto figuras mitolgicas elementos simblicos culturalmente produzidos permitem ao sujeito criar a representao psquica do outro e, desse modo, experienciar o processo de identificao, o ambiente construdo vivenciado no apenas como espao do abrigo, mas, sobretudo, como espao do afeto (LEITO, 2002), tambm se oferece como objeto de identificao, como o Outro, portanto, do sujeito que se constitui. A segunda indicao de que o outro no se limita ao semelhante aparece em O mal-estar na cultura. O que Freud aponta nessa obra que as relaes identitrias que se iniciam na famlia, a partir da vivncia do Complexo de dipo, extrapolam esse universo e atingem os demais tipos de agrupamentos sociais com os quais a humanidade convive desde que teve origem a vida em sociedade. Agora a Lei, entendida como produo cultural, coletiva, portanto, que aparece como o Outro do sujeito, na medida em que impe limites ao desejo desmedido de tudo poder, tudo querer, tudo ser, que constitui o humano. Fustel de Coulanges (1975) ratifica a idia de essencialidade da lei para a vida coletiva ao chamar a ateno para o fato de que a instituio dos cdigos le-

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 11, n. 12, p. 13-32, dez. 2004

23

LCIA LEITO

gais se confunde com a cultura, ainda em seus primrdios, bem como para sua funo de estabelecer limites instransponveis para o homem. Isto , de dizer no ao desejo indestrutvel e irrenuncivel de que fala a psicanlise. Assim, do no s parte de tua me, assertiva interditria imposta pelo terceiro, pelo no-me, no desempenho de sua funo paterna, passa-se ao no civilizador, indicao de que h limites, condicionantes da vida em sociedade, que ao sujeito no dado desconhecer. nesse sentido, portanto, que a Lei, enquanto produo cultural, desempenha a funo paterna e, ao faz-lo, se oferece como o Outro com que se depara o sujeito em sua aventura humana. Tem-se, assim, que a Cultura, produzida coletivamente e no mais o semelhante em sua individualidade, o Outro com quem o sujeito se identifica [...] aquilo que anterior e exterior ao sujeito, no obstante o determina (CHEMAMA, 1995, p. 156).

UMA RELAO ESPECULAR


A idia de que, no processo de identificao o outro no se limita ao semelhante, mas, antes, a este transcende ao confundir-se com a cultura, a chave mestra que, neste texto, permite investigar, luz da psicanlise, a questo do determinismo arquitetnico. Essa chave abre um importante e, at agora, pouco explorado campo de reflexo e de investigao para a arquitetura, em especial no que se refere compreenso do modo como o ser humano experiencia o espao que habita. Agora, mais do que sugerir o carter especular dessa relao como o fizeram Holanda e Mumford nos textos j mencionados, possvel compreender mais claramente como e porque isso se d. Com o conceito de identificao possvel apreender a essencialidade da Cultura na constituio do sujeito. nesse ponto que a arquitetura adquire papel relevante no processo humano de assujeitar-se, donde sua dimenso subjetiva. onde coisas e homens se encontram (ROSSI, 1995). Isto , por expressar fielmente a vida socialmente organizada que a arquitetura se faz humana e, ao fazlo, se oferece, tambm, como um espelho singular, onde o sujeito se v e se reconhece como tal. No a arquitetura enquanto expresso material apenas, mas, sim, a arquitetura como manifestao da vida social aqui entendida em seu sentido amplo, incluindo a dimenso histrica, econmica, poltica etc. de que fala ROSSI na sua teoria dos fatos urbanos apresentada na obra j mencionada. Amparado em Jean Tricart (1920-2003), o autor italiano constri sua teoria sobre a premissa de que o contedo social precede a forma que o espao da arquitetura faz surgir. Assim, so os diversos eventos sociais, histricos, polticos etc., os elementos constituintes da cidade ainda que esta seja vista e por vezes definida como uma arquitetura. essa a idia-fora da teoria dos fatos urbanos que o prestigiado arquiteto italiano traz luz e discusso.

24

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 11, n. 12, p. 13-32, dez. 2004

ESPELHO, ESPELHO MEU

Associada ao conceito de identificao, uma primeira conseqncia dessa idia que sua formulao desautoriza a compreenso do determinismo da arquitetura em sua feio modernista. Agora, preciso corrigir o axioma segundo o qual edificar conformar processos de vida. Muito ao contrrio, como expresso formal,11 edificar reproduzir processos de vida culturalmente estabelecidos. Ou, dito de outro modo, edificar refletir contedos sociais pr-definidos. Que no se conclua, no entanto, ao reconhecer-se a precedncia dos contedos sociais sobre a forma, que se minimiza o papel essencial por ela desempenhado na arquitetura da cidade. Na verdade, ela, a forma, o meio a partir do qual os fatos urbanos se materializam e desse modo constituem o ambiente fsico que se define como cidade. por meio dela que possvel reconhecer num primeiro olhar, espaos to diferentes quanto Paris, Bagd ou Braslia. graas forma que se tem em mente imagens distintas quando se faz referncia a cidades latino-americanas, europias, asiticas, ou norte-americanas, em que pese os pontos em comum existentes entre elas. Nesse sentido, a forma que a arquitetura faz surgir se confunde com a prpria cidade, em especial com a imagem que se faz dela. nesse sentido, ainda, que citando Francesco Milizia, Rossi (1995, p. 42) assinala: Dizer bela cidade o mesmo que dizer boa arquitetura. Mas apesar da sua importncia basilar na produo do espao da arquitetura, o ponto fundamental para o argumento que ora se desenvolve que essa forma e a arquitetura que por ela se faz imagem nada tem de autnoma em si mesma. Muito ao contrrio. A forma, to cara arquitetura e aos que a ela se dedicam por ofcio e por paixo , no surge a partir do exerccio da arquitetura em si mesma, mas, antes, reflete, nela prpria, acontecimentos scio-histricos que lhe do sustentao e, principalmente, valor simblico. Argan (2000) ratifica essa idia da prevalncia da cultura sobre a arquitetura e o faz partindo exatamente daquilo que a prpria idia de arquitetura, aquilo que est mais prximo da sua essncia (ROSSI, 1995, p. 27) a noo de tipo. Isto , do elemento gerador do espao que a arquitetura produz assim como da forma que a partir dele se faz imagem. A definio de tipo, na arquitetura, convm lembrar, foi sistematizada e definida pelo respeitado terico francs, Quatremre de Quincy, em seu Dictionnarie histrique de larchitecture. Diz ele:
[...] tipo no representa tanto a imagem de uma coisa a ser copiada ou imitada perfeitamente quanto a idia de um elemento que deve ele mesmo servir de regra ao modelo [...]. O modelo, entendido segundo a execuo prtica da arte, um

11

certo que a arquitetura no redutvel forma, mas tambm fato que a forma o principal elemento de reconhecimento do objeto arquitetnico, circunstncia que justifica o emprego do termo, aqui, como sntese da arquitetura.

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 11, n. 12, p. 13-32, dez. 2004

25

LCIA LEITO

objeto que se deve repetir tal como ; o tipo , pelo contrrio, um objeto, segundo o qual cada um pode conceber obras, que no se assemelharo entre si. Tudo preciso e dado no modelo; tudo mais ou menos vago no tipo. [...]. (apud ROSSI, 1995, p. 25-26; aspas no original).

Figura 3. Interior da baslica de Pesto (c. 530 a. C.) (ZEVI, 1977).

Figura 4. Niemeyer, Braslia(Revista Mdulo, 2 edio especial, 1985). A coluna-tipo em situaes projetuais distintas.

26

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 11, n. 12, p. 13-32, dez. 2004

ESPELHO, ESPELHO MEU

Uma vez assimilada a definio de tipo, Argan (2000) assinala que o tipo no jamais formulado a priori, destruindo, assim, qualquer pretenso de autonomia da arquitetura. E salienta: [...] quando um tipo se fixa na prtica ou na teoria arquitetnicas ele j existe, numa determinada condio histrica da cultura, como resposta a um conjunto de exigncias ideolgicas, religiosas ou prticas (p. 66; grifos da autora). E, continua ainda o autor:
Os tipos histricos como, por exemplo, os dos edifcios religiosos de planta central ou de planta longitudinal, ou resultantes da combinao dos dois esquemas, no visam a satisfazer a exigncias prticas contingentes, mas a responder a exigncias profundas, que se consideram fundamentais e constantes ao menos nos limites de uma determinada civilizao. (p. 67; grifos da autora)

Da argumentao de Argan importa, pois, reter a explicitao clara do papel derivativo da arquitetura, sempre merc dos fatos scio-histricos que a fazem emergir. Um outro ponto importante a assinalar, quando se trata de compreender as repercusses espaciais decorrentes do fato de que o contedo social precede a forma e suas implicaes na relao sujeito-espao, aparece, ainda na teoria dos fatos urbanos, com o conceito de elementos primrios. Definir os elementos primrios no simples nem fcil, como alerta o prprio Rossi em sua Arquitetura da cidade. Tampouco o caso de faz-lo aqui. Para os objetivos deste texto, importa reproduzir as palavras do autor num esforo de sntese dessa idia complexa. Diz Rossi (1995):
[...] os elementos primrios configuram-se como aqueles que, com sua presena, aceleram o processo da dinmica urbana. Esses elementos podem ser entendidos de um simples ponto de vista funcional, como atividade fixa da coletividade para a coletividade, mas, sobretudo, podem ser identificados com fatos urbanos definidos, um acontecimento e uma arquitetura que resumem a cidade. Como tais j so a histria e a idia da cidade que se constri a si mesma, um estado de esprito, de acordo com a definio que Park13 d da cidade (p. 139; aspas no original).

Uma vez esboada a definio de elementos primrios, convm guardar no a definio em si, mas sim, aquilo que caracteriza o elemento primrio. Do ponto de vista social, importa considerar sua natureza pblica, coletiva daquilo que se faz pela e para a coletividade. Assim sendo, a edificao de um elemento primrio qualquer se realiza como resposta a exigncias sociais que marcam sua origem tanto no que se refere deciso de edific-la nesta ou naquela localizao, quanto na forma que cada ele-

13

Embora nas notas de ROSSI referentes ao captulo em que esta citao est indiquem a data de 1925, a referncia a Robert E. PARK, provavelmente refere-se ao texto A cidade; sugestes para a investigao do comportamento humano no meio urbano, originalmente publicado em maro de 1916, no American Journal of Sociology, conforme registro de VELHO (1976).

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 11, n. 12, p. 13-32, dez. 2004

27

LCIA LEITO

mento primrio adquire. Como elemento nico, socialmente exigido, sua origem, como edificao, no est na arquitetura em si mesma, mas no acontecimento e no signo que f i xou o acontecimento (ROSSI, 1995, p. 151). nesse processo que o elemento primrio se faz histria e com ela, lembrana afetiva, registro emocional, inscrevendo-se, de modo indelvel, na memria coletiva e no psiquismo individual. Em sua expresso urbanstica os elementos primrios so unidades estruturantes da forma que a cidade adquire. So, portanto, elementos constituintes do espao urbanstico que a partir deles se gera, donde sua essencialidade. Os elementos primrios respondem, ainda, pela imagem que a cidade produz de si mesma e pela qual reconhecida em sua singularidade. Como arquitetura, materializam os acontecimentos sociais no sentido amplo que se registrou acima que os fez surgir. E, ao faz-lo, impem um ritmo de transformao espacial capaz de acelerar o processo de urbanizao num determinado territrio. nesse sentido que Rossi lhes atribui o papel de elementos catalisadores do processo de transformao social e espacial de um determinado territrio.

Figura 5. Campo das Princesas (largo do palcio), Figura 6. Teatro de Santa Isabel, Assemblia Prono Recife. Litografia de Luis Schlappriz, 1863. vincial, Recife Litografia de F. H. Carls,1878. (Acervo da Fundao Joaquim Nabuco). (Acervo da Fundao Joaquim Nabuco). Elementos primrios e a configurao urbanstica da cidade.

Finalmente, importa considerar que a definio de elementos primrios no se limita s edificaes. Rossi salienta que um plano urbanstico, ou um lugar de um acontecimento, que por sua importncia do acontecimento deu lugar a transformaes socioespaciais significativas, tambm pode ser considerado como elemento primrio. Tem-se, assim, sugerida a dimenso no-material dessas edificaes singulares na estruturao do espao urbanstico da cidade. Isto , idia de elementos catalisadores das transformaes sociais ocorridas num dado territrio, associase, agora, a noo de que os elementos primrios materializam acontecimentos excepcionalmente marcantes na vida coletiva, inclusive em sua dimenso psquica. Nesse sentido, as edificaes que se tornam monumentos (RIEGL, 1999), extrapolando em muito o valor material do edifcio e a funo para a qual foram

28

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 11, n. 12, p. 13-32, dez. 2004

ESPELHO, ESPELHO MEU

construdos, bem como os espaos de memria que toda cidade cultua, exemplificam bem o valor simblico dos elementos primrios. A associao dessas circunstncias faz dos elementos primrios importantes elementos de enunciao dos fatos urbanos que lhes deram origem e dos quais a arquitetura o elemento ltimo (ROSSI, 1995, p. 117). So, pois, assim, elementos de transmisso da vida cultural, de experincias, pessoais e coletivas, sociais e espaciais, especialmente marcantes para aqueles que as vivenciaram. Como elementos de enunciao, os elementos primrios transmitem um discurso cultural inteligvel Rossi fala de um enunciado lgico, derivativo do tipo, ao qual se acresce, com o argumento que ora se desenvolve neste texto luz do conceito de identificao, a idia de uma transmisso simblica tal como uma linguagem qualquer. Elementos primrios estabelecem relaes, definem uma linguagem, no apenas entre as edificaes, nem to-somente entre pessoas e edifcios, mas tambm permitem ouvir o Outro, com ele interagir, a partir da prpria arquitetura. Assim, referindo-se a uma obra em particular, diz Rossi (1995): [...] deveramos falar da idia que temos desse edifcio, da memria mais geral desse edifcio como produto da coletividade e da relao que temos com a coletividade atravs dele (p. 16; grifo da autora). onde coisas e homens se encontram, repita-se, e onde a cidade se faz espelho capaz de produzir reconhecimento no sentido que a psicanlise d ao termo. nesse sentido que a arquitetura transcende sua funo material de abrigo para as muitas atividades humanas, para se transformar em espao-enunciao, isto , em parte importante de transmisso de um discurso cultural com o qual o indivduo humano se identifica. Nesse sentido, diz Rossi (1995), uma vez mais: Tome-se [por exemplo] um hospital: nele a dor uma coisa concreta. Est nas paredes, nos ptios, nas enfermarias. Quando os parisienses destroem a Bastilha, suprimem sculos de abuso e dor, de que a Bastilha era, em Paris, a forma concreta (p. 144; grifos da autora). Isto , como elemento de enunciao, a Bastilha anunciava sculos de abuso e dor. Ou, dito de outro modo, a dor socialmente partilhada pelos parisienses expressava-se arquitetonicamente numa forma espacial conhecida como a Bastilha. nessas circunstncias que contedos sociais se materializam e ganham a perenidade que a pedra e cal emprestam arquitetura. Agora, pedra e cal se associam suor e sangue, sonhos e medos, dor e lgrima, desejos e reclamos que fazem da cidade a coisa humana por excelncia (LVI-STRAUSS, 1976, p. 113). Destarte, ao perder em autonomia, a arquitetura ganha em significado e se insere de modo privilegiado na cultura da qual emerge o sujeito. como coisa humana que o sujeito mira o espao que a partir dele e por causa dele se edifica e v a si mesmo. Agora, associada ao conceito de identificao, a teoria dos fatos urbanos permite compreender que longe de ser um problema de autonomia,

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 11, n. 12, p. 13-32, dez. 2004

29

LCIA LEITO

a anterioridade dos contedos sociais sobre a forma, isto , sobre a prpria idia de arquitetura, condio para a sua prpria existncia como fenmeno intrinsecamente humano, donde sua face especular. Assim, se categorias prprias da arquitetura em sua especificidade, a exemplo do tipo e dos elementos primrios, possibilitam perceber com maior clareza os limites da arquitetura como expresso cultural, o conceito de identificao em sua formulao psicanaltica, permite que se compreenda melhor porque o homem e seu entorno so inseparveis (MITSCHERLICH, 1970, p. 32). Ou, dito de outro modo, lana luz sobre essa relao complexa, inescapvel porque inconsciente, marcadamente subjetiva, uma vez que se constri sobre a experincia pessoal, que o sujeito estabelece com o espao que habita. luz do conceito de identificao possvel melhor explicar a intensidade que marca a relao sujeito-espao, evidenciada de modo permanente tanto na literatura, na escrita de quem se fez poeta, quanto na experincia pessoal de cada um. Com ele, possvel, ainda, perceber porque a arquitetura da cidade expressa o modo de ser e de viver de cada sociedade. E, desse modo, anuncia desejos e anseios, necessidades e reclamos muito alm do que dita a conscincia. Ou, em linguagem prpria da arquitetura, muito mais do que pode expressar um programa arquitetnico qualquer. Nesse sentido, construir um gesto cuja origem no a causa (SALIGNON, 1997, p. 100). Construir um gesto que se faz para com ele responder a exigncias culturais e a desejos, por vezes insuspeitados, que se constituem, esses sim, na causa fundamental do fazer arquitetnico. essa a razo pela qual uma caixa arquitetnica (ZEVI, 1977) se transforma num espao subjetivamente valorado, e uma cidade, num espao pelo qual se anseia sempre e mais, como os poetas e escritores, com a sensibilidade que os caracteriza, no cessam de testemunhar. No a casa ou a cidade, como espao fisicamente delimitado, mas sim, o espao humano sem sentido pleno e marcadamente simblico. No a arquitetura em sua dimenso material apenas, mas sim, a arquitetura como expresso da cultura. No o espao concreto palpvel construdo em pedra e cal, mas, antes, a representao psquica, de acolhimento, de pertinncia, etc., que o espao habitado propicia ao sujeito, donde sua essencialidade. Como espao edificado, a arquitetura , pois, muito mais do que palco para a realizao das muitas atividades humanas, como tem sido mais freqentemente considerada. Por ela, a cidade se torna espelho e o indivduo se faz humano, como bem intuiu Rossi (1995) quando tentava compreender a cidade como uma grande representao da condio humana e quando se perguntava:
[...] por que no se analisou a arquitetura por esse valor mais profundo, de coisa humana que forma a realidade e conforma a matria de acordo com uma concepo esttica. Assim, ela mesma no apenas o lugar da condio humana, mas uma parte dessa condio, que se representa na cidade e em seus monumentos, nos bair-

30

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 11, n. 12, p. 13-32, dez. 2004

ESPELHO, ESPELHO MEU

ros, nas residncias, em todos os fatos urbanos que emergem do espao habitado. (p. 23; grifos da autora)

nesse sentido que a cidade, como arquitetura, deixa de ser um mero cenrio onde a vida acontece para se fazer espelho singular, espao privilegiado onde o humano se realiza, pois nele se reconhece em sua humanidade.

Referncias
ANDRADE, Carlos Drummond de. Corao numeroso. Em Antologia potica. Rio de Janeiro: Record, 1989. ARGAN, Giulio. [1962]. Sobre o conceito de tipologia arquitetnica. In: ______. Projeto e destino. So Paulo: tica, 2000. p. 65-78. CHEMAMA, Roland. Dicionrio de psicanlise. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. FREUD, Sigmund. [1912-1913]. Totem y tabu In: Obras completas de Sigmund Freud. Madrid: Editorial Biblioteca Nueva, 1973. p. 1.745-1.850. FREUD, Sigmund. [1920-21]. Psicologia de las massas y anlisis del yo. In: Obras completas de Sigmund Freud. Madrid: Editorial Biblioteca Nueva, 1973. p. 2.564-2.610. FREUD, Sigmund. [1929-30]. El malestar en la cultura. In: Obras completas de Sigmund Freud. Madrid: Editorial Biblioteca Nueva, 1973. p. 3.017-3.067. FUSTEL DE COULANGES, Numa Denis. A cidade antiga. So Paulo: Hemus, 1975. HALL, Edward. A dimenso oculta. Lisboa: Relgio Dgua, 1986. HOLANDA, Frederico. Arquitetura e tica. Revista AU Arquitetura e Urbanismo, So Paulo, n. 54, p. 106-108, 1994. HOLANDA, Frederico de. Arquitetura como estruturao social. In: GONZALES, Suely; HOLANDA, Frederico de; KOHLSDORF, Elaine; FERRET, Ricard. O espao da cidade. So Paulo: Projeto, 1985. LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean-Baptist. Vocabulrio da psicanlise. Santos: Martins Fontes, 1970. LEITO, Lcia. Espao do abrigo? Espao do afeto! Em DEL RIO, Vicente (Org.). Projeto do lugar: colaborao entre psicologia, arquitetura e urbanismo. Rio de Janeiro: Contra Capa/Proarq, UFRJ, 2002. p. 365-369. LVI-STRAUSS, Claude. Natureza e cultura. In: ______. As estruturas elementares do parentesco. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1976. p. 41-49. LVI-STRAUSS, Claude. Tristes trpicos. Lisboa: Edies 70, 1993. LOUREIRO, Cludia. Sobre a teoria arquitetnica. In: ______. Classe, controle encontro: o espao escolar. Tese de doutoramento, Universidade de So Paulo, 1999. p. 2391. (Texto indito). MITSCHERLICH, Alexander. Psychanalyse et urbanisme: rponse aux planificateurs. Paris: Gallimard, 1970.

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 11, n. 12, p. 13-32, dez. 2004

31

LCIA LEITO

MUMFORD, Lewis. A cidade na histria: suas origens, transformaes e perspectivas. So Paulo: Martins Fontes, 1982. NASIO, Juan. O conceito de identificao. In: NASIO, Juan. (Org.). Lies sobre os 7 conceitos cruciais da psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991. p. 99-125. OZ, Ams. Meu Michel. So Paulo: Companhia das Letras, 2002. PLATO. Dilogos. So Paulo: Abril Cultural, 1983. RIEGL, Alos. El culto moderno a los monumentos. Madrid: Visor, 1999. ROSSI, Aldo. A arquitetura da cidade. So Paulo: Martins Fontes, 1995. SALIGNON, Bernard. Fondements de la psycanalyse et architecture. In: ______. La cit nappartient personne. Saint Maximin: Thtte ditions, 1997. p. 89-102. SIQUEIRA, Elizabeth. A identificao e suas vicissitudes na vida do sujeito. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1988. (Texto indito). WILHEIM, Joanna. Novas contribuies para o estudo do psiquismo pr e perinatal. Crculo Psicanaltico de Pernambuco, Recife, 1996. (Texto indito). VELHO, Otvio (Org.). O fenmeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976. ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. Lisboa: Editorial Minerva, 1977.

Endereo para correspondncia: LCIA LEITO Rua Professora ngela Pinto, 97/401D 50710-010 Recife PE (e-mail: luleitao@hotlink.com.br)

32

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 11, n. 12, p. 13-32, dez. 2004

Vous aimerez peut-être aussi