Vous êtes sur la page 1sur 19

UFES

Departamento de Informtica

Anlise de Sistemas: Notas de Aula Ricardo de Almeida Falbo Cap.1 Tcnicas de Levantamento de Requisitos

PARTE I Especificao de Requisitos 1 Tcnicas de Levantamento de Requisitos (Referncia: [Kendall92])


1.1 Amostragem
Referncia: Captulo 4 [Kendall92] Em um levantamento de requisitos, geralmente um engenheiro de software se depara com duas importantes questes: Entre os muitos relatrios, formulrios e documentos gerados pelos membros de uma organizao, quais devero ser objeto de investigao? Pode haver um grande nmero de pessoas afetadas pelo sistema de informao proposto. Quais delas devem ser entrevistadas, observadas ou questionadas?

Servindo de base para todas as tcnicas de levantamento de requisitos, entre elas investigao, entrevistas e observao, esto as decises cruciais dizendo respeito a o que examinar e quem questionar ou observar. Estas decises podem ser apoiadas por uma abordagem estruturada chamada amostragem. Amostragem o processo de seleo sistemtica de elementos representativos de uma populao. Quando os elementos selecionados em uma amostragem so analisados, pode-se assumir que esta anlise revelar informaes teis acerca da populao como um todo. Por que usar amostragem? diminuir custos; acelerar o processo de levantamento de informaes; eficincia: a informao tende a ser mais apurada, j que menos elementos podem ser analisados, mas estes podem ser analisados com mais detalhes; reduzir tendncias.

O Processo da Amostragem H quatro passos que um engenheiro de software deve seguir para projetar uma boa amostra: 1. Determinar os dados a serem coletados ou descritos: Definir o que coletar e para que, isto , que tipo de tcnica de levantamento de informao ser usado depois. Coletar dados irrelevantes representa perda de tempo. 2. Determinar a populao a ser amostrada (o que / quem): No caso de documentos, definir quais documentos investigar e de que perodo / intervalo. No caso de pessoas, estabelecer a que nvel da organizao pertencem ou se so pessoas de fora. 3. Escolher o tipo da amostra. 4. Decidir sobre o tamanho da amostra.
1

UFES
Departamento de Informtica

Anlise de Sistemas: Notas de Aula Ricardo de Almeida Falbo Cap.1 Tcnicas de Levantamento de Requisitos

Os dois primeiros passos dizem respeito ao contexto do desenvolvimento. Os dois ltimos referem-se tcnica de amostragem propriamente dita e so detalhados a seguir. Tipos de Amostra Elementos da amostra so selecionados ... diretamente, sem restries segundo um critrio especfico no baseada em probabilidades de Convenincia Intencional baseada em probabilidades Randmica Simples Randmica Complexa

Amostra de Convenincia: irrestrita, no utiliza probabilidades, mais fcil e, geralmente, apresenta resultados irreais. Ex: aviso chamando os interessados a participar de uma reunio. Amostra Intencional: a escolha feita com base em critrios pr-estabelecidos pelo engenheiro de software, sem levar em conta probabilidades. uma amostra apenas moderadamente confivel. Ex: engenheiro de software escolhe, para entrevista, um grupo de indivduos que aparentam ter conhecimento e interesse no novo sistema. Amostra Randmica Simples: necessrio ter em mos uma lista da populao a ser amostrada (documentos ou pessoas) para garantir que cada elemento tem igual chance de ser selecionado. Geralmente, no prtica, especialmente para documentos e relatrios. Amostra Randmica Complexa: pode ser de trs tipos: ! Amostra sistemtica: o tipo mais simples de amostragem que leva em conta probabilidades. Consiste em se pegar sempre o k-simo elemento da populao. Pode introduzir tendncias. ! Amostra Estratificada: a abordagem mais importante para um engenheiro de software. Identifica sub-populaes e escolhe elementos dentre essas subpopulaes. Muito til quando se deseja usar diferentes tcnicas de levantamento de informao para sub-grupos especficos. Ex: coletar informaes de pessoas de diferentes nveis da organizao. ! Amostra de Grupos: consiste em selecionar um grupo para ser estudado. Ex: selecionar um ou duas filiais de uma organizao, assumindo que espelham o comportamento de todas filiais.

Tamanho da Amostra O tamanho da amostra depende substancialmente do custo envolvido e do tempo requerido para se proceder a investigao, entrevista ou questionrio posteriormente. O clculo do tamanho da amostra varia, ainda, em funo do tipo de informao que se deseja obter.
2

UFES
Departamento de Informtica

Anlise de Sistemas: Notas de Aula Ricardo de Almeida Falbo Cap.1 Tcnicas de Levantamento de Requisitos

Quando a informao desejada for quantitativa, h dois procedimentos bsicos de clculo, dependentes do tipo de informao que se deseja obter: Percentuais: quando se deseja saber propores ou percentuais, por exemplo o percentual de pessoas em uma organizao que pensa de um certo modo, o tamanho da amostra pode ser calculado da seguinte forma: 1. 2. 3. 4. 5. Determinar o atributo a ser amostrado. Localizar onde pode ser achado. Estimar o percentual da populao que tem o atributo (p). Considerar um intervalo de aceitao (i). Ex: 10% Escolher nvel de confiabilidade (%) e procurar seu correspondente coeficiente de segurana na tabela 1.1 (z). 6. Calcular o erro padro: p = i / z. 7. Determinar o tamanho da amostra (n): n = (p (1 p) / p2) + 1 Nvel de Confiabilidade (%) 99 98 97 96 95 90 80 50 Coeficiente de Segurana (z) 2,58 2,33 2,17 2,05 1,96 1,65 1,28 0,67

Tabela 1.1 Valores de Coeficiente de Segurana [Kendall92]. Valores: quando se deseja saber quantidades (valores) reais, por exemplo o nmero de erros de preenchimento de um determinado formulrio, o tamanho da amostra pode ser calculado da seguinte forma: 1. Determinar a varivel a ser amostrada. 2. Localizar onde pode ser achada. 3. Examinar a varivel para se ter uma idia acerca de sua magnitude e disperso. Idealmente, deveria se conhecer a mdia e o desvio padro (s). Contudo, exatamente isso que normalmente se quer saber ao fazermos uma amostragem. Logo, necessrio fazer uma estimativa inicial, que ser refinada com a amostragem. 4. Considerar um intervalo de aceitao (i). 5. Escolher nvel de confiabilidade (%) e procurar seu correspondente coeficiente de segurana na tabela 1.1 (z). 6. Calcular o erro padro da mdia: x = i / z. 7. Determinar o tamanho da amostra (n): n = (s / x)2 + 1 Quando as informaes a serem coletadas forem qualitativas, melhor tentar obt-las atravs de entrevistas. Entretanto, no h frmulas mgicas para ajudar engenheiros de software a determinar quantas pessoas entrevistar em uma organizao. Esta deciso deve ser
3

UFES
Departamento de Informtica

Anlise de Sistemas: Notas de Aula Ricardo de Almeida Falbo Cap.1 Tcnicas de Levantamento de Requisitos

baseada no tempo gasto para se proceder uma entrevista. Uma boa regra de bolso, independentemente do tamanho da organizao, consiste em entrevistar pelo menos trs pessoas em cada nvel da organizao e uma pessoa por rea funcional.

1.2 Investigao
Referncia: Captulo 4 [Kendall92] Muitas vezes, algumas informaes so difceis de serem obtidas atravs de entrevistas ou observao. Tais informaes revelam, tipicamente, um histrico da organizao e sua direo. Nestes casos, devemos utilizar investigao, isto , anlise de documentos. Atravs de investigao, podemos obter mais facilmente informaes, tais como tipos de documentos e problemas associados, informao financeira e contextos da organizao. Tais informaes so difceis de serem obtidas atravs de outras tcnicas de levantamento de requisitos, tais como entrevistas ou observao. Anlise de Documentos Quantitativos Documentos com formato pr-determinado, tais como relatrios e formulrios, trazem informaes muito teis a um engenheiro de software. Estes documentos tm um propsito especfico e um pblico-alvo. Relatrios de desempenho, por exemplo, podem mostrar metas de uma organizao, a distncia em relao meta e a tendncia atual. Relatrios usados no processo de tomada de deciso mostram informaes compiladas e podem incorporar algum conhecimento sobre a estratgia da organizao. Fichas (registros) provem atualizaes peridicas do que est ocorrendo no negcio. Um engenheiro de software pode inspecionar uma ficha para: (i) checar erros em quantidades e totais, (ii) procurar oportunidades de melhorar o desenho da ficha, (iii) observar nmero e tipos de transaes e (iv) procurar instncias onde a introduo de um sistema computadorizado pode simplificar o trabalho (clculos, por exemplo). Formulrios, assim como fichas, so muito teis para o levantamento de requisitos. Devem ser inspecionados tanto formulrios oficiais quanto no oficiais em uso. Exemplares de formulrios em branco devem ser coletados, procurando-se observar o tipo, propsito e o pblico alvo. Deve-se, ainda, verificar quem realmente recebe o formulrio. Ao se examinar formulrios preenchidos, observar se: (i) h itens no preenchidos, (ii) h formulrios nunca usados, (iii) h formulrios no oficiais usados regularmente e (iv) os formulrios so preenchidos pelas pessoas certas. Na investigao de formulrios preenchidos, possvel detectar problemas como: (i) a informao no flui como planejado, (ii) pontos de gargalo no processamento de formulrios, (iii) trabalho duplicado desnecessariamente, e (iv) falta de viso do fluxo global da informao, isto , porque um formulrio preenchido e quem o utilizar.

UFES
Departamento de Informtica

Anlise de Sistemas: Notas de Aula Ricardo de Almeida Falbo Cap.1 Tcnicas de Levantamento de Requisitos

Anlise de Documentos Qualitativos Documentos sem formato pr-determinado, tais como memorandos, quadros de aviso e manuais, tambm so teis para o levantamento de requisitos, uma vez que mostram como os membros de uma organizao so engajados nos processos da mesma. A anlise de documentos qualitativos deve envolver as seguintes tarefas: Examinar documentos para identificar como os elementos da organizao so referenciados e, assim, conhecer a organizao. Identificar disputas (entre departamentos ou com outras empresas) e, assim, conhecer a poltica da organizao. Identificar termos que aparecem repetidamente em documentos e caracterizem o que bom ou ruim para a organizao. Reconhecer a existncia de senso de humor nos documentos, o que pode indicar o tipo dos membros da organizao (por exemplo, conservadores, ...).

Ao analisar memorandos (inclusive os eletrnicos), d preferncia queles enviados para toda a organizao. Observe quem enviou e quem recebeu. Memorandos, tipicamente fluem horizontalmente ou de cima para baixo e provem uma idia clara de valores, crenas e atitudes dos membros da organizao. Na investigao de sinais e quadros de aviso, procure por indcios que apontem a cultura da organizao. Ex: Segurana em 1o Lugar. Finalmente, ao analisar manuais e polticas organizacionais, procure identificar como as coisas devem funcionar, como as metas estratgicas da organizao devem ser atingidas e verifique se estes passos esto sendo seguidos ou no. Tanto na anlise de dados qualitativos quanto de dados quantitativos, procure observar no s os documentos correntes, mas tambm documentos arquivados.

1.3 Entrevistas
Referncia: Captulo 5 [Kendall92] Uma entrevista de levantamento de informaes uma conversa direcionada com um propsito especfico, que utiliza um formato pergunta-resposta. Os objetivos de uma entrevista incluem: obter as opinies do entrevistado, o que ajuda na descoberta dos problemas-chave a serem tratados; conhecer os sentimentos do entrevistado sobre o estado corrente do sistema; obter metas organizacionais e pessoais; e levantar procedimentos informais.

UFES
Departamento de Informtica

Anlise de Sistemas: Notas de Aula Ricardo de Almeida Falbo Cap.1 Tcnicas de Levantamento de Requisitos

Entrevista x Investigao Fatos obtidos em uma investigao podem explicar o desempenho passado. Metas projetam o futuro. Entrevistas so importantes para se determinar metas. O Processo de uma Entrevista Em uma entrevista, o engenheiro de software est, provavelmente, estabelecendo um relacionamento com uma pessoa estranha a ele. Assim, importante que ele: construa, rapidamente, uma base de confiana e entendimento; mantenha o controle da entrevista; venda a idia do sistema, provendo ao entrevistado as informaes necessrias.

Uma entrevista envolve as seguintes etapas principais: planejamento, conduo e elaborao de um relatrio da entrevista. 1.3.1 - Planejamento O planejamento de uma entrevista envolve os seguintes passos: 1. Estudar material existente sobre os entrevistados e suas organizaes. Procure dar ateno especial linguagem usada pelos membros da organizao, procurando estabelecer um vocabulrio comum a ser usado na elaborao das questes da entrevista. Este passo visa, sobretudo, otimizar o tempo despendido nas entrevistas, evitando-se perguntar questes bsicas e gerais. 2. Estabelecer objetivos. De maneira geral, h algumas reas sobre as quais um engenheiro de software desejar fazer perguntas relativas ao processamento de informao e ao comportamento na tomada de deciso, tais como fontes de informao, formatos da informao, freqncia na tomada de deciso, estilo da tomada de deciso, etc. 3. Decidir quem entrevistar. importante incluir na lista de entrevistados pessoas-chave de todos os nveis da organizao afetados pelo sistema. A pessoa de contato na organizao pode ajudar nesta seleo. Quando necessrio, use amostragem. 4. Preparar a entrevista. Uma entrevista deve ser marcada com antecedncia e deve ter uma durao entre 45 minutos e uma hora. 5. Decidir sobre os tipos de questes e a estrutura da entrevista. O uso de tcnicas apropriadas de questionamento o corao de uma entrevista. 6. Decidir como registrar a entrevista. Entrevistas devem ser registradas para que informaes obtidas no sejam perdidas logo em seguida. Os meios mais naturais de se registrar uma entrevista incluem anotaes e o uso de gravador.

UFES
Departamento de Informtica

Anlise de Sistemas: Notas de Aula Ricardo de Almeida Falbo Cap.1 Tcnicas de Levantamento de Requisitos

Tipos de Questes Questes podem ser de trs tipos bsicos: Questes subjetivas: permitem respostas abertas. Ex: O que voc acha de ...? Explique como voc ...? Vantagens: ! ! ! ! ! ! ! ! Provem riqueza de detalhes. Revelam novos questionamentos. Colocam o entrevistado a vontade. Permitem maior espontaneidade. Podem resultar em muitos detalhes irrelevantes. Perda do controle da entrevista. Respostas muito longas para se obter pouca informao til. Podem dar a impresso de que o entrevistador est perdido, sem objetivo.

Desvantagens:

Questes objetivas: limitam as respostas possveis. Ex: Quantos ...? Quem ...? Quanto tempo ...? Qual das seguintes informaes ...? Vantagens: ! Ganho de tempo, uma vez que vo direto ao ponto em questo. ! Mantm o controle da entrevista. ! Levam a dados relevantes. Desvantagens: ! Podem ser maantes para o entrevistado. ! Podem falhar na obteno de detalhes importantes. ! No constrem uma afinidade entre entrevistador e entrevistado.

Questes de aprofundamento: permitem explorar os detalhes de uma questo. Podem ser subjetivas ou objetivas. Ex: Por que? Voc poderia dar um exemplo? Como isto acontece?

UFES
Departamento de Informtica

Anlise de Sistemas: Notas de Aula Ricardo de Almeida Falbo Cap.1 Tcnicas de Levantamento de Requisitos

Questes Objetivas x Subjetivas Subjetivas Confiabilidade dos dados Uso eficiente do tempo Preciso dos dados Amplitude e profundidade Habilidade requerida do entrevistador Facilidade de anlise Baixa Baixo Baixa Alta Alta Baixa Objetivas Alta Alto Alta Baixa Baixa Alta

Tabela 1.2 Quadro Comparativo Questes Objetivas x Subjetivas. Problemas na Elaborao de Questes Questes capciosas: tendem a levar o entrevistado a responder de uma forma especfica, isto , so tendenciosas. Ex: Sobre este assunto, voc est de acordo com os outros diretores, no est? Opo mais adequada: O que voc pensa sobre este assunto? Duas questes em uma: O entrevistado pode responder a apenas uma delas, ou pode se confundir em relao pergunta que est respondendo. Ex: O que voc faz nesta situao e como? Estrutura da Entrevista Diz respeito organizao das questes em uma seqncia lgica. H quatro formas bsicas de se estabelecer a seqncia das questes: Estrutura de Pirmide (Abordagem Indutiva): inicia com questes bastante detalhadas, geralmente objetivas, e, medida que a entrevista progride, questes mais gerais, subjetivas, so colocadas. til para situaes onde o entrevistado parece relutante em abordar um assunto determinado ou se o engenheiro de software deseja obter uma finalizao sobre o assunto.
comea com uma questo especfica

termina com uma questo geral

Estrutura de Funil (Abordagem Dedutiva): inicia com questes gerais subjetivas e, medida que a entrevista avana, perguntas mais especficas, usando questes objetivas, so feitas. Esta estrutura prov um meio fcil e no ameaador para se comear uma bateria de entrevistas. Permite levantar bastante informao
8

UFES
Departamento de Informtica

Anlise de Sistemas: Notas de Aula Ricardo de Almeida Falbo Cap.1 Tcnicas de Levantamento de Requisitos

detalhada, sendo desnecessrias longas seqncias de questes objetivas e de aprofundamento.


comea com questes genricas e subjetivas

termina com questes especficas

Estrutura de Diamante: Combinao das duas anteriores: comea com questes especficas, passa a questes gerais e fecha a entrevista novamente com questes especficas. Freqentemente, a melhor forma de se estruturar uma entrevista, j que mantm o interesse do entrevistado em uma variedade de questes. Contudo, tende a ser mais longa.
inicia com questes especficas

examina questes gerais

fecha com questes especficas

Entrevista No Estruturada: No h uma definio da seqncia das questes. De acordo com o andar da entrevista, caminhos possveis so avaliados e a seqncia estabelecida. Requer mais tempo. Vale ressaltar que, ainda que a seqncia das questes no seja definida a priori, as questes devem ser definidas antecipadamente, ou seja, o planejamento necessrio.

Entrevistas Estruturadas x No Estruturadas No Estruturada Avaliao Tempo Requerido Treinamento Requerido Espontaneidade Insight do Entrevistado Flexibilidade Controle Preciso Confiabilidade Amplitude e Profundidade Difcil Alto Muito Alta Muita Oportunidade Alta Baixo Baixa Baixa a Mdia Alta Estruturada Fcil Baixo a Mdio Limitado Baixa Pouca Baixa Alto Alta Mdia a Alta Baixa a Mdia

Tabela 1.3 Comparao entre as Abordagens Estruturada e No Estruturada.


9

UFES
Departamento de Informtica

Anlise de Sistemas: Notas de Aula Ricardo de Almeida Falbo Cap.1 Tcnicas de Levantamento de Requisitos

Registro da Entrevista importante registrar os principais aspectos de uma entrevista durante a sua realizao. No planejamento, deve-se definir como isto ser feito. H duas formas principais, cujas vantagens e desvantagens so apresentadas a seguir: Gravador: requer a permisso do entrevistado. Vantagens: ! Registro completo da entrevista. ! Rapidez e melhor desenvolvimento. ! Reproduo para outros membros da equipe. Desvantagens: ! Pode deixar o entrevistado pouco a vontade. ! Pode deixar o entrevistador distrado. ! Pode haver necessidade de transcrever a fita. Anotaes Vantagens: ! Mantm o entrevistador alerta. ! Pode ser usado para fornecer um roteiro para a entrevista. ! Mostra interesse e preparao do entrevistador. Desvantagens: ! Perda do andamento da conversa. ! Excessiva ateno a fatos e pouca a sentimentos e opinies.

1.3.2 Conduo da Entrevista Um dia antes, entre em contato com o entrevistado para confirmar o horrio e o local da entrevista. Chegue um pouco antes do horrio marcado. Apresente-se e esboe brevemente os objetivos da entrevista. Relembre o entrevistado de que voc estar registrando pontos importantes. Se for usar gravador, coloque-o em local visvel. Diga ao entrevistado o que ser feito com as informaes coletadas e re-assegure seu aspecto confidencial. A entrevista deve durar entre 45 minutos e uma hora. Quando estiver incerto sobre uma questo, pea para o entrevistado dar definies ou outros esclarecimentos. Use questes de aprofundamento. Ao trmino da entrevista, pergunte se h algo mais sobre o assunto que o entrevistado ache importante voc saber. Faa um resumo da entrevista e d suas impresses globais.
10

UFES
Departamento de Informtica

Anlise de Sistemas: Notas de Aula Ricardo de Almeida Falbo Cap.1 Tcnicas de Levantamento de Requisitos

Informe o entrevistado sobre os passos seguintes. Pergunte se h outra pessoa com a qual voc deveria conversar. Quando for o caso, marque nova entrevista. 1.3.3 Relatrio da Entrevista O relatrio ou ata da entrevista deve capturar a essncia da entrevista. Escreva o relatrio to rpido quanto possvel para assegurar qualidade. Registre entrevistado, entrevistador, data, assunto e objetivos. Diga se os objetivos foram alcanados e aponte objetivos para entrevistas futuras. Registre, ainda, os pontos principais da entrevista e sua opinio.

1.4 Questionrios
Referncia: Captulo 6 [Kendall92] O uso de questionrios constitui uma tcnica de levantamento de informaes que permite ao engenheiro de software obter de vrias pessoas afetadas pelo sistema (corrente ou proposto) informaes, tais como: Posturas: o que as pessoas na organizao dizem querer; Crenas: o que as pessoas pensam ser realmente verdade; Comportamento: o que as pessoas fazem; Caractersticas: propriedades de pessoas ou coisas. Procurar quantificar o que foi levantado em entrevistas. Determinar como um sentimento (expresso em uma entrevista) realmente difundido ou limitado. Examinar uma grande amostra de usurios do sistema para sentir problemas ou levantar questes importantes, antes de se programar entrevistas.

Um questionrio pode ter objetivos distintos, em funo de sua aplicao, tais como:

H muitas similaridades entre estas duas tcnicas. De fato, pode ser til utilizar as duas abordagens em conjunto: procurando refinar respostas no claras de um questionrio em uma entrevista; projetando um questionrio com base no que foi levantado em uma entrevista.

Questionrios: Quando Usar? As pessoas esto espalhadas por toda a organizao. H um grande nmero de pessoas envolvidas no projeto do sistema e necessrio saber que proporo de um dado grupo aprova ou desaprova uma particular caracterstica do sistema proposto.
11

UFES
Departamento de Informtica

Anlise de Sistemas: Notas de Aula Ricardo de Almeida Falbo Cap.1 Tcnicas de Levantamento de Requisitos

Em estudos exploratrios, quando se deseja saber uma opinio global antes de se definir qualquer direo especfica para o projeto.

Etapas do Processo de Uso de Questionrios Assim como as entrevistas, para se empregar questionrios, um conjunto de passos deve ser realizado, envolvendo pelo menos planejamento, aplicao e anlise. 1.4.1 Planejamento No planejamento de um questionrio, devem ser levados em considerao aspectos relacionados com a redao das questes, escalas, formato e ordem das questes. Redao das Questes Uma vez que questionrios e entrevistas seguem uma abordagem pergunta-resposta, seria bastante razovel pensar que a consideraes feitas para entrevistas aplicam-se tambm para questionrios. Contudo, importante ressaltar que h diferenas fundamentais entre estas tcnicas e, portanto, novos aspectos devem ser considerados. Em primeiro lugar, entrevistas permitem interao direta com o entrevistado a respeito das questes e seus significados. Em uma entrevista, o engenheiro de software pode refinar uma questo, definir um termo obscuro, alterar o curso do questionamento e controlar o contexto de modo geral. Isto no necessariamente verdade para um questionrio e, portanto, o planejamento de um questionrio e de suas questes deve ser mais cuidadoso. Um questionrio deve: ter questes claras e no ambguas, ter fluxo bem definido, ter administrao planejada em detalhes, e levantar, antecipadamente, as dvidas das pessoas que iro respond-lo.

Questes Subjetivas Quando for utilizar questes subjetivas em um questionrio, antecipe o tipo de resposta que voc espera obter. Estas questes devem ser restritas o suficiente para guiar as pessoas, de modo que respondam de uma maneira especfica. Tome cuidado com perguntas que permitam respostas muito amplas, pois isto pode dificultar a comparao e a interpretao dos resultados. Questes subjetivas devem ser usadas em questionrios para levantar opinies sobre algum aspecto do sistema ou em situaes exploratrias. Questes Objetivas Questes objetivas devem ser utilizadas em um questionrio: quando o engenheiro de software capaz de listar as possveis respostas ou para examinar uma grande amostra de pessoas.
12

UFES
Departamento de Informtica

Anlise de Sistemas: Notas de Aula Ricardo de Almeida Falbo Cap.1 Tcnicas de Levantamento de Requisitos

Respostas a questes objetivas podem ser mais facilmente quantificadas. Respostas a questes subjetivas so analisadas e interpretadas de maneira diferente. A tabela 1.4 compara o uso de questes objetivas e subjetivas em questionrios. Questes Subjetivas Tempo gasto para responder Natureza exploratria Amplitude e profundidade Facilidade de preparao Facilidade de anlise Alto Alta Alta Alta Baixa Questes Objetivas Baixo Baixa Baixa Baixa Alta

Tabela 1.4 Uso de questes subjetivas e objetivas em questionrios. Linguagem Utilizada: Diretrizes Sempre que possvel, use o vocabulrio das pessoas que iro responder. Prime pela simplicidade. Utilize perguntas simples e curtas. Evite redao tendenciosa. Garanta que as questes esto tecnicamente precisas antes de inclui-las no questionrio. Para verificar a linguagem utilizada, aplique o questionrio antecipadamente em um grupo piloto, pedindo ateno adequabilidade dos termos empregados.

Escalas So usadas para medir um atributo ou caracterstica. A razo para se utilizar escalas permitir medio ou julgamento. Escalas so geralmente arbitrrias e podem no ser nicas, por exemplo, temperatura: oC, oF, K. H quatro tipos bsicos de escalas: Nominal: utilizada para classificar coisas. a forma mais fraca de medio, uma vez que s obtm totais para cada classificao. Ex: Que tipo de software voc mais usa? 1- Editor de Texto 2- Planilha 3- Grfico 4- Outros Ordinria: tambm permite classificao, mas implica em um rank, isto , uma escala maior ou menor que a outra. Contudo, no se pode assumir que a distncia entre as classes a mesma. Ex: O suporte tcnico do Centro de Informao : 1- Extremamente til 2- Muito til 3- til 4- Pouco til 5- Nada til

13

UFES
Departamento de Informtica

Anlise de Sistemas: Notas de Aula Ricardo de Almeida Falbo Cap.1 Tcnicas de Levantamento de Requisitos

de Intervalo: intervalos entre os nmeros das opes so iguais, o que permite que sejam feitas operaes matemticas sobre os dados obtidos do questionrio e, portanto, uma anlise mais completa. Ex: O suporte tcnico do Centro de Informao : 1- Nada til 2 3 4 5- Extremamente til de Razo: idem de intervalo, s que possui um zero absoluto. Ex: Quantas horas, aproximadamente, voc despende diariamente no computador: 0 2 4 6 8

Tipos de Escala: Quando usar? de Razo: os intervalos so iguais e h um zero absoluto. de Intervalo: os intervalos so iguais, mas no h um zero absoluto. Ordinria: no possvel assumir que os intervalos so iguais, mas as classes podem ser colocadas em uma ordem. Nominal: deseja-se classificar coisas, mas estas no podem ser ordenadas.

Problemas na Construo de Escalas Lenidade: a pessoa responde a todas as questes do mesmo jeito. Soluo: mover a categoria para a esquerda ou direita. Tendncia Central: a pessoa responde tudo na mdia. Soluo: criar uma escala com mais pontos, ajustar os descritores ou tornar as diferenas menores nos extremos. Efeito Aurola: a impresso formada em uma questo levada para outra. Soluo: mesclar questes sobre objetos diferentes.

Projeto do Questionrio Estilo Um formulrio bem projetado (aspectos de estilo) pode aumentar taxa de respostas. As seguintes diretrizes podem ser teis na hora de se projetar um questionrio: Deixe amplos espaos em branco para atrair as pessoas. Deixe espao suficiente para as respostas das questes subjetivas. Em questes com escala, pea para fazer um crculo na resposta. Use os objetivos do questionrio para ajudar a determinar o formato (inclusive instrues). Seja consistente no estilo. Coloque instrues sempre no mesmo local em relao ao lay-out do questionrio, para facilitar a localizao das instrues. Use letras maisculas e minsculas nas perguntas e apenas letras maisculas nas respostas.
14

UFES
Departamento de Informtica

Anlise de Sistemas: Notas de Aula Ricardo de Almeida Falbo Cap.1 Tcnicas de Levantamento de Requisitos

Ordem das Questes Para ordenar as questes, considere os objetivos e, ento, determine a funo de cada questo para atingir esses objetivos. Use um grupo piloto para auxiliar ou observe o questionrio com olhos de respondedor. Algumas orientaes devem ser seguidas: As primeiras questes devem ser de interesse dos respondedores. Agrupe itens de contedo similar e observe tendncias de associao. Coloque os itens de menor controvrsia primeiro.

1.4.2 Aplicao do Questionrio A primeira questo a ser definida : quem deve responder o questionrio? A deciso de quem deve responder o questionrio feita em conjunto com o estabelecimento dos seus objetivos. Quando houver muitas pessoas aptas a responder o questionrio, use amostragem. Mtodos de Aplicao Reunir todos os respondedores em um mesmo local para a aplicao do questionrio. Vantagens: ! 100% de retorno ! Instrues uniformes ! Resultado rpido Problemas: ! Pode ser difcil reunir todas as pessoas. ! O respondedor pode ter coisas importantes a fazer. Analista entrega e recolhe cada questionrio individualmente. Vantagens: ! Boa taxa de resposta Problemas: ! Desperdcio do tempo do analista. ! O respondedor pode ser identificado. Respondedor administra o questionrio. Vantagens: ! Anonimato garantido. ! Respostas mais reais. Problemas: ! Taxa menor de respostas. Este problema pode ser minimizado, mantendo-se uma lista de respondedores e controlando a devoluo. Por correspondncia. geograficamente. til somente
15

para

alcanar

pessoas

distribudas

UFES
Departamento de Informtica

Anlise de Sistemas: Notas de Aula Ricardo de Almeida Falbo Cap.1 Tcnicas de Levantamento de Requisitos

1.5 - Observao
Referncia: Captulo 7 [Kendall92] Observar o comportamento e o ambiente do indivduo que toma decises pode ser uma forma bastante eficaz de levantar informaes que, tipicamente, passam desapercebidas usando outras tcnicas. Tomadas de deciso ocorrem em diversos nveis da organizao: operacional, gerencial e estratgico e, portanto, importante observ-las em todos os nveis que tenham interao com o sistema. Atravs da observao possvel capturar: o que realmente feito e no apenas o que documentado ou explicado. o relacionamento entre o tomador de deciso e outros membros da organizao. obter informaes sobre o tomador de deciso e seu ambiente, que no so capturadas por outras tcnicas. confirmar ou negar informaes de entrevistas e/ou questionrios.

A observao usada para:

Alguns pontos importantes devem ser realados: o analista deve saber o que observar, quem observar, quando, onde, porque e como. Observao do Comportamento Permite observar como um gerente obtm, processa, compartilha e usa a informao para executar seu trabalho. No planejamento da observao do comportamento, os seguintes passos devem ser realizados: 1. Decidir o que observar (atividades). 2. Decidir em que nvel de detalhe a atividade deve ser observada. 3. Preparar material para a observao. 4. Decidir quando observar Amostragem de Horrios: perodos para observao escolhidos aleatoriamente. Evita tendncias, mas no permite a observao completa de um evento e to pouco de um evento pouco freqente. Amostragem de Eventos: observao de eventos completos.

O ideal combinar estas duas abordagens. A observao deve ser registrada. Para tal, na preparao do material para a observao, as seguintes abordagens podem ser empregadas: Pares de adjetivos: estabelea pares de adjetivos que capturem adequadamente o comportamento do indivduo durante a tomada de deciso, tais como, decidido/ indeciso, confidencial/no confidencial, etc. Categorias: defina previamente categorias de atividades e durante a observao anote sua ocorrncia ou no.
16

UFES
Departamento de Informtica

Anlise de Sistemas: Notas de Aula Ricardo de Almeida Falbo Cap.1 Tcnicas de Levantamento de Requisitos

Ex: O Gerente

instrui subordinados questiona subordinados l informao externa processa informaes

Scripts: Para cada indivduo observado, escreva uma lista de atividades por ele desempenhadas. O tomador de deciso o ator, que observado atuando, isto , tomando decises.

Observao de Ambiente Fsico O tomador de deciso influencia e influenciado pelo seu meio fsico. A observao do ambiente fsico tem uma forte analogia com a crtica de filmes. Muitas vezes, possvel observar particularidades do ambiente fsico que confirmam ou negam narrativas encontradas em entrevistas e questionrios. Uma forma sistemtica de se proceder uma observao do ambiente fsico a chamada observao estruturada do ambiente. Ela sistemtica porque prov uma abordagem padro para anlise de elementos que influenciam a tomada de deciso, permitindo que vrios engenheiros de software utilizem uma mesma base. Dentre os elementos a serem observados, destacam-se: Localizao do escritrio em relao a outros escritrios: Escritrios de fcil acesso tendem a aumentar a freqncia de interao e o fluxo de mensagens informais. Grupos de escritrios encorajam o compartilhamento de informaes. Escritrios de difcil acesso tendem a aumentar a freqncia de mensagens orientadas a tarefas. Mveis e publicaes em geral: revelam necessidade de informao interna ou externa. Outros: vestimentas, equipamentos, etc.

1.6 Prototipao
Referncia: Captulo 8 [Kendall92] A prototipao uma tcnica valiosa para se obter rapidamente informaes especficas sobre requisitos de informao do usurio. Tipicamente, a prototipao permite capturar os seguintes tipos de informao: Reaes iniciais do usurio: Como o usurio se sente em relao ao sistema em desenvolvimento? Reaes ao prottipo podem ser obtidas atravs da observao, entrevistas, questionrio ou relatrio de avaliao. Sugestes do usurio para refinar ou alterar o prottipo: guiam o engenheiro de software na direo de melhor atender as necessidades dos usurios. Inovaes: novas capacidades, no imaginadas antes da interao com o prottipo. Informaes para reviso de planos: estabelecer prioridades e redirecionar planos.
17

UFES
Departamento de Informtica

Anlise de Sistemas: Notas de Aula Ricardo de Almeida Falbo Cap.1 Tcnicas de Levantamento de Requisitos

Abordagens para a Prototipao Prottipo no-operacional: apenas as interfaces de entrada e sada so implementadas; o processamento propriamente dito no. til para avaliar certos aspectos do sistema quando a codificao requerida pela aplicao custosa e a noo bsica do que o sistema pode ser transmitida pela anlise de suas entradas e sadas. Prottipo arranjado s pressas: o prottipo possui toda a funcionalidade do sistema final, mas no foi construdo com o devido cuidado e, portanto, sua qualidade e desempenho so deficientes. Prottipo primeiro de uma srie: um sistema piloto desenvolvido para ser avaliado antes de ser distribudo. til quando o sistema ser implantado em vrios locais diferentes. Prottipo de caractersticas selecionadas: apenas parte das caractersticas do sistema final so implementadas. O sistema vai sendo construdo em partes: cada prottipo aprovado passa a ser um mdulo do sistema.

Prototipao como Alternativa para o Ciclo de Vida no Desenvolvimento de Sistemas Quando um modelo de ciclo de vida clssico (seqencial linear) utilizado, dependendo do tamanho do sistema, o tempo requerido para completar o ciclo pode ser muito grande e os requisitos dos usurios podem ser alterados, fazendo com que o sistema entregue no satisfaa as necessidades dos usurios. Usando a prototipao como uma alternativa para o ciclo de vida de desenvolvimento de um sistema, possvel capturar mais rapidamente se os requisitos colocados sobre o software esto em conformidade com o requerido pelos usurios. De fato, a rigor, a abordagem de prottipo de caractersticas selecionadas no deveria ser considerada prototipao, mas sim parte da estratgia de um desenvolvimento incremental ou evolutivo. Contudo, as outras trs abordagens poderiam ser utilizadas em um desenvolvimento com ciclo de vida com prototipao. Decidindo quando e que tipo de Prototipao usar Considerar: Tipo do problema a ser resolvido (domnio do problema, tipo do sistema) Soluo a ser apresentada pelo sistema (tecnologia a ser empregada domnio da soluo) Novidade (em termos de tecnologia e do domnio do problema) Complexidade (considerar clareza dos requisitos e tamanho do sistema)

18

UFES
Departamento de Informtica

Anlise de Sistemas: Notas de Aula Ricardo de Almeida Falbo Cap.1 Tcnicas de Levantamento de Requisitos

Diretrizes para o Desenvolvimento de um Prottipo Trabalhe com mdulos gerenciveis: para fins de prototipao no necessrio e muitas vezes, nem desejvel, construir um sistema completo. Construa o prottipo rapidamente: a construo de um prottipo na fase de anlise e especificao de requisitos no pode consumir tempo em demasia, caso contrrio perde sua finalidade. Para acelerar a construo, use ferramentas adequadas. Modifique o prottipo em iteraes sucessivas: o prottipo deve ser alterado em direo s necessidades do usurio. Cada modificao requer uma nova avaliao. Enfatize a interface com o usurio: as interfaces do prottipo devem permitir que o usurio interaja facilmente com o sistema. Um mnimo de treinamento deve ser requerido. Sistemas interativos com interfaces grficas so muito indicados prototipao.

Usurios na Prototipao Usurios so fundamentais na prototipao. Para capturar as reaes dos usurios em relao ao prottipo, outras tcnicas de levantamento de informao devem ser usadas em conjunto. Durante a experimentao do usurio com o prottipo, utiliza-se a observao. Para capturar opinies e sugestes, podem ser empregados, alm da observao, entrevistas e questionrios. Problemas da Prototipao Gerncia do projeto: Normalmente, vrias iteraes so necessrias para se refinar um prottipo. Sob esta tica, surge uma importante questo: quando parar? Se esta questo no for tratada com cuidado, a prototipao pode se estender indefinidamente. importante, pois, delinear e seguir um plano para coletar, analisar e interpretar as informaes de realimentao do usurio. Considerar o prottipo como sendo o sistema final: a qualidade pode no ter sido apropriadamente considerada.

Vantagens da Prototipao Permite alterar o sistema mais cedo no desenvolvimento, adequando-o mais de perto s necessidades do usurio (menor custo de uma alterao). Permite descartar um sistema quando este se mostrar inadequado (prottipo de viabilidade). Possibilidade de desenvolver um sistema que atenda mais de perto as necessidades e expectativas dos usurios. Permite uma interao com o usurio ao longo de todo o ciclo de vida do desenvolvimento.

19

Vous aimerez peut-être aussi