Vous êtes sur la page 1sur 36

FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

Maring, 2009

INTRODUO
Na maioria dos pases do mundo, o modelo energtico, baseado no consumo de combustveis fsseis, ou seja, petrleo, gs natural e carvo. Qual o principal problema deste modelo? - os recursos no so renovveis, alm de ocasionarem muitos danos ao ambiente, como a poluio atmosfrica, causadora do agravamento do efeito estufa. - A dependncia de consumo de combustveis fsseis para a produo de energia certamente afeta a vida na terra e compromete a qualidade ambiental os trabalhos cientficos e tecnolgicos do mundo atual devem ser dirigidos para produzir outros tipos de energia (que sejam menos poluidoras e que causem menos impactos ambientais, diferente do petrleo), as chamadas energias alternativas.

Qual a soluo?

INTRODUO
Do ponto de vista do estudo cientfico pode-se afirmar que a vida sobre a Terra interagiu com trs fontes primrias de energia, a saber: Fonte Solar, Fonte Geotrmica e Fonte Gravitacional.

Fontes Renovveis de Energia


As Fontes Primrias de Energia apresentam-se disponveis aos seres vivos na forma ou estado que os ciclos da natureza oferecem e determinam. A Fonte Solar contribui com a formao da biomassa, com o movimento das guas (ciclos pluviomtricos e rios), com a formao dos ventos (ciclos climticos) e com o movimento dos oceanos (ondas e mars). A Fonte Gravitacional, altamente instvel porm dinmica, influi nos ciclos climticos das guas (evaporao e chuvas), na atividade elica (formao e deslocamento das massas de ar e ventos) e atua tambm nos movimentos naturais dos oceanos. A Fonte Geotrmica, produz calor irradiado do centro da Terra, e em casos extremos se apresenta ao mundo exterior na forma de vulces e fontes de giser (fontes trmicas de lquidos e gases acompanhados de altas presses).

INTRODUO
Com a evoluo dos tempos a humanidade passou a relacionar-se com a natureza por meio de outras quatro FONTES SECUNDRIAS RENOVVEIS DE ENERGIA
Energia dos Oceanos Energia Elica Energia Hidrulica Energia da Biomassa

Em confronto com o conjunto das energias primrias e secundrias renovveis, dois grandes acontecimentos foram marcantes no sculo XX o uso da energia nuclear, que tambm uma FONTE PRIMRIA DE ENERGIA que produz calor por meio de reatores atmicos alimentados por elementos radiativos processados como urnio, plutnio e outros. A Fonte Nuclear de Energia uma fonte NO RENOVVEL esgotou, acabou.

O outro grupo importante de fonte de energia NO RENOVVEL o mais conhecido de todos, uma vez que nos ltimos sculos as reas desenvolvidas da terra conviveram com ele. o grupo das FONTES SECUNDRIAS NO RENOVVEIS DE ENERGIA, composto pelo petrleo (e seus derivados), gs natural, carvo mineral, xisto e turfa.

INTRODUO
FONTES PRIMRIAS E SECUNDRIAS RENOVVEIS E NO RENOVVEIS DE ENERGIA

Diagrama Ennio

O que significa energia alternativa? A energia alternativa (ao petrleo), uma forma de produzir energia eltrica, causando menos problemas sociedade atual, ao ambiente e, consequentemente, menos poluio. Quais os principais tipos de Energia alternativa? Energia Solar Energia Elica Energia Nuclear Energia da Biomassa Energia Hidrulica Clula a Combustvel - Hidrognio

ENERGIA HIDRULICA (Hidroeltrica)


A energia hidrulica considerada alternativa em relao aos combustveis fsseis, no entanto, no Brasil ela utilizada rotineiramente. As Usinas hidroeltricas so constitudas de 2 partes. Uma onde fica o gerador, que produz a energia eltrica. Outra onde fica a turbina e que movida pela gua.

Nas usinas hidroeltricas, a energia eltrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de gua represada a uma certa altura. A energia potencial que a gua tem na parte alta da represa transformada em energia cintica, que faz com que as ps da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia eltrica.

ENERGIA HIDRULICA (Hidroeltrica)


A energia hidrulica, tem muitas vantagens, porque uma fonte limpa, no causa grandes impactos ambientais globais, renovvel e muito barata comparada com as outras fontes. As principais desvantagens, so: inundao de reas habitadas causando deslocamentos de populaes e destruio da flora e fauna.
De toda energia eltrica produzida no Brasil, quase 97% produzida em usinas hidroeltricas. De todas as formas de produo de energia, a energia hidroeltrica uma das mais limpas, no polui o ar e pode ser considerada ecologicamente correta. De todas as formas de produo de energia EM GRANDE ESCALA, a hidroeltrica a nica totalmente renovvel e que no produz nenhuma poluio atmosfrica. Um dos efeitos colaterais da construo de uma usina hidroeltrica a Regularizao da Vazo do Rio. Isto quer dizer que o rio passa a ter gua o ano todo e nas pocas de chuva no provoca inundaes e enchentes. Para poder dispor de gua (matria prima da usina hidroeltrica) mesmo nos perodos de estiagem (meses secos entre maio e novembro), construdo um reservatrio de acumulao, onde a gua do vero (meses com muita gua) guardada at a chegada do inverno.

ENERGIA HIDRULICA (Hidroeltrica)

A maior usina hidroeltrica do Brasil (Foz do Iguau) que tem capacidade de 12600 MW

O reservatrio propicia a preservao da fauna e da flora. Nos meses de estiagem muito comum alguns rios ficarem secos, destruindo totalmente a sua fauna e flora. O reservatrio propicia tambm o desenvolvimento da piscicultura garantindo a sobrevivncia dos profissionais da pesca. Por fim, o reservatrio pode ser um local para de lazer. O tamanho (capacidade) do reservatrio calculado de forma muito criteriosa (os estudos levam em considerao 10.000 anos de chuvas), para que mesmo nos perodos de grande estiagem o reservatrio no chegue ao mnimo.

Energia Solar: Abundante


uma energia abundante, porm, muito difcil de us-la diretamente. Ela limpa e renovvel, e pode ser usada de trs maneiras: Clulas fotovolticas: so consideradas as que mais prometem da energia solar. A luz solar diretamente transformada em energia, por meio de placas que viram baterias. Captadores planos, ou coletores trmicos: num lugar fechado aquecem a gua, que com presso do vapor, movem turbinas ligadas aos geradores. Espelhos cncavos refletores, tambm chamados de captadores de energia: mantm a energia do sol que aquecem a gua com mais de 100 C em tubos, que com a presso, movimentam turbinas ligadas ao gerador. Tm que acompanhar diretamente os raios do sol, para fazer um aproveitamento melhor, o que pode se tornar um problema.

Energia Solar: Abundante


Clula Voltaica
A energia fotovoltaica fornecida de painis contendo clulas fotovoltaicas ou solares que sob a incidncia do sol geram energia eltrica. A energia gerada pelos painis armazenada em bancos de bateria, para que seja usada em perodo de baixa radiao e durante a noite. A converso direta de energia solar em energia eltrica realizada nas clulas solares por meio do efeito fotovoltaico, que consiste na gerao de uma diferena de potencial eltrico atravs da radiao. O efeito fotovoltaico ocorre quando ftons (energia que o sol carrega) incidem sobre tomos (no caso tomos de silcio), provocando a emisso de eltrons, gerando corrente eltrica. Este processo no depende da quantidade de calor, pelo contrrio, o rendimento da clula solar cai quando sua temperatura aumenta. No Brasil j usado, em uma escala significativa, o coletor solar que utiliza a energia solar para aquecer a gua e no para gerar energia eltrica.

Painel solar fotovoltaico que usa energia da luz solar para sustentar telefone celular pblico em local isolado na Austrlia.

O uso de painis fotovoltaicos para converso de energia solar em eltrica vivel para pequenas instalaes, em regies remotas ou de difcil acesso.

Energia Elica: limpa, mas demorada

(processo lento)

a energia mais limpa que existe. A energia elica, que tambm pode ser denominada de energia dos ventos, uma energia de fonte renovvel e limpa, porque no se acaba ( possvel utiliz-la mais que uma vez), e porque no polui nada.
O vento (fonte da energia elica), faz girar hlices que movimentam turbinas, que produzem energia. A Energia Cintica do vento convertida em Energia Mecnica de rotao por meio de um rotor de eixo vertical ou horizontal.

Energia Elica: limpa, mas demorada

(processo lento)

A utilizao desta fonte energtica para a gerao de eletricidade, em escala comercial, teve incio h pouco mais de 30 anos e por meio de conhecimentos da indstria aeronutica, os equipamentos para gerao elica evoluram rapidamente em termos de idias e conceitos preliminares para produtos de alta tecnologia.

No so muitos os lugares em que existem condies favorveis ao aproveitamento da energia elica, ou seja, no todo lugar que apresenta ventos constantes e intensos. Os lugares que tem as melhores condies para atividade, so: norte da Europa, norte da frica e a costa oeste dos Estados Unidos.
H modelos de gerao de 1KW/10Metros at 500KW/50 metros de altura. H aplicaes em todo o mundo, no Brasil tem-se as chamadas fazendas elicas no Ceara, no Parque do Mucuripe, que tem potncia nominal de 1200KW - 3,8 milhes de KWh por ano, energia suficiente para abastecer uma cidade de 15.000 habitantes com 3.000 residncias. So timas para mdios e grandes sistemas de gerao.

Um exemplo de lugar am que a energia dos ventos econmica, o Estado da Califrnia, que com o aproveitamento dessa energia, economizou mais de 10 milhes de barris de petrleo.

BIOMASSA - uma energia biolgica ou vegetal(?)


Esta uma designao genrica que engloba o aproveitamento energtico da matria orgnica dos resduos provenientes das mais diversas atividades. A biomassa se divide em trs classes: slida, lquida e gasosa.

A slida proveniente dos produtos e resduos da agricultura, das florestas e da frao biodegradvel dos resduos industriais e urbanos. A biomassa lquida encontrada em uma srie de biocombustveis lquidos. Como por exemplo, o biodiesel, o etanol e o metanol. A gasosa encontrada nos efluentes agropecurios. Pode ser encontrada tambm nos aterros de resduos slidos urbanos, como resultado da degradao biolgica anaerbia da matria orgnica. formada por uma mistura de metano e gs carbnico. A energia gerada por meio da combusto.

BIOMASSA - uma energia biolgica ou vegetal(?)


Provavelmente as principais fontes de energia do sculo XXI sero de origem biolgica, produzidas a partir da biotecnologia. A Agncia Internacional de Energia (AIE) calcula que dentro de mais ou menos vinte anos, cerca de 30% do total da energia consumida pela humanidade ser proveniente da biomassa.

Em geral, salvo algumas excees, so energias "limpas", isto , no produzem poluio e nem se esgotam e, pelo contrrio, at podem contribuir para eliminar parte da poluio, devido ao uso produtivo que fazem do lixo e outros detritos. Qual o grande problema de sua utilizao? Em geral a energia da biomassa, derivada de plantas cultivadas, portanto, necessitam de uma extensa quantidade de terra. Estima-se que para movimentar todos os meios de transportes do planeta s usando biocombustveis, as terras usadas para agricultura teriam que ser duas vezes maiores do que j so.

BIOMASSA - uma energia biolgica ou vegetal(?)


o etanol responde por metade dos combustveis de carro produzidos no Brasil. Em vrios pases, mas principalmente nos Estados Unidos, o biodiesel de origem vegetal usado puro, ou junto ao leo diesel comum. Segundo o diretor do centro nacional de bioenergia: Os biocombustveis so a opo mais fcil de ampliar-se o atual leque de combustveis

Energia Nuclear - eficaz, mas perigosa


Alguns pesquisadores acreditam que as Usinas Nucleares devem ser vistas como Bombas-Relgio, e que foram o resultado de uma precipitao da cincia. Lanadas como a soluo definitiva de fonte de energia, demonstraram, segundo eles, depois que trazem mais malefcios do que vantagens. Essas afirmaes ganharam fora, sobretudo, depois do acidente de Chernobyl e, muitas usinas nucleares passaram e ser desativadas. No entanto, alguns pases dependem quase que exclusivamente desse tipo de usina. Na Frana, por exemplo, cerca de 80% (?) de toda energia eltrica produzida de origem nuclear. No Japo chega a 90% (?). Acredita-se que os pases que no tm recursos hdricos nem petrolferos suficientes, no tero outra alternativa. No entanto, h a necessitade de se descobrir um novo processo nuclear seguro. Caso contrrio tero grandes dificuldades. Pode ser considerada uma energia limpa, mas tem um lado ruim, gera lixo atmico, ou resduos radioativos, que so muitos perigosos aos seres humanos, causam mortes e doenas graves.

Energia Nuclear - eficaz, mas perigosa


Este tipo de energia obtida a partir da fisso do ncleo do tomo de urnio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. O que urnio enriquecido?
O tomo constitudo de um ncleo, onde esto situados dois tipos de partculas: os prtons que possuem cargas positivas e os nutrons que no possuem carga. Em torno do ncleo, h uma regio denominada eletrosfera, onde se encontram os eltrons, que tm cargas negativas. tomos do mesmo elemento qumico, que possuem o mesmo nmero de prtons e diferente nmero de nutrons so chamados istopos. O urnio possui dois istopos: 235U e 238U. O 235U o nico capaz de sofrer fisso. Na natureza s possvel encontrar 0,7 % deste tipo de istopo. Para ser usado como combustvel em uma usina, necessrio enriquecer o urnio natural. Um dos mtodos filtrar o urnio atravs de membranas muito finas. O 235U mais leve e atravessa a membrana primeiro do que o 238U. Esta operao tem que ser repetida vrias vezes e um processo muito caro e complexo. Poucos pases possuem esta tecnologia para utilizar em escala industrial.

Energia Nuclear - eficaz, mas perigosa

Diagrama do reator de uma Usina Nuclear

O urnio colocado em cilindros metlicos no ncleo do reator que constitudo de um material moderador (geralmente grafite), para diminuir a velocidade dos nutrons emitidos pelo urnio em desintegrao, permitindo as reaes em cadeia. O resfriamento do reator do ncleo realizado por meio do aporte de lquido ou gs, que circula atravs de tubos, pelo seu interior. Este calor retirado transferido para uma segunda tubulao onde circula gua. Por aquecimento esta gua se transforma em vapor (a temperatura chega a 320oC) que vai movimentar as ps das turbinas, que movimentaro o gerador, produzindo eletricidade. Depois este vapor liquefeito e reconduzido para a tubulao, onde novamente aquecido e vaporizado.

Energia Nuclear - eficaz, mas perigosa


O Brasil possui 3 (trs) Reatores (Usinas) Nucleares. O de ANGRA 1 mais conhecido como Usina Vaga-Lume. Operando com 645MW. Capacidade total 657 MW A Usina Nuclear Angra 2 produz energia eltrica em pequena quantidade, que no d para abastecer toda a cidade do Rio de Janeiro. Operando em 1354 MW No mbito governamental est em discusso a implantao da Usina Nuclear Angra 3, por causa do dficit de energia no pas. Dever entrar em operao em 2014. Ter uma potncia bruta de 1350 MW. O reator de ANGRA 3, foi comprado da Alemanha.

Clula a Combustvel Hidrognio


Energia fcil e barata, sem gerar poluio, capaz de movimentar veculos e produzir eletricidade para uso comercial e residencial . A clula a combustvel se baseia no uso de hidrognio como combustvel, possvel obter energia em grande quantidade, e alm disso o produto da queima do hidrognio a gua, que no polui de forma alguma. Embora o conhecimento do principio de funcionamento da clula a combustvel seja bastante antigo, o entendimento de como ela realmente funciona relativamente recente.
Enquanto uma bateria comum leva o seu combustvel e o seu comburente no interior, na clula a combustvel um gs, como o hidrognio e o comburente oxignio so bombeados para o seu interior, e a combinao de ambos e os eletrodos especiais, resultam em eletricidade, que pode ser usada para alimentar um circuito externo. As vantagens desse sistema so inmeras, mas a principal est na possibilidade de fornecimento de energia na forma constante e ilimitada. Tipos de clulas so: MCFC (maltem carbonate fuel cell), SOFC (solid oxid fuel cell), PAFC (phosphoric acid fuel cell), e as mais usuais PEM (protn exchange membrane).

Clula a combustvel
Fonte: www.nea.ufma.br

Clula a Combustvel Hidrognio


O uso do hidrognio como combustvel est avanando mais rapidamente, havendo vrios prottipos de carros nos pases desenvolvidos que so movidos a hidrognio, que gera eletricidade, e descarregam, como j dito, gua em seus escapamentos. Calcula-se que j na prxima dcada existiro modelos comerciais de automveis eltricos cujo combustvel

Uma das aplicaes deste tipo de energia, o NEBUS um nibus da Mercede Bens, que utiliza clulas de hidrognio com 250KW de potncia, sem poluio alguma. Subtraindo a potncia necessria ao prprio funcionamento da clula, que se converte em calor para a alimentao do sistema eltrico e de ar condicionado, sobra para a propulso 190KW que corresponde a uma potncia de 260CV e autonomia para 250Km, com um tanque de 45m3 de Hidrognio.

Vous aimerez peut-être aussi