Vous êtes sur la page 1sur 38

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Srgio Cabral
Governador

Secretaria de Estado do Ambiente


Marilene Ramos
Secretria

Instituto Estadual do Ambiente


Luiz Firmino Martins Pereira
Presidente

Paulo Schiavo Junior


Vice-Presidente

Diretoria de Gesto das guas e do Territrio (Digat) Rosa Maria Formiga Johnsson
Diretora

Diretoria de Informao e Monitoramento Ambiental (Dimam) Carlos Alberto Fonteles de Souza


Diretor

Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilam) Ana Cristina Henney


Diretora

Diretoria de Biodiversidade e reas Protegidas (Dibap) Andr Ilha


Diretor

Diretoria de Recuperao Ambiental (Diram) Luiz Manoel de Figueiredo Jordo


Diretor

Diretoria de Administrao e Finanas (Diafi) Jos Marcos Soares Reis


Diretor

Faixa Marginal de Proteo

Rogerio Giusto Corra Geisy Leopoldo Barbosa Monica Miranda Falco Tania Martins de Souza Ilustraes: Vladimir Fernandes e Juliana Vasconcellos

Rio de Janeiro Inea 2010

Esta publicao foi elaborada no mbito do Programa de Descentralizao do Licenciamento Ambiental, da Gerncia de Apoio Gesto Ambiental Municipal, Diretoria de Gesto das guas e do Territrio, com a colaborao da Gerncia de Hidrologia, Hidralica, Faixa de Marginal de Proteo e Outorga/ Dilam e da Gerncia de Apoio Gesto Ambiental Municipal/ Digat. Coordenao do Programa: Ilma Conde Perez Srie Gesto Ambiental, 2 Organizao: Geisy Leopoldo Barbosa e Rogerio Giusto Corra Colaborao: Aline Silva de Azevedo Reviso tcnica: Geisy Leopoldo Barbosa e Rogerio Giusto Corra Produo editorial: Gerncia de Informao e Acervo Tcnico (Geiat), Diretoria de Informao e Monitoramento Ambiental (Dimam) Coordenao Editorial: Tnia Machado Copidesque e reviso: Elisa Menezes Normatizao: Josete Medeiros Projeto Grfico e Diagramao: Evelin Santos e Alexandra Giovanini Direitos desta edio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Qualquer parte desta publicao pode ser reproduzida, desde que citada a fonte. Disponvel tambm em www.inea.rj.gov.br Ficha catalogrfica elaborada pela Biblioteca Central do Inea.
I59 Instituto Estadual do Ambiente. Faixa marginal de proteo/ Instituto Estadual do Ambiente, --- Rio de Janeiro: INEA, 2010. 37p. il. ( Gesto ambiental, 2 ) ISBN 978-85-63884-01-5 ISSN 2178-4353 1. Gesto ambiental. 2. Gesto de recursos hdricos. 3. Recursos hdricos. 4. Faixa marginal Demarcao. I. Barbosa, Geisy Leopoldo. II. Corra, Rogrio Giusto. III. Falco, Mnica Miranda. IV. Sousa, Tnia Martins de. V. Ttulo. VI. Srie. CDU 504.06

Apresentao

publicao de uma cartilha direcionada aos municpios sobre o tema Faixa Marginal de Proteo (FMP) atende demanda de gestores e tcnicos municipais que, em inmeras situaes, buscaram a colaborao do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para desfazer dvidas relacionadas ocupao de margens de rios e lagoas. A principal dvida refere-se competncia para a demarcao da FMP. Conforme o Decreto estadual n 41.628/2009, que estabelece a estrutura organizacional do Inea, compete Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilam) deste rgo a demarcao de Faixas Marginais de Proteo. Essa competncia era exclusiva at a promulgao do Decreto estadual n 42.484/2010, que tornou possvel a celebrao de convnios entre o Inea e os municpios, tendo como objeto a transferncia do procedimento de demarcao da Faixa Marginal de Proteo (FMP) de lagos, lagoas, lagunas e cursos dgua estaduais localizados nos referidos municpios. Independentemente da instncia em que deva ser realizada a demarcao da FMP, muito importante a conscientizao do aspecto legal que envolve o tema, bem como estar apto a identificar problemas e irregularidades a ele inerentes, de forma a tomar os procedimentos cabveis. Desejamos que esta publicao, que faz parte da srie Gesto Ambiental, consiga aprofundar a discusso sobre os temas relacionados gesto municipal, tornando-se uma ferramenta orientadora para os gestores e tcnicos comprometidos com a qualidade ambiental no nosso Estado. Dessa forma, pretendemos promover maior agilidade na resoluo de dvidas dos municpios, alm de disseminar informaes a todas as partes interessadas.

Marilene de Oliveira Ramos Secretria de Estado do Ambiente

Luiz Firmino Martins Pereira Presidente do Inea Rosa Maria Formiga Johnsson Diretora de Gesto das guas e do Territrio

Sumrio
O que Faixa Marginal de Proteo (FMP) Por que demarcar a FMP Como feita a demarcao Estabelecimento da largura da FMP Diferenciao legal entre FMP e APP Quem faz a demarcao da FMP FMP em rea urbana consolidada Demarcao de FMP em nvel municipal A FMP e a legislao ambiental Referncias Bibliogrficas

9 9 12
14

17 18 19 20

21 24 25

33

Glossrio 28 Anexo 1 Legislao Anexo 2 Decreto n 42.356 de 16 de maro de 2010 29 Anexo 3 Decreto n 42.484 de 28 de maio de 2010

O que Faixa Marginal de Proteo (FMP)


Faixas Marginais de Proteo (FMP) so faixas de terra s margens de rios, lagos, lagoas e reservatrios dgua, necessrias proteo, defesa, conservao e operao de sistemas fluviais e lacustres. Essas faixas de terra so de domnio pblico e suas larguras so determinadas em projeo horizontal, considerados os nveis mximos de gua (NMA), de acordo com as determinaes dos rgos federais e estaduais (Lei Estadual n 1.130/87).

Por que importante demarcar a FMP


A demarcao da FMP fundamental para proteger os corpos hdricos da ocupao irregular de suas margens. Edificaes erguidas nas margens de rios e lagoas esto permanentemente sujeitas a enchentes, provocadas pelo transbordo natural em perodos de chuva e agravadas pela impermeabilizao do solo, que impede a drenagem das guas pluviais, o que pode colocar em risco no apenas a qualidade ambiental, como tambm a vida das pessoas.

Os principais objetivos da demarcao da Faixa Marginal de Proteo so: Assegurar uma rea que permita a variao livre dos nveis das guas, em sua elevao ordinria; Garantir a permeabilidade do solo nas margens, a fim de possibilitar a drenagem da gua das chuvas e reduzir o volume das cheias, possibilitando ainda o abastecimento dos lenis freticos; Evitar a eroso e o desmoronamento das margens e alteraes na profundidade dos corpos hdricos.

Funes da Mata Ciliar


Mata Ciliar a formao vegetal caracterstica de margens ou reas adjacentes aos corpos dgua sejam rios, lagos, represas, crregos ou vrzeas e que apresenta em sua composio espcies tpicas, resistentes ou tolerantes ao encharcamento ou excesso de gua no solo. Dentre as inmeras funes atribudas a essa formao esto: Oferecer habitat, refgio e alimento para a fauna; Atuar como corredores ecolgicos; Fazer a manuteno do microclima e da qualidade da gua;

10

A rea demarcada como FMP uma rea non aedificandi, isto , onde no podem ser erguidas construes em virtude tanto da proteo do ambiente quanto da prpria segurana das edificaes e das pessoas que nelas habitam ou delas fazem uso.

Proteger e dar suporte s margens, evitando sua eroso e consequente assoreamento da jusante; Fazer a conteno de sedimentos oriundos de processos erosivos de solos vulnerveis pela retirada da cobertura vegetal da bacia hidrogrfica; Integrar os ecossistemas aquticos e terrestres como parte da ciclagem de nutrientes.

11

Como feita a demarcao da FMP


A demarcao da FMP feita aps um exame das alteraes sazonais do corpo hdrico, de seus fluxos normais e expansivos e a probabilidade de alterao da configurao de suas margens. Portanto, demarcar a FMP de um rio demarcar a calha menor e a calha maior do corpo hdrico, estabelecidas segundo a mdia mxima de maior vazo em determinado tempo, em face de sua vazo mnima nos perodos de estiagem, bem como estabelecer a sua faixa de transbordo excedente e a rea de movimentao prevista. O Inea adota a vazo de cheia recorrente em 10 anos, o que permite a definio de uma seo do corpo hdrico e, consequentemente, uma FMP de largura maior. No caso de lagoas, lagos e lagunas, necessrio que se estabelea um Plano de Alinhamento de Orla (PAO), outro instrumento de controle do sistema de proteo dos lagos e cursos dgua, estabelecido no art. 3 da Lei estadual n 650/1983. Este definido a partir da cota mxima de enchente e a partir dele a FMP (no mnimo 30 m). Pela Constituio Estadual, a FMP tida como um tipo de rea de Preservao Permanente. Assim, toda e qualquer vegetao natural presente no entorno de corpos lacustres e ao longo de cursos dgua passa a ter carter de preservao permanente.

12

As larguras das FMPs determinadas em lei so larguras mnimas, que podem ser ampliadas por critrios tcnicos ou pela presena de ecossistemas adjacentes relevantes, os quais devem ser integralmente includos na FMP (por exemplo: manguezais, dunas, vegetao de restinga, brejos perilagunares e costes rochosos). Tambm devem constar integralmente na FMP os terrenos de Marinha e acrescidos. A demarcao da FMP atende aos critrios estabelecidos pela Lei n 4.771/1965 (Novo Cdigo Florestal) e pela Lei estadual n 650/1983 (Poltica Estadual de Defesa e Proteo das Bacias Fluviais e Lacustres do Rio de Janeiro). A FMP pode ser demarcada de diferentes formas. As mais comuns so as que utilizam os seguintes instrumentos: Marco de concreto; Marco de eucalipto tratado; Marco com base de concreto ou cimento e placas informativas; Cerca viva alinhamento de uma mesma espcie nativa; Passarela suspensa em madeira, com espaamento mnimo entre as ripas de 5 cm, que permita a penetrao da luz; Ciclovia com pista permevel, permitindo a drenagem das guas pluviais.

13

Estabelecimento da largura da FMP


No Estado do Rio de Janeiro, a base legal para o estabelecimento da largura mnima da FMP a Portaria Serla n 324/2003 (atualmente Inea). Em seu artigo 1, a Portaria estabelece as larguras mnimas da FMP ao longo de qualquer curso dgua desde seu nvel mais alto, sendo estas: 1) de 30 metros para os cursos dgua de menos de 10 metros de largura; 2) de 50 metros para os cursos dgua que tenham de 10 a 50 metros de largura; 3) de 100 metros para os cursos dgua que tenham de 50 a 200 metros de largura; 4) de 200 metros para os cursos dgua que tenham de 200 a 600 metros de largura; 5) de 500 metros para os cursos dgua que tenham largura superior a 600 metros; 6) ao redor das lagoas, lagos ou reservatrios dgua naturais ou artificiais (utilizar a largura mnima existente, 30 metros do nvel mais alto); 7) nas nascentes, ainda que intermitentes e nos chamados olhos dgua, qualquer que seja a sua situao topogrfica, num raio mnimo de 50 metros de largura; 8) nas restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues; nas bordas de tabuleiros ou chapadas, a partir da linha de ruptura do relevo, em faixa nunca inferior a 100 metros em projees horizontais;

14

Pargrafo nico No caso de reas urbanas, assim entendidas as compreendidas nos permetros urbanos definidos por lei municipal, e nas regies metropolitanas e aglomeraes urbanas, em todo o territrio abrangido, deve-se observar o disposto nos respectivos planos diretores e leis de uso do solo, respeitados os princpios e limites a que se refere este artigo.

15

16

Diferenciao legal entre FMP e APP


A Faixa Marginal de Proteo (FMP) um tipo especfico de rea de Preservao Permanente (APP), nos termos do art. 268, inciso III, da Constituio do Estado do Rio de Janeiro. A FMP e a APP coexistem, tendo referncias distintas. A FMP visa a proteger especificamente o corpo hdrico, enquanto a APP do Cdigo Florestal tem como objetivo proteger a vegetao1. As definies e parmetros sobre APP so encontrados nos seguintes diplomas legais: Lei n 4.771/1965 - Cdigo Florestal; Resoluo Conama n 302/02 Dispe sobre os parmetros, definies e limites de reas de Preservao Permanente de reservatrios artificiais e o regime de uso do entorno; Resoluo Conama n 303/02 Dispe sobre parmetros, definies e limites de reas de Preservao Permanente.

Parecer n 46/2007 JRAS ASJUR/SEA apud Parecer 001LELS/2006-PG-06.

17

Quem faz a demarcao da FMP


A demarcao das Faixas Marginais de Proteo compete Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilam) do Inea, de acordo com o Decreto estadual n. 41.628/09, que estabelece a estrutura organizacional do Instituto Estadual do Ambiente. Os procedimentos necessrios para abertura de processo de solicitao de Faixa Marginal de Proteo esto descritos no site do Inea: www.inea.rj.gov.br Aos municpios, cabem as tarefas de: 1. Orientar os usurios sobre os casos em que se faz necessria a demarcao da Faixa Marginal de Proteo (FMP), bem como os procedimentos envolvidos; 2. Relatar ao Inea situaes em que o uso do entorno dos corpos hdricos encontra-se em desacordo com a legislao pertinente; 3. Aplicar a legislao cabvel em mbito municipal nos casos que envolvem uso irregular do entorno dos corpos hdricos.

18

FMP em rea urbana consolidada


Durante muitos anos, inmeros procedimentos relacionados ao licenciamento ambiental no Estado do Rio de Janeiro esbarraram na questo da perda da funo ecolgica da rea de proteo ambiental (APP) que requeria demarcao de FMP. A situao em foco trata de locais com corpos hdricos cujas margens apresentam ocupao humana h muitos anos. Nestes casos, frequente a impermeabilizao das margens que j se encontram total ou parcialmente ocupadas por construes. Assim, o impasse era: como demarcar FMP numa rea cujas caractersticas naturais j no existiam? Em 2007, foi elaborado o Parecer RD n 04/20072 que versava, entre outros temas, sobre a existncia de parecer da rea tcnica, atestando que a APP em questo perdeu a sua funo ecolgica. Nesta situao, no deve ser exigido o atendimento ao limite mnimo previsto no Cdigo Florestal para proteo da margem do curso dgua, tendo em vista a constatao da perda de sua funo ambiental.

Parecer RD n 04/2007 da Assessoria Jurdica da extinta Fundao Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), elaborado pelo procurador do Estado e chefe da Asjur, Rafael Lima Daudt dOliveira e aprovado pelo subprocurador-geral do Estado, Rodrigo Tostes de Alencar Mascarenhas.

19

Porm, o entendimento fixado naquele parecer requeria um carter normativo, o que veio a se estabelecer atravs do Decreto n 42.356/2010 (Anexo 2), em cujo texto se encontra a caracterizao da inexistncia de funo ecolgica da FMP/APP. Pelo decreto, as APPs e FMPs so tratadas de forma unificada, sendo demarcadas pelo Inea ao longo de ambas as margens de cursos dgua a partir do limite da rea atingida por cheia de recorrncia no inferior a trs anos. No entanto, os limites fixados pelo Cdigo Florestal que estabelecia em 15 metros o limite mnimo de ocupao das margens, posteriormente aumentado para 30 metros podero ser reduzidos, em caso da concesso de licenciamento e da emisso de autorizaes ambientais, desde que a rea se localize em zona urbana e que a vistoria local, atestada por pelo menos trs servidores do Inea, comprove a impossibilidade de se aplicar a exigncia do limite mnimo imposto pelas leis federal e estadual.

Demarcao de FMP em nvel municipal


De acordo com o Decreto estadual n 42.484/2010, o Inea poder celebrar convnios com os municpios tendo como objeto a transferncia do procedimento de demarcao da Faixa Marginal de Proteo (FMP) de lagos, lagoas, lagunas e cursos dgua estaduais localizados nos referidos municpios, nos termos da Lei n 4.771/65 (Novo Cdigo Florestal) e do Decreto n 42.356/10 (Anexo 2).

20

A participao do Inea nos convnios depende de autorizao do seu Conselho Diretor e os municpios devero apresentar ao Inea, bimestralmente, o cadastro georreferenciado das FMPs demarcadas. O Inea poder exigir, quando necessrio, o Relatrio de Auditoria Ambiental das FMPs demarcadas pelo municpio. Tambm devem ser levadas em considerao, quando couber, as disposies relativas descentralizao do licenciamento ambiental, estabelecidas pelo Decreto estadual n 42.050/2009, alterada pelo Decreto estadual n 42.440/20

A FMP e a legislao ambiental


Os critrios para a demarcao da FMP esto associados ao uso da gua para o abastecimento pblico das grandes cidades e para as atividades agrcolas e industriais. O processo intenso e desordenado da ocupao urbana gerou, como consequncias, o desmatamento das encostas e a impermeabilizao do solo, o que, em perodos de maior pluviosidade, provoca enchentes e inundaes. Contudo, nem sempre a ao humana foi interpretada como uma das principais causas das inundaes. Durante as dcadas de 1960 e 1970, houve incentivo ocupao das vrzeas e reas de vegetao ciliar, no meio urbano e rural. Um exemplo disso foi o Projeto Pr-Vrzea, que destinou recursos financeiros para agricultores removerem matas ciliares para implantao de culturas agrcolas.

21

A legislao tambm incentivou, em todos os nveis da administrao pblica, a canalizao de rios, bem como sua transposio para galerias fechadas. Consequentemente, houve ocasies em que o fluxo de gua no era comportado, j que no restava rea de transbordo para as guas pluviais, ocasionando enchentes. A percepo desses equvocos deu incio a um processo de reviso da legislao urbanstica e ambiental, envolvendo o Cdigo de guas, a Lei de Parcelamento do Solo Urbano e o Cdigo Florestal, bem como seus desdobramentos nas legislaes estadual e municipal. A Legislao Ambiental indica as reas que devem ser protegidas da interveno humana, preservando-se a vida silvestre e natural nos seus espaos, assim como os recursos hdricos, a estabilidade geolgica e o fluxo gnico. A Legislao Urbanstica trata de restries relativas a edificaes nos espaos, evitando o convvio de pessoas em reas de instabilidade. So critrios de segurana humana na ocupao do solo, associados a critrios de melhoria da paisagem urbana e da sade coletiva. A FMP um dos instrumentos de controle do Sistema de Proteo dos Lagos e Cursos dgua do Estado do Rio de Janeiro (Siprol), institudo pelo Decreto estadual n 2.330/79 (artigo 6). A Lei estadual n 650/83, que dispe sobre a Poltica Estadual de Defesa e Proteo das Bacias Fluviais e Lacustres do Rio de Janeiro, manteve em seu artigo 3 a FMP como um dos instrumentos de controle do Siprol,

22

tendo sua largura mnima sido estabelecida no Estado do Rio de Janeiro pela Portaria n 324/2003 da extinta Serla. No mbito do licenciamento ambiental, possvel nos depararmos com situaes em que projetos de demarcao de FMP foram aprovados em dcadas passadas pelo rgo competente com limites inferiores ao mnimo adotado atualmente. O entendimento dessa situao envolve a reviso da legislao pertinente, que passou a contemplar as concepes ambiental e urbanstica. O Cdigo de guas (Decreto n 24.643/1934) estipulou uma faixa de 15 metros de largura a cada margem do curso dgua como rea non aedificandi. O objetivo da lei era mais uma questo administrativa do que ambiental. Determinava a criao de servides de trnsito para os agentes da administrao pblica em 10 metros nos terrenos localizados s margens de correntes no navegveis ou flutuveis e faixa de 15 metros, contados a partir do ponto mdio de cheias, nos terrenos banhados por correntes navegveis. A Lei de Parcelamento do Solo Urbano (Lei n 6.766/79) estabeleceu como rea uma faixa de 15 metros de largura ao longo de todos os corpos hdricos que cortassem terrenos a serem loteados ou que fossem objeto de condomnios. Esta lei repetiu os limites do Cdigo de guas. O Cdigo Florestal (Lei n 4.771/65) fixou uma faixa de 5

23

metros para cursos de gua de at 10 metros de largura de calha. A Lei n 7.511/86 3 injetou no Cdigo Florestal a alterao dessa faixa, que passou a 30 metros para rios de at 10 metros de largura. Num perodo de 14 anos, entre 1965 (Cdigo Florestal) e 1979 (Lei de Parcelamento do Solo Urbano), muitos estados e municpios adotaram o limite de 5 metros.

Referncias Bibliogrficas
Kageyama, Paulo Yoshio. Restaurao da mata ciliar: manual para recuperao de reas ciliares e microbacias. Rio de Janeiro: Semads/GTZ, 2001. (Projeto Planagua, v. 13). Miranda, Anaiza Helena Malhardes. APP em rea urbana consolidada. Boletim Eletrnico IRIB, So Paulo, n. 3230, 2008. Disponvel em: <http://www.irib.org.br/be/ BE3230.html>. Site do Instituto Estadual do Ambiente. Rio de Janeiro. Disponvel em: <http:// www.inea.rj.gov.br>.

3 Revogada posteriormente pela Lei n. 7.803/89, que manteve o referido limite.

24

Glossrio
rea Urbana Consolidada Conforme vrios diplomas legais, entre eles o Decreto estadual n 42.050/09, e as Resolues Conama n 302/2002 e n 303/2002 aquela que atende a pelo menos dois dos seguintes critrios: a) definio legal pelo Poder Pblico; b) existncia de, no mnimo, quatro dos seguintes equipamentos de infraestrutura urbana: 1.malha viria com canalizao de guas pluviais; 2.rede de abastecimento de gua e rede de esgoto; 3.distribuio de energia eltrica e iluminao pblica; 4.recolhimento de resduos slidos urbanos; 5.tratamento de resduos slidos urbanos. c)densidade demogrfica superior a 5.000 (cinco mil) habitantes por km. Calha do rio Nvel de gua do rio que desce continuamente durante determinado perodo. Calha maior a maior largura que o rio atinge na poca das cheias, por inundao das terras ribeirinhas.

25

Calha menor a menor largura que o rio ocupa na poca das estiagens. Fluxo gnico a transferncia de genes de uma populao para outra, o que diminui a variabilidade gentica entre populaes, entretanto, aumenta a mesma dentro de uma populao. Leito maior sazonal Calha alargada ou maior de um rio, ocupada nos perodos anuais de cheia. Perda da Funo Ecolgica Conforme o Decreto estadual n 42.356/2010, em seu art. 4, inciso III, a inexistncia de funo ecolgica da FMP/APP fica constatada quando da inexistncia de vegetao primria ou vegetao secundria no estgio avanado de regenerao e a presena de, no mnimo, uma das seguintes caractersticas: a) Ocupao consolidada das margens do curso dgua a montante e a jusante do trecho em anlise; b Impermeabilizao da FMP/APP; c) Capeamento do curso dgua, sendo que, no caso de obras recentes, dever ser apresentado ao rgo ambiental competente o respectivo projeto aprovado pela prefeitura local ou o levantamento cadastral da obra. Seo projetada Calha dimensionada para escoar a gua de cheias de um projeto, cujo tempo previamente determinado. Terrenos de marinha e acrescidos Terreno de marinha uma faixa em toda a costa brasileira de 33 metros contados para o lado da terra a partir de onde chega a

26

mar alta (a mdia das mars altas), mas tendo como referncia as mars de 1831, poca em que foi criado o conceito de terrenos de marinha. Os acrescidos de marinha so os terrenos que se tiverem formado, natural ou artificialmente, para o lado do mar ou dos rios e lagoas, em seguimento aos terrenos de marinha. Os terrenos de marinha e seus acrescidos incluem-se entre os bens imveis da Unio, conforme o art. 1 do Decreto-Lei n 9.760/1946.

27

ANEXO 1 Legislao Estadual


Constituio Estadual de 1989 Art. 268 Tipifica reas de Preservao Permanente no Estado do RJ; Decreto n 2.330/79 Regulamenta, em parte, os Decretos-Lei n 39, de 21 de maro de 1975, e n 134, de 16 de junho de 1975, que institui o Sistema de Proteo dos Lagos e Cursos dgua do Estado do Rio de Janeiro (Siprol) e regula a aplicao de multas; Decreto n 13.123/83 Altera o Decreto n 9.760; Decreto n 9.760/87 Regulamenta a Lei n 1.130; Decreto n 41.628/09 Estabelece a Estrutura Organizacional do Inea; Decreto n 42.356/10 Dispe sobre o Tratamento e a Demarcao das Faixas Marginais de Proteo nos Processos de Licenciamento Ambiental e de Emisses de Autorizaes Ambientais no Estado do Rio de Janeiro; Lei n 650/83 Dispe sobre a poltica estadual de defesa e proteo das bacias fluviais e lacustres do Rio de Janeiro; Portaria Serla n 261-A/97 Aborda Faixa Marginal de Proteo de Lagoas; Lei n 1.130/87 reas de Interesse Especial do Estado.

Legislao Federal
Decreto n 24.643/34 Cdigo de guas; Lei n 4.771/65 Cdigo Florestal; Lei n 7.511/86 Altera dispositivos da Lei n 4.771/65;

28

Lei n 7.803/89 Alterao do Cdigo Florestal, especificamente para rios; Resoluo Conama n 302/02 Dispe sobre os parmetros, definies e limites de reas de Preservao Permanente de reservatrios artificiais e o regime de uso do entorno; Resoluo Conama n 303/02 Dispe sobre parmetros, definies e limites de reas de Preservao Permanente.

ANEXO 2 Decreto n 42.356 de 16 de maro de 2010


DISPE SOBRE O TRATAMENTO E A DEMARCAO DAS FAIxAS MARGINAIS DE PROTEO NOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL E DE EMISSES DE AUTORIzAES AMBIENTAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E D OUTRAS PROvIDNCIAS. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuies constitucionais e legais, tendo em vista o que consta do Processo n. E-14/13117/2009, CONSIDERANDO: A solicitao do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) no sentido de se atribuir carter normativo ao entendimento fixado no Parecer RD n 04/2007, com as ressalvas do visto nele aposto pela administrao superior da Procuradoria Geral do Estado; As peculiaridades existentes no sistema hdrico do Estado do Rio de Janeiro. DECRETA: Art. 1 - Nos processos de licenciamento ambiental e de emisso de autorizaes ambientais os rgos da administrao pblica estadual direta e indireta observaro o disposto nesse Decreto no que se refere s limitaes incidentes sobre as margens dos corpos hdricos.

29

Art. 2 - Para os fins do disposto nesse Decreto as reas de Preservao Permanente (APPs) previstas no art. 2, a, do Cdigo Florestal (Lei Federal n. 4.771/65 e suas alteraes), so reconhecidas como existentes em reas urbanas, assim entendidas aquelas reas definidas pelo pargrafo nico do art. 2 do Cdigo Florestal, independentemente de estarem ou no antropizadas, competindo Secretaria de Estado do Ambiente e ao Instituto Estadual do Ambiente exigir o respeito aos limites mnimos previstos em cada caso, na forma deste Decreto. Art. 3 - Para os fins do presente Decreto as reas de Preservao Permanente (APPs) previstas no art. 2, a, do Cdigo Florestal e as faixas marginais de proteo (FMPs) a que se referem a Constituio e a legislao estadual sero tratadas de forma unificada, sendo demarcadas pelo Instituto Estadual do Ambiente, ao longo dos rios, nascentes, cursos dgua naturais ou retificados, lagos, lagoas e reservatrios a partir do limite da rea atingida por cheia de recorrncia no inferior a trs anos. Art. 4 - Os limites mnimos fixados abstratamente pelo art. 2, a, do Cdigo Florestal (Lei Federal n. 4.771/65 e suas alteraes) podero ser reduzidos, em cada caso concreto, unicamente para os fins do disposto no art. 1, deste Decreto, desde que a rea se localize em zona urbana do municpio e que vistoria local, atestada por pelo menos trs servidores do Instituto Estadual do Ambiente, comprove, cumulativamente: I - Que a rea encontra-se humanizada; II - A longa e consolidada ocupao urbana, com a existncia de, no mnimo, quatro dos seguintes equipamentos de infraestrutura urbana: a)Malha viria com canalizao de guas pluviais; b)Rede de abastecimento de gua; c)Rede de esgoto; d)Distribuio de energia eltrica e iluminao pblica; e)Recolhimento de resduos slidos urbanos; f)Tratamento de resduos slidos urbanos;

30

g)Densidade demogrfica superior a cinco mil habitantes por km. III - A inexistncia de funo ecolgica da FMP/APP em questo, desde que identificadas a inexistncia de vegetao primria ou vegetao secundria no estgio avanado de regenerao e a presena de, no mnimo, uma das seguintes caractersticas: a)Ocupao consolidada das margens do curso dgua a montante e a jusante do trecho em anlise; b)Impermeabilizao da FMP/APP; c)Capeamento do curso dgua, sendo que, no caso de obras recentes, dever ser apresentado ao rgo ambiental competente o respectivo projeto aprovado pela prefeitura local ou o levantamento cadastral da obra; IV - Que a alternativa de recuperao da rea como um todo seja invivel pelos custos manifestamente excessivos para a coletividade. 1 - Exceto nos casos de cursos dgua de pequeno porte ou canalizados com margem revestida, a FMP/APP mnima, ainda que presentes os requisitos deste artigo, ser de 15 metros, contados: I - A partir de uma seo terica, capaz de escoar sem extravasamento a vazo mxima de cheia de dez anos de recorrncia; ou II - A partir das margens existentes se a distncia entre as mesmas superar a largura da seo terica acima citada. 2 - Nos cursos dgua de pequeno porte, assim considerados aqueles com vazes mximas, associadas a cheias de dez anos de recorrncia, no superiores a dez metros cbicos por segundo, devero ser demarcadas, em ambas as margens, faixas non edificandi que permitam o acesso do poder pblico ao corpo hdrico, contados na forma dos incisos do 1 deste artigo, com no mnimo: I - 5 metros de largura no caso de vazes iguais ou superiores a 6 metros cbicos por segundo e;

31

II - 1 metro e meio de largura no caso de vazes inferiores a 6metros cbicos por segundo. 3 - Nos cursos dgua canalizados com margem revestida, de porte superior ao definido no 2 deste artigo, devero ser demarcadas, em ambas as margens, faixas non edificandi que permitam o acesso do poder pblico ao corpo hdrico, com no mnimo 10 metros de largura, contados na forma dos incisos do 1 deste artigo. 4 - O disposto na cabea do presente artigo no afasta a aplicao da Lei Federal n. 6.766/79, quando seja o caso de loteamentos urbanos. 5 - O Conselho Diretor do Instituto Estadual do Ambiente poder formular exigncias adicionais para o licenciamento ou demarcao de que trata este artigo. Art. 5 - Este Decreto entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Rio de Janeiro, 16 de maro de 2010 SRGIO CABRAL

32

ANEXO 3 Decreto n 42.484 de 28 de maio de 2010


DISCIPLINA A TRANSFERNCIA DO PROCEDIMENTO DE DEMARCAO DA FAIxA MARGINAL DE PROTEO DE LAGOS, LAGOAS, LAGUNAS E CURSOS DGUA ESTADUAIS AOS MUNICPIOS E D OUTRAS PROvIDNCIAS. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuies constitucionais e legais, tendo em vista o que consta do processo N E- 07/503370/2010, CONSIDERANDO: - O disposto no artigo 241 da Constituio Federal; - O previsto no pargrafo nico do artigo 65, da Constituio do Estado do Rio de Janeiro; - As medidas de descentralizao do licenciamento ambiental que vem sendo adotadas no Estado do Rio de Janeiro e, especialmente, o que consta no Decreto Estadual n 42.050, de 25 de setembro de 2009, com a redao alterada pelo Decreto Estadual 42.440, de 30 de abril de 2010; - As normas de proteo do meio ambiente emvigor no Estado, em especial a Lei Estadual n 650, de 11 de janeiro de 1983, e o disposto no artigo 5, VI, da Lei Estadual n 5.101, de 14 de outubro de 2007; e - O Decreto n 42.356, de 16 de maro de 2010, que dispe sobre o tratamento e a demarcao das faixas marginais de proteo nos processos de licenciamento ambiental e de emisses de autorizaes ambientais no estado do Rio de Janeiro. DECRETA: Art. 1- O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) poder celebrar convnios com os Municpios do Estado do Rio de Janeiro, tendo como objeto a transferncia do procedimento de demarcao da

33

Faixa Marginal de Proteo (FMP) de lagos, lagoas, lagunas e cursos dgua estaduais localizados nos referidos municpios, prevista no artigo 3 da Lei estadual n 650, de 11 de janeiro de 1983, nos termos da Lei federal n 4.771, de 15 de setembro de 1965, e do Decreto n 42.356, de 16 de maro de 2010. 1 - A participao do INEA nos convnios mencionados no caput depender de autorizao do Conselho Diretor. 2 - Na hiptese mencionada no caput deste artigo continuar sob responsabilidade do INEA a autorizao para interveno em FMP de que trata o artigo 6 da Lei estadual n 650, de 11 de janeiro de 1983, e o artigo 2, II, d do Decreto Estadual n 42.159, de 02 de dezembro de 2009, exceto na hiptese prevista no artigo 3 do Decreto Estadual n 42.050, de 25 de setembro de 2009, com a redao alterada pelo Decreto Estadual n 2.440, de 30 de abril de 2010. Art. 2 - Os Municpios devero apresentar ao INEA, bimestralmente, o cadastro georeferenciado das FMPs demarcadas. Art. 3 - O INEA poder exigir, quando necessrio, o Relatrio de Auditoria Ambiental das FMPs demarcadas pelo Municpio. Art. 4 - Aplicam-se, no que couber, as disposies relativas descentralizao do licenciamento ambiental, estabelecidas pelo Decreto Estadual n 42.050, de 25 de setembro de 2009, alterada pelo Decreto Estadual n 42.440, de 30 de abril de 2010. Art. 5 - Este Decreto entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2010 SRGIO CABRAL

34

35

Para mais informaes:


Instituto Estadual do Ambiente (Inea) Central de Atendimento: Rua Fonseca Teles, 121, 8 andar, So Cristvo, Rio de Janeiro Atendimento ao Pblico: De segunda sexta-feira Horrio: 10h s 12h e 13h s 16h necessrio agendar pelos telefones: (21) 2334-8394 / 2334-8395 ou pelo site: www.inea.rj.gov.br Informaes tcnicas: Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilam) Gerncia de Hidrologia, Hidrulica, Faixa Marginal de Proteo e Outorga (Gehfo) Servio de Demarcao de Faixa Marginal (Sedema) Telefone: (21) 2334-4808 Diretoria de Gesto das guas e do Territrio (Digat) Gerncia de Apoio Gesto Ambiental Municipal (Gegam) Av. Venezuela, 110, 4 andar, Praa Mau, Rio de Janeiro Telefone: (21) 2334-9669 e-mail: gegam@inea.rj.gov.br

Vous aimerez peut-être aussi