Vous êtes sur la page 1sur 16

Dinmica I

Exerccios Gerais

Prof. MSc. Valtency F. Guimares

Dinmica I - Cintica de Partculas

1.Um astronauta se encontra extraviado fora de sua nave espacial. Afortunadamente ele possui uma unidade de propulso que proporciona uma fora constante F durante 3 s. Sabendo que durante esse tempo ele se move 2,25 m e que sua massa m = 68 Kg, determine o mdulo de F.

Resposta: F = 34 N

Dinmica I - Cintica de Partculas

2. A partir de certo instante, passa a atuar sobre um bloco de massa m, que est inicialmente em repouso sobre uma superfcie lisa horizontal, uma fora constante F que corresponde a quatro vezes a massa do bloco (F = 4m), e que forma com a horizontal um ngulo , como ilustra a figura. Determine o mdulo da acelerao do bloco.

Resposta: a = 3,064 m/s2

Dinmica I - Cintica de Partculas

3. Um avio acelera em uma pista para levantar voo quando um passageiro, estudante de engenharia, decide determinar sua acelerao usando um ioi. O estudante verifica que a corda do ioi forma um ngulo de 22 com a vertical, como mostrado na figura. Determine a acelerao do avio.

Resposta: a = 3, 96 m/s2

Dinmica I - Cintica de Partculas

4. Uma equipe de engenheiros realiza um projeto de pneus para automveis, e testam um novo prottipo para analisar o comportamento dos pneus em relao ao deslizamento. Um modelo foi capaz de manter velocidade constante em um crculo de 45,7 m de raio em 15,2 s sem derrapar. Determine (a) qual foi a velocidade v e (b) a acelerao centrpeta mantida pelo automvel nesta situao. Supondo que a resistncia do ar e a fora de atrito so desprezveis, (c) qual o valor mnimo do coeficiente de atrito esttico entre os pneus e o solo.

Respostas: (a) v = 18,9 m/s (b) a = 7,81 m/s2 (c) = 0,796

Dinmica I - Cintica de Partculas

5. Considere o problema anterior e suponha agora que a curva de testes possua uma inclinao = 52. Determine neste caso o valor mnimo do coeficiente de atrito esttico entre os pneus e o solo.

Resposta: = 0,1

Dinmica I - Cintica de Partculas

6. Um balde com gua posto a girar seguindo uma circunferncia vertical de raio r, como mostrado na figura. Se a velocidade do balde no ponto mais alto va, calcule (a) a fora exercida pelo balde sobre a gua neste ponto, (b) o valor mnimo da velocidade tangencial vt para que a gua no saia do balde, e (c) a fora exercida pelo balde sobre a gua no ponto mais baixo do crculo, onde a velocidade do balde vb.

Respostas: (a) m(va2 / r g) (b) gr (c) m(v 2 / r + g) b

Dinmica I - Cintica de Partculas

7. Um automvel pesando 1,78.104 N desce uma rampa inclinada 5 com velocidade de 96,5 Km/h. O veculo freado, produzindo uma fora de frenagem (aplicada pela estrada sob os pneus) constante de 6,67.103 N. Utilizando o princpio do trabalho e energia, determine a distncia percorrida pelo automvel at parar.

Resposta: s = 127 m

Dinmica I - Cintica de Partculas

8. A figura mostra dois blocos ligados por um cabo inextensvel. Sabendo que o sistema foi abandonado do repouso, determine a velocidade do bloco A no fim de um deslocamento de 2 m. O coeficiente de atrito entre o bloco A e o plano c = 0,25. Considere a massa da polia e os atrito desprezveis.

Resposta: v = 4,43 m/s

Dinmica I - Cintica de Partculas

9. Pequenos blocos de metal so descarregados com uma velocidade de 0,45 m/s em uma rampa pela esteira superior, como mostrado. Se o coeficiente de atrito dinmico entre os blocos e a rampa de 0,30, calcule o ngulo que a rampa deve fazer com a horizontal de modo que os blocos sejam transferidos sem deslizar para a esteira inferior se movendo a velocidade de 0,15 m/s.

Resposta: = 16,62

Dinmica I - Cintica de Partculas

10. Um bloco de 2 Kg pressionado contra uma mola de constante elstica k = 500 N/m. Depois de comprimida por 20 cm, a mola solta e projeta o bloco primeiro por uma superfcie horizontal sem atrito, e depois por um plano inclinado 45, tambm sem atrito, como indicado na figura. Determine a distncia percorrida pelo bloco, ao longo do plano inclinado, at parar totalmente.

Resposta: s = 0,72 m

Dinmica I - Cintica de Partculas

11. O bloco de peso P = 2,22 N, comprimindo a mola, parte de A com velocidade inicial nula. Despreze o atrito para determinar a menor deformao da mola capaz de fazer o bloco percorrer o trilho ABCDE, sem perda de contato.

Resposta: x = 0,114 m

Dinmica I - Cintica de Partculas

12. Prximo borda de um telhado de um edifcio de 12 m de altura, um jovem chuta uma bola com uma velocidade inicial vi = 16 m/s com um ngulo de 60 com a horizontal, como mostrado na figura. Sabendo que a energia mecnica da bola se conserva, determine (a) a altura acima do edifcio que a bola alcana e (b) sua velocidade no momento imediatamente antes de chocar-se com o solo.

Respostas: (a) h = 9,79 m (b) v = 22,2 m/s

Dinmica I - Cintica de Partculas

13. Um automvel pesando 17792 N desce uma rampa inclinada 5 com velocidade de 96,5 Km/h, quando os freios so acionados, produzindo uma fora de frenagem (aplicada pela estrada sob os pneus) total e constante de 6672 N. Determinar o tempo necessrio para o automvel parar.

Resposta: t = 9,49 s

Dinmica I - Cintica de Partculas

14. A figura mostra as velocidades dos cursores A e B, antes do choque. Se aps a coliso o cursor A tem velocidade de 5,4 m/s para a esquerda, determine a velocidade de B.

Resposta: vB = 0,6 m/s

Dinmica I - Cintica de Partculas

15. Um bloco de 9 Kg est se movendo para a direita com uma velocidade de 0,6 m/s sobre uma superfcie horizontal quando uma fora P aplicada a ele no instante t = 0. Calcule a velocidade v do bloco quando t = 0,4 s. O coeficiente de atrito dinmico din = 0,3.

Resposta: v = 1,823 m/s

Vous aimerez peut-être aussi