Vous êtes sur la page 1sur 12

Histria da arte, da arquitetura e da cidade antiga e medieval.

- Contexto histrico-social que propiciou o incio da arquitetura (3200 a 3000 a.C)


Revoluo econmica, sedentarizao agrcola, recursos alimentcios suficientes para o fornecimento de mo de obra excedente. A populao, antes campestre, passa a iniciar o comrcio atravs de trocas entre artesanato e excedente de produo campestre. As cidades (ncleos urbanos) surgem na Sumria (Sumer), localizada no sudeste da Mesopotmia, durante o final do sculo IV a.C. A transio entre vilarejos e cidades acontecia sempre nas margens dos rios Tigre e Eufrates. O comrcio gerava a necessidade de registro das trocas. Esses registros eram feitos em cilindros ou tbuas de argila. O surgimento da escrita (metade do quarto milnio a.C.) foi a maior revoluo antropolgica e tecnolgica, e ocorreu simultaneamente na Mesopotmia e no Egito. Os hierglifos egpcios eram compostos por smbolos abstratos e pictogramas com aluses s formas da natureza. J na Mesopotmia, a escrita era totalmente abstrata, e era denominada cuneiforme. Os escritos mesopotmicos foram descobertos no sc. XIX, e demoraram cerca de meio sculo para serem decifrados. Por outro lado, os escritos egpcios foram descobertos durante uma expedio de Napoleo, em torno do ano 1798. O texto estava em grego, em hierglifos e em egpcio popular (demtica), escritos na Pedra de Roseta. Foram necessrios 20 anos para decifrar seu contedo.

PEDRA DE ROSETA

Por volta do sculo III a.C., inicia-se o processo administrativo e poltico das cidades e, consequentemente, comearam a surgir normas pblicas e a criao das primeiras leis, configurando um Estado. Comea a noo de poltica, no sentido de organizao da cidade. Cada cidade possua um poder real; hierarquia social: rei aristocracia sacerdotal aristocracia fundiria e militar comerciantes artesos camponeses e operrios escravos Os escravos eram inimigos capturados e populaes conquistadas. A mitologia mesopotmica, base da religio, passou a ser redigida. Surge a profisso de copista (copiadores de textos), que ajudou na difuso da mitologia e incio da literatura. As bibliotecas que surgem posteriormente tm acesso reservado aos sacerdotes. Os edifcios religiosos (templos) eram construdos a mandato do rei, em parceria com o clero. Estes eram construdos acima do nvel da rua (entre a terra e o cu), sobre uma plataforma superposta por terra/areia, tijolos secos ao sol, e tijolos cozidos. Assim, os templos estavam sempre em destaque e protegidos contra alagamentos. J as casas localizavam-se no nvel da rua, dando acesso direto mesma. O betume era um material muito utilizado para a cobertura superficial das construes, sendo reposto com certa freqncia. As paredes dos templos eram to espessas quanto o vo entre elas, demonstrando insegurana arquitetnica quanto sustentao do edifcio. Os templos possuam um amplo espao central, um altar e capelas laterais (onde localizavam as oferendas e esttuas). A construo de paredes espessas ocorre durante trs milnios e permanece at o segundo milnio a.C mas no mais pela insegurana arquitetnica, e sim pela tipologia. As paredes no possuam janelas, evitando a propagao do calor e propiciando a escurido. Existiam pequenas frestas entre o teto e a parede, facilitando a passagem de ar. A iluminao vinha do poo central e tambm de tochas.

No ano 2700a.C j h a espacializao e temporalizao da arquitetura. No templo Khafajah existiam certos obstculos at que se chegasse ao espao sagrado. H vrios ptios, entradas e escadarias.

TEMPLO DE KHAFAJAH As zigurates (segundo milnio a.C), grandes smbolos da arquitetura mesopotmica, eram templos com acesso restrito ao sacerdote, e seguiam padres de verticalizao.

ZIGURATE A cidade de UR, localizada na regio da Mesopotmia, possua um grande acervo artesanal, datado do sculo XXVIIIa.C. As esttuas retratavam deuses antropomorfizados, homens com barbas longas e saias (tnicas), geralmente calvos e pessoas em posio de orao. Foi encontrada uma estela, do rei Hamurabi, que possua 282 artigos da lei mesopotmica, feitos entre 1793 e 1750 a.C. As leis da poca consideravam o nvel social do culpado.

- Regio da Assria (sc. VIII a.C)


Os assrios eram estrangeiros com vocao militar,que conquistaram a regio da Mesopotmia, e construram grandes e potentes muralhas e torno de algumas cidades. As muralhas possuam 10m de altura e espessura. No houve alterao na arquitetura j existente, construda dois milnios antes. Os homens ainda so retratados com grandes barbas. Os palcios assrios tinham suas portas decoradas com imagens de touros alados ou androcfalos. Touro: fora, virilidade, procriao; representava a fazenda. Peito do touro: coragem; representava o deserto Asas: dominao; representava o ar Cabea humana: inteligncia; representava a cidade, que era o lugar de maior desempenho da inteligncia.

- Regio de Micenas
Entre 2000 e 1500 a.C existia uma cultura chamada Minica ou Cretense. Essa civilizao entornava o Mar Egeu, composto por dezenas de ilhas. O povo micnico era militarizado, vindo da pennsula balcnica, conquistando seu arredor e criando cidades na Grcia continental. A cidade de Micenas era murada e possua apenas uma porta de acesso. Na cidade existiam tmulos de reis e heris. Os tmulos eram espaos circulares, com formato de abbada pontiaguda. Os mortos eram acompanhados por objetos (mscara morturia). Ao lado do tmulo existia a cmara sepulcral, onde ficavam o corpo e os objetos de valor. Esta cmara era fechada por um muro, impossibilitando o acesso. O palcio do rei tinha acesso em nveis, assim como as zigurates. Na sala principal do palcio havia o fogo sagrado da cidade; a sala do fogo sagrado era chamada Megaron. A idia de espao sagrado surgiu por volta do sculo VIIIa.C. Antes disso no existiam templos gregos. Creta era uma ilha na regio de Micenas, e foi a matriz tnica dos gregos (helenos).A arquitetura cretense era composta por palcios circundados por sucesses de prticos corredor externo, delimitado por colunas sob o teto -, gerando relao entre espaos interno e externo.

PRTICO, PALCIO DE KNOSSOS Os palcios de Creta no eram murados, contradizendo a idia de proteo, possibilitando certa leveza na arquitetura, e valorizao da sensibilidade. As pinturas cobriam toda a extenso das paredes dos prticos e salas, com imagens suaves (bosques, flores, pessoas, pssaros), sem analogia ao poder, ao contrrio da pintura mesopotmica. As mulheres no eram retratadas como na Mesopotmia em posio de orao mas com aspecto erotizado, com seios a mostra. A posio dos olhos retratados nas mulheres (nas tmporas), juntamente posio das pernas (uma na frente da outra), retrata a influncia egpcia na arte minica. A tourada, retratada em pinturas encontradas, era uma atividade atltica em um contexto religioso, e era praticada nos santurios.

-Egito Funerrio
Mastaba: tmulo egpcio Serdab: pequena sala lateral s mastabas Cenotfio: tmulo representativo, que guarda imagens do fara sepultado em um conjunto funerrio. As serdabs geralmente abrigavam uma rplica representativa do morto. No caso de faras, as rplicas eram esttuas de corpo inteiro; j de outras pessoas, a rplica era o busto, ou apenas o rosto, assinalando as diferenas sociais da poca. A serdab era uma sala fechada e as esttuas s podiam ser vistas atravs de uma fresta na parede. O primeiro arquiteto que ficou na histria, Imhotep, era o arquiteto do fara Djoser, cuja pirmide foi um marco na arquitetura funerria. A

pirmide de Djoser era escalonada,e estava dentro de um conjunto funerrio. As pirmides sofreram evolues at chegarem ao formato perfeito. Djoser (escalonada) Dashur (ngulos de 54 e 43) Quops, Quefren e Miquerinos (feitas por superposio de camadas ou muros internos de pedras, preenchidos por detritos de tijolos)

PIRMIDE DE DJOSER

PIRMIDE DE DASHUR

PIRMIDE DE QUOPS Cada degrau da pirmide era preenchido por calcrio para tornar a superfcie mais lisa. Depois do preenchimento, a pirmide era lixada, com a

finalidade de ficar mais brilhante. Havia tneis de ventilao ligando o topo da cmara sepulcral superfcie, para que o morto pudesse respirar.

-Grcia
Durante mais de dois milnios, a arquitetura grega foi considerada uma parmetro imutvel. Templo in antis: uma sala (naos), com abertura para uma pr-sala estilo prtico, com um pedestal. Sc.VIIIa.C.

Megaron: salo nobre do palcio, onde ficava o fogo sagrado. Inspirou a primeira tipologia de templos gregos. STILE: remete s colunas do templo in antis (ex:tetrastile, prostile colunas destacadas amphirostile na frente e atrs da naos). Os governantes das cidades eram responsveis pelo financiamento da construo de santurios (conjunto de templos). Os santurios mais famosos localizavam-se em Olmpia e Delfos (santurios pan-helenicos).

ORDENS GREGAS DA ARQUITETURA Drica: as colunas possuam 24 frisos, e eram compostas por tambores (cilindros) superpostos, com dimetro decrescente. O capitel era composto por dois elementos: um semicircular achatado (equino) e uma tbua quadrada (baco). O entablamento possua friso (mtopa e trglifo) e arquitrave. O trglifo era a ponta das vigas longitudinais, que eram encaixadas e compostas por trs reentrncias, divididas por salincias. O teto era de duas guas, e o fronto possua esculturas.

Jnica: a arquitrave no mais uniforme, mas possui trs faixas escalonadas. O friso no tem mtopa e trglifo, mas sim desenhos em baixo relevo contnuo.

Corntia: possui elementos decorativos mais refinados.

Esttuas tinham a finalidade de decorar o fronto dos templos, e eram adequadas sua altura.

Existiam vilarejos e cidades principais espalhados por todo o territrio grego. Os territrios eram pequenos, e suas fronteiras delimitadas pelas elevaes no terreno.

Atenas era a cidade mais importante na Grcia do sculo V a.C. pela inveno da democracia, facilitada pela pequena populao. Com o tempo, surgia a noo de ptria. PRINCIPAIS RGOS POLTICOS DA CIDADE GREGA Lar comum: consagrado ao Deus protetor da cidade. o local destinado ao fogo sagrado. Boul: conselho dos nobres ou dos funcionrios da agora (assemblia dos cidados), onde as pessoas discutiam as decises dos chefes polticos, prope leis e mudanas, e elegem membros do conselho. O local da assemblia era chamado bouleterrin. Pritaneu: lugar onde os responsveis polticos, nomeados pelos representantes da gora, se renem e trabalham. O crescimento das principais cidades gregas foi desordenado. Em Atenas, no sculo V a.C., existiam 40.000 homens livres. A populao total era de homens livres + famlia dos homens + escravos + estrangeiros. Esse crescimento gerou vrios problemas urbanos. Um habitante da cidade de Mileto, Hipdamo, planejou plantas das cidades a partir da demolio da arquitetura j existente, e construo de uma malha urbana geomtrica. Esse projeto foi implantado na cidade de Mileto e possua pequenos quarteires residenciais e grande rea civil, com instalaes pblicas do governo, de comrcio e religiosas. As reas de comrcio eram instaladas na gora, que servia tambm como praa pblica. Os teatros gregos eram construdos em declives, sem nenhuma fundao (sustentao). A poca helenstica se d a partir da conquista do Egito e da Mesopotmia (Imprio Persa), criando nesses territrios povoados gregos, em torno de 333 a.C. Esses povoados eram pequenos e autnomos, tendo Alexandre, O Grande, como rei supremo. Deu-se fim democracia. Alexandria, territrio que ocupava o delta do rio Nilo, norte do Egito, foi uma metrpole importante fundada por Alexandre. Foi uma cidade planejada com grandes praas e avenidas, com a finalidade do deslumbramento. Foi a maior

cidade do mundo considerando a populao. Ao invadirem a regio, os romanos sofreram fortes influncias artsticas gregas, apesar de possurem construes prprias, implantadas para marcar territrio.

- Roma
A cidade de Roma comea entre sete colinas,e era chamada

septimontium. Entre as colinas havia um pntano, e era o local de pasto dos


animais. Esta regio foi dominada por um rei etrusco at 506 a.C., quando houve a formao da Repblica Romnica. A infra-estrutura de Roma era alta, e no sculo IV a.C j comearam construes de estradas, pontes e aquedutos. O primeiro aqueduto construdo era chamado Alqua Appia, e era feito de pedra e argamassa. No sculo III a.C j havia recepo de esgoto em Roma (cloaca mxima), escavado no subsolo,recoberto de pedra e de forma abobadada. No sculo I a.C, Jlio Csar havia conquistado a Glia (50 a.C) e s lhe restava a conquista do Egito. Foi um sculo de guerras, golpes e ditaduras na repblica. Roma passou a enfrentar problemas de superpopulao e falta de moradia. No ano 46 a.C, Jlio Csar criou a lei Urbe Augenda, que propunha construo de habitaes na rea reservada para o treinamento militar (os militares teriam que treinar em outra rea). Esta rea era chamada Campo de Marte. A lei tambm sugeria a demolio de casas existentes e construo de uma larga avenida, unindo a parte nova parte antiga da cidade. A sociedade era dividida por nveis socioeconmicos, e o regime republicano durou 500 anos, sendo substitudo pelo imprio em 31 a.C., acabando o compartilhamento das decises polticas. O primeiro imperador de Roma foi Csar Augusto, que cria um frum em sua homenagem, no local destinado construo da avenida principal de Roma. Outros imperadores seguiram o exemplo de Csar Augusto e construram outros fruns no local. Estes fruns eram compostos por um ptio central, envolto por prticos. Podiam ter baslicas, modelos de espao caracterizadas pelo grande vo, usadas como tribunal. Nos templos romanos as colunas eram muito prximas parede, ao contrrio das gregas.

O frum do imperador Trajano abrigava maiores questes sociais, possuindo uma baslica, duas bibliotecas e uma coluna de cobre, trabalhada em baixo relevo.

BASLICA DE TRAJANO

Circus Maximus: primeiro grande edifcio da arquitetura romana. Era destinado para a diverso (corrida de bigas)

O primeiro teatro foi construdo no sculo I a.C, com forma semi-circular, fachada monumental e arquibancada ngreme. Atrs do palco existia uma parede detalhada em esttuas. Os anfiteatros eram crculos fechados.

Coliseu: maior anfiteatro da histria romana. Era composto por superposio de ordens ( 1 piso de ordem drica, o 2 jnica e o 3 conrntia).

Os romanos criaram o teto em curva (abobadado)

Vous aimerez peut-être aussi