Vous êtes sur la page 1sur 6

A PROVA NO PROCESSO PENAL MILITAR INDCIOS

KARINA CILENE BRUSAROSCO

Advogada, Especialista em Direito Penal e Processual Penal Militar pela Universidade Cruzeiro do Sul e Chefe do Departamento Administrativo da Oliveira Campanini

Advogados Associados.

I INTRODUO

Trata-se de uma pesquisa doutrinria sobre A Prova no Processo Penal Militar Indcios, inicialmente sero abordados de uma forma geral, todos os pontos importantes sobre prova, tais como, conceito, nus da prova, sistema de valorao, e etc, em seguida trataremos dos indcios, meio de prova que foi escolhida para ser abordada mais detalhadamente, porm de forma sucinta, devido a pouca doutrina especifica sobre o assunto.

II CONCEITO DE PROVA

Prova o resultado da demonstrao, trazida ao processo e exposta ao contraditrio da real ocorrncia, dos fatos relevantes ao julgamento ou atendimento prtico da pretenso do autor. Esta s ir interessar, enquanto matria processual, ou seja, trazida ao processo para ser avaliada ou valorada pelo o juiz; porm no basta que seja trazida ao processo, devendo ainda ser exposta ao contraditrio e assegurada a ampla defesa.

Deve-se salientar que no IPM no existe o contraditrio, pois tem natureza inquisitria, investigativa, porm so colhidas provas para documentar a denuncia.

Diante disso, segundo a CF/88 a prova do inqurito penal militar no poderia ser valorada pelo juiz, porque foi produzida numa fase inquisitria, porm se o IPM

pudesse ser livremente valorado, no haveria necessidade de processo; assim as provas obtidas no IPM, devero ser submetidas ao contraditrio e como isso no possvel no IPM, ter que passar pelo crivo do Juiz para terem validade.

Ainda devemos observar, que a prova deve ser feita pelo MP, valorada pelo juiz na presena das partes e do Conselho de Justia.

O juiz poder condenar ou absolver, mediante as provas colhidas no inqurito penal militar corroboradas com as provas processuais. Um exemplo disso a confisso, que por no ser a rainha das provas dever ser corroborada com outras, para ter valor, isso o que podemos chamar de busca da verdade real.

III OBJETO DA PROVA

O objeto da prova constitui um fato, um acontecimento e no um direito, pois este no se prova.

Os fatos a serem valorados devero ser relevantes, pois os irrelevantes sero desconsiderados, porm nem todos os fatos relevantes sero objetos de prova no processo penal, tais como: fatos notrios, que so aqueles j conhecidos; fatos axiomticos, aqueles demonstrados pela cincia, e, fatos presumidos pela lei de forma absoluta.

IV MEIOS DE PROVA

So meios pelos quais as partes procuram demonstrar suas pretenses, de maneira que o juiz auditor e demais juzes militares formem sua convico.

Os meio probatrios so amplos, mas h restries, quando atentam contra a moral , a sade, ou segurana individual ou coletiva, ou contra a hierarquia e disciplina militares, existem tambm restries quanto prova obtida por meio ilcito.

V ONUS DA PROVA

Segundo o art. 296, primeira parte, do CPPM, o nus da prova compete quele que alegar, assim quando o Ministrio Pblico oferecer a denncia, cabe a ele provar o fato e a autoria, da mesma forma ocorre com o ru.

No caso do ru alegar, deve-se observar o princpio in dubio pro reu, que est previsto no art.439 do CPPM, neste caso basta a dvida para convencer, enquanto para o Ministrio Publico, a prova deve ser convincente. Assim fica claro que o ru no prova fato novo, ele somente resiste pretenso do autor, porm se o ru trouxer uma prova que gere dvida, devido ao princpio do in dubio pro reu, este ser provavelmente absolvido.

H autores, que defendem que, na dvida, o juiz deveria determinar diligncias, para dirimir fatos relevantes, mas no isso que ocorre na prtica.

VI AVALIAO DE PROVAS

O primeiro sistema chamado de sistema de livre convencimento ou persuaso racional do juiz, este sistema nada mais , que o juiz se convencer interiormente.

Para que se evitasse desonestidade, maldade ou at mesmo injustia, criou-se o Sistema da Prova Legal ou Tarifada, assim o arbtrio passou a ser do legislador, pois pr-estabelecida no valor de cada prova, este sistema foi utilizado na Idade Mdia. Um exemplo de prova tarifada, que o depoimento de um padre valia muito mais que de dez prostitutas, esta prova atrapalhava o juiz em seu julgamento, pois no conseguia buscar a verdade real.

Por fim, evolui-se para o sistema do livre convencimento motivado do juiz, neste caso o juiz pode se valer do seu livre convencimento, porm dever sempre motiva-lo. Deve-se ressaltar que este principio sofre algumas excees, um exemplo o art. 81 CPPM, que, no caso de morte do acusado, o juiz somente em posse da certido de bito e ouvido o MP declarar a extino da punibilidade.

Aps explicao geral dos meios de prova passaremos a explicar individualmente sobre prova documental.

VII INDICIOS

O CPPM define em seu artigo 382, o indcio, como sendo a circunstancia ou fato conhecido e provado, de que se induz a existncia de outra circunstncia ou fato de que no se tem prova.

Ou seja, este mtodo serve como uma ponte que parte de um fato conhecido e provado para se confirmar outro fato ou circunstncia que ainda no se tem prova.

Os requisitos da prova indiciria so: que a circunstncia ou fato indicante tenha relao de causalidade, prxima ou remota, com circunstncia ou fato indicado; e, que a circunstncia ou fato coincida com a prova resultante de outros indcios, ou com as provas diretas colhidas no processo (art.383).

considerado como um meio de prova indireta, que muito diferente das provas diretas, pois nos leva a um fato de que no se tem prova atravs da conexo verossmil.

Nos termos da lei, a premissa menor, ou fato indicirio, uma circunstncia conhecida e provada (Ex: A foi encontrado junto ao cadver com a arma do crime e objetos da vitima). A premissa maior o principio de razo ou regra de experincia que no exemplo a de que todo aquele que encontrado logo aps o crime, junto ao cadver, com arma assassina e com objetos da vitima , provavelmente, o autor do crime.

Concluso, que a comparao da premissa maior com a menor, por induo (deduo) a de que A provavelmente o autor do crime.

Desta forma, fica claro, que o Conselho de Justia, amparado pelo sistema do livre convencimento, poder proferir sentena condenatria baseada somente na prova indiciria contida nos autos.

Isso porque, a prova indiciaria tambm chamada de circunstancial, tem o mesmo valor que as provas diretas, no havendo nenhum tipo de hierarquia entre elas. Assim indcios mltiplos, concatenados e impregnados de elementos positivos de credibilidade so

suficientes para dar base a uma deciso condenatria, mxime quando excluem qualquer hiptese favorvel ao acusado.

claro, que a prova indiciaria poder ser invalidada no s por contra-indcios, como por qualquer outra e que nem sempre ela a suficiente para a condenao.

Em suma, as provas so de total importncia para a condenao ou absolvio do acusado, atentando-se ainda aos indcios, dos quais, quase nunca falado, e que possui o mesmo valor probatrio que as outras provas.

CONCLUSO

Aps um estudo detalhado da Prova no Processo Penal Militar, dando nfase aos Indcios, podemos concluir que, inicialmente no processo penal militar, aceito todo meio de prova, que no atente contra moral, sade ou segurana individual ou coletiva, ou contra a hierarquia ou a disciplina militares. (art.295 do CPPM).

Em seguida, observamos que, as provas podem e devem ser colhidas no IPM, para instruir a denncia, porm devero ser valoradas, em juzo, pelo juiz perante o Ministrio Pblico e as partes.

Estas provas devero ser relevantes para o mundo jurdico, para poderem ser valoradas, porm, h excees, tais como: fatos notrios, fatos axiomticos e fatos presumidos pela lei (estas apesar de relevantes no sero valoradas).

Em relao ao nus da prova, todos sabemos que quem alega tem que provar, assim quando o Ministrio Pblico alegar, ele ter que provar e esta prova dever ser convincente, j o ru quando trouxer uma prova que gere dvida, dever ser observado o in dubio pro ru, ou seja, na dvida este ser absolvido.

No que tange avaliao de provas, j foi utilizado alguns sistemas, porm hoje usado o livre convencimento motivado do juiz, ou seja, toda vez que for tomar uma deciso esta dever ser motivada, para que no ocorram injustias.

Por fim, dando nfase aos indcios, conclumos que, este um meio de prova indireto, porm tem a mesma validade das outras provas diretas e que mesmo sendo indireto o meio de prova mais utilizado, pois feito por meio de probabilidades.

Deve-se ressaltar, que da mesma maneira que os indcios possuem o mesmo valor probatrio das provas diretas, este tambm poder ser invalidado a qualquer momento da mesma forma que estas. Assim, conclui-se, que baseados em indcios, o Conselho de Justia, utilizando de seu livre convencimento, poder condenar ou absolver o acusado.

BIBLIOGRAFIA

GUIMARES, Deocleciano Torrieri. Dicionrio Tcnico Jurdico. Editora Rideel Ltda. So Paulo.

LOBO, Clio. Direito Penal Militar. 3 Edio., Braslia: Editora Braslia Jurdica, p. 582/585, 2006.

MANCIO, Geovanni Dias. A prova no Processo Penal Militar. Revista Direito Militar, AMAJME, n. 58, p. 35/39, 2006.

MIRABETE, Julio Fabbrini. Cdigo de Processo Penal Interpretado. 11 Edio., SoPaulo: Editora Atlas, p. 617/620, 2004.

NETO, Jos da Silva Loureiro. Processo Penal Militar. 5 Edio.,So Paulo: Editora Atlas, p. 35/60, 2000.

SANTOS,

Aldo

Batista

dos

Santos.

Prova

no

Direito

Brasileiro.

www.neofito.com.br/artigos

Vous aimerez peut-être aussi