Vous êtes sur la page 1sur 5

Energia Solar - Converso Trmica

Nos ltimos tempos tem-se acentuado a discusso acerca das Energias Renovveis. Raro o dia, em que os nossos servios noticiosos no falam sobre o assunto. De facto, urgente que se use cada vez mais fontes energticas de origem renovvel, seja pelo elevado e incerto preo do petrleo, fonte de energia da qual o planeta fortemente dependente, seja pela necessidade de proteger o meio ambiente.
Figura 2 - Recurso solar na Europa (2)

Contudo, e apesar de existir um leque muito vasto de tecnologias de aproveitamento e converso de energia renovveis, a verdade que a sua utilizao no nosso dia-a-dia ainda muito reduzida. Factores como o preo e desempenho limitam muito a utilizao directa pelo consumidor final de energias renovveis. Porm, existe uma tecnologia que est ao alcance das famlias Portuguesas, falo da utilizao de colectores solares trmicos para captao e converso em energia trmica. Este texto tenta explicar basicamente como se pode utilizar a energia solar trmica, com recurso a tecnologia simples e as vantagens inerentes ao uso deste tipo de recurso. HISTRIA Foi um Portugus, Padre Manuel Antnio Gomes, mais conhecido como Padre Himalaya, nascido no sculo passado, o inventor do mais avanado equipamento de captao de energia solar da poca, o Pireliforo (fig. 1). Este invento galardoado na exposio Universal de St. Louis, em Abril de 1904 com duas medalhas, uma de ouro e uma de prata, era capaz de gerar temperaturas na ordem dos 3500 C, suficientes para fundir a maioria dos metais.

Figura 3 - Recurso solar em Portugal (2)

W/m . Este valor fortemente afectado pela posio do sol em relao ao local, ou seja, ir variar significativamente em funo da altura do ano (estaes). CAPTAO Para aproveitamento da energia solar, no basta colocar o colector ao sol! Alguns princpios bsicos, mas muito importantes devem ser respeitados se queremos maximizar o aproveitamento de energia, nomeadamente a inclinao e orientao do colector. Na verdade, em condies ideais um colector deveria estar sempre virado para o sol e com uma inclinao tal que permitisse a incidncia perpendicular dos raios solares na superfcie absorvedora do colector. Apesar de existirem equipamentos capazes de seguir a trajectria do sol, colocando o painel solar no azimute e altura solar correctos, no caso dos painis solares trmicos, no fcil nem vivel o seu recurso.

Figura 1 - Pireliforo (1)

Contudo, a utilizao corrente de energia solar para aquecimento de guas sanitrias comeou por volta da dcada de 80, logo a seguir ao 2. choque petrolfero, sem que este tipo de aproveitamento energtico tivesse a expresso desejada. Um dos factores apontados para tal comportamento foi a falta de qualidade dos equipamentos e das instalaes efectuadas. H que realar tambm os bons exemplos dessa altura, pois ainda hoje existem sistemas que contam j com cerca de 20 anos de funcionamento, o que prova que estamos perante sistemas com um ciclo de vida bastante longo. Em 2003 foi lanado o programa gua Quente Solar, que preconizava o binmio Equipamento Certificado e Instaladores Certificados, o qual garante o correcto funcionamento das instalaes e a recuperao do investimento. RECURSO No se percebe muito bem o facto de Portugal ser um dos pases da Europa com maior abundncia de recurso de energia solar, e ser dos pases que menos o utiliza (Fig. 2). Como se pode observar na Figura 3, Portugal tem uma insolao que varia entre 2200 a 3000 horas de sol por ano, em termos energticos, a irradiao diria mdia varia entre 14 a 17 MJ/m2. A radiao solar fora da atmosfera de 1367 W/m2 (constante solar), no entanto, ao atravessar a atmosfera parte da radiao reflectida de volta para o espao. So muitos os factores que influenciam a energia proveniente do sol que atinge a superfcie terrestre. Considera-se que num dia com cu limpo ao meio-dia, em mdia, a radiao solar de cerca de 1000

Figura 3 - Inclinao de painis solares trmicos

A inclinao do colector em relao em ao plano horizontal (fig. 3) deve ser escolhida de modo a maximizar o aproveitamento enrgico anual, caso seja esse o tipo de utilizao do sistema solar. Nesse caso, a inclinao do colector, b, deve ser a latitude do local menos 5. Por exemplo, para a produo de AQS (gua Quente Sanitria), de uma habitao em Lisboa, latitude 38, os colectores devem ter uma inclinao de 33.

Mas se estivermos perante um sistema solar para utilizao apenas numa altura especfica do ano, Vero ou Inverno, no se deve adoptar a regra anterior. A tabela 1, apresenta algumas das diferentes utilizaes que um sistema solar pode ter e a respectiva inclinao a dar ao colector. Tipo de utilizaoInclinao
Vero (casas de frias, hotis de praia, piscinas descobertas etc.) Inverno (aquecimento ambiente, casas de montanha, etc.) Anual (produo de aguas quentes sanitrias, etc.) Tabela 1 - Inclinaes tpicas para colectores solares trmicos.

Inclinao b
Latitude - 15 Latitude + 15 Latitude - 5

Os colectores solares utilizados para aquecimento de gua at temperaturas na ordem dos 80 C, so de construo bastante simples. So constitudos essencialmente por uma caixa isolada, que tem como funo albergar e proteger mecanicamente os restantes componentes. Uma cobertura, que normalmente em vidro temperado e com boas propriedades pticas. Uma placa absorsora, que dever ter um tratamento superficial selectivo, isto , que seja bom absorsor da radiao solar, mas que emita o menos possvel. Um circuito hidrulico que recolhe e transporta a energia captada. muito importante que a caixa apresente uma boa resistncia corroso, seja estanque entrada de gua, poeiras, etc. Hoje em dia comum os melhores fabricantes oferecerem 10 anos de garantia para os colectores. Os colectores solares planos com cobertura, do tipo do apresentado na figura 5, so os mais utilizados para o aquecimento de AQS. Existem no mercado outras tecnologias para gamas de temperaturas mais elevadas, nomeadamente colectores de tubos de vcuo (fig. 6 ) e colectores concentradores, para a produo de vapor ou aquecimento de guas para processos industriais.

Para que os colectores estejam virados ao sol o maior nmero de horas possvel e durante o perodo do dia em que a potncia irradiada pelo sol mxima, os colectores devem ser orientados para sul geogrfico (fig. 4), que actualmente para Portugal, coincide praticamente com o sul magntico.

Figura 4 - Orientao de painis solares trmicos Figura 6 - Colector de tubos de vcuo (3)

As regras expostas so bsicas e ideais para uma correcta instalao de colectores solares e devem ser um ponto de partida para avaliar o potencial de um determinado local. O facto de no se dispor das condies ptimas referidas, no sinnimo da impossibilidade de instalao de um colector solar. Na prtica podem existir algumas condicionantes, como por exemplo, um telhado sem inclinao e orientao ideais, sombreamentos, obstculos, etc., o que no quer dizer que no se possa aplicar energia solar. Por exemplo, um desvio de 30 na orientao do colector em relao ao sul, traduz-se numa penalizao na energia captada na ordem dos 4 %. O instalador, que deve ser certificado, estar em condies de analisar situaes que no se enquadrem nas situaes ideais e identificar as solues que melhor se adequam. O recurso solar imenso, mas ser que existe uma tecnologia acessvel e fivel para aproveitamento deste recurso? Claro que sim, e aqui reside uma das grandes vantagens da energia solar trmica em relao a outras formas de aproveitamento de energia renovvel. Os equipamentos para captao de energia solar trmica so extremamente simples (fig. 5) e quase isentos de manuteno.

ARMAZENAMENTO Raramente o consumo de energia coincide com a captao, ou a demanda de energia no igual captada, por isso necessrio recorrer ao armazenamento de energia para posterior consumo em funo das necessidades. Como tal o recurso a termoacumuladores essencial. Os termoacumuladores utilizados normalmente possuem vrias zonas de permuta de calor, permitindo a sua ligao com vrios circuitos hidrulicos, nomeadamente o de energia de apoio. Um sistema solar no autnomo, ou seja, poder haver dias ou alturas do ano em que ser necessrio recorrer a uma fonte de energia convencional, gs, electricidade, etc. Porm, mesmo que a radiao solar disponvel no fornea energia suficiente para aquecer a gua temperatura desejada, o seu contributo ser sempre importante, pois nestas situaes a energia de apoio apenas ter que contribuir com o diferencial at se atingir a temperatura desejada. Os termoacumuladores devem possuir um bom isolamento trmico, boa resistncia corroso e facilitar a estratificao da gua.

Figura 7 - Depsito Termoacumulador (3)

SISTEMAS SOLARES
Na prtica, um sistema solar trmico no constitudo por colectores e termoacumuladores, necessrio o desenho de um sistema completo para que tudo funcione na perfeio. O grau de complexidade dos sistemas depende essencialmente do fim a que se

Figura 5 - Principais componentes de um colector solar trmico (3)

destina, domstico, ou industrial. Sendo este artigo, uma introduo bsica para a compreenso da converso da energia solar em energia trmica, vo ser abordados apenas sistemas domsticos, contudo a filosofia e os princpios bsicos esto presentes nos sistemas industriais de maior dimenso. TERMOSIFO Os sistemas por termosifo so utilizados essencialmente em sistemas pequenos de aquecimento de AQS. O seu princpio de funcionamento baseia-se na diferena de densidade do fludo de transferncia, devido ao aumento de temperatura no colector. Neste tipo de sistemas, tambm designados como sistemas tipo kit, o depsito de acumulao tem de estar a uma cota superior ao colector. Na figura 8 est representado um sistema deste tipo, normalmente todo o sistema colector e termoacumulador, instalado em cima de uma cobertura.

para aplicar em habitaes equipadas com uma caldeira ou esquentador para a produo de AQS. No havendo portanto, preocupao com o espao ocupado pelo termoacumulador, que muitas das vezes tambm uma limitao. CIRCULAO FORADA Outra forma de configurao dos sistemas solares, so os sistemas de circulao forada. Este tipo de aplicao usual nos sistemas de mdia e grande dimenso. A principal diferena em relao ao sistema anterior reside no facto de se puder instalar o termoacumulador dentro da prpria habitao, recorrendo a uma bomba circuladora para transportar a energia at este. Como no um processo auto-regulado, como acontece com o termosifo, necessrio o recurso a dispositivos para controlar a transferncia de energia do campo de colectores para o(s) termoacumulador(es). A figura 10, apresenta a configurao tpica de uma instalao solar de circulao forada. Neste caso, o apoio ao sistema solar efectuado pela caldeira que tambm faz o aquecimento ambiente da habitao.

Legenda: A - Campo de Colectores B - Grupo hidrulico, inclui bomba circuladora e controlo diferencial Figura 8 - Aplicao de um sistema termosifo (4) C - Termoacumulador com duas zonas de permuta D - Energia de apoio E - Pontos de consumo

Figura 10 - Aplicao tpica de um sistema de circulao forada (5)

Figura 9 - Aplicao da energia de apoio num sistema termosifo

Existem vrias formas de incorporar a energia de apoio neste tipo de sistemas, na figura 9 apresentada uma das possibilidades, que na minha opinio das mais interessantes sob vrios aspectos para o consumidor final. Neste caso a energia de apoio proveniente de uma caldeira ou esquentador do tipo potncia modulante, o que acontece com a maioria destes equipamentos presentes no mercado. O princpio de funcionamento muito simples, o utilizador define a temperatura a que pretende utilizar a gua quente, por exemplo 45 C, se a temperatura da gua no termoacumulador for superior, o mdulo solar mistura com gua fria a gua proveniente do termoacumulador de modo que a temperatura de envio para a utilizao seja de 45 C. Caso a temperatura seja inferior a 45 C, ento o mdulo solar desvia a gua at caldeira que ir repor a energia suficiente at que esta atinja os 45 C. Este tipo de configurao evita tambm queimaduras, pois normal em determinadas alturas do ano a gua proveniente do termoacumulador atingir temperaturas na ordem dos 70 C. O aproveitamento de energia mximo, pois mesmo em dias com pouca radiao solar o sistema faz um pr-aquecimento da gua. Ou seja, o sistema convencional de aquecimento de gua gastar menos energia para o aquecimento desta, em comparao com um uma situao que no existisse o sistema solar. Este sistema ideal

Mais uma vez o princpio de funcionamento muito simples. So instaladas sondas para medio da temperatura do fludo trmico no campo de colectores e da temperatura da gua no termoacumulador. Quando o controlador diferencial, bloco B, detectar que a temperatura do fludo trmico do campo de colectores superior da gua na zona mais fria (zona inferior) do termoacumulador, a bomba circuladora entra em funcionamento, transferindo a energia para o termoacumulador. Esta transferncia cessa assim que o controlo diferencial detecte que a temperatura do termoacumulador na zona mais fria supera a do campo de colectores. Neste tipo de sistema e sempre que existe mistura da energia solar com a convencional, deve ter-se muito cuidado com a seleco do termoacumulador, este deve permitir uma boa estratificao da gua, na prtica este deve comportar-se como se fossem dois depsitos. Supondo que o utilizador escolhe uma temperatura de consumo de 45 C, a funo do sistema de apoio manter a zona mais alta do depsito a esta temperatura, zona esta, que s por si dever ter capacidade suficiente para satisfazer as necessidades energticas de AQS. Assim, podemos ter basicamente duas situaes de funcionamento. Radiao solar suficiente para aquecer todo o depsito a uma temperatura igual ou superior a 45 C, neste caso o sistema de apoio no activado e a gua para AQS 100% aquecida pelo sol, ou seja grtis!

Caso a radiao solar no seja suficiente, o sistema de apoio entra em funcionamento mas apenas para compensar a energia necessria at se atingir os 45 C, ou seja, o sistema solar ir funcionar como um sistema de pr-aquecimento de gua. Havendo consumo de AQS, a gua desloca-se da zona inferior do depsito que j recebeu alguma energia do sistema solar, para a zona da serpentina do sistema de apoio, onde ir receber a restante energia at se atingir a temperatura desejada. Contudo, necessrio que o depsito termoacumulador permita uma boa estratificao para que, havendo consumo de AQS a gua que est na zona inferior do depsito se desloque para a zona superior como se fossem camadas com diferentes temperaturas sem haver mistura. Este tipo de configurao obriga a existncia de depsitos termoacumuladores de grandes dimenses, colando problemas de atravancamento para a sua instalao. Para maximizar o rendimento do sistema solar, a temperatura na zona mais quente do termoacumulador deve ser o mais prxima possvel da temperatura de utilizao. Para evitar a mistura de energia solar com uma fonte de energia convencional pode-se, por exemplo, utilizar um depsito de inrcia s para a energia solar. Porm, este tipo de configurao fica mais dispendioso e em princpio, obriga a mais espao. O sistema de circulao forado apresentado, na minha opinio aquele que melhor se adapta tipologia de habitao em Portugal. Contudo, hoje em dia face oferta de equipamentos possvel adoptar por variadas solues, se bem que, dever ser sempre o instalador/projectista quem dever aconselhar a melhor soluo para cada caso. No esquecer que os sistemas de circulao forada tm as mais variadas aplicaes, por exemplo o aquecimento de piscinas, ou ento os importantes sistemas industriais.

PANORAMA PORTUGUS
Apesar de todas as vantagens j referenciadas na utilizao de sistemas solares trmicos e a existncia de estudos que revelam que a energia gasta para aquecimento de gua sanitria representa 50 % do consumo de energia das famlias, em gs e electricidade, verificase uma penetrao muito lenta desta tecnologia em Portugal. Em 2003 foi lanado o programa gua Quente Solar para Portugal, cujo principal objectivo era fomentar a instalao de 1 milho de m2 at 2010 a uma taxa de 150.000 m2 ao ano. Contudo, fontes oficiais (9) revelam que at ao final de 2006, apenas tinham sido instalados cerca de 28.300 m2 de colectores solares trmicos. Estima-se que em Portugal estejam em funcionamento cerca de 253.000 m2 de colectores solares trmicos. Actualmente com a publicao de novos regulamentos, com a exposio meditica destes temas nos ltimos tempos se venha a fomentar a utilizao deste tipo de recurso energtico. A obrigatoriedade do recurso a painis solares trmicos para produo de guas quentes sanitrias imposto pelo Decreto-Lei 80/2006, de acordo com as condies estipuladas no artigo 7. daquele regulamento. Para alm das poupanas que se podem obter com o recurso a esta tecnologia, existem incentivos utilizao deste tipo energia. Para os utilizadores individuais e de acordo com condies especficas possvel deduzir colecta do IRS, 30% das importncias dispendidas com a aquisio de equipamentos novos de Energias Renovveis, at ao limite de 777 , artigo 85. do CIRS. Aos colectores solares e componentes indispensveis ao funcionamento da instalao solar, aplicado uma taxa de IVA de 12 %. Tambm existem incentivos fiscais para as empresas que invistam em energia solar trmica, Dec. Reg. N. 22/99, de 6 de Outubro. Actualmente, e com as dificuldades econmicas que se verificam, um sistema com incentivos mais favorveis seria muito importante. Na prtica, o dinheiro estaria a ser canalizado para as empresas de um sector constitudo essencialmente por pequenas e mdias empresas, potenciando tambm a criao de novos empregos. Alis em boa verdade, em vez de pagar multas por excesso de emisses de CO2, o estado podia com esse dinheiro financiar o incentivo de energias renovveis. No se esquea que A quantidade de CO2 evitado por uma famlia que resolve instalar um sistema domstico de aquecimento de gua com 4m2 de colectores compensa a quantidade de CO2 por que responsvel, ao fazer com o seu carro, uma quilometragem mdia anual de 15 000 km...!(10)

OUTRAS APLICAES
A aplicao da energia solar trmica no se resume ao aquecimento de gua quente para fins sanitrios. Actualmente, assiste-se ao aparecimento/aperfeioamento de vrias tecnologias para o aproveitamento trmico da energia solar. As seguintes figuras ilustram algumas dessas aplicaes.

ENERGIAS RENOVVEIS E O CENFIM


Figura 11 - Produo de electricidade (6) Figura 12 - Descontaminao de efluentes (7)

O CENFIM, tem desempenhado um papel de relevo nestas temticas. Comeando na sensibilizao dos seus Formandos, para a preservao do ambiente e uso de fontes de energia de origem renovvel, at ao envolvimento dos Formandos em actividades de carcter ldico/competitivo na construo de prottipos que funcionam com recurso a energias renovveis. Prova disso so 1.os e 2.os lugares obtidos em duas edies do Concurso Solar Padre Himalaya, premiando, a inovao, robustez e eficincia dos nossos prottipos. Na rea do solar trmico e com brinquedos a srio, o CENFIM Porto, inicia em 2004 em colaborao com o INETI, Aces de Formao para a Certificao de Tcnicos.

Figura 13 - Dessalinizao de gua (8)

Figura 14 - Campos de colectores para instalao de arrefecimento do Centro de Formao da AUDI em Ingolstadt (1)

Actualmente o CENFIM, ministra formao acreditada pela Direco Geral de Energia e Geologia para certificao de

Tcnicos Instaladores de Sistemas Solares Trmicos. Ainda nesta temtica, o CENFIM tem vindo a desenvolver aces de formao para Projectistas de Sistemas Solares e Instalador de Sistemas Fotovoltaicos e Elicos.

CERTIF ou SOLAR KEYMARK. Deve exigir garantia, Pode exigir uma garantia de 6 anos caso o colector seja certificado e tenha sido instalado por um instalador certificado. Neste caso, o fabricante/instalador so responsveis quer por defeitos nos colectores bem como defeitos de montagem e avarias, durante o seu funcionamento normal. Actualmente as marcas de boa qualidade oferecem garantias de 10 anos ou mais, este deve ser um factor importante na altura da escolha do colector. Existe uma listagem de instaladores e equipamentos certificados: http://www.aguaquentesolar.com Vai recuperar o seu investimento, O tempo de amortizao de uma instalao solar domstica cerca de 6 a 8 anos, a partir daqui sempre a poupar. Se um fabricante oferece uma garantia de 10 anos para o colector, porque certamente ir durar mais Como j foi referido, comum encontrar instalaes a funcionar 20 anos ou mais. Contudo, importante no esquecer a manuteno dos sistemas, para beneficiar da garantia e prolongar a vida til da sua instalao solar. Samuel Teixeira - Eng. Mecnico - FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - Tcnico de Formao do CENFIM Ncleo do Porto
Referncias Bibliogrficas Manual de Instalaes Solares Trmicas, INETI www.aguaquentesolar.com Fonte: http://www.cienciaviva.pt/rede/himalaya/home/pirelioforo.asp Fonte: Frum Energias Renovveis em Portugal Uma Contribuio para os Objectivos de Poltica Energtica e Ambiental. Fonte: VIESSMANN Fonte: European Solar Thermal Industry Federation (ESTIF) Fonte: http://img.diytrade.com/ Fonte: http://www.energiasrenovaveis.com/images/upload/ColectoresSolarDetox1.jpg Fonte: http://www.psa.es/webeng/areas/instalaciones/images/ls3.jpg ADENE, Agncia para a Energia. Fonte: Utilizao de Colectores Solares para Aquecimento de gua no Sector Domstico, DGGE / IP-AQSpP

NUNCA SE ESQUEA QUE:


Os sistemas solares trmicos no so autnomos, Os sistemas solares so projectados para satisfazer cerca de 50 a 75 % das necessidades de gua quente durante um ano. Deste modo, garante-se o fornecimento a 100 % de energia durante os meses de vero. Neste tipo de aplicaes e para que a amortizao do investimento seja razovel, deve procurar-se um compromisso ideal entre a produo de energia do sistema e custo deste. Uma instalao que cubra a totalidade das necessidades energticas durante todo ano, torna-se demasiado cara e por outro lado cria problemas de sobreaquecimento no vero. Os sistemas devem ser instalados por instaladores acreditados, O profissional que est habilitado a efectuar instalaes solares o Tcnico Instalador de Sistemas Solares Trmicos, que deve ser deve detentor do respectivo CAP (Certificado de Aptido Profissional). Ele ser a pessoa indicada para esclarecer as suas dvidas, e aconselhar sobre a melhor soluo para o seu problema. Os equipamentos devem ser certificados, Instale sempre um equipamento certificado. Alis, essa uma condio obrigatria para quem recorre a subsdios especficos, e para que a contabilizao de energia proporcionada pelo sistema solar possa ser contabilizada para efeitos de avaliao de desempenho energtico do edifcio. Pea o certificado do equipamento ao seu instalador. Os equipamentos devem ser certificados segundo as normas NP EN 12975 e NP EN 12976, conforme o tipo de equipamento, ostentando nestes casos as marcas

(01) (02) (03) (04) (05) (07) (08) (09) (10)

Vous aimerez peut-être aussi