Vous êtes sur la page 1sur 12

Tcnicas de Reportagem I 2011

Apurao jornalstica
No jornalismo, construir sentido reduzir incertezas. Porque a realidade no pode ser contada aos outros por inteiro, noticiar selecionar fatos para organizar um sentido. (PEREIRA JUNIOR, 2006, p.70). a disciplina de verificao que distingue um jornalista, porque mostra que ele constri a notcia com o cuidado da verificao das informaes levantadas. Noblat (2001) afirma que no papel do jornalista transferir dvidas ao leitor, por isso deve apurar as contradies entre as fontes at que sobre apenas um relato em que se possa confiar. Dar sentido aos fatos encontrar tal unidade, testar cada contradio de verses at no sobrar incongruncias, fazendo check list das afirmaces e deletando as no confirmadas por mais de duas fontes, como apregoa a tradio do Washington Post. (PEREIRA JUNIOR, 2006, p.72). O levantamento de informaes vai depender do compromisso do reprter com a viso plural de cada fenmeno ocorrido. Essa viso plural a conjugao de dois fatores: O nvel de incerteza conscincia da fragilidade dos resultados, de como relativa a validade do que se apurou; A necessidade de solidez saber o quanto o destinatrio da informao deseja um cho slido para posicionar-se. Assim, o jornalista aquele que vai em busca de uma nica e exclusiva verdade, sem fechar os olhos e o esprito para todos os aspectos do fato. (PEREIRA JUNIOR, 2006, p.7273) Elementos bsicos da apurao (PINTO, 2009, p.89) Pesquisa Observao Entrevista Documentao Checagem e Rechecagem (depois da seleo e organizao) Pesquisa para qu? (PINTO, 2009, p.90) Levantar o que j foi publicado pelo assunto para recolher dados e no repetir enfoques; Descobrir pessoas que entendem do assunto; Entender aspectos tcnicos do assunto para entrevistas melhor as fontes; Conhecer melhor a vida e a obra do entrevistado; Reconhecer o entrevistado (foto recente).

Tcnicas de Reportagem I 2011


Pesquisa onde? (PINTO, 2009, p.91-92) O arquivo do seu jornal; Dicionrios biogrficos; enciclopdias, almanaques, anurios, livros de referncia; Especialistas na rea; Reprteres que cobrem o assunto; Seu prprio banco de dados; Internet (cuidados). Pesquisa roteiro (PINTO, 2009, p.92) Faa uma pesquisa no arquivo de seu veculo para saber o que j foi publicado; Anote os dados e as informaes mais relevantes; Em outra folha, anote as fontes citadas nas reportagens e outras leituras que forem indicadas; Faa uma terceira lista com questes que forem surgindo durante a leitura; Se h no seu jornal algum reprter experiente na rea da sua pauta, converse com ele; Mostre a seu colega a lista de fontes que reuniu e pergunte se h outras que ele recomenda; Ligue para uma fonte, explique sua pauta e pea informaes e sugestes. Observao (PINTO, 2009, p.103-106) O olhar atento do reprter traz pelo menos trs vantagens para ele: Ele descobre contradies entre o discurso e a realidade; Ele descobre novos enfoques ou novas pautas; Ele recolhe mais detalhes, mais informao, o que enriquece o texto. No entanto, a observao sozinha no segura uma reportagem. Para tornar a observao eficiente, preciso pesquisa e entrevista. Documentao (PINTO, 2009, p.148) Entrevistas gravadas; Declaraes por escrito; Documentos administrativos ou legais; Notas fiscais e recibos; Relatrios oficiais; Atas de reunies; Estatsticas confiveis; Informaes de fonte absolutamente segura enciclopdias renomadasl manuais tcnicos; Fotos; Vdeos; Auditorias ou testes realizados por laboratrios confiveis.

Tcnicas de Reportagem I 2011

Checagem (PINTO, 2009, p.151-154) A checagem deve acontecer em todos os momentos da apurao, pois um texto sem erro de informao depende de: Anotao cuidadosa; Ateno s respostas e repetio de perguntas quando houver dvidas; Ateno na hora de escrever; Checagem de informaes que vm da internet ou de outros textos j publicados; Rechecagem do que foi escrito. No libere um texto sem estar totalmente seguro. Sempre que tiver tempo, imprima o texto e circule todas as informaes. Cheque uma a uma nas fontes originais e v marcando no papel, at o final. Se no tiver tempo de imprimir, faa a checagem na tela, mas redobre a ateno, pois mais difcil de se organizar. No confie na memria. Cheque! Erros mais comuns (preste mais ateno neles!): Grafia de nomes pea sempre para soletrar; Cargos; Contas; Nmeros origem, coerncia; Comparativos; Informaes geogrficas e histricas. Disciplina de verificao por qu? (PEREIRA JUNIOR, 2006, p.75) Triangulao de fontes confirmando a informao de referncia; Persistncia em se seguir um modo de operao que reduza a primazia do reprter e d vez ao fato, permitindo o encadeamento do fato em uma rede coerente de eventos. Deve ser adotada nas trs etapas de uma reportagem: No planejamento da apurao; Na reviso do material apurado; Na reviso das informaes editadas.

Tcnicas de Reportagem I 2011

Os passos da investigao jornalstica (PEREIRA JUNIOR, 2006, p.75)

Pauta (PEREIRA JUNIOR, 2006, p.79) Sondagem inicial Preparao da pauta propriamente dita

Tcnicas de Reportagem I 2011

A pauta foi bem preparada (PEREIRA JUNIOR, 2006, p.80)

Tcnicas de Reportagem I 2011


Definio fontes de informao (LAGE, 2001, p.49-71). Poucas matrias jornalsticas originam-se integralmente da observao direta. A maioria contm informaes fornecidas por instituies ou personagens que testemunham ou participam de eventos de interesse pblico. So o que se chama de fontes. tarefa comum dos reprteres selecionar e questionar essas fontes, colher dados e depoimentos, situ-los em algum contexto e process-los segundo tcnicas jornalsticas. (LAGE, 2001, p.49). Classificao Fontes oficiais, oficiosas e independentes Fontes primrias e secundrias Testemunhas e experts Oficiais - so as mantidas pelo Estado; por instituies que preservam algum poder de Estado, como as juntas comerciais e os cartrios de ofcio; e por empresas e organizaes, como sindicatos, associaes, fundaes etc. Oficiosas - so aquelas que, reconhecidamente ligadas a uma entidade ou indivduo, no esto, porm, autorizadas a falar em nome dela ou dele, o que significa que o que disserem poder ser desmentido. Independentes - so aquelas desvinculadas de uma relao de poder ou interesse especfico em cada caso. So organizaes no-governamentais (ONGs) ou sem fins lucrativos. Primrias - so aquelas em que o jornalista se baseia para colher o essencial de uma matria; fornecem fatos, verses e nmeros. Secundrias - so consultadas para a preparao de uma pauta ou a construo das premissas genricas ou contextos ambientais. Testemunhas - o testemunho normalmente colorido pela emotividade e modificado pela perspectiva. De modo geral, o testemunho mais confivel o mais imediato porque ele se apia na memria de curto prazo. Um bom princpio s confiar inteiramente em histrias contadas por trs fontes que no se conhecem nem trocaram informao entre si. Toma-se como verdade, a, o que o mnimo comum aos trs relatos, separando o que fato do que verso ou interpretao. O testemunho singular deve ter a fonte citada. Experts - so geralmente fontes secundrias, que se procuram em busca de verses ou interpretaes de eventos. preciso cuidar para no sair da entrevista com dvidas porque muito difcil escrever sobre temas que no dominamos. conveniente ouvir mais de um especialista e variar os especialistas que se ouvem.

Tcnicas de Reportagem I 2011

Anlise estratgica das fontes (PEREIRA JUNIOR, 2006, p.81-83) Hierarquia da autoridade quanto mais prestigioso for o ttulo ou a posio da pessoa, maior a confiana em sua autoridade. No caso Watergate, o diretor do Washington Post, Benjamin Bradlee, no quis saber o nome da fonte de uma informao obtida por Bob Woodward e Carl Bernstein, s sua posio.

-Diga s se ele est a no nvel de assistente do presidente.

Diante da negativa dos dois reprteres, Bradlee toma a deciso de esconder a notcia numa pgina interna. - Na prxima vez, tragam informao slida retrucou dupla na ocasio. Produtividade quantidade e qualidade de informao que uma fonte pode dar. Supre a carncia de informao do reprter e limita o nmero de fontes a serem consultadas, representando economia nos custos e no tempo de fechamento. Ex.: Fontes institucionais. Credibilidade as fontes devem ser to confiveis que a informao fornecida por elas exige o mnimo possvel de controle. O risco de privilegiar fontes por esses critrios o da dependncia dos canais de rotina. Hoje, tudo preparado para algumas fontes tenham mais acesso ao campo jornalstico do que outras, em diversas atividades, no s do Estado, como na vida cultural, financeira, esportiva, cientfica etc. Analisar as fontes implicadas na notcia e as fontes secundrias ajuda a estruturar uma estratgia geral de abordagem do tema.

Sequncia de abordagem de fontes (PEREIRA JUNIOR, 2006, p.83-85)

Tcnicas de Reportagem I 2011

Jacques Mouriquand sugere os crculos de informadores. O 1 crculo corresponde sondagem inicial, a pr-investigao, procura de fontes de menor importncia, para entender conceitos-chave, estabelecer relaes. Em seguida, o reprter marca os encontros com os contatos de mdia importncia, do 2 crculo, para depois contactar as fontes de real importncia.

Tcnicas de Reportagem I 2011

O contato com as fontes (PEREIRA JUNIOR, 2006, p.86)

Checagem da informao (PEREIRA JUNIOR, 2006, p.87) O jornalista no pode contentar-se com apenas um (ou poucos) dos diversos aspectos possveis da histria. preciso validar a informao com pelo menos duas outras fontes. O reprter no pode bancar uma afirmao sem confirm-la. A pressa no desculpa para m apurao. da natureza do jornalismo ser feito em tempo curto. Na linha de produo da notcia, o levantamento e o rigor na checagem estabelecem a qualidade da informao. Checagem da informao (PEREIRA JUNIOR, 2006, p.87) Informao precisa, mas insuficiente (-dados, + precisos) APURAR MAIS Muita informao, mas imprecisa (+ dados, - precisos) FAZER CHECAGEM Pouca informao, e imprecisa (- dados, - imprecisos) REFAZER TUDO Informao precisa e abundante (+ dados, + precisos) PUBLICAR A MATRIA

Tcnicas de Reportagem I 2011

Reviso do material apurado (PEREIRA JUNIOR, 2006, p.89-91) Uma reportagem pode contar muito sobre o trabalho que foi faz-la. Assim que escrita, um editor pode fazer um tira-teima das informaes apuradas e checar a validade do que noticiado. Lista de checagem sistematizada pela ASNE (Associao Norte-Americana de Editores de Jornais). Essa verso foi traduzida pelo Jornal da ANJ (Associao Nacional dos Jornais). Uma variao dessa lista dada por Bill Kovach e Tom Rosenstiel em Os elementos do jornalismo, sob o ttulo de lista da exatido e atribuda a David Arnold, editor-executivo do San Jose Mercury News.

Tcnicas de Reportagem I 2011

No fechamento Edio ctica atribuda a Sadra Rowe e Peter Bhatia, editores de Oregonian, esse sistema prescreve julgar a matria linha por linha, declarao por declarao, editando as afirmaes e os fatos.

Outro

modelo a organizao em crculos de investigados, atribudo ao professor norteamericano David Protess. (pena de morte) A premissa de que as fontes oficiais so sempre suspeitas e deve-se chegar mais perto das fontes bsicas. Desenha um conjunto de crculos concntricos. Do lado de fora do crculo, registra os documentos de fontes secundrias (releases, pareceres etc.). O crculo seguinte para documentos de fontes primrias (da acusao, por exemplo). O terceiro crculo para as testemunhas. O crculo interno para os alvos, as fontes interessadas e envolvidas diretamente no caso (policiais, advogados, suspeitos, o condenado morte).

Tcnicas de Reportagem I 2011

Referncias KOVACH, B.; ROSENSTIEL, T. Os elementos do jornalismo: o que os jornalistas devem saber e o pblico exigir. 2.ed. So Paulo: Gerao Editorial, 2004. LAGE, N. Fontes & fontes. In: _____. A reportagem: teoria e tcnica de entrevista e pesquisa jornalstica. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 49-71. PEREIRA JUNIOR, L. C. Os mtodos de apurao. In: _____. A apurao da notcia: mtodos de investigao na imprensa. Petrpolis/RJ: Vozes, 2006. p.67-92. PINTO, A. E. de S. Jornalismo dirio: reflexes, recomendaes, dicas e exerccios. So Paulo: Publifolha, 2009.

Vous aimerez peut-être aussi