Vous êtes sur la page 1sur 7

Transformador Monofsico [de Isolamento]

Transformao de Tenso
Transformao de tenso para vrias tenses de entrada: U2, U3, U23 = f (U1) Informao 1.1. Generalidades Alm da converso de energia natural - carvo, petrleo, gs, gua, vento, etc. nas centrais elctricas, outro elemento importante para a indstria da energia o transporte de energia elctrica at aos consumidores. De forma a fazer o transporte de energia elctrica economicamente, a indstria de energia deve gerar muito altas tenses, minimizando as correntes transferidas. O seguinte exemplo demonstra o que foi dito: A nossa tenso alterna monofsica de 220V. Uma central de energia elctrica gera, por exemplo, uma potncia de 100000 Kw. Com uma carga puramente Resistiva (ohmica) - cos = 1 - as correntes sero: P 100000 Kw I= I= I = 454 , 5 KA U 220 Para o transporte desta energia elctrica, durante 100 Km e com uma queda de tenso mxima de 10 % causada pela resistncia da linha, a seco calculada do condutor de cobre seria: 2l I S= Com Ua= 10 % de 220V Ua = 22V Ua
2 100000 454 , 5 KA S = 74 m 2 m 56 22V mm 2 Fazer uma linha com esta seco quase impossvel. Se o transporte de energia S=

elctrica fosse efectuado a 220 KV, ento a seco seria de 74mm2. A funo do transformador tem duas fases; a gerao da alta tenso para um transporte de energia elctrica e tambm da baixa tenso para o consumidor final. Alm destas funes no fornecimento de energia, o transformador tem importantes funes na tecnologia da metrologia e em telecomunicaes, contudo estas reas no sero aqui descritas. Em sistemas de potncia, os transformadores so usados para transformar a energia elctrica de um sistema gerador de tenso alterna para uma rede com tenso diferente, sem que a frequncia seja alterada. A tenso aplicada no lado da entrada, ou seja, no primrio.

A energia elctrica com a tenso U2 desejada obtida no lado da sada, ou seja, no secundrio. Alm destas designaes, tambm comum chamar-se lado de altatenso e lado de baixa-tenso.

Fig. 1 - Representao esquemtica do transformador no processo de transmisso de energia

1.2. Esquema Os condutores do primrio e secundrio num transformador monofsico esto isolados electricamente, i.e., no existe ligao entre os condutores. O acoplamento requerido para a transmisso de energia, conseguido atravs de um fluxo magntico. Portanto, os condutores esto enrolados num ncleo de ferro, de forma a estarem isolados electricamente uns dos outros. O ncleo de ferro constitudo por vrias lminas isoladas umas das outras. Como resultado as correntes de Eddy (Foucault) e as perdas por histerese mantm-se baixas. O isolamento das lminas feito com papel ou plstico, verniz ou uma pelcula de xido. Dependendo do desenho do ncleo magntico os transformadores monofsicos distinguem-se como couraados e no-couraados. As colunas e as culatras (ncleo que fecha o fluxo magntico) tm a mesma seco, assim o fluxo magntico presente igual em todo o ncleo de ferro. Em contradio com isto, apenas a coluna central do transformador couraado diferente. Por isso, o fluxo magntico distribudo metade para cada uma das outras colunas. Assim sendo, as colunas laterais tm apenas metade da seco da coluna central.

Fig. 2 - Ncleos magnticos do transformador monofsico 1.3. Designaes dos terminais Os fios de ligao do transformador monofsico so designados pelo nmero ou combinao nmero-letra: 1.1. ou 1U1 Primrio (incio) 1.2. ou 1U2 Primrio (final) 2.1. ou 2U1 Secundrio (incio) 2.2. ou 2U2 Secundrio (final) 1.4. Funcionamento Se uma tenso alternada U1 aplicada ao primrio (N1), com o secundrio em vazio, circula uma corrente Io em N1. O fluxo magntico gerado por Io no enrolamento de entrada produz um fluxo magntico 1, no circuito magntico. Este, de acordo com U1 e Io, um fluxo alterno. Este atravessa o secundrio e ento induz-lhe uma tenso alterna U2o.

Fig. 3 - Transformador monofsico em vazio A tenso tambm induzida no enrolamento primrio de acordo com a Lei da induo. Em conformidade com a Lei de Lenz, esta tenso auto-induzida U1o, ope-se tenso aplicada no primrio U1 (fig. 3). De acordo com a Lei da induo aplica-se o seguinte para a magnitude da tenso induzida: uo = N t A curva do fluxo magntico pode ser considerada sinusoidal. Se isto for verdade, verifica-se: = . t Com a frequncia do circuito = 2..f E o fluxo magntico de = B.A Ento: uo = N . B. A. 2. . f Significado das siglas: Valor mximo de fluxo magntico f Frequncia da tenso alternada B Induo magntica A rea do ncleo de ferro N Nmero de espiras A tenso indicada em valores eficazes: u U0 = o 2 Logo, a equao principal do transformador, a seguinte:

U0 =

N . B. A. 2. . f U0 = 4, 44. N . B. A. f 2

Portanto, o enrolamento de maior tenso tem sempre maior nmero de voltas (espiras) do que o enrolamento de menor tenso, mas no importa qual dos enrolamentos o primrio ou o secundrio. 1.5. Sem Carga No transformador real o fluxo magntico no passa na totalidade pela bobina do secundrio. Uma pequena poro fecha o circuito atravs do ar. Esta poro chama-se fluxo de disperso. O fluxo 1 gerado por I0 assim separado num fluxo principal 1h e um fluxo de disperso 1 - ver fig.3. O fluxo de disperso pode ser ignorado se o transformador estiver a funcionar em vazio, i.e., sem carga. Ento: 1 = 2 = Consequentemente, o resultado das razes de transformao para as tenses induzidas, so: U10 = 4, 44. N1 . . f U20 = 4, 44. N2 . . f U10 4, 44. N1 . . f = U20 4, 44. N2 . . f U10 N1 = U20 N2

Logo:

As tenses induzidas esto directamente relacionadas com o nmero de espiras. No caso do transformador operar sem carga, no circula corrente no secundrio. I2=0, no existe queda de tenso, logo U2o=U2. No primrio a queda de tenso causada pela corrente Io desprezvel. Grosseiramente falando, verdade que: U1o=U1. Assim:

U1 N1 = U2 N 2
As tenses do transformador esto directamente relacionadas com o nmero de espiras dos enrolamentos. A relao entre a tenso do secundrio e a do primrio, chamada a relao de transformao, n: U 6000 V n = 1N n= Exemplo U2 N 230 V As tenses nominais U1N e U2N esto expressas na placa de caractersticas do

transformador.

16 6000 2,8 4,5

LT 230 70

1990 50 S1 li0

Fig. 4 - Placa de caractersticas de um transformador monofsico A tenso em vazio U20 dada como tenso nominal para transformadores com potncias superiores a 16 KVA. Para transformadores de pequenas potncias a tenso nominal de secundrio a tenso de sada (secundrio) carga nominal com corrente activa. 1.6. Desfasamento Os dois enrolamentos do transformador, se enrolados na mesma direco e colocados na mesma coluna, ento eles so atravessados pelo fluxo magntico na mesma direco. No h desfasamento causado entre as tenses U10 e U20 e consequentemente no h desfasamento entre U1 e U2. Isto no se altera quando o enrolamento secundrio colocado na outra coluna e as designaes dos terminais mantm-se: U1 e U2 esto em fase - ver fig. 5-b). Contudo, se as designaes so aplicadas nas mesmas localizaes para o enrolamento secundrio assim como para o primrio, ento h desfasamento entre as tenses de entrada e sada ver fig. 5-c). Dependendo da posio dos enrolamentos do ncleo magntico, da disposio e direco dos enrolamentos relativamente uns aos outros, pode-se observar um desfasamento de 0 ou 180 entre as tenses do primrio e do secundrio do transformador monofsico. Como resultado, no seria necessrio efectuar as medies do ngulo de fase nos ensaios (os vectores de tenso para U1 e U2 esto indicados na referncia de carga do sistema designaes junto aos terminais). Por consequncia, as correntes causadas por estas tenses flem desde o terminal U1 pela carga, at ao terminal U2. Neste caso, a carga para a tenso de entrada U1 o enrolamento de entrada do transformador, a carga para a tenso de sada U2 a impedncia ZB conectada ao secundrio.

Fig. 5 - Relao entre as fases das tenses para o transformador monofsico 1.7. Nota especial para o transformador funcionar em vazio O enrolamento primrio do transformador quando em vazio comporta-se como uma bobine de grande indutncia. A corrente em vazio I0 muito pequena, porque a tenso auto-induzida U10 ope-se tenso aplicada U1, e quase to grande como esta. Contudo, I0 j gera o fluxo magntico mximo 1. Acresce que, nesta situao, so desprezveis as perdas no cobre comparadas com as do ferro. O circuito magntico quase saturado no processo. Agora, se U1 aumentado isto leva saturao magntica do ncleo de ferro, e o fluxo magntico no aumenta mais. Assim, U10 tambm no aumenta mais, a diferena entre U1 e U10 torna-se maior. A corrente de entrada aumenta fortemente (bem como as perdas no cobre), e o enrolamento e o ncleo de ferro aquecem consideravelmente. A tenso que to alta, pode levar destruio do transformador, funcionando em vazio, devido a circularem correntes elevadas na entrada.

Vous aimerez peut-être aussi