Vous êtes sur la page 1sur 8

ABAIXO DA LINHA DE FUNDO Por Bob Mumford

ABAIXO DA LINHA DE FUNDO


Por Bob Mumford A inteno de uma pessoa nunca de andar na direo errada. Entretanto, isto acontece. Quando falamos sobre andar na direo errada, ns geralmente pensamos em um apstata. Ele a pessoa que, por alguma razo, decidiu voltar para o mundo depois de ter estado com o Senhor. To trgicos quanto os apstatas, em muitos aspectos so os que eu chamo de "desgarrados". Estes so os cristos que tm tido experincias vlidas com Deus, so zelosos pelo seu reino, mas acabam sendo neutralizados e se tornam inteis para o Senhor, para o seu reino e seus propsitos. Eles tm se desencaminhados por construrem seus prprios ministrios, por causa de doutrinas estranhas, por seguirem experincias novas, pelo materialismo ou asceticismo, ou por serem obstinados e intratveis. Se pudssemos ver um filme das suas vidas da perspectiva de Deus, ns veramos que a maioria destas situaes no tanto o resultado de uma artimanha diablica ou de circunstncias que os levaram a serem enganados e se afastarem do caminho, mas ao contrrio o fruto de sementes que j estavam em seus coraes. Bill Gothard ensina que as sementes da destruio j esto presentes no nascimento de cada organizao. Eu creio que isto tambm verdade em relao aos indivduos. As sementes da nossa queda espiritual j esto enraizadas no nosso interior. Para tornar isto mais claro, precisamos entender que vivemos nossas vidas em trs nveis. Primeiro o que pode ser chamado de nvel descoberto. Este o nvel do comportamento visvel, isto , o que ns fazemos. O pecado nesta rea consiste em atividades como adultrio, roubo, assassinato e vida desregrada. As boas aes neste nvel incluem pegar o dzimo, servir, adorar e trabalhar. Na maior parte, este o nvel onde o mundo vive e coloca sua nfase. Alguns cristos infelizmente nunca se aprofundaram alm disto - eles pensam que se pararem de fumar, beber, xingar e de viver desordenadamente e comearem a orar, testemunhar, ir igreja e ler a Bblia, eles estaro vivendo uma vida crist. O segundo o nvel da atividade encoberta. Este o nvel dos pensamentos e emoes, os quais, na maioria das vezes, s so conhecidos por ns mesmos. O pecado nesta rea inclui concupiscncia, gula, inimizade, avareza - ou seja, pensamentos e emoes que esto por trs do pecado descoberto. As boas aes neste nvel so coisas como: fidelidade, humildade, amor e outras que no podem ser vistas a no ser pelas aes por elas geradas. A maioria dos cristos srios acaba se conscientizando da importncia desta rea da sua vida. Eles descobrem que a obedincia ao Senhor envolve seus mais autnticos pensamentos e sentimentos, e no s suas aes exteriores. Este nvel considerado pela maioria como a linha de fundo da vida crist. Se cada pensamento e emoo for trazido obedincia de Cristo, isto far da pessoa um cristo profundamente espiritual e amadurecido. Talvez porque os nossos pensamentos e sentimentos sejam difceis de ser controlados e to obstinados para mudar, achamos que uma medida de domnio nesta rea demonstra o mximo na disciplina crist e na maturidade.
www.ruach.com.br 1

ABAIXO DA LINHA DE FUNDO Por Bob Mumford

H, entretanto, uma terceira rea de nossas vidas, que est abaixo da linha de fundo. So os dois por cento escondidos de sua vida. o seu real - o prprio fundamento da sua alma. Digo que ele escondido porque a maioria dos cristos que eu encontrei nem consciente da sua existncia, embora ele seja o mais forte fator na determinao da direo da vida de uma pessoa.

AS FONTES DA VIDA
Provrbios 4:23 diz do corao: ...dele procedem as fontes da vida. Fontes, quando se refere a um rio, so a origem ou a nascente daquele rio. As fontes da vida, ento, so a origem ou a nascente da nossa alma - a nascente do meu eu real. Esta a rea dos nossos motivos e atitudes. Como uma fonte natural, esses motivos geralmente so escondidos, at dos nossos prprios olhos. Ns raramente vemos as fontes na nascente de um rio ou lago, mas pode-se ver tudo que flui delas. Acontece o mesmo com os motivos e com as atitudes. Ns raramente os vemos ou os definimos, mas o que flui deles governa tudo o que est no restante de nossas vidas. Tragicamente, a maioria dos cristos nunca toca esta rea de suas vidas. Contudo, de uma maneira muito real o extravio da maioria dos cristos um resultado direto de problemas na rea dos motivos e das atitudes que nunca foram reconhecidos e tratados. H sementes encobertas nesta rea que podem brotar e crescer produzindo resultados drsticos de engano e destruio se no forem removidas. Jesus definiu estas trs reas no Sermo do Monte. Quando ele se dirigiu aos discpulos judeus, ele estava falando para um povo que tinha sido educado primariamente com uma nfase na vida exterior das aes religiosas. Enquanto eles guardavam a lei de Moiss e se conformavam ao padro vigente de comportamento, eles se consideravam como tendo um bom relacionamento com Deus. Neste discurso Jesus exps os princpios dominantes do reino de Deus para mostrar-lhes que seu governo vai alm daquilo que fazemos; ele alcana nossos pensamentos e emoes, e finalmente nossos motivos e atitudes. Primeiro, ele tocou a vida religiosa deles no nvel descoberto: Ouvistes que foi dito aos antigos: No matars. No matar um ato descoberto. Eu, porm, vos digo que todo aquele que se irar... Aqui ele os levou um passo adiante para faz-los entender que por trs do pecado descoberto est o pecado encoberto, e que o homem interior to importante quanto o homem exterior. Ouvistes que foi dito: No adulterars. Novamente, est falando de um ato descoberto. Eu, porm, vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com inteno impura... Este um ato encoberto. Pouco a pouco Jesus os est conscientizando das reais exigncias do reino de Deus. Em Mateus seis, Jesus leva seus discpulos do nvel dos pensamentos e emoes, para o que est abaixo da linha de fundo, onde h o nvel dos motivos e atitudes. Ele diz: Guardai-vos de exercer a vossa justia diante dos homens, com o fim de serdes vistos por
www.ruach.com.br 2

ABAIXO DA LINHA DE FUNDO Por Bob Mumford

eles. Ele estava tocando o motivo por trs de grande parte da atividade religiosa dos seus dias - o desejo de ser notado pelos homens. No exterior, os lderes religiosos agiam como santos e justos e guardavam a lei, mas nas suas razes seus motivos eram impuros. Trs vezes no pargrafo, quando se refere a orar, dar esmolas, e jejuar, Jesus toca os motivos impuros dos homens religiosos, definindo seu motivo como o desejo de ser visto pelos homens. Qualquer atividade, no importa quo boa seja, condenada como hipocrisia se feita a partir de um motivo errado.

MOTIVOS E ATITUDES
Os motivos e as atitudes, que so muito semelhantes entre si, podem ser definidos da seguinte forma: Os motivos determinam as minhas aes. As atitudes determinam as minhas reaes. Os motivos so aquelas coisas que me levam a agir (ou a no agir). Motivo tem a mesma origem da palavra motor, e como os motores, os motivos nos impulsionam. Os motivos so sempre expressos por um verbo: ganhar dinheiro, fazer a vontade de Deus, ser visto pelos homens. Qualquer que seja a motivao, certo que o comportamento interior ou exterior resulta dela. Por exemplo: Se eu for motivado por um profundo desejo de ser importante, deixarei de tomar posies impopulares, mudarei minhas opinies para concordar com aqueles que desejo impressionar, procurarei me relacionar com pessoas importantes, escolherei o ministrio e a revelao que me faro o centro da ateno: contudo durante todo o tempo eu posso estar inconsciente do que eu estou fazendo. O desejo de ter uma vida tranqila uma das motivaes predominantes hoje. Este motivo se manifesta pelo desejo de se desviar dos confrontos, pela m vontade de estar profundamente envolvido na vida de pessoas que esto em problemas, pelo hbito de colocar curativos nas situaes ao invs de tratar com elas radicalmente, por fazer apenas o mnimo possvel e pela resistncia mudana na sua rotina diria. As motivaes da vida de uma pessoa produzem evidentemente determinados padres de comportamento que dificilmente podero ser modificados sem uma mudana fundamental do prprio motivo. Uma atitude o fator que determina as minhas reaes. Uma atitude o sentimento, posio ou entendimento que uma pessoa tem de uma determinada questo ou situao. Ela expressada como a declarao de um fato: As pessoas no so dignas de confiana; o dinheiro no presta; ou meu tempo minha propriedade. Todas so atitudes que me faro reagir de determinadas maneiras em uma dada situao. As atitudes so minhas perspectivas da vida, a medida que eu uso para medir e interpretar cada situao. Elas podem ser entendidas como os culos atravs dos quais vejo a vida. De acordo com a cor dos meus culos ser a cor de cada experincia e situao. Por exemplo, se eu sinto que o dinheiro no presta, ento todo o meu salrio, minhas ofertas e outros assuntos relacionados com finanas, vo ter a cor desta atitude. Um amigo meu conta a histria de uma velha que, numa tarde de sol, saiu da sua casa e comeou furiosamente a tirar suas roupas recentemente lavadas do arame.

www.ruach.com.br

ABAIXO DA LINHA DE FUNDO Por Bob Mumford

Vai chover, ela gritou. Mais tarde, envergonhada, ela saiu de sua casa para pendurar suas roupas l fora outra vez. Ela descobriu que estava usando seus culos de sol, sem saber, anteriormente. Tudo parecia to escuro, ela confessou. Eu estava certa que iria haver uma tempestade! Como a velha com os culos escuros, muitas pessoas reagem de maneira estranhas nas diversas situaes por causa de atitudes que elas nem sabem que possuem. Aqui esto algumas atitudes comuns que causam problemas. Voc no pode confiar nas pessoas. As pessoas que tm essa atitude so sempre temerosas de estabelecer um relacionamento profundo de compromisso com algum. Elas se abrem, mas nunca o suficiente para que sejam realmente vulnerveis aos outros. Por causa de sua dificuldade em confiar em seus irmos no Senhor, -lhes difcil tambm confiar genuinamente em Deus. Eu sou dessa maneira por causa de circunstncias, pais, criao, educao ou experincias ruins. Tais pessoas raramente assumem a responsabilidade pelas suas aes, e culpam os outros pelas suas faltas. Se fulano tivesse ao menos... - este parece ser o seu clich. Elas sempre tm uma desculpa porque elas so como so. E porque elas se consideram vtimas, esto sempre com pena de si mesmas. Eu mereo mais do que estou recebendo. Tais pessoas so invejosas das bnos dos outros, ingratas pelo que elas tm, e geralmente so amarguradas com Deus e com os outros pela maneira como so tratadas.

A RAIZ DO PROBLEMA
Voc pode entender que a maior parte das dificuldades emocionais e comportamentais resultado de uma raiz errada nos motivos e nas atitudes? Tentar resolver os problemas do comportamento sem tocar os motivos ou as atitudes pode ser extremamente frustrante. Eu conheo um homem que tentou desesperadamente durante vrios anos agir amorosa e pacientemente com sua esposa. Entretanto, por mais que ele tentasse se conter, cada vez que uma contenda surgia, seu gnio explodia e a situao terminava em ferimento e desespero para os dois. Um dia o Senhor comeou a revelar-lhe que por causa de experincias anteriores, ele tinha uma atitude bsica de dio e desconfiana por todas as mulheres. Ele reconheceu sua atitude como um pecado, e pediu perdo a Deus e esposa. Como resultado, todo o seu casamento foi transformado. Embora ele ainda lute com velhos hbitos, na maioria das vezes ele capaz de ser o esposo paciente e amoroso que ele queria ser. A mudana em sua atitude resultou em mudana de comportamento, quase automaticamente. Sem mudar os motivos e as atitudes, o comportamento raramente se torna verdadeiramente santificado. H apenas uma supresso ou modificao para uma outra maneira de agir. Se reconhecermos os motivos e as atitudes como as fontes da vida, como mostramos anteriormente em Provrbios 4:23, ento ser fcil entender que se as fontes so turvas, a gua nunca ser clara. No importa quanto oramos, jejuamos e nos disciplinamos, se nossos motivos e atitudes so imprprios, o comportamento nunca ser

www.ruach.com.br

ABAIXO DA LINHA DE FUNDO Por Bob Mumford

significativamente transformado. Voc pode tentar quanto quiser limpar um riacho lamacento, mas se as fontes nas suas nascentes forem sujas, sua tarefa ser impossvel. Se quisermos realmente ser honestos, o problema bsico nos motivos e atitudes quase sempre o mesmo: Quem vai mandar aqui - eu ou Deus? Jesus disse no meio de seu discurso sobre os motivos: Ningum pode servir a dois senhores... (Mt 6:24). O conflito final sempre: Minha vontade ou a vontade do Senhor? A motivao bsica para se viver no reino de Deus encontrada em Mateus 6:33: Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justia... Em cada uma das situaes em que eu me encontrar, minha motivao bsica deve ser a de desejar que o reinado de Deus venha para minha vida. A atitude bsica do cidado do reino expressa em Filipenses 2:5-8: ser um servo obediente em todas as coisas. Nossa sociedade centralizada nos humansticos meus direitos tem rejeitado a idia de servido ou escravido. Ela sente que h certos direitos e privilgios que lhe so devidos. Nada poderia estar mais distante da figura de um servo obediente, disposto a morrer para seus prprios direitos e privilgios a fim de que a vontade daquele a quem est servindo se realize.

DESCOBRINDO NOSSOS MOTIVOS E ATITUDES


Os nossos prprios motivos a atitudes no so fceis de se ver. Como a velha de culos escuros, ns podemos estar usando-os e nunca saber disto. J que eles esto escondidos, abaixo da linha de fundo, Deus tem um pequeno mecanismo que ele usa para nos mostrar o que se passa l embaixo. conhecido como um detector de mentiras. Quando Jesus estava falando sobre servir a dois senhores em Mateus 6, ele nos deu um detector de mentiras para sabermos quando estamos nos desencaminhando. Depois de dizer: No podeis servir a Deus e s riquezas, ele disse: Por isso eu vos digo: No andeis ansiosos... Se uma pessoa est lutando com qualquer forma de ansiedade, uma indicao bem segura de que em alguma rea de sua vida h um problema com os motivos e atitudes: o reino de Deus no est em controle em algum lugar. A ansiedade o detector que nos mostra quando alguma coisa em nossos motivos e em nossas atitudes est desalinhada. Vamos ver um exemplo de como isto funciona. Um irmo ora: Senhor eu quero que minhas finanas sejam tuas. Eu as dou para ti. Apenas dize-me o que tu queres que eu faa. Esta orao parece muito santa! Voc sabe o que o Senhor vai fazer agora? Ele vai ligar o detecto de mentiras e ver se os motivos e as atitudes daquele homem so puros. No dia seguinte este homem abre a Bblia e se sente impressionado pelo Esprito para ler Malaquias captulo trs. Quando chega ao versculo oito, ele entende que tem roubado a Deus por no lhe dar o dzimo. O versculo salta-lhe aos olhos e ele sabe que o Senhor est exigindo dele o seu dzimo. Dependendo do motivo do seu corao e da atitude sobre finanas, ele responder de uma das duas maneiras: com alegria ou com ansiedade. Se seus motivos forem puros ele exclamar: Obrigado, Senhor Jesus, por mostrarme onde eu estava errado.

www.ruach.com.br

ABAIXO DA LINHA DE FUNDO Por Bob Mumford

Se ele tem problema na rea de finanas, sua reao pode ser de racionalizao: Isto do Velho Testamento. Ns no estamos mais debaixo da lei. Comear ento, a se desenvolver em seu esprito uma vaga inquietao e ser difcil para ele realmente ter paz at que a situao seja resolvida. Por qu? Na verdade ele estava servindo a dois senhores. Ao dinheiro e a Deus. Uma vez que o problema seja resolvido, e ele se renda vontade do Pai, sua alegria retornar. O Senhor usa outros mtodos alm de sua palavra escrita para atuar sobre ns e testar nossos motivos. Ele pode agir diretamente sobre nossa conscincia pelo Esprito Santo. Eu conheo centenas de pessoas com as quais o Senhor tem falado diretamente para restituir propriedades roubadas, endireitar relacionamentos, ou confessar mentiras. Sua resposta a essa ordem, dada diretamente sua conscincia, ser, ou de alegria ou de ansiedade, dependendo dos motivos e das atitudes que estiverem abaixo da linda de fundo de seu corao. Freqentemente o Senhor usar um membro do corpo para dar uma palavra e colocar um detector de mentiras em ao. O que voc faz quando um irmo que voc ama e respeita por sua maturidade vem a voc e lhe diz: Bob, eu gostaria de compartilhar com voc algumas coisas que tenho sentido sobre seu modo de tratar os seus filhos. Eu acho que eles so indisciplinados e logicamente voc precisa de ajuda nisto. Voc sente alegria ou ansiedade? Se sua resposta : Quem? Eu? Meus garotos so timos!, voc acaba de falhar no teste do detector de mentiras! Alegria, entretanto, no significa necessariamente um rejbilo hilariante ou exteriorizado. Voc pode ter um senso de tristeza, remorso, culpa ou temor ao ouvir a palavra do Senhor. Mas, ao mesmo tempo, algo l dentro dir: Sim, verdade. Este o tipo de alegria do qual estamos falando. a alegria do Esprito Santo dizendo: Amm palavra de Deus.

TRATANDO COM OS MOTIVOS E COM AS ATITUDES


O que voc faz quando seu detector de mentiras - ou melhor dizendo, seu detector de vida - acionado e voc se acha relutando contra a verdade que o confronta? H quatro princpios importantes a entender e observar no tratamento dos motivos e das atitudes. 1 - Reconhecimento. Se estamos ou no dispostos a reconhecer os motivos e atitudes errados quando so detectados uma questo de nossa vontade. Nossa tendncia sempre de nos justificarmos: Eu no posso fazer nada: o meu temperamento, ou ento racionalizamos: Deus no me diria isso. Deve ser algo do inimigo! Se ns decidimos desde o princpio a aceitar a verdade sempre que a encontramos, seja qual for o preo para ns, ser mais fcil tratar com cada prova que for surgindo. Comprar a verdade prestao se torna sempre muito mais caro. 2 - Violncia. Jesus disse: Se o teu olho direito te faz tropear, arranca-o ... (Mt 5:29). A violncia do reino a prontido para deixar a cirurgia ser executada, no importa
www.ruach.com.br 6

ABAIXO DA LINHA DE FUNDO Por Bob Mumford

quo dolorosa ou humilhante seja. Quando Saul pecou contra o Senhor e Samuel o repreendeu, sua resposta foi: Pequei; honra-me, porm, diante dos ancios do meu povo, e diante de Israel (1 Sm 15:30). Ele estava mais preocupado com seu orgulho do que com a sua condio espiritual. Essa atitude foi que o levou a se desviar e a perder o melhor de Deus. 3 - O fruto dos motivos e das atitudes erradas. Se ns no formos fiis para tratar com os motivos e com as atitudes quando o Senhor os revela, ele permitir que cresam e afetem reas de nosso comportamento encoberto e descoberto. Uma atitude de superioridade que no tratada pode desabrochar um orgulho e arrogncia, eventualmente se transformando em independncia e rebeldia, e finalmente produzindo engano e destruio. Se isto parece duro, leia a histria da vida do rei Saul. Se ns recusarmos o detector de mentiras, ento o Senhor permitir que o pecado se manifeste de maneira a sermos forados a tratar com ele. 4 - Olhos singelos. Esta a sua melhor defesa contra os motivos e as atitudes erradas. Em Mateus 6:22, Jesus diz: Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo ser luminoso. A traduo da verso King James diz: Se os teus olhos forem singelos... Jesus est falando da singeleza de motivos e de propsitos. Se nosso nico propsito for buscar primeiro o reino de Deus em nossas vidas, ento veremos que nossos motivos e propsitos para toda a vida comearo a se ordenar. Nossa constante orao deve ser: Sonda-me, Deus, e conhece o meu corao: Prova-me e conhece os meus pensamentos (a minha ansiedade); v se h em mim algum caminho mau (Sl 139:23-24).

Os direitos autorais pertencem a: NEW WINE Magazine Copyright em novembro de 1978 P. O. Box Z, Mobile, Al 36616 E. U. A.

www.ruach.com.br

Worship Produes
Caixa Postal 391 - CEP 13465-000 Americana-SP Fone/Fax: (19) 3462-9893 E-mail: revistaimpacto@revistaimpacto.com

Ruach Ministries International


Rua Amando de Barros, 100 Centro CEP: 18600-050 Botucatu SP Fone/Fax (14) 3882-8388 Site: www.ruach.com.br E-mail: ruach@ruach.com.br

Vous aimerez peut-être aussi