Vous êtes sur la page 1sur 6

Respostas do Ministrio do Trabalho

1_a. Probe todo tipo de restrio marcao de ponto, marcaes automticas e alterao dos dados registrados; b. Estabelece requisitos para o equipamento de registro de ponto, identificado pela sigla REP (Registrador Eletrnico de Ponto); c. Obriga a emisso de comprovante da marcao a cada registro efetuado no REP; d. Estabelece os requisitos para os programas que faro o tratamento dos dados oriundos do REP; e. Estabelece os formatos de relatrios e arquivos digitais de registros de ponto que o empregador dever manter e apresentar fiscalizao do trabalho.
2 _O sistema j esta em vigncia desde de 21/08/2009. J o REP entrar em rigor em 21/08/2010 3_A adaptao dos programas deve ser feita imediatamente. Como dito na questo precedente, a fiscalizao ter carter orientativo nos primeiros 90 dias de vigncia da portaria.

5_a. Ter como finalidade exclusiva a marcao de ponto; b. Possuir memria das marcaes de ponto que no possa ser alterada ou apagada; c. Emitir comprovante a cada marcao efetuada pelo trabalhador; d. No possuir mecanismo que permita marcaes automticas ou restries s marcaes.
7_rgos tcnicos credenciados pelo MTE sero responsveis por certificar que os equipamentos atendem as normas vigentes, especialmente a Portaria MTE n 1.510/2009. 8_No. O registro de ponto de forma eletrnica dever ser feito obrigatoriamente por meio do REP. 9_No. Nenhuma restrio marcao permitida. 10_O programa de tratamento admitir a insero justificada de informaes, seja para a incluso de marcao faltante, seja para a assinalao de marcao indevida. Porm, os dados originais perman ecero. 11_No. obrigatria a emisso de um comprovante a cada batida.

12_No. A emisso do comprovante s ser exigida quando o uso do REP se tornar obrigatrio. 13_No. Apenas sero permitidos os equipamentos certificados. 14_Sim, exceo do Arquivo Fonte de Dados no formato previsto. Este, at que o REP torne-se obrigatrio, ser fornecido pelo empregador no formato produzido pelo equipamento atualmente em uso. J esta em vigncia desde 21/08/2009 15_Os equipamentos certificados sero cadastrados no MTE e podero ser consultados por meio de seu stio na internet. 16_No. Caber ao fornecedor dos programas garantir que estes atendem aos requisitos da portaria. Tambm cabe ao empregador usurio dos programas verificar a adequao destes portaria. 19_No. Estes devero apenas entregar ao empregador usurio Atestado Tcnico e Termo de Responsabilidade, que dever permanecer arquivado disposio da Inspeo do Trabalho. 20_No. A portaria trata exclusivamente do controle de jornada de trabalho . O acesso ao local de trabalho, seja por catraca eletrnica ou qualquer outro meio, por empregados ou qualquer pessoa determinado pelo poder diretivo do empregador sobre seu estabelecimento, respeitadas as restries previstas na legislao. 21_No. A portaria trata exclusivamente do controle de jornada de trabalho. O acesso ao local de trabalho, seja por catraca eletrnica ou qualquer outro meio, por empregados ou qualquer pessoa determinado pelo poder diretivo do empregador sobre seu estabelecimento, respeitadas as restries previstas na legislao. 22_No. O inciso I do art. 2 prev que no haja qualquer restrio marcao de ponto. A portaria no altera em nada o poder do empregador de controlar o acesso do empregado ao local de trabalho, nem de fazer cumprir a jornada do trabalhador. O SREP deve apenas registrar fielmente as jornadas efetivamente praticadas pelos empregados, ou seja os horrios de incio e trmino de jornada e de intervalos, quando no pr assinalados. 23_No. As marcaes de ponto s podero ser efetuadas diretamente no REP pelo empregado.

24_ Sim. O REP, desde que certificado por rgo tcnico credenciado pelo MTE, poder ser conectado a outros equipamentos, seja para enviar informaes sobre os registros armazenados, seja para receber dados de identificao dos empregados para configurao. Dois pontos importantes a observar:

a) O REP no pode depender de conexo externa para seu funcionamento, conforme inciso VII do art. 4. b) De acordo com o inciso VIII do art. 4, no pode haver comunicao durante a marcao de ponto, compreendida como os passos descritos nas alneas do inciso I do art. 7. Ou seja, a comunicao com dispositivos externos s pode ocorrer quando o equipamento estiver em estado de espera e essa comunicao no deve afetar a disponibilidade do equipamento para que o trabalhador possa efetuar a marcao de ponto. 25_No. O art. 3 prescreve que o REP ser usado exclusivamente para o registro de ponto, portanto no pode ter outras funcionalidades. 26_Sim. A Portaria 1.510/2009 disciplina apenas o sistema eletrnico. No cria nenhuma restrio utilizao dos sistemas manuais e mecnicos. 28_No. O REP serve unicamente como meio de marcao de ponto. Informaes sobre o horrio contratual do empregado e outras necessrias apurao da jornada devero estar disponveis no Programa de Tratamento de Registro de Ponto. 30_Todo trabalhador precisa ter nmero de PIS, at para efeito de recolhimento ao FGTS e informao ao CAGED. Para o empregado de primeiro emprego, caso no possua PIS nos primeiros dias de trabalho, o controle poder ser feito manual ou mecanicamente at que ele receba o seu nmero de PIS.
32_No. Desde que autorizados por conveno ou acordo coletivo de trabalho, os empregadores podero adotar sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho, porm caso faam opo por sistema eletrnico, devero obedecer ao disposto na portaria 1.510/2009. 33_A soluo tcnica ser criada pelo fabricante e certificada pelo rgo tcnico credenciado de forma a atender legislao relativa guarda de documentos e informaes. 34_No. A Portaria MTE 1.510/2009 no prev mais de um empregador por REP. 38_No, cada desenvolvedor dever definir a forma como implementar esse programa, respeitando as regras da Portaria MTE 1.150/2009, que exige, entre outros requisitos, que no haja modificao ou excluso dos dados originais e que sejam emitidos relatrios e arquivos de dados padronizados. 40_No. O 2 do art. 74 da CLT admite a pr -assinalao do perodo de repouso. facultado ao empregador exigir ou no o registro da entrada e sada dos intervalos de seus empregados. Entretanto, as convenes e acordos coletivos de trabalho podero prever a obrigatoriedade da marcao nos intervalos. 42_No. O Comprovante ser emitido em via nica destinada ao trabalhador.

44_O ponto eletrnico utilizado de forma diversa do previsto na Portaria MTE 1.510/2009 no servir para comprovar o cumprimento da obrigao prevista no art. 74 da CLT, ou seja, acarretar todas as conseqncias legais dessa omisso, entre as quais a aplicao de multas administrativas e as dificuldades de apresentao de elementos comprobatrios da jornada de trabalho em eventual ao judicial. 47_Sim. O ajuste dever ser registrado na Memria de Registro de Ponto, conforme inciso III do art. 6 da Portaria MTE 1.510/2009. 49_Sim. O empregador pode utilizar outro modelo de relatrio para o seu controle, desde que mantenha o Relatrio de Espelho de Ponto, conforme o anexo II da Portaria MTE 1.510/2009 disposio inspeo do trabalho para apresentao quando requisitado. 50_A empresa livre para escolher o momento da impresso, desde que os relatrios estejam disposio da inspeo do trabalho na forma legal. 51_Nesse caso, as empresas devem utilizar a papeleta de servio externo prevista no art. 13, pargrafo nico, da Portaria MTE 3.626/1991. 53_No, cada fabricante poder escolher o mtodo que julgar mais conveniente. 54_No, o AFD ser obtido pelo fiscal do trabalho diretamente no REP, j o AFDT e o ACJEF devem ser fornecidos fiscalizao em meio eletrnico imediatamente quando requisitados. 55_Sim, o programa de tratamento pode ter outras funcionalidades, desde que no proibidas pela Portaria MTE 1.510/2009. 58_Aqueles em que sejam usados meios eletrnicos para identificar o trabalhador, tratar, armazenar ou enviar qualquer tipo de informao de marcao de ponto. 59_No, se o registro do ponto for manual ou mecnico no h enquadramento na Portaria MTE 1.510/2009. 60_No. Se a opo for pelo Registro Eletrnico de Ponto, responsabilidade do empregador disponibilizar equipamentos em quantidade e capacidade suficiente para atender aos empregados. tambm responsabilidade do empregador manter o equipamento com o papel necessrio pa ra a quantidade de registros que sero efetuados. 64_Os intervalos pr-assinalados sero registrados utilizando-se o Programa de Tratamento e devero constar do AFTD. Neste arquivo os horrios relativos aos intervalos pr-assinalados sero listados nos registros de detalhe onde o campo 9 dever ser preenchido com P .

65_a. AFD Arquivo Fonte de Dados gerado diretamente pelo REP mediante comando do auditor-fiscal do trabalho; b. Relatrio Instantneo de Marcaes gerado diretamente pelo REP mediante comando do auditor-fiscal do trabalho; c. AFDT Arquivo Fonte de Dados Tratados, quando solicitado pelo auditor -fiscal do trabalho; d. ACJEF Arquivo de Controle de Jornada para Efeitos Fiscais, quando solicitado pelo auditor-fiscal do trabalho; e. Relatrio Espelho de Ponto, quando solicitado pelo auditor -fiscal do trabalho; f. Atestado Tcnico e Termo de Responsabilidade fornecido pelo fabricante do REP. Um para cada equipamento utilizado pelo estabelecimento, quando solicitado pelo auditor-fiscal do trabalho; g. Atestado Tcnico e Termo de Responsabilidade fornecido pelo desenvolvedor do programa de tratamento, mesmo que seja desenvolvido internamente pela empresa, quando solicitado pelo auditor -fiscal do trabalho. 66_No, apenas os dias em que o trabalhador deve cumprir jornada devem ser listados. Observe que as faltas, sejam parciais ou integrais, devem constar do ACJEF e do Relatrio Espelho de Ponto. 71_Esses casos devem ser atendidos pelo programa de tratamento e documentados no AFDT. Na situao de marcao incorreta, ou seja, quando o empregado marcar uma entrada ou sada sem ter realmente entrado ou sado do trabalho ou quando o fizer em duplicidade, esse registro deve ser sinalizado como marcao desconsiderada ( D ) no campo 7 do AFDT e na justificativa a ocorrncia deve ser explicada. Se houve falta de marcao de ponto, deve ser includo no AFDT o correto horrio de entrada ou sada do empregado, bem como a justificativa para a omisso da marcao, e o campo 9 dever ser informar que aquela marcao foi includa ( I ). 73_Continua vlido o art. 74, 2, da CLT. Ele determina que Para os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores ser obrigatria a anotao da hora de entrada e de sada, em registro manual, mecnico ou eletrnico . Observe-se que norma coletiva pode obrigar o estabelecimento empregador a efetuar o registro de ponto, mesmo com nmero de empregados inferior a 11. 79_O AFD gerado pelo REP e no pelo programa de tratamento, mas o fabricante do programa de tratamento assina termo de responsabilidade afirmando expressamente que seu programa atende s determinaes da Portaria MTE 1.510/09. Assim, ser responsabilizado se o seu pr ograma possibilitar que o AFD seja alterado. 81_A Portaria MTE 1.510/2009 se refere ao perodo de apurao do ponto para efeito de folha de pagamento. Assim, no caso em questo do dia 26 ao dia 25 do ms seguinte.

83_O SREP deve registrar os horrios efetivamente trabalhados. Se o empregado tiver trabalhado, o horrio deve ser considerado para efeito de pagamento. O programa de tratamento prev a possibilidade de correes. A justificativa da correo ser analisada pelo auditor-fiscal do trabalho no mo mento da fiscalizao. Questes relacionadas ao comportamento do empregado no dizem respeito Portaria MTE 1.510/2009 e sim ao poder diretivo do empregador. 86_No dia de folga em que no existe um horrio contratual de trabalho, caso o empregado trabalhe, o campo CH deve ser preenchido com 0000 . 91_O tipo marcao pr-assinalada para ser utilizado quando o empregador utilizar a previso legal de pr-assinalao dos intervalos intrajornada para repouso/alimentao. Neste caso as entradas e sadas do intervalo no sero registradas no REP, mas devero constar no AFDT com a sinalizao de horrio pr assinalado P . 92_Sim, desde que o perodo de apurao das jornadas do empregado em um estabelecimento seja feito pelo programa de tratamento considerando as marcaes obtidas em todos REPs da empresa (todos os estabelecimentos) onde tenha havido marcao por aquele empregado. Observar que o estabelecimento onde houve a marcao do empregado ter marcaes no AFD que no constaro do AFDT e o estabelecimento que cedeu o empregado ter marcaes no AFDT que no constaro do AFD. Exemplo: um determinado empregado registrado na filial A trabalhou durante certo perodo na filial B. Os registros de sua jornada contida no REP, e portanto no AFD, da filial B devero ser inseridos no AFDT e no ACFJ da filial A, e no no AFDT e no ACFJ da filial B. 93_No. A alnea f do item 2.2 da Portaria MTE 1.510/2009 prev que todos os registros do perodo apurado devam estar em um nico AFDT. Assim, quando o auditor fiscal do trabalho solicitar, deve ser apresentado apenas um AFTD com todos os registros relativos ao estabelecimento, originrios de todos os AFDs que esse estabelecimento possuir.`

Vous aimerez peut-être aussi