Vous êtes sur la page 1sur 4

Meus dados sobre Como fazer alguma coisa Assuntos: diversos I - Como bular protetor de link mtodo novo

o 2011 (youtube) http://www.youtube.com/watch?v=46EEMFwb7T0&feature=related II -como mover pasta USURIO para outra partio/endereo: Mover pasta Users para outro disco ou partio no Windows 7
By Mrio Martins 6 Comentrios Categories: Informtica Actualmente, muito raro termos apenas um disco rgido no nosso computador. Por norma, mesmo que apenas tenhamos um, optamos por criar duas parties uma para o Sistema Operativo e outra para o Users que inclui todos os nossos documentos pessoais espalhados pelo ambiente de trabalho, pelos documentos, msica, vdeos, etc. Qual a utilidade prtica disto? 1. Por um lado mais seguro. Mesmo que o Sistema Operativo tenha algum problema que nos obrigue a reinstalar, temos sempre a partio onde temos o Users separada, o que significa que os nossos documentos pessoais esto seguros. 2. Por outro lado, caso tenhamos dois discos rgidos, podemos melhorar o tempo de resposta do nosso Sistema Operativo, j que haver menos possibilidade de ocorrer concorrncia entre chamadas de escrita e leitura que, como bem sabemos, nos discos mecnicos d origem a breaks e slowdowns sbitos. 3. Mais recentemente, com o aparecimento em massa dos discos SSD (com velocidade de leitura e escrita impressionantes), e tendo em conta que oferecem espao de armazenamento escasso, comum deixar o SSD para o Sistema Operativo e programas mais comuns, instalando os programas menos utilizados, jogos, etc., bem como a pasta Users num outro HDD. No meu caso, uma vez que tenho 3 discos (1 SSD de 40GB; 1 HDD de 320GB; 1 HDD de 1TB), utilizo o SSD para o sistema operativo e programas mais utilizados, um HDD (o mais rpido) para o Users e programas menos utilizados, e outro HDD (o menos rpido) para armazenamento.

Isto garante um bom equilibro de leituras e escritas. O meu SSD um Intel X25-V, portanto, a sua capacidade de escrita moderada, contudo tem velocidades de leitura mdias na ordem dos 175 Mbps. Portanto, bvio que no utilizo este SSD para armazenar coisa alguma, at porque s tem 40GB, mas faz todo o sentido que seja utilizado para o sistema operativo e para programas mais comuns, como browsers, suites de produtividade, leitores de msica e vdeo, flash, pdf, etc. Assim este disco pouco mais faz do que ler e tendo em conta os baixssimos tempos de latncia dos discos SSD, o Sistema Operativo e esses programas respondem instantaneamente. Depois tenho um disco de 320GB que tem boas capacidades de leitura e escrita. Assim, utilizo-o para instalar programas menos comuns e jogos. Porqu jogos? Porque instalar jogos no SSD no faz sentido, a menos que o nosso maior problema sejam os loadings, porque s nisso que ganhamos em instalar jogos num SSD. Mas, por outro lado, visto que este disco vai ficar liberto de outro tipo de leituras (j que o SSD tem o Sistema Operativo, drivers, etc.), acabamos por conseguir leituras mais fludas durante os loadings e durante os prprios jogos em si, no sendo interrompidas por qualquer coisa que o Sistema Operativo decida ler ou escrever no disco enquanto jogamos (precisamente porque o SSD responsvel por isso). Por fim utilizo um disco de 1TB que retirei de um WesternDigital Elements externo (no o utilizava muito, pelo que decidi fazer dele um interno) e que, claro est, tem capacidade de escrita e leitura muito mais moderada. Assim, esse disco fica reservado para armazenamento. Pouco mais h a dizer aqui. Mas porqu todo este texto? Para partilhar convosco a forma mais fcil que conheo de mover a pasta Users para outro disco ou partio no Windows 7. Isto no pode ser feito movendo-a simplesmente de um lado para o outro. Existe forma de mudar o destino de algumas pastas, como a dos documentos, msica, vdeos, etc., mas teriam que fazer isso individualmente, o que d algum trabalho, mas mesmo assim no seria o ideal, porque o Users contm, entre outras coisas, o prprio Ambiente de Trabalho e dessa forma no possvel redireccion-lo para outra partio ou disco. Portanto, pegue no DVD de instalao do windows 7 e siga antes este mtodo: 1. (IMPORTANTE) Crie um ponto de restauro; 2. Reinicie o computador; 3. Configure a BIOS para arrancar primariamente a partir do CD/DVD e s depois do HDD; 4. Insira o DVD de instalao do Windows 7 e arranque a partir dele; 5. Escolha o idioma e, em seguida, seleccione a opo reparar o windows; 6. Escolha a partio onde est instalado e Windows e, em seguida, chame a linha de comandos;

7. Antes de fazer o que quer que seja, certifique de qual a letra das unidades onde tem estalado o Windows e na qual pretende colocar a pasta Users (para este exemplo partirei do princpio que X: a unidade onde est instalado o Windows e D: a unidade para a qual pretende transferir o Users); 8. Seguidamente, digite sem aspas: robocopy /mir /xj X:\Users D:\Users (este comando copia, na integra, a pasta Users para a partio ou disco pretendido); 9. (IMPORTANTE) Leia o relatrio e certifique-se que no houveram erros na cpia; 10. Agora tempo de eliminar a pasta Users do disco onde tem instalado o sistema operativo, para o efeito digite sem aspas: rmdir /S /Q X:\Users; 11. Por fim, resta linkar a recm defunta pasta Users com a nova que anteriormente copiaram para outra partio ou disco (isto importante porque o Windows parte do princpio que a pasta Users ainda est onde devia, mas. como sabemos que no assim, criamos um espelho e sempre que o Windows chamar contedo dessa pasta, todos os comandos so redireccionados para a outra partio ou disco), assim digitem sem aspas: mklink /J X:\Users D:\Users; 12. Est tudo, portanto, digitem sem aspas: exit; 13. Reiniciem o computador; Agora vo verificar que, na raiz do disco, vos vai aparecer o cone da pasta Users com uma seta que significa que a pasta est linkada:

Pode tambm acontecer que, na outra partio ou disco, o Windows tenha automaticamente renomeado a pasta Users para Utilizadores. Isso no tem qualquer problema, portanto podem ficar descansados.

Espero que faam bom proveito desta dica. A meu ver a forma mais eficaz e mais fcil de transferir a pasta Users. Cumprimentos.

Vous aimerez peut-être aussi