Vous êtes sur la page 1sur 3

Sobre o Zentyal

Ol futuros usurios Zentyal! Se voc est buscando uma soluo que integre diversos softwares open source e seja capaz de realizar tarefas de gateway, infraestrutura de rede, gerenciamento unificado de ameaas (UTM) e soluo para escritrios e comunicaes, temos uma boa notcia para voc... O Zentyal (antigo eBox Platform) est com uma verso nova e voc provavelmente vai gostar desta verso. Para maiores informaes acesse:
y

http://www.zentyal.org

Caso tenha dvidas, utilize o frum em portugus:


y

http://forum.zentyal.org/index.php?board=9.0

Segue abaixo a release oficial da verso 2.0: "Seu time favorito de desenvolvimento orgulhosamente apresenta Zentyal 2.0. Zentyal (anteriormente conhecido como eBox Platform) um Servidor Linux para pequenos negcios que pode atuar como Gateway, UTM (gerenciamento unificado de ameaas), Servidor de Escritrio, Gerenciamento de Infraestrutura, Servidor de Comunicaes Unificadas ou a combinao destas funes. O desenvolvimento do Zentyal iniciou-se em 2004 e atualmente ele uma soluo de servidor Linux a nvel empresarial que integra acima de 30 mdulos de gerenciamento de rede de cdigo aberto em uma nica tecnologia. Veja um sumrio dos novos recursos desta nova verso.

Em destaque
y y

Nova distribuio base: Ubuntu 10.04 'lucid'. Esta foi a maior alterao tendo em vista que todos os componentes Zentyal foram atualizados. Melhoria do software de gerenciamento: o mdulo de gerenciamento de software foi completamente renovado, com maior facilidade de uso e avanos visuais. Agora isto uma parte do ncleo Zentyal e tambm usado como um instalador grfico. Que inclui assistentes para auto configurao aps a instalao dos pacotes. Melhorias de performance: ns trocamos o software 'gconf' para o 'redis' e isto melhorou bastante a performance da interface de gerenciamento do Zentyal. H tambm melhoria de performance nas migraes e especialmente no mecanismo de logs.

y y y

y y

y y y

Ambiente grfico mais amigvel: ns trocamos a interface grfica do blackbox para o lxde que dar ao usurio mais conforto. O visual da interface grfica do Zentyal tambm foi melhorado. Novo mdulo Zarafa: fornece todos as funes bsicas de um servidor de colaborao (Calendrio, Contatos, Tarefas, ...) com uma interface muito parecida com a do Microsoft Exchange. Tambm fornece sincronizao com dispositivos mveis! Novo mdulo FTP: requisitado por vrios membros da comunidade, fornece uma alternativa clssica para o compartilhamento de arquivos via Samba. Modo Bridged: voc pode agora colocar o Zentyal de forma transparente entre o seu roteador WAN e a sua rede interna. Suporte HTTPS no servidor web: voc pode agora criar aplicaes web (webmail, zarafa, ou seu prprio site) de uma maneira segura, integrada com a autoridade certificadora (CA) do Zentyal. Melhorias no firewall: foi adicionada uma opo de fazer log dos redirecionamentos e tambm foi criada uma nova tabela que permite visualizar e alterar as regras adicionadas automaticamente pelos servios Zentyal. Melhorias na Autoridade Certificadora (CA): agora suporta nomes alternativos e permite a exportao e o download de arquivos PKCS12. Mdulos refeitos: o mdulo Impressoras est agora diretamente conectado com a interface CUPS para adicionar e encontrar automaticamente as impressoras, tornando tudo muito mais fcil. o mdulo Jabber tambm foi inteiramente alterado, sendo baseado agora no ejabberd e usando Zentyal MVC framework. Gerenciamento PAM diretamente da interface Zentyal: voc pode transformar os usurios LDAP em usurios que podem ter acessar shell! O acesso interface de administrao Zentyal pode ser feito agora por diferentes usurios do sistema, ao invs de uma nica senha compartilhada. O tamanho do instalador foi reduzido (apenas 460MB), agora voc vai gastar menos tempo para fazer o download e queimar um CD.

Notas importantes
Atualizao: Leve em conta que este um grande lanamento, com base em uma nova distribuio totalmente nova (Ubuntu 10.04 ao invs de 8.04). Isto significa que a migrao pode no ser simples, por isto tome bastante cuidado em faz-la em ambientes de produo. Se voc estiver atualizando uma mquina de produo altamente recomendvel que voc faa uso do bom senso e prossiga com cautela. Sempre faa o backup do seu sistema. Ns recomendamos que voc a use uma mquina virtual para instalar ou atualizar a verso 2.0. Verifique se tudo est funcionando conforme o esperado. E somente ento prossiga com a atualizao real. Certifique-se que no existe problema com o conjunto de recursos que est usando. Finalmente, se voc necessitar de algum tipo de suporte durante a migrao, no hesite em pedir nosso suporte profissional.

Repositrio: Aqui est o repositrio que voc deve acrescentar em seu APT para o Zentyal 2.0: deb http://ppa.launchpad.net/zentyal/2.0/ubuntu lucid main O Zentyal pretende oferecer uma soluo de nvel empresarial para que as pequenas e mdias empresas gerenciem de forma fcil e com um preo acessvel a sua rede de computadores. Ao utilizar Zentyal, as pequenas e mdias empresas so capazes de melhorar a confiabilidade e a segurana da sua infraestrutura de rede, reduzindo os seus investimentos e seus custos operacionais. O desenvolvimento do Zentyal foi iniciado no incio de 2004 e atualmente uma alternativa de cdigo aberto para o Windows Small Business Server. A Equipe de Desenvolvimento e os Parceiros Autorizados Zentyal oferecem uma srie de servios de assinatura como as Atualizaes de Software com Qualidade Assegurada, alertas e relatrios, acompanhamento e administrao centralizada de mltiplos servidores, Suporte Tcnico e Treinamento Certificado. Histrico com todas as mudanas: Voc pode ler o histrico com todas as mudanas da verso 1.4 para a 2.0 aqui (em ingls). Fonte: http://trac.zentyal.org/wiki/Document/Announcement/2.0/pt

Vous aimerez peut-être aussi