Vous êtes sur la page 1sur 10

Art. 621.

O devedor de obrigao de entrega de coisa certa, constante de ttulo executivo extrajudicial, ser citado para, dentro de 10 (dez) dias, satisfazer a obrigao ou, seguro o juzo (art. 737, II), apresentar embargos. Pargrafo nico. O juiz, ao despachar a inicial, poder fixar multa por dia de atraso no cumprimento da obrigao, ficando o respectivo valor sujeito a alterao, caso se revele insuficiente ou excessivo.

Segundo a lio de Pontes de Miranda

[07]

, "coisa certa a coisa individuada (...) os

sinais distintivos bastam para a identificao (...) Se a coisa que h de prestar foi indicada com caractersticas que em sua totalidade outras coisas tm, uma dentro do gnero; no coisa certa (...)". Em suma, "A obrigao de dar coisa certa obrigao em que se determinou o objeto a ser prestado e se individuou tal objeto". No mesmo sentido, Caio Mrio
[08]

, ensinando que a obrigao de dar coisa certa "se

caracteriza por gnero, qualidade e quantidade (...) Giorgi ensina ser a determinada, o certum corpus distinto das outras coisas e dos outros indivduos, e que se diferencia da coisa incerta ou da dvida de gnero, em que falta a meno dos caracteres individuais, restando apenas a determinabilidade pelo gnero e pela quantidade". Escudada em tais doutrinas a jurisprudncia j decidiu, e.g. que: - Lastreada a execuo em ttulo tendo por objeto a importncia de 2.900 sacas de soja "in natura" o procedimento adequado a ser adotado o da execuo para entrega de coisa incerta. [09]; - Se o ttulo representado por genrica quantidade de produto, a execuo deve observar o disposto no art. 629, combinado com o art. 621 e seguintes do CPC [10]; - Tratando-se de obrigao para entrega de sacas de coisa fungvel, a execuo dever atender o preceituado nos artigos 629 e 630 do CPC. [11]; Vencidos tais prolegmenos, vale alertar que o teor do artigo 621 revela contradio sistemtica e carece de leitura conforme as inmeras alteraes emanadas das ltimas reformas do CPC. Primeiramente, faz incorreta remisso necessidade de segurana do juzo para a interposio de embargos do devedor, remetendo ao vetusto preceito 737, expressamente revogado pela Lei n. 11.382/2006, cujo bojo trouxe o art. 736 prevendo atualmente que "O executado, independentemente de penhora, depsito ou cauo, poder opor-se execuo por meio de embargos." (Art. 736).

Quanto ao ponto vale colacionar as observaes de Humberto Theodoro Jr. [12]:


"A Lei n. 11.382/06 (...) ao remodelar a sistemtica do processo de execuo, revogou o art. 737 e modificou a redao do art. 736 para adotar orientao completamente oposta, qual seja, a de que a oposio do executado execuo por meio de embargos dar-se- "independentemente de penhora, depsito ou cauo". Seguiu-se, destarte, o padro do direito italiano (...) A segurana do juzo no foi, propriamente, eliminada da disciplina dos embargos execuo. Mudou, porm, de papel. Em lugar de condio de procedibilidade passou a ser requisito do efeito suspensivo, quando pleiteado pelo embargante (art. 739-A, 1.)"

Ademais, o prazo de 10 dias para entregar a coisa no mais coincide com o prazo para interpor embargos, tambm alterado pela Lei n. 11.382/2006 para o lapso de 15 dias, contados da data da juntada dos autos do mandado de citao (Art. 738). Portanto, os prazos para entrega ou depsito da coisa e para o manejo de embargos do devedor se tornaram autnomos e independentes. Sendo assim, citado para entregar coisa certa, ao devedor ser facultado: a)Entregar o bem no prazo de 10 dias, reconhecendo juridicamente o pedido executivo, gerando a extino do feito; b)Depositar a coisa no prazo de 10 dias (ato que no importa reconhecimento jurdico do pedido) a fim de paralisar os riscos da imposio de astreinte e ressalvar um eventual direito de reteno, tirando embargos do executado no prazo de 15 dias; c)Embargar a execuo no prazo de 15 dias, sem depositar a coisa em juzo no decndio legal, sujeitando-se aos riscos da demanda. Diz o pargrafo nico que o juiz, ao despachar a inicial, poder fixar multa por dia de atraso no cumprimento da obrigao, ficando o respectivo valor sujeito a alterao, caso se revele insuficiente ou excessivo. Os Tribunais tm decidido de forma correta que tal multa por dia de atraso prevista no pargrafo nico do art. 621 do CPC traduz faculdade de imposio ex officio de astreinte, com incidncia no caso em que no houve entrega do bem prometido em tempo hbil [13]. Tambm sedimentaram que a imposio de multa-diria prescinde de investigao anmica sobre a m-f do devedor (requisito inexistente na norma) e se sujeita a mutvel calibragem do juzo quando o quantum fixado mostrar-se diminuto ou excessivo, podendo ser reduzido ou

aumentado para um valor que se mostre condizente com a razoabilidade e proporcionalidade inerentes as especificidades do litgio [14]. Quanto cobrana da multa qui creditada em favor do exeqente, concordamos com Gledson Marques de Campos quando prope que, diante do desaparecimento da ao de execuo autnoma fundada em ttulo judicial em nosso sistema, o passivo decorrente astreinte dever ser implementado "nos termos dos arts. 475-I e seguintes do CPC, inclusive com a possibilidade de impugnao por parte do executado (CPC, art. 475-J, 1.), sendo processada em autos apartados, apenas para no haver dificuldade com o trmite da execuo especfica." [15].
Art. 622. O devedor poder depositar a coisa, em vez de entreg-la, quando quiser opor embargos.

Seguindo a sorte do art. 621, caput, o preceito em comento se tornou letra morta por fora da Lei n. 11.382/2006, conforme razes j alhures externadas. Destarte, o depsito da coisa, voluntrio (art. 622) ou compulsrio (art. 625), j no condicionante da defesa do devedor mediante embargos, significando o primeiro to somente uma conduta proativa de garantia contra os riscos do descumprimento e de salvaguarda a eventual direito de reteno em relao a benfeitorias e acesses edificadas no objeto da pretenso executiva.
Art. 623. Depositada a coisa, o exeqente no poder levant-la antes do julgamento dos embargos.

A redao original deste artigo emana da Lei n. 8.953/94, publicada na poca em que o ajuizamento dos embargos sempre produzia efeito suspensivo na execuo e o levantamento da coisa se condicionava ao futuro julgamento de improcedncia da ao incidental de defesa do devedor. No procedimento contemporneo (Lei n. 11.382/06) a generalidade do efeito suspensivo nos embargos cedeu lugar excepcionalidade da paralisao, doravante subordinada a prova do cumprimento de todas as exigncias do art. 739-A, 1. do CPC, quais sejam: o requerimento expresso e fundamentado do embargante demonstrando a relevncia dos fundamentos defendidos nos embargos; o risco manifesto do prosseguimento da execuo ante a ecloso de grave dano de difcil ou incerta reparao e a prvia garantia da execuo por penhora, depsito ou cauo suficientes.

Desta forma parece no mais subsistir a necessidade de aguardar o julgamento dos embargos para somente aps viabilizar o levantamento da coisa pelo exeqente, merecendo prestgio o entendimento de que "o art. 623 somente se aplica no caso de embargos ou de impugnao suspensiva da execuo. Em tal hiptese, aps o juzo de improcedncia dos embargos, o exeqente poder levantar a coisa, pois a execuo prosseguir, embora provisoriamente (art. 587, segunda parte)."
[16]

Art. 624. Se o executado entregar a coisa, lavrar-se- o respectivo termo e dar-se- por finda a execuo, salvo se esta tiver de prosseguir para o pagamento de frutos ou ressarcimento de prejuzos.

A entrega da coisa pelo devedor no decndio legal importa em reconhecimento jurdico que desaguar na lavratura do termo e, pagas as despesas do processo
[17]

, no

subseqente fim da execuo (art. 794, I), ressalvada a hiptese de pendncia do pagamento de frutos ou ressarcimento de prejuzos.
Art. 625. No sendo a coisa entregue ou depositada, nem admitidos embargos suspensivos da execuo, expedir-se-, em favor do credor, mandado de imisso na posse ou de busca e apreenso, conforme se tratar de imvel ou de mvel.

O preceito em comento auto-explicativo e regra os desdobramentos da inao do executado: a ausncia de entrega ou depsito da coisa; bem como o no requerimento ou o indeferimento de efeito suspensivo nos embargos defensivos (739-A, 1.), provocar a expedio de mandado de imisso na posse (imveis) ou de busca e apreenso (mveis ou semoventes [18]) em favor do credor.
Art. 626. Alienada a coisa quando j litigiosa, expedir-se- mandado contra o terceiro adquirente, que somente ser ouvido depois de deposit-la.

O terceiro adquirente sofrer as conseqncias do mandado de imisso ou de busca e apreenso quando, por fora da aquisio consumada depois de instaurada a lide, tiver em seu poder o objeto da entrega almejada, restando presumida sua incurso em fraude execuo (art. 593, I). Intimado para os fins do art. 626, de duas uma: ou entrega a coisa e se livra da demanda ou se insurge mediante embargos de terceiro, pois, segundo a doutrina majoritria, trata-se de mero responsvel que "no se torna parte apenas em virtude de os mecanismos executivos investirem contra bem que est em seu poder" [19].

Defendendo a corrente minoritria e reputando o terceiro adquirente como parte legtima para tirar embargos execuo, observa Araken de Assis que ante a supresso do art. 737 e a sobrevinda do preceito 736, desatrelou-se a defesa executiva do prvio depsito do bem em litgio, surgindo, para aqueles que advogam tal tese, um evidente conflito interpretativo com o art. 626 em comento, o qual se resolveria da seguinte maneira:
"Em razo da revogao do art. 737, II, pela Lei 11.382/2006, h dois termos de alternativa para o art. 626: ou considera-se a regra revogada, implicitamente, pelo art. 736, caput, que dispensa o depsito para embargar; ou entende-se que o legislador, nas particularidades do caso, optou por manter o requisito. Parece prefervel a primeira soluo. O art. 626 foi "esquecido" pelo legislador da reforma, sempre desatento aos reflexos de suas reformas parciais no conjunto do CPC. Por outro lado, o depsito "suficiente" subsiste como exigncia para a concesso do efeito suspensivo (art. 739-A, 1., parte final)" Art. 627. O credor tem direito a receber, alm de perdas e danos, o valor da coisa, quando esta no lhe for entregue, se deteriorou, no for encontrada ou no for reclamada do poder de terceiro adquirente. 1 No constando do ttulo o valor da coisa, ou sendo impossvel a sua avaliao, o exeqente far-lhe- a estimativa, sujeitando-se ao arbitramento judicial. 2 Sero apurados em liquidao o valor da coisa e os prejuzos.

Na execuo para entrega de coisa certa o credor no obrigado a exaurir todos os meios e formas para encontrar a res devida ou busc-la nas mos de quem quer que a possua. Presente a deteriorao, ausente a entrega ou o depsito, ou desconhecido o paradeiro do objeto perseguido [20] e ponderadas as dificuldades e os dispndios de uma tutela jurisdicional especfica, ser dado ao exeqente formular liquidao incidental com a converso da execuo de desapossamento para quantia certa, a fim de obter o equivalente pelo metro da pecnia, tanto em relao ao valor da coisa, quanto s perdas e danos porventura existentes no caso concreto [21]. Dispondo o ttulo o valor expresso da coisa, poder o credor requerer a imediata liquidao das perdas e danos. No constando do ttulo o valor da coisa, ou sendo impossvel a sua avaliao, o exeqente apresentar a sua estimativa, sujeitando-se ao arbitramento judicial. Com acerto a jurisprudncia j esclareceu que "a petio que d incio ao procedimento de apurao em execuo para entrega de coisa inexitosa (CPC, art. 627) no

se submete aos rigores dos arts. 282 e 283, do CPC, bastando que a parte credora indique expressamente o modo de liquidao e aponte os elementos a serem levados em considerao para fins de arbitramento, propiciando, ainda, ampla defesa parte devedora, cumprindo, assim, o objetivo almejado com a garantia do devido processo legal". [22] Diante da omisso torna-se imprescindvel a prvia liquidao incidental porquanto somente depois de concretizada o processo seguir os trmites da execuo por quantia certa (procedimento expropriatrio), nos termos do art. 652 et.seq. [23]. Nesse passo, ainda inerente espcie, a respeitvel manifestao do STJ [24]:
"O objetivo especfico da execuo para entrega da coisa a obteno do bem que se encontra no patrimnio do devedor (ou de terceiro). Caso no mais seja encontrado o bem, ou no caso de destruio ou alienao, poder o credor optar pela entrega de quantia em dinheiro equivalente ao valor da coisa e postular a transformao da execuo de coisa certa em execuo por quantia certa, na linha do art. 627, CPC.- Indispensvel, nessa hiptese, contudo, a prvia apurao do quantum, por estimativa do credor ou por arbitramento. Sem essa liquidao, fica invivel a converso automtica da execuo para entrega da coisa em execuo por quantia certa, mormente pelo fato que a execuo carecer de pressuposto especfico, a saber, a liquidez" [25].

Para melhor sedimentao, vale exemplificar tal procedimento, mediante a descrio de um caso concreto muito comum nos foros da Regio Centro-Oeste: 1) "A" ajuza execuo para entrega de coisa certa em face de "B", tendo por objeto um contrato de parceria pecuria prevendo a entrega de 200 vacas individuadas, dotadas de propriedades e marcas muito especficas, dispostas nos termos da avena; 2) Conclusos os autos, haver despacho: "Cite-se o executado para que em 10 (dez) dias satisfaa a execuo ou deposite a coisa resguardando os riscos da demanda, podendo, sem necessidade de prvia segurana, interpor embargos do devedor no prazo de 15 (quinze) dias (art. 738)"; 3) Diante da inrcia do devedor, se expedir mandado de busca e apreenso das reses: "Expea-se mandado de busca e apreenso dos semoventes, com as especificaes constantes na exordial"; 4) Caso o mandado seja infrutfero em razo de ter sido certificada a inexistncia das vacas na propriedade do executado, caber ao exeqente atravessar petio requerendo a liquidao incidental do objeto do contrato para quantia certa;

5) Recebendo a splica o juiz poder valer-se da nomeao de perito para o mister, facultando a elaborao de quesitos prvios; 6) Vindos os esclarecimentos, o magistrado proferir interlocutria, liquidando o valor exeqendo [26], deciso que desafiar agravo de instrumento; 7) Esgotadas as vias recursais sem reforma da deciso, se iniciar o procedimento de execuo por quantia certa. Outro debate intrigante aquele pertinente aos limites da precluso para investigao de matrias de ordem pblica aps a converso do rito. Com certa vantagem, tem prevalecido a corrente admitindo a futura discusso de objees no suscitadas no contraditrio da liquidao incidental, desde que o devedor no tenha tirado embargos nos termos do art. 621, in fine [27]; porquanto em matria inatacada no incidem os efeitos da coisa julgada. Quanto coexistncia da liquidao do valor da coisa devida com o valor das perdas e danos nos prprios autos da converso, registra Paulo Henrique Lucon
[28]

que a

convenincia do juzo diante das particularidades da lide ditar a necessidade de arbitramento conjunto, ou seja, "a liquidao relativa quantificao do bem pode ser feita conjuntamente ou no com o arbitramento das perdas e danos; competir ao juiz verificar a convenincia para o regular e rpido desenvolvimento do processo de se proceder fixao conjunta". Entrementes, tem sido comum os Tribunais orientarem que frustrada a entrega de coisa fundada em ttulo executivo extrajudicial, a apurao do equivalente pecunirio e das perdas e danos pode e deve ser feito simultaneamente, visando agilizar a oferta de tutela jurisdicional [29].
Art. 628. Havendo benfeitorias indenizveis feitas na coisa pelo devedor ou por terceiros, de cujo poder ela houver sido tirada, a liquidao prvia obrigatria. Se houver saldo em favor do devedor, o credor o depositar ao requerer a entrega da coisa; se houver saldo em favor do credor, este poder cobr-lo nos autos do mesmo processo.

O preceito tem exclusiva aplicao s execues baseadas em ttulos extrajudiciais. Nesse norte, explicitou a Lei n. 11.382/2006, ao revogar o anterior art. 744 e fazer constar no novo inciso quinto do art. 745, a possibilidade de argio da reteno por benfeitorias necessrias ou teis, nos casos de ttulo para entrega de coisa certa, remetendo o exegeta ao

art. 621 [30]. Por conseguinte a leitura do artigo dever ser contextualizada com todas as modificaes advindas das mais recentes reformas do CPC. De acordo com o art. 96 do Cdigo Civil em vigor, as benfeitorias podem ser volupturias, teis ou necessrias. O mesmo preceito dispe em seus pargrafos que: so volupturias as de mero deleite ou recreio, que no aumentam o uso habitual do bem, ainda que o tornem mais agradvel ou sejam de elevado valor (1.); so teis as que aumentam ou facilitam o uso do bem (2.) e so necessrias as que tm por fim conservar o bem ou evitar que se deteriore (3.). Como alerta Slvio Venosa [31], "As conseqncias da classificao em torno de uma das trs categorias so grandes, pois o possuidor de boa-f tem direito indenizao pelas benfeitorias necessrias e teis, podendo levantar as volupturias, se no lhe forem pagas e permitir a coisa, sem que haja prejuzo. Poder, ainda, o possuidor de boa-f, pelas benfeitorias teis e necessrias, exercer direito de reteno. J o possudo de m-f no ter tal direito de reteno, devendo apenas ser ressarcido pelo valor das benfeitorias necessrias (arts. 1.219 e 1.220; antigo, arts. 516 e 517).". Araken de Assis [32] prope uma interpretao ampla do termo "benfeitorias", para que sejam abrangidas tambm as acesses, em relao s quais, possa haver direito de reteno (art. 1255 et.seq. do CCB). Nada obstante respeitveis posicionamentos em contrrio
[33]

, a

doutrina majoritria e a jurisprudncia fixaram o entendimento de que benfeitorias e acesses tm conceitos anlogos, confundindo-se na sua terminologia, reconhecendo-se a ambas o direito de indenizao e de reteno [34]. As construes e plantaes so reputadas melhoramento ou acrscimo na propriedade, sendo equiparadas, em casos tais, a benfeitorias, ex vi do art. 242 do Cdigo Civil [35]. A princpio, prevista contratual ou legalmente a indenizao por benfeitorias pelo executado ou terceiros a liquidao prvia condio para se apurar o quantum indenizatrio, ainda que a dvida incida apenas sobre determinada parcela do bem. Dependendo das particularidades da causa, a apurao ensejar liquidao por arbitramento, na qual "o rbitro nada mais do que um perito, pessoa de conhecimento tcnico ou cientfico indispensvel apurao do valor da obrigao cuja existncia est certificada (...) Seu papel no o de julgar, mas, simplesmente, o de dar, luz dos seus conhecimentos especiais uma definio a respeito do valor devido." [36]; ou liquidao por artigos, definida como aquela til determinao do valor da condenao, "quando houver necessidade de alegar e provar fato novo, no se visando a rediscusso de matria j

decidida na lide, mas, to-somente, a apreciao de fatos que interfiram na fixao do valor da condenao ou na individuao do seu objeto, apresentados na forma de artigos pelo credor" [37]. Nesse sentido, j considerando as ltimas mudanas do codex, professa Costa Machado [38] que "a "liquidao prvia" de que cogita o dispositivo sob anlise corresponde quer "liquidao por arbitramento" (arts. 475-C e 475-D), quer "liquidao por artigos (arts. 475-E e 475-F), mas sempre desvinculada do fenmeno "sentena" (...) "a partir de agora, tambm com base em ttulo extrajudicial, possvel isntaurar processo liquidatrio, servindo como argumento, alm deste art. 628, o art. 633, pargrafo nico, o art. 638, pargrafo nico, e o inc. I do art. 475-C (que fala de conveno das partes).". Decidido o procedimento de liquidao, havendo saldo em favor do devedor, o credor o depositar ao requerer a entrega da coisa; O eventual saldo em favor do credor poder ser cobrado nos mesmos autos. Entretanto, obtempera Ernane Fidlis dos Santos que, com a nova sistemtica da execuo de ttulo extrajudicial para o cumprimento das obrigaes de entrega de coisa, "o art. 628, ao exigir a prvia liquidao, condiciona-a, na verdade, interposio dos embargos respectivos. Ou seja, se houver benfeitorias indenizveis, ainda que previstas no ttulo, a execuo pode ser instaurada, competindo ao executado a interposio dos embargos de reteno, contanto que cabveis em razo da espcie de benfeitoria."
[39]

. Realmente, na

prtica o credor poder ajuizar execuo sem a liquidao prvia, sujeitando-se, todavia, a sofrer as intempries de possveis embargos invocando a reteno. Inexistente a liquidao prvia, o executado, citado, poder depositar a coisa (ato volitivo que no traduz reconhecimento jurdico do pedido), conjurando os riscos sem renunciar ao direito de reteno [40]. Como j observado, o momento prprio para o devedor opor direito de reteno em relao s benfeitorias, estreme de anterior depsito, o da interposio dos embargos do devedor, ex vi do novo art. 745, IV, porquanto revogado restou o art. 744. Interposta a defesa in executivis, o credor poder: a) depositar incondicionalmente em juzo o valor das benfeitorias, a fim de levantar a coisa e gerar a extino do feito; b) pugnar pela imisso na posse, mediante cauo ou depsito do valor das benfeitorias ou da compensao (art. 745, 2). Procedentes os embargos, mediante sentena passada em julgado; a coisa reverte para o devedor; reputados improcedentes, ao credor ser entregue a coisa, a no ser que os embargos tenham sido blindados pelo efeito suspensivo do art. 739-A, 1. [41].

Vous aimerez peut-être aussi